Federação de PE copia Rio e cassa mando dos pequenos no Estadual



Após pressão da Globo, que detém os direitos de transmissão, os clubes pequenos que disputam o Pernambucão não poderão enfrentar os times grandes em seus próprios estádios. Por causa da falta de estrutura para transmissão da maioria dos estádios do interior, o presidente da federação, Evandro Carvalho, decidiu que apenas os de Caruaru e de Petrolina poderão sediar os jogos contra Náutico, Santa Cruz e Sport. Os demais terão escolher um dos cinco estádios aprovados. O acordo da Globo com a Federação Pernmabucana prevê a exibição da maioria dos jogos dos grandes em TV fechada (Globosat).

Carvalho, alegando que alguns estádios estão em “péssimas condições” e sem consultar os clubes, decidiu que o mando de todos os jogos do Campeonato Pernambucana pertencerá à federação.

– É um absurdo a gente ter jogos em estadios ruins, com gramados sem condições, que a televisão tem pouco espaco. A gente vai mudar isso. Vamos acabar com esse negócio de mando de campo. Os jogos vão acontecer onde é possível jogar futebol. Para Carvalho, só se encaixam nesse critério os estádios do Sport (Ilha do Retiro), Santa Cruz (Arruda) e Náutico (Arena Pernambuco) e os dois do interior, já citados.

A decisão, em tese poderia gerar uma ação, pois, segundo especialistas, contraria o que determina o Estatuto do Torcedor, embora seja adotada, em maior ou menor, grau em todos os estaduais. Segundo o Estatuto do Torcedor, o mandante do jogo é sempre um clube. Para reduzir o prejuízo dos clubes pequenos, Carvalho anunciou que a federação vai bancaro deslocamento das equipes para os estadios selecionados.

A medida não é inédita. Em 2008, foi adotada pela Federação do Estado do Rio, quando a Globo começou a transmitir os jogos de todos os grandes no pay-per-view. Naquele ano, apenas o estádio do América, em Nova Iguaçu, e o estádio da Cidadania, em Volta Redonda, podiam receber jogos dos grandes, além do Maracanã, Engenhão e São Januário. A medida durou um ano. No seguinte, foi revogada porque a maioria dos demais estádios do Rio sofreu reformas

(Colaborou Marcelo Damato)



MaisRecentes

No Dia do Professor, COB abre inscrições para curso de iniciação esportiva



Continue Lendo

Mau desempenho do time afeta Maurício Galiotte no comando do Palmeiras



Continue Lendo

Possibilidade de apoio de Euriquinho gera desconforto no grupo Sempre Vasco



Continue Lendo