Árbitros dizem que colegas apitam com ajuda da TV



Com medo de serem punidos caso cometam erros graves, alguns árbitros da Série A do Brasileiro estão improvisando acesso a recursos eletrônicos ilícitos, especialmente o replay da TV, durante as partidas. Com a ajuda do quarto árbitro e do delegado do jogo, esses árbitros recebem a informação do que aparece na transmissão.

Esse esquema é montado de forma autônoma por alguns árbitros e delegados, sem o conhecimento da comissão de arbitragem, que segue proibição da Fifa de usar esses recursos. Com medo de serem apanhados, ele só é posto em prática em lances muito graves, como pênalti ou gol, e em situações em que é possível esperar pelo replay, como um bate-boca em campo ou o atendimento de um jogador, o que ocorre numa minoria dos jogos (leia quadro a seguir) .

O LANCE! ouviu árbitros de diferentes categorias do quadro da CBF (hoje são seis, Fifa, Aspirante, Especial-1, Especial-2, CBF-1, e CBF-2). Todos disseram que o esquema existe, mas nenhum admitiu usar.

Um deles chegou a apontar nominalmente um colega. Como o LANCE! não conseguiu localizar esse profissional para que se defendesse, e como não foram apresentados indícios concretos, decidiu não publicar seu nome.

Todos disseram também acreditar que foi exatamente isso o que ocorreu na anulação do gol do palmeirense Barcos, contra o Internacional. Esta é a reclamação do banco de reservas do clube paulista.

Pressão
A criação desses esquemas embute uma reação dos árbitros contra o aumento das punições depois da chegada do novo presidente da comissão de arbitragem, Aristeu Tavares, inicialmente bem recebido por ser um dos mais respeitados assistentes das últimas décadas. Tavares é criticado nos bastidores por ter aumentado a cobrança sem ter dado condições para a arbitragem evoluir na mesma medida.

O LANCE! procurou a Confederação Brasileira de Futebol para saber a posição da comissão de arbitragem, mas não obteve resposta até a publicação desa reportagem. (Marcelo Damato)

.
.
.
COMO FUNCIONA O ESQUEMA

O método
Se tiver dúvida, o árbitro faz a marcação que interrompe o jogo. Enquanto escuta as reclamações, o observador de arbitrgem busca informação da TV e avisa ao quarto árbitro, que informa o árbitro. Se ele tiver errado, volta atrás.

Motivo
Evitar erros e desse modo punições. Não há intuito de fraude, ao contrário.

Limitações
O esquema só é aplicado em lances capitais e quando há a posibilidade de esperar pelo replay.

Confiança
Como o esquema é irregular, ele só é posto em prática quando o árbitro, o quarto árbitro e o observador tem confiança mútua. Os assistentes e adicionais nem sempre são avisados.



  • Edson

    O engraçado é que no mesmo lance ninguém viu o penalti sofrido por Barcos !!!! E nos outros jogos em que o Palmeiras foi prejudicado, nunhum desses safados tiveram dúvidas e ninguém voltou atrás. Como funciona esse esquema ??? É para prejudicar ou favorecer alguém ???

  • Siqueira

    Já fora dito anteriormente e eu faço minha as mesmas palavras, quais sejam: “O Brasil NÃO é um país sério”! Se não pode haver interferência externa o jogo deverá ser ANULADO, bem como toda comissão de arbitragem e o delegado da partida punidos.

    • Carlos Thiago

      Então vamos anular o Campeonato brasileiro 2012, só assim o Palmeiras teria uma chance de escapar do rebaixamento.kkkkkkkkkkkk!

    • Timão

      Isso já foi provado ou é uma suspeita? Todos têm o direito de julgamento e são inocentes até que se prove o contrário!

      • Deivite

        os comentários são mesmo a respeito Árbitros dizem que colegas apitam com ajuda da TV, e não dos times brasileiros, então sejam imparciais nos comentários, pelo que eu entendi desse assunto, estamos falando de erros de árbitros, que utilizam de meios incorretos para se dar bem neste caso, se a regra disse que não pode, não temos que ficar discutindo isso, pois vocês imaginaria todos os jogos sendo parados para se verificar um replay, para ver que esta certo ou errado, vai acabar com o futebol, esqueça o time do coração, pense nas em tudo que mudaria,e ve se concorda com isso, pois um dia o seu time do coração pode ser prejudicado por esse meio, depois veremos se vão continuar com essa opnião

      • Júnior

        O fato é: Houve um gol irregular em uma jogada com um pênalti claro! Como o juiz não viu, deveria ter dado o gol! Olhou o replay pela TV e vai “fazer o certo”, dê o pênalti! Não! Errou!!

