Flamengo pode ir à Fifa para contestar recorde de gols de Messi: ‘Zico fez mais em 1979’



O Departamento de Patrimônio Histórico do Flamengo ficou surpreso ao saber que Messi passou a ser o detentor do recorde mundial de gols em uma temporada ao marcar o 86º gol em 2012, no último domingo, contra o Real Bétis. Segundo os profissionais responsáveis pela História do Rubro-Negro, na verdade, Zico ainda é soberano quando o assunto é gol em uma temporada. Em 1979 o Galinho, maior artilheiro do clube, marcou 89 gols.

Todos comprovados no arquivo histórico do Flamengo. Naquele ano, Zico balançou a rede 81 vezes pelo Flamengo, sete pela Seleção Brasileira e um amistoso. Foram 81 jogos em um só ano. O Galinho ficou dois meses parado por uma lesão e poderia ter aumentado a marca ainda mais, pois o time rubro-negro atuou por 95 partidas em 1979. Num ano atípico, com a conquista de dois Campeonatos Cariocas pelo clube em um ano, um deles o Especial. Todos eles conseguidos com a marca de Zico.

Abismados com a injustiça, os dirigentes estudam entrar com uma representação na Fifa para contestar o recorde.

– Ficamos chateados. O Messi ainda não passou. Naquele ano o Zico chegou a marcar um gol em um amistoso entre a seleção Argentina e uma seleção do Resto do Mundo, num jogo comemorativo pelo aniversário de um ano do primeiro título mundial conquistado pela Argentina. Se tivesse jogado o ano inteiro, com certeza absoluta, teria feito mais de 100 gols. Foi em 1979 que Zico bateu o recorde de gols em uma única partida no Maracanã, quando marcou seis vezes na goleada por 7×1 sobre o Goytacaz, pelo 1º Estadual disputado naquele ano – explicou Bruno Lucena, coordenador de pesquisa e estatística do patrimônio histórico.

No site da Fifa foi noticiado que Messi superou o alemão Gerd Muller, então recordista, com 85 gols marcados. O argentino, contudo, terá mais três jogos em 2012 para ultrapassar Zico, contra o Córdoba, Atlético de Madri e Valladolid, e, definitivamente, conseguir mais um recorde marcante para a sua jovem carreira.

– Acredito que tenha sim, totais condições de passar, pois futebol não lhe falta. Mas como rubro-negro e fã de Zico, espero que isso não aconteça. Ontem eu vi que um jogador de Zâmbia teria feito 107 gols em 1972. A própria Federação Africana disse que ia pesquisar. Um dado curioso é que o Zico em 1979 fez um gol no Barcelona, na vitória de 2 a 1 do Flamengo pelo Troféu Ramón de Carranza, pela semifinal do torneio – encerrou Bruno Lucena.

TODOS OS GOLS DE ZICO EM 1979

Flamengo 4 x 0 Fluminense (Friburgo – RJ) – 27/01/1979 – 1 gol
Flamengo 2 x 1 Itabuna (BA) – 04/02/1979 – 1 gol
Flamengo 4 x 0 América – 11/02/1979 – 2 gols
Flamengo 1 x 0 Uberaba (MG) – 14/021979 – 1 gol
Flamengo 6 x 0 Santo Antônio (ES) – 16/02/1979 – 1 gol
Flamengo 5 x 1 Fluminense (Friburgo-RJ) – 18/02/1979 – 2 gols
Flamengo 1 x 0 Goytacaz – 21/02/1979 – 1 gol
Flamengo 1 x 1 Vasco – 04/03/1979 – 1 gol
Flamengo 2 x 0 São Cristóvão – 07/03/1979 – 2 gols
Flamengo 1 x 1 Fluminense – 11/03/1979 – 1 gol
Flamengo 6 x 1 Americano – 14/03/1979 – 2 gols
Flamengo 3 x 0 Botafogo – 18/03/1979 – 1 gol
Flamengo 6 x 1 São Cristóvão – 24/03/1979 – 3 gols
Flamengo 7 x 1 Goytacaz – 29/03/1979 – 6 gols
Flamengo 5 x 1 Atlético (MG) – 06/04/1979 – 3 gols
Flamengo 2 x 1 Americano – 11/04/1979 – 1 gol
Flamengo 2 x 1 Vasco da Gama – 15/04/1979 – 1 gol
Flamengo 4 x 0 Fluminense (Friburgo – RJ) – 18/04/1979 – 1 gol
Flamengo 2 x 2 Botafogo – 29/04/1979 – 2 gols
Flamengo 3 x 1 Itabuna (BA) – 06/05/1979 – 1 gol
Flamengo 1 x 1 Vitória (BA) – 09/05/1979 – 1 gol
Flamengo 5 x 0 Bonsucesso – 13/05/1979 – 2 gols
BRASIL 6×0 Paraguai – 17/05/1979 – 3 gols
Flamengo 1 x 0 Serrano – 20/05/1979 – 1 gol
Flamengo 4 x 0 São Cristóvão – 24/05/1979 – 2 gols
Flamengo 2 x 1 Campo Grande – 27/05/1979 – 1 gol
Flamengo 3 x 1 Bangu – 07/06/1979 – 3 gols
Flamengo 7 x 1 Niterói – 10/06/1979 – 6 gols
Flamengo 3 x 0 Volta Redonda – 14/06/1979 – 1 gol
Flamengo 5 x 2 Americano – 17/06/1979 – 2 gols
BRASIL 5×0 Ajax (HOL) – 21/06/1979 – 2 gols
Flamengo 2 x 1 Fluminense – 24/06/1979 – 1 gol
RESTO DO MUNDO 2×1 Argentina – 25/06/1979 – 1 gol
Flamengo 4 x 0 Madureira – 27/06/1979 – 1 gol
Flamengo 2 x 1 América – 08/07/1979 – 1 gol
Flamengo 4 x 3 Goytacaz – 11/07/1979 – 4 gols
Flamengo 2 x 0 Portuguesa – 15/07/1979 – 2 gols
Flamengo 3 x 0 Olaria – 17/07/1979 – 1 gol
Flamengo 2 x 0 Vila Nova (GO) – 19/07/1979 – 1 gol
Flamengo 4 x 2 Vasco – 22/07/1979 – 1 gol
Flamengo 3 x 0 Campo Grande – 29/07/1979 – 1 gol
BRASIL 2×1 Argentina – 02/08/1979 – 1 gol
Flamengo 3 x 2 Desportiva Ferroviária (ES) – 09/08/1979 – 1 gol
Flamengo 5 x 1 Serrano – 12/08/1979 – 3 gols
BRASIL 2×0 Bolívia – 16/08/1979 – 1 gol
Flamengo 2 x 1 Barcelona (Espanha) – 25/08/1979 – 1 gol
Flamengo 2 x 0 Ujpest (Hungria) – 26/08/1979 – 2 gols
Flamengo 1 x 1 Atlético de Madrid (Espanha) – 29/08/1979 – 1 gol
Flamengo 1 x 3 Paris Saint Germain (França) – 31/08/1979 – 1 gol
Flamengo 2 x 4 Vasco – 09/09/1979 – 1 gol
Flamengo 2 x 1 Gama (DF) – 15/11/1979 – 1 gol
Flamengo 4 x 0 São Bento (SP) – 02/12/1979 – 2 gols
Flamengo 2 x 0 Comercial (SP) – 05/12/1979 – 1 gol
Flamengo 1 x 4 Palmeiras (SP) – 09/12/1979 – 1 gol



  • Mario

    Parabens p/o Zico , mas a FIFA ñ reconhece estaduais como jogos oficiais o q dificultaria o reconhecimento ,seria mais interessante e mais rapido se procurasem o Guinness book para o recorde seja reconhecido( isso se o Messi ñ fizer mais)

  • Danilo Rocha

    e a mídia agora? recomeçará a contagem?

    tsc tsc tsc – zico >>>>>>>>. messi elevado a última potencia.

    • MARCIO

      OLHA OS TIMES QUE O ZICO FEZ GOL!!MEU DEUS,EU FICARIA COM VERGONHA DE FALAR ALGUMA COISA(OLARIA,MADUREIA,MACAE,ETC)KKKK

      • Matheus

        Vergonha de um dos melhores jogadores do mundo ? Você é um brincalhão!

        • Roberto

          Matheus esse pequeno torcedor que fez esse comentário com certeza já frequentou a série B do brasileirão,ele tinha que ter vergonha disso e não o zico.Volta pra série B,nunca fui…kkkk

          • ROBERTO SILVA RODRIGUES

            gol contra time pequeno não vale?

        • Marcelo Silva

          Não sou flamenguista, mas a diretoria do flamengo poderia esperar primeiro acabar o ano para fazer este tipo de comentário, pois ontem 12/12 o messi marcou mais dois gols e falta apenas um gol para ultrapassar o Zico,
          A diretoria vai acabar passando vergonha e sujando o nome do maior jogador da historia do flamengo, muda se diretoria e continua a mesma coisa. O Zico tem uma paciência com este pessoal, se fosse ele processaria todos!!!

      • ROGERIO

        o messi, também fez gols em times pequenos, não venha querer mudar o que a história já escreveu, valeu zicão

      • jpcarvalhal

        O messi faz varios gols num campeonato aonde só existem 3 times grandes atlético de madrid,barça e Real madrid……

        • vc se esqueceu dos time que ele faz gols na champions, por tanto não é só em time pequeno,messi zilhões de vezes melhor q zico…

          • clodoaldo

            hooo paga pau, não da nem pra comparar o que o zico usava de material esportivo naquela epoca hoje em dia é feito tudo sob medida.

          • James Ryan

            Messi só joga pelo um time Bom quero ver ele jogar no Fla e fazer isso ue o Zico fez

      • o time mais fraco que acho que não valeria contar acho covardia que e o vasco vice da gama

      • MILTON MACEDO

        ANTES DE POSTAR BOBAGENS VEJA TAMBEM ONDE O MESSI FEZ GOLS…NA EUROPA TEM 4 OU CINCO TIMES DE RESPEITO..O RESTO É B R I N C A D E I R A

        • hturbiani

          Vc realmente asiste a Champiopns League e ao campeonato espanhol! Falou tudo, pois 5 times realmente grandes na europa, mostram que tu és um sábio torcedor dos urubus! Aff

      • Russo

        E os que messi faz,espanhol,betis,osasuna,real sociedade,zaragoza,Bilbao e outros mais.estes times perdem para qualquer time do Brasil e no Barcelona ate eu faço gol meu irmão .nao vamos esquecer do Ronaldo este sim humilhava seus adversários com dribles desconsertastes que hoje nao existem mais

      • JD

        Goytacazes,esse pessoal tá de brincadeira.

