Clubes sul-americanos criam associação para fazer frente à Conmebol



Fim do repasse de 10% da bilheteria dos jogos de torneios sul-americanos estão entre as reivindicações dos clubes

Dirigentes de cerca de 20 clubes sul-americanos decidiram criar uma associação para representar a categoria junto à Conmebol. Entre as primeiras solicitações junto à entidade que comanda o futebol na América do Sul estão o maior valor pela participação na Copa Libertadores – já que foi fechado um acordo maior pelos direitos de transmissão do torneio – e o fim do repasse de 10% da bilheteria dos jogos em competições continentais.

A criação da associação pelos clubes foi decidida em longa reunião ocorrida em Montevidéu nesta segunda-feira, 11, e as normas da nova entidade estão previstas para serem divulgadas em 30 dias. Participaram do encontro clubes da Argentina, Uruguai, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, entre eles os argentinos Boca Juniors e River Plate, e o uruguaio Peñarol.

Um dos primeiros clubes a se posicionar contra o valor repassado pela Conmebol pela participação na Copa Libertadores, o Corinthians não mandou representantes para a reunião em Montevidéu, mas o clube vê com bons olhos a iniciativa.

– Qualquer iniciativa em prol dos clubes será apoiada – comentou o vice-presidente do Corinthians, Jorge Kalil.

Segundo informações do El País, os dirigentes dos clubes também querem marcar uma reunião na próxima semana com o presidente interino da Conmebol, Wilmar Valdez, para transmitir as exigências da categoria. Os clubes também querem revisar o contrato assinado em novembro com a Fox para transmitir as competições continentais até 2018. Após essa data, os dirigentes querem que a concessão dos direitos de transmissão dos torneios seja realizada por meio de licitação.

 



MaisRecentes

Além da Copa Intercontinental, Fifa vai discutir legado da Copa-2014



Continue Lendo

Bandeira vê ‘afinação’ como novo vice de futebol do Flamengo



Continue Lendo

Presidente da Federação Paulista lamenta calendário apertado em 2018



Continue Lendo