Marketing do Santos é cobrado por patrocínio máster



A pressão sobre o departamento de marketing do Santos por conta da falta de um patrocínio máster aumentou nos últimos dias e tem tirado o sono do gerente da área, Eduardo Rezende. O espaço na camisa do time está vago há três anos e o clube é único entre os grandes paulistas a não ter uma marca na parte nobre do uniforme. Além de torcedores, a cobrança se intensificou dentro da Vila Belmiro.

– A pressão interna é normal do dia a dia por resultado, é como um atacante não fazer gol – diz Rezende, que aponta ter um plano estratégico que abrange parcerias que vão além da exposição de marca na camisa do Santos.

A pressão sobre o executivo do Santos aumentou por conta da expectativa de assinar um acordo no início do ano, o que não ocorreu. Segundo Rezende, o principal motivo foi o momento político-econômico do país.

– É um período de instabilidade que não ocorre há muitos anos no país”, avalia ele, citando ter participado de vários contratos para o clube no passado, como Bombril, Panasonic e Semp Toshiba.

Um ponto contra Rezende é que vários acordos fechados pelo clube recentemente vieram de uma agência de marketing, a Wolff Sports, como é o caso da Algar, uma das três marcas na camisa do Santos atualmente.

E a pressão por ocupar o espaço nobre foi até citada pelo assessor executivo da presidência, Fabiano Farah, em foto postada em rede social com os reforços do time da Vila Belmiro cuja legenda foi “não me cobrem por patrocínio máster”. Por já ter atuado no marketing interinamente, Farah é muito cobrado por torcedores pelo clube não ter um acordo para o espaço principal da camisa.

Colaborou Russel Dias



  • Wagner garcia

    Nobre essas desculpa suas, já ultrapassou todos os limites, meu nobre senta com um diretor da bombril, e de-lhe um ultimato, o espaço ja é seu, quero ver quanto é que vão nos pagar, diga-se de passagem e bom voce relembrar que a bombril nos deu uma sorte danada na revelação da safra de 2002,EDUARDO REZENDE me recuso a ler qualquer desculpa sua, e voltarei a ver alguma materia assim, que você conseguir o patrocinio, se vire meu nobre.!!!!!

  • Julio DE Oliveira Cesar Olivei

    Se o momento político – econômico é difícil , é difícil para todos …….. E também não adianta trocar Diretor de Marketing , trocar por apenas trocar ………

    • Denis

      Falou tudo Julio!

  • Ancelmo Mariano

    o santos só vai conseguir algo quando contratar um jogador de nome ou entrar na libertadores! enquanto isso tem que adquirir renda fora da vila pois os torcedores não estão dando valor para seu próprio estadio! só mandar jogos necessários la! até aprenderem a comparecer e ajudar o clube

  • Gerson

    Entra diretor de marketing, sai diretor de marketing e a incompetência continua a mesma…

  • Charles Popoff

    Penso que o Santos precisa: 1 – Trazer o Pelé para junto do Depto. de Marketing do Clube pq a marca Pelé vende em qualquer lugar do mundo. 2 – Trabalhar essa questão no exterior, não no Brasil; precisa ir diretamente à Europa / Japão / China / EUA na casa matriz de uma grande empresa global e conversar diretamente com quem decide. Vender o que tem que ser vendido – uma marca de amplo conhecimento mundial e, aliar a marca Pelé à do Santos. Fico imaginando um ganha-ganha, com o Pelé fazendo propagandas no exterior, incluindo a garotada do Santos – o futuro chegou. Agora, será que alguém fala inglês no Santos?

    • Denis

      Trazer o Pelé?, o cara mete processo no clube e você quer ele no Departamento de Marketing?, quero mais que ele se exploda, o Santos deu tudo a ele e ele cospe no prato que come mau caráter.

      • Charles Popoff

        Denis, negócio é negócio. O acordo anterior foi muito mal feito, daí o processo. Não vamos esquecer que ele tbm deu muito ao clube. Eu acho que o Santos jamais deveria prescindir de aliar as imagens do Santos com Pelé. Mas, lá fora, com quem decide. Não aqui.

      • John

        Denis revise o que vc disse… ele processou o Santos pela antiga diretoria que tentou da o balão nele e ele meteu o processo… e a antiga diretoria fez um contrato com o pelé que o Santos ganha 20% dos ganho encima dele e no meu ver se o acordo fosse de 60% Santos e 40% Pelé já iria arrecadar muita grana

        • Charles Popoff

          John, vc está certo. Eu acabei de enviar uma sugestão mais detalhada à ouvidoria do Peixe. Se o Santos quiser ganhar muito dinheiro, o Pelé precisa estar no negócio. Mas, repito: Alguém (que fala bem inglês), precisa sentar num avião e apresentar um projeto bem consistente às empresas lá fora. Nenhum outro clube tem o que o Santos tem: Poder gerar um Patrocino Master… Global. Imagine uma empresa com a Hyundai fazendo propaganda tipo “o futuro chegou”, com o Pelé apresentando os atuais Garotos da Vila???

