‘Lado da torcida’ foi o estopim para saída de Fluminense e Flamengo do arbitral da Ferj



Marcelo Vianna, diretor de competições, e Rubens Lopes, presidente da Ferj (Foto: Úrsula Nery/Ferj)

Marcelo Vianna, diretor de competições, e Rubens Lopes, presidente da Ferj (Foto: Úrsula Nery/Ferj)

Os representantes de Fluminense, Marcelo Penha, e Flamengo, André Galdeano, não deixaram o arbitral da Ferj, que definiu como será o Carioca pelos próximos cinco anos, por acaso.

A indignação partiu do Fluminense, quando os seguintes itens do artigo 18º do regulamento foram levantados:

§ 5º – Nos clássicos da primeira fase, o campeão e o vice-campeão do campeonato imediatamente anterior da série A de profissionais, quando não jogarem entre si, terão o mando de campo.

§ 6º – Nas partidas realizadas no Maracanã, a associação que tiver o mando de campo terá o direito de determinar o posicionamento de sua torcida.

Ou seja, houve uma articulação para colocar no texto uma forma para que o Vasco – campeão estadual em 2014 – tenha o mando de campo contra Fluminense e Flamengo e, como consequência, possa escolher onde posicionar a torcida.

Nessa altura da reunião, a tabela da competição ainda não tinha sido sorteada (com o sorteio, o Flu ficou no Grupo A, junto com o Vasco, não enfrentando o time da Colina na primeira fase). Percebendo a trama para que o lado direito do Maracanã ficasse com o Cruz-maltino – pelo menos, segundo o regulamento -, o representante do Fluminense, Marcelo Penha, se retirou. Ele sequer assinou a presença. André Galdeano, em solidariedade, o seguiu.



  • Arturo C. Gonzalez

    Gente essa FERJ é uma piada, isso é vergonhoso! Mas também com um país corrupto, esperar oque?

  • Marccelo

    Porque Vascu não escala o Rubens Lopes para sair da vice lanterna?

  • Marccelo

    Porque Vascu não escala o Rubens Lopes para sair da vice lanterna?

  • Marccelo

    Porque Vascu não escala o Rubens Lopes para sair da vice lanterna?

  • Marccelo

    Porque Vascu não escala o Rubens Lopes para sair da vice lanterna?

  • Marccelo

    Porque Vascu não escala o Rubens Lopes para sair da vice lanterna?

  • nilo

    Eurico Cachimbau o cancer do futebol carioca, ele representa toda a podridão da falida FERJ, comprando seus componentes com dinheiro arrecadado dos clubes, este ato de mecher com a localização das torcidas: Depois torcedores entram em luta corporal e vão culpar quem… São atitudes assim que geram o vandalismo, a desmoralização do futebol no Rio – Fora Eurico Cachimbau. – fim que a ferj feche as portas já – Saudações Rubro Negra

  • Leonardo

    Pessoal é simples, basta Fla e Flu boicotarem o caixão (carioca) 2016 e jogarem a Copa Sul Minas ou excursionarem no exterior. Quero ver a FERJ e os demais clubes participantes conseguirem patrocinadores pra essa competição e a TV se interessar em transmitir algum jogo desse torneiozinho de merda. Fla e Flu deveriam boicotar sim o caixão 2016.

    • Diogo

      Cara, também me revolta esse campeonato e esse presidente de federação. Mas enquanto o Flamengo e Fluminense forem vinculados à FERJ, eles estão sujeitos a aprovação da federação para realizar amistosos!! É foda mesmo …

      • Fabio Candeia

        O carioca sempre sempre ajudou o urubu concerteza o presidente do flu e do fla estão querendo ganhar algo ai, eles nunca foram amigos sempre foi um ferrando ao outro até o ano passado quando o flu e fla compraram a portuguesa para colocar jogador suspenso para nenhum dos dois times cair para serie B… algo esta escondendo sobre essa parceria…..

        • Paulo Pinheiro

          Estranho é o Botafogo e o Vasco não caírem fora também e isolarem essa federação bagaça. Mas olhando esse regulamento exdrúxulo fica fácil entender o motivo.

