São Paulo pode entregar Taça das Bolinhas ao Flamengo



Por conta do imbróglio entre São Paulo e Flamengo, Taça das Bolinhas está atualmente na Caixa Econômica Federal

A antiga disputa pela Taça das Bolinhas envolvendo São Paulo e Flamengo pode ter um fim na próxima terça-feira, 10, durante a reunião do Conselho Deliberativo do clube paulista. No encontro, o presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, colocará para votação dos conselheiros a entrega ou não do troféu ao clube carioca. “O Conselho decidirá soberanamente o que fazer e eu cumprirei a decisão”, afirmou Aidar. Por conta da disputa, a Taça das Bolinhas está em poder da Caixa Econômica Federal.

X da questão
No final de 2013, durante sua campanha para presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar já havia manifestado a intenção de acabar com o imbróglio da Taça das Bolinhas entregando-a ao Flamengo. O ponto central da disputa é o reconhecimento do rubro-negro carioca como campeão nacional por ter conquistado a Copa União, em 1987. O torneio foi criado pelo Clube dos 13, que à época era presidido por Aidar.

Em pauta
Na reunião do Conselho são-paulino também será apresentado aos dirigentes o plano de gestão administrativa do Instituto Áquila, que faz consultoria no clube há sete meses. O projeto tem como meta a redução de 20% dos custos e alta de até 15% das receitas a cada um dos departamentos, que precisam apresentar resultados mensais de suas atividades.

Dentro da arena
Completando dois anos esta semana, a rede de lojas Academia Store, do Palmeiras, prepara a abertura de uma unidade dentro do Allianz Parque. Sem data para ser inaugurado, o estabelecimento deve ficar no lado leste do estádio, cuja entrada é feita pela Rua Padre Antônio Tomás. Até o momento, a rede tem atuado através de quiosques no estádio. Contra o Corinthians, no próximo domingo, serão instaladas seis unidades.

Imobilizado
O doping de Anderson Silva não poderia ter ocorrido em pior hora. O lutador está no meio das negociações com a Budweiser para renovar o contrato de patrocínio que está próximo do fim. A marca foi a única a manter o acordo com o brasileiro no período em que ele ficou afastado dos octógonos por lesão. Questionada sobre o impacto do caso de doping no acordo, a Budweiser informou que não irá se pronuciar neste momento.

Em duas rodas
Os amantes do tênis que forem ao Rio Open assistir jogos de Rafael Nadal & cia. poderão chegar ao Jockey Club de bicicleta. Patrocinador do torneio, o Itaú irá disponibilizar estações de bicicletas no estacionamento do evento. O uso do veículo será incentivado pelo banco em estações de metrô próximas do clube e o aplicativo da iniciativa terá bolinhas de tênis para indicar os pontos de retirada das bikes.

Base em debate
As categorias de base serão o tema central do encontro Footlink, que ocorre na próxima segunda, 9, no RJ. Estão confirmados Ney Franco, campeão mundial sub-20, Paulo Carneiro, ex-presidente do Vitória, Osmar Loss, técnico do Corinthians sub-20, e Marcelo Teixeira, gerente de futebol do Fluminense.

Dissidente
Candidato a presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF) na eleição de abril, o advogado Juliano Tetto pretende criar uma liga formada por clubes de cidades com mais de 20 mil habitantes do estado caso seja eleito.

Segundo ele, “é preciso preencher o calendário da maioria” para que o futebol se fortaleça na região. Outra ideia é a criação de uma sub-sede no interior do estado visando agilizar os processos junto à entidade.

Membro do Comitê Executivo de Curitiba para a Copa do Mundo de 2014, Tetto prestou serviços de advocacia à FPF durante toda a gestão do atual presidente Hélio Cury, que será seu adversário na disputa para comandar o futebol paranaense.

Tetto lidera um grupo com pelo menos outros três diretores dissidentes da administração Cury na entidade.

De Letra

“Recebo muitas consultas pois a maioria dos atletas não sabe o que é direito de arena”

Filipe Rino, advogado do Sindicato dos Atletas de SP, sobre a parcela a que os jogadores têm direito em relação às cotas de TV recebida pelos times.



  • Aidar, fazedor demédia….o s.paulo ganhou primeiro que o flamengo o quinto titulo, mesmo porque agora oficialmente o titulo de 87 é do sport….o s.paulo iria fazer um papelão se der a taça ao flamengo, primeiro porque iria reconhecer o titulo de 87 pro fla e não pro sport,o que seria anti etico por parte do s.paulo ao time pernambucano, e segundo por realmente o s.paulo ganhou o quinto brasileiro quando o flamengo tinha só 4…Vai ser lamentável se o spfc resolver entregar a taça pros cariocas

    • raniery

      SE VOCÊ PESQUISAR QUEM FEZ A BAGUNÇA FOI A CBF, A COPA UNIÃO FOI CRIADA PORQUE NAQUELE ANO A CBF ESTAVA FALIDA E NÃO TINHA CONDIÇÕES DE ORGANIZAR O CAMPEONATO BRASILEIRO. ENTÃO OS CLUBES DE MAIOR TORCIDA SE REUNIRAM E CRIARAM O CLUBE DOS TREZE QUE ORGANIZOU A COPA UNIÃO. A CBF FICOU ENCARREGADA DE ORGANIZAR O CAMPEONATO DA SERIE B NA QUAL O SPORT FOI O CAMPEÃO, A CBF VENDO QUE A COPA UNIÃO FOI MUITO ORGANIZADA E TEVE ATÉ HOJE A MELHOR MÉDIA DE PÚBLICO DA HISTÓRIA DO CAMPEONATO BRASILEIRO PARA NÃO FICAR PARA TRAZ EXIGIU O QUE OS CAMPEÕES E VICES JOGASSEM ENTER SI. O CLUBE DOS TREZE NÃO ACEITOU. ENTÃO ESSE EMBRÓLIO ACONTECE ATÉ HOJE.

      • Raniery, parabéns

      • Se fizer uma pesquisa bem apurada, verá que o sport foi rebaixado no brasileirão de 1986, sequer poderia participar do brasileirão de 1987…Quanto à decisão na justiça sobre esse imbróglio, só terminará com o trânsito em julgado, fato que ainda não aconteceu. Lembrando que, entrar na justiça antes de terminar as fases administrativas (na esfera esportiva) é inconstitucional, e foi isso que o sport fez, contudo, do outro lado é o flamengo, e por ser o flamengo já sabemos, o resto do país é contra.

        • Matanza

          Tem certeza disso, no brasileiro de 86 tinha 48 clubes e o Sport ficou em vigésimo oitavo.
          Se não sabe fica quieto.

          • Thiago

            Segundo o jornal O Estado de São Paulo de 26/09/1986 (pág.14),21 o regulamento do Campeonato Brasileiro de 1986 determinaria 24 clubes na Primeira Divisão em 1987

            Se não sabe fiQUE quieto

          • Aquiles

            vitoria, sport e bota rebaixados no Brasileirão 1986:
            https://www.youtube.com/watch?v=XIfb1-LdaP0

        • Paulo

          Inconstitucional seria negar o acesso ao judiciário por não ter esgotado a esfera administrativa.

          Módulo Amarelo poderia ter times de menor expressão, mas não era uma “Segunda Divisão”. O Vice-Campeão do Campeonato Brasileiro de 1986 seria rebaixado? O Guarani era o vice-ccampeão de 86 e jogou o Módulo Amarelo.