          • Bruno

            Excelente sugestão!

          • Charles Popoff

            Bruno,
            Obrigado. Tem como a gente levar isto à direção do Clube?

          • Bruno

            Olha tem o blog do Odir Cunha ele é um dos conselheiros do clube, talvez ele possa até sugerir só que o problema reside no MRjr ele não está ouvindo ninguém, nem o Marcelo Teixeira que o apoiou na campanha para presidente do Santos ele ouve mais!!

          • Fagner Santos

            Não, deixa o Rei em paz, o cara já fez pelo seu clube, levou a imagem do Santos para mundo, não precisa. Criatividade é preciso nesse marketing, desde quando entrou o Modesto, uma das metas dele é arrumar o quadro sócio – torcedor, agr você ouviu a tal reforma ?

            Nunca ouvi falar, e quando vejo a classificação dos quadro sócios – torcedores o Santos desse mais e mais.

            Para o Marketing deve mostrar a marca do Santos fora do nosso território, sempre existe alguma empresa internacional que deseja plantar o seu mercado no Brasil e o Santos tem q saber dessas informações, ser o primeiro apresentar a ideia de q se uma marca estrangeira que vir a este país então sejamos parceiros para mostrar a marca ao povo. Pois o futebol é popular e muitos assiste. Agora depender de somente aqui não vale a pena.

    • Maior clube do século 20 das A

      MAIOR PATROCINIO MASTER E OS 10 MILHÕEIS DE SANTISTA ESPALHADO PELO BRASIL E NO MUNDO SE SOCIO SO NOIS PODE AJUDA NOSSO GIGANTE SANTOS FC EU JA SOU SOCIO REY A 4 ANOS VAMOS NAÇAÕ SANTISTA ACORDA VAMOS CALA A BOCA DESSA REDE ESGOTO CLOBO E IMPRENÇA SUJA DE SP

  • Basilio Baffi

    Melhora se aumentar a presença da torcida no estádio e isso só possível se a casa for o Pacaembu. Vila Belmiro segunda casa.

    • Charles Popoff

      Basilio Baffi, isto é pouco. É pra lá de pouco. O Santos tem reconhecimento mundial e tem que pensar “global”. O Santos é o único clube brasileiro que pode fazer propaganda em qualquer parte do mundo. Vamos ajudar nosso clube a pensar assim.

  • O PATROCINIO MASTER PARA O SANTOS VIRÁ COM UM DESEMPENHO BEM MELHOR NO BRASILEIRO E COPA BRASIL POIS PAULISTINHA NÃO ATRAI NINGUÉM!! ALÉM DISTO A VISIBILIDADE DO CLUBE SERIA MUITO MAIOR SE ESTIVESSE COM UMA ARENA NA CAPITAL OU NA GRANDE SP!! QUAL É A VISIBILIDADE QUE A CIDADE DE SANTOS OFERECE PARA UMA GRANDE EMPRESA?? NENHUMA PORTANTO SÃO ESTES PONTOS QUE INVIABILIZAM O NOSSO PATROCINIO MASTER!! ALERTA!!

    • Charles Popoff

      Ricardo Neto Sahd, eu entendo o seu ponto de vista, embora discorde. Desempenho melhor surge com: infraestrutura adequada, gestão das pessoas e gestão do negócio. Tudo isto se torna viável com uma parceria financeira forte e consistente. No meu ponto de vista, há que se explorar toda a história do Santos, que é mundial. Eu tenho a impressão que os dirigentes do Santos pensam como se fossem, digamos, a Ponte Preta. Não basta formar meninos na vila, é preciso explorar a imagem que nosso clube tem em todos os cantos do mundo – com o Pelé. Não é sobre a cidade de Santos, o Estado do SP, ou o Brasil. É sobre o Santos no Mundo!!!.

      • CONCORDO CHARLES! OCORRE QUE A CIDADE DE SANTOS NÃO INTERESSA MUITO À EMPRESARIOS POIS O LOCAL ONDE O CLUBE SE SITUA PRIORITARIAMENTE TEM TUDO A VER COM SUA VISIBILIDADE!! QUANTO A NOSSA DIRETORIA CONCORDO QUE É FRAQUISSIMA E INADEQUADA SIM!! UMA PENA COMO O POTENCIAL DA MARCA SFC É PÉSSIMAMENTE UTILIZADO E GERENCIADO!!

