Está arrumada a solução para Rafael Marques!



Caros alvinegros! Tudo bem que não se trata de um dos melhores atacantes do mundo, mas sinto pelo Rafael Marques. É difícil pedir pela permanência do jogador, mas é fácil dizer que ele merecia maior êxito pelo caráter que tem. Soube que pediu desculpas ao ex-gerente de futebol, Anderson Barros, por não ter brilhado. Bela atitude!

Como no futebol as histórias sempre se repetem, quando ele deixar o Botafogo vai marcar um gol logo na primeira partida. Fato. Mas nem por isso vou ficar lamentando a saída dele. Teve as oportunidades, teve as chances de marcar e por coisas do destino, não deu certo. Já o Bruno Mendes teve as mesmas chances e fez. É o futebol.

Que ele e o Botafogo sejam felizes em 2013. Cada um na sua. Entendeu, Papai Noel?



  • Nelson Jr.

    …..E quem indicou ele como grande jogador, não merece críticas? O cara tava quieto lá na terra do sol nascente,
    fazendo seus 0,00003 gols de vez em quando, mas eis que nosso técnico gênio e estudioso Oswaldo resolve trazê-lo como solução do ataque do Bota…..peitou imprensa, torcida e tudo o mais dizendo que o cara iria estourar e jogar mais que Romário no seu auge…..e tá aí o resultado, 17 jogos, nenhum gol. Mas o pior é que o técnico de araque parece que vai mesmo continuar, terá mais espaço pra usar o Botafogo como laboratório para suas experiências ridículas, quem será que ele vai querer trazer desta vez, algum jogador da Islândia talvez….Diretoria renovar com esse sujeito que disputou 4 competições não conseguiu nada e tá satisfeito com um sétimo lugar e ainda recebe reajuste é dar um tiro no próprio pé, e tome Engenhão vazio em 2013!!!!

    • antoniohenrique gov. valadares

      Ele não tem culpa de nada, não precisa se desculpar porque é ruim mesmo, agora, o responsável por tudo isto , pela atuação pífia do time em 2012, pelas indicações desastrosas, quiçá pela não liberação do rojas com aquela conversa fiada de problema no coração, foi premiado com a renovação do contrato em 380 mangos por mês, esta diretoria é mesmo uma mãe.

      • antoniohenrique gov. valadares

        o salário do osvaldo e do seedorf representa mais de 50 por cento do patrocinio, 100 por cento da cota de televisão tá penhorada pela receita federal, estamos nos ajoelhando pra renovar com a guaraviton, estão esqueçam contratações de impacto, esta é a diretoria dos gandes projetos.

        • antoniohenrique gov. valadares

          grandes

    • Kinteiro

      E para aqueles que pensam que a saida é só colocar um time recheados de meninos da base, e falam como se eles fossem os piks depois da goleada vergonhosa para o Inter-RS empatamos com o Nautico de 4×4. Amigos alvinegros,O time do Botafogo e simplesmente horrivel, zagueiro horrivel (kazu),lateral esquerdo fraco para aqueles que criticam o Azevedo tem que ver esse dos juniores e horroroso, o melhor e o lateral direitro ( gilberto), o meio campo o Dede joga bem o resto nao joga nada e o ataque so tem o Sassa.Jogadores que se acham o maximo,Vitinho( nao vai a lugar algum),Gege e outros.

  • É Nílton, finalmente ficaremos livres deste caneludo, e ele nunca mais volte. E nem comente que
    um dia vestiu a camisa do Botafogo. Ele deveria pedir desculpa ao torcedor. E não ao ex-pseudo
    planejador A.Barros. E tem mais prá sair. E o tempo de definição prá barca, já está demorando.
    O verdadeiro presente de natal para o torcedor, será o dia em o OO se mandar. É público e
    notório, a aversão desta nefasta figura ao torcedor. E a recíproca é verdadeira. Prá te dizer a
    verdade, eu aceito qualquer outro treinador. Até um “Zé Ninguém”. Porque esse está difícil de
    engolir. Mas, nesta atual direção, o respeito, a opinião e a vontade do torcedor, não é considerada. E você, general de merda, com a sua peculiar falta de personalidade, sabendo que
    o OO é péssimo treinador, o apoia ao ponto de tratá-lo de “osvaldinho”. Aliás, esta falta de
    personalidade sua, é idêntica a dele. Baseado na declaração deste canastrão que, antes era
    radicalmente contra a volta de Loco Abreu, dizendo que quando era novo não deu certo, que
    dirá agora com a idade avançada. E no entanto, parece que o dentista deu uma chamada,
    ele mudou de opinião, dizendo que o Loco tem chance. É um merda igual a você. Um comédia.
    Um fanfarrão. Não te considero Alvinegro. Isto você nunca foi.

    • Raphael Rodrigues

      Tinha que se desculpar com a torcida mesmo, nem dominar uma bola conseguia, a bola batia nele morria a jogada, tem vaga nem na pelada do Rola Cansada aos domingos lá no Irajá!!!!!

