Dirigente do Flu reconhece excesso de jovens no elenco: ‘Ideal é ter mescla’



Marcelo Teixeira, gerente de futebol do Fluminense (Foto: Nelson Perez/Fluminense)

Marcelo Teixeira, gerente de futebol do Fluminense (Foto: Nelson Perez/Fluminense)

Marcelo Teixeira, gerente de futebol do Fluminense e responsável pelo setor de formação de jogadores, reconhece que há excesso de jogadores jovens no elenco, mas justifica citando situação financeira do clube e lesões graves durante a temporada tricolor.

Tudo bem que é importante usar o material produzido em casa, mas há uma preocupação no uso excessivo de jogadores da base durante a temporada do Fluminense?
Tudo na vida tem que ter um meio termo. Você não faz futebol só com meninos, como também não se faz só com veteranos. O ideal é ter uma mescla, com jovens e experientes, que possam dar a sustentação de um projeto. Lançamos o 20º jogador da base neste ano. Muito mais por necessidade financeira. É óbvio que existe um plano por trás, mas seriam dez jogadores. Ter 20 é muito. Mas o nosso planejamento é para que o Fluminense esteja entre as melhores categorias de base do Brasil. Se não a melhor, entre as principais.

Alguma possibilidade de mudança de política econômica nos próximos anos?
O objetivo de todo clube de futebol é ser campeão. Como ser campeão? Existem maneiras. Barcelona tem vários jogadores formados em casa e o Real Madrid compra vários jogadores. O que está acontecendo não é desejável. O Fluminense vive uma situação difícil. A realidade do Fluminense hoje é essa, dentro de um momento muito ruim de receitas, não tem outro caminho. É até para compensar as receitas de TV de outros clubes e também o pagamento de dívidas. O presidente atual comprou a ideia. Pelo menos nos próximos três anos vamos ter essa filosofia.

Quanto mais jovem o jogador é lançado e corresponde, maior é o assédio do mercado sobre ele. Qual a estratégia para evitar a perda em massa de talentos?
É uma questão normal, inerente. Jogador jovem, com qualidade, é mais do que normal que o mercado assedie. Mas trabalhamos de maneira clara, correta, transparente, com contratos firmes e projeto de médio prazo. Tentamos sempre fazer a avaliação do que é melhor para o clube e também para o jogador.

Ao lançar tanta gente cedo, existe a preocupação por causa da queima de etapas? Como lidar com isso?
Claro que essa é uma preocupação real. Tratando-se de ser humano, você nunca sabe se o cara está preparado ou não. Temos um treinador experiente, que é o Abel, um gerente que vivenciou no Fluminense essa passagem da base para o profissional. Eles estão sempre avaliando e conversando com os meninos para evitar que o lançamento não se dê em um momento no qual ele não está preparado, mas sabemos que isso pode acontecer.

Você mesmo reconhece que a muitos jovens, mas há um cronograma para que mais garotos subam e fiquem à disposição do Abel?
O Fluminense passa por um momento, além da questão da restrição financeira para contratar jogadores, com muitos atletas sofrendo contusões graves. Perdemos uma grande quantidade e houve a necessidade de subir jogadores. Mas acho que chegamos a um momento, com metade da temporada, em que, se subir, vai ser um ou dois. É mais fácil chegar alguém.

Do ponto de vista do clube e de quem está há muito tempo cuidando dos jovens, como está a relação com a CBF, já que a entidade não tem, no momento, um coordenador de base, já que Erasmo Damiani foi demitido no começo do ano?
A CBF ainda não definiu quem vai ser o substituto do Damiani. Ele era um interlocutor com os clubes no assunto da base. Os clubes estão seguindo o trabalho que é realizado e aguardando quem a CBF vai colocar à frente da base. Não vou dizer o que é ruim ou o que não é para não polemizar, mas esperamos que a CBF defina um coordenador para termos esse canal aberto clubes-CBF em termos de divisão de base.



  • carlos castilho saraiva

    Marcelo Teixeira, que não se confunda ,jogador experiente comex-jogadores em atividade. Um Zé Roberto, um Durval, um Dracena, um Leandro Donizeti sim, mas Wgner,Andrezinho,Julio Cesar, Diguinho, Luis Fabiano, Rodrigo, Gum,Pierre, Marquinhos esses últimos onerando a nossa folha, e muitos outros pelo amor de Deus. Tem que mapear e muito bem o mercado. A não ser que coisas estranhas aconteçam no negócio.