  • Nosde Nascimento

    O time tem que continuar jogando com a vontade que jogou ontem e virão novas vitórias e patrocínio…

  • silvio

    Como pode conseguir Patrocinio Master , se insiste em jogar na Vila , com público maximo de 15 mil.A torcida é grande, mas como ir ver jogo na vila. Outra coisa, o Santos por ter assinado com EI , fez com quer a globo não passe jogos do peixe no canal aberto.Por isso os patrocinadores não demonstram muito interesse pela marca Santos. Uma pelo pouco publico presente no estádio (vIla). Outra , quer queira , quer não queira A GLOBO e a tv mais assistida no Brasil.Portanto vai ser muito dificil arrumar patrocinio master. Uma pena , porque o Santos deveria ser melhor administrado, tudo feito na correria ( talvez pela falta de recursos). Entendo que assinar com EI foi uma atitude muito precipitada, pois PALMEIRAS , CORINTHIANS E SAO PAULO, não o fizeram.

    • André Zanin

      Porque Corinthians e São Paulo são queridinhos da globo e o Palmeiras ficou com o rabo entre as pernas… Os times reclamam que reclamam da globo e qnd podem mudar, não mudam. Se alguém te oferece 10 vezes mais do que vc ganha, só sendo imbecil pra n aceitar. Sendo que a globo n passava jogos do Santos mesmo qnd nem tinha contato com o EI.

    • SILVIO O PÚBLICO MEDIO É DE APENAS 5.000 PESSOAS! O MESMO DA PONTE PRETA!! UM ABSURDO PERMANECER EM SANTOS!!

  • rodolfo

    Qual a formação desse sujeito? pergunto isso porque que eu me lembre, o responsável por esses acordos citados (todos da época do MT) sequer tinha conhecimento em publicidade, era um advogado da Sta Cecilia , se ele for a mesma pessoa, nunca foi lá muito competente (o SANTOS chegou a fechar por 6 milhões ano com a toshiba, quando clubes pequenos / médios como fluminense, vasco, cruzeiro, atletico mg ganhavam mais de 10 dos seus patrocinadores …).
    No mais, acho que é tudo uma questão de gestão, o SANTOS se caracteriza nesse aspecto pela bagunça, desorganização, falta de apego as próprias tradições, bairrismo, falta de visão, com tantas “qualidades” fica difícil atrair investidores, quem quer associar sua marca a alguém que luta para faturar menos? que se esforça para atender cada vez pior seu consumidor (torcedor) ? que não tem nenhuma transparência na maioria das suas ações (nem coisas determinadas pelo estatuto, como divulgar o balanço trimestralmente, são respeitadas), com contas reprovadas pelo conselho? o SANTOS não tem um ex presidente torcedor para bancar estádio, ct, patrocinio master, etc, no SANTOS as coisas precisam ser conquistadas com competência, eficiência, e não temos nada disso, estamos parados no tempo a uns 50 anos.

  • Nelinho

    Só terá maior visibilidade (e patrocínio master) quando o Santos resolver sair da cidade de Santos.

    Veja que em todos os jogos que o SANTOS é visitante, a torcida comparece em peso (chegando a faltar ingresso) … geralmente tem mais gente na visitante quando o Santos joga fora de casa do que quando manda jogo na Vila.

    Eu sempre fui a favor em mandar jogos na Vila, mas nos últimos anos vi que estava completamente errado. Santos deveria mandar 1 jogo por mês na cidade de Santos … quem sabe assim a torcida comparece.

    • André Zanin

      Falou tudo! Manda na Vila qnd n der pra mandar fora e ta mto bom.. Torcida da baixada n vai aos jogos e digo mais, tem uma porrada de cadeira cativa lá que ninguém vai. É o único setor que nunca enche.

      • ASSINO EMBAIXO ANDRÉ!! UMA VERGONHA HUMILHANTE O DESCASO DA POPULAÇÃO DA CIDADE DE SANTOS COM O SFC!! A MAIORIA DOS ESPORTISTAS DE SANTOS APOIA O CORINTIANS , SÃO PAULO E PALMEIRAS(PESQUISA DE CONSULTORIA CREDENCIADA) DAÍ DEFENDERMOS A TESE DE QUE O SFC PRECISA TER SUA SEDE PRINCIPAL NA CAPITAL OU GRANDE SÃO PAULO(ABC POR EXEMPLO) ONDE SE SITUA A NOSSA GRANDE MASSA TORCEDORA E SÓCIOS!!! ISTO DEVE OCORRER URGENTE ANTES QUE NOS TRANSFORMEMOS EM CLUBE PEQUENO POIS A DISTÂNCIA DE ARRECADAÇÃO GERAL PARA OS GRANDES DA CAPITAL É ENORME E AUMENTA A CADA DIA!!

