Perto de completar dois meses, programa de sócio-torcedor da Brahma ainda engatinha



Ambev aposta em maior comunicação e aumento nos descontos para massificar programa de sócio-torcedor

Promessa para revolucionar o futebol, o movimento encabeçado pela Brahma para dar vantagens aos sócios torcedores ainda não pegou. A reportagem do LANCE! percorreu alguns dos estabelecimentos credenciados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Funcionários e consumidores praticamente desconhecem o programa.

Lançado no dia 14 de janeiro, o Movimento Por um Futebol Melhor reúne 15 clubes brasileiros, de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. São nove empresas parceiras até o momento: Ambev, Bradesco, Burger King, Netshoes, Danone, Sky, Pepsico, Seara e Unilever. Juntas, oferecem preços especais em quase 300 produtos e serviços para os torcedores cadastrados.

Nas redes de supermercados visitadas no Rio de Janeiro, o movimento está mais divulgado. Já em São Paulo, o cenário é menor animador. Com pouca publicidade, a procura por produtos com descontos ainda acontece com rara frequência.

– A gente sente falta de alguém aqui da Ambev para explicar o programa para os consumidores. Como tem baixa procura, os nossos funcionários continuam sem saber o que é. Só vai melhorar quando tiver mais publicidade. – comentou o gerente Carlos Lemos, do Extra da Av. Ricardo Jaffet, no Ipiranga.

A percepção da pouca popularização do movimento é também sentida pela Ambev. Segundo a empresa, até agora, em quase dois meses de funcionamento, apenas dez mil pessoas usaram os descontos disponíveis.

Com a missão de massificar o programa, a empresa foca sua estratégia em comunicação e prepara novas iniciativas.

– Na próxima semana a gente vai ter um novo enxoval nas redes, com um espaço logo na entrada dos supermercados para os consumidores acharem informações. Ao mesmo tempo, vamos levar informativos para colocar nos caixas, para que os funcionários também saibam. Em abril, vamos levar uma carreta para as ruas. – contou Ricardo Roza, gerente de marketing da Ambev.

Embora a companhia de bebidas seja a idealizadora, todos os parceiros têm a responsabilidade de promover o Movimento Por um Futebol Melhor. Na última “reunião de condomínio” (como eles chamam o encontro mensal entre todos os parceiros), as expectativas foram alinhadas. A aposta do grupo é de aumentar os descontos em alguns produtos, para impactar o consumidor/torcedor.

– Não tem motivo para a gente não escolher produtos de apelo para baixar o preço e dar uma movimentada maior. Se a gente faz isso, gera atratividade e o valor é baixo para a gente desembolsar, já que a procura ainda é pequena. – afirmou Roza.

Em geral, os produtos são ofertados com abatimento de 5 a 10%. A partir da próxima segunda-feira, os refrigerantes da Ambev (Soda, Guaraná e Sukita), por exemplo, terão uma diminuição maior, sendo vendidos com R$ 0,50 de desconto.

Apesar dos pontos baixos, esse primeiro momento já era esperado pela empresa. Por outro lado, Ricardo Roza diz que o engajamento dos clubes e a procura de outras empresas querendo entrar no programa mostram que o movimento está no caminho certo.

Cruzeiro lidera fidelização de novos sócios em 2013

O Cruzeiro triplicou o número de adesões ao programa de sócio torcedor. Foi o que mais se destacou entre os clubes que participam do movimento da Ambev. Começando o ano com pouco mais de sete mil sócios, o clube chegou em março com 21.075 adimplentes.

– O fato de ter o Mineirão de volta fez a gente dar esse salto. Vamos crescer mais. A gente ainda não consegue sentir os resultados do Futebol Melhor, está muito no início. – afirmou Bernardo Mota, coordenador do programa de sócio torcedor do Cruzeiro.

O São Paulo também teve crescimento considerável. Depois de reformulações com a oferta de novas modalidades para sócios, o clube conquistou mais de dez mil novas adesões até agora (veja a tabela abaixo).

