Caso Lusa: CBF derruba recurso do MP em São Paulo



A 5ª Câmara do TJ-SP negou nesta quarta-feira, em voto por unanimidade, o recurso (Agravo de Instrumento) pedido pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) que pedia a revisão da concessão de uma liminar favorável à Portuguesa.

O MP-SP havia entrado com uma Ação Civil Pública  contra a decisão do STJD na 43ª Vara Cível de São Paulo , que negou uma liminar favorável à Lusa. O promotor do MP Roberto Senise Lisboa entrou, então, com um recurso para que reconsiderassem a concessão da liminar.

A decisão, que é decidida em instância superior – a 5ª Câmara do TJ-SP – e  cujo relator foi o desembargador Edson Luiz Queiroz, negou por unanimidade o recurso do MP-SP. A ação ainda corre na 43ª Vara Cível da Barra Funda, em São Paulo, que decidirá o caso em 1ª instância, cabendo recurso da Portuguesa.

Para Carlos Miguel Aidar, que advoga pela CBF em ações movidas por torcedores e na ação do MP-SP, a decisão da 5ª Câmara do TJ-SP tem mais peso, visto que o desembargador Edson Luiz Queiroz, durante a sessão,  “entrou no mérito” do julgamento do STJD, reafirmando a ilegalidade da escalação do meia Héverton e a legalidade da punição de 4 pontos.

Ainda segundo Aidar, a ação movida pela Portuguesa contra a CBF, na qual ele não participa, perde força com essa  decisão da 5ª Câmara.

– A ação movida pela Portuguesa distribuiu por dependência a ação do MP. Então quem vai julgar quando a CBF entrar com um recurso (Agravo de Instrumento) para a liminar favorável à Lusa, é o próprio desembargador Edson Luiz Queiroz, que já mostrou qual é o seu entendimento acerca do caso – disse o advogado à De Prima.

A Portuguesa ainda está na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, de acordo com a liminar que foi concedida pela 43ª Vara Cível de São Paulo, em ação movida pela Portuguesa. Outra ação, esta de um torcedor, foi transferida da 14ª para a 43ª Vara Cível de São Paulo. O juiz Alberto Gibin Villela entendeu que os casos são idênticos e “tirou o corpo fora”, encaminhando a ação.



  • Tinham que excluir todos os times do RIO … pq são todos falidos … e sempre tem ajuda dessa M_ de CBF.

    • alexandre

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bobão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • É realmente o Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos etc….. são do Rio………

    • Alvaro

      Futebol do Rio é uma vergonha a anos, só troxa que não enxerga isso

      • ronaldo

        Alvaro, deixa de ser ingênuo, o futebol brasileiro é uma vergonha. Não escapa ninguém, está tudo, tudo mesmo, podre. Quer uma prova ?? Veja o que está acontecendoi co a organização dessa ´´ copa “. Vc quer vergonha maior que essa ???

      • Escobar

        É verdade, Alvaro. Mesmo o futebol do Rio sendo uma vergonha tem papado a maioria dos títulos nacionais nos últimos cinco anos. Infelizmente o futebol de São Paulo é uma vergonha maior ainda.

      • Eduardo

        Meu amigo, antes de criticar as pessoas, vai para uma aula de português, pois quando você fala “a anos”, este “a” tem que ser escrito deste jeito “há”. Você que é uma vergonha !!!

    • Andre

      Sorte do Ituano e da Penapolense que são grandes potências do futebol e ganham fácil de LIXOS como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos para se darem bem… RECALQUE ETERNO, PAULISTADA FULEIRA!

    • Concordo com vc Fernando em excluir tds os times mas tem que ser do Rio e Sao Paulo os dos Rio estão Falidos e o De São Paulo só tem marginais,traficantes e outras coisa,vc acha certo alguem botar um jogador irregular e fazer vista grossa vc só pode ser muito infantil.

  • João Batista da Fonseca

    Coitada da Lusa, se ferrou

  • João Brasil

    Lusa só está prorrogando seu sofrimento!

  • Sergio

    E o Dinheiro prevaleceu como força, o que se faz dentro de campo não tem nenhum valor, já o que se faz fora pode mudar até o campeão, imagina os rebaixados.

    Brasil bem que poderia ser com Z de zoeira, é assim como o mundo ver e escreve nosso Brazil.

    • Pedro

      O QUE SE FEZ DENTRO DE CAMPO IRREGULARMENTE, CONTRARIANDO REGULAMENTO ACEITO E ASSINADO ANTES DA COMPETIÇÃO, REALMENTE NÃO TEM NENHUM VALOR. VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE REGRADA POR LEIS E REGULAMENTOS. QUEM NÃO SE ADAPTA A ESSAS REGRAS TÊM QUE SOFRER AS REPRIMENDAS ESTABELECIDAS NESSAS LEIS E REGULAMENTOS. OU, ENTÃO QUE SE MUDE PARA O MEIO DA SELVA E LÁ VIVE SEM OBEDECER LEIS E REGULAMENTOS. ASSIM MESMO, ATÉ A NATUREZA TEM LÁ SUAS LEIS E REGULAMENTOS, PORQUE SE INVESTIR CONTRA, COM CERTEZA VAI SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS.

