CBF quer aprimorar exame antidoping no futebol



CBF realizará cursos para os profissionais da área de controle de dopagem da entidade em conjunto com a ABCD (Crédito: Agência Brasil)

De olho no maior número de atletas brasileiros pegos no exame antidoping, a CBF pretende qualificar sua equipe na área para aprimorar os testes feitos no futebol. Até junho, a entidade irá realizar dois cursos em parceria com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), do Ministério do Esporte: um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. “A recomendação ao futebol é realizar testes mais específicos e com maior qualidade”, explica Marco Aurélio Klein, secretário nacional para a ABCD.

Aprendizado
Além dos cursos para os profissionais que atuam na área antidoping do futebol brasileiro, CBF e ABCD realizarão ainda um curso específico voltado aos jogadores. Entre os temas do encontro estão os medicamentos que podem incorrer em doping, os males causados à saúde dos atletas pelas substâncias ilegais e as punições aos diferentes casos. O curso para os atletas será realizado em abril, no Rio de Janeiro.

Estão de olho
Entre as modalidades que a ABCD tem dado atenção especial está a corrida de rua. Na avaliação da entidade do Ministério do Esporte, a modalidade cresceu muito no país mas o controle de doping é praticamente nulo. A atuação da ABCD junto às corridas estará voltada aos atletas profissionais e semi-profissionais.

Assumindo o cargo
Novo diretor de futebol do Corinthians, Sérgio Luiz Janikian inicia os trabalhos no cargo na tarde de hoje, quando irá se encontrar pela primeira vez com o elenco corintiano que estará concentrado para o jogo desta noite contra o São Paulo. Após se apresentar aos jogadores, Janikian irá junto com a delegação do time para a Arena Corinthians para acompanhar o clássico pela Copa Libertadores. Ele passa a ocupar o cargo deixado por Ronaldo Ximenes.

Legado da Copa
Os torcedores que forem ao Beira-Rio assistir ao clássico Gre-Nal, no próximo dia 1º, terão trechos das duas principais vias de acesso ao estádio destinados ao público que irá ao jogo a pé. Denominada “Caminho do Gol”, a iniciativa voltará a ser realizada após ter sido bem sucedido durante a Copa-2014.

Nova casa
O Instituto Tênis, centro de desenvolvimento de jovens tenistas, tem procurado terrenos na grande São Paulo para construir uma sede própria do projeto. Atualmente, o local ocupa parte da Academia Slice Tennis, localizada em Alphaville, a 30 km da capital paulista. A expectativa da administração é definir o novo espaço ainda este ano e a aquisição da própria Academia Slice Tennis não está descartada.

Local estratégico
Por trabalhar com jovens tenistas de 6 a 18 anos de vários estados do país, o Instituto Tênis faz questão de que a sede do projeto esteja próxima de um aeroporto. Esse foi um dos motivos para a instituição ter recusado um terreno em Bertioga, no litoral paulista. Apesar de ser um dos projetos que mais capta recursos através da Lei de Incentivo ao Esporte, a expectativa é que nova sede do Instituto seja bancada diretamente por um patrocinador.

Contraponto
Em sua página na internet, o 2º Batalhão de Polícia de Choque tem uma seção de “Dicas ao Torcedor”, onde dá várias sugestões aos que vão aos estádios de futebol.

No documento, há dicas como comprar ingressos antecipadamente para evitar filas e saber o setor e portão de entrada da torcida do time antes ir ao estádio.

Mas há também sugestões de segurança cujos pontos citados deveriam ser de responsabilidade da própria corporação.

Em uma das citações, diz que o torcedor “não é obrigado a pagar guardadores” e diz para “não confiar em flanelinhas”, como se essas atividades estivessem dentro da lei.

Mas como fundo de tela da página, a imagem publicada pelo 2º Batalhão de Polícia é de um estádio em calmaria, com toda a proteção feita pelos policiais.

De Letra

“É inadmissível as autoridades não resolverem o problema”

Carlos Miguel Aidar, presidente do São Paulo, sobre ter que disponibilizar ônibus para os torcedores do clube irem ao jogo contra o Corinthians na noite de hoje.



  • a

    }

MaisRecentes

‘Agressividade’ de Mattos no mercado rende brincadeiras nos bastidores



Continue Lendo

CBF planeja Seleção de Masters para 2018: projeto social e de imagem



Continue Lendo

CBF ‘absolve’ árbitro que não viu confusão Vizeu x Rhodolfo, mas STJD vai analisar



Continue Lendo