        O Palmeiras perdeu 11 pontos nesse campeonato por erros do juiz (perdeu 13, mas ganhou 2 com um erro a favo). Sempre vinham com aquele papo “o juiz é soberano e se ele não viu, não pode mudar”.

        E agora aparecem com essa…

        O Palmeiras vai cair no APITO! Ou se salvar num milagre…

        • Júnior

          erro a favoR – errei a digitação

          • Onça

            Junior, quer um lenço?

        • Daniel

          O Palmeiras vai cair pq o diretoria é um lixoo…
          se vc acredita tanto em complo contra seu time amigo para de assitir futebol!!!!

          • Caro amigo,você tem certeza,se não fossem os erros de arbitragem o clube atlético mineiro seria campeão,e o palmeiras o qual também gosto muito não estaria indo a segunda divisão. Gosto do atlético mineiro e do palmeiras.A FIFA precisa vir ao Brasil para corrigir esses árbitros.

        • Guilherme

          Contudo ganhou uma Copa do Brasil cheia de erros de arbitragem a seu favor…
          O Palmeiras tem um time ruim, um dos piores do Brasileirão desse ano, e é por isso que vai cair, e não somente por erros de arbitragem.

          • Ow Guilherme o Sr. está ligeiramente enganado, ou não acompanhou a Copa do Brasil, o prejudicado foi o Palmeiras na Copa do Brasil ou o Sr. esqueceu aquele impedimento do Gol do Atlético Paranaense? Houve algum delegado pra anular esse gol irrregular? não houve. O Palmeiras ao longo do ano de 2012 foi prejudicado, em todos os campeonatos que disputou. Claro que isso não deve servir de justificativa para um possível rebaixamento, concordo que o time é fraco, mas não para ser rebaixado…mas o rebaixamento é fruto de um trabalho desordenado de uma diretoria medíocre.

          • Thalita

            Copa do BRasil onde fomos ajudados pela arbitragem? Ta louco!??? Acho que vc nao viu MESMO nebhn jogo da cdb…

          • Onça

            Erros acontecem a todo o momento, ficar se apegando a isso pra querer acreditar que o Palmeiras tem um bom time é besteira. O Palmeiras tem Henrique, Assunção e Barcos. O restante é muito regular ou ruim. E a diretoria é fraca e omissa.
            Deve cair mesmo este ano e tomara que suba o ano que vem, por que jogar a Série B no Centenário vai ser a alegria dos adversários.

          • Ronnie-D

            Que coincidência…Justo na competição onde o Palmeiras foi claramente ajudado, o patrocinador do time era o mesmo da competição…rsrsrs

          • JackSparrow

            Seriamos 13. No minimo!!!
            http://www.placarreal.com.br/

          • Marcos

            Cheio de erros a favor, virgula. Penalti no Tcheco na primeira final. Erro grave, sim, mas só esse. Não inventa!

          • Maria

            Já virou mantra falar que o Palmeiras ganhou a CB pois foi comprada. 2005 foi o quê? LA foi o quê? até o Riquelme pediu desculpas ao filho dele e falou: “Se as pessoas soubessem o que foi este campeonato, ninguém mais assistiria os jogos.
            Pegue todos os jogos do Palmeiras na CB e depois fale a respeito.

          • Mauro

            Caro Guilherme tira 11 pontos do seu time e veja a colocação que ele vai ficar. 11 pontos por erro de arbitragem é muito ruim, mas acho que o time é muito ruim mesmo mas tem times piores com melhores administrações e isso é que fez a diferença. Talvez mesmo sem que o time tivesse perdido esses 11 pontos por erro de arbitragem ele poderia até estar na mesma situação pois como te disse a diretoria joga contra o próprio time.