    • Jorge Tricolor

      Estou de acordo !!!! Vamos boicotar o caixão/2016.. Saudações Tricolores !!!

      • Rafael

        Fregues tem sempre razão!!!!!! V-A-Z-A!!!!KKKKKKK

    • William

      Fla e Flu? Os mulambos ainda têm torcida pra encher estádio, mas se o FlorminenC for pra Sul Minas não fará a MENOR diferença. Ou fará, já que não teremos nosso maior freguês pra nos ajudar. SV

    • Carlos Cesar

      Simples, manda uma carta à federação se desvinculando dela. Aí vão disputar o campeonato de marte.

    • Rafael

      O fluzinho quer boicotar para não aumentar a freguesia.Depois não vão querer jogar o Brasileiro tb. O mulambo pq os juizes pararam de dar aquela mãozinha!!!!Tudo tem explicação!!!!KKKKKKKKKKK!!!!!!

  • Leonardo

    E tem mais, existe uma grande possibilidade de vascaindo e Buáaaaaaatachoro estarem na série B do brasileiro no ano que vem. o vascaindo vai cair e Buáaaaaatachoro não vai subir, e deixa eles continuarem fingindo que são grandes.

    • Fabio Candeia

      vamos cair não acho que vamos comprar o coritiba ou goias e fazer igual ao urubu e flores que pagaram a portuguesa para colocar jogador suspenso para perde pontos e cair para serie B no lugar de vocês.

  • Jorge Tricolor

    Outra MANOBRA p/favorecer o vasquin.. AInda vem alguns falar que do FLU. Vamos participar da Sul Minas e esquecer o caixão/2016.

    • Fabio Candeia

      Mano vcs do flores não tem nem vergonha na cara de falar mal do vasco, que sempre fica sedendo o são januário para jogos de vocês, cara vocês tem que levantar a mão para o alto e agradecer porque vocês não estão na serie C por causa do Eurico Miranda presidente do vasco, o time que mais foi ajudado pelo vasco era os flores e vocês sempre com falsidade fazendo propostas para tirar o jogador de la lembra do leandro amaral…. não vem falar de favorecer não era para vocês esta na serie B esse ano mais como conseguiram uma virada de mesa e comprar a portuguesa para colocar jogador suspenso em campo estão na serie A …

      • alan

        mano é o caralho…pra começo de conversa….segundo vascomedia….terceiro vascomedia….quarto vcs nao cedem…alugam….para de falsidade…e vai conhecer a historia de merda desse clube nanico antes de falar de alguem….clube que jogou serie C do carioca……serie b do carioca e se nao fosse pelo flu emprestar o estadio nao poderiam ter subido de divisao…..virador de mesa de 84 e 86….quer falar o que????cala a boca porra

      • RODOLFO

        Boa piada, mostra seu pouco conhecimento das coisas. Até a “virada de mesa” que tanto fala, não sabe de nada do que aconteceu. Pesquise, pesquise e veja quem foi, realmente, favorecido nessas ações.

        • Carlos Cesar

          o Fluminense subiu direto da série C para a série A. No mesmo campeonato, com o mesmo regulamento se não me engano o Malutron disputou oitavas de final da João Havelange contra o Cruzeiro, mas não ficou na série A no ano seguinte. Não existe argumento pra isso. Fora o caso do rebaixamento de 96, que Fluminense e Bragantino não tinham nada haver com o caso, Ivens Mendes, foram rebaixados, e numa canetada voltaram para a série A. Lembra disso?

    • Rafael

      Se Fla ou Flu quiser participar de qualquer outra competição fora de seu estado,pode levar o futebol brasileiro ao fim. Caso queiram disputar qualquer uma competição, que comecem na ultima divisão,caso contrário vão chover liminares de outros clubes,que estarão cobertos de razão.Para participar da Sul-Minas teria q começar a disputa pela 3ª divisão de Minas,caso contrário,qualquer clube da 1ª teria direito tb. Futebol é coisa séria. Ninguêm pode falar que vai participar e participa sem respeitar os critérios.

