Big Brother: WTorre promete investir cerca de R$ 15 mi em sistema para identificar todos os torcedores na Arena



A WTorre pretende mudar o conceito de segurança nos estádios brasileiros. Com 64 câmeras em alta definição na Arena Palestra Itália, a construtora espera conseguir vigiar todos os passos dos torcedores durante os jogos. É a promessa de Rogério Dezembro, diretor de negócios da parceira do Palmeiras na reforma do estádio.

Os equipamentos são acompanhados de um software que monitora os movimentos das pessoas e faz reconhecimento facial. O programa é ensinado a aceitar determinados comportamentos naturais da torcida, como a comemoração de um gol e a movimentação dos braços. Ao detectar algo diferente, como uma briga ou alguém atirando objetos no campo, o software identifica, avisa o sistema e é capaz, inclusive, de localizar o setor do estádio do problema.

Usado também nos aeroportos da Europa, dos Estados Unidos e de Israel, o equipamento completo vai custar aproximadamente R$ 15 milhões para a construtora, que ainda não definiu se a solução que vai ser adotada virá do Japão ou de Israel.

Entre outros motivos, a WTorre decidiu fazer esse novo investimento, que não estava previsto anteriormente, por conta de uma pesquisa feita entre palmeirenses. De acordo com o estudo, realizado pela empresa que faz a gestão da Arena Palestra, os torcedores manifestaram a insegurança como um problema para frequentar os estádios. Além disso, o resultado da consulta revelou que as organizadas são reprovadas pelos torcedores comuns que costumam ir aos jogos.

De acordo com a WTorre, outra parte muito importante da tecnologia de reconhecimento facial é que ela é capaz de arquivar as imagens dos rostos dos torcedores, mesmo quem está de barba, bigode, boné ou óculos. Com câmeras também na entrada, o plano da construtora é, dessa forma, conseguir impedir que quem deu problema no passado possa entrar novamente no estádio. A obra está 65% concluída. A promessa é terminá-la até dezembro.

—-

Pacaembu já foi palco de teste

No Campeonato Paulista do ano passado, a mesma tecnologia que será usada na Arena Palestra Itália foi testada durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras. Em parceria com a Federação Paulista de Futebol, três empresas apresentaram para a imprensa esse novo sistema de segurança, com reconhecimento facial.

De acordo com o diretor de novos negócios da WTorre, Rogério Dezembro, a experiência foi de sucesso e 50% do estádio foi mapeado, com aproximadamente 12 câmeras espalhadas.

– Tinha um cara com laser atrás de um outro torcedor, escondido, na torcida do Corinthians. Deu para a gente identificar. E olha que o cara estava atrás do outro. Imagine se fosse alguém na frente mesmo. É HD com alta definição – explicou.

Por essa experiência, a WTorre recusa a hipótese de o sistema inibir a liberdade dos torcedores dentro do estádio.

Bate-bola

Rogério Dezembro
Diretor de novos negócios da WTorre, construtora da arena

‘O torcedor que pisar na bola não vai entrar mais’

Preocupa a presença de membros de facções na nova arena?
Isso nos chama a atenção. O torcedor quer ir ao estádio para ter um momento de felicidade, de lazer. Não quer conviver com bandido, com gente que entra para brigar. A sociedade brasileira não quer mais esse tipo de coisa. Esse é o fim das organizadas? Acho que não. O contrário: é a chance de as organizadas remontarem suas origens. Vai ter de ter uma mudança de comportamento. A gente também vai ter reconhecimento facial em alta definição no estádio.

Como vai funcionar?
Se tiver uma briga, ou um comportamento diferente, alguém passar mal, por exemplo, o software identifica e começa a piscar. No caso de uma briga ele identifica a pessoa e dá uma foto em HD dela, entre os 45 mil torcedores. O torcedor que pisar na bola a primeira vez não vai entrar mais. Porque o software vai detectar e apitar. E vai mostrar que o cara não pode entrar. A segurança vai lá e recolhe o cara.

