Terreno de CT do São Paulo pode ser devolvido à Prefeitura



Com Guilherme Palenzuela

A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara dos Vereadores de São Paulo emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 505/12, que determina a devolução dos terrenos cedidos pelas prefeitura para os centros de treinamento de São Paulo e Palmeiras, no bairro Barra Funda, zona oeste de São Paulo.

O documento, publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da Cidade e assinado por 16 vereadores, prevê em seu Art. 47 que as áreas cedidas aos clubes serão, ao término da concessão, incorporadas a um parque urbano que será criado no local. O Palmeiras tem direito ao terreno por pelo menos mais 60 anos, mas a concessão do centro de treinamento tricolor expira antes, em 2022.

O projeto de lei, criado em 2012 por Gilberto Kassab, modifica a Operação Urbana Água Branca, criada por Paulo Maluf, e propõe a revogação da Lei nº 11.774/85. Dentre diversas modificações, que reorganizam todo o espaço urbano da região, introduz a disposição que obriga a devolução dos terrenos concedidos aos clubes. Para entrar em vigência, ainda precisa ser submetido a votação na Câmara.

Uma alternativa para o São Paulo seria estabelecer a base de operações em Cotia, onde conta com um CT para as categorias de base, que inclui hotel e infraestrutura, e onde costuma realizar pré-temporada. O ponto negativo é a distância da capital: são 34 quilômetros.

Até a tarde de ontem, a diretoria do clube não havia tomado conhecimento do teor do parecer.

Projeto que pedia prorrogação da concessão não avançou

Ex-superintendente do São Paulo, o vereador Marco Aurélio Cunha criou, em 2010, projeto de lei que previa o aumento da concessão da área do CT da Barra Funda de 40 para 90 anos.

O argumento era que a alteração que deu direito a Palmeiras e Corinthians explorarem as áreas até 2078 não valeu para o São Paulo, e violentou o princípio constitucional da isonomia. O projeto de lei, no entanto, não avançou.

A área concedida ao Corinthians, onde hoje fica o CT Joaquim Grava, não se enquadra na operação urbana, mas também foi renovada junto com a palmeirense, e permanecerá até 2078.

Estrutura dos centros de treinamento

CT da Barra Funda
Após a concessão em 1982, a inauguração parcial do CT aconteceu em 1985 para depois, em 1988, ser plenamente aberto. O centro tem três campos oficiais, alojamento para jogadores e comissão técnica se concentrarem. O CT também abriga o Reffis, com estrutura de preparação.

Academia de Futebol
O terreno foi concedido ao Palmeiras em 1988, e o centro de treinamento foi inaugurado em 1991. Atualmente, a Academia de Futebol abriga três campos oficiais, um ginásio com duas quadras, além de toda a estrutura para preparação física e exames médicos. No local também há um prédio administrativo.



  • Gustavo

    E existe isonomia no Brasil?

  • Rafael

    Engraçado, o título diz que o São Paulo pode perder o terreno, quando lendo a matéria se percebe que o São Paulo E o Palmeiras podem perder os seus terrenos, porque não “Terrenos de CTs de São Paulo e Palmeiras podem ser devolvido à Prefeitura”????

    A matéria não, mas o título, que o chamariz para leitura do texto, é muito tendencioso, aproveitam um momento não tão bom do Tricolor e puxam o lado negativo da notícia somente para o São Paulo.

    • Rafael, o Palmeiras teve a concessão do direito de uso do CT prorrogado, o São Paulo não, portanto quem corre risco de perder o CT é o São Paulo. Há um princípio no Direito conhecido como o direito adquirido que serve para estabilizar situações consolidas e conferir confiabilidade àquilo que fora instituído, portanto, se houver uma lei que revogue a concessão, haverá um conflito normativo que pode ser facilmente resolvido de forma alternativa, a concessão de uma nova área e indenizações por conta das instalações ou o valor de todas as benfeitorias e acessões(contruções), mais o equivalente ao tempo que falta para acabar a concessão. O princípio acima citado está diretamente ligado a outro, o do ato jurídico perfeito, que diz que quando o ato jurídico é higido, ou seja correto, não pode ser anulado, por isso, não problema algum em cancelarem as concessões…

      • VInicius

        Explicou perfeitamente.

      • Carlos

        ENGRAÇADO É QUE CEDERAM TERRENO PUBLICO PRA FAZER CT DO CORINTHIANS .ELES VÃO TER QUE DEVOLVER TAMBEM ?

    • thiago

      mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi

    • Augusto Mello

      Exatamente foi o que notei. Parece que a bola da vez é o São Paulo. Tudo de ruim que acontece
      no rival da marginal, respinga no São Paulo. Parece birra. A turma do PT que apoia o Corinthians, está tentando de tudo pra minar o São Paulo. Mas até 2022 muita água vai rolar e se Deus quiser
      essa praga chamada PT será finalmente exterminada da face do Brasil e assim, o time da marginal voltará a ser comum por falta de apoio político.