        • silas

          comentario de quem não sabe de nada esse time se não sabe de historia era time de primeira divisão que seu time deve ter perdido

          • Renato

            Os times que Zico enfrentou tinha nível técnico superior, o futebol era outro e digo bem melhor que esse jogado hoje de muita correria e pouca técnica!!

      • Rodrigo

        Olhas os Times que o Messi enfrenta no campeonato espanhol,
        se jogar contra o Nova Iguaçú, Bangu, Volta redonda, resende
        é jogo duro, Espanhol só tem Barcelona e Real Madri.

        • QUAIS TIMES ELE ENFRENTA NO ESPANHOL?O ÚNICO QUE FAZ FRENTE É O REAL MEU FILHO

      • Julio

        Não interessa os times … naquela época era uma coisa, hj é outra. Futebol é bola na rede … e se o cara fez gol, é tão válido quanto os do Messi nos times de hj em dia! Cada época com sua importância … Pelé Marcou mais de 1000 gols … vcs acham que só deve ser considerado os marcados contra “times grades”? O mesmo peso, a mesma medida

        • hturbiani

          Aff… Pele = atleta do século! Não o compare ao bom jogador que o zico foi. Apenas isso!

      • Batista

        Goytacaz? Itabuna? da onde saiu isso? fala sério!!!!

        • silas

          vc saiu da onde não conhece futebol so o de hoje para se falar sobre futebol precisamos conhecer a historia e saber pessar realidades diferentes de clubes exemplo america do rio foi um time grande, e pior é o romario que fez para fazer 1000 o EURICO marcou jogo até com o ibis contou seus gols do fraudinha hehehehehe

      • ” Muitos daqueles que criticam e falam mas dos outros não são nada. Só sevem para dar um empurrão para aqueles que nasceram pra brilhar ” 😉

      • Jorge Braz

        QUANTOS TIMES DE PONTA EXISTEM NO CAMPEONATO ESPANHOL?

      • DNH 2012

        esqueceu de mencionar Barcelona !!!

      • amarcout

        marcio, com todo o respeito, vc não viu o Zico jogar e o Messi é cracaço de bola mas, ainda não chega aos pés do Galinho. Aprendi que a gente só pode comparar uma coisa a outra a partir do momento que você conhece ambas e não parece ser o teu caso, Zico foi um dos maiores de todos os tempos e muito mais completo que Maradona e Messi e teve sua carreira prejudicada por diversos carniceiros como o tal do marcio do Bangu que o imobilizou p mto tempo pata o futebol. Tenha cudado ao fazer comparações amigo sem conhece os dois lados da moeda, um abraço.

        • hturbiani

          Conhecendo ambos os jogadores, Messi > Zico! Não use de clubismo para comparações!

      • rubens

        Barcelona

      • Fabio

        Goytacaz ???? .. time do gás da esquina !!!!!!!!!!

      • Alexandre

        Botafogo, Fluminense, Vasco, Palmeiras, Seleção da Argentina, PSG, Barcelona, Atlético de Madrid, Ajax, Seleção do Paraguay…
        Isso sem ser atacante.

      • O CAMPEONATO ESPANHOL É MUITO DIFÍCIL NÉ?

      • Roberto

        VC TEM QUE TER VERGONHA É DE TER CAÍDO PRA SÉRIE B ISSO SIM,OU SE SENTE FELIZ COM ISSO

      • Joao Paulo

        olha só o fluminense e o Barcelona, tá???

      • RICARDO CARVALHO

        Meu querido, faltou time (VASCO, BOTAFOGO, FLUMINENSE, ATLETICO MINEIRO, PALMEIRAS, ETC), só no tal de Fluminense foram 6, que vergonha. KKKK

      • silas

        veja o que o messi fez no campeonato espanhol o madureira goleia e um detalhe não sei seu time se for grande já perdeu para o madureira, hehehehehehehe

      • edy

        este cara só pode ser vascaino recalcado.

      • Carlos Moura

        Criticar os times do Brasil e mais fácil, pois os times europeus nos não acompanhamos há não os jogos com os times grandes ou seja Barcelona e Real Madri, pois, os time sdela são táo fracos ou piores do que os do Brasil.

      • qundo vc aprender mais sobre futebol. por enquanto faça seu comentario pra só pra vc

      • vergonha? sao os times do Brasil meu filho oque podemos fazer? vc acha que todo time da espanha sao famosos? os unicos sao , espanhol , barcelona , real madrid e atletico de madrid , que sao conhecidos como grandes , o resto e como se fosse Sport , Bahia etc… aqui no Brasil , so pq tem nome espanhol nao significa que todo time la e bom nao valeu? pensa bem nisso !

    • Você é pouco clubista , aonde que zico é melhor que messi desse jeito. já que é assim , o zico é melhor que pelé. Messi , Zico , Pelé e Maradona estão no mesmo nivel, se retirar o aspecto seleção nacional , mas , com esse quesito , Pelé e Maradona estão na frente.

      • fICOU DOIDO COLOCAR ZICO NO NÍVEL DE PELÉ. E OUTRA , PARECE QUE É ACÉFALO FALAR QUE ZICO TÁ NO NÍVEL DE MARADONA E MESSI, PELO AMOR DE DEUS, PSICOPATIA TEM LIMITES.

        • Tem razão, colocar Zico a nível de Maradona é ridículo, mesmo porque Zico tem 3 vezes mais gols que Maradona tanto em seleção quanto em clube

          • hturbiani

            È o zico carregou a seleção em Na copa de…. qual mesmo? Desse jeito, Guerd Muller da alemanha é mítico!

        • Russo

          Qualquer time pequeno do Brasil é melhor do que os times pequenos da espanha. só existem dois times grandes: Barcelona e Real. o resto é resto.

          • Alexandre

            Se tirar o Barcelona e o Real da disputa e colocar o América, só vai dar Mecão na Espanha. rss

        • Rodrigo

          É verdade Zico não está no nível de Messi e Maradona. Está MUITO acima.

        • MARADONA ERA UM DROGADO, SÓ JOGAVA DOPADO,COLOCA O MESSI EM OUTRO TIME SEM SER O BARÇA PRA VER SE ELE FAZ ESSA FESTA TODA

          • Pedro

            Outro time? Já viu ele jogando com aquele time ruim da Argentina? Onde ele tem q bater escanteio e cabeçear, e dando um chocolate numa seleçãozinha verde amarela???? Ou quando ele meteu aquela bola na gaveta no ultimo jogo contra o Brasil vc não viu? Tava de costas é?? E no outro jogo contra o Brasil, q ele arrancou do meio e só parou com a bola no fundo da rede? Tava onde vc? Tava assistindo o carnaval, vendo a Mangueira entrar???? hahuauhauahua

      • Fred Gusmão

        Na boa… Maradona, em toda a sua carreira, não fez nem 300 gols. Zico fez quase 900 e venceu todos os jogos, confrontos diretos, contra o Argentino.

        A grande questão é que quase toda a carreira do Maradona ocorreu na Europa. E se isso faz diferença hoje, imagine naquela época!…

    • mario

      Messi é melhor que pelé , que zico então não dá nem pra comparar

      • xanndy

        Quando ele ganhar 3 copas do mundo ai quem sabe pode ser considerado…Pelé ainda e o maior…

        • Joao Paulo de Oliveira

          Ganha 2 machucado não vale, so considero 01 copa do pelé

        • emerson

          quando pelé ganhar 3 bolas de ouro e estiver perto da quarta pode ser comparado, copa e o time que ganha e n so 1 jogador, bola de ouro e um premio individual e não da equipe como e a copa do mundo.

          • Newton Jr

            Pelé tem um Atleta do Século, Messi não tem. E aí??

          • Diego Pacatuba

            Se tivesse bola de ouro na época de pelé, o nome seria Bola negra, pq ele ganharia Todas.

          • O melhor jogador do mundo da FIFA, foi criado em 1991 e terminou em 2009, passando a incorporar o bola de ouro da revista francesa desde então, quando começou essa premiação ja se faziam 14 anos que o Rei Pelé ja tinha parado de jogar, então, individualmente, realmente não temos comparação, mas temos que relatar fatos, pois contra eles não há argumentos, Pelé ainda é Rei, por seus feitos.

          • Alexandre

            vcs esqueceram de dizer que premio fifa de melhor jogador da copa do mundo ja existia na epoca do pele…e o pele so ganhou UMA, e NUNCA foi artilheiro de copa do mundo….Aliás, em copas do mundo ronaldo tem mais gols que pelé

          • silas

            podera ficar essa não tinha na epoca cola de ouro heheheheh agora copa do mundo tem manda ele ganhar

      • marcio souza campos

        tu é um burro, Zico é sim um dos melhores jogadores do mundo, faltou a ele apenas a copa do mundo, gol é gol, nao importa em quem, e se o Zico ainda tem o recorde, esse tem que ser respeitado!!!

    • Horácio

      Você só pode ter batido a cabeça quando nasceu….haha
      O Zico era fraquin fraquin…e pipoqueiro dos bons!

      • Oh Horacio voce conhece historia do zico. pelo visto não né, so deve conhercer de tulio ou magno alves ou quem sabe waldir bigode. palhação voce hein!!!!

    • Sidney

      Me lembro de um desses jogos, em especial. Foi Flamengo 7 x 1 Niterói – 10/06/1979 – no qual o ZICO fez 6 gols. Isso pq um deles foi muito semelhante ao que Pelé não fez na Copa de 70, no jogo contra o Uruguai, em que ele deu aquele drible de corpo no goleiro e chutou, mas a bola saiu caprichosamente pela direita do gol. Eu estava presente no Caio Martins e vi o ZICO fazer esse gol. Ah, o pessoal só fala de vasquinho, Madureira, Bonsucesso e Olaria, só time pequeno. Mas tem tb Barcelona, PSG, Atl-Madri. O Galo é o Galo e ponto final!

    • ANTONIO

      Messi e Maradona, não chega no bico da chuteira do zico, ele sempre será um dos melhores jogadores o unico que chegou proximo ao Pelé; mesmo não sendo campeão Mundial.

  • Luís Carlos

    Fala sério, Flamengo! Sou rubro-negro, mas é muito engraçado essas notícias aparecerem só na hora que ele faz os 86 gols. Tomara que o Messi faça mais 4 e acabe com essa palhaçada, ele bateu o recorde e pronto! O Flamengo tinha que se concentrar é no Rio.

