Ação convoca torcedores para pedir fim da torcida única nos clássicos paulistas



No dia do primeiro clássico paulista da temporada, que ocorre hoje entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro, uma campanha foi lançada para pressionar as autoridades pedindo o fim da torcida única nos grandes jogos do estado de São Paulo. A ação tem o objetivo de ver a medida que veta as duas torcidas de irem ao estádio nos clássicos revogada até o final do Campeonato Paulista 2017.

A iniciativa é da Rede Minha Sampa, que se define como “rede de mobilização que fiscaliza e pressiona o poder público”. À frente da ação está Ricardo Borges Martins, que foi diretor-executivo do movimento de atletas Bom Senso FC.

A campanha conta com um site onde convida os torcedores a enviarem e-mails para as principais agentes envolvidos na medida de torcida única imposta nos clássicos paulistas: o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, e a ouvidoria do Ministério Público de SP.

Na semana passada, o presidente da FPF afirmou à coluna que torcida única nos clássicos paulistas “não será para sempre”, e que avalia que a medida não será mais imposta no médio e longo prazo. Entretanto diz que será preciso realizar adaptações nas estruturas atuais dos estádios, que não foram construídas para receber duas torcidas igualmente divididas nos jogos.

A campanha da Rede Minha Sampa divulga ainda dados obtidos em pesquisas realizadas pelo especialista em torcidas organizadas, Maurício Murad. Entre eles estão o de que 80% dos conflitos existentes no futebol ocorrem fora dos estádios; que apenas 3% dos crimes cometidos no futebol foram levados até as últimas consequências; e que das 345 torcidas cadastradas no Brasil apenas 15% foram reincidentes em atos de vandalismo e violência em 2014 e 2015, e entre esses, os responsáveis pelas agressões e vandalismos representam menos de 7% dos filiados.



MaisRecentes

Atlético Mineiro entra no mundo das ‘Bitcoins’



Continue Lendo

Final da Libertadores desperta interesse do espectador brasileiro e audiência explode



Continue Lendo

Pedro Abad pode deixar o comando do Fluminense ainda em 2018



Continue Lendo