Flamengo pode ficar entre Libertadores e Série A



O Flamengo poderá ter de sacrificar a sua presença na Copa Libertadores para se assegurar na Série A do Campeonato Brasileiro. Ou fazer justamente o contrário.

A Conmebol, mais de uma vez exigiu que clubes abrissem mão de ações na Justiça comum, sob ameaça de perderem suas vagas na Copa Libertadores.

Um caso aconteceu na virada de 2005 para 2006. Um sócio do Internacional ganhou liminar na Justiça invalidando a anulação dos jogos apitados pelo então árbitro Edilson Pereira de Carvalho, suspeito de participar de um esquema ilegal de apostas e de manipular resultados das suas partidas. Quando o escândalo em torno dele explodiu, 11 partidas foram realizadas novamente e o Corinthians sagrou-se campeão. Se os resultados tivessem sido mantidos, o Internacional, que terminou em segundo, teria ficado com o título.

Pressionado pela Conmebol, o Internacional declarou no processo que não tinha interesse na ação e não ganhou os pontos. Disputou a Libertadores e foi campeão sul-americano e mundial, tudo em 2006.

O mesmo acontece com o Flamengo agora, com uma diferença crucial: o Flamengo precisa dos pontos ganhos na Justiça comum para permanecer na Série A. Hoje o Flamengo tem 49 pontos, a Portuguesa, 48, e o Fluminense, 46. Se o Flamengo perder os pontos da Justiça comum,  cai para 45, atrás da Fluminense. A Portuguesa, em princípio, não precisa fazer essa opção, pois não disputará a Libertadores.

Se a Conmebol pressionar o Flamengo, o Rubro-Negro poderá ter de optar entre os pontos necessários para evitar o rebaixamento e a vaga na Libertadores.

O Flamengo disse que não irá se pronunciar, a menos que receba comunicação da Conmebol.

 

OS LIMITES DO PODER DA FIFA

A Fifa prevê em seu estatuto que nenhuma das entidades (federações, confederações ou clubes) possa apelar à Justiça comum para resolver assuntos da esfera esportiva. E proíbe interferência política no comando das federações nacionais.

A Constituição brasileira estabelece que todos podem apelar à Justiça na busca de o que entenderem seus direitos. Isso está estabelecido assim na virtual totalidade dos direitos.

Em cada país, a Constituição local se sobrepõe ao estatuto da Fifa. Mas o estatuto da Fifa tem alcance mundial, ao contrários das leis nacionais.

A Fifa sabe também que se as decisões esportivas forem contestadas na Justiça comum poderia afetar a estrutura hierárquica do futebol mundial, na qual ela ocupa o topo.

Ela exerce seu poder ameaçando de suspensão ou exclusão os membros que desafiam suas regras.

Assim, existe um equilíbrio precário, em que muitos casos são administrados mais diplomaticamente do que pela força da lei. Em outros casos acontece o contrário.

Na Série C do Brasileiro de 2012, o Treze foi à Justiça comum e conseguiu permanecer na divisão, forçando o campeonato seguinte a ter um clube a mais. A CBF não puniu o Treze, e a Conmebol e a Fifa oficialmente não ficaram sabendo.

Mas, quando uma decisão afeta um clube que conquistou uma vaga na Libertadores, o assunto entra na alçada da Conmebol, que é praticamente obrigada a agir.

Se isso acontecer, o Flamengo terá poucas opções. Uma delas será tentar jogar a Conmebol contra a Portuguesa também. Mas, por ora, isso tudo são hipóteses.

 

 

 

 

 



  • E o Corinthians o ano passado???

    • vinicius

      ano passado? ta doidão?

      • Gabriel

        É os torcedores do Corinthians entraram na justiça comum para poderem assistir um jogo da libertares que teve 4 pagantes. seu doidão.

        • Gugu Oliveira

          Mas essa decisão não afetou resultado de jogos ou pontuação.

          • Vanessa

            Gente visitem meu Blog futeboltambemepramulher.blogspot.com

          • Lito

            Exatamente

        • Aparecido Benedito

          Aqueles 4 torcedores não deveriam ter feito aquilo, porém foram exigir um direito individualmente em beneficio proprio, diferentemente com de um interesse coletivo em que o beneficiado é o Clube. Que beneficio o Corinthians teve naquela ocasião ? até acredito que nem corinthianos eram, possivelmente eram antis querendo ferrar mais ainda o Timão.

        • Flávio

          que vacilo hein lance? coloca no ar matéria sem averiguar depois passa vergonha = os jornalecos de 50 centavos….a vaga do Flamengo foi conquistada na Copa do Brasil. Os pontos em questão são do Brasileirão. A conmebol exige que não haja ação judicial direta na competição que deu a vaga ao clube. O que não é o caso….portanto o caso dos corinthiANUS que usaram a justiça comum , esse sim seria passível de punição…mas o andres cara mijada ,(mensaleiro ,bicheiro,miliciano, cafetão) deu ojeitinho dele separando um pouquinho do premio da competição do ano anterior vencida apos a contratação (suborno) de jogadores pontuais do time do boca , e do amarillha que levou uma baba tão grande q foi se aposentar depois com o futuro garantido….