  • ADEMIR

    O messi e bom ninguém contesta até porque o time em que joga o favorece, seria interesante ele provar que é bom mesmo e ir para um time bem diferente igual ao Zico fez quando saiu do Flamengo, fez a diferença e ainda foi campeão. Por questão de gols eles tem que fazer uma coisa mais séria só porque o Messi tá na mídia agora vão esquecer dos outros que já fizeram???? Façam a coisa certa e justa…..

    • Euclides

      Quando Zico saiu do Flamengo, ainda no auge da carreira, foi jogar na Udinese. Era e ainda é um time pequeno da Itália e Zico realmente fez a diferença embora não tenha sido campeão. Fora do Flamengo foi campeão no Japão, entretanto depois de ter encerrado a carreira e após ter exercido função como secretário no governo Collor.

      • haroldo leal

        vale a pena falar que ate hoje o zico obtem a melhor media de gol do campeonato italiano,obrigado galinho por tudo…….

      • Juan Almeida

        Amigo, sou fã do Zico, mas gostaria de saber o seguinte: Qual foi o título que o Zico ganhou no Japão? Pesquise e me informe, pois não lembro de nenhum.

        • Douglas

          Só trouxe um mundial de lá pra Gávea!!! Satisfeito???

          • Anderson

            Mundial não, trouxa o caneco do INTERCONTINENTAL JIPETOYOTA DO JAPÃO.

        • Juan Almeida

          Vou ter que desenhar:
          Qual título que ele ganhou quando foi jogar no Japão? e não o “Campeonato de 1 jogo só”.
          Ficou anos lá e não ganhou nada.

    • jonas

      quem é Zico, sera que aquele cagão perdedor de penalti em copa do mundo, ou será aquele que deu cagaço em 1982.

      • Jairo Marques

        Comentario inteligente, você esta de parabéns e eu não preciso ser vidente ´para descobrir que seu time é VICE da Gama.

        • Lucas Loyo

          É isso mesmo ele perdeu o penalti, mas e ae o seu ídolo Roberto Dinamite explodiu o vasco acho que ele vendeu até os gols que ele fez kkkkkkkkkkkk
          Além mais, bom é o Juninho que não ganha nada pelo vasco faz um gol de falta e é idolo
          kkkk falta não diz nada quero ver habilidade

      • Pelo amor de Deus, eu juro que não tô lendo isto, ZICO meu amigo, é simplismente o maior de todos após PELÉ, só isto e nada mais, o FLAMENGO de 81, colocava qualquer time do mundo no BOLSO, até mesmo o BARCELONA de hoje. e olha que eu nem sou FLAMENGUISTA.

        • Sou atleticano e o zico na década de 80 jogou muita bola dando muitos titulos aos flamingos pra mim depois de Pele Reinaldo lima e Garrincha ele foi o maior, quem é messi perto dele,apenas penso que se ele fez mais gols o mesmo deve ser reconhecido,…..vamos parar de ser fanáticos, bom seria se todos reconhecessem um crack como ZICO
          Apenas minha opinião!!!

      • corintiano

        Fica quieto! Zico foi BEM superior ao Messi… Pelé e Garrincha, então, nem se fala…

        • Alan

          Huhauahauh só podia ser corinthiano. Garrincha >>>>Pelé>>>Messi>>>> Zico.

      • Roberto

        Zico ,simplismente e o melhor jogador do mundo depoiz de pele, vc deve ser bem um vice magoado.

      • CLEBER

        QUEM É VOCÊ O SEU PALHAÇO? PENDURA UMA MELANCIA NA CABEÇA QUE APARECE MAS!
        (JONAS)

        • Companheiros, o fato de ZICO ter feito tanto ou mais gols que messi apenas é mais um parâmetro de comparação. Para quem não viu jogar, sou testemunha, ZICO jogava MAIS que o messi e, na minha opinião, só encontra par, em sua posição e estilo no PELÉ. Quanto à maradona, nem se fala, ZICO era melhor. (Não sou Rubro-Negro)

          • jose alves

            NÃO É RUBRONEGRO,MAS NÃO SABE NADA DE FUTEBOL

      • Luiz carlos

        Jonas,deu para perceber pelo seu comentário, que você desconhece o que é futebol.
        Zico é o maior vencedor de bola de ouro da revista placar,várias vezes artilheiro do campeonato brasileiro,conquistou muitos títulos entre eles brasileiro,libertadores e mundial,maior artilheiro do maracanã,brilhou na Itália(Udinese) e foi rei no japão.provavelmente seu esporte favorito deve ser o volei ou natação.sem mais.

        • Juan Almeida

          Quais títulos ganhou no Japão?

          • Anderson

            A Copa do jipe toyota que chamam de mundial

      • Batista

        É AQUILE QUE ERA ARTILHEIRO EM FAZER GOLS EM CIMA DE GOYTACAZ, MADUREIRA, CAMPO GRAMDE!!! SÓ TIMAÇO…

      • HENRIKÃO

        ZICO MAIOR DE TODOS E FIM DE PAPO…

        • ED

          HENRIKÃO VC É O MAIOR “SEM NOÇÃO” QUE EXISTE AQUI NO LANCENET DE TODOS TEMPOS E FIM DE PAPO…

    • Leonardo

      Busque no google por:.
      1- “Messi, crónica de un dopaje anunciado”.
      2- “La SOMATROPINA, hormona del crecimiento, y su uso en el deporte, recopilación de informaciones”.
      3- Busque: ratos GH performance futebol.
      4- Busque sobre o aumento do número de núcleos nas fibras pelo uso de GH.
      Responder ·em resposta a Alex Hinojosa(Mostrar o comentário)

    • “ir para um time bem diferente igual ao Zico fez quando saiu do Flamengo, fez a diferença e ainda foi campeão”.
      ADEMIR QUE TIME É ESSE.

  • Josadaque

    Bom eu sou flamenguista, não fanático. Mais acho que o flamengo tem que cuidar de outras coisas mais importante do que ficar preocupado com record de Zico ou de Messi, o garoto e o melhor jogador de hoje amanha aparece outro e assim por diante. Já os torcedores aguenta mais ficar sofrendo quando o time vai acampo.

  • ECB

    Meus Caros,

    Gols por Amistosos (sejam pelo clube ou seleção) ou em Campeonato Estaduais NÃO contam porque esse jogos não são considerados oficiais em nenhum lugar do mundo, nem pela IFFHS ou pela FIFA. Campeonatos Estaduais não valem nada, só existem no Brasil. Só contam gols marcados em Campeonatos e Copas Nacionais (Ex: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil), Campeonatos Continentais (Ex: Libertadores e Copa Sulamericana) e Mundiais (Ex: Mundial de Clubes). Além de gols em jogos oficiais pela Seleção Nacional (Ex: Eliminatórias da Copa, Copa América ou Copa do Mundo). MEsmo assim, Messi ainda tem 4 jogos e possivente passrá Zico já que teria que marcar 4 gols nesses jogos e chegar a 90 contra 89 de Zico. A soma correta de Zico em 1979 de acordo com o critério mundial, da FIFA e da IFFHS seria de 21 gols.

    • Euclides

      Não vejo porque não contar gols de jogos estaduais. Apesar de estaduais são sim jogos oficiais, já que são promovidos pelas Federações, as quais são filiadas da CBF, a qual é filiada da FIFA. A Espanha não pode ter a primazia de ter campeonatos estaduais como nós, simplesmente porque a Espanha mal cabe, por exemplo, dentro do estado de São Paulo. O único campeonato possível para eles é o nacional mesmo. Considerada essa idéia teríamos que descontar uns 700 dos 1200 gols de Pelé. Absurdo.

      • Adriano Rocha

        Não viaja cara, estaduais contam sim!

        • Edmilson Soares

          Infelizmente estadual não conta para a FIFA. Pelé fez mais de 100 em um único ano.

          • RAMILOV

            Foda-se pelé!

      • Leonardo

        Se São Paulo fosse um país Europeu, seria um dos maiores, mais ricos, de maior população e com uma das melhores Ligas com 4 campeões do mundo: Santos, São Paulo, Corinthians e Palmeiras (Taça Rio).
        Se é verdade que a FIFA não considera estaduais, ela tem que rever os critérios, pois senão ela terá que desconsiderar a Liga Holandesa, Portuguesa…que são menores que a Liga Paulista.
        OBS: Pelé marcou 127 gols em 1961 e 118 gols em 1959.

        • HENRIKÃO

          LEONARDO, A FIFA PODERIA REVER OS GOLS DO NEGÃO (PELÉ) EM 1961 E 1959…

    • Rodrigo

      Você está errado. O critério da FIFA INCLUI TODOS OS JOGOS OFICIAIS COM SÚMULA DE FEDERAÇÕES VINCULADAS A ELA. Isso inclui estaduais e até amistosos. Me diga de onde você tirou a informação que a FIFA não considera como oficiais jogos por campeonatos estaduais? Numa visita rápida ao site da própria FIFA é possível ver inclusive que ela noticia e tem scouts de partidas dos estaduais oficialmente organizados pela CBF que é uma Federação filiada à FIFA.

    • MARCIO

      VAMOS CONSIDERAR OS GOLS DO TULIO TAMBEM!!!KKKK,ESSES CARIOCAS SÃO PIADAS.

    • bruno

      Ridículo ECB. estadual conta sim, amistoso tudo bem, mas estadual conta!!!

    • estevão costa soares

      Anônimo, se for observar o critério que você assinalou, não haveria 1240 +/- do Pelé, não haveria os 1000 de Romário, etc…Claro que não pesquisei, mas por questão de justiça, todos os jogos em que houver súmula os gols são válidos.

    • Jairo Marques

      Ai Ai

    • Quem falou pra você que não vale, isto é você que acha, agora eu não sei por quê ficar pagando pau pra um ARGENTINO, que o Messi é bom, isto ninguém contesta, mas falar que o cara é um Deus e menospresar o ZICO, para com isto, pelo que estou lendo, você nao entende de Futebol.

    • EBM

      Nao fale besteira, campeonato Espanhol tem tantos times fracos quanto os estaduais da década de 80.

      Ou o critério é jogos oficiais ou é um critério completamente esdrúxulo visto que nao contempla as diferenças nos campeonatos por época e por regiao do mundo.

      Fácil de bater esse seu falso argumento.

    • Diogo

      Gols em campeonatos estaduais contam SIM!São jogos oficiais.Oque não contam são amistosos festivos e torneios não oficiais que tinham na época (Terreza herrera,ramon de carranza).

