Executivos já trazem melhorias ao Flamengo



Antes mesmo da posse, marcada para o dia 2, a futura diretoria do Flamengo obteve um resultado importante para a prometida guinada do clube. O Departamento de Marketing, comandado pelo futuro vice de Planejamento e Marketing, Luiz Eduardo Baptista (foto à direita), fez uma nova reunião com a Adidas e conseguiu novas alterações do texto. A De Prima apurou que cerca de dez pontos do documentos foram alterados a favor do clube.

O acordo entre Flamengo e Adidas é o de maior valor global já firmado por clubes brasileiros. Por dez anos de parceria, a partir de maio de 2013, o clube irá receber R$ 363 milhões, sendo R$ 268 milhões em dinheiro, R$ 80 milhões em material esportivo e R$ 15 milhões em ações de marketing. Para ser assinado, ainda precisa ser votado pelo Conselho Deliberativo. A reunião está marcada para esta quarta-feira.

Uma das modificações foi o aumento das premiações por título. Pelo acordo anterior, firmado pela diretoria atual, o Flamengo receberia R$ 750 mil caso vencesse a Libertadores. Ontem, o valor subiu para R$ 2 milhões. Os valores dos demais prêmios também foram aumentados.

Outra cláusula que estava gerando discussão entre as partes era sobre o limite de marcas de patrocínio que estamparão a camisa do Flamengo a partir de maio de 2013. Antes acordado com somente duas marcas, Baptista e sua equipe convenceram os dirigentes da multinacional a uma cláusula mais flexível. Pelo acordo, o clube poderá exibir três empresas. Um ponto em aberto é que o clube quer fazer um rodízio de marcas nesses espaços, mas a Adidas discorda. Há duas razões para a negativa. A Adidas possui um sistema de produção de camisas em que a produção só começa após serem fechadas as encomendas. Isso evita a formação de encalhes, mas estabelece um prazo mínimo de sete meses entre a definição do unforme e a entrega aos lojistas. O segundo ponto é que com uma rotação de marcas no uniforme seria impossível fixar o uniforme oficial de uma determinada temporada. A Adidas, como os principais fornecedores internacionais, pressionam os clubes brasileiros a iniciar cada temporada com os patrocinadores definidos.

Um dos detalhes que mais causavam preocupação à nova diretoria era que, numa parceria de dez anos, o valor do contrato não ficasse defasado na parte final. Conforme foi tratado, este valor sofrerá um reajuste mínimo de 10% a partir do sexto ano. Além desse índice será aplicado um fator de correção monetária, provavelmente o índice de inflação medido pelo IPCA. Como nos últimos cinco anos, o clube deverá receber R$ 25,5 milhões anuais em dinheiro, isso significa, mais R$ 12,25 milhões, em valores atuais, para o clube, sem contar o que receberá de royalties além da garanta mínima.

Os dois lados adotam cautela e evitam dizer que o assunto está encerrado, o que deve acontecer após a votação do Conselho Deliberativo. O contrato, já discutido com as principais forças políticas do clube, não deverá ter dificuldade para ser aprovado.

– É verdade. Vamos levar o contrato para ser votado no Deliberativo. Mas só será assinado se for aprovado. Concordamos com os termos e isso será encaminhado quarta-feira para o conselho. Agora temos que esperar para ver como será a análise – disse o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira.

Se o contrato for aprovado no Deliberativo, o Fla ganhará em janeiro cerca de R$ 32 milhões de luvas. O acordo será válido a partir de maio do ano que vem. Nos primeiros cinco anos o clube receberá R$ 30 milhões. Nos últimos cinco, receberá R$ 35 milhões (com uma valorização de 10%).

– Está convocada a reunião para o contrato ser discutido. A nova diretoria negociou o contrato com a anuência da Patricia Amorim. Foi conseguido algumas modificações – explicou Delair Dumbrosck.

Outro ponto forte do contrato é a internacionalização da marca do Flamengo. Segundo o acordo, a Adidas colocará pela primeira vez um clube da América Latina entre os clubes Classe A, o que deixa o clube com direitos parecidos com Real Madrid, Chelsea, Milan e Bayer de Munique. As camisas rubro-negras estarão disponíveis nas 1.500 lojas próprias da Adidas pelo mundo.



MaisRecentes

Arena da Baixada recebe evento com forças da segurança pública do Paraná



Continue Lendo

Justiça determina que eleição no Volta Redonda tenha urna para sócios ‘sub judice’



Continue Lendo

Sucesso na temporada faz Fortaleza crescer nas redes sociais



Continue Lendo