ABCD receberá atletas de federações internacionais para controle de doping



Segundo Marco Aurelio Klein, secretario nacional da ABCD, número de atletas controlados pelo órgão deve aumentar

Órgão do Ministério do Esporte, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) ficará responsável pelos testes antidoping de atletas brasileiros que hoje são supervisionados pelas federações internacionais de suas modalidades. Isso poderá ocorrer com os esportistas que foram selecionados para o Sistema de Localização, que foi criado pela agência internacional antidoping (WADA) para análises feitas fora do período de competições. No Brasil, essa lista abrange cerca de 200 atletas.

Repasse de atletas
A Federação Internacional de Atletismo (Iaaf), por exemplo, mantém quatro esportistas brasileiros em sua lista de atletas supervisionados através do Sistema de Localização. Entre eles, está a campeã mundial de salto com vara, Fabiana Murer. “Quem está nesse grupo, as federações poderão repassar para o Brasil fazer os testes”, diz Marco Aurelio Klein, secretário nacional da ABCD.

De perto
No próximo dia 13 de maio, Marco Aurelio Klein e o ministro do Esporte, George Hilton, estarão em Montreal, no Canadá, para acompanhar a reunião semestral do Comitê Executivo da agência internacional antidoping (Wada). Na pauta do encontro está a recuperação do credenciamento do laboratório brasileiro que é responsável pelos testes antidoping no país após ficar dois anos descredenciado junto à entidade.

Sem palavras
O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, não quis comentar a proposta de repassar os custos de pelo menos R$ 19,5 milhões da reforma de um dos prédios da sede palmeirense aos cerca de 12 mil associados do clube. O fato é um dos imbróglios da parceria entre Palmeiras e Wtorre. “É um assunto interno do clube e o que for relativo à arbitragem eu não comento”, afirmou Nobre.

Improdutivo
Enquanto o rival Palmeiras oferece um contrato de produtividade a Valdivia para renovar seu contrato, o gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar, diz ser contra esse tipo de acordo. Na avaliação do dirigente, vincular o pagamento dos salários ao número de jogos do atleta pode gerar conflitos caso o técnico opte por escalar outro jogador do elenco. “É um tipo de contrato que não me agrada”, diz Gaspar.

Possibilidade
Já em relação às negociações para renovar os contratos dos atacantes Emerson Sheik e Paolo Guerrero, Edu Gaspar diz que “não está descartada” a possibilidade de um acordo de apenas três meses com os jogadores caso o Corinthians chegue às finais da Libertadores. O vínculo do clube com ambos os jogadores se encerra em julho, sendo que a partida decisiva do torneio sulamericano será dia 5 de agosto.

Bom retorno
De acordo com Maurício Slaviero, diretor da Vicar, organizadora da Stock Car, a categoria tem contribuído muito para a economia das cidades que recebem etapas da competição. Segundo o dirigente, o valor movimentando vai de R$ 8 a 10 milhões por fim semana com as cerca de duas mil pessoas entre imprensa, pilotos, equipe e público.

Exemplo
Em sua primeira temporada na MLS, a liga americana de futebol, o Orlando City, time do brasileiro Kaká, já deu retorno para a cidade que é famosa pelos parques da Disney.

Mais de 120 mil torcedores de 27 países diferentes acompanharam os três primeiros jogos do time no Orlando Citrus Bowl, que foram transmitidos para mais de 110 países.

A chegada do time também reforçou a campanha para Orlando ser uma das sedes da Copa América 2016, e a estrutura da equipe já foi utilizada pelas seleções do Canadá e Islândia, além de a região ter sediado a Flórida Cup, que contou com Corinthians e Fluminense.

Já fora dos gramados, uma corrida de rua de 5 km foi promovida para os torcedores do time e até um desfile de moda com os jogadores do Orlando City já foi realizado.

De Letra

“Foi o que sobrou para nós já que não tivemos competência para obter uma posição melhor”

Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, sobre o time ter ficado na 4ª posição entre os grandes no Paulista e ter que jogar um jogo decisivo no domingo às 11h da manhã.



MaisRecentes

Além da Copa Intercontinental, Fifa vai discutir legado da Copa-2014



Continue Lendo

Bandeira vê ‘afinação’ como novo vice de futebol do Flamengo



Continue Lendo

Presidente da Federação Paulista lamenta calendário apertado em 2018



Continue Lendo