STJ marca julgamento do título brasileiro de 1987



Fla x Sport
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para o próximo dia 3 o julgamento para decidir qual time é o verdadeiro campeão brasileiro de 1987, Flamengo ou Sport, ou se o título deve ser dividido entre as duas equipes. Por meio de videoconferência, cinco ministros vão avaliar o caso. Seja qual for a decisão jurídica, o perdedor ainda poderá entrar com recurso.

Big Brother Paulistão
A Federação Paulista de Futebol cogita voltar a utilizar o reconhecimento facial para barrar torcedores violentos nos estádios a partir de 2015. A medida, porém, é considerada de difícil aplicação, já que os brigões encontram formas para fugir do controle.

#NãoVaiTerFesta
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro não vai fazer a festa de encerramento nem as tradicionais premiações do Cariocão deste ano. O presidente Rubens Lopes tem dito que todos os recursos financeiros serão alocados para os fóruns de debates que serão realizados em parceria com a Trevisan depois da Copa do Mundo.

Serviço diferenciado
O Maracanã conta desde o clássico entre Fluminense e Vasco, na última quinta-feira, com atendimento também em inglês nas quatro bilheterias do estádio. Outra novidade foi a implementação da pré-venda de ingressos com cartões de crédito e débito, nas bilheterias ou pela internet.

Presença ilustre
A presidente da República, Dilma Rousseff, será a convidada de honra da prefeitura de Santos para inauguração oficial do Museu Pelé. O evento festivo deverá ser realizado em 8 ou 9 de junho. A obra de restauração do antigo Casarão do Valongo custou aproximadamente R$ 40 milhões.

Delegação gorda
A seleção de Camarões terá a comitiva mais numerosa das 31 seleções estrangeiras na Copa do Mundo, com 155 pessoas. Serão 55 membros da delegação e mais 100 convidados. Alemanha e Equador vêm logo atrás, com 150 cada. A menor delegação será a da seleção da Colômbia, com 38 pessoas.

Preparação
A seleção da Austrália vai ser a primeira a chegar ao Brasil para iniciar a preparação para a Copa. Os australianos chegarão dia 28 de maio a Vitória, no Espírito Santo, local de preparação para o Mundial. Portugal, Gana, Coreia do Sul e Nigéria serão as últimas seleções a chegar: 11 de junho.

Bagagem pesada
A seleção de Gana vai desembarcar no Brasil em 11 de junho com 23 toneladas em bagagem. Mas a seleção italiana não fica muito atrás dos africanos. Os italianos vão trazer 20 toneladas em malas e acessórios esportivos. A média de peso de bagagem de cada uma das 31 seleções estrangeiras gira em todo de 3 a 4 toneladas.

Cadê a resposta?
Sócios, conselheiros e até membros da diretoria do Corinthians têm cobrado do presidente Mário Gobbi uma resposta para as provocações de Carlos Miguel Aidar, candidato à presidência do São Paulo. Aidar disse no início da semana que o arquirrival não é o dono da Arena Corinthians, mas sim a Odebrecht.

De Letra
“Vou morrer defendendo o direito de qualquer um entrar na Justiça, mas não concordo com as atitudes da Portuguesa”
Carlos Miguel Aidar, candidato à presidente do São Paulo e advogado da CBF, sobre o “Caso Lusa”.



  • Claudio

    Big Brother Paulistão
    A Federação Paulista de Futebol cogita voltar a utilizar o reconhecimento facial para barrar torcedores violentos nos estádios a partir de 2015. A medida, porém, é considerada de difícil aplicação, já que os brigões encontram formas para fugir do controle…
    NESTE CASO NÃO HAVERIA A POSSIBILIDADE DE FAZER ATRAVÉS DAS IMPRESSÕES DIGITAL DE TODAS AS PESSOAS QUE FOSSEM AOS ESTADIOS DE FUTEBOL??? É CLARO QUE OS ESTADIOS TERIAM QUE SE ADAPTAR PELO NOVO SISTEMA, INSTALANDO CATRACAS, COM LEITURA DIGITAL DAS MÃOS OU O DEDO INDICADOR NO CASO, SAIRIA MUITO CARO COM CERTEZA, MAS DESTA MANEIRA NÃO TERIA COMO A TORCIDA ENTRAR NO ESTADIO SEM SER IDENTIFICADO…