          Entretanto, sou SãoPaulino e concordo em devolver essa taça para o Flamengo. O SPFC na época concordou e não pode ficar mudando de posição, sendo antiético

        • sérgio

          Em 2000 o Vasco não precisaria entrar em campo contra o São Caetano . Vai catar coquinho .

          • A diferença é que em 2000 o cruzamento com a série B tava no regulamento. Em 87 não.

      • ALBERTO COSTA

        FALOU TUDO

      • O clube dos 13 foi contra o cruzamento dos modulos verde e amarelo muito antes do Flamengo ser campeão e adivinhem quem era o presidente do clube dos 13 na época… o AIDAR… SRN CRN 415312

      • Marcelo

        Raniery expos a verdade.

    • oscar de melo

      Concordo co você.Título só vale se for oficial.A FIFA nunca participou ou oficializou a Copa Toyota Intercontinental que tanto falam que é mundial.

      • sincero

        não foi a FIFA e muito menos a CBF que criou o futebol, não vai ser uma homologação ou não deles que vai decretar o campeão de um campeonato!!!!

      • Alexandre Coelhão

        Mas que engraçado, tem time que alega ter mundial tendo entrado como convidado e NUNCA tendo ganho uma libertadores, teve time que foi duas vezes vice da libertadores, uma delas sendo “convidado” hahahah, tem time que “lutou arduamente” na justiça para ter um título de um torneio caça níqueis em 1951 ???!!!…agora quando são Títulos do Mengão aí não vale, bando de palhaços isso sim.

      • Alan Crato-CE

        Participou sim, se você assistir vídeos desse campeonato vi ver pessoas com batas da FIFA e banner’s ao redor do campo, acontece é que ela ainda não lucrava com o tal campeonato e depois que viu o poder aquisitivo e capitalista como soberania do futebol achou-se no direito de organizar e aí sim visando só lucrar.

    • Jose Antonio

      Senhor Francisco, 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992 = a 5, isso implica dizer que, o Flamengo chegou ao quinto titulo bem antes do que o senhor pensa, acho correto Aidar tomar essa atitude, ate por que ele estará corrigindo um erro em que ele foi de um que os cometeu!

    • Jan Marcel

      Anti ético é vc que teima em não reconhecer um título que seu próprio time disputou. Vc é uma vergonha para os torcedores brasileiros

    • blz então francisco,o são paulo tem jogar com time da segunda divisão campeão de 2006,2007 e 2008 para ser campeão brasileiro,acho que é o correto ou não,o são paulo não fez parte do clube dos 13,e foi a favor do flamengo na época,vc não acha???

    • alex

      A questão não é oficial, a questão é mora. Em 1987 a CBF estava falida, o Clube dos 13 realizou o campeonato brasileiro de futebol, no qual o Clube de Regatas do Flamengo foi campeão em cima do Internacional de Porto Alegre, 1 a 0. Se o Clube dos 13 não realizasse o campeonato, o Sport Recife não seria “campeão”. O Clube de Regatas do Flamengo foi campeão dos brasileiros de 1980,1982,1983,1987.1992 e 2009, no qual a conquista do campeonato de 1992 deu o direito de posse ao Flamengo do título de Primeiro pentacampeão brasileiro de futebol, assim ficar com a “Taça das Bolinhas”. Quem tem o mínimo de ética, moral e conhecimento sobre o futebol brasileiro admite que o Flamengo é o detentor por direito da Taça das Bolinhas.

    • Carlos Eduardo

      Flamengo Hexacampeão! Pega o seu recalque e senta aqui _I_ Francisco kkkkkkkkkkkkkk

    • Adriano

      Meu caro o São Paulo é muito grande assim como o Flamengo, não precisa disso…são os dois clubes mais conhecidos lá fora….junto com o Santos….a realidade é que o Flamengo que tem fama de ser ajudado… foi assaltado nessa questão e mais uma vez sr eurico miranda envolvido….O são paulo por ser um nobre clube reconhecendo o assalto que fizeram ao flamengo deveria ser orgulhar…

      • jorge luiz silva

        Se o São Paulo realmente entregar a taça a quem realmente é o dono o FLA, serei mais um torcedor tricolor!

    • augusto fernando

      o mano vc não deve ter lido bem o que aconteceu em 87 o campeonato começou feito pelo clubes dos 13 e federação fez outro campeonato depois eles mudaram as regars com o campeonaro ja no fimal não havia cruzamento entre as equipes por isso o flamengo é realmente o campeão ver bem e depois fala mano

    • edu

      francisco sera a maior justiça do futebol braSILEIRO PORQUE FOI NA EPOCA P ERA O PROPIO MANDATARIO DO SP QUE MANDAVA E QUE ATE ENTAO EM COMUM COM OS OUTROS CLUBES QUE PARTICIPARAM COMCORDARAM QUE O CAMPEAO SERIA O DA COPA UNIAO O FLAMENGO GANHOU JOGANDO COM TODOS OS MELHORES A UNICA INJUSTIÇA FOI COM AMERICA DO RIO E O GUARANI .O FLAMENGO DE ZICO LEANDRO ZINHO BEBETO RENATO GAUCHO ANDRADE ZE CARLOS LEONARDO ALDAIR ETC FOI O CAMPEAO DE DIREITO E QUASE A BASE DA SELEÇAO DE 94 QUEM ÉRA O SPORT NAO VALE OLHAR NA NET
      OUTRA COISA VC DEVE SER SP ISSO QUER DISSER QUE VC E AMESMA COISA QUE ACEITA AQUELE MUNDIAL DFO TIMIM DE 2000 QUE NAO GANHOU LIBERTADORES ATE ENTAO E FOI CAMPEAO DO MUNDO.
      NO FUTEBOL FOMOS OS VERDADEIROS CAMPEOES

    • Josean Rodrigues

      Vergonhoso é o Sport se declarar até mesmo campeão do modulo Amarelo. Pois nunca foi decidido, empataram até na cobrança de penaltis 11×11. O Guarani com os mesmo direitos nunca ficou com essa farofada do ixporti, time recalcado.

      O São Paulo, com o Aidar presidente na época, concordou juntamente com os 16 times da copa união. só depois a CBF mudou as regras. eu acompanhei tudo e quem não acompanhou que vá pesquisar no lugar correto.

    • Osvaldo RM

      Ola Pessoal. Vamos cai na real. O Campeonato foi criados pelo Grupo dos Treze, e o presidente do São Paulo era o Presidente dos Treze. Todos sabem disso.
      O Flamengo foi campeão de fato e de direito, e reconhecido pelo grupo. E recebeu a taça das mãos deste Fanfarrão.
      Depois, o fanfarrão resolveu fazer media com a torcida São Paulina e criou essa polemica desnecessária.
      Não tem novidade nenhuma a CPF não “reconhecer” o titulo do Flamengo.
      Eles nunca foram a favor do Grupo dos Treze e tão pouco do campeonato que este grupo realizou. Nunca reconheceu e também não precisava, quem organizou o campeonato foram os clubes que fundaram o grupo dos treze.
      Portanto, estou e todo Rubro Negro esta, convicto que somos o verdadeiros e unico o campeão deste ano, e portanto a taça e nossa .
      O resto, FIFA e CBF, vão lamber sabão.

