Internacionalização: Corinthians se planeja para amistosos fora do país durante a Copa das Confederações



A diretoria do Corinthians está com o calendário quase pronto para o período de recesso da Copa das Confederações. Com alguns convites para amistosos fora do país, o plano é aproveitar para cumprir um dos principais objetivos do clube: a internacionalização.

Até o fim de março, os departamentos de marketing e de futebol devem se reunir para discutir as oportunidades que surgiram e definir qual será o destino do elenco. Até agora, o Timão teve três propostas: da África do Sul, dos Estados Unidos e da China.

Além de ser uma meta interna do Corinthians, o novo contrato firmado com a Nike neste ano prevê um esforço do clube em se tornar cada vez mais conhecido lá fora.

– Um dos mais importantes pontos presentes no contrato é o de internacionalização. A gente tem o compromisso de ampliar a nossa marca no exterior e a Nike tem o compromisso de nos ajudar com isso – explica Ivan Marques, diretor de marketing do Corinthians.

Se a viagem acontecer, ela será paga por patrocinadores, em um modelo ainda não definido. Segundo diretores da Nike, não há exigências determinadas de como esse movimento de internacionalização deve ser feito, ficando, portanto, a critério da diretoria do Timão.

O Corinthians tem regiões prioritárias em seus planos.

– O mercado norte-americano é o foco para nós. E é a origem da Nike. A China, por tudo que já representa e representará. Na Ásia, o Japão também é um mercado atraente, ainda mais depois do que a gente fez lá. Eles ficaram impressionados. Não podemos deixar a vela apagar – afirma Ivan Marques, lembrando os cerca de 30 mil corintianos, no Mundial de Clubes.

De acordo com o gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar, o calendário foi pensado para conciliar diversas demandas do clube.

– A gente fez o calendário tentando juntar algo importante para o clube, projetos internos, sem prejudicar o planejamento para o futebol. Vamos usar os amistosos para preparar o elenco. Assim, a gente consegue agradar ao marketing e ao departamento de futebol.

Folga, viagem e treinos no CT

O último jogo do Corinthians antes da paralisação dos campeonatos para a Copa das Confederações, que acontece entre 15 e 30 de junho, vai ser no dia 9 de junho, pelo Brasileirão. Depois disso, o Timão volta aos gramados no dia 3 de julho, se chegar às semifinais da Libertadores, ou no dia 7 de julho, pelo campeonato nacional.

Nesse meio tempo, de quase um mês, a diretoria se programou para três momentos: folga, amistosos e treinos. A primeira semana deve ser de descanso para todo o elenco. Depois disso, a segunda semana está nas mãos do departamento de marketing, para os jogos internacionais. Por fim, chegando de viagem, a equipe volta à vida normal e deve retomar os treinos no CT, preparando-se para o recomeço dos campeonatos.

Detalhes da agenda devem ser definidos nos próximos dias pela diretoria do Timão.

Os últimos mistosos

Última vez
O Timão jogou em casa o seu último amistoso internacional. Em janeiro de 2009, o time goleou o Estudiantes (ARG) por 5 a 1, no Pacaembu.

Fora do Brasil
Faz dez anos, no entanto, que o Timão realizou seu último jogo não oficial fora. Em setembro de 2003, com Geninho no comando, o Corinthians perdeu por 1 a 0 do Saturn, na cidade de Ramenskoye, na Rússia. A partida aconteceu durante a pausa para as eliminatórias da Copa de 2006.

Balanço positivo
O clube faturou cerca de R$ 450 mil pelo amistoso em comemoração aos 856 anos de Moscou, capital russa.

Com a palavra

Amir Somoggi
Especialista em marketing esportivo

“Se for só para ir, jogar e voltar, não adianta”

A movimentação dos clubes para realizar amistosos durante a Copa das Confederações demonstra claramente um problema no calendário brasileiro. Se não houvesse o recesso, não teria como isso ser feito. Essa é a indicação clara de que o calendário tem de mudar.