Vai ter um espaço diferente para as torcidas organizadas?
Não vai ter espaço separado. Vai ter o espaço para a torcida toda. Nós não vamos fazer distinção entre os torcedores, um e outro. Nem para o bem nem para o mal. A gente não vai dar tratamento diferenciado para eles, não. Todo torcedor será tratado com respeito e dignidade. A gente não pode recriminar, mas não pode privilegiar. Você tem de ter o mesmo comportamento que a gente vai cobrar do João ou do José das organizadas.

Essa postura é parte da pesquisa que vocês fizeram?
É parte da pesquisa, sim. E também do que a gente viu em outros lugares. Especialmente na Europa. Estádios de 60 anos atrás, que não têm gestão. Gera uma permissividade com torcida que tem de mudar no Brasil. E acho que com as novas arenas isso vai mudar. Teve a experiência no jogo do Grêmio. O torcedor não quer mais isso, eles xingam a organizada.



  • Antonio Carlos Valério

    Amigos da WTorre ajudem por favor essa diretoria colocar o verdão no caminho do futuro, com uma arena maravilhosa com esta não se ´pode adimitir que vandalos, mal carater frequentem ou depedrem um patrimonio desse.Parabéns a todos vocês pela construção da arena e o que ela vai proporcionar do nosso grande PALMEIRAS.Abraços.(publiquem votos ou video de toda a obra).

    • marcos lima

      amigos da wtorre!!! 15 milhões muiiiiii amigo aaaahahahahahahahahahhahhahahhahahah

      • diego

        Pelo menos não vem de dinheiro publico, como uns e outros ai!!!!

      • savio

        pois é amigo…e sem ajuda do lula….

  • Anderson Barbosa

    só agora o pessoal percebeu que oq mais afasta os torcedores dos estadios são esses bandidos das organizadas….tem muita gente que não liga de pagar 500 reais em um ingresso e tem condições para isso, afinal temos 17 milhoes de torcedores…. agora, ngn de bem e em sã cosnciencia paga 10 reais que seja em um ingresso para ficar ao lado de bandidos, podendo ser hostilizado a qualquer hora!!! fora organizadas e cadeia para os bandidos!!

    • JOSE DAMASCENO

      Pois é Anderson, devido esses caras nunca mais fui ao estádio, uma pena, gostop d+ do meu clube, mas devido esses marginais procurei me afastar, se eu for ao estádio e misturar com esses caras, estarei me equiparando a eles, e isso jamais.

    • vinicius gordo

      17 MILHOES DE TORCEDORES ????? AONDE VC VIU ISSO , PARA VAI TODOS SABEM Q A TORCIDA DO PARMERA DIMINUI A CADA SEGUNDO , NAO SEI NAO MAIS EU ACHO Q A TORCIDA DOS LAMBARI JA TEM O MESMO TAMANHO , ENQUANTO ISSO A TORCIDA DO CORINTHIANS E A Q MAIS CRESCE SAO 30 MILHOES DE TORCEDORES NAO DA NEM PRA COMPARAR . VAI CORINTHIANS O MAIOR DA AMERICA LATINA !!!!!!!

    • Carlos

      Torcedor comum, lota estádio, empurra o time, vaia e também xinga mas PRINCIPALMENTE deixa seu rico dinheirinho nas bilheterias p/ nossos CORRUPTOS E INCOPETENTES DIRIGENTES fazerem á FESTA, Nós à quem o SR. chama de bandidos fazemos tudo isso e principalmente incomodamos TODOS ESTES SAFADOS E JOGADORES QUE NÃO MERECEM VESTIR NOSSA CAMISA!!!!

  • odair raimundo

    é isso ai Antonio Carlos vc esta de parabéns pelo comentário e pelos elogios a W torres, eu sou palmerense de coraçâo , mas essa 6 duzia de vandalos tem que ir para a cadeia , nós como torcedor temos é que ajudar os nossos craques e não desanima-los e vamos que vamos em cima do tricolor Abraço

  • marcelo

    É isso aí, vamos investir para trazer de volta OS VERDADEIROS TORCEDORES para os estádios e deixar de lado essas gangues denominadas torcidas organizadas!