    • Flamengão81

      Engraçado, do nada, passaram a reconhecer vários títulos com nomes diversos como Campeonato Brasileiro e tornaram vários clubes campeão brasileiro, inclusive de campeonatos descaracterizados. Agora, o Flamengo, campeão legítimo de um campeonato idêntico ao Brasileirão, tendo jogado contra todos os grandes do futebol brasileiro e se saído melhor, só porque deram o nome de Copa União e não foi organizado por essa entidade sem credibilidade, que é a CBF, não é reconhecido. Isso não importa, na verdade, todos sabem que o Flamengo é o Campeão legítimo, título conquistado entre os melhores e maiores clubes do Brasil, O Sport não abre mão porque se não for no tapetão nunca será campeão brasileiro, a verdade é essa! SRN

    • rodrigo evangelista
    • rodrigo evangelista
  • claudio

    a justiça esta sendo feita.

    • Alan Crato-CE

      Essa justiça que vc fala é a cara da justiça brasileira, principalmente a desportiva.

      • claudio

        eu estava no maraca, contra o inter, junto com mais de 100.000 torcedores rubro negros. o campeonato terminou ali. o resto é choro de perdedor.

        • luis

          Eu estavo no Recife na Ilha do Retiro quando a CBF entregou a taça para o Sport voces tem que saber perder

          • Bruno

            Você também estava no estádio quando o juiz jogou a moedinha pra decidir no cara ou coroa quem era campeão do módulo depois da décima primeira cobrança?

          • Adriano

            Meu amigo o Sport jogou com quem? são paulo? corinthians? inter? cruzeiro? não…cara realmente vcs querem um título fruto de uma manobra politica…..seja inteligente leia a historia do caso…sem clubismo…..se dê por satisfeito em dividir o título…..

          • jorge luiz silva

            Ok Luis….. agora me diz qual foi o time GRANDE que o sport enfrentou no suposto “titulo conquistado”?

  • Wilson

    Isso é uma palhaçada, no Brasil nada funciona “Justiça” sempre foi e sempre será um bagunça porque não tem!! Sou Flamenguista e quem deve ficar com essa Taça é a CBF e enfiar naquele lugar.

    • genival

      é isso aí, falou tudo

  • RICARDO

    Se o SÃO PAULO,realmente entregar a taça ao FLAMENGO,então q titulo o SPORT ganhou em 1987?,pois p/ a justiça o campeão BRASILEIRO de 1987 foi o SPORT.

    • Andre

      Para a Justiça o Maluff é elegível, tem ficha limpa. Não confunda o ilegal com o imoral. Acreditar na justiça dos “Deuses” de Brasília é piada. O próprio S. Paulo assinou um manifesto na época declarando ser o Flamengo Campeão Brasileiro.

    • Comentarista

      A justiça desportiva, na época chamada de CND, considerou o Flamengo campeão de 87. Porém, o Sport recorreu à justiça comum para reverter essa decisão. O que é passível de punição da FIFA.

      • Antonio

        vc não sabe de nada o STJ julgou de novo e deu causa para o time Pernambucano por que ?

        • Puramente por hipocrisia, vaidade e não engolir que a maior torcida do mundo não ganhasse o seu direito adquirido no campo e pela desorganização e bagunça da cbf que estava falida e os clubes fizeram a melhor competição já feita vide as arrecadações e público da época e veja o campeonato brasileiro de hoje não chega nem aos pés que foi realizado naquele ano.

    • oscar de melo

      É isso aí.Não é oficial,não vale nada.

      • edu

        OSCAR QUE TIME SE TORCE

      • Saiba que a Copa João Havelange de 2000 (vencida pelo Vasco) também não era oficial e também não foi organizada pela CBF. Essa instituição corrupta estava impedida pela Justiça Comum de realizar o brasileirão daquele ano.

    • BOA TARDE

      EM 1987 SO CLUBE DOS 13 CRIARAM DOIS MÓDULOS O VERDE E O AMARELO

      O FLAMENGO ESTAVA NO VERDE E O SPORT ESTAVA NO AMARELO

      O FLAMENGO FOI CAMPEÃO DO MÓDULO VERDE E O SPORT DO MODULO AMARELO

      SIGNIFICA QUE O MODULO VERDE SERA A SERIE A E O MODULO AMARELO SERA A SERIE B DIAS DE HOJE

      ENTAO O FLAMENGO E CAMPEÃO DE 1987 ISSO ESTÁ ATE NO YOUTUBE

    • luis

      Campeão brasileiro da 2ª divisão, ora.

      • luis

        não teve 2ª divisão em 1987 e em 1988

    • Marcos

      sport foi campeão da série B e o Fla da série A então a taça é do Fla seus recalcados!!!!!

    • CAMPEÃO DA SEGUNDA DIVISÃO, DE ONDE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO, SO GANHOU DE TIME DE SEGUNDA, FLAMENGO SÓ ENFRENTOU PEDREIRA, O GRANDES DO FUTEBOL BRASILEIRO, O QUE ACHA?

    • o da serie B ANIMAL..

    • Eduardo

      A justiça STJ julgou SPORT campeão unico o São Paulo tem que siguir

  • QUE O FRANCISCO LEMME FILHO PERMITA-ME USAR AS SUAS MESMAS E SÁBIAS PALAVRAS, APENAS COM UM DETALHE , SE ISSO ACONTECER ESSA TAÇA PASSA A FAZER PARTE DE UMA JOGADA POLÍTICA ONDE SÃO PAULO E FLAMENGO ESTARÃO FAZENDO PARTE DE UM CIRCO E SENDO OS PALHACINHOS, E O SPORT QUE FOI O VERDADEIRO CAMPEÃO DE 87, POIS É SÓ VER QUE FOI ELE O SPORT QUE DISPUTOU A LIBERTADORES DE 88 COMO O LEGÍTIMO CAMPEÃO DE 87 E PONTO FINAL. PORTANTO VEJAMOS QUAL SERÁ O PRÓXIMO CAPÍTULO DESSA NOVELA DE CIRCO E QUEM SERÁ O PRÓXIMO PALHAÇO DO PRÓXIMO CAPÍTULO. Portanto seu Aidar, fazedor de média….o s.paulo ganhou primeiro que o flamengo o quinto titulo, mesmo porque agora oficialmente o titulo de 87 é do sport….o s.paulo iria fazer um papelão se der a taça ao flamengo, primeiro porque iria reconhecer o titulo de 87 pro fla e não pro sport,o que seria anti ético por parte do s.paulo ao time pernambucano, e segundo por realmente o s.paulo ganhou o quinto brasileiro quando o flamengo tinha só 4…Vai ser lamentável se o spfc resolver entregar a taça ao flamengo. FAÇAM O QUE QUISEREM , O CERTO É QUE O SPORT FOI O CAMPEÃO DE 87 E A HISTÓRIA SÉRIA JÁ REGISTROU ISSO, ENTÃO DEIXEMOS QUE OS PALHACINHOS SE DIVIRTAM COM AS BOLINHAS.

    • Marcos Mello

      Nunca será reconhecido o Sport campeão pelo povo que vivenciou ano de 1987, alias, o caro torcedor sabe como acabou a decisão com o Guarani e outros e que são palhacinhos, se olhe no espelho primeiro antes de falar besteira

      • luis

        O povo, ou a Rede Globo pode reconhecer o Flamengo, mas o que vale são as regras, já reconhecidas e julgadas na justiça que considerou o Sport campeão. Ficamos assim, o Fla é o campeão moral e o Sport o campeão de fato.