      • Kimberly

        Concordo com o Augusto, pois acho muito impressionante os dois maiores rivais da torcida corinthiana cairem dessa forma, como dois clubes tão grandes como São Paulo e Palmeiras passam por situações tão delicadas? Para mim ta tudo muito comprado o futebol não é mais como era antes que existia garra e os times faziam por merecer para ter seus títulos, e agora a única coisa que se vê é um time manipulado pela governo.

  • CARLAO

    HA TADINHA DELA , QUI PENINHA , FICOU CHATIADINHA….

  • andre

    Com certeza vão perder o terreno porque essa diretoria deixa pra fazer tudo em cima da hora fora juvenal e adalberto

  • Paulo Cezar

    Pedro Lopes precisa apurar melhor as informações, talvez por ser muito jovem como é característica dos jornalistas do Lance, ele não saiba que os terrenos foram cedidos aos clubes ao mesmo tempo, com prazo de 10 anos para conclusão das respectivas obras. Quando a parmalat assumiu o palmeiras ela percebeu que poderia perder o terreno e começou as obras a toque de caixa para evitar esta perda. E não que foi concedido ao palmeiras em 88. E a diferença nos prazos de concessão dos mesmos evidencia, mais uma vez a, a tentativa do governo em prejudicar o São Paulo, como é de costume.

    • RENE

      O Lance sempre quer polemizar, assim tem mais audiência, vende mais jornais e consequentemente ganha mais grana com seus anunciantes. É parcial em todas suas matérias e opiniões sempre pendem para os clubes de maior torcida. Assim como a maior TV do Brasil. Imagina se eles falassem que não foi pênalti do Ceni em cima do Pato. Seria um escândalo! E assim não temos seriedade nunca. Vide nossos políticos….. Lamentável!

  • Gabriel

    Os caras já tem um estadio (vulgo PANETONNE) feito com dinheiro publico. Agora vão ficar de mimimi quebrando as unhas pra ter uma nova concessão do CT. Embora acredite que já estão com negociações avançadas para mudar o CT para o “baixo augusta”.

    • Simões

      Dinheiro publico? de onde vc. tirou essa informação,prove o que esta insinuando, ou cale-se.

    • Marcio

      Dinheiro publico “roubado” vc quer dizer ne!!!

  • Augusto Mello

    Vixe, podem ficar tranquilos, até 2022, essa praga chamada PT será exterminada do Brasil e assim, sem apoio, o time da marginal voltará a ser normal, por causa da falta de apoio político.
    O problema do futebol hoje, se chama Andres. Ele é o famoso taxinha e distribui muita grana entre esses apaniguados políticos. O molusco também está envolvido nisso!

  • sergio

    e o terreno da tc globo vai ser devolvido tb que palhaça da globo ninguem fala direito pra todos iguais

  • sergio

    e o terreno da tv globo tem que ser devolvido tb pq so os times em pq estranho em

  • sergio

    e o terreno da tv globo

  • Breno

    Só lero!

  • Marilda

    Estes caras esquecem que tem muito torcedor do São Paulo que são Eleitores

  • Max Nicola

    não tem problema, a gente compra!! Quem precisa de estadio doado pelo governo é o clube da marginal, aquele que foi rebaixado e ficou 23 anos sem titulos.. aqui é Soberano, nosso CT dos juiores em cotia ja vale mais que toda a estrutura de corintians + palmeiras somadas!!

  • renatotz

    Augusto Mello fique tranquilo, o ão Paulo tem mais dois CTs, e o da B. Funda nem é o maior ou melhor!

  • reginaldo

    É muito engraçado, sempre assim, itaquerão terreno e construção governo, são paulo pede-se o que estar em funcionamento, sempre assim, uma quadrilha governo, rede globo e corinthians, se acham acima do bem e do mal, veja só quando o corinthians entrou na libertadores, todos os times brasileiro foram tirado da quarta feira as 22h, somente o corinthians joga nesse horário.
    O que mais é imposíivel para essa quadrilha?

  • Paulo

    Enquanto querem reaver os terrenos de São Paulo e Palmeiras, só favorecem o Corinthians com terrenos, dinheiro e concessões ao Corinthians. E assim caminha a mediocridade.

  • Manoel Martins de Almeida

    Isso pra mim é tudo jogada de marketing. O períodico Lance já percebeu que falar mal do tricolor, + querido do mundo, dá IBOPE. Logo, eles (repórteres do Lance) estão na deles.

MaisRecentes

CBV visita cidade que pode receber seleções de vôlei nos Jogos de 2020



Continue Lendo

Botafogo deixa a Libertadores com R$ 13,4 milhões pela participação



Continue Lendo

Empresa explica saída do Brasil do Tour da Taça da Copa do Mundo



Continue Lendo