  • André Zanin

    O dia que contratarem alguém que realmente tem uma formação decente em marketing, o Santos consegue um patrocínio… E detalhe: eu vi um cara falando sobre levar a marca a nivel mundial. Esse ano disseram que o Santos B jogaria o Paulista, pra equipe principal ir fazer pré-temporada lá fora. Isso é ótimo! Mas ficaram com medo na hora do vamos ver. Deveriam fazer isso ano que vem já que esse ano não quiseram. Usem o Paulista pra revelar jogadores, dar sequência pra eles, descobrir possíveis talentos e leva a equipe principal pra fazer excursão. Esse ano o Santos foi convidado pra 2 ou 3 torneios lá fora no começo do ano e não foi em nenhum.

    • Nelinho

      A ideia é ótima … mas esbarra na questão grana. Se colocar só reservas ou o sub-23 para jogar, a federaçãozinha de m*** e a globost*** vai dar uma retalhada (maior ainda) nas premiações e na distribuição da cota (que não é pequena). Ao meu ver, foi isso que fez o Santos desistir da ideia inicial (que seria perfeita, diga-se de passagem).

  • Maior clube do século 20 das A

    SO NOIS SANTISTA PODE RESOLVER ISSO BASTA SE SOCIO REI E LOTA AVILA COISA A TORCIDA DA CIDADE DE SANTOS NAÕ COMPARECE NOIS DA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA COMPARECE MAIS DOQUE DA CIDADE DE SANTOS

  • paulo rodrigues

    O principal motivo p/ isso se chama INCOMPETÊNCIA… Visto que pequenos clubes brasil a fora possuem PATROCÍNIO, a CAIXA patrocina QUASE TODOS e isso é por si só um ABSURDO visto que é um empresa ESTATAL. Porém, tem um outro fator, O BOICOTE DA REDE DO POVO BOBO, que ela não presta e é um CÂNCER é fato mas, É O QUE TODOS ASSISTEM e ela nos BOICOTA há anos, junte isso ao péssimo momento econômico e… Olha o absurdo: O jogo dos FAVELA c/ o GALO foi transmitido ontem “CLARO QUE N/ ASSISTI, NO HORÁRIO DO JOGO EU ASSISTIA ALIENÍGINAS DO PASSADO DO HYSTORI” e, hás 8 h de hoje passava o VT no SPORTV 1 e no SPORTV 2 o do Flamengo x Ponte… Como eles possuem EXCLUSIVIDADE… Pro SANTOS FC só vai mudar quando outras emissoras ainda que em canal fechado tiver o DIREITO de transmissão e isso ocorrerá em 2018 com o canal ESPORTE INTERATIVO até lá o clube e sua enorme torcida vai sofrer com falta exposição… Mas relaxem, ainda assim SOMOS GIGANTES aqui e NO MUNDO…

    • Paulo Santos

      Só para informação.. o Odilio recusou o patrocinio da Caixa após a venda do Neymar..a caixa queria pagar 20 milhões ao Santos.. mas o grande Odilio disse que teria que pagar no minimo igual aos Gambas que recebiam 40 milhões.. ai a Caixa fechou com o Coritiba por 18 milhões e quando Santos a procurou novamente aceitando os 20 milhões disse que não queria mais… ou seja… esse bandido que nos trouxe o Glorioso Craque Damião por 40 milhões negou um contrato master de 20 milhões… e agora estamos até hoje penando por isso..

  • Fagner Santos

    se ñ ta conseguindo patrocínio master, tenha pelos menos criatividade para substituir o patrocínio master, já se faz 3 anos e “estamos trabalhando forte para consegui o patrocínio”, agr desses três anos, nunca tiveram a capacidade do segundo plano ? tem o segundo plano ?

    Ficamos a mercê, agr não devem apontar “ah, por causa da crise, tenha dificuldade de fechar tal acordo.” tudo tem um problema, mas também tem q ter a solução.