        • Gilmar

          Não Caro Luiz! Flamengo campeão de fato e Sport de direito.

          • valmir

            não, o flamengo é o campeão da 1ª divisão, e o sport, mesmo sem conseguir vaga no campo, disputou e ganhou a 2ª divisão, eu sou testemunha desta história.

    • oscar de melo

      Estão falando bem.Título,só vale se for oficial.São Paulo tri mundial.só que não.

      • marcio

        Acho muito engraçado que alguns flamenguistas se julguem campeões da Copa União (campeonato brasileiro da época), e desconsiderem os títulos brasileiros anteriores ao campeonato de 1971, ano em que começou-se a contar os títulos nacionais por estabelecimento de padrões e fórmulas semelhantes.
        Fica muito clara a intenção de se beneficiar da situação, sem que haja uma análise imparcial.
        Vale ressaltar que tal título foi concedido judicialmente, manobra tão repulsiva segundo julgamento dos torcedores do flamengo.
        O mais paradoxal é ver a imprensa defendendo o título conquistado pelo rubro-negro carioca e negligenciando os demais títulos brasileiros conquistados por grandes clubes brasileiros, no período anterior a década de 70.

        • Felipe

          Se informe melhor pq os campeonatos anteriores a 71 já foram reconhecidos pela CBF Sr. Márcio!

        • Alexandre Coelhão

          hahahahahahahahahahahahahahaha, o Brasileirão Começou de fato em 1971, os títulos anteriores foi para fazer média ao Pelé e com isso muitos se beneficiaram.

    • fabio

      Realmente a história séria registrou o verdadeiro campeão da primeira divisão, que na época era chamada de módulo verde, ou seja o flamengo foi o campeão e o sport somente da segunda divisão, serie que ele ja esta mais que acostumado a ficar.

    • João Carlos

      Engraçado que para entrar no campeonato brasileiro posterior, o sport reconheceu POR ESCRITO a legitimidade do título do Flamengo e vice para Inter/RS, passando assim a se filiar no clube dos 13, que passou a contar com 16 clubes. Então assinar e negar também é justiça ?

      Se a atitude do clube dos 13 foi ilegal, então todos os seus participantes deveriam ter sido rebaixados, mas cadê moral dessa entidade safada e vendida, que reconheceu até torneio de verão com 4 times como campeonato nacional?

  • maximiliano

    atitude de gente honesta ! é o que falta para nosso país melhorar. bela atitude. melhor ainda vai ser o se o conselho aprovar. vai ser uma grande atitude em massa. parabéns !!! o são paulo tem que agir assim como sua grandeza.

    • cleber sousa

      sou flamenguista,e acho o são Paulo,um dos maiores clubes do Brasil,francamente seria um grande exemplo ate para nos mesmos flamenguistas se eles entregassem a taça ao flamengo,não seria uma atitude de fraqueza e sim de moral e ética,seria um exemplo que o brasil pode mudar,serei um grande admirador do são Paulo.

  • Miro

    Qual a importância dessa taça para o SPFC? Nenhuma. Não representa nada. Já o Flamengo sonha com a mesma desde 1987, é o seu sonho de consumo, que faça bom proveito então. Aliás, que taça horrorosa hein?

    • cleber sousa

      O são Paulo ,não era pra entrar nessa história,
      O flamengo é o campeão de direito, não seria feio ao são Paulo entregar ao flamengo,seria uma atitude de grandeza assim como o spfc e o
      Flamengo são……

  • carlosprince

    EM 1987, A SENHORA CBF,NÃO TINHA NADA A VER COM A COPA UNIÃO,QUE ERA FEITA PELO CLUBE DOS 13,PRESIDIDA POR AIDAR,HOJE PRESIDENTE DO SÃO PAULO…
    POR ISSO A DONA CBF,NÃO TEM PODER PRA DIZER QUEM FOI O CAMPEÃO DAQUELE TORNEIO,JÁ QUE NÃO FOI ORGANIZADO POR ELA, E SIM PELO CLUBE DOS 13.
    ESSE ASSUNTO AINDA VAI RENDER MUITO….INFELIZMENTE.

    • João Carlos

      Errado, não foi organizada realmente, mas foi usado toda a sua parte desportiva, pois o clube dos 13 não possuía/possui quadro de arbitragem, tribunal de justiça desportiva, autorização para formação de liga que na época era proibido…enfim, ela tem tanto poder de decidir como o fez em 2000, quando TAMBÉM foi feito um campeonato sem a organização dela ( estava impedida de organizar campeonatos devido ao escândalo no ano anterior).

      Só rende aqui nesse país, onde as pessoas assinam e desmentem depois, organizam depois dizem não fazer parte…só pra constar, o módulo amarelo foi feito graças aos valores repassado dos contratos na então Copa União, pois se ela se pronunciou incapaz de realizar financeiramente qualquer campeonato, e logo depois do início da Copa União ( quando recebia participação pelo uso da arbitragem e tribunais) realizou outro módulo? Do nada apareceu dinheiro????

  • Carlos eduardo

    Atitude sensata , estão de parabéns

  • Pedro Maia de Almeida Araújo

    Primeiro passo para a criação dessa liga que tanto falam. Sem a taça, sem liga e sem negociação conjunta de $da tv…simples assim.

    • luis

      nunca mais clube dos 13 so fez bugunça

  • Leonardo

    já não era sem tempo!

  • Davidson

    Sou Flamenguista só tenho uma coisa a dizer deixem a taça com o São Paulo afinal de contas quem gosta desse negocio de bolas e são paulino.

    • carlos martins

      Davidson não é nome de rubro-negro. É nome de tricolor (do rj).

  • montsant

    o Aidar sabe o que está fazendo.

  • Essa instituição falida (CBF) deveria sofrer uma Auditoria Internacional para podermos saber a verdade … o instituiçãozinha amadora!!!

  • oscar de melo

    A justificativa para não entregar a taça ao Flamengo,é que partem da premissa de que o 5º campeonato que o time carioca venceu,não é oficial,não tem a chancela da CBF,portanto não vale como Brasileirão.Concordo com o São Paulo,campeonato sem a chancela do órgão ofical,não vale nada.
    Copa Toyota intercontinental tem a chancela da FIFA pra ser chamado de mundial?

  • luis

    O campeao de 87, já determinado pela justiça foi o Sport, não estou entendendo esta politicagem, deve ter grana no meio, só pode ser. OBS: O reconhecimento do São Paulo tem validade ZERO, o que vale no final é a decisão da justiça.

    • Evandro

      Burrice e desinformação! Meu Deus! Vá entender o assunto e só depois opine.

      • Beto

        Aproveita pois em campo vcs nunca vão ganhar… O engraçado é que a torcido do Fla aceita generosamente dividir o titulo, já vocês não , beira o patetico

      • luis

        Para esclarecer a burrice e desinformação responda: o campeao e vice do brasileirao jogam a Libertadores, quem jogou a Libertadores de 88`, Fla ou Sport? A resposta já diz quem é o desinformado.

    • O Sport deveria ser punido pela FIFA por recorrer a Justiça Comum para resolver causas esportivas. http://www.flamengo.com.br/flapedia/Campeonato_Brasileiro_1987

  • Leonardo

    O engraçado é que essas mesmas pessoas que falam tanto que o Sport é Campeão, esquece que o próprio time fazia parte do Clube dos 13 e que todos concordaram quem fosse Campeão pela chave não jogaria com a Outra, Flamengo venceu o Inter e se fosse o Inter que tivesse vencido também não jogaria contra o Sport e daria na mesma. Palhaçada são esses mesmos Clubes que faziam parte do Clube dos 13 ficarem falando que o Flamengo não é o Campeão de 87, queria ver se fosse eles…. No entanto o Sport agora faz parte do Clube dos 13….