      • Julio freitas

        Assim mesmo nossas leis são fundamentadas nas leis Gregas ” Vale oque esta escrito” mas ai quando uma cambada de incompetentes percebem que deram uma mancada tentam cabular as normas que eles mesmos assinaram. Brasil……………..

    • carlos

      é né o mula ,agora até a justiça de são paulo foi comprada,daqui a pouco vc vai falar que o imperialismo e as classes dominantes é que estão por traz da queda portuguesa !!!
      vai estudar e ver que o desembargador só falou o certo ,que o jogador estava suspenso e não podia jogar!!! entendeu ou desenho para vc

      • fabio luiz

        Gostei!

  • Olá amigos! A Portuguesa tem de fazer igual o Treze de Campina Grande-PB entrar pra rachar nessa mafiosa CBF, essa entidade já era prá ter sido extinta do nosso futebol.

  • PEDRO

    O PROMOTOR DO MP, SENISE, VEIO A PÚBLICO DIZER QUE HÁ INDÍCIOS DE VENDA DE VAGA PELOS EX DIRETORES E FUNCIONÁRIOS DA LUSA. ISSO NO INÍCIO, ANTES DE ENTRAR COM AÇÃO CONTRA A CBF. DEPOIS QUE O MP TEVE SUAS AÇÕES INDEFERIDAS DUAS VEZES PELA JUSTIÇA DE SÃO PAULO, NÃO SE FALA MAIS NADA A RESPEITO DAQUELES INDÍCIOS. SÓ ESPERO QUE O MP NÃO SE ACOVARDE E APURE COM ISENÇÃO ESSES INDÍCIOS. QUE MOSTRE A SOCIEDADE TODA VERDADE DESSE CASO. O MPSP DEVE POR OBRIGAÇÃO DAR SATISFAÇÃO A SOCIEDADE DESSE CASO. SÓ ESPERO QUE ISSO TUDO NÃO ACABE EM UMA GRANDE PIZZA PORTUGUESA.

  • Stanley

    Olá Senhores!

    Pelo que entendo vcs querem a moralidade do futebol né! Como podem exigir moralidade se todos estão do lado de quem cometeu um erro! Confesso que não estou entendendo. Se a Portuguesa escalou um jogador irregular tem que ser penalizada sim. Vamos deixar clubismo de lado e não sermos hipócritas. quem errou tem que pagar.

  • Wilson

    Pobre Futebol político brasileiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Conccordo com você estanley!muitos olham apenas o rabo dos outros,ou seja muita informação,pouco conhecimento.o engraçado e que a portuguesa não escalou seu jogador no primeiro jogo de suspenção,mas colocou no último jogo que ainda estava suspenso,coitadinho ate se aposentou precosemente(já ganhei muito dinheiro,la fora)palavra do evertom.

  • Se fosse com o flamengo da globo ou o corintias da bandeirante a lusa ja estaria na serie b e pronto. Porque hipocritas e gordos barrigudos que nunca jogaram nem golzinho na sua rua por serem ruim. Nao deveriam ser nem comentaristas de futebol. Carlao do gama oeste df.

    • Tudo isso para nos brasileiros não é novidade. O caso da Portuguesa na série B, realmente houve uma desatenção dos seus dirigentes, colocando o jogador irregular para jogar. Dai, gerou toda essa celeuma. Mas, depois que eu presenciei no julgamento dos integrantes do MENSALÃO ; Depois que trocaram e colocaram alguns Ministros do STF, para no julgamento final entender que não houve formação de quadrilha no manejo do Mensalão, o caso da Portuguesa é irrisório e passa a ser apenas mais um. Pelo Dicionário Aurélio : Quadrilha – 1. Turma de 04 ou mais cavaleiros dispostos…… ; 2. Bando de ladrões , assaltantes, ou malfeitores. O que deve ter contribuído para que fosse descaracterizado a formação de quadrilha é que no BANDO, haviam apenas 70 ou talvez 80 quadrilheiros. Isso sim é uma vergonha.

MaisRecentes

Procurador do STJD não vê brecha para futura reclamação por causa do árbitro de vídeo



Continue Lendo

Eurico exalta árbitro de vídeo no Brasileiro: ‘Antes tarde do que nunca’



Continue Lendo

Del Nero exige que Brasileirão tenha árbitro de vídeo na próxima rodada



Continue Lendo