          • Thiago Ferreira

            Tomou seu remedinho hoje? Não? Então corre.

        • Renato

          Gabriel, vc certa razão!

          Só que a liminar dos torcedores não alterou a pontuação ou colocação em qualquer competição!

          O que vc não está lembrando é que fomos EXCLUÍDOS DA LIBERTADORES pelo Amarilla, a mando da Conmebol!

        • Kaio

          Burro !

      • Lucas Soares

        os torcedores entraram na justiça pra ver o jogo do Corinthians q foi punido com os portões fechados e a conmebol não puniu o clube.. pq ela iria punir o Flamengo agora ???

        • mongol o do corinthians foi a propria conmebol q liberou… e isso do flamengo eles foram pra justiça comum q a conmebol não aceita

        • Bruno

          O corinthians foi punido no jogo contra o boca, onde a comebol eliminou o corinthians

          • Beto Canada

            FALOU POUCO MAS FALOU TUDO !!!

        • Junior

          Os “torcedores” entraram na justiça não o clube! Pelo que eu entendi o clube não pode ter processos em aberto na justiça comum! Não tem como a instituição decidir se seus torcedores vão a justiça ou não!

          • Juca

            Torcedor que ja representou o clube anteriormente em acao na justice? Aham, acredito… E outra: O caso do Internacional tambem foi torcedor, suba e leia a material antes de digitar amigao.

        • Concordo com você. e se tirarem o Flamengo; é um grande prejuízo financeiro para a cbf. Eles estão blefando, se nós boicotarmos qualquer campeonato é prejuízo certo para eles. Quem banca é o Torcedor e quem alimenta qualquer competição financeiramente é o Flamengo.

          • Rui

            vc lembra q ano de 2013 a fox deu maior audiencia ficou acima de todos as concorrentes.Mas o Frameigo não estava.Então pq vc tá falando que o Frameigo ´banca.O Frameigo pode bancar o time da Portugiesa tudo bem mas din para pagar jogador não tem.

    • Flavio

      Marcelo,

      como você foi astuto em criar essa polêmica hein….

      É ABSURDO O FLA ESTÁ LUTANDO POR PONTOS PRA NÃO CAIR E AO MESMO TEMPO TER UMA VAGA NA LIBERTADORES.

      A VAGA FOI CONQUISTADA NA COPA DO BRASIL.

      NO BRASILEIRO, O FLA PRECISA DOS PONTOS PRA NÃO CAIR.

      você só contribuiu para colocar mais lenha na fogueira.

      • rodrigo

        perfeito!

        • Giovanni Araujo

          Caro Flávio, acho que vc não entendeu. A “talvez” ação da Conmebol dê-se pelo fato do clube estar com uma ação na justiça comum, direta ou indiretamente, questionando uma decisão ocorrida na esfera desportiva. Apesar da vaga ter sido conquistada na Copa do Brasil, o clube poderá ser desligado da competição (assim como a FIFA poderá punir da mesma forma), neste caso, o vice-campeão ficaria com a vaga do Flamengo.

      • Erik Junior

        Não cara, não importa onde foi conquistada a vaga, a Fifa tem gerência sobre a Conmebol, e proíbe entradas na Justiça Comum. Como a Fifa não pode fazer nada sobre a Justiça brasileira, logo não pode mandar a Cbf excluir o Fla do Brasileirão, mas pode mandar a Conmebol tirá-lo da Libertadores, e a justiça brasileira não poderia fazer nada quanto a isso. A punição ao Fla seria internacional.

      • Renato

        Flávio,.. vc misturou tudo.. Não importa por onde o Flamengo conseguiu a vaga!

        Importa que entrando na Justiça Comum, o Flamengo pode ser punido, conquistando vaga por onde fosse…

        O caso é a perda de pontos ou não… Vc está misturando as coisas…

    • Waldemir Junior

      seria uma boa o retorno do imperado,ele seriauma oa dor de cabeça para os adivesarios,nilma seria uma boa também.

    • Thiago Ferreira

      Corrigindo. Edilson Pereira de Carvalho não é “suspeito”, é “réu confesso”.

  • Gustavo

    O Flamengo deve mandar a Conmebol para aquele lugar … não se pode abaixar a cabeça para essa máfia do STJD/CBFlu que tem suas ramificações espalhadas por aí afora … o Flamengo não é clube que abaixa a cabeça para os canalhas, mesmo que momentaneamente poderosos …

    • luuz

      Flu é poderoso mesmo, manda até na fifa. Sendo que o retorno dos pontos é a famosa virada de mesa que tanto falam

      • Eduardo

        Errado. A TIRADA dos pontos é que foi a virada de mesa. Devolvê-los é corrigir a injustiça com quem ficou na série A por méritos no campo.

        • Allan

          Injustiça é não punir um clube por ter infringido a lei.

          • Thalmus

            Segundo a justiça, Portuguesa e Flamengo não fizeram nada de errado.