    • edu fogão rj

      O cara provou que não tem a estrela de artilheiro. Um time que quer conquistar títulos importantes certamente não pode contar com Rafael Marques como titular.
      Nilton Severiano, se você tá com pena, leva ele contigo. Mas mantenha ele bem longe do nosso Fogão.

      • COM O JOBSON ESTA DIRETORIA NÃO TEM PACIENCIA E NEM DÁ OPORTUNIDADES, JÁ COM OS DOIS POSTES LOCOCÔ ABREU E RAFAEL MARQUES O BOTAFOGO TEM PACIENCIA, DIZ QUE AS PORTAS ESTÃO ABERTAS.

        ESTAS DUAS MÚMIAS PARALITICAS, QUE PODERIAM SERVIR DE POSTES PARA SEGURAR OS REFLETORES DO CAMPO, TEM O AVAL DO PRESIDENTE E DO TREINADOR.

        2013 VAI SER FODA ATURAR O TIME DO BOTAFOGO.

        ESTOU VENDO QUE NEM MACUMBA VAI DAR JEITO.

        AINDA BEM QUE O MUNDO VAI ACABAR ANTES.

        • ata

          Você tem problemas? O jobson teve várias oportunidades no botafogo e cagou todas elas!

        • Jose braz

          PÔ AMIGO VOCE TA BRINCANDO O LOUCO JOGOU BEM NO BOTAFOGO CAIU DE DIZ QUE QPRODUÇÃO,SACARAM O CARA SEM DAR OPORTUNIDADE,ESTE JOBSON FEZ UM MONTE DE LAMBANÇA FOI PRO TRIBUNAL O BOTAFOGO FOI LA DEFENDER ELE CONTINUO FAZENDO LAMBANÇA O BOTAFOGO ABRINDO AS PORTA PARA ELE ESSE MANÉ DIS QUE QUER JOGAR NO FLAMENGO E VOCE AINDA DEFENDE ESTE PREGO,PREFIRO QUE DE OPORTUNIDADE AU RAFAEL DO QUE A UM CARA DE PAU IGUAL O JOBSON,PORQUE O RAFAEL PODE MELHORAR JA VI MUITO ASSIM E MELHOROU E PASSARAM A JOGAR BEM.AGORA UM CARA QUE QUER JOGAR NO MELHOR DO BRASIL EU NUNCA MAIS QUERO ESTA MRD NO BOTAFOGO.

  • é sérgio concordo com vc. mas pode se animar pq o Botafogo não se classificará nem pras semis do estadual daí tenho certeza que osvaldo roda. pode esperar. vou torcer muito pro botafogo se fuder no estadual so pra elecair. afinal de contas estadual nao me interessa. quero ver meu time dando orgulho na copa do brasil e no brasileirão. FORA OSVALDO FDP!!!

  • mendes

    O Botafogo estava perdendo por 1 x 0 do Atlético Goianiense e os caras deram um chute que iria entrar, só que o Rafael Marques tirou com a cabeça. Foi o único lance útil dele em 18 partidas. Depois o Botafogo virou o jogo e venceu por 2 x 1.
    O Rafael Marques é armaççao de empresário.

  • Paulo Cavalcante

    É a coisa tá feia,pra fazer um grande time o Fogão precisa de um grande patrocinador,sem isto não sai desta mesmice de só participar e não ganhar nada…….vejam as fluzetes,estão ganhando tudo por ter. Patrocinador forte,não existe segredo,pra ganhar alguma coisa tem de ter time fortetime forte só com dinheiro e muito dinheiro,que saudade do Emil………

    • antoniohenrique gov. valadares

      a unimed vai tirar a escada e os bambis vão ficar com a broca na mão, é outro palmeiras.

  • Raphael Rodrigues

    Já vai tarde esse “VERDADEIRO” poste, e tinha gente que chama o Loco disso, acho que agora entenderam o real significado da palavra!!!! Nesses mesmos 17 jogos DUVIDO que o Locão não teria feito uns 6 ou 8 golzinhos que nos dariam uns pontinhos a mais…..

  • Diogo

    Po Nilton, to te estranhando. Ta com peninha dele, leva pra sua casa !!!!

  • OLHA, O C.N.MARCÍLIO DIAS, VAI DISPUTAR A SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO CATARINENSE, ATÉ, ACHO QUE SERIA UMA BOA OPORTUNIDADE PARA O RAFAEL MARQUES PODER SE RECUPERAR DESTE FIASCO DELE NO NOSSO BOTAFOGO.

  • Peter Pot@mus

    É o tipico comportamento de diretoria incompetente que fica atirando para todos os lados. Ao invés dos dirigentes colocarem olheiros competentes para descobrir novos talentos pelo Brasil afora, ficam embarcando na onda de treineiros que vira e mexe acabam indicando jogadores medíocres. Foi deste jeito com Caio Jr. e agora é a mesma coisa com o antipático Burraldo. Se houvesse gente capaz de avaliar melhor as contratações, jogadores como Rafael Marques jamais teriam vestido a camisa do Botafogo. Mais a preguiça, os interesses alheios e a vaidade de treineiros acabam predominando e quem se FODE NO FIM DAS CONTAS É O BOTAFOGO E A SUA TORCIDA. Vermes como, O. Oliveira, Maurício Assumpção e Anderson Barros passam e o Botafogo fica. O problema é que eles deixam a conta para que os outros que assumirem o clube pagar e deixam um legado de derrotas, vexames e humilhações. Tô mentindo? Ajuda aí ou….