      Em jogos oficiais no ano,o Zico fez 72 gols.Já saiu a matéria aqui no lance…

      • jose alves

        E se valesse amistosos Messi teria já passado dos 90,na prétemporada fez varios pelo Barça

    • Luiz carlos

      ECB você está equivocado, pois gols que Messi fez nos amistosos também foram computados.

    • Newton Jr

      O problema é comparar coisas incomparáveis.

      Se a gente for colocar Goytacaz e Madureira num balaio, vai ter que colocar Getafe e outras tralhas espanholas.

      Para a IFFHS, só são computados os gols nos campeonatos nacionais e nossa estrutura de futebol era totalmente diferente na década de 80, jogávamos 6 meses de regionais.

      Trocando em miúdos, se o Messi fizer 100 ou 2 de nada adiantará. O brilho do Zico nunca será apagado porque é um ícone do futebol-arte.

  • lima

    Caro ADEMIR,você poderia nos dizer qual foi mesmo o título que zico ganhou na UDINESE?Pelo que consta ele não ganhou nada por lá.É verdade que fez muitos gols,mas título NADA.

    • fabio

      Excelente observação Zico ganhou no time do Flamengo que era um timaço mas na seleção que era uma superseleção ele foi o responsável por naufragar a Nau do Brasil. Udinese não ganhou nada, Japão ganhou por que o time dele era muito superior aos demais. e Além do mais futebol é coletivo se o Messi joga e um timaço sinto aos que não tem o direito de jogar.

    • EBM

      Ele ganhou o título de Pelé Branco na Itália. Se tem outro país além do Brasil em que tem gente que acredita que o Zico foi o maior de todos os tempos esse país é a Itália.

      Ficou a um gol do Platini na artilharia, sendo que Platini jogou no Juventus campeao e jogou quase 10 jogos a mais. Fez gol de bicicleta, fez gol driblando todo mundo, cansou de fazer gol de falta, o Zico se bobear jogou mais na Udinese que no Flamengo.

      Voces nao sabem nada de futebol e querem cornetar o Zico ainda. Aí passa vergonha mesmo.

  • Gabriel Grando

    o ZIco marcou mais… e essa de dizer que n conta estaduais e nem amistosos…. o messi contou com amistosos da argentina e se n me engano na inglaterra tem 3 copas e as 3 os gols vale… pq aki os estaduais n contam…. ah para né… agora tem um da zambia que marcou mais de 100 no ano…. 😀

    • ECB

      Gabriel repito. Messi não contou gol nenhum em amistoso. São gols marcados pelo Barça na Liga, Copa del Rey, Champions e pelas Eliminatórias da Copa pela Argentina. Pesquise antes de falr. Se fosse assim era fácil: Você marcaria um amistoso com um time de várzea como faz o Túlio agora e teria o record. Chitalo, a quem você se referiu, e que foi um dos melhores jogadores africanos de todos os tempos, fez 107 gols: 67 pela Liga de Zâmbia; 20 pela Copa de Zâmbia; 15 pela Liga de Campeões da África e 5 pela Seleção de Zâmbia na Copa Africana de Nações. Todos Torneios Oficiais e reconhecidos.
      A contagem Mundial é assim e é que vale, quer você goste ou não e qualquer que seja o país conta. Pode ser até Tuvalu. Se é liga e copa nacional e os torneios internacionais que citei, é o que vale e ponto. Se não gosta do critério, envie um mail à FIFA e à IFFHS e se queixe.

      • rubens

        Hoje não se joga mais amistosos.

        O Calendário não permite.

        Os grandes clubes brasileiros disputavam mais jogos amistosos que oficiais.

        Mesmo que queiram fazer amistosos não há datas.

    • ECB

      Gabriel repito. Messi não contou gol nenhum em amistoso. São gols marcados pelo Barça na Liga, Copa del Rey, Champions e pelas Eliminatórias da Copa pela Argentina. Pesquise antes de falar. Se fosse assim era fácil: Você marcaria um amistoso com um time de várzea como faz o Túlio agora e teria o record. Chitalo, a quem você se referiu, e que foi um dos melhores jogadores africanos de todos os tempos, fez 107 gols: 67 pela Liga de Zâmbia; 20 pela Copa de Zâmbia; 15 pela Liga de Campeões da África e 5 pela Seleção de Zâmbia na Copa Africana de Nações. Todos Torneios Oficiais e reconhecidos.
      A contagem Mundial é assim e é que vale, quer você goste ou não e qualquer que seja o país conta. Pode ser até Tuvalu. Se é liga e copa nacional e os torneios internacionais que citei, é o que vale e ponto. Se não gosta do critério, envie um mail à FIFA e à IFFHS e se queixe.

      • luis flavio

        realmente é verdade não conta com gols de campeonato cariaca kkkk

      • João Gabriel

        Os gols de Messi contam SIM os gols marcados em amistoso realizado em Data FIFA, como os 3 que ele marcou contra o Brasil em junho. Quer dar uma de fodão, só se fode.

        • ECB

          João Gabriel. Você já se respondeu: AMISTOSOS DATA FIFA. EM SELEÇÕES. Os gols de Zico em amistoso como RESTO DO MUNDO 2×1 Argentina – 25/06/1979 – 1 gol; Flamengo 1 x 1 Atlético de Madrid (Espanha) – 29/08/1979 – 1 gol ou Flamengo 2 x 0 Ujpest (Hungria) – 26/08/1979 – 2 gols
          não contam. Se foi Amistoso do Brasil contra alguma seleção em data fifa, vale. Estadual também não vale. Isso que quis dizer.

          • Newton Jr

            ECB, não adianta querermos comparar o incomparável.

            Não se existia datas-FIFA em 80.

  • Rodrigo Morimoto

    Tem avisar a cariocada que gol em treino não vale!!! Kkkk

  • Como falava um comentarista: Pelo amor de meus filhinhos. O importante agora é saber quem vem para o Flamengo como jogador. No momento não é importante o Flamengo contestar nada. Vamos lá diretoria. Falam muito e até agora nada. Será que eu vou sentir saudades da Patricia????

    • BF

      Amigo, até 31/12 quem manda na casa é a Patrícia.

  • Homero

    Agora aparece vários jogadores falando que fez mais gols que o Messi.Pff

  • tiago

    Por que o Flamengo só contesta as coisas quando sai na mídia??
    Da taça de bolinhas tava la parada a não sei quantos anos, o São Paulo começou a falar dela, o Flamengo entrou na historia. Gerd Muller era o detentor do recorde há 40 anos, e só agora que saiu na mídia que o Messi passou ele para o Flamengo vai querer correr atrás disso….

  • bj.olivery

    flamengo vai correr atraz de dinheira para ficar com weliiton silva isso sim tenha vergonha deixe isso pra lá o zico não tá mem aí pra isso

  • bj.olivery

    monte um time pra não passar vergonha iqual a desse ano eu amo meu time não faça que eu sofra mais por favor

  • wendellfla

    Por favor mostrem isso a rede bobos de televisao!!! praga do brasil!!!

  • Gabriel

    A diferença é que o Zico, o Pelé, o da Zambia não jogam contra Real Madrid, Chelsea, ManchesterS, Bayern, etc…. Goytacaz? :S Faça-me o favor né!? Se não ficar esperto cai hein Flamengo, fica atrás de gol de Zico, fica! Abre o olho!

    • estevão costa soares

      Gostaria de ver o Barcelona e Real disputando o campeonato brasileiro, e não um torneio em que já sabemos quem vencerá, onde não há outras forças. Igual ao campeonato carioca, quando já sabemos que um dos quatro será o campeão…

      • Anderson

        e jogaria contra quem???? tipo santos????? as goleadas seriam bem maior aqui.

    • Diogo

      O flamengo jogou contra barcelona e real madrid no ano…Manézão.

    • vicente

      FUTEBOL E MUITO DINAMICO CADA QUAL NA SUA EPOCA NA EPOCA DE PELE ELE FOI O MAIOR E NUNCA FOI SUPERADO NA EPOCA DO ZICO ELE FOI O MAIOR AGORA E A VEZ DO MESSi.

  • DARLY RAMOS

    AS PESSOAS QUE ESTAM CONTESTANDO A MARCA QUE NOSSO ZICO CHEGOU, PROVAVELMENTE
    SÃO TORCEDORES DE TIMES QUE NÃO TEM NADA A REVINDICAR.
    POIS SABEMOS QUE NOSSO ZICO, FEZ MARAVILHAS, SEM DESFAZER DE UM ROBERTO DINAMITE É CLARO.

  • Zico meteu 12 Gols contra o Goytacaz e Nitorei e ainda tem gente querendo contestar o Messi!?!? Imagino quantos Penaltis ele não perdeu … hahahaa

  • luis flavio

    KKKKK taça das bolinhas do São Paulo em 2007

  • Felippe

    Não entendo uma coisa, já faz um tempão que a mídia fala que o recorde de gols numa só temporada é do Gerd Müller e que o Messi estava próximo de ultrapassá-lo, porém só agora que o Messi consegue essa façanha que começam a pipocar essas notícias que uma cara na Zâmbia fez mais gols e agora que o Zico também. Porque não questionaram o recorde do Gerd Müller já que eles também fizeram mais que ele? Estranho…

    • Paulo Lima

      Fato Felippe…

      Postei algo parecido com o seu pensamento.
      Realmente esse povo é sem noção!

  • Marcello

    Com todo o respeito ao Zico e aos flamenguistas, mas falta muito de bom senso. Não sá para comparar os dois. O Messi tem 25 anos e já foi 3 vezes o melhor do mundo, fez o país dele ganhar uma olímpiada, já ganhou Champions, Mundia interclubes, se deu bem na Europa apesar de argentino e ainda tem muitos anos para ampliar números e conquistas. Ao meu ver é uma copa do mundo que o separa de ser o 2o. melhor de todos os tempos depois do Pelé. O Zico foi bom, mas Zidane foi bom como ele e ganhou copa, Rivaldo também e ganhou copa. E de mais a mais gols no madureira, Olaria, Goytacaz, vcs estão de brincadeira. É muita paixão e devoção só por isso respeito! Mas não concordo.

  • ED

    ZICO É UM PRODUTO DA GLOBO IGUAL O FRAMENGO, QUANDO JOGO ALGO Q NÃO TINHA INFLUENCIA DA GLOBO IGUAL A COPA DO MUNDO DE 82, NÃO FEZ NADA… OU UDENESE DA ITALIA NÃO FEZ NADA. POR ISSO EU DIGO. IDOLO FALSO DE TIME FALSO FRAMENGO.

    • Diogo

      HUAHUHUAA!