        • Alexandre

          O Palmeiras vai cair no apito?
          Então não tem nada de má administração, elenco fraquíssimo, jogadores relaxados?
          Não tem nada da história de ter perdido 19 jogos (um turno inteiro)?
          Foi tudo no apito? E só o Palmeiras foi prejudicado com arbitragem? Ninguém mais foi?
          E sem essa de “placar real”, um site feito por torcedores que interpretam como querem e não tem a menor credibilidade pra julgar.
          TODOS foram prejudicados, alguns mais, outros menos. Não deveria haver erro nenhum, fato!
          Mas transferir a culpa da incompetência do time pra arbitragem, é se manter na própria incompetência!
          E por mais bizarro que tenha sido esse último jogo, falar que vai cair no apito pq o juiz não validou um gol de mão (e não deu um SUPOSTO penalti que ocorrem 500 iguais todo jogo), aí é coisa de time que realmente merece cair. Pra ver se aprende a se profissionalizar de verdade.

        • Junior

          cara me desculpa mas o Palmeiras caiu por INCOPETENCIA dos dirigentes, erros de arbitragem sempre vão existir o que o Verdinho tinha que ter feito é JOGAR BOLA!! e fazer GOOLS. independentemente de juiz…

        • ornelio

          o flamengo vasi entra com recuso para anula a partida do primeiro turno contra o palmeiras!! o barco fez o gol da vitoria impedido e e os palmeirenses não falaram nada
          qual é cara apoia o time que ele não vai cair não!!!

        • realidade

          o palmeiras vai cair por incompetência dele mesmo, fez um campeonato ridículo, mandou um técnico que acabou de ganhar um titulo embora , dá moral para jogador que não quer nada com a vida. Se você realmente ama o palmeiras pare de chorar por esse absurdo e pense no todo, cobre a mudança definitiva e total da diretoria, que administra o palmeiras com intrigas politicas e picuinhas que não cabem mais no futebol moderno. O palmeiras deixou de ser o palmeiras anos atrás, e está em plena decadência graças a seu diretores, presidentes, e uma torcida que não cobra a mudança.

      • Ricardo Lima

        Já tá com medo de ser revelado mais um esquema da arbitragem a favor de vcs?
        ….
        É preciso compreender que não existe meia imparcialidade: tanto no erro como no acerto, exige-se espontaneidade do árbitro. O erro faz parte do futebol. Se o árbitro se utiliza de auxílio eletrônico, já está influenciando a partida, pq ele quer eliminar o erro próprio. Acabou-se a imparcialidade, porque se ele eliminar o erro espontâneo, ele estará beneficiando o outro time.
        ….
        Ou assume o auxilio eletrônico de vez, ou dê ao árbitro o direito de errar.

        No Brasil, como na Itália, tenho, para mim, que o erro interessa aos interesses maléficos nos bastidores. É justamente porque com o erro q se pode arrumar resultadores para favorecer A ou B. Mas essa é outra questao, q envolve a boa-fé e índole do agente brasileiro.
        ….
        Dai vcs podem me perguntar: vc está sendo contraditório? Digo não. Em nosso país, o sujeito tem q ser honesto. Sempre honeste. Porque ao vermos um erro, saberemos que simplemsnete foi um erro. Hj, vejo erros seguidos em favor de apenas um time. Ano passado, o Vasco simplesmente não teve 6 ou 8 penaltis não marcados. Sabe quem foi o beneficiado: o Corinthians que, jogando aquele futebol horroroso, acabou sendo campeão do BR-11. Se não houvesse erros seguidos contra o Vasco, este teria sido campeão. Curiosamente, antes do final do ano, Andres Sandres foi convidado a integrar importante cargo na CBF. Com todo o respeito ao Andres… ele não tem estudo algum, sua administração no Corinthians foi boa apenas em razão das ideias do Direitor de Marketing… e com a chegada do Ronaldo. Se não fosse esses dois elementos (Rosemberg e Ronaldo) duvido que ele teria sido um “grande” presidente.

      • diego

        a propria reportar da band entregou dizendo q foram perguntar a ela sobre o lance!!

        • Dan

          Thalita, foram ajudados pela arbitragem nos 2 jogos da final da Copa BR

          Contra o Coxa aqui, 1° jogo, um penalti CLARÍSSIMO sofrido por Tcheco, eu disse, CLARÍSSIMO, que o juiz nada deu.