Se for só para ir, jogar e voltar, não adianta nada. Para se internacionalizar vai depender da estratégia global de marketing que a diretoria vai criar. Aproveitar os meses antecedentes dos amistosos será importante.

Com a palavra

Maurício Oliveira
Editor do LANCE!

“Preparação para a semifinal em dez dias?”

Pela programação – ainda não definida – o Corinthians terá apenas dez dias de preparação para o primeiro jogo da semifinal da Libertadores, em 3 de julho. Fazer uma viagem longa, com os principais jogadores (inclua reservas como Sheik, Jorge Henrique, Chicão e Edenilson), é temeroso. Com o risco de lesões e de tirar a concentração do grupo, Tite e sua comissão não devem aceitar perder uma semana em momento tão decisivo. Afinal, não há internacionalização melhor do que disputar o Mundial.



  • Marcos

    ………hahahaha……..os ANTIs………vão pirar…

    É NÓIS MANO NA FITA………..VAI CORINTHIANS

  • Marcos

    É NÓIS NA FITA…….MANO

    • Douglas Navas

      Vcs vão participar de Shows pirotécnicos com sinalizadores?

      • Carlos

        Sim sim. Vão incendiar o campo com o nosso futebol campeão!

        • nelson

          boa carlao

      • marcos lima

        isso vamos meter pirocatecnica na tuaveia hahahhahahahhhahahah

      • Marcelo Silva

        E o seu time Douglas, foram convidado pra que mesmo?

      • Alexandre Oliveira

        Não Doug… a gente vai fazer um show Piroca-técnico. E vc está convidadíssima!!
        P.S. Leva o babador do tricolor… Vai precisar amiga.

      • Antonio Carlos de Carvalho

        SIm, Douglas, e vamos levar você como alvo desta vez. Que tal?

    • Leonardo

      HAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHAH #VAIIIIIICORINTHIAAANS !

    • carrasco

      Para o Corinthians talves interessa financeiramente e tambem uma forma de expor seu jogadores ao mercado estrangeiro, nada como fazer um comercial la fora né? mas jogar na China? talves a nike esteja interessada em venda de materiais esportivo na china, pelo menos de 10% do mercado chines consumir produtos da marca Corinthians/Nike, o Corinthians vai ter um retorno financeiro de marketing enorme, mas isso tudo ainda esta no lapis, fazer acontecer ja é outros quinhentos né, mas é um ótimo sinal da Astucia e CORAGEM da diretoria junto com o Marketing, dois lados que apredenderam andar juntos no Corinthians que dentro de 5 anos de serie B pra Campeao mundial e a marca mais valiosa no Brasil. Otimo trabalho de direção e Marketing. exemplo que deve ser seguido para outros clubes, principalmente o Palmeiras.

  • Prefiro que o timão faça amistoso com os grandes ou que dispute um torneio internacional. Ir só para bater uma bolinha não dá

    • corinthiano

      e ainda tivesse uns vinte dias…. mas dez dias antes de uma possível decisao é osso…

  • Wagner

    O último amistoso do Corinthians foi em 2010 contra o Huracan (ARG). o placar foi de 3×0 para o Timão e este jogo marcou também como jogo de despedida do Marcelinha Carioca.

    • sergio

      tem ke aproveitar estou preparado com tv paga p/ assistir meu timão seja na Russia,inglaterra(é ótimo)
      tem muito time de expressão ,liverpool,m.city,m.united,cheelsea,Arasenal,Aston vila,new castle united,everton,totehan;….ingles tem muito time

      • Victor Dunstan

        Esses times não quer saber de corinthians não…só vai rolar amistoso contra cabeças de bagre,pq ir lá fora e perder,vai ser mais vergonhoso ainda né!!!

        • Luciano Succi

          Corinthians não é s4n7os !

        • o Chelsea que o diga, não é “viuva” do boqueirão.

    • thiago

      bem lembrado Wagner !
      e marcou também se eu não me engano, a estréia do Defederico.