  • 1987? Isto é o que se pode chamar de agilidade na justiça…

    • Robert Deivid Pinheiro Machado

      Douglas, boa tarde,
      E o pior, a decisão não é definitiva!
      Esse é o retrato da justiça em nosso Brasil.
      Solta os torcedores preços no jogo Atlético-Pr x Vasco e tantos outros atos de injustiça praticados pela nossa “injustiça” brasileira.
      É uma vergonha……

  • rogério

    3 a 4 MIL toneladas???? wrong

    • NILSON ALVES CARRIJO

      Amigão, não está escrito 3 a 4 MIL toneladas, se assim fosse, seria muito mais que as 20 ou 23 toneladas.

  • Campeão Brasileiro de 1987 – O brasileiro faz da malandragem a sua marca registrada. Imagens como aquela em que o Newton Santos dá um passo a frente para simular que fez a falta fora da área são apresentadas com orgulho . O mesmo pode-se dizer do clube São Paulo , integrante do Clube dos 13 , que organizou o Brasileirão de 1987 e que teve o Flamengo como campeão. Naquela oportunidade , em que a CBF , no meio do campeonato , estabeleceu uma regra de cruzamento entre o módulo da Série A e o módulo da Série B , não aceita de imediato pelo Clube dos 13 , não fez a menor cerimônia em receber a Taça das Bolinhas. Foi preciso a polícia entrar em sua sede e retirar a Taça.

    • andre medina

      foço meu seu comentário ,perfeito

    • José Leonardo

      Concordo em número, gênero e grau contigo!!!

    • Marcos

      São Paulo é um clube SUJO. Taça é do Flamengo.

      • Juliano

        O Flamengo ganhou a Copa União, não o brasileiro…., o clube dos 13 decidiu organizar um torneio próprio. O campeão brasileiro, do campeonato organizado pela CBF foi o Sport.

        • Jefferson

          Juliano, acho que você não deve lembrar do que aconteceu naquela ocasião. Naquele ano a CBF não tinha dinheiro para organizar um campeonato, os grandes clubes do futebol brasileiro, de acordo com o ranking da época, resolveram se organizar e formar o clube dos 13 e assim arcar com suas próprias despesas. Quando a CBF viu que o campeonato estava dando resultado tentou de todas as formas tomar as rédias do clube dos 13, atitude que foi logo repudiada e rechaçada, como forma de ameaça, rapidamente e sem nenhuma organização, começou um campeonato brasileiro paralelo e nomeou de módulo amarelo e a revelia do clube dos 13 nomeou a COPA UNIÃO (campeonato com os maiores times brasileiros) de módulo verde e para demonstrar seu poder tentou obrigar o cruzamento de um campeonato de muito sucesso e competitivo com um outro totalmente falido.
          Caro amigo, tudo que for dito fora desse contexto é pura emoção e provocação de torcedores, o verdadeiro campeão brasileiro de 1987 foi, é e sempre será o FLAMENGO.
          E a propósito o presidente do São Paulo era um dos dirigentes do clube dos 13, e na época atestou o título do FLAMENGO. Grande abraço.

        • Hexa tri!

          MAS O SPORT NÃO ENFRENTOU NENHUM CLUBE GRANDE.COMO SER CAMPEÃO BRASILEIRO JOGANDO COMO EQUIPES COMO CRB,BANGU E ASA DE ARAPIRACA?…FALA SÉRIO,PÔ!

