Exigência da Wada gera impasse entre ABCD e tribunais desportivos



A exigência da Agência Mundial Antidoping (Wada) para o Brasil criar um tribunal específico para julgar casos de doping criou um impasse entre a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e os tribunais desportivos, hoje responsáveis pelos casos de doping em cada modalidade. Após reunião na semana passada, em Brasília, o discurso da ABCD, órgão vinculado ao Ministério do Esporte, é que “não há volta para a criação do Tribunal Único no país”, mas representantes dos tribunais saíram insatisfeitos do encontro.

O Brasil tem até o próximo dia 18 de março para atender as exigências da Wada. Caso contrário, pode até perder junto à agência mundial o certificado obtido no ano passado para o Laboratório de Controle de Dopagem, no Rio, realizar os exames antidoping.

A principal reclamação dos representantes dos tribunais desportivos que estiveram na reunião em Brasília é que a ABCD não apresentou os documentos que comprovem as exigências da Wada. Ficou combinado que a documentação seria enviada ontem aos responsáveis pelos tribunais. Entretanto, uma pane nos computadores do Ministério do Esporte adiou para esta terça-feira o envio com as exigências da Wada.

– O Tribunal Único será criado por mais que todos não tenham concordado – comentou Klein, que aguarda sugestões dos representantes dos tribunais para o órgão que ficará responsável pelos julgamentos dos casos de doping no país.

Presente na reunião da última quinta-feira, o procurador-geral do STDJ, Paulo Schmitt, afirmou que a omissão dos documentos no encontro em Brasília gerou “grande constrangimento” entre os presentes. E reclamou do argumento de que se trata de uma posição do governo e que qualquer divergência deveria ser resolvida nas próximas eleições.

– Não foi elegante nem adequado tratar os maiores especialistas e julgadores dessa forma – afirmou Schmitt.



MaisRecentes

Campanha ajuda Fortaleza a trazer de volta atacante Osvaldo



Continue Lendo

Ferj se surpreende com informalidade da prefeitura do Rio de Janeiro



Continue Lendo

Elenco do Palmeiras pede por Deyverson, Felipão dá chance, mas diretoria quer negociá-lo



Continue Lendo