      • Victor Dunstan

        Isso mesmo o corinthians ainda é dono do Novo Messi..kkkkkkkk

  • muhammed-ale

    Quero ver Corinthians e Peru, China, Africa do Sul, Emirados Arabes, seleção de meia expressão, imaginem ganhar 3 amistosos, e o Brasil vacilar na copa da confederação

  • tem que aproveitar,com a conquista da libertadores e do mundial,o corinthians ficou ainda mais conhecido no mundo,com jogadores de seleção,guerreiro,paulinho.ralf,fabio santos,alexandre pato,ou seja esses amistosos serão importantes e manterá a equipe preparada para o restante do ano.

    • Osvaldo Kawachi

      Caro amigo willyans m de oliveira, vc está certissímo,acho que a China hoje na Asia é o local a ser explorado, só que o amigo não pode esquecer que o Zizao tambem é jogador de Seleção, não vamos desmerecer o rapaz que apesar da falta de técnica é um jogador com a cara do nosso Corithians. VAÌ CORITHIANS.

      • Daniel Arantes

        Acho que o Corínthians não precisa deste tal de Zizao .
        Ele é tão ruim que não estava sendo convocado nem para a seleção chinesa que veio apanhar de 8×0 de uma outra seleçãozinha que nós conhecemos muito bem .
        A jogada de marketing em cima da imagem dele furou, a não ser que ele vá com o grupo para este amistosos caça-níqueis, e dê um retorno sensacional ( acho muito difícil, já que nem os asiáticos conhecem ele .
        Mas a excursão eu apóio totalmente , acho que deveria dar uma ênfase maior no mercado asiático e também não esquecer países como o CANADÁ, os E.U.A, que são uma grande potência mundial e estão fazendo de tudo para popularizar o esporte por lá .

    • Renato

      ainda mais com os assassinos ficou mutio mais mais conhecido parabens

      • José Udson Maia

        Diz o cantor Latino em uma das sua péssimas composições, mas que cabe como resposta à você:
        RENATA INGRATA, menina ressentida e provável torcedora do tricolor da Vila Sônia !! Confirme aí que eu acertei.
        VAI CORINTHIANS, mesmo com o descabi comentária da Renata Ingrata !!!! rs rs

      • Marcos

        LUTAMOS EM TODAS AS FRENTES…………..TODAS

        VAI CORINTHIANS

        • Victor Dunstan

          éé fica na frente dos machos…kkkk

  • Joaquim Teixeira

    vai corinthians.

  • Anderson

    Na minha opinião esses jogos amistosos teriam q ser feito com grandes times da europa, ganhar de grandes clubes como o psg q está em alta ultimamente com certeza dara muito mais prestigio, acho q a europa tem q começar a valorizar os clubes do Brasil não só nossos jogadores. O q o corinthians fez com o Chelsea no mundial foi d+, jogo muita bola, não tomando conhecimento do grande elenco do time inglês e veio com mais um titulo para o Brasil.

    • Denilson

      Você está certíssimo tem que dar valor para os times Brasileiros que também são times fortes !

    • GGALO10

      O problema é que por trás desses “amistosos” está o interesse financeiro em primeirissimo lugar. Ainda mais se a NIKE estiver planejando e “apoiando”.

  • #vaicorinthians

  • MARCOS PAULO

    Deveriamos seguir o calendario Europeu, para que possamos fazer os amistosos internacionais..
    O paulistão deveria ser reduzido apesar de todos os campeonatos é que paga melhor, mais que ser campeão da Libertadores.. a única coisa que a Libertadores faz é a projeção para o Mundial, apenas isso, muito distante da Liga dos cAMPEÕES da UEFA….

    • Iuri

      Entra nessa não, eles mesmos já estão se movimentando para ter um calendário como o nosso, que considera a temporada dentro do ano calendário.