      Quarto maior artilheiro da seleção brasileira de todos os tempos sendo MEIA.

      Melhor jogador do campeonato italiano (ficando na frente de platini,falcão etc…)jogando pelo fraquissimo Udinese(fez 56 gols em 79 partidas)

      Realmente…Zico é um produto da Globo!

      • ED

        ELE GANHOU ALGUM TITULO NA ITALIA????????????

        PRODUTO DA GLOBO IDOLO FALSO DE TIME FALSO….NÃO PASSA DE UM BBB QUALQUER.

  • se puder contar todos os gols marcados eu sou o recordista em um só ano, fiz 1.500 gols jogando pelo scamball f.c. jogando futebol de rua. kkkk

  • Wallace

    Só tem piadista nisso aqui . O cara dizendo que camp estadual nao é jogo oficial …. mas isso tudo é pq o Zico é do Flamengo. PQ O Pelé ta contando até gol no exercito .

    Messi é craque, Gênio . Mas sejamos justos, não precisamos roubar pra ele conquistar prêmios. Ele vai chegar lá. pode nao ser agora, mas ainda tem muitos anos pra jogar . e tenho certeza que vai passar até dos mil gols

  • alberto corte real

    Não se pode contestar que Zico e Messi são grandes jogadores. Acho q deveria acbar com essa disputa boba de quem fez mais gols. miseros 80 gols.
    Vcs já se esqueceram que Pelé por mais de 3 vezes já fez mas de 100 gols. sabiam disso.
    em 1959 Pelé marcou somente 127 vezes.

  • kleyton lacerda

    2 campeonatos carioca no mesmo ano é brincadeira.já pensou se espanha tivesse este campeonato regional, quantos gols messi não teria.messi é o maior.

  • Carlos

    Sport Recife campeão brasileiro unico da serie A de 1987 o Flamengo ficou em 3º ficou fara da Libertadores de 88 kkk

  • Diogo

    O ZICO NÃO PRECISA DISSO!Tem varios gols do Zico em 79,em torneios como terreza herrera,ramon de carranza,que a fifa não reconhece como torneio oficial.Sem contar alguns amistosos comemorativos (Como o que o pelé jogou com a camisa do flamengo e o Zico fez 3 gols haha)

    Se for assim,o santos tem q ir a fifa tb,já que pelé fez mais de 100 gols no ano…

  • Gustavo

    De qualquer jeito o Messi vai fazer mais que 89, então não fará diferença nenhuma.

  • Paulo Lima

    Pow, novamente o Flamengo contestando as coisas??? Porque não correu atrás disso antes?
    Tá igual a história da Taça das Bolinhas… Nunca ligaram pra isso, só foi o São Paulo conquistar o Tri Brasileiro e “pedir” a Taça, que o Flamengo apareceu com a história de que a taça era deles.

    Até o Messi chegar nessa marca, o recorde era de Gerd Müller, 85 gols em 1972. Quando o Zico fez os seus 89 gols, porque não reivindicou o recorde no mesmo ano?

    • valmir

      estão fazendo marketing com mentiras, tem que contestar mesmo.

  • Arthur

    Ué, e porque não reclamaram antes com respeito a o record do Müller?

  • Zico foi um dos melhores jogadores que vi jogar. Sou estudioso e jogo futebol aos 55 anos, não vejo ninguém igual, nem Messi, nem C.Ronaldo, Ronaldo Fenomeno, o jogador que mais perto chegou, chama-se Zinedini Zidane.

  • Igor

    1º Pelé; 2º Maradona & 3º Messi.

  • flavio

    O que é campeonato carioca kkkk

  • Carvalho

    Indago porque o Flamengo não contestou anteriormente o recorde do alemão Muller, que por décadas foi considerado o maior goleador em uma temporada? Qual o interesse agora?

    • valmir

      nunca anunciaram que o alemão era recordista, lembraram dele para promover o messi, esqueceram do zico.

  • Sou flamenguista e acho que o flamengo não tem que recorrer a nada.. Agora que o cara fez 86 gols que recorre? Por que não recorreu quando o recorde era do alemão ainda? Agora todo mundo fala que o messi não é o recordista, já tão falando que já tem maluco que fez 107 gols, duvido muito! :l

  • Arnaldo

    Ai querem criticar o tulio por arrumar jogos contra times fracos. Veja os goos do zico na temporada e veja os times, nossa senhora é até uma vergonha falar em recorde.Isso sem falar em seleção que é um derrotado.

    • Luiz carlos

      e o Messi na seleção o que gahou???? nem copa america!

  • gleison tricolor

    O flamengo ao inves de procurar um estadio e pagar suas dividas q diga-se de passagem nao sao pequenas fica querendo inventar historia,estamos falando de futebol bem organizado nao campeonato de varzea,fazer 12 gols no goytacaz isso nao e tarefa dificil o time ficou mais de 20 anos fora da serie A do carioca e so voltou agora graças ao tapetao e o flamengo quer comparar com Messi,sera q essa diretoria nao ver televisao ou nao tem internet? fala serio,tinha q ser flamenguista mesmo.

  • gustavo

    Avisa pro Flamengo que o Messi tem mais 4 jogos esse ano. Esses 86 podem virar 90 facilmente.

  • Depois de PELÉ >> ZICO sem discussão

  • Apolinho

    O Zico foi um dos maiores jogadores do futebol brasileiro. Isso é inegável. O estranho é essa tentativa de desmerecer o recorde do Messi. Esse estatístico teve 33 anos (desde 1979) para contestar o recorde que estava com o Gerd Muller e se calou. Ahead! E tem o artilheiro de Zãmbia: 107 gols feitos em trave de bambu, em peladas de times com camisa versus sem camisa… Ora, deixem o Messi Trabalhar!

  • jonatham

    teste

  • carlo

    ..

  • Ulysses

    O MUNDO NEM SABE QUE O FLAMENGO EXISTE. PARA OS EUROPEUS SÓ EXISTE O CORINTHIANS E SEUS 40 MILHÕES DE TORCEDORES. 35 MIL NA SEMI FINAL DO MUNDIAL.

  • alberto corte real

    Esqueçam o Zico e o Messi, só pq fizeram mas de 80 gols.
    Pelé fez num ano: 89, no outro 111, no outro 105 e depois fez só 127.
    e ninguem fala nada. pq sera

    • Alex Santos

      Isso mesmo, se considerar o pelé que é o maior goleador em 1 ano!

  • MARCOS HENRIQUE

    O MAIOR GOLEADOR EM UMA SÓ TEMPORADA FOI O PELÉ. POR QUE TÃO DIZENDO QUE É O ZICO. A IMPRENSA FLAMENGUISTA É UMA COMÉDIA.
    PODEM CONFERIR, FOI PELÉ, DISPARADO.

  • Anonimo

    Coitado dos flamenguistas perde todas

  • alberto corte real

    a imprensa anti-flamenguista = bota,flu, vas tem invenja pq nunca tiveram
    um vrdadeiro homen gol.

    • Juan Almeida

      Quem mais fez gols em Campeonatos Brasileiros?

  • alberto corte real

    pq só falam no flamengo. os outros não existem mas não é.

  • Roberto

    Isso vai fazer com que o Flamengo seja menos medíocre do que foi esse ano… então interessa.

    Acho complicado comparar jogadores de posições e gerações diferentes mas para mim:

    GARRINCHA – PELÉ

    UM ABISMO

    MESSI – MARADONA
    RIVELINO
    ZICO

    • Jorge

      Concordo.

  • alberto corte real

    qdo zico fez 89 gols no ano de 1979, ele so fez 5 no flu, 5 no bota e 4 no vasquinho.

  • Para a torcida Arco-Íris…

    Zico foi o maior jogador do clube que tem estes títulos, no site oficial da FIFA:

    1 Intercontinental Cup: 1981
    1 Libertadores Cup: 1981
    1 Mercosul Cup: 1999
    1 Conmebol Gold Cup: 1996
    6 Brazilian championships: 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009
    2 Brazilian Cups: 1990, 2006
    1 Champions’ Cup: 2001
    1 Rio-Sao Paulo Tournament: 1961
    32 Carioca State championships: 1914, 1915, 1920, 1921, 1925, 1927, 1939, 1942, 1943, 1944, 1953, 1954, 1955, 1963, 1965, 1972, 1974, 1978, 1979, 1979 (special edition), 1981, 1986, 1991, 1996, 1999, 2000, 2001, 2004, 2007, 2008, 2009, 2011

  • Gabriel

    Sou rubro-negro e, por consequencia, fã incondicional do Zico.

    Mas a verdade é que a FIFA para fins estatísticos, considera apenas o campeonato e a copa nacional, além dos campeonatos internacionais e jogos pela seleção.
    É tipo assim: Carioca e outros estaduais não existem.

    Ponto pra FIFA.

  • Marcus Aurélio

    Zico, foi um dos maiores jogadores do futebol mundial, atrás apenas de Pelé ! Para vocês terem uma ideia, Maradona no decorrer da carreira fez muito menos gol’s do que Zico: – Pesquisem ! Ademais, na época em que jogaram contra (Zico X Maradona), em um jogo específico, a imprensa criou 10 itens para analisar a performance de Zico e Maradona; Resultado: – 6 x 2, para Zico; Pesquisem acerca do segundo maior jogador de todos os tempos: – Zico; Vocês irão se surpreender com os seus feitos !

  • Elvis

    Meu deus do céu, contesta também a liga dos campeões,euro ,copa do mundo vocês ganham tudo….

    Quem vive de sonho e padeiro

  • Zico não foi apenas maior que Pelé, sem necessidade compará-lo aos demais. Foi o mais completo que o mundo conheceu até agora. Era líder, cerebral na armação e criação de jogadas, na cobranças de faltas, lançamentos etc, etc, e ainda se deu ao luxo de ser o maior artilheiro da história do maior clube do Brasil, do Maracanã, da Seleção (dos maiores) etc,etc,além de cidadão exemplar, orgulho e modelo para osjovens brasileiros, face o caráter, disciplina e conduta irrepreensível, qualidades que, infelizmente, nem Pelé conseguiu igualar. Pena. Vá em frente, Messi. Precisamos conhecê-lo mais, quem sabe um dia. Neymar,nao acredito mas, quem sabe?

  • Frederico Neves

    O interessante é ver a quantidade de jogos que o cara fez e tempo reduzido, o mês de junho podem ver que ele jogou dois dias seguidos e em outros meses várias vezes ele jogou dia sim dia não.

    É um dos maiores mesmo, independente de recorde.