          2° jogo…Marcos Assunção, já com um amarelo, dá uma ENTRADA FORTE na perna do jogador do Coxa, pela diagonal e por trás ainda. Nem advertência tomou. 1 minuto depois, lá estava Assunção cobrando falta na cabeça do Betinho que empatou.

          NEM ADIANTA DISCUTIR, essa Copa BR br FOI sim ganha com a arbitragem colaborando, ainda que não diretamente.

          • bruno

            E a entrada criminosa por tras do zagueiro do Coritiba(acho que era o Pereira) que ja tinha amarelo e nada foi feito? Chore na cama que é quente! O valdivia foi agredido, o juiz deixou seguir e ele sofreu uma falta que o juiz não deu, daí agrediu o jogador do coxa e foi expulso. Cade o critério? Apanho de 2×0 no primeiro jogo pois não teve competência para fazer os gols nas chances claras, e depois o Maikon Leite deixou vocês vivos pro segundo jogo.
            Contra o Atlético Pr e Paraná, tiveram pênaltis não dados(confirmados por todas as emissoras), e um gol impedido contra o Furacão. Contra o Grêmio o Fernando deu um carrinho criminoso por trás e não foi advertido, na sequencia, Henrique expulso depois de tomar um soco. Caramba, fomos muito ajudados!

      • S.E.P

        “são inocentes até que se prove o contrário”… aposto q nesses crimes q aparecem nos noticiarios qdo mostram os suspeitos, vc é um dos primeiros a julgar e condenar os suspeitos…
        BRASIL = TERRA DE HIPÓCRITAS

    • Everton

      Concordo plenamente amigo BRASIL = PIADA cade aqueles comentaristas de tv aberta vendidos que se acham os superiores pra dizer “a regra e clara” e anular o jogo

      vergonhoso

      • adriano

        Pessoal, o Coritiba foi assaltado em Barueri na final, um penalti clarissimo sonegado, penalti a favor inexistente…. A banca paga e recebe. O ”gol” de mao do Barcos foi ridiculo, digno de um time que vai, na bola, pra segunda divisao

      • Jorge Filho

        Deixa ver se entendi: o jogo deverá ser cancelado porquê um gol irregular foi anulado. É isso? Então o grande infrator desse lance (Barcos) vai ser beneficiado por ter usado de má-fé? Se existiu um erro do delegado e do juiz, puna-se os dois. Se houve um pênalti não marcado,puna-se a arbitragem. Se for anular o jogo, puna-se o Barcos. Quando Henry classificou a França ajeitando a bola com a mão,caíram de pau no juiz. O desonesto foi beneficiado. Agora um cara faz um gol de mão e beneficia-se esse cidadão que usou de má fé no lance. Tudo porquê se trata de um time grande ameaçado de rebaixamento. Se o gol tivesse sido validado,as mesmas pessoas que agora falam essas coisas estariam chamando o juiz de ladrão. O brasileiro está tão habituado a desonestidade que agora quer premiar os desonestos.

        • Mauro

          Agora então o palmeiras perde mais 2 pontos por um penalty não marcado, quer dizer puna-se o palmeiras que mais uma vez? Jorge mais humildade por favor, o senhor até pode ser honesto (quem sou eu para julgá-lo), mas o senhor não é o dono da HONESTIDADE para utilizar-se dela a seu viés.

    • Caio Duare

      essa buchada do palmeiras vai e cair mesmo, aqui na minha cidade nos temos um ditado ´´TIME GRANDE NÃO CAI“ e fim do ano e Chelsea 4 a 0 no Governo Federal F. C. ou mais…

      • rogerio

        soluçao privatizar a arbitragem.

    • Roni

      pUNICAO AOS ENVOLVIDOS SIM ANULACAO DO JOGO NUNCA PORQUE PREJUDICARIA O INTER

      • klebao vdb

        Concordo plenamente, até por que o Inter já foi prejudica em outras oportunidades. Reconheço apesar do meu corinthianismo louco.