  • O Sport nunca será reconhecido campeão brasileiro de 1987 diferente do Bahia que venceu os grandes em 1988. Em 2011 o Sport teve que recorrer de novo a justiça comum porque os grandes e pequenos do futebol nunca vão de fato reconhecer um título ganho na justiça comum.
    O Sport deveria parar com isso e formar um grande time para vencer os grandes no campo

  • Parabens ao presidente do são paulo,na epoca presidia os clubes do 13,a justiça esta sendo feita com jogadores nacionais da epoca com bebeto,zico,zinho,falecido ze carlos e etc,mais uma vez parabens ao senhor Aidar.

  • Renato Gomes

    Todo mundo sabe quem é o verdadeiro campeão de 1987. O que ganhou na bola, doa a quem doer. Se eu fosse torcedor do Sport teria vergonha de ficar mendigando um título na justiça, pois não é grande o suficiente pagar ganhar em campo.

    A CBF não me representa! Eu quero que ela pegue essa taça das bolinhas, e enfim bem dentro, mas bem lá dentro daquele lugar, dela e dos São Paulinos!

  • valmir

    enquanto o são Paulo e outros clubes não reconhecerem o título do flamengo, não existirá liga de clubes no brasil. já pensaram se formarem uma liga e o campeão não for reconhecido?

    • Cris

      Disse tudo e mais um pouco. Será esse um dos motivos? Sabendo da força do clube rubro negro e que pode mudar os rumos de nosso futebol, não estaria o presidente do tricolor limpando sua barra?

  • Jorge

    Sou Corintiano, comparar o Flamengo ( ou os times do Rio ) com o São Paulo é uma piada né ?, dá a taça das bolinhas pra eles!!! O São Paulo tem 01 Mundial, 02 intercontinental, 03 libertadores uns 06 brasileirão se não me engano, fora recopa, supercopa e sulamericana !!! Agora o Flamengo tem o que ? a maior torcida do Brasil, vc acha q o Flamengo vai chegar onde o São Paulo já chegou ??? como diria o Neto , Para vai !

    • você tá fazendo o que aqui? nem sabe nada do São Paulo, você era nascido em 1987? vai ver como anda seu time

    • Jose Antonio

      Acho que o seu “Timão” também merece uma taça dessa por ter passado exatos 21 anos sem ganhar nem torneio início, sim e o São Paulo é Tri Campeão Mundial e pra chegar ai disputou todas as três Libertadores!

    • Luiz

      Pra um corintiano você sabe muito dos títulos do São Paulo. Só acho estranho conhecer tanto o São Paulo assim, kkkkkkkkk

    • José Henrique

      Corinthiano? SQN. Entregou na segunda palavra, sem H.

    • cleber sousa

      E vc acha bonito na historia de vc serem rebaixados?vc não podem se comparar ao Flamengo nem ao são Paulo e santos ,time grande não cai

  • Primeiro Campeão Mundial 1951

    a Taça deveria ser entregue para o Santos que foi o primeiro time a ganhar 5 Brasileiros Oficiais de acordo com a CBF.

  • ewaldo emerson

    Falar em legitimidade do título de 1987 pro menção é brincadeira, se até o velho Eurico Miranda reconheceu! hahaahaha sai daí sport, e torcedores do resto.

  • roberto

    O Aidar sempre quis dar essa Taça para o Flamengo. Desde quando ele era o presidente do clube dos 13. Agora ele vai ter a oportunidade !

  • roberto

    O São Paulo FC já tem três das pequenas originais e já está muito bom.

  • roberto

    Que o Flamengo enfie esta Taça das Bolinhas no armário dos troféus da Gávea.

  • roberto

    Faça bom proveito com essa Taça.

  • Pessoal contra os fatos não há como ir contra.
    O Flamengo jogou contra os melhores em 87, Tivemos um jogão de bola na semi-final daquele ano entre Flamengo e Atlético MG. Já a final contra o Internacional foi incrível, empate em 0x0 no SUL e no Maracanã entupido, eu estava lá, ganhamos de 1 x 0 , gol do Bebeto. O goleiro deles erá um tal de Tafarel. Ou seja, os adversários da época eram muito bons. Já o Sport que não estava na elite do futebol Brasileiro daquele ano jogou contra times de menor tradição e consequentemente mais fracos.
    É óbvio que para nós torcedores do FLA e toda a crônica esportiva o campeão de FATO é o Flamengo. Já para os rivais, principalmente aqueles que analisam o futebol com o coração e não com a razão, sempre contestarão.

  • Guaraci da Silva

    EssE será o “CHAPÉU DO ANO” , KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Junior

    Me explica uma coisa pra ser campeao da serie A,tem q se jogar com times da serie B?Qual foi o placar das partidas do sportxFlamengo daquele ano,e sport x Sao paulo e inter e cruzeiro….Timim esse sport nao jogou com nenhum dos gdes é quer ser campeao,PIADA mess.

    • Rodrigo J.

      Na real, Flamengo não ganhou o campeonato brasileiro de 87.

      Dos 16 primeiros de 86, 10 estavam no módulo do flamengo e 6 estavam no módulo do Sport, e o campeonato inteiro tinha 44 times.

      Se o Flamengo queria ser campeão brasileiro que tivesse ganho do Sport na final.

      Flamengo é campeão do módulo dele, mas não é campeão brasileiro.

      Portanto, além do SP ser o único tricampeão seguido, foi o primeiro a ser pentacampeão, não tem que entregar nada.

      Se o Flamengo queria ser declarado campeão naquele ano que jogasse contra o Sport ou que tivesse buscado seus direitos na justiça, ou tivesse pedido a taça das bolinhas quando conquistou o seu “pentacampeonato”.

      O choro é livre.

      • fernando martins

        me explica com um time que disputou o modulo inferior, foi pra final contra o guarani, empatou a partida foi para os penaltes e após todos os jogadores baterem os penaltes. o juiz resolveu encerrar a partida sem ter um time vitorioso…quem decidiu que o sport foi campeão???? foi na moedinha….. leia a historia do titulo do sport para depois falar algo….

        • Rodrigo J.

          Guarani foi vice campeão de 86, pq o módulo em que ele estava era inferior?

          Me explica.

          Leia a história você.

  • Marcos

    O SPFC vai devolver a taça faltando 2 bolinhas,KKK !!!!

  • Gabriel

    Sou Sao Paulino, e historia nao se reescreve!! O campeonato era a serie A daquele ano, e o Flamengo foi campeao. CBF e FIFA que se explodam.

  • josé aurelio

    Mais uma demonstração do quanto esse futebol Brasileiro é podre e interesses mesquinhos são acima de tudo. Time querendo ser campeão no tapetão, punição apenas para time menos expressivos, jogador de um time é punido por ser considerado time pequeno e de pouca expressão, enquanto o do outro time que se acha o de maior torcida nada acontece. O pior que muitos torcedores acham isso tudo uma coisa bela bonita aos olhos do mundo. Sabem de nada inocentes.

  • adriano henrique maróstica

    não tem que entregar nada para os urubus, eles querem é conflito

  • Vascaíno até o fim.