  • marcelo henrique

    O Botafogo segundo seus maus dirigentes estao a procura de reforpos nas laterais, zaga e ataque com experiencia, o gremio acaba de desfazer de 2 laterais que cairiam como uma luva sao o Gabriel e julio cesar que jogaram no fluminense e tem bagagem para asumir a lateral direita e esquerda pois com o lucas que so o mano para achar que he jogador de selecao e o maluco beleza do marcio azedo como titulares he covardia, na zaga tem o emerson do curitiba faria uma bela zaga com o doria e no ataque nem precisava contratar compra o passe do bruno mendes e faz um contrato de risco com jobson. Time titular 2013 jeferson,gabriel do gremio,emerson.doria,julio cesar do gremio,gabriel,jadson,jferson paulista,sedoof maestro dos garotos,jobson e bruno mendes. reservas renan,lucas,marcio azevedo,marcelo matos,fabiano,dede,cidinho,vitinho,sassa,f.gabriel. tecnico Jorginho da portuguesa. Nao seria um belo time torcedores botafoguenses.

    • JC

      O Emerson? Aquele que ja jogou no FOGÃO? Que fez um gol contra para os MULAMBOS na final do carioca?

      Sai fora! hehehe Vc é flamenguista? Soh pode!

    • RENOR

      Amigo se nao serve para o gremio nao serve para o botafogo, chega de contratar refugos, ou traz gente para ser titular ou lanca os garotos que e muito mais barato, o club esta quebarado.

    • Pereira

      Marcelo com esse seu time vamos fcar mais UM ano sem ganhar PORRA NENHUMA!!!

      Jobson vc deve estar de sacanagem…

      Emerson eu nem comento…..

      Agora tirar o Lodeiro do time titular e colocar jeferson paulista ??????

      Realmente vc deve ser um mulambo mesmo…

  • jorge buja

    É relmente voce não esta mentindo,mais nosso DENTISTA tem dois olheiros bons um é o URAN o outro é o nosso treneiro de MERDA eles são tão bons que levam uma grana boa do nosso FOGAO, aproveita R.MARQUES indica esse treneiro para onde voce for,FORA TRENEIRO DE MERDA.

  • fernando botafogo

    Eike Batista como presidente já!!! com ele se manterá seedorf e verdadeiramente teremos contratações de impacto. Formaremos a barça alvinegra…

    • RENOR

      AMIGO NAO SEI SE O EIKE ASSUMIRIA O BOTAFOGO COMO ESTA , SE TRANSFORMAR O BOTAFOGO EM EMPRESA, COM FINS LUCRATIVO AI SIM , O HOMEN E EMPRESARIO NAO VAI COLOCAR SEU SINHEIRO EM AVENTURAS E COM RETORNO DUVIDOSO. ENTREGUE O BOTAFOGO A ELE E SAUA DIRETORIA SEM MALANDROS QUE HOJE VIVE NAS PORTAS DOS CLUBS, AI SIM SERIA UM CLUB PROFICIONAL, RAPIDINHO ESTARIA NO TOPO DO FUTEBOL BRASILEIRO , COMO O SAO PAULO ESTA E O UNICO CLUB QUE AGE COMO EMPRSA NO BRASIL , QUEM SABE PO GREMIO AGORA.

  • Alan

    NILTON, COMO VC FALA BESTEIRA! USE A RAZÃO CARA!

    PASSIONALIDADE DEMAIS E EMOÇOES SÓ FAZEM O MAL!

  • Nilton onde estar escrito que Rafael Marques saiu do fogão,vc fica de sacanagem ,o perna de pau. Tem contrato com o Botafogo ,Uram e o pai do caneludo declarou se nao conseguir um clube que ele se representara ao fogão ,o fogão nao tem bagagem para reincidir o contrato com o merda,puta que pariu.continuas falando merda,porque vc nao cita nome do clube com interesse no poste e como ficou a negociações .porque vc mente e engana maculado com essa gestão medíocre e incompetente comandada por Mauricio Omissão .fui

  • Leonidas Pereira

    Nilton,vc mais uma vez arrumou um assunto para postar q prá nós é perda de tempo…veja só, só vc apoiando o cara…de boa gente o inferno tá cheio,no futebol o atacante vive de gols, e veja só,não foi no fogão, o currículo do cara ao vir pro fogão vindo do japão q possui um futebol inexperiente e nem gols lá fazia é de dá azia em sonrisal…agora se vc comentasse qual o prejuízo financeiro q esse calhorda causou aos cofres do fogão vamos ficar satisfeitos…procure saber dos dirigentes qual o prejuízo q essa múmia causou,um eu já sei…a permanência do burrronaldo de Oliveira…Vê se se enxerga nilton,deixe de falar bobagens,poste o q interessa aos torcedores

  • mendes

    Não é possível que este blogueiro esteja falando sério. No último posto, elogiou o inútil do Felipe Gabriel. Agora, elogia o Rafael Marques… Este blogueiro só pode estar de sacanagem…

  • SEVERIANO VA TOMAR NO CÚ

  • O que falta ao Botafogo é um bom patrocinio, o Fluminense está a 10 anos com a UNIMED e de lá para cá passamos a ser respeitados com os títulos conquistados.E vai uma sugestão
    contrate o FRED senão ele vai te pegar novamente.

