Torcedor ‘liberta’ o Coritiba da Globo



Com mais de 30 mil adesões, o Coritiba já arrecada mais com o programa de sócio-torcedor do que com direitos de transmissão de TV. O sucesso da estratégia torna o clube o primeiro a quebrar a dependência em relação à TV Globo, que exibe todas os campeonatos. Segundo a diretoria do Coxa, o custo para manter o programa fica abaixo de 2%. A meta do clube é chegar a 40 mil sócios até o fim deste ano.

Processo
O presidente do Sport, Luciano Bivar, deve ser indiciado pelo STJD por denunciação caluniosa. Depois de voltar atrás na declaração de que pagara pela convocação do volante Leomar, durante a época do técnico Emerson Leão (2000-01), o promotor Paulo Schmitt deve fazer a denúncia nesse sentido.

Calendário
O presidente do Corinthians, Mario Gobbi, defende a adoção de um calendário único para o futebol. Gobbi diz não ter preferência pelo sistema brasileiro ou europeu, mas diz que a falta de unificação prejudica o clube. Mas não pretende liderar uma discussão sobre o tema, pois teme ficar sozinho diante da CBF.

Negócios
Os parceiros de negócios do Palmeiras fazem muitos elogios ao presidente Paulo Nobre e sua equipe. Dizem que na gestão anterior, dirigentes faltavam ou chegavam atrasados e nas reuniões manifestavam despreparo e desinteresse por muitas questões. Alguns afirmam que nem conseguiam ser recebidos pelo então presidente Arnaldo Tirone.

Persistência
Mesmo sem grandes chances de implantação, o deputado federal Romário (PSB-RJ) mantém a decisão de manter a CPI da CBF na fila. O deputado Vicente Cândido (PT-SP), sócio e vice do presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, tentou convencê-lo de que seria melhor uma audiência pública. O ex-jogador agora quer ambas.

Em cartaz
A Arena Palmeiras, que deve ser aberta no fim do ano, já tem dois shows marcados para 2014. Um está agendado para maio e o outro, para dezembro. Os dois eventos são para 60 mil pessoas, lotação máxima. As bandas que estarão presentes são mantidas em segredo pela construtora do estádio e pelo Palmeiras.

Pedido negado
O Corinthians ofereceu o Parque São Jorge em garantia para tentar liberar a verba da Caixa no processo contra o acordo de patrocínio que corre no Rio Grande do Sul. Caso fosse aceito, poderia levar o clube a perder o estádio, em caso de derrota. O terreno já sofre diversas penhoras, que afastaram interessados em fazer ali uma arena de shows.

Acelerando
O governo de Mato Grosso diz que irá aumentar o efetivo de trabalhadores de 860 para 1.500 nas obras da Arena Pantanal até o fim de maio. Cita as fortes chuvas como maior razão pelo ritmo atual dos trabalhos, mas insiste que a obra já chegou a 63% do total, rebatendo o Tribunal de Contas do Estado que mediu só 53%.

Reencontro
Quatro seleções, Suíça, Itália, Grécia e EUA, procuraram a Arena Barueri para usarem com CT na Copa do Mundo. As conversas com a Suíça são as mais avançadas. Ottmar Hitzfeld, técnico da Suíça, dirigiu no Bayern o atual secretário de esportes da cidade, Paulo Sérgio (foto), campeão mundial de 1994.

DE LETRA
“O BAP tem uma missão ao mesmo tempo fácil e difícil, que é fazer o oposto do que todos fizeram no Flamengo nos últimos anos: fazer entrar dinheiro”

Walter D’Agostino, vice do Flamengo, sobre o vice de Marketing, Luiz Eduardo Baptista.



  • William

    Coritiba é time pequeno. Recebe pouco da Globo, por isso ultrapassa.

    Gigantes como Corinthians, Internacional e etc. tem bem mais sócios, mas recebem bem mais da Globo, principalmente o Corinthians.

    • Leonardo Andrade

      Quantos socios o Corinthians tem?

    • O Coritiba é o clube com o terceiro maior número de sócios no Brasil.

      Os dois primeiros, Internacional e Grêmio, mesmo tendo mais sócios não conseguiram o grande feito da autonomia financeira.

      Os outros clubes devem se inspirar nesse exemplo para se livrar das “garras” da Globo.

    • João Carlos

      Jovens!!! Compare o valor de sócios desses times e o do Coxa e depois comentem!

    • Pequeno????O Coritiba tem mais de 100 anos de historia e grandes conquistas ,é o maior clube dp estado do parana ,tem uma das maiores torcida do brasil,não dependemos de midia clubistica cmo o Corinthians e flAMENGO !!!!!!

  • Paulo Araujo

    esta coluna é a melhor, e olha que tem time colocando a propria casa pra liberar o patrocinio,
    to preocupado com meu FGTS, todo banco que prtociana aquilo abre falência

  • Renato

    Parabéns ao grande Coritiba! Rumo ao Bi-Brasileiro! O maior time do Paraná! É tradição, não é moda!

  • José Carlos Melo

    Se o meu VASCÃO tivesse uma Diretoria séria e confiável valeria apena ser sócio torcedor. No entanto, é melhor ver que rumo vai tomar o meu VASCÃO.

  • Edson – Santo André

    Que outros clubes sigam esse exemplo. Fica mais fácil depois exigir maiores cotas da TV e mais visibilidade para seus patrocinadores.

