CBF inicia nova fase no controle de doping no futebol



A CBF iniciou neste mês uma nova fase para o controle de doping no futebol. A entidade foi a última a entrar em acordo com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e passará a colher amostras dos jogadores atendendo as determinações do órgão que é responsável pela área no país, como a quantidade e tipo (urina ou sangue) dos testes a serem realizados. Além disso, a CBF passa a fazer apenas a coleta do material, sendo que a ABCD é quem ficará responsável pelas análises.

A primeira iniciativa da CBF nesta nova fase do controle de doping foi realizar, na semana passada, testes surpresas em quatro jogadores do Criciúma. Apesar de já ter feito exames em atletas sem avisá-los, como ocorreu no Internacional, no ano passado, a iniciativa passará a ser rotina a partir de agora. E um planejamento já está sendo montado pela ABCD para a realização de testes em outros clubes do futebol brasileiro.

A aproximação entre CBF e ABCD também envolve a realização dos testes antidoping no Brasil, mais especificamente no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), no Rio (leia mais aqui). Desde 2013, a entidade responsável pelo futebol brasileiro tem utilizado laboratórios da Colômbia, Estados Unidos e Suíça para a realização dos testes mas a expectativa é que a CBF volte a fazer testes no país nos próximos meses.

Colaborou Rafael Valesi



MaisRecentes

Ricardo Teixeira deu carona a Rosell e Chuck Blazer em avião de R$ 40 milhões da CBF



Continue Lendo

Liga vê Copa do Nordeste com potencial para crescer e pagar mais aos clubes



Continue Lendo

Crise política breca MP que isenta atletas de cobrança previdenciária



Continue Lendo