  • marcelo henrique

    JC eu estou falando nao desse merda do emerson que o tecnico do sao paulo indicou o emerson he o do curitiba.

  • Orlando Soares

    Senhores aculpa não é do Rafa Marques e sim do Oswaldo que exigiu sua contratação e do Anderson Barros que o contratou.
    Do titulo de 95 pra cá, o Botafogo só tem montado time de segunda ou terceira categoria.
    Para enganar a torcida , contrata um meia-boca e vem se vangloriar diante da torcida.
    No ano de 2011, contratou o Renato e 2012 o Seedorf e o Lodeiro; o Renato já está caindo na mesmisse; o Seedorf. tem que ter alguém que jogue com ele, mas hoje só os lampejos do Lodeiro, pois está mais na Seleção de seu país e não tem a sequencia necessária pra deslanchar.
    Aí foca difícil, jogadores sem identificação com o Clube e sua torcida, não dá. Vejam só, antes do Seedorf chegar, quem era tratado como “o cara” era o Andrézinho. Um jogador que nunca foi nem tem o cacoete de ser o “protagonista” do time, ou seja, não consegue ser o jogador referência, só é coadjuvante. Pode perceber, tem jogo que ele se esconde , bem escondidinho. Mas foi contratado para ser “o cara”. Pode ???? ou querem mais???

  • Um trabalhador que ganha 200,00 reais e nao trabalha nao produz ,ele continua como jogador do botafogo segundo seu empresario por muitas destas o botafogo esta mergulhado em dividas este e o meu ultimo comentario em qualquer blog ,,,,,,,,,o botafogo tem suas cotas penhoradas da tv ,segundo seu presidente em outras palavras nao podemos esperar muito 2013. Enfim esta sendo enterrado vivo ,,,,,,um abraco a todos que lutam por dias melhores para o botafogo,

  • José Carlos Monteiro

    Essa é a HISTÓRIA que essa diretoria esta tentando de todas as formas apagar, humilhar e como podemos ver o Botafogo somos nós. Precisamos sim honrar hoje com luta suor e lagrimas a determinação dos que ajudaram a cria-lo e dar um basta a tudo isso como já foi feito em passado proximo.

    Tudo começou no colégio Alfredo Gomes, em Botafogo. Flávio da Silva Ramos, um menino de 14 anos, passava as aulas pensando naquele jogo entre Brasil e Inglaterra que assistiu no campo do Paissandu. Começava a surgir em sua cabeça a ideia de montar um time de futebol, até porque, um grupo de jovens de Laranjeiras e Flamengo havia fundado recentemente o Fluminense Football Club.

    Um dia Flávio mandou um bilhete para o amigo Emmanuel de Almeida Sodré: “O Itamar tem um clube de futebol que joga na rua Martins Ferreira. Vamos fundar outro, no Largo dos Leões. Podemos falar ao Werneck, ao Artur Cesar, ao Vicente e ao Jacques. O que você acha?”.

    Na tarde de 12 de agosto de 1904, no antigo casarão do Conselheiro Gonzaga, que ficava na esquina da Rua Humaitá com o Largo de Leões, o clube passava da idéia a realidade. Um dos jovens levou à reunião um talão de recibos do extinto Eletro, clube de pedestrianismo, para cobrar os 2 mil-réis da primeira mensalidade e o nome acabou pegando. Aí, Itamar Tavares, que estudara alguns anos na Itália, admirador da Juventus, sugeriu as cores branco e preta, as camisas com listras verticais, iguais às do clube italiano, e calções brancos.

    Antes da segunda reunião, a 18 de setembro, a avó de Flávio, Dona Chiquitota, se aproximou e perguntou: “Qual é o nome do clube que vocês fundaram?”. Flávio Respondeu: “Eletro Club”. Mas Dona Chiquitota não gostou do nome e então sugeriu: “Morando no bairro onde moram, o clube de vocês só pode se chamar BOTAFOGO”. Assim, o Eletro Clube mudou seu nome para Botafogo Football Club. Basílio Viana desenhou a nanquim o primeiro escudo do clube: fundo branco, contornado de preto, com as iniciais B.F.C., também em preto e branco entrelaçadas.

    A primeira diretoria foi formada por: PRESIDENTE – Alfredo Guedes de Mello; VICE – Itamar Tavares; SECRETÁRIO – Mário Figueiredo; e TESOUREIRO – Alfredo Chaves.

    O primeiro campo ficou sendo o Largo dos Leões, com suas palmeiras imperiais servindo de balizas; o segundo, na Conde de Irajá, que em 1905 já não servia por falta de espaço para uma arquibancada. Em 1906, a sede era na casa do benemérito Alfredo Chaves, na rua São Clemente, 182, e o campo, na rua Real Grandesa, 11, alugado por 150 mil-réis.