    • Bruno Meireles

      Certíssimo. O mercado está cheio de jogadores a disposição, uns ruins e outros que valem a pena investir. O caso do flu era simples, bastava trazer dois zagueiros, lateral esquerdo e um atacante e já desafogaria e muito o elenco e o clube teve 8 meses pra fazer isso, era olhar pro paulistão por exemplo e série B e logo resolveria com jogadores baratos e com os jovens te garanto que estaríamos bem melhor. Mas, com Torres no comando, que não é do ramo e pagando 4 medalhões no DM um ano inteiro, não tem jeito e agora sem Wsilva, o que vai sobrar?

      • admilson Goncalo rodrigue

        Vou te falar uma coisa acho que o pai dele tá com vergonha lá no céu porque eu vou te falar é difícil hein esses cara do Fluminense

      • admilson Goncalo rodrigue

        Todo gestor tem que ter criatividade então quer dizer uma empresa tá vendendo ela vai parar de vender Entendeu todo gestor tem que ter uma criatividade esse cara do Fluminense aí tá de brincadeira

        • Penisvaldo Padília

          E vc. Qual seria sua criatividade se fosse diretor? Não tem? Se não tem como pode ter capacidade de julgar alguém se você tem menos que quem está tentando?

      • Charles Burck

        Isso mesmo, ainda por cima prometeram um ídolo, sinal que mesmo sendo do Conselho Abad n sabiá de nada

  • gilson junior

    ” Mas o nosso planejamento é para que o Fluminense esteja entre as melhores categorias de base do Brasil. Se não a melhor, entre as principais”
    belo discurso…
    mas é só isso que pretendem os brilhantes dirigentes do Fluminense?
    ser Campeão? pra que?
    TORCEDOR NÃO COMEMORA MELHOR BASE DO BRASIL E SIM, TITULOS
    DO FRAQUISSIMO CARIOCA AO MUNDIAL INTERCLUBES…
    PENSAMENTO PEQUENO DEMAIS…
    O FLU É GRANDE….

    • Penisvaldo Padília

      Fodam-se títulos. Estamos interessados no futuro. Pagar dívidas das administrações anteriores e criar caixa. Ai sim pensar em títulos. Sem dinheiro o que resta é poupar. Loucuras pelos malditos títulos agora não levam à absolutamente nada de nada.

      • Bruno Meireles

        Vc acredita mesmo nisso? Acha que chegando ao z4, correndo riscos, passando vergonha em campo, dando prejuízo nas lojas e arquibancadas, vendendo jogadores e não repondo…vc acha mesmo que assim se pagam dívidas? Assim se constrói o futuro? Vc está igual governo Temer (que se ferrem os brasileiros) o ajuste de colocar o povo pra pagar a conta é que vale. Olhe o timão, quem é caro no elenco? Caro mesmo…investiu em nomes rodados, alguns pouco conhecidos e 2 ou 3 medalhões questionáveis e está invicto, enchendo estádios. Não se iluda, seu sonho é muito bom…muito mesmo…mas a realidade trará um grande preço.

        • Penisvaldo Padília

          Vai comparar a grana que o Corinthians tem com o que o Flu tem? Com o número de torcedores que contribuem com um time e com outro, que consomem, cotas de TV, Paper View, e material licenciado. Cara sou tricolor não sou imbecil kkkkkkkkkkkkkkkkkk Pare de sonhar. Pés no chão amigo. Pensamento positivo, dedinhos cruzados, mãos chacoalhando em ritmo de axé e orações não colocam dinheiro em caixa. A questão não é arriscar ir para Z4 ou estar entre os 4 melhores. É NÃO TER DINHEIRO. Vc me lembra pobre que não tem dinheiro para fazer um strogonoff. E substitui o mignon por patinho, o champignon por palmito pupunha, e o creme de leite por iogurte feito em casa. E quer garantir que fica melhor que o original. Como se imbecilidade fosse atitude inovadora e arrojada. Pare de querer ser mais real do que o rei. Vc também me lembra aqueles mecânicos de carro de bairro. Sabe aquele quer quer tirar uma porção de peças do motor alegando que “engenheiro não entende nada” que ele com 3 mexidas deixa o carro mais econômico que original de fábrica. Engenheiro projetista estuda 5 anos de graduação mais 2 de mestrado e mais uns 5 no doutorado. Mas o BURRO mecânico que mal tem educação básica e que possui um cursinho de 3 meses no SENAC acha que entende mais que um engenheiro. Amigo. Se liga. Lá tem profissionais. Se eles estão se batendo com profissionais na área de marketing e e Organização e Métodos, você quer resolver os problemas do time com estalar de dedos. Pare. Muito feio isso. Não demonstre sua incoerência em público. Apaga que ainda dá tempo.