  • Gildasio Farias

    ASSINAR COM A ESPORTE INTERATIVO, FOI BOM, MAS DEVERIA TER UMA BOLADO UMA IDÉIA, NO SENTIDO, DE VER QUEM SÃO OS PATROCINADORES, OU SEJA, QUEM VAI FAZER AS PROPAGANDAS NOS INTERVALOS DOS JOGOS TRANSMITIDOS, E AÍ PEGAR UMA PONTE NESSA TAMBÉM, VINCULANDO ALGUMA DESSA EMPRESA COMO PATROCINADORA DO PEIXE…SEI LÁ ESSES CARAS GANHAM PRA PENSAR EM ALGO… UMA PERGUNTA ; SE OS GAMBÁS, TEM O PATROCINIO DA CAIXA FEDERAL E DEVEM UM MONTE COMO CONSEGUEM CERTDAO NEGATIVA (TALVEZ PARCELARAM…) E PORQUE O SANTOS NÃO CONSEGUE ESSE PATROCÍNIO TAMBÉM…VERGONHA…DEPOIS DO BMG, NÃO VEIO MAIS NENHUM GRANDE… DIGO GRANDE NO SENTIDO DE PAGAR BEM O PATROCÍNIO

    • GANHANDO APENAS PAULISTINHA JAMAIS CONSEGUE PATROCINIO MASTER!! NÃO INTERESSA ÀS GRANDES EMPRESAS!! ALERTA !!

  • Santista

    Não atrairá um patrocinador Master jogando para 5.000 pessoas na Vila, isso é lógico, para termos receitas precisamos de uma Arena Multiuso, a cidade Santos ficou pequena demais para o Santos Futebol Clube, enquanto tivermos estes dirigentes bairristas ficaremos sem um patrocínio principal.

  • Rafinha Ferreira

    Cara essa historia do Santos sem patrocinio master já esta se arrastando muito como um time como o Santos fica sem patrocinio … coloca alguem de 6 em 6 meses por valores menores ate 5 ou 7 milhoes e vai ganhando dinheiro melhor pingar do que secar

  • Santos

    A novela tem que acabar, se não consegue patrocínio máster, coloque mais patrocinadores menores para cobrir o montante. Faça um contrato com a Wolff que ela conseguirá, o que o diretor Resende não tá conseguindo.

  • Santos

    Na Copa do Brasil o Santos FC jogou com seu xará do Amapá, e atraiu a atenção da imprensa. Porque não fazer um torneio com os xarás espalhados no mundo todo, poderia ser uma pré temporada. Seria bom para todos os envolvidos e atrairia muita atenção da imprensa internacional. Via de consequência patrocinadores.

  • Armando Severino Rosa

    Com jogos fora dos horários nobres fica difícil pois a perseguição da tv contra o Santos é ferrenha pois quando pela tabela está no horário nobre a tv vai lá e pede para a CBF mudar, não adianta depois do campeonato brasileiro de 2004 em que o Santos foi campeão na marra contra a vontade de CBF e Rede Bobo pois o Atlético do Paraná é o que teria quer ser o campeão mas o Santos foi campeão com 21 gols legítimos anulados, 4 mandos de jogo perdido, diversos penaltys não assinalado ao seu favor, mãe do Robinho sequestrada, julgamentos absurdos do STJD e mesmo assim fomos campeões contra tudo e contra todos, para mim esse foi o maior campeonato na história desse maior time do mundo..

  • Neus Ghutk

    QUEM VAI PATROCINAR UM TIMINHO DE 4.000 TORCEDORES VÉINHOS.

    SAN7OS NÃO TEM VISIBILIDADE EM ESTADIO NEM NA TV IBOPE FRACO

  • Paulo Santos

    O que tem que acontecer é jogar mais em SP… parar com esse bairrismo de Vila Belmiro… que patrocinador ira pagar 10, 20 milhões de reais ao ano para um clube que coloca 3, 4, 5 mil torcedores em campo quase sempre sem TV???? que joga seus classicos como mandante para no maximo 10 mil pagantes? Será que o Marketing nunca pensou nisso? Gerente de Marketing serve pra que? tem que ir la brigar com o Modesto e exigir isso.. no ultimo jogo do Santos debaixo de chuva no Pacaembu tinha 16.000… se o Santos manter essa media de 15000 por jogo no Pacaembu duvido que patrocinadores não aparecerão e a TV será obrigada a transmitir mais jogos do Santos… é só pensar um pouco…

  • David Carvalho

    O time do Santos é maior que a cidade passou a hora de subir a serra e estabelecer cede na capital

MaisRecentes

STJD nega pedido do Vasco de efeito suspensivo em perdas de mando



Continue Lendo

Técnicos articulam pela redução de demissões no Brasil. Alguns cogitam até ‘boicote’



Continue Lendo

Dirigente do Flu reconhece excesso de jovens no elenco: ‘Ideal é ter mescla’



Continue Lendo