        • rogerio

          Voce nao sabe o que esta dizer esta por fora do assunto, deve ser vascaindopra 2ª

      • paulo marcondes

        Mais sujo do que o Flamengo que todo ano dá um jeitinho para não cair para a segundona, são jogos com arbitragem já previamente escolhida….

      • joel

        com certeza cara

    • Carlos Kjado

      Sport Clube é o VERDADEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987!

      • mengão hexa

        SEM ENFRENTAR NENHUM CLUBE GRANDE?…….CONTE-ME MAIS….KKKKKKKKK

    • O São Paulo aceitou a regra do Clube dos 13, reconheceu o Flamengo como Campeão de 1987 e ainda assim recebeu a ”Taça da Bolinhas”. Se fosse honesto, teria repassado ao Flamengo.

  • Luís Falcão

    Quem sabe meu neto veja fazerem alguma justiça com relação ao brasileiro de 1995.

    • João Marcos

      Nunca vi um jogo tão descaradamente roubado com aquele. O bandeira deu o gol do Camanducaia e o árbitro, mal posicionado, com muitos jogadores na frente, resolveu anular o gol. Eu tinha 9 anos e seria o primeiro título que eu veria o Santos ganhar.

      • Luiz

        Se contar que o Túlio estava impedido no gol deles!!!!!!!!!!!!!

  • Cesar

    Balela! não tem que dar resposta a ninguém, se fosse assim o Morumbi deveria se chamar Laudo Natel.

  • Ronaldo Dias

    Vai ter o julgamento,alguém vai recorrer,daqui 27 anos quem sabe tera outro julgamento

  • andre do rio

    Todos sabem que o campeão é o Flamengo !! Quem diz o contrário é por clubismo !!

    • rodrigo

      Mas qual time foi para a libertadores de 88? sendo que, só participa da libertadores quem fora campeão brasileiro correto?

      • José Leonardo

        Negativo, o Guarani aquele ano disputou também e não havia ganho nada!!!

    • Rodrigo

      Se fosse assim não haveria juiz… fato é que o Flamengo venceu a sua chave, a sua divisão… porém estava no regulamento que haveria um confronto final entre os campeões de suas divisões… o flamengo não quis jogar, e considerando o W.O. … o Sport é o campeão… porém, como o Flamengo é dono da maior torcida do país e ainda tem grandes aliado$ na CBF… a regra não se aplica e podem sair mesmo campeões… ao outro infeliz que falou que a polícia teve que entrar no SPFC pra tirar a taça, se eles estavam errados, pq agora outro julgamento? Se o título for do Sport, a taça é do SPFC… e ai? O problema é que no Brasil, se não morar em um estado onde tem time de verdade, acaba torcendo pro Flamengo ou pro Corinthians… ai acham que é um número enorme de torcedores… mas não, não sabem nem 5 titulares do clube…. é bizarra essa contagem e por consequência essa manipulação de resultados…

      • Jose Silva

        Rodrigo Você com certeza no Rio torce pro Mengão não ha como esconder isto?
        E quanto a taça não é assim a história: Tem muito mais debaixo deste angu deixe que a justiça resolva por mais lenta que seja mas pelo menos eles estudam e põe em prática as leis e ouvem as duas partes para tomar decisões, mais honesto não acha! Moroso sim mas honesto, não falo nada pois não entendo de leis, se vier pro Mengão bebo pra comemorar se não vier bebo pra esquecer, alias estou quase sempre comemorando taças pois o Mengão está quase sempre ganhando. Saudações Rubro Negra

      • Gabriel

        A gente ta falando do titulo de 87 ou de torcida?

      • sandro guedes belizario

        Como o esport poderia ser campeão, se ele era da segunda divisão, e a cbf mudou o regulamento do campeonato no meio, o clube dos treze, organizou o campeonato, o fla ganhou e pronto, única campeão é o FLAMENGO.