        • André

          A maior média de público no Maraca no Brasileirão 2013 foi do Fluzão.
          Pelo jeito se pode ficar rico roubando e falar poxa fiquei rico e pronto? Presta atenção! Infração tem punição e pronto. Portugas e frameigos q percam os pontos e pronto. O resto é consequência inevitável moro???

      • marco

        Muito poderoso.
        4 rebaixamentos em 17 anos. Série C, convites para voltar a primeira divis˜åo.
        Uma vergonha.

    • Léo Júnior

      Então faz o seguinte: paga pra ver… Rsrsrs

    • Luiz Pragana

      Quem pagou a lusa para colocar o jogador irregular para não cair foi o flamengo. O flu não tem nada com isso! Cada vez esses trapalhões se enrolam mais. A verdade vai acabar aparecendo.

      • Mauro Santos

        Mais uma piada. Os tricoletes estão desesperads.

      • ywry

        Manezao o fla ja tava livre de rebaixamento … e essa historia ai e falacetaa onde ja se viu o clube nao entrou na justiça . Quem entrou foi torcedores ve se tem carimbo do fla no processo .. outra .. a cbf eu acredito que nao ira recorrer pq o.marin ja falou tempo atras se depender deles ele gostaria que fosse mantido obresultado do campo ….

        • tarcisio

          Vc ta de sacanagem? Nao importa se foi o torcedor, quem ganha cm isso e o fla. E isso q eles proíbem

    • Que tirem o Flamengo então da Libertadores, pois já sou manifestante de natureza e tirar o Flamengo da Libertadores me dá mais um motivo.

      Já manifesto contra a Copa, agora terei mais um dever Cívico, manifestar contra a interferência de entidades do Futebol na Soberania Nacional, pois conforme a Constituição Brasileira, ninguém pode vedar o meu direito a justiça.

      • EdMort

        Excelente comentario. 100% apoiado.

  • Lorenzo Lamas

    Advogado no Globoesporte.com já declarou que isso é inviável de acontecer. Não há sustentação jurídica.

    Apurem melhor.

    • O advogado do globo esporte?????????????

      • Ricardo Gomes

        Advogado NO globoesporte.com animal….. sabe interpretar uma frase não???

    • Natarelli

      Qual advogado? O “torcedor” laranja do flamengo? #tômemijandoderir.

      globoesporte.com? #tômemijandoderir.

  • Lipe ramos

    Desde quando o fla precisa dos pontos pra permanecer na série A?? O fla até a pouco tempo tava sem os pontos e tava na série A! Quer noticiar faz direito!,

    • Natarelli

      Vamos desenhar para o moço:

      1) Vamos supor que o flamengo abra mão da “ação” em favor da L.A.;
      2) Vamos supor que a lusa concretize o tapetão armado por flamengo e ela própria;
      3) Quem irá cair?

      Precisa passar lápis de cor ou você entende em preto e branco mesmo?

      É por essas e outras que essa definição do povo brasileiro feita por de Ivan Lessa, sempre será verdadeira: ““Os brasileiros têm os dois pés no chão… E as duas mãos também.”

      • leleu

        o jogador da portuguesa estava concentrado no sábado antes do jogo do Flamengo x cruzeiro se tem alguma armação e da parte do FluminenC

      • Macelo

        Não colega a unica coisa que eu tenho são os pés no chão. Pois não ando de quatro.

    • Geraldo

      Se a Lusa pega de volta os 4 pontos e o Fla não, o Fla cai pra B

  • mauro m guimaraes

    RSRSRSRS

  • Raphael

    Matéria irresponsável e tendenciosa! Típica de quem quer ver o circo pegar fogo. Na boa, se os processos e investigações se direcionassem para certas pessoas da imprensa, não teríamos essa bagunça no nosso futebol. Esse diário Lance precisa acabar!!!

  • carlos argolo

    QUERO VER O MEU TIME NA SERIE A INDEPEDENTEMENTE VAI FLAMENGO……….

    • Pagam a serie B

      Vai Flamengo?? tá fazendo isso errado seu animal o certo é VaiCorinthians..kk

      • wellington vicente

        Vamos Flamengo

  • henrique

    Vai sonhando com o Fla na segunda divisão meu caro, vai sonhando…….

    • Luiz Pragana

      Eu tb acho que jamais o Flamengo vai para segunda divisão, pois terá sempre uma Portuguesa para se vender e ficar no lugar dele!

      • Adriano

        Concordo no Brasil é impossivel o flamengo cair pois tem a globo, cbf e times com atitudes vergonhosas para salvar….

  • começou a patetagem foi o torcedor e não o time
    entenda
    esses camaradas fala uma coisa antes de acontecer eles nem falaram nada cambada de imbecis

    • Felipe Arruda

      Só para lhe esclarecer as ações dos torcedores só terão valor se os clubes entrarem como parte !!!
      Se o clube não entrar como parte a ação é extinta !

      • carlos souza

        exatamente isso que acho que seja, eu não posso reivindicar em meu nome direito de outro. Então porque a ação do flamenguista-torcedor foi aceita.