    O primeiro amistoso foi a 2 de outubro de 1904 contra o Football and Athletic Club, na rua Haddock Lobo na Tijuca. Resultado: 3×0 para o Botafogo.

    As camisas listradas de preto e branco, encomendadas em Londres, só chegaram em maio de 1906, quando o Botafogo estreou no primeiro campeonato carioca.

    Em 1907, o Botafogo terminou o campeonato em primeiro lugar, ao lado do Fluminense. O regulamento previa um jogo de desempate, mas o Fluminense não topou, virou a mesa e o campeão ficou indefinido até 1990, quando o Botafogo conseguiu, no Tribunal da Federação, a expressiva marca de 11 votos a 0. Assim, o título de 1907 foi proclamado ao seu verdadeiro merecedor: o Botafogo.

    Vice-campeão de 1908 e 1909, o Botafogo consegiu seu segundo título em 1910 e passou a ser chamado de O GLORIOSO.

    Em 1012, o dono do terreno onde o Clube armou sua primeira arquibancada social, não renovou o contrato e o Botafogo se viu novamente sem campo. Encontraram uma área abandonada onde seria construida aUniversidade de Brasil. Com a interferência de famílias ilustres, o Ministério da Justiça concordou em alugar o terreno por 300 mil-réis mensais e, entre 1912 e 1924, o Botafogo, renovando o aluguel, permaneceu em General Severiano. Em 2 de Janeiro de 1925, o presidente da República Arthur Bernardes sancionou projeto do Congresso Nacional autorizando aforamento do imóvel ao Botafogo.

    Os projetos dos arquitetos Couchet e Memória foram obedecidos e, no dia 15 de dezembro de 1928, o Botafogo inaugurou sua sede colonial. A construção do estádio demorou 10 anos, por falta de verba. A obra projetada pelo arquiteto Rafael Galvão, só foi inaugurada na tarde de 28 de agosto de 1938, em jogo contra o Fluminense. Vitória do Botafogo por 3×2, gols de Patesko (2) e Perácio. O time: Aimoré Moreira; Bibi e Nariz; Zezé Moreira, Martim e Canalli; Teo, Pascoal, Carvalho Leite, Perácio e Petesko.

    Em 1930, o Botafogo sagrou-se Campeão Carioca, feito seguido pelo até hoje inédito tetracampeonato de 1932,33,34,35.

    Em 1942, 8 de dezembro, veio a fusão com o Clube de Regatas Botafogo, fundado em 1 de julho de 1894, sediado também em Botafogo e alvinegro. Primeiro no prédio onde hoje está o Colégio Andrews, depois no Mourisco.

    O Botafogo conquistou um dos mais marcantes títulos de sua história em 1948, vencendo o “expresso da vitória” do Vasco da Gama. Isto ocoreu na tarde de 12 de dezembro em General Severiano e o placar foi de 3×1 para o Fogão.

    Já em 57, outra grande conquista do Botafogo. Vitória humilhante sobre o Fluminense na final por 6×2, com show de Garrincha!!

    Os dois Bi-campeonatos dos anos 60 também marcaram a história do Botafogo. Vencendo o flamengo por 3×0 no maracanã em 62, foi conquistado o primeiro bi. Em 68 foi a vez do vasco ser goleado: 4×0 no dia 9 de junho, e assim o botafogo conquistou o segundo Bi-campeonato da década. Pode-se destacar também as 3 conquistas do torneio Rio-São Paulo em 62,64,66.

    O final da década de 70 marcou a fase mais difícil da história do Botafogo. A conturbada história que conta a perda de General Severiano nunca foi totalmente esclarecida. Sabe-se que o processo teve inicio em 1974, na administração de Rivadávia Correia Meyer, e teve seu fim no dia 12 de agosto de 1977, com o ex-dirigente Charles Borer. O certo é que o Botafogo vendeu seu Palacete Colonial à Companhia Vale do Rio Doce, forçando o Departamento de Futebol a mudar-se para Marechal Hermes, enquanto a antiga sede do Mourisco-Pasteur abrigou a Diretoria e os demais poderes do Clube. Coincidentemente ou não, o time alvinegro afundou em crises financeiras, fez campanhas medíucres e cada vez mais parecia distante de General Severiano. E também distante das glorias.

    Mas no dia 22 de Janeiro de 1993, conseguimos ter aprovada, junto à Câmara Municipal do Rio, a Lei Complementar Número 37/92 que nos trouxe General Severiano de volta. Então, no dia 8 de fevereiro do mesmo ano, realizou-se uma enorme comemoração, reunindo nomes como Zezé Moreira, Nilton Santos, Zagalo, além de outros grandes botafoguenses. A bandeira alvinegra voltou a ser hasteada em nosso mastro, ao som de nosso maravilhoso hino. Voltamos pra casa!!

    A volta para casa significa o fim do exílio, de uma luta que durou quase 20 anos, o resgate de um pedaço da história do Clube e da Cidade do Rio de Janeiro, o reencontro com a pátria alvinegra. Tudo isso aconteceu no dia 8 de dezembro de 1995, em pleno dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Clube. O Rio parou. Bandeiras, camisas, faixas, balões, gritos, lágrimas, sorrisos.