        • Beto barros

          Mais uma grande piada, ser campeão da série A sem ter participado da mesma. E quem foi o campeão da série B ? Será que foi o da C ? Acho que o campeão da C deveria briga na justiça pelo taça da série B. COISAS DO BRASIL !!!

        • Beto barros

          Mais uma grande piada, ser campeão da série A sem ter participado da mesma. E quem foi o campeão da série B ? Será que foi o da C ? Acho que o campeão da C deveria briga na justiça pelo taça da série B. COISAS DO BRASIL !!!

          • Josafá Paranhos

            Me explica ai como o GUARANI que foi VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1986 jogaria a suposta 2ª divisão de 1987? O guarani estava na chave do Sport, então a chave do Sport jamais pode ser considerada uma 2ª divisão…

    • Mari

      Mitou fera 😀

    • Todo mundo sabe e reconhece o Sport como o campeão !!!!!!!

  • Daniel francisco de oliveira filho

    o campeao de 87 e o sport recife,porque o flamengo ficou com medo de enfrenta o sport o vedadeiro campeao.

    • Junior

      nem vou rir, vai q é doença!

    • Junior

      nem vou rir! vai que é doença!

    • José Leonardo

      E o Inter não foi para o quadrangular por que? Por que ficou com medo de ser Campeão???
      Vai se informar jovem, fica indo pela cabeça dos outros não!!!

      • Adilson de Melo

        O Inter não foi pq tinha a mesma certeza que o Flamengo tinha na época e não quis ir de encontro com o que o C-13 tinha acordado entre si. Pois, pelo fato de acharem que o C-13 iria tomar as rédeas do futebol brasileiro, não quis se opor.

      • Márcio

        Nunca tinha pensado nisso. Perfeito !!!!

    • Leonardo Pereira

      Nossa! O fla de 1987 que foi a base da seleção campeã em 1994 com mais Zico, Renato Gaúcho ficou com medo do Sport, clube que nem consegue se manter na série A, sempre vem caindo, essa realmente foi brilhante! Viva a democracia!!!

    • João Ignácio

      Vou reescrever o que o senhor Daniel tentou, por favor olhe a diferença: O campeão de 87 é o Sport porque o Flamengo ficou com medo de enfrentar o Sport o verdadeiro campeão. Percebeu ou não?

  • rodrigo

    Alguém pode me responder quem foi para copa libertadores de 88? até o ponto que eu sei só vai pra libertadores quem é campeão brasileiro, então o time que foi em 87 campeão foi quem participou da libertadores em 88. Então qual deles que foi? ou foram os dois?

  • carlosband

    Total decadência do judiciário brasileiro…. Como é possível julgar novamente o que já tramitou em julgado? … o verdadeiro e único campeão de 1987 é o time que SEGUIU O REGULAMENTO, da única entidade responsável pela organização do campeonato brasileiro, este é o SPORT CLUB DO RECIFE…

  • EVALDO MOREIRA

    E A TENTATIVA DE GOLPE NO FUTEBOL BRASILEIRO CONTINUA.TODOS DA SOCIEDADE CIVIL HONESTA DE BOM SENSO E ORGANIZADA PELO CORRETO, SABEMOS QUE O SPORT CLUB DO
    RECIFE É O LEGÍTIMO CAMPEÃO BRASILEIRO. A SOCIEDADE NÃO AGUENTA MAIS ESTAS TEN-
    TAVIVAS DE ROUBO ESCANDALOSAS, MONITORADAS PELA JUSTIÇA E PELA IMPRENSA TEN-
    DENCIOSA AO INCORRETO. SOS SOS AO FUTEBOL BRASILEIRO, NOVA TENTATIVA DE GOLPE.

  • jose antonio

    De novo? Não aguento mais essa ladainha. O Sport é Campeão de Direito e ponto final.

    • Breno

      Um regulamento imposto no meio do campeonato, pela CBF falida na época que abdicou de organizar o brasileiro daquele ano. Vai se informar primeiro e para de falar M….