  • marcos

    Essa tal mancha verde é na verdade uma mancha negra na história do clube, só prejudicam, ficam cantando aquelas musiquinhas ridículas que só nos envergonham (os verdadeiros torcedores), Se hoje (2013) o palmeiras está na série B do brasileirão boa parte da culpa é desses vândalos sem educação que vão os estádios para depredar patrimônio público e privado, não sendo responsabilizados e quem paga a conta é o clube como aconteceu com o palmeiras ano passado perdendo vários mandos de campo. faça um favor mancha, vai fazer só carnaval e deixe o VERDÃO em paz.

  • Caio Cesar

    O Palmeiras precisa e muito de parceiros comprometidos e capazes… capazes de serem modernos e tecnológicos e que façam com que o passado seja reintegrado ao presente e até mesmo ao futuro, futuro do nosso amor pelo Futebol, pelo amor ao nosso Palmeiras, Palestra, Verdão… com a volta dos torcedores do passado que iam aos Estádios para torcer, cantar, mostrar seu amor pelo Parmera… ser feliz e amigo de seus adversários, pois o que valia a pena no final, era o churrasco e a cervejada com um pitaco de gozação aos rivais derrotados, derrotados sim e não perdedores, pois todos ganharam com a diversão, jogadas maravilhosas, golllls e o calor do próximo!
    Obrigado WTorre por uma parceria de Glória, Compromisso e Retorna da Paz!!!

  • antonio pompilio da silva

    boa ideia para acabar com esses barderneiros

    • Carlos

      vAI LÁ VCS. SÓ P/ DEIXAR O DINHEIRO NA BILHETERIA E MAIS NADA !!!

  • Wagner Souza

    Os baderneiros são sempre os mesmos. Sou de organizada, e não sou bandido, assim como a maioria que frequenta. Sinceramente alguém acha que se banirem a organizada (camisas, faixas), eles não vão mais no estádio? Todos os manchas estarão com a camisa do Palmeiras, inclusive os criminosos.
    Pra constar, todos os shows, festas, bailes onde há grande concentração de pessoas há brigas, com mortes inclusive.
    Parem de achar que o problema eh da organizada. O problema eh do brasileiro, e da impunidade.
    Pensem nisso.

    • marcelo

      Diga-me com quem e eu lhe direi quem é…

      • Richard

        Os membros da Mancha tem q entender que se algum membro faz algo errado, ela não tem que defender o cara ou falar que “nem todos da mancha são criminosos”, o que eles tem q fazer é entregar esses caras para a policia para serem punidos, e expulsar eles da Mancha. Assim todos entenderão que a Mancha é uma organização séria e que seus membros não estão de acordo com alguns poucos criminosos.

        • roberto souza

          fora mancha negra! esse q se dizem da mancha e q nao fazem mal a nimquem,deveriam comprar apenas camisa do club e ser sócio apenas do club,e nao ajudar essas facções q só atrapalha nosso verdão e estao lá apenas para seu interesse próprio.

          FORA MANCHA NEGRA!

          • sERGIO LUIZ

            AH,são todos santinhos,inclusive dois de seus ex-presidentes que deveriam dar exemplo.O truculento Serdan,que já foi visto mais de uma vez agredindo tordcedores,tanto adversários,como da própria equipe,e agora o tal de Guerra,flagrado no Aeroparque portenho.Deus queira,com a Arena,não consigam encher o saco e assistam aos jogos sentados civilizadamente.Quero ver como farão para fumar seu baseado e agredir o torcedor comum.Espero que proibam a colocação de faixas e impeçam que entrem com a camisa de sua torcidinha.#AmoPalmeirasOdeioaMancha

    • Thiago

      Verdade que não tem só bandidos nas organizadas, mas como diz um amigo meu -Cavalo não se encosta em vaca- e tenho dito

    • Rogério

      Amigao.. So de nao dar mais ingresso e ajuda de custo para as organizadas o problema estará resolvido. Esses marginais sao vagabundos e nao terão dinheiro pra entrar nos estádios até começarem a trabalhar e darem valor a vida e saber o que e trabalhar honestamente pra trazer comida pra dentro de casa. paulo nobre estamos juntos!!! Fora mancha

  • Luiz Fernando

    É degradante vc ir ao estadio junto com sua familia, e ver um bando de bandidos, urinando em copos e arremessarem nas pessoas, ou usarem drogas…sem o menor constragimento…Já fui agredido…e tive uma carteira roubada…..Tem que se dar um basta….URGENTEMENTE….