  • Victor Dunstan

    Vai jogar nos Eua,china? kkkkkkkkkkkkkkkkkk Ainda tem zé falando d manchester united,city…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Markinho

    O Editor do LANCE, Maurício Oliveira, disse que Pela programação – ainda não definida – o Corinthians terá apenas dez dias de preparação para o primeiro jogo da semifinal da Libertadores, em 3 de julho. Eu não sabia que o Corinthians já estava classificado para a Semi-Final da Libertadores. Ele ta dando a sua opinião de profissional ou de torcedor???… era só ele mudar algumas palavras e uso de verbo nessa frase que já muda o contexto, mas… o profissional é ele néh…

    • Edson – Santo André

      Caro Markinho,

      O editor apenas mencionou uma hipotética semifinal, apenas como exemplo. Obvio que o time precisa se classificar primeiro nas fases preliminares. Complicado quando, antes de qualquer raciocínio para o entendimento de qualquer assunto já termos um pré-conconceito sobre as coisas.

      Abs.

      • don Pepito

        ele entendeu, só está se fazendo de bobo. Ou sendo, sei lá.

        • Markinho

          E ae Edson, tudo bem?… eu até entendi o que ele quis dizer, mas não pude deixar de comentar, ele não é o único profissional a fazer isso quando se trata de Corinthians, só acho que ele se expressou mal… obrigado pela explicação e educação… quando ao Don Pepito, eu entendi sim, e não estou sendo e nem me fazendo de bobo, eu só exponho a minha opinião quando acho que devo, acredito que tolo foi seu comentário que não veio a acrescentar nada ao assunto.

          Abçs

    • Marcelo

      Não sabe ler? Ou tem preguiça e prefere comentar antes mesmo de ler a notícia toda?
      O texto é bastante claro: “…o Timão volta aos gramados no dia 3 de julho, “SE” chegar às semifinais da Libertadores, ou no dia 7 de julho, pelo campeonato nacional…”(sic).
      Por essas e outras que, felizmente, “o profissional é ele”… e quem passou por imbecil foi você.
      Vê se com esta, na próxima vez você aprende.

  • Ué ??? Cade os anti corinthianos ????
    Estranho, não apareceu ninguém aqui pra amaldociar o todo poderoso ????
    Estão entendendo que por mais que eles não queiram e não aceitem, nossa força é muito maior. VAI CORINTHIANS !!!!!!

  • timão loko

    O ultimo amistoso do Corinthians não foi contra o Estudiantes em 2005 foi contra o Huracán no Pacaembu em 2010, jogo que marcou a despedida de Marcelinho Carioca dos gramados, em que o corinthians ganhou de 3 x 0 …

  • Edson – Santo André

    pre-conceito

  • Pedro

    Cade os garotos presos na Bolivia, no jornal El Nacional diz que um deles foi violentado?

  • luis carlos

    ei pedro 1 só foi violentado?eu tenho a certeza q todos entraram na mandioca!

  • Gustavo Justus

    CHOREM DE CIÚMES ANTIS INFERIORES …BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ !!!….KKKKKKKK

  • Pj

    os antis piram kkkkkkkk

  • IMPRENSA MARRON LA NO JAPÃO O MAIOR DE TODOS EM TUDO LEVOU MAIS DE 50MIL TORCEDORES CERTO O MUNDO INTEIRO FALAVA SÓ VCS QUE PAREÇE QUE NÃO ESTAVA LÁ.

  • AQUI É CORINTHIANS O MAIOR DE TODOS EM TUDO, ISSO É REAL.

  • marcondes alves

    e melhor ficar em sp mesmo, se não o brasil vai gastar com o embaixador no país pra poder tirar os torcedores da cadeia, porque vão matar outros por ai.

  • Joao Carlos

    O maior time….a maior torcida do planeta!!!
    Só quem é realmente Corinthiano, conhece o real sentido da palavra FELICIDADE!!!

  • Caio Cesar

    O CORINTHIANS PODIA LIGAR PARA A TOYOTA PARA VER SE ELA ARRUMA UNS AMISTOSO,TIPO AQUELES QUE OU OUTROS DISPUTAVAM NO FIM DO ANO!!!!!!!!!KKKKKKKKKKKKK BI-MUNDIAL DA FIFA NUNCA SERÃO JAMAIS SERÃO!!!!!!!!