      • PAULO

        BELEZA O INTER NÃO PODE ;O PALMEIRAS PODE LARGA MÃO DE SER …

    • Cleiton

      Realmente o Brasil não é um país sério! Se fosse, não teríamos esse bando defendendo a anulação de um jogo, porque o seu time teve um gol bem anulado. Se houve atuação irregular da arbitragem, que se puna o árbitro, mas querer validar um gol de mão, apenas para beneficiar seu time é, NO MÍNIMO, IMORAL. Se o Palmeiras não fosse um time medíocre, não estaria onde está e não precisaria da arbitragem e do patrocinador para ganhar a Copa do Brasil!

      Ai, esses mesmos bradam pela moralidade na política e dizem que é um absurdo o (CRIMINOSO) Genoíno pretender assumir uma cadeira no legislativo, após ter sido condenado POR DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS E FORMAÇÃO DE QUADRILHA. Cada povo tem os governantes que merecem e os políticos brasileiros são reflexo desse povinho sem vergonha, que só pensa em se dar bem.

      Cleiton, esse mensalão tá parece tapete de banheiro. Todo mundo que passa perto dá uma pisadinha. Conectar a posse do Genoino com o caso do Barcos é incrível.

  • Siqueira

    Obs. … faço minhas as mesmas …

  • Porque então não anularam gols irregulares contra palmeira, contra corinthians(santos). Ou usam o recurso quando é para prjudicar alguém?. Vamos voltar o lance do gol do Marodana…
    O golfoi de mão e foi Penalty no barcos ou o mesmo recusrso que mostra o gol de mão não serve para mostrar o penalty no Barcos… è uma faca de dois gumes. Mas imprensa sem vergonha. Eu vejo penalty primeiro que o gol de mão. Fazer o que no Brasil?????????

  • Dalton Lopes

    Que estranho no 1º turno contra o gremio o penalti no henrique aos 45min do 2º tempo ninguém avizo o arbitro, no jogo contra o bahia o titi coloco a mão na bola dentro da area qdo o jogo estaca 0x0 e ninguem avizo o arbitro contra o cruzeiro falta fora da area o arbitro marco penalti ninguem avizo DE NOVO, borges fez o gol em posição irregular e ninguem avizo o arbitr 2×0 pro cruzeiro um jogo q era ser pra 1×0 pro palmeiras e ninguém faz nada fora os outros que nem vo comenta, pq esses jogos ninguém anula igual em 2005 para o corinthians?

    • Flavio

      Ler pra quê, né?

      O novo presidente da comissão de arbitragem, Aristeu Tavares, assumiu o cargo pouco depois da 18ª rodada, após o impedimento triplo no jogo Santos x Corinthians, na penúltima rodada do 1º turno. Após ele assumir, as punições aumentaram sem que as condições melhorem, por isso os árbitros começaram a utilizar o recurso de rádio e televisão.

      Segundo que o esquema apesar de ilegal, não é no intuito de fraudar a competição, o juiz não apita a favor de um ou do outro, utiliza o recurso para diminuir os erros que podem ocorrer. Apesar de ser um ato que melhoraria o futebol, é contra as regras da FIFA, e se for comprovado o uso, o jogo tem que ser anulado.

    • Alfredo Leôncio Dias Neto

      É verdade Dalton. Arrancaram um título da mão do Inter em 2005 anulando , por exemplo um jogo em que o Santos venceu o Corinthians pro 3×1 e o árbitro Edilson Pereira foi pago para roubar do Santos e o penâlti do Fábio costa no Tinga do Inter. Expulsão do Tinga… Sou santista mas já que usam “in off” do recurso de apelar para imagens de TV, é só para marcar contra o Palmeiras? A favor não?

    • 7×1 eterno-Ponta da Praia

      Pq não dá pra comparar o PODEROSO TIMÃO com o guarani da capital. Só isso.

      • Rogerio

        É verdade, nada se compara ao todo poderoso galinhão da fiel da marginal S/N.

        • andre

          E o gol do barcos em impedimento contra o flamengo no 1º turno?

          • Carlos

            Veja se consegue citar mais algum lance? vai…faz uma forcinha… se quiser pode pegar um lance que seu time foi ajudado e põe na conta também pra ver se consegue alguma coisa a mais…. conseguiu? cade?

          • wagner
          • Milton Cavalcanti Macedo

            PODERIA TER ANULADO O GOL DO SANTOS COM IMPEDIMENTO TRIPLO CONTRA O CORINTHIANS. ALI PODERIA TER VOLTADO O LANCE.