    • Carlos

      vAI MORAR NA EUROPA E VC. VAI VER QUE É DO MESMO JEITO!!!!

  • Rodrigo Verdão

    Se colocasse essa tecnologia no Lulão ele iria viver vazio!

  • julio

    no municipal de itaquera as cameras iriam ter sobrecarga…….pane total…..

  • nao se pode ter um estadio de ultima geração, sem se preocupar com estas situações constrangedoras pra o clube e pros torcedores do bem… parabens W.Torre, depois de Paulo Nobre e Bruno, estamos vendo uma luz no fim do tunel, pro nosso palmeiras, que estava estacionado e parado no tempo….. futuro promissor…. e ano que vem, ano do centenário, querem só fazer festa….. e que este exemplo fique e seja seguido por todos os estadios de futebol existentes…..torcer em estadio deve ser diversão, não apreensão, medo e tragédia

  • joao

    Esta mais do que comprovado que ninguem aguenta mais torcida organizada seja ela qual for. Essa conversa de que só alguns são bandidos é balela, porque os dirigentes,diretores estão sempre presentes nas agressões dessas torcidas. nos estadios já não pode mais bandeiras,torcida juntas,fogos,e em alguns classicos só uma torcida é permitida, tudo porque os bandidos organizados existem. Ou acabamos com essas quadrilhas com camisas de futebol ou eles vão acabar com o futebol.

  • gostaria de parabenizar o presidente do palmeiras e a w torres, por abrir um leque para acabar com as organizadas, porque de organizadas não tem nada, são verdadeiros bandidos, só servem para acabar com a moral do grandioso palmeiras.

  • antonio rosa

    Parabéns a WTORRE , a diretoria , Ao presidente Paulo Nobre que irá honrar o nome. Quero ir ao estadio , mais com organizada fazendo xixi nas suas costas é impossivel.Se reclamas apanha .Fora Mancha Verde.Deixem o Palmeiras para os torcedores que veem o futebol como arte e lazer.Esta diretoria esta pagando pela omissão dos presidentes anteriores. Somos 15 milhoes , naõ precisamos de organizada

  • João

    Parabéns pelo trabalho sério e digno Wtorre.

    Paulo Nobre,por favor acabe com essas torcidas organizadas,já faz uns 13 anos que não vou a estádios com meus filhos por causa desses vandalos.

    Precisamos começar a dar exemplo quem sabe a (Pseudo) justiça desse pais acabe com esses bandidos e baderneiros.Fechem as portas de todas essas organizadas onde só tem bandidos.

  • Siva ivair

    Espero que isso dê certo e essas cêmeras identifiquem os bandidos infiltrados na verdadeira torcida cusando desordens. Pessoas que brigam, batem, agridem e até matam dentro ou aos arredores dos estádios causando danos irreparáveis e muitas famílias e ao clube para mim não são torcedors e sim BANDIDOS da pior espécie.

  • Silva ivair

    TOMRA QUE DÊ CERTO ESSAS CÂMERAS PARA VIGIAREM OS MAFIOSOS INFILTRADOS NA TORCIDA E QUE SE DIZEM TORCEDORES CAUSANDO DESORDENS E DANOS IRREPARÁVEIS EM MUIRAS PESSOAS, FAMÍLIAS E AO PRÓPRIO CLUBE…PARA MIM ESSA ESPÉCIE DE GENTE NUNCA FOI E NEM SERÁ TORCEDOR E SIM BANDIDO DA PIOR ESPÉCIE.