    A festa começou às 11 horas, quando Montenegro, acompanhado do Governador em exercício, Luiz Paulo Correia da Rocha, e de Dom José Carlos de Lima e Vaz – “Botafoguense desde criancinha” – , cortou a fita inaugural do complexo Sócio-esportivo; e terminou às 22h30, quando mais de mil pessoas cantaram o Hino do Brasil, após uma sessão solene do Conselho Deliberativo.

    Mas o ponto alto da festa foi a inauguração do Estádio Nilton Santos. Quando Nilton Santos entrou em campo, foi ovacionado pela multidão, que uniformizada e portando bandeiras alvinegras, lotava as arquibancadas e o campo. Coincidencia ou não, logo após à volta para casa, o Botafogo sagrou-se Campeão Brasileiro.

    FUNDADORES

    Os fundadores do Club de Regatas Botafogo, criado em 1894, e do Botafogo Football Club, de 1904. Estes dois clubes deram origem ao Botafogo de Futebol e Regatas em 1942.

    Club de Regatas Botafogo

    ——————————————————————————–

    O Club de Regatas Botafogo foi fundado em 1894 a partir do Grupo de Regatas Botafogo, de 1891, idealizado por: Luís Caldas.

    Fundadores do clube:

    Alberto Lisboa da Cunha
    Arnaldo Pereira Braga
    Artur Galvão
    Augusto Martins
    Carlos de Sousa Freire
    Eduardo Fonseca
    Frederico Lorena
    Henrique Jacutinga
    João Penaforte
    José Maria Dias Braga
    Julio Kreisler
    Júlio Ribas Júnior
    Luís Fonseca Quintanilha Jordão
    Oscar Lisboa da Cunha
    Paulo Ernesto de Azevedo

    Botafogo Football Club

    ——————————————————————————–

    O Botafogo Football Club foi fundado a 12 de agosto de 1904, com o nome de Electro Club, mas passou a seu nome definitivo a 18 de setembro do mesmo ano.

    Fundadores do clube:

    Álvaro Cordeiro da Rocha Werneck
    Arthur César de Andrade
    Augusto Paranhos Fontenelle
    Basílio Vianna Júnior
    Carlos Bastos Neto
    Emmanuel de Almeida Sodré
    Eurico Parga Viveiros de Castro
    Flávio da Silva Ramos
    Jacques Raimundo Ferreira da Silva
    Lourival Costa
    Octávio Cordeiro da Rocha Werneck
    Vicente Licínio Cardoso

    CURIOSIDADES

    1892 Remadores saídos do Club de Regatas Guanabarense criam o Grupo de Regatas de Botafogo.

    1894 O Grupo de Regatas de Botafogo se transforma em Clube de Regatas Botafogo.

    1904 No dia 12 de Agosto, um grupo de adolescentes funda, na esquina da Rua Humaitá com o Largo dos Leões – em frente a antiga garagem de bondes da Light – o Eletro Clube. Na segunda reunião, por iniciativa de Dona Francisca Teixeira de Oliveira, muda seu nome para Botafogo Football Club. Botafogo era o nome pelo qual se conhecia o galeão português São Joao Batista, que tinha 200 peças de artilharia e seu poder de fogo era tão eficiente que o transformou no mais famoso barco de combate da Europa. No dia 2 de outubro , vestindo camisas brancas, realiza sua primeira partida.

    1908 Inaugura seu primeiro estádio na rua Voluntários da Pátria, bairro de Botafogo.

    1912 Muda seu campo jogo para General Severiano, em Botafogo.
    1942 No dia 8 de dezembro, se funde com o Clube de Regatas Botafogo, dando origem ao Botafogo de Futebol de Regatas. Incorpora o distintivo com a estrela solitária.

    1971 No dia 27 de junho, o juíz José Marçal deu o título ao Fluminense.

    1977 Muda para Marechal Hermes. Inaugura o estádio “Glorioso”, depois mudado para “Mané Garrincha”.

    1993 Volta para sede de General Severiano, em Botafogo.

    OUTRAS CURIOSIDADES
    ——————————————————————————–

    Eleito pela Fifa, 12° maior Clube da História do Futebol
    Eleito pela Fifa, 5° maior Clube das Américas
    Eleito pela Fifa, um clube do século
    Clube que mais cedeu jogadores à seleção brasileira em copas: 46 jogadores
    Clube que mais cedeu jogadores à seleção brasileira em sua história
    Deu 3 copas do mundo para o Brasil
    Único tetra-campeão carioca
    Clube carioca com mais títulos RIO-São Paulo
    Clube carioca que mais jogou partidas internacionais
    Primeiro clube carioca campeão nacional
    Primeiro grande clube brasileiro a conquistar um título em 1906
    Clube que mais teve artilheiro no campeonato carioca
    Um dos 3 clubes brasileiros com mais de 100 títulos no futebol
    Único clube no Brasil campeão nos três séculos, XIX, XX e XXI
    Recorde de invencibilidades no futebol brasileiro: 52 partidas invicto
    Recorde de invencibilidade no campeonato brasileiro: 42 jogos invicto
    Único clube no mundo que em uma temporada (1 ano) ganhou 120 títulos
    Entre os grandes clubes, é o mais antigo, BOTAFOGO desde 1894
    Primeiro clube brasileiro a ganhar de uma equipe estrangeira
    Primeiro clube brasileiro a ganhar de uma seleção
    Primeiro clube brasileiro a ganhar de uma seleção estadual (vitória sobre a seleção paulista em 1906)
    Clube brasileiro que deu a maior goleada no futebol brasileiro: 24 a 0 sobre o Mangueira.
    Na seleção da Fifa dos maiores jogadores de todos os tempos, BOTAFOGO é o clube que mais tem jogadores selecionados
    Clube que mais revelou craques no mundo
    Dos 5 jogadores brasileiros que estao no Hall da Fama da FIFA, três são do BOTAFOGO: Nilton Santos, Garrincha e Didi