      • Renato

        Então pq o juiz ja deu a tutela antecipada?

  • joedson

    como escolher ficar na serie A, se o flamengo não foi rebaixado ?

  • fabio placido

    Essa reportagem não tem o menor nexo….como pode o Fla ser rebaixado….mesmo sem os quatro ponto o Fla continua na série A……Esse sonho paulistano de ver o Fla na série B nunca acontecerá

    • Comeddor de gambbá

      Pois, mas em terra de cego, quem tem um olho é rei. Nunca é forte de falar hein?? O sonho “paulistano” não é ver esse ou aquele clube carioca rebaixado, mas sim que paguem o que devem dentro do futebol. A impressão que dá é que tudo o que acontece no Rio relacionado ao futebol tem falcatrua e corrupção no meio, alavancado ainda pela emissora de bossta que prefiro nem falar o nome, que adula esses clubes. Porém, os órgãos judiciários Paulistas, não vão mais deixar esses clubes deitar e rolar em cima da justiça. Acho que enfim, ACORDAMOS!!!

    • Só pode ser paulista mesmo, imprensa bairrista, tendenciosa , invejosa e manipuladora.

      • Jose Lucio de Azevedo

        Todo mundo sabe que paulista é burro por natureza, carioca é sempre muito mais esperto, como é que um clube carioca vai ser rebaixado se um paulista (que além de burro é incompetente) tá pronto pra “assumir” ah! e mais essa, se dentista gosta de dente, paulista gosta é de pau, e bem duro.

  • Xicão

    Flamengo clube virador de mesa. Virar mesa é rasgar as regras do campeonato, no caso, usando a justiça comum.o STJD é o órgão legítimo para fiscalizar e penalizar segundo as regras do campeonato. Vamos dar um jeitinho Flamengo ??? no caso da FIFA e conmebol está difícil, né ? A GLobo e os magistrados / promotores que fazem parte da torcida não alcançam !

    • Nelson

      Cidadão, desde quando o Fla é virador de mesa? Se informa melhor, para depois querer passar uma informação certo.

      • Então meu amigo coloca la no youtube PAPELETAS AMARELAS .

      • MESSIASANTOS

        COM CERTEZA O STJD É O ÓRGÃO PARA FISCALIZAR E PENALIZAR DENTRO DAS REGRAS DA COMPETIÇÃO SENDO ASSIM DEVERIA TER PUNIDO:(BOTAFOGO,GRÊMIO E CORINTHIANS) QUE TIVERAM JOGADORES EXPULSOS EM SEUS ÚLTIMOS JOGOS PELA COPA DO BRASIL E Ó O FLAMENGO É PUNIDO PELO MESMO.

    • Mary

      Quem virou a mesa por 3 vezes foi o FLOR minenC.

  • Marco

    BRASILEIRÃO e manda os caras catar coquinho com essa libertadores de Oriente petroleiro, Morelia, Zamora, Ganador, Anzoategui, entre outros. Prefiro o Mengão jogando com o fluC

  • Carlos

    Vejo que muitos fugiram da escola,…não sabem nem ler e entender um texto,…isso e Brasil!!!

  • Douglas

    Matéria totalmente sem nexo. Como a Conmebol pode punir o clube por ações que foram criadas por torcedores? O Flamengo simplesmente não pode impedir que qualquer um dos cerca de 40 milhões de torcedores do clube entre na justiça em qualquer situação referente ao clube.
    Além disso o Corinthians foi pivô de uma situação parecida ano passado, quando torcedores do clube conseguiram na justiça o direito de assistir no estádio um jogo que o clube deveria fazer sem a presença da torcida. Mesmo assim não houve qualquer punição adicional ao clube pelo ocorrido ,até porque nenhuma entidade tem o direito de ferir aquilo que ordena a justiça ,sendo essa possível punição mencionada na matéria algo ilegal por ser uma retaliação à uma decisão judicial legítima.

    • Torcedor q tem ligações íntimas com o Flamengo, advgado q já trabalhou para o clube!! vcs tão pensando que a FIFA é brincadeira!! a fifa é rígida nesse quesito!! tao brincando com fogo!!

    • Rodrigo

      Mais um que tem preguiça de LER
      e não leu o que o caso do Inter em 2005/2006 é identico ao do Flamengo com um TORCEDOR entrando na Justiça Comum

      • Flavio

        em 2005, antes de paralizar, o corinthians era o líder, então, antes disso, ninguém poderia advinhar que o inter teria mais pts no final sem a paralização……………só chegaram à conclusão depois que o campeonato acabou.

      • valmir

        o inter pipocou, se tivesse peito teria ganho ã causa.

  • Lucas Soares

    matéria pra vender jornal.. sem mais..

  • Ana

    Marcos Motta @mottamarcos 1 min
    Sobre as medidas liminares, esclareço que o risco de punição de Flamengo e Portuguesa pela FIFA é zero.