    A minha opinião é a seguinte:

    1) Sou Vascaíno, mas a verdade é que o Sport tem que parar de se fazer de vitima, disputou a segunda divisão e fica se fazendo de morto.
    2) O Flamengo é o grande campeão e merecedor do titulo.
    3) A CBF é que tem que ficar com a taça e enfiar todas as bolinhas no C………instituição falida, sem escrúpulos, etc..

    • Pimenta

      Parabéns Vascaíno.

      O que é certo, é certo.

      Flamengo Campeão da Série A de 87 e Sport Campeão Brasileiro da Séri B de 87.

  • carlos roberto dos santos

    O sao paulo nao teve nao passa taça das bolas para o flamego de rio

  • Sou São Paulino e em nome do São Paulo, digo que o que se poderia dar ao Flamengo era o próprio Aidar, pois acho que não faria falta nenhuma ao Tricolor!

  • O Flamengo, não precisa de taça de bolinhas, isso já virou palhaçada, eu estava no Maracanã, quando o rubro-negro ganhou o título. Todos os jornais, canais esportivos e, até mesmo a mídia do exterior, diziam que o Flamengo foi o campeão brasileiro. A final, inclusive , foi transmitida para todo o Brasil. Amigos, colocamos a faixa e isso ninguém tira, fiquem com a taça e aproveitem as bolinhas.

  • marcio cezar

    Anti-ético é o clube paulista pleitear a taça sabendo que o campeao de 87 foi o flamengo…….competição (copa União) ao qual o idealizador foi nada mais nada menos que o proprio presidente do São Paulo (Miguel Aidar) …e que chefiou tb a nao participação do Flamengo e inter na competição da cbf que foi organizada depois. Ele foi responsavel pela nao participação do Flamengo e foi a publico numa entrevista dada a jucka kifouri que o flamengo era sim o campeão. …agora nai é mais……parabenizo sim o Miguel Aidar caso ele venha fazer a verdadeira justiça no futebol brasileiro e acabar de vez com isso…Mengão primeiro penta brasileiro

    • Rodrigo J.

      Na real, Flamengo não ganhou o campeonato brasileiro de 87.

      Dos 16 primeiros de 86, 10 estavam no módulo do flamengo e 6 estavam no módulo do Sport, e o campeonato inteiro tinha 44 times.

      Se o Flamengo queria ser campeão brasileiro que tivesse ganho do Sport na final.

      Flamengo é campeão do módulo dele, mas não é campeão brasileiro.

      Portanto, além do SP ser o único tricampeão seguido, foi o primeiro a ser pentacampeão, não tem que entregar nada.

      Se o Flamengo queria ser declarado campeão naquele ano que jogasse contra o Sport ou que tivesse buscado seus direitos na justiça, ou tivesse pedido a taça das bolinhas quando conquistou o seu “pentacampeonato”.

      O choro é livre.

      • fernando martins

        me explica com um time que disputou o modulo inferior, foi pra final contra o guarani, empatou a partida foi para os penaltes e após todos os jogadores baterem os penaltes. o juiz resolveu encerrar a partida sem ter um time vitorioso…quem decidiu que o sport foi campeão???? foi na moedinha….. leia a historia do titulo do sport para depois falar algo….

  • kkkkkkkkkkk a taça das bolinhas é nosa

  • Tetelo SRN

    Aff! Esse assunto fede a mofo!

  • Errado a taça esta na caixa so basta o São Paulo requerer que recebera

  • Quem mandou o Flamengo fugir

  • Jamais a CBF ia perde para um clube de 13 recem criado so era o flamengo terjogado outra os clube dos 13 sempre dise que nunca jogou o brasileiro de 1987

  • Alexandre

    Que rolo, é mais fácil contar as bolinhas e dividi-las para os dois clubes.

  • edilson

    o SPORT ganhou a segunda divisão 87? se vocês forem pesquisar poderão ver que o vice campeão brasileiro de 86 foi guarani, sim o GUARANI. clube que disputou a final com o sport daquele módulo. agora eu te pergunto… se aquilo que o SPORT jogou era série B, me diga que danado o vice campeão brasileiro de um ano anterior estava fazendo em uma série b no ano seguinte???

    VERGONHA DO BRASIL

  • É A PRIMEIRA VEZ QUE EU VEJO UM TIME GANHAR A SEGUNDA DIVISÃO E SER CAMPEÃO NACIONAL. O VERDADEIRO CAMPEÃO DE 1987 FOI O FLAMENGO. O SPORT RECIFE FOI CAMPEÃO DA SEGUNDONA. NADA MAIS JUSTO QUE ENTREGAR A TAÇA AO FLAMENGO,INDEPENDENTE DE QUE TIME A GENTE TORCE. DIREITO É DIREITO. SE A CBF CONSIDEROU TITULOS DO PALMEIRAS, CRUZEIRO E SANTOS DA DECADA DE SESSENTA, NADA MAIS JUSTO DE QUE O FLAMENGO SER CONSIDERADO EM 1987.

    • Rodrigo J.

      Na real, Flamengo não ganhou o campeonato brasileiro de 87.

      Dos 16 primeiros de 86, 10 estavam no módulo do flamengo e 6 estavam no módulo do Sport, e o campeonato inteiro tinha 44 times.

      Se o Flamengo queria ser campeão brasileiro que tivesse ganho do Sport na final.

      Flamengo é campeão do módulo dele, mas não é campeão brasileiro.

      Portanto, além do SP ser o único tricampeão seguido, foi o primeiro a ser pentacampeão, não tem que entregar nada.

      Se o Flamengo queria ser declarado campeão naquele ano que jogasse contra o Sport ou que tivesse buscado seus direitos na justiça, ou tivesse pedido a taça das bolinhas quando conquistou o seu “pentacampeonato”.

      O choro é livre.

      • fernando martins

        me explica com um time que disputou o modulo inferior, foi pra final contra o guarani, empatou a partida foi para os penaltes e após todos os jogadores baterem os penaltes. o juiz resolveu encerrar a partida sem ter um time vitorioso…quem decidiu que o sport foi campeão???? foi na moedinha….. leia a historia do titulo do sport para depois falar algo….

  • Prezados, o Flamengo realmente foi o campeão, pois, só jogou com times da primeira divisão. O gatinho do recife só jogou com times da segunda divisão, não pode nunca ser considerado campeão da primeira divisão.

  • marcio

    Acho muito engraçado que alguns flamenguistas se julguem campeões da Copa União (campeonato brasileiro da época), e desconsiderem os títulos brasileiros anteriores ao campeonato de 1971, ano em que começou-se a contar os títulos nacionais por estabelecimento de padrões e fórmulas semelhantes.
    Fica muito clara a intenção de se beneficiar da situação, sem que haja uma análise imparcial.
    Vale ressaltar que tal título foi concedido judicialmente, manobra tão repulsiva segundo julgamento dos torcedores do flamengo.
    O mais paradoxal é ver a imprensa defendendo o título conquistado pelo rubro-negro carioca e negligenciando os demais títulos brasileiros conquistados por grandes clubes brasileiros, no período anterior a década de 70.

  • HUGO

    Pelo visto tem muito time que utiliza o tapetão !!!!!