  • glauber

    poxa esse flamengo e um time pequeno que quer se aparecer em cima da fama dos times que conseguem algo primeiro foi na justiça briga pela famosa taça das bolinhas que eles nao tinham o que reclamar agora querem dizer que o zico bateu o recorde do messi antes poxa por que a diretoria nao vai atras de reforços para o time que e mais importante

  • roger

    ISSO, É O FAMOSO COMPLEXO DE VIRA-LATA.

  • thiago

    acho o messi um jogador espetacular, mas não conseguimos avaliar seu futebol levando em conta que se formos comparar o time que ele joga e o restante dos times epanhois, é como se a copa do mundo tivesse brasil e os outros 31 times fossem do nivel de angola, china, entre outros, não que qualquer jogador conseguiria jogar tanto, mas fica realmente dificil de comparar com qualquer outro jogador que mesmo jogando com craques do lado, sempre enfrentava times pelo menos parelhos, garanto pra vcs que tirando uns 4 times do espanhol, os outros que disputam a primeira divisão se viessem jogar aqui no brasil, mais da metade iria brigar por vaga na segunda divisão porque são ruins demais mesmo, sem contar que esse barcelona é demais tambem.

  • José

    Flamengo tá parecendo Botafogo,se discutindo e se orgulhando de estatísticas que não levam a nada….

  • Diego

    Engraçado, nunca se falou que o Zico tinha essa marca!!

    Isso é querer pegar carona no feito do messi!

  • tricolor

    COMO DIZ O DITADO…

    SÓ QUEM VIVE DE PASSADO E MUSEU E FLAMENGUISTA!!!

    VLW MESSI

  • haroldo leal

    FALANDO DE JOGADOR NO BRASIL O ZICO FOI O MELHOR QUE JA EXISTIU, PELE E GARRINCHA FORAM ANORMAIS ESTAO ACIMA DE TUDO E NAO VAI EXISTIR COMPARAÇAO. O ZICO E CRUCIFICADO ATE HOJE,MAS PRA MIM COMO RUBRO-NEGRO O CARA FOI O CARA E QUEM FALA E TEM ALGUMA DUVIDA DELE OS NUMEROS DIZEM TUDO, O FLAMENGO E UMA ZONA,MAS O ZICO E A UNICA UNANIMIDADE QUE EXISTE HOJE LA DENTRO,QUANTO AO MESSI OTIMO JOGADOR,CONHECIDO NO MUNDO INTEIRO,COM A COMUNICAÇAO DE HOJE E MOLE,NAO VAMOS TIRAR O MERITO DE UM JOGADOR COMO O ZICO QUE A 30 ANOS ATRAS ESPLODIU PARA O MUNDO NO CLUBE DO TERCEIRO MUNDO ONDE FOI E E ATE HOJE RECONHECIDO MUNDIALMENTE,VALEU GALINHO O QUE VOCE FEZ NINGUEM VAI APAGAR…….

  • NETO

    O Messi está mostrando ser do nível dos maiores, independente de copa do mundo todos sabem diferenciar os craques, essa rapaziada recalcada de São Paulo e a torcida arco-íris do Rio, não podemos levar em consideração. Concordo com a FIFA em relação a considerar só jogos nacionais e de datas FIFAS assim como toneios inter-continentais e continentais, porém acredito que ser artilheiro em uma época em que existiam muitos craques é mais difícil que hoje, além do mais os campos eram horríveis e hoje tudo é de 1º mundo na Europa. O campeonato Brasileiro sempre foi o mais difícil do mundo e nós temos pelo menos mais de 10 grandes times, não vi o Pelé mas acredito que foi o maior pq é unanimidade e não teve referencia, ele virou referência. Depois de Pelá Zico é o maior!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Arnaldo

    so vale gol em jogos oficiais como campeonato brasileiro,amistos da seleçao nacional, libertadores e campeonato estaduais. nao gol em amistoso de clubes ou jogos festivo como resto do mundo x argentina, independe da epoca, se fosse valendo esses amistoso pele tinha feito um cem eo messi ja teria passado.

  • Mike

    Flamengo é assim…só vive se metendo onde não deve,se Messi não tivesse feitos os gols,ninguém teria falado nada…São uns humoristas mesmo.E o Flamengo tem coisas muito mais importantes pra resolver do que ficar brigando por esse marca ai,que vamos combinar né,não vale absolutamente nada,o Flamengo poderia primeiramente resolver seus salários atrasados né,pois o atraso já tá há uns 80 anos!

  • ANDRE

    A Coisa esta tão Feia, que os caras estão tentando duelar por qualquer coisa, para ver se ganha alguma!!!!

  • toim

    Vi toda carreira do zico, sinceramente ele foi mais completo que messi. Só não virou fenomeno de midia porque não ganhou nada com a seleção, mas como jogador de clube ainda estou pra ver melhor que ele.

  • vamberto

    por que então,não entraram com esse processo antes,só por foi o messi,que hoje sem duvida é o melhor jogador da atualidade,e vai colocar todos no bolso
    e não vamos comparar ele a zico,o jogador que tremeu em uma cobrança de penalti pela seleção,jogador de clube sempre sera assim.e ele não é diferente.

  • alejandro

    2 cariocas em um ano so????kkkk
    vamos parar por aqui pra vergonha ficar so nisso….

  • brasileros envidiosos

  • clairton lucio fernades

    comparar messi com maradona e principalmente Pelé é brinacadeira. O cara é comprovado jogador de clube, nunca ganhou nada pela seleção argentina, nem mesmo titulo sulamericano e ainda é craque.

  • Antonio

    Zico é PHODA!!!

  • Arthur

    Porque agora que o Messi chegou aos 86 gols, todos querem falar que fez mais gols?
    Porque se ja chegaram a mais gols, porque não comprovaram antes?

  • a seleção que encantou o mundo e é a melhor seleção brasileira de todos os tempos msm sem vencer (82) tinha como 10 o melhor jogador de futebol do mundo ao lado de maradona . pelé ?
    pelé se jogase hj em dia ñ teria feito nem 5oo gols .. jogava quando o futebol era esporte de robo!

    sinceramente se o messi jogasse na época do pelé ele teria uns 3.000 gols, + no campo jogando bola pra mim é isso ai zico e maradona.,,

  • Alexandre

    Acho engraçado.time pequeno da espanha são tão fracos quanto os do brasil? OK, villarreal tem CT melhor que qualquer time “grande”do país, basta pesquisar….Esse mesmo time pequeno da espanha tirou o “nilmar” do país, um dos nossos melhores atacante na epoca….Só um exemplo da diferenças de times pequenos de la com os daqui….nem cito que na copa 2012 tinham 33 jogadores da liga espanhola atuando na copa, sem contar os jogadores de real e barça…….tambem nao conto que renato (do botafogo) e luis fabiano jogavam num mesmo time “pequeno” espanhol antes de vir para o brasil ser idolo….da dó de pessoas que acham que os times menores da espanha mais fraco que os pequenos daqui….um valência aqui no brasil ia brigar pelo titulo……Também nem cito que um time grande do país precisou passar sufoco para ganhar do Al- Ahly, um time que jogou apenas 17 jogos na temporada e de uma liga fraquissima…

  • edmilson, edealina, goias

    OS GOLS QUE ELE FEZ CONTRA O GOYTACAZ, JA BATEM O RECORDE DE MESSI….

    EU FARIA 15 GOLS NUN JOGO CONTRA O GOYTACAZ
    EU TENHO CERTEZA

  • emerson_piauii

    sou RUBRO-NEGRO mas devo informar aos desavisados q a FIFA NAO CONTA GOL DE NINGUEM ela apenas parabenizar quando acontece algum feito a ela reportado quando o assunto e futebol

  • Diego

    só olhando por cima já verifiquei 4 gols não oficiais, em amistosos, o que não conta para FIFA, Resto do Mundo, time da Hungria e PSG, sem contar q tem jogo dois dias antes q outro, contra um time do espirito santo, provavelmente jogo treino, discussão sem a menor base.

  • Adriano Queiroz

    Não seria mais importante terminar o C.T? Ou quem sabe pagar as dividas e se tornar um clube de ponta! Sou Flamenguista de coração e realista!!!

  • fernando

    na época que o galinho jogava… na minha opnião os times do brasil tinham as mesmas capacidades de times europeus e esses times chamados pequenos como por exemplo são cristovão, madureira, bangu, america e vasco davam trabalho e se eles jogassem contra esses times europeus tambem iam dar trabalho. eu acho que esses gols é pra serem reconhecidos. e outra então romario não tem mais de 1000 gols e nem pelé pode ser considerado o melhor dos melhores

  • DEVE SER BRINCADEIRA MESMO NÉ, ANTES NÃO FALAVAM NADA DO ZICO E AGORA FALAM SÓ PORQUE O FLAMENTOGO TÁ NUMA CRISE QUE NÃO ACABA MAIS
    BRINCADEIRA, VÃO ARRUMAR SERVIÇOS MALANDRAGEM

  • MARCELLO

    TETRA CAMPEÃO ! CHEGA DE CHORORO!

    ALGUEM AÍ VIU O FRED ????????

    KKKK

  • O FRED TÁ TOMANDO ÁGUA DE COCO NA PRAIA
    ENQUANTO O ADRIANO DO FLA ESTÁ NA DELEGACIA PAGANDO BRONCA

  • geraldo cintra

    edmilson e o santos que foi campeão brasileiro jogando apenas 20 jogos , ou seja media de 4 jogos por campeonato

  • Alexandre

    Nao perde nem tempo em avisar a Fifa, num vai dar tempo. O MESSI fez mais dois hoje e já tem 88. No fim de semana ele já passa o Zico. E também só agora vão contestar o recorde, quando era do Gerard Muller ninguém falou nada.

  • Lucio martins

    Messi esta a 1 degrau de tomar o lugar de Maradona na comparação com o Pelé, e a 3 degraus de se igualar ao rei, esse degraus sao copas do mundo, cujo as quais o atual melhor do mundo ainda (ainda, que fique bem claro) nao tem!

  • Lucio martins

    Messi esta a um degrau de substituir Maradona na comparação com Pelé, e a três de se igualar com o rei, esses degraus são copas do mundo que o atual melhor do mundo naum tem, ainda.

  • Douglas Almeida

    A FIFA considera apenas gols feitos em ligas e copas nacionais e torneios internacionais, gols realizados em ESTADUAIS nao entram na conta, caso contrario o Pele teria esse recorde de gols no mesmo ano com MUITA vantagem.

  • OI brasileños llorones!!! MESSI 88 van a seguir llorando??? junten los goles de pele tmb que los va a limpiar igual!!!!