          • António carlos

            Pelas suas respostas e agressividade tu tem ligação com a diretoria. Então de entrevistas e não fique aqui num ambiente de torcedores isentos e imparciais tentando defender o indefensável. Se fosse fácil não precisava de diretoria. Ninguém ta falando que é fácil. Só que é difícil pra todo mundo e mesmo assim os melhores se destacam. Grandes executivos são os que gerenciam melhor a escassez de recursos de todas as formas não só financeiro. Eles estão lá é para encontrar soluções e não dar explicações de dificuldades e problemas. As dificuldades que existem todos já sabem de cor não precisa ficar enumerando. Precisamos de soluções.

          • gilson junior

            Ele sempre é agressivo. Não aceita as opiniões contrárias.

          • Penisvaldo Padília

            Não aceito opiniões não? Não aceito argumentação falaciosa e estúpida do tipo. “O cara tem cara de banana, o cara não se mexe, porque tem jogador com salário alto e não vende, por que o Fluminense não tem um super time. Desse jeito vai cair para 2 divisão.” Porra, isso não é argumentação e afirmação de ignorante desmiolado.

          • gilson junior

            Ok Padilia, Mas opiniões são opiniões e tem que ser respeitadas. Mesmo vc defendendo o que não concordamos, ninguém o está ofendendo. De repenté vc deve estar sabendo de informações do clube que nós não sabemos e que justificaria essa sua defesa daquilo que nos parece inndefensavel.Mas vamos manter o debate num nível aceitável .

          • Penisvaldo Padília

            Opiniões não foram feitas para serem respeitadas. Somente seres humanos. Opiniões são para serem debatidas, concordadas ou discordadas, esmiuçadas e avacalhadas quando necessárias.

          • gilson junior

            mas até agora ninguém avacalhou as suas…só vc faz isso.

          • Carlos Alexandre Silva

            Ele vive no mundo de contos, aonde as coisas são só da forma que ele acha e nunca deferente. Chega de perder tempo com ele pessoal, já mostrou que é diretor, e daquelas ruins!!

          • Penisvaldo Padília

            Mas como disse respeito seres humanos. Agora. Opiniões e teorias são passíveis de avacalhações ou concordâncias. Não são hipóteses muito menos teses fundamentadas. Logo?

          • gilson junior

            Não há hipóteses ou teses fundamentadas a partir de que ponto de vista? Cada um comenta aquilo que está vendo, e vc está vendo diferente da maioria. Desmerecer a opinião dos outros não vai fazer com que eles mudem. Mais: não adianta a gente seguir discutindo por que um lado nunca convencera o outro nessa questão.

          • Penisvaldo Padília

            Ledo engano. Não estou tentando convencer ninguém. Estou argumentado dentro de possibilidade lógicas e factuais. Diferente da maioria que trata o assunto como torcedor de arquibancada e fica berrando insanamente “quero ser campeão… quero ser campeão” Como se este mantra desse direito a passes de mágicas financeiros. Ou pior! Soluções estapafúrdias de como diretores devem se comportar ou raciocinar. Aliás parafraseando um emérito tricolor. Nelson Rodrigues. Para responder à você sobre as ditas maiorias kkkkkkkkkkkkkk “Toda unanimidade é BURRA”.

          • Jorge Lobão

            Quero ver você ir a Edson Passos!!!!

          • Penisvaldo Padília

            Quando estou no Rio já fui diversas vezes.

          • Jorge Lobão

            Aparece lá! Lugar bom, tranquilo, especial, estádio maravilhoso e padrão FIFA. Vai a noite, volta de trem, chega em casa tarde pra cacete. Cara pede pra cagar e vai embora, some daqui, pois você é pura teoria.

          • Penisvaldo Padília

            O que sugere espertinho? Maracanã? PRECISA 40.000 TORCEDORES PARA NÃO DAR PREJUÍZO INTELIGÊNCIA RARA! Já mostraram as planilhas. Nem Flamengo que tem infinitamente mais torcida do que nós não mete mais que 15.000 na Ilha do Governador. Como falam merda kkkkkkkkkkkkkkkk

          • Carlos Alexandre Silva

            hehehehe!! Apoiado!

          • gilson junior

            Nenhuma dessas afirmações desmioladas e ignorantes são mentiras…lamentavelmente é o que temos…

          • Carlos Alexandre Silva

            Padilha é da diretoria, Certamente… Cheio te teses e mimimi… Vamos elegê-lo para presidente da república, pelo menos encher linguiça em discurso vai conseguir!!