    Só para lembrar que o advogado Marcos Motta, e referência na FIFA!! sem mais…

  • JECalvo

    Isso é lobby da CBF junto à Conmebol para pressionar o Flamengo a abrir mão de possíveis benefícios oriundos de ações na justiça comum… É bom que os “velhinhos” lembrem que sem os times (ainda mais se tratando de Flamengo) seus campeonatos/produtos não existirão. SRN.

  • leornardo

    noticia doida

  • Carlos

    Bando de Imbecis,…não sabem nem interpretar um texto,…isso é Barsil,…!!!

    • luciom

      Cara esperto esse Carlos. Acha que só ele entendeu a tese desse blogueiro paulista. Tese, sim, porque expõe os motivos do que acha que vai acontecer.

  • Acorda cara!

  • serge bernard

    Então porque será que o Sport Clube do Recife disputou sem problemas a libertadores de 1988? Conversa mole pra boi dormir. O STJD e a CBF estão errados, achando que são acima da lei…

    • O Sport foi o legitimo campeão brasileiro de 1987.

      • renato gaucho

        pq foi campeaod 87, simples!!!

      • Clemir

        legitimo aonde ??? só se foi em sua casa . vc assistiu a segunda divisão pensando ser a primeira.

  • cesar

    só para vender notícia mesmo!!!

  • se isso for obrigatorio prefiro ver o fla na serie A ..q pena q o time gastou muito dinheiro cm contrataçoes contando cm a vaga na libertadores..!!!

  • Ruan Lucas

    Muito sensacionalista esta notícia…

  • caro reporte Marcelo Damato ,quando for dar notícia do flamenguinho desenhe também por são poucos que entendem , você fala sobre esse time ir para série b , no caso se ele desistir da justiça comum e a portuguesa ganha os pontos na justiça comum assim o flamenguinho entraria no lugar da portuguesa – acho que agora alguns entenderam! rsrsrsrs

  • Roberto

    Que idiotice.
    A vaga do Flamengo foi conquistada na Copa do Brasil. Os pontos em questão são do Brasileirão.
    A conmebol exige que não haja ação judicial direta na competição que deu a vaga ao clube. O que não é o caso.
    Cansado de colunistas fracos e despreparados. O Lance foi criado para ser mais do que isso.

  • Marcos Lopes

    Fácil de responder,a vaga para Liberdadores foi ganha na Copa do Brasil não no Campeonato Brasileiro. Portanto a Comebol não tem nem o que se meter.

  • Wayme

    Não há a menor possibilidade de ocorrer esta hipótese, pois ai que haveria milhares de ações de torcedores do Flamengo utilizando o Código do Torcedor e argumentado que no regulamento da Copa do Brasil dá o direito do campeão participar da Libertadores, ganho de causa 100% garantido. E o que poderia acontecer, apesar da Conmebol não estar sediada no Brasil, a justiça poderia proibir ela de organizar a Libertadores no Brasil sem a presença do Flamengo, e caso mesmo com a condenação, a Conmebol insistisse com ideia de punir o Flamengo, nenhum clube brasileiro poderia participar da Libertadores, por ela estar proibida de organizar o campeonato no Brasil, e com certeza ela não iria querer abrir mão dos clubes brasileiros, pois grande parte das receitas dela vem com a participação do clubes brasileiros. Com certeza a Conmebol não vai querer comprar esta briga, pois ela vai perder sem duvida alguma.

    • beto

      O lance inventa e ainda aparece ditos professores de direito,para darem aula,isto é impossivel,mas o lance coloca pois na falta do que falar?????

  • Paulo Sá

    Impressionante como “alguns” jornalistas desse site lançam notícias para denegrir a imagem do Flamengo.

  • Victor Siliatti

    Conversa fiada o Flamengo já jogou a Libertadores varias vezes com ação na justiça comum. A Copa União de 87 é um exemplo antigo e recente. Agora mesmo na participação rubro-negra em 2011 a ação que será julgada no STJ (Que já teve o primeiro voto da ministra relatora deferindo ao Flamengo o título) o Flamengo já estava em busca de direitos na justiça comum.

    E voltando a Copa União, só o Sport que pode ir a justiça comum (E DE PERNAMBUCO) para conseguir o que queria sem punições?

  • Marcos

    Flamengo não caiu para a segunda divisão mesmo perdendo os pontos. A defesa do Vasco não tem NENHUMA sustentação. Flamengo está (e sempre esteve) na Série A e vai jogar e brigar pela Libertadores. Simples assim. Jornaleco sensacionalista fazendo campanha contra o Flamengo.

    • Eduardo

      Não caiu, pois a Portuguesa também perdeu os pontos … deixa a portuguesa ganhar os pontos e o flamengo não que vamos descobrir quem vai cair. Agora vcs estão acordando … rsrsrs

  • andre

    Paguem a série BBBBBBBBBBB

    • Eduardo

      Desde que Flamengo e Lusa tenham os pontos que fizeram em campo devolvidos, tudo bem, vou gostar de vê o fluzinho pagando a série B, ano que vem estaremos na libertadores de novo.