  • Zaney da Silva

    Pra se ver como Zico foi importante, pro Brasil e pro mundo, é só ver a quantidade de comentários acerca dele. Posso falar porque vi Zico jogar, se Zico jogasse hoje, desbancaria Messi fácil, fácil, jogando na Europa, com respeito a Maradona não comento, foi um atleta/anti, pois usava droga, como o cara da bicicleta e isso pra mim não é atleta, mesmo numa época difícil, ganhou todos os títulos nacionais, títulos regionais, sulamericano e campeão de clubes. No Japão o galinho pode não ter sido campeão, mas ele foi reconhecido pelos japoneses, que existe uma estátua dele lá. Vcs conhecem algum jogador que tem estátua em outro país?

  • Lucio

    ACABOU A CONVERSA , FEZ MAIS 2 , RECORDE 88.CONTESTA O QUE NA FIFA.

  • Juan Almeida

    Falta 1.

  • Lucius

    Messi fez mais dois, está com 88, e com certeza fará mais dois e chegará á 90. Fim da história

  • cleber tavares

    Pô um cara que vai jogar em um time da Itália, que havia subido da segunda divisão sem praticamente nenhum jogador de expressão ser o vice artilheiro do campeonato italiano que na época era o maior campeonato do mundo. O Zico fez gols de tudo que foi jeito , até hoje o clube da Udinese reverencia o Zico. Para quem se lembra quando o Zico se machucou recebeu uma carta do Maradona em que dizia para ele se recuperar pois em sua opinião Zico era o melhor jogador do mundo em sua opinião.

  • steve

    VEJA OS TIMES QUE MESSI FEZ GOLS OSASUNA, MALORCA, CELTA, GETAFE, ZARAGOZA, ALMERIA, HERCÚLES, LEVANTE, MÁLAGA, RACING, S. GIJON, ETC…FALA SÉRIO KKKKKKK…VAI ZICÃO…

  • darlucio

    não existe igual a ele pode dar 10 bola de ouro seguida pois ele é o melhor e também vai ganhar a copa do mundo no brasil.

  • SEM GOLEADOR

    Voçes que não tem nem um GOLEADOR nem no passado tem que aproveitar para lamberem carniças.

  • Goitacaz, olaria e madureira. O zico só fez gols em times pequenos, mas olha que engraçado os que mais sofreram com o zico foram. botafogo, vasco e fluminense, então são esses os times pequenos. hahahah

  • Cociflam

    ZICO é de fato e direito o maior artilheiro de uma temporada no futebol mundial em todos os tempos e ponto final. Isto está provado com números.

    • rapahael

      ta ok,daqui a 2 gols o messi bate o record dele

    • Nino

      Messi já passou o “RECORD” do Zico, e agora urubuzada? vão contestar de novo?
      kkkkk

  • adriano silva

    cara eo zicoooooooooooooooooooooooooo sou corinthiano e respeito

  • JEFF

    O flamengo vai reclamar na fifa? Quando chegarem lá na sede da fifa o Messi já terá uns 95 gols. HAHAHAHA

  • JEFF

    O Flamengo vai chegar na FIFA e mostrar a lista de gols, sabe o que a FIFA vai dizer? Vai dizer que, NÃO VALE GOL EM CAMPEONATO REGIONAL E NEM EM AMISTOSO COMBINADO ENTRE EQUIPES. Ai depois que a FIFA informar o que realmente vale, o Zico que “tem” 89 gols, vai ficar sabendo que valendo mesmo não tinham nem 50. Então favela, deixa isso pra lá, e vai tratar de arrumar um time pra jogar 2013.

  • carlos

    Fico rindo dessa meninada que não viu o Zico jogar, só ir no youtube para dar uma olhada. Zico não precisa provar nada para ninguém por que foi um craque do nível do Messi, Maradona e outros. Se foi melhor ou pior, cada um fique com sua opinião. Cada um teve seu tempo, no começo dos anos 80 Zico, do meio para frente Maradona e assim por diante.

  • Deraci

    Babaquice,eles deveriam é correr atras de dinheiro pra pagar salario,contratar jogadores renovar com uns,dispensar outros e preparar tudo que a instituição tenha um ano melhor(2013)

  • Nem messi nem zico, Edmilson, Ronaldão, cafu, mauro silva, paulo sergio, viola esses sim eram craques pois ganharam copa do mundo.

  • Douglas

    Comparar o Messi com o Zico é comparar o Vettel com Senna ou o Piquet. É coisa de imprensa moderna e marqueteira. Digo isso pq o Galinho de Quintino era meia-armador e, além de uma habilidade fora do comum, era disparado o melhor assistente do planeta na sua época e, essa época, era abrilhantada por jogadores como Sócrates, Falcão, Reinaldo, Roberto Dinamite, Luizinho, Figueroa, Edinho, Guerets, Baresi, Koman, Maradona, Kemps, Keegan, Bob Robson, Platini, Éder, Boniek, Zidane, Baggio, Butragueño, Britner, Shuster, Hans Müller, Rubem Paz, Völler, Milla, Ruben Soza, Diaz, Hugo Sanches, Gullic, Van Basten, Rickard, Adílio, Júnior, Careca, Müller, etc, etc, etc. E ainda brigava pela artilharia com jogadores desse quilate citou Antes de colocarem o Messi para disputar com o Zico, esse jogador precisa bater verdadeiros “titãs” do futebol como o prórprio Reinaldo, Sócrates, Rivelino, Gerson, Zizinho, Garricha, Evaristo de Macedo, Leônidas da Silva, Tostão, Dirceu Lopes, Romário etc, etc, etc!!! No mais, acho que fomos agraciados por termos vistos jogadores como esses que citamos. O Messi é um puta jogador mas daí a ser chamado de craque é forçar a Academia Brasileira de Letras a inventar uma outra palavra para superar a qualidade de gênio para classificarmos os jogadores que citamos em nossos comentários. Estes estão em outro patamar. Quem viu esses caras jogarem sabem do eu estou falando! Messi pode ser craque hoje, como o Vettel o é no automobilismo. Em outros tempos o Messi penaria para conseguir uma vaga na lateral esquerda de um time grande!!!

  • jefferson

    Flamengo 2 x 1 Barcelona

  • Alex Claudio

    Os que falam que o Zico não ganhou copa do mundo, se esquecem que o Messi já jogou 2 copas e nem gol fez, se lembram. Outro ponto também é que na Espanha só tem time pequeno, só tem 2 grandes. Por que se lembram do Zico na seleção e se esquecem que o Messi fez menos ainda pela Argentina que não ganha 1 título sequer desde 1991.

  • Raimundo

    O zico,nunca vai ser esquecido, pela torcida do flamengo, ele fez tudo como jogador. Sua categoria era de dar inveja, seu carater fala mais alto, seus gols nao podem ser esquecidos, os titulos muito menos. O Messi é um grande jogador disso nao há duvidas. Porém Não devemos menosprezar os grandes jogadores Brasileiros.

  • Sidney

    Me lembro de um desses jogos, em especial. Foi Flamengo 7 x 1 Niterói – 10/06/1979 – no qual o ZICO fez 6 gols. Isso pq um deles foi muito semelhante ao que Pelé não fez na Copa de 70, no jogo contra o Uruguai, em que ele deu aquele drible de corpo no goleiro e chutou, mas a bola saiu caprichosamente pela direita do gol. Eu estava presente no Caio Martins e vi o ZICO fazer esse gol. Ah, o pessoal só fala de vasquinho, Madureira, Bonsucesso e Olaria, só time pequeno. Mas tem tb Barcelona, PSG, Atl-Madri. E tem mais: o Messi nunca jogou na Rua Bariri, em Conselheiro Galvão, no Teixeira de Castro, no Godofredo Cruz, em Ítalo del Cima e outros. Queria ver fazer tudo o que faz lá nesses campos. O Galo é o Galo e ponto final!

  • josé roberto

    AVISA O PIPOQUEIRO DO ZICO E MULANBADA QUE A FIFA NÃO CONTA CARIOQUINHA, POIS SE FOSSE CONTAR O PELÉ TEM MAIS DE 150 GOLS EM UM ANO CONTANDO COM O PAULISTA.

  • Месси круче всех!!!

  • Jorge

    Pera aí, deixa eu ver se entendi bem… O flamengo vai recorrer a FIFA dizendo que Zico em 1979, fez mais gols que o Messi nessa temporada, e para isso vai apresentar uma lista de gols, em que o Zico marcou jogando DOIS ESTADUAIS em um ano. É melhor vocês ficarem quietos para não passar vergonha internacional KKKKK!

  • Turbito

    o recorde do alemao muller durou 40 anos isso 4é anos estava marcado como recorde 85 golos porque é que o flamengo so quer apresentar queixas agora que o messi bateu o recorde?durante os 4é anos so se houvia dizer que pele tinha 75 e o muller 85 porque nao aparecia o zico nem o tal do africano?alguem consegue responder me essa pergunta?

  • Turbito

    o recorde do alemao muller durou 40 anos isso 40 anos estava marcado como recorde 85 golos porque é que o flamengo so quer apresentar queixas agora que o messi bateu o recorde?durante os 40 anos so se houvia dizer que pele tinha 75 e o muller 85 porque nao aparecia o zico nem o tal do africano?alguem consegue responder me essa pergunta?

  • André

    Eu sei que essa matéria já está fria, mas eu queria agradecer muito ao Messi, que fez o gol de número 90 hoje, por acabar com a vontade do Flamengo de aparecer na mídia pegando carona no sucesso dos outros.

    http://www.lancenet.com.br/futebol-internacional/Messi-Falcao-Barcelona-Atletico-Madrid_0_829717168.html

  • Eduardo

    Post desatualizado, Messi marcou seus 90 gols hoje contra o Atlético de Madrid

  • Denis

    Parabéns, Zico. Só no Goytacaz foram 11 gols. Mas o Messi já fez 90. Voltamos a nossa programação…

  • LLUNCOR LEYVA

    MESSI SUPERO EL RECORD DE ZICO DE 1979 DE 89 GOLES A 90 GOLES DE MESSI,ES.FIFA.COM

  • Marcelo

    O internauta Marcio se diz envergonhado pelos adversarios do Flamengo em 1979. Cita alguns times de menor expressão como Olaria, Madureira, Macaé. Mas fecha os olhos para os outros adversários: Vasco, Palmeiras, Fluminense, Atletico, Botafogo, Ajax, Atletico de Madrid e o proprio Barcelona. Oh, Marcio! Fala serio!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Zico é, na minha opinião, o melhor jogador brasileiro, depois de Pelé.
    Creio que, se ele tivesse como objetivo marcar 1.000 gols, com certeza ele conseguiria.