      • Smith

        Não sei de onde vc tirou isso Rafael… A copa Sul/Minas é um campeonato “extra”, fora do calendário oficial da CBF e organizada pelas federações envolvidas. Logo, elas convidam quem elas quiserem. E elas sabem que ser a dupla Fla/Flu participar, o retorno publicitário será muito, mas muito maior!!!

  • luis augusto rodrigues

    nao convidaram a poliçia federal para o arbitral.

  • Luiz Pragana

    Ficamos aqui dando nossas opiniões, e creio que isso seja correto. Mas precisamos nos mobilizar e fazer algo de concreto! Como torcedores, de FLU e FLA, devemos apoiar as nossas diretorias e começar uma campanha para nenhum torcedor dessas duas torcidas, irem aos estádios. Mesmo que nossos times sejam abrigados a participar desse campeonato falido, (mesmo que com time reserva, ou do sub 20). Sei que para quem gosta é difícil, mas precisamos fazer algo relevante, e não só demonstrar nossa indignação nas redes sociais.

    • Washington Figueira

      Concordo!

    • Carlos Cesar

      por mim o Vasco já teria abandonado esse campeonato também. Colocar o Sub 20, mas prevendo isso o regulamento só autoriza 3 jogadores dessa idade. O Vasco perdeu o lado do Maracanã, blz, contrato e tal. Mas com mando de campo a seu favor deveria ter o direito de mandar os clássicos com torcida única, seja no Maracanã ou no inferno. O que vocês querem também é que o Vasco perca o lado do Maracanã e ainda seja obrigado a mandar seus jogos lá contra o Fluminense, daí tudo o que vocês estão reclamando cai por terra. Direitos iguais. A casa do Flamengo e do Fluminense não é o Maracanã? A casa do Vasco é onde ele quiser, e tem que ter direito à 90% dos ingressos para seus torcedores.

      • Smith

        A casa do vice da gama é a pocilga de São Januário. Então lá, ele faz o que quiser! Se quiser jogar no Maracanã, tem que assinar o contrato!!!

        • Carlos Cesar

          POCILGA MAS FOI CONSTRUÍDA PELA TORCIDA E É DO VASCO. QUAL O ESTÁDIO DE VOCÊS? ALÉM DISSO JOGAMOS NO MARACA MESMO SEM CONTRATO.

          • Smith

            Construída pela torcida em 1940. Hoje tá decadente e completamente obsoleto. Só cabe mesmo a pobre e sofrida torcidinha do vasco… E sem água!

          • Carlos Cesar

            construído quando? vá ler um pouco mais, depois volte aqui sem falar merda sobre o que não conhece. Bom deve ser a gávea, que não pode receber um jogo de portões fechados porque até o carrinho da maca é carro de mão de pedreiro.

          • Smith

            O ano não importa, e sim a época. Quanto a carrinhos-maca, o Fla tem 4. O episódio não foi na Gávea, e sim no CT. E se tinha carrinhos de mão, é pq a obra do CT está em execução. O que já é uma vantagem. Quanto à estádio. Hoje só não existe um moderno estádio na Gávea, por causa de políticos corruptos (quase sempre torcedores viceìnos), que sempre negam ou atrapalham a construção de qualquer coisa na Gávea. E recentemente, as barreiras levantadas para a não construção de um estádio para o Flamengo, envolve a negociata com o consórcio Maracanã.

          • Carlos Cesar

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk agora conta a do padre

          • Smith

            …continuando. Várias barreiras são impostas ao Flamengo para ele não ter o seu estádio. Até um ginásio de pequeno/médio porte estão fazendo de tudo pra embarreirar! Esses viceínos corruptos, que estão no poder e que negociaram para privatizar o Maraca, em detrimento dos clubes em troca de propina (e das grandes), fazem de tudo para os clubes ficarem dependentes do Maraca e assim darem lucro ao consórcio! E tanto o prefeito, quanto o governador, que fizeram essa negociata são vascaínos!!!

