Perícia do Ministério Público do Rio de Janeiro aponta irregularidades no Ninho do Urubu



Uma perícia realizada pelo GATE (Grupo de Apoio Técnico Especializado) do Ministério Público do Rio de Janeiro, em 14 de fevereiro, apontou irregularidades no Ninho do Urubu. O trabalho, realizado seis dias após o incêndio, mostra problemas nas instalações elétricas, inclusive, na área onde começou o fogo. Um trecho da conclusão da perícia diz: “Quanto à área do sinistro, observou-se a ligação de instalações elétricas improvisadas no quadro de disjuntores junto à edificação afetada”.

A diretoria do Flamengo tem trabalhado para se enquadrar às normas definidas pelas autoridades, como o Corpo de Bombeiros, e resolver todas as irregularidades apontadas nas perícias realizadas. Entretanto, o relatório do GATE servirá de subsídio para as ações em curso e embasamento para as decisões do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Veja abaixo a conclusão da perícia realizada em 14 de fevereiro:

CONCLUSÃO:

“No que tange à rede elétrica, ao CT’s 1 e 2 contam com dispositivos de proteção contra sobrecorrente, surtos e fugas de corrente. Há contudo pontos em desacordo com a NBR 5410, dentre eles: a ausência de legenda para identificação dos códigos dos disjuntores de diversos quadros de distribuição impede a pronta identificação destes, há alterações na rede elétrica feitas de modo improvisado, que descaracterizam partes do projeto elétrico do CT 1. Com relação à academia antiga da base, a ligação elétrica não apresenta condições de segurança, devendo ser refeita (caso em que qualquer ligação improvisada deverá ser removida) ou desativada. Há outros pontos que apresentam risco no complexo: próximo à central de gás, há uma edificação com instalações elétricas improvisadas e inseguras; há outra ligação elétrica improvisada no quadro de distribuição próximo ao gerador do CT 2, que se dirige para a área do sinistro. Quanto à área do sinistro, observou-se a presença de ligações elétricas improvisadas no quadro de disjuntores junto à edificação afetada”.

EDIWAN SOUSA DA SILVA
Técnico Pericial
Mat. 7139

 

Veja abaixo algumas fotos tiradas no trabalho de perícia e a conclusão do relatório:

 

 

 

 

 

 



MaisRecentes

COB abre inscrições para cursos gratuitos oferecidos a gestores, treinadores e atletas



Continue Lendo

Diretor de futebol Alexandre Faria será o próximo a deixar o Vasco



Continue Lendo

Tecnologia brasileira é implantada em estádios da América do Sul



Continue Lendo