    • joziel

      melhor que pelé mais Messi é muito melhor que os dois juntos pelé ja foi deixado pra tras so os brasileiros alienados não aceitam

  • Tio A

    Entidades supra-nacionais como FIFA, FIA e COI, entre outras, sempre agem com regionalismo, além de serem corruptas (vai ver quanto tem que por no bolso dos conselhos prá conseguir uma Copa ou uma Olimpíada, ou então lembrem do escândalo do suborno do COI para que a Olimpíada acontecesse em Sidney, na Austrália, aliás devidamente abafado posteriormente). A FIFA sempre foi européia, e tão bairrista que declarava campeão do mundo o vencedor de disputa entre Libertadores e Copa da UEFA, ignorando o resto do mundo (mesmo com times fracos, sem tradição, deveriam disputar, afinal fazem parte do mundo…). Hoje a FIFA incluiu esses outros continentes, mas não pensem que ela assumiu que estava errada – é apenas uma questão de marketing, desse modo ganha-se mais dinheiro nas transações com TV, negociações com federações e governos locais, enfim nas comissões, tanto que o próximo mundial será no Marrocos, após anos de Japão. Na Europa os países são minúsculos, não dá prá fazer estaduais de nível, só nacionais e eles ignoram o Brasil simplesmente porque é de terceiro mundo até hoje, colônia por outras vias até hoje – é claro que os clubes pequenos tem centros de treinamento mais refinados, etc, afinal o poder econômico e o dinheiro circulante por lá é infinitamente maior, mas que os caras jogam muito pouco em relação aos brasileiros e argentinos é indiscutível. Desconsiderar um campeonato paulista, que era e até hoje é mais difícil do que o espanhol, alemão, inglês e inclusive do que o carioca, etc é brincadeira. Torço prá Lusa de Sampa, não sou santista, mas vi o negão jogar “n” vezes e ele simplesmente destroçava o pessoal da época dele, ele simplesmente era 3 vezes melhor que o segundo colocado da época dele, era o que bastava para ele. Numa época sem marketing, com muito mais racismo, com os países de terceiro mundo totalmente em baixa, sem BRICS e essas mentiras das estatísticas econômicas o negão foi reconhecido como o maior jogador do mundo, o Rei do Futebol, na França, desfilou ao lado do Presidente Francês, desfilou com a carruagem real em Londres com a Rainha da Inglaterra, parou uma guerra na África após os países em guerra decidirem que fariam uma trégua se o Santos jogasse nos dois lados da fronteira, fez a torcida expulsar um juiz do jogo na Colômbia após ser injustamente expulso pelo juiz e voltou a jogar, enfim tem histórias que só o enaltecem justamente porque ele não foi só o melhor de sua época, foi de 2 a 3 vezes melhor do que o segundo colocado e conseguiu ser reconhecido apesar da cor justamente nos países mais racistas do primeiro mundo – era como um lutador que ganhava de todo mundo no primeiro round, enquanto os outros campeões tinham que lutar 6 ou 7 rounds. Pelé é indiscutível, era adorado até pelas torcidas adversárias no Brasil, as charangas dos times adversários paravam de tocar quando ele recebia a bola de medo do que ele iria fazer, de tão imprevisível, enfim, era absolutamente indiscutível e ninguém chegou perto dele. O time do Santos usava um uniforme branco sem patrocínio e parecia que tinham descido do céu quando saia do tunel dos campos – dava medo e respeito. Pelé fez mais de 120 gols numa temporada considerando creio que 55 do Paulista que a Fifa insiste em ignorar, SIM, e assim acontece com o Zico, também com seus gols ignorados, que nós paulistas sabemos, foi o maior jogador carioca de todos os tempos, independente de não ter ganho Copa do Mundo e de ter perdido penalti na Copa de 86, aonde ele foi por pressão do povão, pois seu joelho estava totalmente bichado, tanto que estava no banco naquela partida, mas foi o maior, ao contrário da lenda Garrincha, que de fato jogou bem 5 anos e os cariocas, morrendo de inveja de Pelé jogar no Estado de São Paulo, tentaram e tentam até hoje falar que foi o fenômeno dos fenômenos, embora ele de fato tenha carregado o Brasil numa copa em que foi campeão, mas foi detonado pela cachaça e joelho podre em pouco tempo. Pelé ficou mais de 22 anos no pódium e ainda é falado até hoje – veremos o que acontecerá com o realmente cracaço Messi, principalmente quando perder a velocidade, coisa que aconteceu com Ronaldinho Gaúcho, e não serão necessários 22 anos para saber. Quanto a Maradona, foi um esperto esquerdinha, mas nada mais do que um Rivelino turbinado pela cocaína, fez golaços e grandes feitos pelo Napóli, mas sua lenda decorre de ter “vingado” a Argentina na vitória contra a Inglaterra pela humilhação sofrida na derrota da Guerra das Malvinas, num jogo aonde fez um gol de milongueiro (de mão, que os gringos não tinham a manha também…) e depois o maior golaço de todos os tempor de todas as Copas, só prá não deixar dúvidas – aliás fez a maior Copa do Mundo de todos os tempos individualmente falando, coisa na qual o Pelé nunca se destacou tanto de fato, apesar dos 3 títulos mundiais. Mas Maradona ficou no banco no Sevilla, no Barça, no Valência, enfim, tem fatos negativos na carreira, inclusive com suas “n” detenções por droga e dopping. Pelé é Pelé, seus números em sua longa época não se comparam a nenhum, em segundo lugar épocas não se comparam, a melhor Copa individual foi de Maradona, Messi é um assombro de fato, o Barça deu um passeio no Santos mas já não é o mesmo, mas o futebol europeu no geral continua sendo a mesma merda que era (haja visto o passeio que Romário, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho fizeram por lá, além de continuarem fazendo sucesso Hulk, Afonso e outros “craquinhos”) mesmo com times pequenos com CT e o campeonato paulista sempre foi o maior forte e poderoso do Brasil, por isso tempos campeões de nível nacional inclusive fora dos grandes, ou seja Santo André, Guarani e outros mais que não vou mencionar. FIFA, COI, FIA, Imprensa, fabricantes de material esportivo, bem essas entidades são absolutamente suspeitas, tem interesse fortes e paralelos, por isso não tem interesse em endeusar para sempre o Rei, ou o Galinho, ou o Ademir da Guia, o Rivelino, o Zidane, esses cracaços muuuuito acima dos demais de sua época.

    Alvaro, por favor, tenha dó de nós. Se quer publicar um livro, procure uma editora. Você escreveu várias impropriedades (ex1: o escândalo de corrupção olímpico não envolveu Sydney, mas Salt Lake City/EuA0, A Fifa jamais declarou campeão do mundo o vencedor da Uefa x Vencedor da Libertadores, por dois motivos: nunca houve esse confontro (o que houve foi V. Libertadores x Vencedor Copa/Liga dos Campeões) e a Fifa nunca reconheceu esse torneio como oficial, haja visto que o primeiro mundial para ela foi o de 2000, vencido pelo Corinthians), há outros, mas não vou gastar o tempo de ninguém obrigando a ler outros apontamentos). Da próxima vez, por favor, seja mais breve.

    • Pierro

      O cara lá de cima escreveu muita coisa legal, mas deixou a desejar quando falou de Pelé e mitos. Na boa, nunca existiu nenhum ídolo, pois todos foram fabricados por mídias em seus tempos. Pelé, Zico, Messi etc., são craques sim, mas existem muitos como eles só que os acordos que não vão para a divulgação fazem com que não apareçam.
      Acham que isso é propriedade do futebol? Gente, em um mundo onde um país como o Brasil lê cerca de meio livro por ano (pois dizem quatro, mas existem fatores que diminuem o número), o que se pode esperar quanto ao entendimento das coisas?

  • Voces não vão querer que eu leia essas asneiras acima. Como podem gastar tanto tempo e bits escrevendo algo sem fundamento. Quando Zico e Pelé jogavam os times e os jogadores eram amadores, não tinham preparação. Nos dias atuais os times são altamente profissionais (Europa) com atletas de alto rendimento. Então o futebol dos dias atuais são é um nível bem diferente daquele tempo. Então comparar Messi com Zico é comparar Jesus com Jenézio. Me polpem.

  • CFMS

    ISSO Mesmo tem que mostrar a FIFA que ela tá errada e que o MESSI vai ter que ralar mais um tempo para conseguir tal feito. E olha que lá eles disputam um monte de competições!

  • Pierro

    Vocês enojam a humanidade com essa perda de tempo discutindo, quando fomos feitos para algo mais elevado do que isso. Com tantos problemas sérios no mundo… A humanidade ainda não descobriu seu verdadeiro potencial.

  • Vander

    Zico não se compara nem a Falcão(2º maior jogador da copa de 82), quanto mais a Messi. Zico só conquistou o Brasileiro nos anos 80 porque Falcão saiu do Inter para ser Rei em Roma. Enquanto Falcão jogou no Brasil, levantou 3 títulos nacionais e Zico nenhum. O 1º título nacional de Zico foi dado graças a José Luis Flamengão que roubou o Atlético MG na final. Ah, Zico foi campeão da Libertadores e tal. É, depois de terem roubado novamente o Galo Mineiro no Serra Dourada depois da expulsão de Reinaldo numa falta simples em cima de quem? Do protegido né!
    Zico pipocou em 78 na Argentina, tanto que foi substituído por Jorge Mendonça, o qual jogou muito mais. Em 82, tremeu frente a Gentile e em 86 pipoca mais uma vez na marca do pênalti frente a França de Platini, este sim, podemos chamá-lo de craque. Sempre que venceu, houve uma mãozinha da arbitragem. Ou vcs se esquecem do pênalti não marcado para o Grêmio na final do Brasileiro de 82? Quem foi artilheiro do Calccio em 84? Foi o Zico? Não, foi Michel Platini. O Flamengo era grande sim, mas se não houvesse ajudas extras, não teria sido tão campeão assim. Zico só foi craque no Flamengo e só.

  • Gus Van Sant

    O recorde anterior pertencia a Gerhard Muller (Gerd Muller para os amigos), e não ao Zico.

MaisRecentes

Empresa explica saída do Brasil do Tour da Taça da Copa do Mundo



Continue Lendo

CBF começa treinar instrutores para curso do árbitro de vídeo



Continue Lendo

Se estrear na próxima rodada, árbitro de vídeo não será para todos os jogos da Série A



Continue Lendo