    • mario

      Parabéns companheiro, gostaria que voçê enviasse esse comentário para o Presidente Omissão

      • José Carlos Monteiro

        Cara meu intuito em relembrar a todos essa História e suas curiosidades, foi de tentar senssibilizar a todos na luta contra a dilapidação a que estáo a impor ao Boatfogo. è com o coração partido que vejo tudo isso acontecer e temer. Pois acredito piamente que no ondar dessa carruagem, estamos seguindo no sentido do desaparecimento. Para mim é o mesmo que apagacemos parte da historia do Brasil. Com a perda da memória. Me sinto envergonhado por ser tesstemunha viva da falta de garra de nossa torcida comparada com a determiniação de alguns garotos de 14 anos dos anos 1900. Quando coloquei, pessei será que alguem verá que nossa torcida esta tão omissa quanto a diretoria? E que para sermos ouvidos precisaremos gritar e fazermos algo que chame a atenção? Como a proria história diz o Botafogo é dos Botafoguenses e não de diretores,empresários ou outra praga qualquer. Queremos Empresários que venham a somar não explorar nossa paixão ou diretores que queiram apenas usar o clube como trampolim para uma vida politica duvidosa como é de constume em nosso país. Segue gente a minha sugestão, de prepara uma grande propaganda exigindo profissionalismo e respeito a história do clube, a torcida.

    • RENOR

      AMIGO PARABENS , TENHO 67 ANOS MORAVA EM SACRAMENTO MINAS GERAIS QUANDO O BOTAFOGO FOI CAMPEAO EM 1957, HOUVI O JOGO PELO RADIO, DAQUELE DIA EM DIANTE NAO TIVE MAIS DUVIDADAS E DISE SOU BOTAFOGO. E SOU ATE HOJE , MAS VOCE ME ENSINOU MUITA COISA SOBRE MEU CLUB DE CORAÇAO, MEU ENCONTRO PESSOALMENTE COM O BOTAFOGO FOI NO DIA 27 DE JUNHO DE 1971 DIA FATIDICO QUE SAI DE SAO PAUOLO E FUI ASSISTIR O JOGO COM SERTESA QUE SERIA CAMPEAO, MAS O MARÇAL NOS TIROU ESTA ALEGRIA , DEPOIS ENCONTREI COM O BOTAFOGO QUANDO ELE IA JOGAR EM SAO PAULO, ERA MUITO BOM, AMIGO MUITO OBRIGADO POR FAZER EU CONHECER O RESTO DA HISTORIA DO MEU BOTAfogo.

      • José Carlos Monteiro

        Sabe muita gente não conhece a nossa Historia e fala do Botafogo sem qualquer propriedade, eu constumo ficar muito triste como o que vejo, essa falta de amor verdadeiro ao clube. Eu e lembro quando moleque como era bom ir a General Severiano e poder ter contato direto com os jogadores. Como a nossa torcida fazia a diferença mesmo estando em menor número era na garra na vontade nessa época iamos ao jogos com sangue nos olhos era emocionante. Hoje infelizmente os torcedores são virtuais. Ficam em blog falando do que não conhecem ou assistindo jogos na TV. E ai não tem moral para cobrar veementemente resultado. Tenho saudade do tempo da TOB, Jovem, Mancha, Folgada, Raça, Idependente, e etc…. essas sim eram o que podemos chamar de torcidas Organizadas, hoje essa tal de furia e uma tal de botachop é uma grande pianda. Isso não é torcida é bando uma formada por iguinorantes pagos para irem aos jogos a outra são só pagas e vivem dentro das dependecia s do clube. e o resto não vai ao jogo quando vai não vibra. triste. será nosso fim.