– O programa está muito no começo. Essas pessoas novas estão interessadas em ingressos. Focamos o programa da Ambev para torcedores de fora do estado. Um exemplo é que tínhamos 50 sócios no Rio de Janeiro, agora temos 90. Esse é um reflexo, mas ainda muito pequeno. – explicou Roberto Natel, responsável pelo setor de sócios do São Paulo.

O terceiro clube com melhor desempenho foi o Fluminense, com cerca de 2400 novos fidelizados.

– O lançamento não foi em um momento de mercado aquecido. Tempo de férias, com campeonatos começando. Tirando esses fatores, tem tudo para se consolidar. Mas não tenho a pretensão de contar com o movimento para alavancar novos sócios, mas sim para mantê-los. – disse Idel Halfen, diretor de marketing do Fluminense.

O Flamengo está reformulando o seu programa de sócios. Ainda não há prazo para recomeçar.

Segundo balanço da Ambev, antes do movimento ser lançado, os quinze clubes participantes acumulavam 157.793 sócios torcedores adimplentes – o programa considera apenas os sócios titulares. Até agora, o crescimento foi 18%, chegando ao número de 185.794, no total.

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Como funciona

Clubes participantes: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Ponte Preta, Portuguesa, Cruzeiro, Atlético-MG, América-MG, Fluminense, Vasco, Flamengo, Botafogo, Bahia e Vitória.

Como usar os descontos: basta virar sócio torcedor do clube e procurar as lojas credenciadas. Não é necessário fazer nenhum cadastro com a Ambev. Nos supermercados, o CPF deve ser informado antes da compra.

Saiba mais: www.porumfutebolmelhor.com.br.

 

* Contribuição de Letícia Tavares.



  • diego

    O sócio torcedor no Palmeiras não dará certo no presente momento, em função da baderna interno que persiste no clube, com conselheiros mau-carater e de indole duvidosa….enquanto o Palmeiras não passar transparência e seriedade ao torcedor, o torcedor palmeirense não será idiota o suficiente de dar dinheiro para um bando de pessoas que ficam se traindo o tempo inteiro!!!

  • Programa falido , marketing do flamengo fraco . Cadê o mago BAP ?

    • Gustavo

      8 mil sócios em dois dias.

      Tá bom pra vc ou quer mais, M@né?

  • Marcelo Soares

    Olá Camila, tudo bem?

    Sou sócio-torcedor do São Paulo. Desde o primeiro momento me inscrevi no programa da ambev. Até hoje não consegui comprar um único produto com desconto. Quando tentei, na rede Savegnago, não fui atendido. As funcionárias simplesmente desconheciam o programa, ainda que até material promocional no interior da loja houvesse.

    Tentei, reclamei, inclusive com o SAC do Savegnago, sem sucesso. Entrei em contato com a Pepsico, já que o produto sobre o qual não tive desconto a ela pertencia, e até hoje não obtive respostas (mandei email para o SAC da Pepsico, acredite). Foram três emails em que peço informações e não recebi qualquer resposta. Entrei em contato com o programa sócio-torcedor do São Paulo e também não obtive respostas. Como última tentativa, falei com o site da promoção. Lá sim, veio uma resposta e explicações. Mas a orientação final é que eu deveria reclamar com o gerente da loja do Savegnago. Mas esta tinha sido minha primeira providência.

    Depois desta peregrinação simplesmente desisti, afinal, o programa nem é tão bom assim para exigir tamanho sacrifício de minha parte. A maioria dos produtos que entraram na promoção não trazem qualquer benefício à saúde. São salgadinhos, cervejas, refrigerantes, entre outros. O que gostaria mesmo é de ajudar o meu clube comprando os produtos da promoção, mas, se nem mesmo o clube deu importância quando relatei o problema, é porque também está pouco interessado.

    Enfim, de tudo que disse, o que me parece é que o programa tem tudo para naufragar, pela falta total de comprometimento de quase todos os envolvidos.