  • estadio de futebol e para que possamos, passar algumas horas agradáveis e não sermos hostilizados por pessoas que sô pensam em brigar, neste caso e melhor irem todos para uma arena de luta e ficarem se matando entre eles, deixem as pessoas de bem em paz, respeitem as famílias as crianças enfim sejam gente de verdade, parabéns wtorre. a nossa arena com certeza vai ser um sucesso. um grande abraço aos 17 milhões de palmeirenses esses sim são verdadeiros palmeirense que cantam e vibram pelo nosso alviverde imponente,,,,,,,,,,

  • Alex Teixeira

    Parabéns WTorre, precisamos de atitudes como esta para eliminar este câncer do futebol. (torcidas organizadas). São todos delinquentes e devem ir para a cadeia.

  • Edemilson

    Concordo com todos que querem banir essa torcida(Mancha Negra) que se diz do Palmeiras para fora da Nova Arena, nela só tem baderneiros e bandidos que nos envergonham e sempre cantam as mesmas músicas(Porco, Porco), sinceramente nessas oras sinto vergonha de ser Palmeirense, ou vai dizer que alguém sente orgulho? o Flamengo é Urubu mas eles não ficam cantam URUBU, URUBU, por favor parem de cantam PORCO, PORCO…

  • parabens W.Torres,pelo seu profissionalismo,pela sua honestidade,e pela sua responsabilidade.nossa arena esta ficando maravilhosa e vcs não estão medindo esforços para que seja considerada a mais bonita do pais,e com alta tecnologia,não é uma empresa que usa materiais barato para ter mais lucros,se todos os estadio da copa tivesse nas sua mão ,os mesmos ja estariam pronto e com toa tecnologia e sem superfaturamento,continuem assim que vcs se tornarão a maior empreiteira do Pais e não porque do mundo,mais uma vez parabens

  • COLUNISTA

    Só espero que não tenha problemas como a arena Grêmio que apesar de tão nova já está caindo aos pedaços e que fique como você prometeram a Melhor Arena particular do Brasil, acredito em vocês da Wtorre, Parabéns!

  • carlos eduardo

    não sou a favor de acabar com as organizadas, mas sim identificar os agresores que na minha opinião são bandidos e prendelos.

  • Faço elogios a WTORRE pela parceria e pela iniciativa, tem que realmente banir esta organizadas dos estadios bandidos e vandalos, nosso Palmeiras e grande e glorioso cheio de conquistas estes vandalos estão apagando nossas glorias, o Palmeiras caiu para serie B pela primera vez por cupa deles caiu mais uma vez por culpa deles, aonde vão levar nosso palestra, tem que por para fora estes bandidos, os jogadores não querem jogar no palestra devido a estes idiotas, vamos recuperar o respeito de todos adversarios e ter novas gloria Portanto Paulo Nobre sabemos que voce esta reestruturando noso clube, mas fasso um apelo a todos os torcedores de verdade, faça que estas facções sumam do palestra, sou palmeirense apaixonado e nunca fui ao estadio devido a estes vandalos, espero pode ir um dia ver nosso palestra nesta linda arena, apesar de tudo isto o palmiras sempre vai pulssar em nossos corações força palestra.

  • RONIVALDO

    E 15 MIL OU MINHAO… SE FOR MIL NAO DA PRA COMPRAR CAMERAS NEM DO PARAGUAI, AGORA SE FOR MINHAO DA PRA PAGAR AS 13 EDIÇOES DO BBB… DEFINA ISSO LANCE.

    • Leandro

      O mi é como um diminutivo de milhão.

  • Thiago Ferreira

    Camila, excelente noticia. Procure saber que, o Corinthians em seu novo estadio, não terá grades separando torcedores, e nem cercando o campo.
    Pretende criar torcedores civilizados
    Acho que será um divisor de águas, o futebol no Beasil,,de antes e o depois da copa.
    Esse será o maior legado do evento,,e novos estádios.

MaisRecentes

Um Tite x Carille ajudará famílias das vítimas do acidente da Chapecoense



Continue Lendo

Na situação, também há simpatia por união geral e candidato único no Flamengo



Continue Lendo

Grêmio tem reunião nesta sexta na Conmebol: arbitragem em pauta



Continue Lendo