    Flamengo rei do tapetão:

    1º tentou tirar a taça de bolinhas do verdadeiro penta campeão;
    2º tentou fazer o Duque de Caxias perder os pontos no carioca no tapetão e não conseguiu;
    Etc…

  • so Flamengo msm quero a taca ela e nossa e ninquem tiraa vamos Flamengo

  • Antonio José da Silva

    Como pode um juiz da vara cível julgar um caso da área desportiva?
    Ainda por cima o tal juiz era pernambucano e torcedor do próprio Sport.
    Pode isso Arnaldo?
    Julgando em causa própria.
    A FIFA não proibe interferências da área da justiça comum?
    MENGÃO O VERDADEIRO CAMPEÃO DE 1987 E PONTO FINAL.

    • Eduardo

      O STJ julgo Sport campeão unico de 1987 e taça do São Paulo

  • william

    nada mais justo, vai ser um tapa na cara da cbf fazer isso! Aidar presidente no clube dos 13 em 1987 e lider do movimento que fez os clubes romperem com a CBF!!! fora da rivalidade, o spfc se decidir entregar a taça vai fazer justiça! parabéns ao aidar

  • jean araujo

    Meus queridos pensem serie A serie B o fla ganhou um
    e o sport ganhou outro nunca existiu o campeao da A
    contra o da B pow mano vamos ser justos os dois sao campeoes
    so que um é da A ou da B simples assim blz

  • VAI TOMAR NO CÚ ESSA POSTAGEM TAMBÉM. PUBLIQUEM AGORA SE FOREM HOMENS.

  • Como pode o vice campeão de 1986 o Guarani não joga a serie A de 1987 o erro esta ai o clube dos 13 não tinha poder ,a taça das bolinhas foi entregue para o Sport em 1987

  • Isto cabe até a renuncia do presidente do São Paulo

  • Sera que o São Paulo vai descomprir uma decisão judicial do STJ

  • TA JOGANDO PRA GALERA..MAS PELO MENOS TA SENDO HOMEM E N BAMBY..POIS ASSINOU EM 1987 Q O FLAMENGO FOI CAMPEAO DA SERIE A…SEM MAIS SRNEGRAS

  • A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS….O POVO DIZ MENGAO CAMPEAO DE 87..ISSO JA BASTA PRA NAÇAO…

  • Claudio Duque

    Sabe o q eles deveriam fazer com essa Taça das Bolinhas? É isso msm q vcs pensaram! Não precisamos desse troféu para comprovar nenhuma conquista. Pra mim então, q estive presente como torcedor em tds as conquistas nacionais do Flamengo (principalmente a de 1987) pouco importa se a CBF ou qq outro clube rival considera o Flamengo Hexacampeão Brasileiro ou não! A história não se apaga jamais!

  • A copa união foi a mesma coisa da copa João Havelange o vasco jogou com São Caetano e ganhou, voces flamenguista deveriam ter era vergonha de perde por WO

  • Milton Paranhos

    Estava pensando em me tornar Sócio Torcedor mesmo morando a 430 kms de S Paulo, mas se o Aidar fizer isso não me associo enquanto ele for presidente (mesma opinião de outros que comigo estavam dispostos a colaborar com o Clube )

  • Rodrigo J.

    Na real, Flamengo não ganhou o campeonato brasileiro de 87.

    Dos 16 primeiros de 86, 10 estavam no módulo do flamengo e 6 estavam no módulo do Sport, e o campeonato inteiro tinha 44 times.

    Se o Flamengo queria ser campeão brasileiro que tivesse ganho do Sport na final.

    Flamengo é campeão do módulo dele, mas não é campeão brasileiro.

    Portanto, além do SP ser o único tricampeão seguido, foi o primeiro a ser pentacampeão, não tem que entregar nada.

    Se o Flamengo queria ser declarado campeão naquele ano que jogasse contra o Sport ou que tivesse buscado seus direitos na justiça, ou tivesse pedido a taça das bolinhas quando conquistou o seu “pentacampeonato”.

    O choro é livre.

    • Meu Caro vc não era nem nascido nessa época então vou usar o bordão Sabe Nada Inocente , torcedor de shopping center.

      Então me responda o Sport ganhou de quem na decisão para pleitear o Campeonato de 1987,quanto foi o placar.

      Me responda e me Convença. vwl quero ver se vc estudou a lição direitinho

      SRN

      • Rodrigo J.

        Jogou contra o Guarani, vice campeão de 86. Tá bom?

    • Fábio

      Prezado Rodrigo,
      É questão de decência, de honra, de justiça e de caráter! Por conta de toda a bagunça gerada pela CBF, o fato é que houve 02 campeões em 1987: Flamengo e Sport, cada 1 de seu módulo e pelas entidades que realizaram esses campeonatos naquele ano: Clube dos 13 e CBF!!! A CBF disse que os grandes clubes organizassem o campeonato daquele ano e assim foi feito. Percebendo seu grande erro (financeiramente falando), quis voltar atras, mas já era tarde. O campeonato havia começado, homologado, televisionado e a CBF deveria ter agido como fez em 2000, quando o Vasco foi campeão da Copa João Havelange, ficando de fora daquele ano também!
      Sendo assim, a taça das bolinhas é do Flamengo e ponto final!!! Se o FLA não fosse campeão também daquele ano eu seria homem e diria que não foi e pronto! Mas foi também. Sendo assim, A TAÇA DAS BOLINHAS DEVE SER ENTREGUE DE FORMA HONROSA AO FLAMENGO, legítimo dono dela, por ter sido o primeiro pentacampeão do campeonato brasileiro de futebol. Se eu fosse o Juvenal Juvêncio e o Rogério Ceni, eu teria vergonha de ter batido no peito como “Penta Único”!!! Ao receber a taça da Caixa Econômica, eu a teria entregue ao Flamengo. Isso é ser homem de verdade; isso é ter caráter! Srº MIGUEL AIDAR: faça o que deve ser feito; SEJA HOMEM!

    • fernando martins

      me explica com um time que disputou o modulo inferior, foi pra final contra o guarani, empatou a partida foi para os penaltes e após todos os jogadores baterem os penaltes. o juiz resolveu encerrar a partida sem ter um time vitorioso…quem decidiu que o sport foi campeão???? foi na moedinha….. leia a historia do titulo do sport para depois falar algo….

      • Vwl Fernando essa foi a verdadeira historia do jogo o Sport e o Guarani dividiram a taça no meio e cada um ficou com a metade do titulo e o vice campeão foi o terceiro que decisão é essa.

        Depois correu para a justiça comum para garantir o titulo entre aspas. o que vai contra as regras da FiFA que lavou as mãos.

  • Otavio

    Este cosa ja foi julgado no STJ ,a taça é do São paulo julgado e tansitado

  • Marcos

    Os ladrões querem roubar nossa taça eita flamenguistas ladrões

  • Eduardo

    Eu estavo na Ilha do Retiro quando a CBF entregou a taça para o Sport o resto é choro

    • fernando martins

      ME EXPLICA COMO O SPORT PODE SER CONSIDERADO CAMPEÃO DO MODULO VERDE, SE NA FINAL COM O GUARANI, VCS EMPATARAM E NOS PENALTES. APOS TODOS OS JOGADORES CONVERTEREM SEUS GOLS O JUIZ DECIDIU TERMINAR A PARTIDA SEM HAVER UM VENCEDOR EM CAMPO…….ME EXPLICA ISSO??? CAMPEÃO DE QUE?

  • MARCHIORI

    MENGÃO CAMPEÃO BRASILEIRO MODULO VERDE DE 1987- 100%
    DUVIDA ZERO!