  • cesar

    fla no rebaixamento já, urgentíssimo !

    • Leonardo

      Por que? Assim seu time tem a possibilidade de ganhar 6 pontos, né? O T Á R I O…

  • Breno

    Uma coisa sempre me intrigou e gostaria que alguém me respondesse, em 1987 o Clube de Regatas do Flamengo foi campeão Brasileiro em campo, pois a CBF, “quebrada” na época ABDICOU de organizar a competição e vendo o sucesso da copa união quis mudar a regra com o campeonato já em andamento. O FLAMENGO ganhou na época por UNANIMIDADE na justiça esportiva como sendo o legítimo campeão brasileiro de 1987. Mas o Sport entrou na justiça comum, onde esta deu o título ao mesmo. Porque a FIFA não fez nada? Porque a FIFA não puniu o Sport que entrou na justiça comum? Porque agora surgi esse tema? Porque a FIFA não interviu até hoje neste assunto? Só sei que em todos esses casos o FLA venceu DENTRO de campo, jogando FUTEBOL, este motivo já basta.

    • João Rodrigues

      Muito bom Breno. Sei tanto quanto você desse fato e gostaria de saber por que essa agora se o time entrar na justiça comum será punido pela FIFA. E por que então, o Sport, não foi punido se o “título”, que eles acham quem tem, foi dado pela justiça comum de seu estado, e a tal CBF, não fez nada? Claro, na época a CBFzinha não tinha apoio do clube dos treze, então se apoiou para ganhar as eleições, o candidato da época, nos times da segunda divisão. Logicamente que o sport era um deles como todo o estado de Pernambuco e os demais que não fazem parte do clube dos treze. Acorda Mengão entre na justiça comum e faça com que essa CBFzinha reconheça seu título de fato e de direito, jogando e ganhando dentro das quatro linhas. Ponham esse auditorzinho Paulo Schimitt pra trabalhar e ver as m… que ele já fez e tá fazendo nesse tribunalzinho de m…

    • paulo

      Não,não meu querido Breno,o Flamengo não conquistou o brasileirão d 87 dentro do campo não.Alegando q não jogaria contra times d segunda divisão,Flamengo e Inter não quiseram jogar contra Sport e Guarani, q tinham ganho o módulo amarelo,sendo assim c declararam campeão e vice,perdendo o jg por WO.O Guarani e o Sport no ano anterior tinham ganho em campo o direito d jogar a séria A d 87e com a mudança q tv formando o clube dos 13,os 2 injustamente ficaram fora,então pra ser justo os 2 tinham q estar no módulo verde(“primeira divisão”)e Fla e Inter não poderiam alegar q não jogariam contra eles por serem da segundona.Sport sim foi a campo e esperou o Flamengo q não veio,por isso a Cbf com justiça nomeou o Sport como legítimo campeão d 87.Acho até bobagem do Fla não ter ido a campo,pois teóricament poderia vencer o jg,pois na época tinha 1 belo time e evitaria toda essa polêmica.

      • valmir

        tenho 48 anos e acompanhava todos os programas esportivos na época sei bem porque aconteceu a copa união, o flamengo não tinha que jogar com o esporte, não assinou nenhum regulamento que previa participação de esporte, guarani e outros, o campeonato que o sport ganhou é um e o flamengo ganhou o outro, a cbf considerou 2 campeões nacionais no mesmo ano na década de 1960 e considerou o flamengo também campeão de 87, vamos ganhar no stf, o relator já votou a favor dp flamengo.

    • André

      Sempre ganhou em campo… O Atlético-MG na Libertadores, o ladrilheiro que atacou o Vasco no estadual, as PAPELETAS AMARELAS que o diga…

  • paulo

    Vão arrumar um jeito de colocar algum time paulista na libertadores visto que a Imcompetência deles não permitiram participar de tal competição…

  • Leonardo

    Não vamos desistir de nada. Os pontos são nossos! Não acredito em punição, mas se tiver, não vai ter copa!

  • Falou tudo WAYME, SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRA.

  • marlon castro

    JUSTO MESMO É ESSE CLUBE DE FLAGELADOS (FLAMENG0) SER REBAIXADO E RETIRADO DA LIBERTADORES PORQUE FOI ELE QUEM ARMOU TUDO E QUANDO SE DEU CONTA DO ERRO SUBORNOU O EX PRESIDENTE DA LUSA PRA FUGIR DO REBAIXAMENTO. IMPRENSA, APURE ISSO DIREITINHO PORQUE LUGAR DESSES CRIMINOSOS NÃO É NA SÉRIE B E SIM NA PENITENCIÁRIA.

  • Jefferson

    Se isso fosse fato, preferiria mil vezes a vaga na Libertadores! Esse campeonatozinho da CBF não merece mais créditos… Depois desse ano de 2013 o Brasileirão pra mim acabou! Acho inclusive que por protesto os outros clubes deveriam criar uma liga independente e boicotar o Brasileirão.

  • Edilson

    Lá vem um arco-íris colocar chifre na cabeca de macaco. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Pelo que tenho notado os arco-íris principalmente as frutinhas estão apavoradas!