    Lembro que houve outra promoção. Não lembro o nome da empresa. Mas vc poderia trocar produtos por ingressos. Em São Paulo, foi um fracasso total e a empresa saiu chamuscada da história. Acho que foi a Nestlé. Os funcionários que foram colocados para fazer a troca dos ingressos, simplesmente embolsavam os mesmos. No primeiro dia de trocas, já éramos informados que não havia mais ingressos. Depois, na porta do estádio, os ingressos estavam nas mãos de cambistas, à venda. As reclamações se sucediam, inclusive com publicação de reportagens e a empresa dava desculpas e se esquivava dos problemas. Como se não fosse com ela. Ao final, a falta de comprometimento de todos e a omissão da empresa fizeram o programa naufragar naquele momento. Não sei se o estado de São Paulo voltou a ter este tipo de promoção em momento posterior.

    Pelo jeito, este novo programa vai pelo mesmo caminho. Assim, não adianta convocar Ronaldo, Cafu e outros. De novo, é o torcedor tratado bovinamente.

  • Cesar

    com aqueles comerciais ridículos e deprimentes, abarrotados de corinthianos, n tinha como dar certo.

  • marcelo crispim

    CARO AMOGOS RESPONSAVEL POR ESSA PROMOÇAO VOCES TEM QUE AMPLIAR OS ESTABELECIMENTOS COM ESSA PROMOÇÃO AONDE EU MORO OS MERCADOS PROXIMO SAO AKKI TENDA ATACADÃO E ELES NAO FAZEM PARTE DESSA PROMOÇAO E MUITOS AMIGOS MEU SAO SOCIOS TMBM

  • airton

    Porque não espalhar este programa para todos os estabelecimentos do interior,com certeza estes números seriam triplicados.

  • caros amigos -tem que ter mais atrativos para virar socio -tais com uma camisa altografada do seu time – um passeio no ct

  • Uma Boa isso eu sou Flamenguista mais moro em Santos e aki tem a Seara A Netshoes Danone sky bradesco tem tudo isso aki vou me cadastra socio do Flamengo e Compra isso com desconto gostei 10% de tudo isso e bom

  • Thiago

    O site da promoção, nao funciona! Ta escrito que esta em manutenção e retorna em 02/03/2013! Inacreditável uma empresa do tamanho da AMBEV, não conseguir em 2meses, por um site operacional! Continuo esperando pra me associar!

  • Gustavo Justus

    CORINTHIANS TEM MAIS DE 103 MIL SÓCIOS TORCEDORES E ESTÁ COLADO NO INTERNACIONAL COMO OS MAIORES NESSE QUESITO NO BRASIL !!!!

  • Julio Cezar

    O problema é que grande parte do interior dos estados não tem grandes redes de supermercados, e mesmo nas cidades que têm, os funcionários não sabem da existência deste programa.
    Querem dar publicidade neste projeto, veícula na Globo, aí todo mundo fica sabendo, pois no Brasil grande parte das pessoas só tomam conhecimento das coisas quando o assunto passa na Globo.
    É triste, mas é uma verdade, haja vista que muita gente nem sabe das falcatruas da CBF, pois isto não passa lá.
    Saudações Tetr4tricolores.

  • Lucas Costa

    Falam que o Santos tem torcida pequena, isso, e aquilo.. Mas qual o time que tem o maior número de sócios cadastrados ? Santos já tem mais de 70 mil sócios, e 80% de Adimplência, fruto de um belíssimo trabalho da diretoria do LAOR. Santos fechou 2012 com mais de 200 milhões de receita, um recorde para o clube. Muitos o criticam, mas lembrem-se: antes dele, o Santos lucrava 10 milhões em patrocinio, tinha menos de 30 mil sócios, receitas pífias… O time, atualmente, pode não estar lá essas coisas, mas pelo menos quando se fala em $$$ o LAOR está de PARABÉNS !

  • Douglas Puhl

    so quero saber porquenao tem os times.gauchos …….

  • josiane

    Por que nao tem no parana?

  • Mas é pago?

  • Rodrigo

    Carteirinhas de torcida organizada vale para essa promoção ?

  • julio rodrigues

    mas tem que ter no enterior de minas tanbem pq nuca vi por aq

  • Aqui em Angra dos Reis é divulgação é pífia, quando tem promoção os atendentes do Mercado, nem sabe como funciona, mais é interessante falta mais divulgação e treinamento dos atendentes nos Mercados.

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