  • Jose braz

    NÃO TENHO MUITO QUE COMENTAR “ESSE MEU BOTAFOGO É LINDO”

  • Alexandre – Santos/SP

    Bom dia José Carlos Monteiro

    Concordo com vc que a torcida também tem sua parcela de culpa na atual situação do Botafogo, pois temos sido omissos com o clube, gostamos de criticar mas não temos uma postura de cobrança e exigência perante a diretoria sem capacidade do clube. Quando falo em postura de cobrança e exigência NÃO estou me referindo a violência, mas sim, que a torcida seja ouvida nas decisões referentes ao futebol. Pois o atual Presidente foi eleito por sócios que frequentam a sede social do Botafogo, mas nem sempre esses sócios são torcedores do clube, mas sim, por morarem próximo a sede fica mais comodo. Acho que o Fluminense esta dando um grande passo para o departamento de futebol, criando o quadro de sócio torcedor. Pois o maior patrimônio do clube é a sua torcida. Ao contrário do que pensa o atual técnico do Botafogo, que declarou que tem pena da torcida botafoguense. Em qualquer outro clube o técnico que fizesse uma declaração dessa seria demitido sumariamente, mas no Botafogo, com essa diretoria de omissos (vou parar por aqui, pois não tenho provas com relação ao que penso dessa diretoria) tudo pode. Abraço de um torcedor de 54 anos apaixonado pelo nosso querido Botafogo.

  • Seedão

    Boa sorte Rafael.

  • Torcedor Fogão

    O melhor zagueiro do campeonato!!!

  • É Nílton, como falei antes, fica difícil engolir este treineiro. Um treineiro que não mostrou a que
    veio. Em tudo que disputou, não chegou nem nas finais. Pelo contrário, se desclassificou com
    antecedência de forma humilhante. Demonstrou total falta de planejamento e estratégia fora, e
    dentro de campo. Dispensou atacantes, que mesmo não sendo os melhores do País, mas faziam
    seus gols. Trouxe seus protegidos. Especialmente um caneludo desforme, inapto para a função
    de jogador de futebol, oriundo do Japão, que neste quesito é inexpressivo. E mesmo mostrando
    total desprezo pelo torcedor, e a recíproca é verdadeira, continua sendo prestigiado por esta
    direção. Até você, que se diz “alvinegro acima de tudo”, deveria ser o primeiro a dizer “não” a
    permanência deste treineiro. Pelo simples fato de te faltar o respeito também, já que você se
    diz alvinegro de coração. Mas, os seus comentários, se diz contraditório. Elogia este treineiro
    de 5ª categoria. Sente pena deste caneludo R.Marques por ter sido “injustiçado” pelo torcedor.
    Enfim, sou categórico no que digo. Você é um “maria vai com as outras”, um fanfarrão, um
    comédia. Demonstra ser do mesmo naipe do treineiro, ou seja, sem personalidade. E afirmo e
    reafirmo que você não é, e nunca foi alvinegro. General de merda. E vou ficar por aqui para
    não me tornar repetitivo nas minhas opiniões sobre você e esta corja da direção.

  • JOÃO CEZAR

    Meu Deus, quanta bobagem!
    O problema do Botafogo em 2012 se resume em dois fatos.
    A contratação de um treinador, professor pardal, que queria fazer laboratório, inventando Elkson como centravante e a contusão de Marcelo Matos que dava suporte a zaga.
    Depois que o Gabriel entrou melhorou o rendimento da zaga, e com a entrada do Bruno Mendes o time ficou mais definido. Será que estou falando de outro Botafogo?

  • paulo cesar oliveira

    Estou vendo algumas pessoas ainda balançados pela boa vontade do R Marques, sem dúvida bom profissional e agregador. Pessoal, isso aqui não é uma brincadeira entre amigos. Pode até se tornar uma casa sadia onde todos se respeitam, daí a virar uma repartição pública onde um monte de gente se encosta sem mostrar serviço vai uma distancia grande. Atacantes vivem de gols, assistencias, muita garra e incomodo ao adversario .Infelizmente o R Marques não demonstrou nenhuma dessas aptidões com a nossa camisa. Tem que sair para dar espaço a outros, é simples assim. Já o B Mendes entrou, mostrou serviço e se valorizou tanto que até o juiz do trabalho se meteu e agora não acredito mesmo que ele volte a jogar com a nossa camisa ,tão enrolada está a situação. Para o cariocão os que temos dos juniores mais o Loco e o Caio são suficientes pois nosso problema em 2012 foi a defesa ,que arruinou todo esforço para vencer as partidas. Mas para a Copa do Brasil e Brasileirão serão necessarios atacantes pegadores, o Sassá ainda não tem essa experiencia e o Jobgol está sendo frito e congelado pela diretoria. O Rafael Marques tem que ir para outro lugar, é um absurdo alguem dizer que ele não teve chances. Pode ser que faça gols com outra camisa, com a nossa não funcionou e ninguem mais tem paciencia para esperar ele desencantar. Mas estou mesmo preocupado é com a possibilidade do Antonio Carlos continuar no time. Isso é mau sinal. O OO vai sair mais adiante, para ganhar multa e pagar jabá, então outro cara vai assumir o time mas com o AC, rapaziada, não dá. É maluquice e irresponsabilidade manter esse cara no clube. Ele vai queimar o Doria e entregar mais alguns jogos. É só pra isso que ele serve. Taí, boa troca: fico com o R Marques encostado mas não aceito o AC. Se tenho que escolher por mim sai o AC antes de todos.

MaisRecentes

O maior será o primeiro



Continue Lendo

Superpimpônico



Continue Lendo

Jair, pode colocar qualquer um!



Continue Lendo