  • parabens pra quem consegui escapar dessa coisa ruim que se chama globo.
    desculpe me o coisa ruim!
    por a globo consegue ser pior que quais quer coisa!

  • Ferracini

    Acho que é uma conquista admirável do Coritiba, mas dizer que o clube “quebra a dependência da Globo” é uma precipitação. A arrecadação pode ter superado a grana da emissora, mas ser independente é abrir mão dela…será que o Coritiba toparia ?

    • Felipe Lima

      É um começo.
      Só de poder honrar compromissos sem precisar das cotas de TV lhe dá o poder de barganhar melhor numa mesa de negociações, até mesmo procurar outras emissoras (já que o caminho foi o da individualização, que os clubes tentem se desamarrar o mais breve possível).

  • Paulo

    O Coritiba vai abrir mão da Globo para que? Ele deve ter duas receitas. Me desculpem não entendi a matéria.

  • jose guilherme

    Mas os clubes do Paraná principalmente do interior tem que dar graças a Deus que a tv aqui compra os direitos do campeonato, o campeonatinho ruim, muito fraco tecnicamente, para ter uma idéia o atlético paranaense esta usando somente o time sub 23, o cara com 23 anos hoje não estiver no time principal é jogador fraco, mesmo assim esta em 2 no returno do campeonato. Só o tubarão esta indo bem e mesmo assim é assaltado pela FEDERAÇÃO PARANAENSE, a se a RPC não comprar os direitos aqui no Paraná quero ver quem ira comprar, as outras emissoras aqui são todas fracas!

  • PH TRICOLOR

    Parabéns ao Coritiba por essa marca expressiva!

  • Thiago Affonso

    A torcida do Botafogo, que já odeia a Globo pelo descaso e maus tratos que está emissora faz com o clube, deveria tomar esta atitude e bancar o clube para que ele não seja refez dela.

    CAMPANHA DIGA NÃO AOS JOGOS NA GLOBO!

    • Victor

      Ta mas… que torcida?

  • Paulo

    oloko, ou esses torcedores estao injetando uma grana preta no club ou a globo pagava uma merreca, porque 40 mil bancar o dinheiro que a globo pagava.

    • Diogo Cardoso

      A conta é simples … 40.000 x R$ 100,00 = 4milhões/mês x 12meses = 48milhões ano. Mas abdicar do dinheiro da globo só o brilhante time das cadelas mesmo e as presepadas do seu dono Coronel.

  • Matheus Brito

    Jura? O estádio do time mais rico do Brasil, o todo poderoso, está penhorado? Como todos sabem, só com dinheiro público meu amigo, senão não sai do papel.

  • Erick

    O Coritiba não se libertou, mas pelo menos conta com uma fonte adicional de recursos.
    Times médios precisam se virar para fazer frente ao clubes do eixo..
    Do jeito que as coisas estão, ou esses times arranjam sócios ou desistem de tentar competir por algo..

  • Sr Jose Guilherme fala sobre falhas da arbitragem do Pr. Concordo mas poderia citar como exemplo as gravações telefonicas do Ives Mendes com seu time mais o banimento dos arbitros do caso dos bruxos que chagaram validar gol por fora da rede contra Francisco Beltao .Responda torcedor do mais serio e rico clube que recebe dinheiro publico para construçao do estadio.

  • Cleiton

    Parabens ao Coritiba, tem uma torcida muito f….Na verdade o que falta no Brasil não é torcida, mas sim um campeonato brasileiro decente, pois nos atuais moldes apenas os clubes que possuem uma torcida realmente muito devotada pela instituição que se associa em massa, por isso há poucos clubes com muitos socios.Quando tivermos um campeonato qualificado, teremos grandes clubes, e torcida presente no estadio.

  • João Rosa Filho

    Meu Coritiba é clube/time grande e organizado,se nós proporcinamos uma boa receita ao clube,porque ficar refém de televisões,os tais grande de grande são as dividas que eles tem,o nosso brasileirão é um bom campeonato…

  • parabens ao coritiba , somente respondendo alguns e sem provocação o corinthians não tem campanha de socios e quanto ao inter ,realmente tem mais de cem mil socios , mas com um valor muito baixo por isto não supera os rendimentos do coritiba em relação à sócios , e quanto ao valor que o coxa recebe da globo o valor estimado é de 36 milhões , na mesma faixa de botafogo , a.mineiro e cruzeiro , inter e gremio um pouco ha mais cerca de 8 milhões de diferença e aí logicamente que os cariocas como fluminense , flamengo , vasco e os paulistas corinthians , são paulo , santos e palmeiras recebem mais , porque tem mais torcidas consequentemente seus jogos dão mais audiencias , eu acho sinceramente que até outros clubes e torcedores ao invés de ironizarem deveriam seguir o exemplo se associarem ao seu clube e ajuda-lo á pagar suas contas em dia , no brasil é um absurdo pois temos times que pagam um milhão p um jogador ou técnico , mas não tem ao menos um ct ou estádio p jogar e treinar , menos ainda pagar suas contas em dia , mais uma vez não é provocação mas sim constatação dos fatos !

MaisRecentes

Orçamento de 2018 está sob análise dos conselhos do Flamengo



Continue Lendo

Placar das finanças: Corinthians batalha para fechar 2017 perto do ‘0 a 0’



Continue Lendo

Curso de treinador sem chancela de Conmebol e Fifa liga sinal de alerta



Continue Lendo