  • Antonio

    O Flamengo foi campeão do mudulo verde ingual o Cruzeiro em 2000 da joão Havelange o Sport foi do mudulo amarelo e do quadrangular final do brasileiro ingual o Vasco em 2000

  • Qual foi o placar da decisão do modulo amarelo.

    srn

  • Antonio

    porque o flamengo não jogou as finais ?

    • o flamengo jogou a final 1×0 sobre o inter gol de bebeto em tafarrel passou na globo,agora quem viu a final que o sport participou,fala serio,povo mal carater,reconhece o que é certo é certo,é por isto que o país esta cheio de bandido,porque as pessoas na ancia de se beneficiar ensinam a seus filhos a não ter etica e ser imoral

    • fernando martins

      me explica com um time que disputou o modulo inferior, foi pra final contra o guarani, empatou a partida foi para os penaltes e após todos os jogadores baterem os penaltes. o juiz resolveu encerrar a partida sem ter um time vitorioso…quem decidiu que o sport foi campeão???? foi na moedinha….. leia a historia do titulo do sport para depois falar algo….

      • roberto

        Porque o jogo era em Recife e o Fla não tinha dinheiro para as passagens!

  • Luiz Cláudio

    Fico feliz e muito satisfeito de saber que o flamengo é o único campeão de uma liga formada pelos maiores e mais tradicionais clubes do Brasil no campeonato nacional de 1987. O brasileirão muitos tem, mais o nosso titulo único e exclusivo.

    • luis

      liga kkkkkkkk que nem queria coloca o vice de 86 kkk uma piada

  • luis

    A taça é do São Paulo é so ele ir busca na caixa ponto final ,vemos que o Flamengo vacilou denovo em coloca um jogador enrregular depois pagou pra Portuguesa isto é uma vergonha

    • cleber sousa

      Flamengo campeão sem nenhuma dúvida, vamos receber o que e da nação rubro negra,luis vau se lascar

      • roberto

        Flamengo tem cinco títulos brasileiros e só. O São Paulo FCfoi o primeiro a ser Pentacampeão Brasileiro.

  • João Fernandes

    Sport, o que é isto, é algo de se comer ????

  • quem tem decencia e carater sabe que o flamengo é o verdadeiro campeão Brasileiro de 1987

    quem tem carater e decencia sabe quem foi o verdadeiro campeão Brasileiro de 1987 FLAMENGO

    • Fábio

      É questão de decência, de honra, de justiça e de caráter! Por conta de toda a bagunça gerada pela CBF, o fato é que houve 02 campeões em 1987: Flamengo e Sport, cada 1 de seu módulo e pelas entidades que realizaram esses campeonatos naquele ano: Clube dos 13 e CBF!!!
      Sendo assim, a taça das bolinhas é do Flamengo e ponto final!!! Se o FLA não fosse campeão também daquele ano eu seria homem e diria que não foi e pronto! Mas foi também. Sendo assim, A TAÇA DAS BOLINHAS DEVE SER ENTREGUE DE FORMA HONROSA AO FLAMENGO, legítimo dono dela, por ter sido o primeiro pentacampeão do campeonato brasileiro de futebol. Se eu fosse o Juvenal Juvêncio e o Rogério Ceni, eu teria vergonha de ter batido no peito como “Penta Único”!!! Ao receber a taça da Caixa Econômica, eu a teria entregue ao Flamengo. Isso é ser homem de verdade; isso é ter caráter! Srº MIGUEL AIDAR: faça o que deve ser feito; SEJA HOMEM!

  • carlito

    não tem coisa melhor pra comentar, vamos falar de cbf e fifa.
    olha só como ta sua cidade depois da copa, e os impostos….
    CBF e FIFA, ajudou a aumentar sua conta de agua e luz.
    fora os impostos que vai subir mais de 250% em dez anos

  • César

    Engraçado é que vale tudo, um monte de times reconhecidos como campeões brasileiros com apenas dois ou três jogos, copa João Havelange validada até com final no ano seguinte, e a copa união não, títulos divididos….

  • Sr.Haidar,pense no Sampa,você faz de tudo para prejudicar o nosso clube,a impressão que dá como torcedor do maior clube do mundo,foca no Sampa,você viu o presidente do palmeiras
    está conseguindo tudo para o time dele e você.Acorda Haidar!!!

  • luis

    O Campeão de fato foi o Sport Recife, a justiça já definiu isto e não há mais como recorrer, o S. Paulo , a Globo etc etc etc, podem ter sua opinião mas isto não muda os fatos e muito menos uma decisão judicial. Para não restar dúvidas, o campeão brasileiro e vice jogam a Libertadores, quem jogou a Libertadores de 88? A resposta a esta questão tira qualquer dúvida.

  • roberto

    O que vale é que a Taça das Bolinhas foi entregue ao São Paulo FC com a presença de Laudo Natel, Juvenal Juvêncio e do nosso mito Rogério Ceni. Contra a foto não há argumentos. A Taça já é do São Paulo FC e se for entregue ao Flamengo, no futuro o que vai valer é essa foto que ilustra esse comentário.

  • a cbf so cnsegue fazer bagunça,nao consegue decidir com clareza,covardia do flamengo nao pode ser homenagiada,campeão e o sport,entaõ o saõ paulo e o dono desta taça,se o aidar entregar ao flamengo sera mais um ato de covardia

    • Alexandre Coelhão

      Luis….o SPFW é dono das bolinhas e o Mengão da Taça….haha

      • Carlos

        A TAÇA FOI ENTREGE EM 1988 NA ILHA DO RETIRO AO VIVO TEM VIDIOS É SO VER

  • jorge luiz silva

    sport a cachorra de peruca que se diz campeão brasileiro de 1987…. campeão nas coxas, só se for! kkkk

  • atitude bem pensada de aidar realmente a taça pertence ao mengão o primeiro penta do brasileirão.

  • joao

    embrólio

  • divino

    a taça e nosso com justiça espero ki votaçao seja pr fica no spfc

  • mauro

    Cadê a liberdade de expressão Sr. Fábio Suzuki, que vocês jornalista sempre reclamam por esse direito e tiram dos outros, cadê meus 2 comentários feitos sobre o assunto……

  • Campeonato Brasileiro 1987: http://www.flamengo.com.br/flapedia/Campeonato_Brasileiro_1987

    Copa União 1987 – A Verdadeira História em que o Campeão é o Flamengo: https://www.youtube.com/watch?v=JXH-MCRf3QY

  • Carlos

    NÓS COMO SOCIO TORCEDORES DO SÃO POULO EXIGIMOS ESTA TAÇA ELA É NOSSA GANHAMOS EM 2007 NO JOGO CONTRA O AMÉRICA-RN NO MORUMBI ÉLA É NOSSA

  • MARCOS

    QUEREMOS SABER COMO ANDA AS INVESTIGAÇÕES DO MP-SP NO CASA PORTUGUESA E FLAMENGO É A MESMA COISA DA Petrobras UMA VERGONHA PARA O FUTEBOL

  • MARCOS

    Carlos Miguel Aidar, o fogo do inferno o aguarda..

MaisRecentes

CBV visita cidade que pode receber seleções de vôlei nos Jogos de 2020



Continue Lendo

Botafogo deixa a Libertadores com R$ 13,4 milhões pela participação



Continue Lendo

Empresa explica saída do Brasil do Tour da Taça da Copa do Mundo



Continue Lendo