  • mirandinha

    É muito sonho desse Povinho querer ver o mengão na série B, pois nunca é que vão ver bando de sofredores.

  • Jeilson

    O Sport Recife entrei na justiça comum em Recife. Por diversas vezes e NADA aconteçeu com eles !!! Qual seria a diferença ??????

  • Tão pirando esses sofredores.

  • crstio leal

    Futebol cada dia que se passa mais decepcionante já fui fanático hoje sinto as vezes até nojo porq….

    cada dia que passa futebol ta se tornando como politica e times como partidos cheio de corrupções não consigo enxerga mais serio de verdade nisto

  • Carlos

    É impressão minha ou o lance só dá notícia ruim quando se trata do Flamengo?

  • carlos

    A verdade que a copa do mundo vai ser no Brasil, se o Fla ficar fora da Libertadores a pedido da Fifa vcs acham que vai haver Copa do Mundo aqui ?
    A torcida vai toda pra rua , é só começar a manifestação pela internet , vamos fazer um inferno.

    • mesquita

      ESTAMOS JUNTOS

    • CARLOS E BEM DE FLAMENGUISTA TRAPACEIRO E BADERNEIRO.

    • Duvido que vocês possuam essa capacidade de organização , estou cagando para essa copa, tanto que em maio estou indo para o Caribe para ficar longe dessa palhaçada, em agosto eu retorno.

  • Elton

    Na verdade é uma brincadeira nos torcedores passarmos por isso, afinal e o nosso dinheiro que paga essa conta(sócio torcedor, ingressos, camisas, etc) Mais respeito pois sem o nosso $ os clubes que já devem até o que ñ têm acabam de quebrar. RESPEITO E BOM TODOS GOSTAM!!!

  • boa tarde

    então por que vcs ai aqui do lance não falaram isso quando os torcedores do Corinthians entraram na justiça contra os portões fechados? lance para de ser tendencioso péssima matéria na boa então se eu torço pro river plate e entrar com uma ação contra o boca na libertadores o boca vai ser punido quem entrou com ação não foi o clube foi um torcedor comum mais mais uam vez vcs querem o conflito no fla

  • Jorge

    “A vaga do Flamengo foi conquistada na Copa do Brasil. Os pontos em questão são do Brasileirão.
    A conmebol exige que não haja ação judicial direta na competição que deu a vaga ao clube. O que não é o caso.”

  • Fabricio Gonçalves

    Francamente, conforme o tempo passa, fico cada vez menos com vontade de acompanhar futebol…

  • valmir

    se o CONMEBOL punir o flamengo, não estará respeitando a justiça brasileira, portanto não poderá organizar partidas dentro do território brasileiro. talvez os outros clubes possam mandar seus jogos no exterior.

  • LUCAS

    nada a ver fazerem isso com o maior clube do mundo

  • Alberto Jorge

    NA MINHA ÓTICA, O FLAMENGO DEVERIA DEIXAR DE LADO A LIBERTADORES, E PENSAR NO CARIOCÃO E BRASILEIRO. LEMBRANDO !!! COM O TIMAÇO QUE TÍNHAMOS NA ÉPOCA DE OURO DO MENGÃO, SÓ CONSEGUIMOS GANHAR EM 10 ANOS COMO O MELHOR TIME BRASILEIRO, UMA LIBERTADORES E UM MUNDIAL, E AQUI PRA NÓS, FOI MUITO POUCO PARA A SELEÇÃO QUE TÍNHAMOS COMO TIME. SRN

  • Samuel

    Vocês comandantes da Comebol e da Fifa, isso não tem nada a ver.
    Até por que o Campeonato Brasileiro é uma coisa e a Libertadores é outra.
    Se o Flamengo estivesse precisando dos 4 pontos na Libertadores, era outra história, pelo fato da libertadores ser um campeonato Internacional, mas soó que o brasileiro não é

  • Alexandre Reis

    O título da matéria diz: “O FLAMENGO PODE FICAR ENTRE LIBERTADORES E SÉRIE A”…. e eu digo, com aval de 40 milhões de rubro-negros espalhados pelo país: “A FIFA PODE ESCOLHER EM TER A COPA DO MUNDO REALIZADA NO BRASIL OU NÃO”….. Se o Flamengo quiser e decidir, não haverá Copinha do Mundo aqui não !!! Alguém duvida disso? rs … Ademais, quem é Fifa perto do Flamengo ?????

  • Clemir

    todos falam que o Fla é um time de vira mesa , não é bem assim , o Fla foi o unico time que ganhou um Campeonato dentro de campo e perdeu o titulo nos tribunais..Copa União de 87.o Fla pra ser campeão passou pelos grandes times do Brasil , como os 4 grandes de São Paulo , os 3 Grandes do Rio , os 2 grandes de Minas , os 2 grande do Rio Grande do Sul mais o Bahia que faziam parte do Clubes dos 13 , e só não entrou em campo pra jogar contra o Sport-PE , porque todas as equipes que faziam parte do clube dos 13 não aceitaram o Fla e Inter entrarem em campo . porque seria uma mamata.