    • Helio Dias

      Deve ser mesmo né? Só não sei porquê a justiça ainda não deferiu a favor do Sport até hoje! Quê injustiça… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  • Flamengo é o VERDADEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, pois, Ganhou os Melhores e disputou a Verdadeira primeira divisão, enquanto o Sport jogou com time de Segunda divisão Inclusive o Próprio Sport era da segunda divisão Naquele ano!

    • Márcio

      Que “segunda divisão” era aquela, que tinha o vice-campeão da primeira?

    • Josafá Paranhos

      O GUARANI foi VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1986, como poderia ser da 2ª divisão?

  • teste

  • henrique martins

    “na minha opinião o FLAMENGO seria o campeão de 1987 pos vencéra os melhores times,desde se enfrentasse o SPORT RECIFE,porque era + time + como abriu mão do jogo final ,e a entidade máxima do futebol brasileiro é a CBF,eo clube pernambucano ,nos representou na taça libertadores de 1988,oficalizou-se para a conmmebol”sport club do recife,campeão brasileiro de 1987”

  • etevaldo

    tem alguns são paulinos, Corinthianos, Palmeirenses,vasquim, flusim, botinhas, Cruzeiro, atlético Mineiro. Internacional, grêmio, que jogaram com o Flamengo essa era a segunda divisão bando de clubistas ainda querem saber quem é o verdadeiro campeão.

  • gavazza

    Todos esses torcedores de outros clubes, que não o flamengo, querem se enganar e enganar aos trouxas, dizendo que o campeão de 87 foi o sport. Pois bem: Todos conhecem os fatos que se transformaram nesse imbróglio: Naquele ano a extinta CBD (atual CBF) não tinha dinheiro para organizar o campeonato. Foi fundado o clube dos treze que o organizaram, depois, com o campeonato em andamento, a CBD quis se meter no meio criando seu próprio regulamento, que de pronto não foi aceito pelo clube dos treze. No final o campeão foi o flamengo, reconhecido em ata por todos os participantes (Da série A) do campeonato. Esse timéco do sport, que era da série B, só disputou com times da citada série e quer se achar campeão. Façam-me o favor…

  • James brawn

    Sport foi rebaixado em 86, como seria ele campeão da primeira divisão em 87?

    o pequeno sport nunca foi, e nem jamais será campeão da primeira divisão do futebol brasileiro..

  • Porque a CBF.não marca definitivamente um jogo extra entre FLA x SPORT,pra saber de fato o verdadeiro campeão Brasileiro de 1987,porque definitivamente ouve 2 campeões,numa taça só convoca uma CPI Federativa junto ao congresso e acaba com essa baderna,junto a Polícia Federal e que haja o cruzamento dos 2,ou cada campeão receba sua taça de campeão dos seus respectivos módulos ,acabando assim com essas atitudes irregular definitivamente

  • JUMENTINO

    A TAÇA É DO SPORT RECIFE QUE FOI A CAMPO, O FLAMINGO NÃO COMPARECEU E LEVOU (WO) O MENGUITIM TAMBÉM É DA MESMA CORJA DO SÃO PAULO, O QUE O OUTRO DISSE AI EM CIMA QUE FOI O SÃO PAULO QUEM ORGANIZOU, CHEGA DO FLAMENGO GANHAR DESTE JEITO…JÁ BASTA A LIBERTADORES DE 81 ONDE O BANCO DO ATLÉTICO FOI EXPULSO, E SEIS JOGADORES, E TUDO DE SELEÇÃO PARA O BEM DO FUTEBOL BRASILEIRO ESPERO QUE ENTREGUEM AO ESPORT.

  • ANDERSON

    SPORT CAMPEÃO

    • Jocemar

      Flamengo HEXA CAMPEÃO, com todo respeito ao SPORT !!!