  • O CORINTHIANS TEM QUE APROVEITAR PQ ALEM DAS CONQUISTAS ELE FICOU MELHOR FINANCEIRAMENTE.

  • Diego

    Concordo com o Mauricio Oliveira e com outras pessoas q também já disseram aqui, se estar na semi da liberta, que esperamos que esteja, só 10 dias é pouco para preparar o time, e correr risco de lesões. Tinha de diminuir o Paulistão, ai sim seria perfeito para fazer esses torneios amistosos.

  • Valdir

    Se e para fazer amistoso, deveria fazer nos EUA e contra o Barcelona, o patrocinador e o mesmo o que facilita, sem falar que os antis iriam pirar, perdar uns 50% da massa corporea, visitar aparecida, pedir ajuda ao Papa,para o Corinthians nao ganhar esse jogo.

    • Agamenon teixeira costa

      Eu tbm acho que deveriamos fazer amistoso com Barcelona Lá na China pra fazer o mundo parar de novo só pra ver O TODO PODEROSO TIMÃO contra o Barça,um duelo de BICAMPEÕES MUNDIAIS…seria espetacular. FICA DICA, É SÓ A NIKE QUERER!!!!

    • Victor Dunstan

      vai sonhando Barça ñ fica embarcando em canoa furada não…gosta de grana altaa,veja onde eles fazem pré temporada,dubai,emirados arábes é grana…não merreca de caixa economica não

      • Victor Dunstan

        perderam até pros reservas do tricolor…kkkk

  • O MESTRE

    KKKKK vai acabar sem torcida nenhuma no Brasil,vão ficar tudo presos por crimes no estrangeiro! KKKKKKKKKKKK O galinheiro está em polvorosa.Sempre que se ferram inventam notícias pra desviar o foco! Corram que a polícia vem ai! shuas shua shuas

  • GGALO10

    Se for só para pavimentar a internacionalização da marca “CORINTHIANS PAULISTA”, então essas partidas amistosas só atrapalham, pois não existe melhor “INTERNACIONALIZAÇÃO” do que ganhar a LIBERTADORES e o MUNDIAL de CLUBES.

  • Iuri

    Se lá o Timão estiver nas semis da Liberta, melhor jogar esses amistosos a ficar perdendo ritmo de jogo apenas treinando por aqui.
    Se o problema é a viagem, melhor não escolher a China por esta vez.
    O mercado americano também ainda é emergente e imagina-se bom potencial para consumo das coisas do soccer.

  • Antonio Carlos de Carvalho

    A verdade é a seguinte: não existem datas para amistosos internacionais, seja em casa ou fora. Não existem datas para torneios, para nada, muito menos para fazer como os clubes europeus, que fazem sua pré-temporada cobrando ingressos em países como a China e outros de futebol de menor expressão. É por isso que os clubes brasileiros não participam de um mísero torneio amistoso fora do Brasil faz mais de 10 anos. Ou mais!!

  • Antonio Carlos de Carvalho

    Continuando.. não existe mais espaço para disputar torneios como o Costa do Sol (Espanha, 1969), Troféu Apolo V (Estados Unidos, 1969, vencendo o RIver Plate na final), Torneio Feira de Hidalgo (México, 1981) , Pequena Copa do Mundo (Venezuela, 1953, contra Barcelona, Roma e Seleção de Caracas).

  • If you could e mail me with a few tips on just how you made your blog look this excellent, I would be grateful.

  • Luis

    E aí quanto foi o resultado dos amistosos???
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

MaisRecentes

CBF começa treinar instrutores para curso do árbitro de vídeo



Continue Lendo

Se estrear na próxima rodada, árbitro de vídeo não será para todos os jogos da Série A



Continue Lendo

Licenciamento vira argumento de CBF e clubes para minimizar liminar contra exigência de CND



Continue Lendo