Ação convoca torcedores para pedir fim da torcida única nos clássicos paulistas



No dia do primeiro clássico paulista da temporada, que ocorre hoje entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro, uma campanha foi lançada para pressionar as autoridades pedindo o fim da torcida única nos grandes jogos do estado de São Paulo. A ação tem o objetivo de ver a medida que veta as duas torcidas de irem ao estádio nos clássicos revogada até o final do Campeonato Paulista 2017.

A iniciativa é da Rede Minha Sampa, que se define como “rede de mobilização que fiscaliza e pressiona o poder público”. À frente da ação está Ricardo Borges Martins, que foi diretor-executivo do movimento de atletas Bom Senso FC.

A campanha conta com um site onde convida os torcedores a enviarem e-mails para as principais agentes envolvidos na medida de torcida única imposta nos clássicos paulistas: o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, e a ouvidoria do Ministério Público de SP.

Na semana passada, o presidente da FPF afirmou à coluna que torcida única nos clássicos paulistas “não será para sempre”, e que avalia que a medida não será mais imposta no médio e longo prazo. Entretanto diz que será preciso realizar adaptações nas estruturas atuais dos estádios, que não foram construídas para receber duas torcidas igualmente divididas nos jogos.

A campanha da Rede Minha Sampa divulga ainda dados obtidos em pesquisas realizadas pelo especialista em torcidas organizadas, Maurício Murad. Entre eles estão o de que 80% dos conflitos existentes no futebol ocorrem fora dos estádios; que apenas 3% dos crimes cometidos no futebol foram levados até as últimas consequências; e que das 345 torcidas cadastradas no Brasil apenas 15% foram reincidentes em atos de vandalismo e violência em 2014 e 2015, e entre esses, os responsáveis pelas agressões e vandalismos representam menos de 7% dos filiados.



MaisRecentes

Vasco sofre mais uma derrota em ação movida pelo Espetto Carioca



Continue Lendo

Gestão de associação coloca clubes de Santa Catarina na vanguarda do futebol



Continue Lendo

Internet e canais de filmes podem transmitir jogos do Brasileirão a partir de 2019



Continue Lendo