  • JOSSIMAR

    É uma vergonha tudo isso. Apesar que este ano é muito provável que o campeonato brasileiro comece com 24 clubes e todos os que caíram permaneçam na serie A. Infelizmente só o fluminenC têm esse poder !

  • mas nao foi o flamengo que entrou na justiça foi um torcedor portanto acomenbol nada pode fazer

  • André Luis

    “framenguista” é fogo… quando a notícia lhe favorece é genial, correta, sensata e perfeita. Quando não é, é tendenciosa, sensacionalista, desonesta, errada… Agora entendo o porque da tal flapress, eles precisam de alguém que saiba escrever de modo que eles aceitem e ENTENDAM!!!

  • Leandro Oliveira

    Cara…. Eu so n to entendo uma coisa. No ultimo jogo do Flamengo, no brasileiro, nós já estavamos livres do rebaixamento. Pq então, iríamos arma alguma coisa com a Lusa. Não faz sentido…será que ninguém ve isso????

  • Rodrigo Werneck

    Isso é uma sandice. Nem que fosse o Marcio Braga, ex-Presidente do Flamengo, a impetrar uma ação na Justiça Comum, poderia o clube ser responsabilizado por algo. Somente se o próprio clube entrar com a ação. Quer dizer, atualmente nem mais isso, vide casos recentes de Sport Recife, Gama, e Treze, que foram à Justiça Comum e não foram punidos. Próxima teoria por favor…

    • Não é sandice, pesquise sobre o caso envolvendo o Internacional, infelizmente o nosso Mengão vai ter que optar entre permanecer na série A ou jogar a Libertadores e a série B. É triste, mas tenho certeza que o presidente e sua diretoria farão a melhor escolha.

    • joilson andrade

      Pois não é que o fake aí acha que alguém acredita que ele é flamengo?

  • Carlos

    Olá isso tudo é um embrólio que fez TJD, pois são tudo torcedor do Flu, no entendimento dos advogados do fla e Lusa, pensamentos se mudam, vale é o resultado em campo, onde tem prioridade sobre tudo conforme o art. se não me engano 133 da justiça despórtiva, tirava 1 ponto dos dois das partidas e acabou, mais tem que sempre beneficiar flu, isso é Brasil.

    No Brasila justiça não é cega, tem só um olho encherga só a Burguesia, a calsse dominante.
    O Dr. Michel Assef filho defendeu bem o Fla.
    Esquece Comebol, pois não foi o Flamengo que entrou na Justiça comum, o Lance esta maluco

    • wanderley

      Tudo torcedor do Flu…Quá quá quá… 1 mineiro, 2 gaúchos, 1 goiano, 3 paulistas, 1 carioca (vascaíno) e o presidente (Botafogo)…
      Entenda de uma vez… o Flu só foi beneficiado em 1996 e 1999 para ajudar outros clubes (que não são nem mencionados), e agora por incompetência de outros.
      Reflita um pouquinho só antes de falar boçalidades…

  • Jorge Braga

    Se for punir pelas ações na Justiça Comum, então terão que tirar o título de 1987 que o Sport ganhou através dessa mesma Justiça e devolve-lo ao Flamengo que é o legítimo campeão daquele ano. Eles não sabem nem o que estão fazendo pois tudo que eles pregam, já fizeram o contrário em outras ocasiões. Dois pesos e duas medidas de acordo com seus interesses.

  • Diógenes Kanzler

    Flamengo fica na serie A e na libertadores, pois a FIFA não vai interferir na conmebol, pois já sabe que aqui no Brasil quem manda é o povo, e o nosso MENGÃO tem a maior torcida do mundo. Imagina essa torcida toda vestida com o manto sagrado fazendo manifestação em véspera de copa do mundo, isso não seria nada bom para a imagem da CBF e da própria FIFA.

    • Smith

      com certeza!!!

  • Claudio

    Meu Vitória Pode Entra na Libertadores :UUU

  • eu

    desejos de paulista

  • Smith

    Quem vai punir o Sport Recife??? O Sport só é considerado campeão Brasileiro de 87, devido uma decisão da justiça comum de Pernambuco(é claro!). Por que até hoje ninguém puniu o Sport???

  • Leonardo Batista

    Ainda que o Flamengo e a Portuguesa estejam sendo beneficiados, quem entrou com ações na justiça comum foram os torcedores e não os clubes. CBF e Conmenbol não poderão fazer absolutamente nada.

  • Thalisson

    Isso e uma vergonha para o futebol brasileiro no ano de copa do mundo poderiam deixar os resultados obtidos no campo e apenas os clubes levarem uma multa.

MaisRecentes

Procurador do STJD não vê brecha para futura reclamação por causa do árbitro de vídeo



Continue Lendo

Eurico exalta árbitro de vídeo no Brasileiro: ‘Antes tarde do que nunca’



Continue Lendo

Del Nero exige que Brasileirão tenha árbitro de vídeo na próxima rodada



Continue Lendo