          • Marcelo

            Kkkkkkkk rapaz não leva isso muito a sério Vc vai ter um.colapso nervoso! O flamengo não tem.estádio por que não quer! Nos anos 80 ganhou muito dinheiro e seus dirigentes apenas meteram a mão! No futebol carioca a corrupção é grande em qualquer tome amigo! Não leve.isso para o lado pessoal se não Vc vai ficar doido

          • Smith

            Sim, nos anos 80 ganhamos muito dinheiro, mas não tanto quanto hoje. Desses recursos, q não foram roubados pelos dirigentes é que foi adquirido o terreno, onde hoje está sendo construído o atual CT. Sobre o estadio na Gávea, onde o terreno foi cedido em troca ao antigo campo no bairro do Flamengo, é e sempre foi para a construção do estádio! Mas os políticos é que não deixam… Se vc procurar saber como foi a negociata do Maracanã, vai perceber que não é somente o Flamengo que é prejudicado, mas o futebol do Rio como um todo…

          • Marcelo

            Pois foi exactamente isso que disse!o futebol carioca é o mais corrupto do Brasil! Já morei em vários estados e cidades no país e vi isso não me disseram! A corrupção no rio é a maior e atrapalha todos os times principalmente os pequenos! O flamengo não tem um património maior devido a corrupção do próprio time pois o dinheiro dos anos 80 dava muito bem para isso já que outros times de outros Estados souberam investir!na década de 80 o flamengo tinha um super times e ganhou muita torcida com isso mas a corrupção estragou tudo! Mas não leve isso para o lado pessoal pois este espaço é para um tirar sarro da cara do outro o futebol vive disso,da rivalidade entre as torcidas senão acaba o futebol!abraço

          • Carlos Cesar

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quer dizer que os Vascaínos estão dificultando a vida do Flamengo com o Maracanã? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Smith

            não! só os corruptos…

          • Carlos Cesar

            Negociamos com a CEDAE e já temos água de novo, e vocês continuam sem estádio

          • Smith

            Duvido, acho que fizeram é um “gato” na rede de água!!!

          • Marcelo

            Nem pocilga eles tem…

      • Marcelo

        O flamengo nunca respeitou contrato e agora falam em contrato?em 87 todos os times assinaram e concordaram com o regulamento mas na final o flamerda não quis jogar com o Sport! Tomara que flamerda e seu baba ovo florzinha deixem o carioca mesmo! Vasco não depende deles para nada

        • Smith

          O vasco depende do Flamengo, sim! Pois como o timeco vai se comparar com um grande? Respeito a contrato? Marcelo, vc nem era nascido á época, e fica aí vomitando besteira… Todos do clube dos 13, + os 3 incluídos na 1ª divisão de 87, assinaram e votaram à favor do não cruzamento, e isso no início do campeonato. Posição que foi mantida durante todo o certame, inclusive pelo senhor Eurico Miranda. Esse, só mudou de lado, após o Flamengo se sagrar campeão!!! Se fosse qualquer outro time, esse corrupto senhor tinha mantido a sua posição! Mas esperar o quê de um viceíno invejoso…

          • Marcelo

            Poxa cara muito obrigado! Tenho 40 anos e já era nascido na época! De qualquer forma lembro muito bem que todos concordaram com.o regulamento e o regulamento faz lei entre as partes da mesma.forma que um. Contrato se Vc for da área do direito sabe disso! Mas o urubu tá com trauma do Vasco pois perdeu para o doriva ex Vasco e para a macaca com camisa parecida com.a do Vasco! Kkkkkkkk abraco amigo

  • Washington Figueira

    VERGONHA, Campeonato muito tradicional na mão de um BANDIDO E SAFADO COMO ESSE RUBENS LOPES, ariticulado com aquele PILANTRA do Eurico Miranda. Deveriam todos serem presos junto com o Marin.

    • paulo

      Na hora que ganharam roubado (FRAMERDA) vcs não reclamaram que o RUBENS LOPES era safado né?

  • Zezinho

    A torcida do Vasco tradicionalmente fica no lado direito ….Que se defina de uma vez isso e pronto..porque sempre favorecer flaiido e florminenC?

    • RODOLFO

      Por que o Maracanã se remodelou, não é mais o antigo, com organização da SUDERJ. Sabe o que é contrato, pois é, os clubes assinam isso e precisa ser respeitado. O Vasco não quis, então não adianta reclamar agora…

  • salatiel

    Não sei porque a dupla Fla-Flu, mandou representantes. Todos sabiam que a Ferj tem dono(Eurico Miranda), por tanto, o regulamento sempre vai favorecer o time dele.

