Blatter terá dia de cão no domingo



MARATONA Presidente da Fifa terá de percorrer mais de 3 mil km no dia da final para entregar medalhas na Fonte Nova e comandar a final no Maracanã, no Rio

Um lapso da Fifa na concepção da atual edição da Copa das Confederações vai transformar a final num fracasso de audiência na TV e o domingo do presidente da entidade, Joseph Blatter, num dia de cão.

Desde 2005, a Fifa coloca os dois jogos finais da competição no mesmo dia – até 2001 a disputa de terceiro lugar sempre ocorria no sábado. Um dos motivos foi dar mais um dia de descanso para os times que disputam a segunda semifinal. Esse modelo foi adotado quando a competição passou de 12 para 15 dias de duração, começando e terminando num domingo.

Mas desta vez os técnicos não contaram com a distância entre Salvador e o Rio de Janeiro.

Com a decisão do terceiro lugar terminando às 15h (20h pelo horário da Europa central) e a final começando às 19h (meia-noite), Blatter terá que enfrentar uma espécie de maratona.

De manhã cedo, Blatter voará do Rio para Salvador para assistir à disputa do terceiro lugar, entre Uruguai e Itália. Assim que entregar as medalhas para o vencedor dessa partida, deixará a Fonte Nova às pressas e pegará um helicóptero – que já o estará esperando ao lado da Fonte Nova – para o Aeroporto Deputado Luis Eduardo Magalhães, em Salvador. De lá um jatinho o levará até o Rio de Janeiro, em cerca de duas horas de voo. O local do pouso é mantido em sigilo, mas deve ser no Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade.

Dependendo das condições do trânsito, o presidente da Fifa se deslocará de batedor ou novamente de helicóptero até o Maracanã. Sua chegada é prevista para o intervalo entre 18h e 18h20. Mal terá tempo de cumprimentar os convidados, entre eles a presidente Dilma Rousseff, e logo terá que aparecer diante das câmeras de televisão.

Blatter ainda poderá desistir de ir a Salvador, mas seria um vexame.

Será um vexame maior se não chegar a tempo para a final, o que pode acontecer se chover no Rio de Janeiro ou em Salvador. A previsão é de chuva à noite na capital baiana e dia inteiro chuvoso no Rio, com possibilidade de aumentar à noite.

Manifestações

Outro ponto que não foi levado em conta pelos organizadores da Copa das Confederações – e nem era possível – são as manifestações que vêm acontecendo pelo país. Se houver bloqueios nas vias que ligam o aeroporto ao estádio, Blatter deverá usar o helicóptero. A viagem é mais curta, mas ele terá de pegar um carro do heliponto até o elevador para a tribuna dos “Very VIPs”, que é como ele mesmo se qualifica.

Final deve ter baixa audiência na Europa

O jogo da Copa das Confederações mais visto no mundo ocorreu provavelmente ontem, entre Espanha e Itália. A estimativa era de 80 milhões de pessoas nos nove maiores mercados do futebol do planeta, excluindo o Brasil.

Marcado para as 21h no horário da Europa Central (da Espanha até a República Tcheca), o jogo foi exibido em horário nobre para essa região do globo. Nos Estados Unidos, a partida foi vista a partir das 12h, dependo da região.

A final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha, ao contrário, vai ser disputada a partir da meia-noite no horário europeu (15h na costa Oeste americana, 18h na costa Leste e 8h no Japão).

Como o maior público do futebol está na Europa, a audiência da final foi estimada por especialistas contratados pela Fifa em cerca de 50 milhões de pessoas – novamente sem contar os espectadores que vivem no Brasil.

Apesar disso, esta é a Copa das Confederações com maior audiência da história.

Metrô do Rio erra horário da final

Cartazes do metrô do Rio informam errado o horário da final da Copa das Confederações, que acontecerá neste domingo.

Os anúncios, que orientam os usuário a evitar o sistema perto e durante o horário dos jogos, informam que haverá três partidas na cidade: México x Itália, Espanha x Taiti e a final. Mas colocam as três partidas às 16h, o que é correto só para as duas primeiras. Os cartazes nos vagões foram corrigidos nos primeiros dias com adesivos – que em muitos casos caíram. A maioria dos que foram colocados nas estações seguiam errados até ontem.



  • TOLINTHIAS CALDENSE

    ATENÇÃO GENTE ! O SINDICATO DOS JUIZES ESTAO QUERENDO FAZER UMA MANIFESTAÇÃO PUBLICA PELO ATRASO DAS PROPINAS DO TIMAO E REIVINDICAÇAO DO VALE-APITO AMIGO.

MaisRecentes

Na situação, também há simpatia por união geral e candidato único no Flamengo



Continue Lendo

Grêmio tem reunião nesta sexta na Conmebol: arbitragem em pauta



Continue Lendo

Orçamento de 2018 está sob análise dos conselhos do Flamengo



Continue Lendo