          • gilson junior

            Mas quem é que está dizendo que a soluçao e num estalar de dedos, Padilia? Ninguém está sendo imediatista aqui. Sabemos que a gestão é Nova está no seu sexto ou sétimo mês. Mas o que se discute aqui é o TOTAL conformismo com o atual estado. A gestão do Peter deve mesmo ter sido um desastre tão grande a ponto de deixar o Flu em frangalhos, de pés e mãos atados. O presidente não transmite nenhum otimismo, sem te com aquela cara de banana que aceita passivamente as coisas. E torcida não tolera isso. Pelo menos a esmagadora maioria..

          • Penisvaldo Padília

            Amigo vamos ser práticos então. Conformismo. O que você considera minimamente ser inconformado? Vir a público tipo político com punhos cerrados e berrando “AQUI É FLUMINENSE PORRA”. Não entendo como ter ou não cara de banana trás dinheiro para os cofres? kkkkkkk O Presidente do Flamengo pelo visto não tem cara de banana. Deve ter cara se super herói, fudidão tipo Chuck Norris kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Quem sabe como exemplo deveriam ser um Eurico Miranda com um charuto enfiado no rabo berrando feito louco que ninguém ouve. Amigo.. Vamos lá, situações práticas. Me dê 10 medidas, .. Não 5 vai… Ou melhor 3 medidas que na tua opinião alavancariam o Fluminense imediatamente. Vamos lá. Vamos debater. Bastam 3 se tiver mais ótimo vamos debater.

          • gilson junior

            Quem tem que tomar as medidas não somos nós, Padilia, são eles. Que foram eleitos pelos sócios para apresentar soluções. Nos aqui somos torcedores. Podemos e temos o direito de falar aquilo que nos incomoda. Todos os clubes estão se movimentando, uns mais, outros menos e o Flu está PARADO, torcendo pra molecada se superar ou um dos exilados da Eslováquia arrebentar. Se não for isso, está passando essa impressão

          • Penisvaldo Padília

            Sei. Torcedor (paga mensalidade?) Votou em quem? Mas acha que tem direito a protestar. Nada de colaborar. Ou apresentar medidas técnicas e coerentes a título de sugestão. Só protestar. Tipo aqueles caras que não votam em nenhum partido (por que acha que não adianta). Mas se sentem no direito de achar que o governo está uma droga e que todos são ladrões e burros. Ou quem sabe que fazem uma comitiva, irem até o Clube protestar. Pichar muros, arranhar carros de atletas, berrar palavras de ordem. Ficar vociferando “devolvam o Fluminense”. kkkkkk E acha que com isso. Os atletas vão tremer de medinho, o Presidente se borrar nas calças. E repentinamente vão começar a jogarem como nunca jogaram vão virar um Barcelona dá noite para o dia. Que por medo os dirigentes com a torcidinha incomodada e acéfala vão receber o espírito da porra da pomba do divino espírito santo e devidamente ungidos vão virar Einsteins ou quem sabe que o Abad por um passe de mágica vai se transformar em um Andrew Haldane gênio da economia. kkkkkkkkkkkk . Amigo, você precisa estudar um pouco e ler mais. Aprenda. “Não é por que uma coisa na tua cabeça é maravilhosa, linda e espetacular que necessariamente ela tenha que existir”. Princípio científico e pressuposto da entropia. Esta tua irascibilidade será tua ruína. Cuidado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • gilson junior

            Padilia , então quer dizer que enquanto torcedores não podemos nos manifestar? e será que a maioria esmagadora dos torcedores estão errados e só vc está certo? Não tente nos convencer daquilo que SÓ VC está enxergando. Como eu disse, vc deve ter alguma informação privilegiada que nenhum de nos tem. O fato é que temos um presidente passivo, confirmado, sem nenhuma ambição e iniciativa. O que vc disser não vai mudar o que penso. Vamos então cada um ficar com a sua visão.

          • Carlos Alexandre Silva

            Pensa pequeno demais, tu deves ser mesmo daqueles torcedores políticos que acham que desta forma as coisas vão se resolver, deve ser parente do Abad certamente. Se liga meu!!! Lucro no futebol se dá com RESULTADOS, que trás a torcida para o estádio, trás patrocinador, vende camisas, etc!! Fique com essa metodologia que verás o nosso Fluzão na serie B novamente!! Paspalho!!