  • André

    Só queria entender como o sport fala que é campeão e de regulamento. Alguém sabe quanto foi o jogo sport x guarani na ilha do retiro e que terminou nos penaltis? Bem o jogo estava 11×11 quando “as 2 equipes resolveram parar de bater” consequntemente infringindo o regulamento e foram decidir por conta própria na moeda. Kkkkkk.
    sem contar com a classificação do ano anterior, acrescentando aindao que ja foi citado, a cbf não quis organizar o campeonato e quando o clube dos 13 organizou e a cbf viu que era viável cresceu os olhos e mudou um regulamento que ja existia e forçou todos a assinarem o tal cruzamento caso contrário não existiria campeonato. Todo isso por $$. Os times do tal modulo verde (1a. Divisão) já tinham um pre acordo, que quem ganhasse o módulo não realizaria o tal cruzamento e um fos idealizadores foi Eurico Miranda e o presidente do São Paulo, clube esse que no futuro resolveu apoiar o Sport para ter direito a taça das bolinhas pelo 1o clube a ser 5 vezes campeão e não o flamengo.
    Como querem moralizar o futebol desse jeito???
    Apenas 2 clubes no Brasil defendem o Sport como campeão de 87, o próprio Sport e o São Paulo. Porque será.
    Eu não sei. Kkkkk

  • Silas

    Flamengo , Cruzeiro , São Paulo , Santos e Internacional
    São os unicos times de primeira do Brasil….o restante…e resto

  • Jefferson

    Se a CBF tivesse uma atitude digna, reconheceria o resultado de campo, que consta Fla campeão e Inter vice e reservaria duas vagas na Libertadores de 2015 a esses clubes. Caso reconheçam o Fla campeão de fato e direito, deve se unir ao Inter para pleitear essa vaga, pois os clubes foram privados de participar em 1988 da competição, embora a vaga tenha sido conquistada no campo.

  • esse campeonato deveria não ter valido nada.não tem campeão de 1987

  • Jocemar

    FLA “HEXA CAMPEÃO”……..

    • Carlos Kjado

      Sport Clube VERDADEIRO CAMPEÃO DE 1987…………E FLAMEIGUINHO apenas 5 vezes campeão

      • Celso

        apenas? Faz me rir, rsrsrsrrs.

        • Marcelo Castro

          Esse “apenas” fez-me rir! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • rogerio viscardi

    Imaginem a vergonha que seria o Flamengo que era uma maquina, com zico, Bebeto, renato gaúcho, zinho, mozer, e por ai vai enfrentar o pobre do sport, o Flamengo era time da serie A, e por consideração e respeito para não humilhar o pobre do sport não quis fazer essa maldade como pobrezinho, seria igual a luta de um pitbul com um piquines, não teria nem graça, para de churumelas e deem logo a taça ao seu verdadeiro dono que é o mais querido do Brasil

  • Douglas

    Com todas essas viradas de mesa, campeão brasileiro duas vezes no mesmo ano (??). Manda a maldita taça das bolinhas pra Santos e ninguém mais reclama, nem São Paulo nem Flamengo.
    CBF é a organização mais desorganizada de futebol no HUE HUE BR BR.

  • Campeonato Brasileiro 1987

    Contexto da Competição: http://www.flamengo.com.br/flapedia/Campeonato_Brasileiro_1987

  • junior capixaba

    sport – o verdadeiro campeao brasileiro de 87, mas da SEGUNDINHA rsrsrs

  • Guerra

    O julgamento não vai decidir quem é campeão como diz a parcialidade de quem escreveu, e sim possivelmente considerar o flamidia como campeão ao lado do Sport.

MaisRecentes

Vasco convive com atrasos salariais, mas mantém ascensão no Brasileiro



Continue Lendo

Além da Copa Intercontinental, Fifa vai discutir legado da Copa-2014



Continue Lendo

Bandeira vê ‘afinação’ como novo vice de futebol do Flamengo



Continue Lendo