Fla deve enviar ofício à Fifa na semana que vem



O Departamento de Patrimônio Histórico do Flamengo pretende preparar um ofício e enviar para a Fifa na semana que vem para contestar o recorde de gols de Messi. Profissionais que trabalham no setor ficaram surpresos ao saber que Messi passou a ser o detentor do recorde mundial de gols em uma temporada ao marcar o 86º gol em 2012, no último domingo, contra o Real Bétis. Segundo documentos internos do clube, na verdade, Zico ainda é o recordista ao fazer 89 gols, em 1979.

– Ficamos chateados. O Messi ainda não passou. Naquele ano o Zico chegou a marcar um gol em um amistoso entre a seleção Argentina e uma seleção do Resto do Mundo, num jogo comemorativo pelo aniversário de um ano do primeiro título mundial conquistado pela Argentina. Se tivesse jogado o ano inteiro, com certeza absoluta, teria feito mais de 100 gols – explicou Bruno Lucena, coordenador de pesquisa e estatística do patrimônio histórico.

Naquele ano, Zico balançou a rede 81 vezes pelo Flamengo, sete pela Seleção Brasileira e um amistoso. Foram 81 jogos em um só ano. O Galinho ficou dois meses parado por uma lesão e poderia ter aumentado a marca ainda mais, pois o time rubro-negro atuou por 95 partidas em 1979. Num ano atípico, com a conquista de dois Campeonatos Cariocas pelo clube em um ano, um deles o Especial. Todos eles conseguidos com a marca de Zico.

No site da Fifa foi noticiado que Messi superou o alemão Gerd Muller, então recordista, com 85 gols marcados. O argentino, contudo, terá mais três jogos em 2012 para ultrapassar Zico, contra o Córdoba, Atlético de Madri e Valladolid, e, definitivamente, conseguir mais um recorde marcante para a sua jovem carreira.

– Acredito que tenha sim, totais condições de passar, pois futebol não lhe falta. Mas como rubro-negro e fã de Zico, espero que isso não aconteça. Ontem eu vi que um jogador de Zâmbia teria feito 107 gols em 1972. A própria Federação Africana disse que ia pesquisar. Um dado curioso é que o Zico em 1979 fez um gol no Barcelona, na vitória de 2 a 1 do Flamengo pelo Troféu Ramón de Carranza, pela semifinal do torneio – encerrou Bruno Lucena.



MaisRecentes

‘Rainbow Six Pro League’, no Rio de Janeiro, neste fim de semana, terá premiação milionária



Continue Lendo

Superintendente garante que não há obstáculos para construir no campo do Everest



Continue Lendo

Detalhe técnico pode impossibilitar obra no campo do clube Everest



Continue Lendo