          • Penisvaldo Padília

            Para ser parente do Abad só se ele já morou aqui em São Paulo kkkkkkkkkkkk . Não amigo. Sou torcedor do Fluminense Football Club. Do Clube entendeu? Não daqueles acéfalos que acha que clube é só futebol, que tem que ganhar título de qualquer forma. Torcedorzinho de merda que briga em estádio e fica dando beijiinho em escudo como se futebol fosse tudo na vida e vale-se qualquer sacrifício, ganhar roubado ou que que importa é fazer gol mesmo que irregular. Campeão, campeão isso só que importa. Não sou desses não. Sou torcedor da Instituição, do Clube, daquele que torce por futebol, esportes olímpicos, Que gosta de natação, basquete, volei. Que quer ver a instituição forte, sem dívidas e com patrimônio crescente. Eu sou pelo Fluminense que completou 115 anos. Você .. Bem já acredito que é aquele que só berra QUERO SER CAMPEÃO, QUERO SER CAMPEÃO como se isso fosse um mantra. E foda-se o clube.

          • Jorge Lobão

            Você está querendo aparecer meu caro, pare de falar besteira, pois se o clube está nessa merda foi culpa dessa corja, que fez um monte de merda com o dinheiro da venda do Gerson. Contrataram um monte de baranga a preço acima do mercado e com prazo de validade imenso. Agora a merda estouro e as máscaras caíram, nós que frequentamos o estádio temos todo direito de cobrar, pois vamos ao estádio, vamos ao estádio entendeu. Queremos um FLUMINENSE forte!!!

          • Penisvaldo Padília

            Vc quer Fluminense Football Club forte ou só pensa em futebol? Decida-se.

          • Charles Burck

            Parabens

          • Jorge Lobão

            Esse Abad é uma figura a ser estudada. Mentiu para chegar a presidência e acha que poupando as migalhas vai tornar o FLU um Barcelona ou Real Madri. Receita que é bom nada, Patrocínio Master nem pensar, nem o CT esse cara vai terminar e PA vai ficar a ver navios. Lamentável!

          • Charles Burck

            Se vc gosta de nervos e pelancas, deveria torcer pelo ibis

          • Penisvaldo Padília

            Ao contrário acho que vc gosta de nervos e pelancas para comprar bostas de outros times só para dizer que mescla jovem com experiência. Por mim montava time de cabo a rabo só com moleques.

          • Jorge Lobão

            Sem comentários.

      • gilson junior

        Ninguém falou em loucuras, Padilia. Não estou questionando o fato de sermos formadores de bons valores. Isso é bom, mas NÃO É TUDO. Essa linha de pensamento da atual diretoria parece (eu disse, parece) que está contemplando, inclusive uma possível queda para a série B. Reitero que não sou contra a austeridade financeira e reconheço a crise que o país enfrenta. Também concordo que contratações de impacto não garantem títulos. Mas parece que dos 20 da série A o Flu está na mais calamitosa situação financeira que o impede de fazer qualquer investimento. Isso não pode ser possível. ..

      • Charles Burck

        Poupar o que? Time que n ganha nada só se a pequena, quem quer ver seu time servindo de piada. O flu hj é piada de mal gosto , time bom leva publibco, renda, venda de progutos. A diretoria hj se alegra com lucro de 180 mil . Alguém crê que possamos viver três anos à míngua? Barcelona estava assim qdo decidiu ser grande e se tornou grande, maketing, filosia de alinhar ganhos a crescimento

      • Jorge Lobão

        Show de bola!!!!!!!!!!!!!!! Vamos lotar Edson Passos ano que vem contra o ABC. ST

        • José Paulo da Silva Neto

          Concordo em gênero, número e grau. E amo ver nossos meninos, melhor que sair contratando maranhões da vida.

  • Zico Arêas

    Acho que tem alguns jogadores que jogam com freio de mão puxado ou esta com mau vontade. Veja o exemplo do Scarpa, depois sofreu o assedio do Palmeiras, não é nem sombra daquele jogador de antes. Não acerta um passe de 20 metros, erra todos. Parece que esta jogando sem vontade, desmotivado.

    • Ypiranga

      Zico, tenho escrito a mesma coisa, quem viu o Scarpa a uns 3 meses atrás não vai entender o que houve.. com cara amarada, Sem empolgação, sai cabisbaixo, mostra claramente que não esta mais afim de jogo. o Abel deveria dar um banquinho no cara , … Não sabe mais bater faltas, displicente, erra passas absurdos..

MaisRecentes

Diretor da Chape compara permanência na Série A a título da Champions League



Continue Lendo

Botafogo sai da lista de clubes formadores da CBF. Coritiba retorna



Continue Lendo

Entidades buscam nome para preencher vaga no Tribunal Antidopagem



Continue Lendo