    • carlos roberto

      A ideia é que o Fluminense e Urubu formem um time só. Pois, a história do Urubu está representada nas letras da sua camisa. (CRJ) Clube resto do Fluminense. Fica então tudo certo.

  • anderson

    pessoal, entendam bem a situação…. Não precisamos discutir…. só gostaria de ver um campeonato carioca ter destaque em alguma coisa sem o flamengo participando…. A grande preocupação da FERJ é isso… Sem FLAMENGO nao tem audiencia, sem audiencia, nao tem dinheiro da televisao e a FERJ se ferra.

    • carlos roberto

      Fiquei na dúvida…você está falando de que time…o nome falado por mais da metade da torcida é framengo e dizem que é um time sem probrema, mas a maioria não sabe nem o nome do goleiro…dizem que é o bruno…O urubu é o time da mídia. Quem não e nada e flamengo. Aprende a ler muda de time. Quem dá audiência é o fla ou fra?

      • José Carlos Cataldo de Barros

        Amigo, lendo o seu comentário vejo que deva ser um Vascaíno frustrado em ver e não conseguir aceitar a verdade que todos sabem como sendo o Flamengo o maior Clube do Brasil e o carro chefe das receitas para que o seu pequeno Clube sobreviva. Amigo entenda que com o Eurico Miranda comandando esta FERJ nem o Vasco se beneficia, pois todos aqueles que hoje estão ao lado desta Federação serão prejudicados em detrimento ao Vasco. Chega, basta não dá mais para aguentar tamanha ditadura.

  • anderson

    O melhor que pode acontecer para o campeonato carioca, é realmente a dupla FLA-flu nao participarem, somente assim todos conseguirão entender que o vasquinho nao da retorno financeiro pra federação nenhuma…

  • sad

    Quanta dificuldade da FERJ em respeitar contratos… Vergonha do futebol! #FORAFERJ

  • Luiz Carlos Bastos

    vascaindos da 2ª divisão, falando de virada de mesa, e a copa João Havelanje,
    Que aquela pocilga podre do estádio São Januário desabou a metade, e que pelo regulamento eles perderiam o título.

  • Jeff

    Agora o Vasquim tá com medo de jogar em São Januário… esse Eurico é uma piada ambulante.

  • Leonardo

    A verdade é que Fla e Flu são grandes e vascaindo e Buáaaaaatachoro são pequenos, num ano eles disputam a série a e no outro a série B, ficam se revezando, mas ano que vem não terá jeito, ambos disputarão a série B. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Antonio

    Parece coisa de criança…Quando crescerão esses dirigentes? De todos os lados da questão.

  • José Carlos Cataldo de Barros

    Porra! enquanto existir Eurico Miranda manipulando a atual diretoria da FERJ o campeonato Carioca será esta bagunça e não veremos a união de Flamengo e Fluminense com os outros Clubes que continuarão a serem manipulados pelo Vasco (Eurico Miranda) chega não dá mais e que Fla X Flu saiam e deixem o Vasco o Botafogo e os demais Clubes neste campeonato Carioca de bosta.

  • Marcelo

    Que vá embora e nunca mais voltem! Flamengo e fluminense que disputam o Paulista ou o mineiro!!

  • musical ecletico

    pra que fla flu se preocuparem com isso, o vasco daqui pra lá fecha as portas kkkkkkkk

  • Fabio Fernandes

    O vascaindo tem que ficar no lado direito do campo do aterro do flamengo!kkkkkkkk vasquin já acabou faz muito tempo!

  • Fabio Fernandes

    Olhem a cara do eurico merdanda, já está com um pé na cova! kkkkkkkkkkkk

MaisRecentes

Além da Copa Intercontinental, Fifa vai discutir legado da Copa-2014



Continue Lendo

Bandeira vê ‘afinação’ como novo vice de futebol do Flamengo



Continue Lendo

Presidente da Federação Paulista lamenta calendário apertado em 2018



Continue Lendo