CBF vai aderir às mudanças de regras do futebol, e arbitragem terá que se adaptar às pressas para o Brasileiro



A equipe de arbitragem da CBF decidiu aderir às mudanças de regras aprovadas pela Fifa e pelo Ifab para a temporada de 2016/2017. A entidade não tinha a obrigatoriedade de adotar as mudanças, que entram em vigor a partir de 1º de junho. Mas optou por se antecipar para evitar que o Brasileirão tenha regras diferentes do mundo todo. Com isso, será necessário um grande esforço por parte dos instrutores de árbitros, já que há mudanças significativas em lances que demandam interpretação.

Um exemplo é que a orientação não é expulsar um jogador que cometa pênalti em clara e manifesta jogada de gol caso ele esteja na disputa da bola e sim dar amarelo. O vermelho só deve ser dado se o defensor, por exemplo, puxar, empurrar ou der um pontapé no adversário. Na quarta-feira, a comissão da CBF concluiu o processo de tradução do texto.

A Escola Nacional de Arbitragem vai concluir nos próximos o planejamento de orientação dos árbitros, que será em visitas a cada estado. A ideia é que os treinamentos para atualização às novas regras ocorra a partir do dia 3 de maio, portanto, há 11 dias do início da Série A.

MAIS MUDANÇAS NAS REGRAS

  • Cartão amarelo para jogador que tentar fazer gol com a mão ou evitar um gol, ainda que a tentativa não tenha sucesso.
  • Cartão vermelho para o jogador que usar força excessiva e, a partir de agora, aquele que tentar usar. Ou seja, mesmo que um suposto soco, cabeçada ou cotovelada não atinja o oponente. “A tentativa de violência é punida com cartão vermelho mesmo se não tiver sucesso”.
  • Se a bola estiver em jogo e um jogador cometer ofensa dentro do campo de jogo contra um colega de time, reserva, jogador substituído, comissão técnica ou árbitro, é marcado falta ou até mesmo pênalti, dependendo de onde o fato ocorrer.
  • Se um jogador deixar o campo de jogo como parte de uma jogada e comete uma falta contra outro jogador, a jogada é recomeçada na linha mais próxima que a falta ocorreu. Se for na direção da área, é pênalti.

O documento do Ifab – em inglês – com as mudanças pode ser visto aqui. O detalhamento das alterações está a partir da página 108.



  • Gerson Cesar Tognon

    Só não citaram a principal mudança, onde antes era: caiu na área é pênalti para o curintia, a partir de maio será: caiu em qualquer área do campo é pênalti para o curintia.

    • Diego Artur

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Resumiu perfeitamente as novas regras!

    • Jose Nazareth Ragazzini

      como o curica não tem mais batedores de penalti, a nova regra será: jogador do curica caiu no campo do adversário: é gol – não será mais necessário bater o penalti.

      • loco felizmente

        PRASS FORA , nem prass oitava kkkkk , time sem mundial que vive de erros de arbitragem e ainda quer criticar , dois pênaltis contra o Fluminense na CB ridículo você falar de arbitragem , vai curtir as férias

      • Bandsloks

        E a cada pênalti, o jogador terá o direito de enfiar a tora no seu rabo!!

    • loco felizmente

      torcedor do time sem mundial , que vive ganhando jogo com erros de arbitragem e quer falar contra a arbitragem isso pra mim é mal agradecido isso sim , partiuuuuu ,,bateu,,,, prass fora , eliminado

      • Eusei

        Kkkkkkkk

    • Eusei

      Fdp mentiroso!!! Ninguém teve + pênaltis que Santos, São Paulo e Palmerda!

    • Bandsloks

      Seu corno fdp

  • Datena

    Como sempre o brasileiro fazendo as coisas as pressas para ficar uma bostaa.
    Ao invés de dar tempo para os árbitros que já são ruins para caralhoo se prepararem melhor as regras e ja tentar adequar as novas, não, eles nem preparam os árbitros para nao cometerem erros grosseiros antigos como vao preparar os arbritos a fazerem novas merdaas jao que serão preparado as pressas.

  • Adael Alves

    Falta aderir a regra de suspensão por cartões amarelos

    • Saulo Rabelo

      Adael as regras de suspensão por cartão amarelo são de cada entidade e campeonatos. Por exemplo a Copa do Mundo que suspende por 2 cartões amarelos. Isso não esta especificado na regra do jogo e sim nos regulamentos próprios das competições.

      • Lucas Colorado

        Amigo, seu comentário não faz o menor sentido. O Adael deixou claro o regulamento de qual campeonato gostaria que fosse seguido e em qual tópico.

  • Tricolor Supremo

    Meu Deus!!!

    Haja pênalti pro curica!!!

    Peidou em campo, é pênalti pro smallzinho itaquerense!!!

MaisRecentes

CBF comprou horário na TV Brasil por preço simbólico de R$ 15 mil por jogo



Continue Lendo

Ricardo Teixeira deu ‘carona’ a presos por corrupção em avião da CBF



Continue Lendo

Liga vê Copa do Nordeste com potencial para crescer e pagar mais aos clubes



Continue Lendo