          • helton

            E o 3° gol do barcos contra o botafogo anulado irregularmente? podemos ficar aqui o resto do ano falando sobre essa podre arbitragem do nosso futebol!

          • Alex Amaro

            foi o unico “erro” a favor do Palmeiras….
            mas pode ficar tranquilo o jogo de volta os nobres e valorosos arbitros vão equilibrar isso….
            agora procure os erros contra…garanto que rapidinho vc encontra uns 3 jogos….

          • Rodrigo

            Concordo com vc. Só que o Palmeiras perdeu 13 pontos e ganhou 3, se tivéssemos 10 pontos há mais que os 32 que temos hoje não estaríamos nessa situação de rebaixamento.

            Então não me venha justificar 1 jogo contra mais de 5 roubados.

          • JackSparrow

            Seriamos 13. No minimo!!!
            http://www.placarreal.com.br/

      • Meu poderoso…me poupe freguesia vai…..

        • klebao vdb

          Errado amigao, o que o faz pensar que este post é sobre assunto verde?
          A não ser que serie B e Palmeiras sejam, OBVIAMENTE, sinonimos……

        • Laureano

          pq oq vale eh em dezembro…essa varzea nao nos interessa mais…hahaha

        • Roni

          Muito simples, procurando espetaculo pra rir, afinal perdemos o Chico Anisio

      • Júnior

        Não não dá!O Palmeiras não é o time mais ajudado pelo apito na história!

        • Ricardo Lima

          O corintians é campeão do apito amigo.

          Bom numero de seus titúlos teve ajuda da arbitragem.

          • Alexandre

            Isso mesmo!
            Aí vocês continuam reclamando do Corinthians e do apito e continuam tomando nabo pq não conseguem perceber a própria incompetência!
            O primeiro passo para resolver seus problemas é reconhecê-los.
            O Palmeiras é muito grande pra ficar com esse xororô!
            Se tivesse um pouquinho mais de competência, podia ser roubado que continuaria na serie A!

          • JackSparrow

            Seriamos 13. No minimo!!!
            http://www.placarreal.com.br/
            .

      • diego

        aa vc ta se referindo ao todo poderoso fregues da liberta… pode ser!

    • Cássio

      Muito simples, nesses jogos os árbitros eram tão “bonzinhos” que não recorreram as imagens da tv, JÁ ESTAVA TUDO VENDIDO MESMO.

      • Sérgio

        Pq quando é a favor do Palmeiras, o mesmo não acontece, essa é a duvida.

    • Milton Cavalcanti Macedo

      Uma vez o Tevez fez um gol contra o Palmeiras e, 5 minutos depois, a Ana Paula, que bandeirava, chamou o juiz e acabaram anulando o gol. Foi o mesmo agora com, NÃO QUERO DIZER QUE FOI CASTIGO , mas os dois casos são idênticos e os dois foram anulados. O jogo não foi remarcado.

      • Roni

        BEM LEMBRADO, SO NAO SEI SE PALMEIRENSE SE LEMBRA

    • Juca

      Simples, porque não tem como “AVIZAR”, mas tem como “AVISAR”.

    • Carlos Donizetti

      Em 2005 não foi só os jogos do Corinthians anulados. Existiram mais times, só que o Corinthians teve um aproveitamento melhor do que os outros (por causa do seu elenco que era melhor).

      Aí fica este mito de que o Corinthians foi ajudado.

      Carlos, em 2005, o Edilson tinha apitado 11 jogos. Em dez não havia nenhuma evidência de que tivesse havido cambalacho. No jogo Vasco x Figueirense (se a memória não me trai), que o Vasco havia vencido, havia. Esse era o único que aparecia de forma clara nas gravações. Mas o Luiz Zveiter, presidente do STJD, decidiu anular os 11, para dar uma “satisfação” à sociedade. Essa decisão beneficou o Corinthians, que era o que tinha mais pontos a ganhar (seis). E acabou ganhando. O Corinthians tinha um bom time, mas depois dos jogos recuperados passou a jogar muito mal e só foi campeão no desempate, depois de perder na última rodada para o Goiás. Aquele episódio para aumentar e muito a antipatia contra o Corinthians, o que sem dúvida é ruim para o clube.

      • klebao vdb

        O Corinthians foi campeão com 3 pontos de vantagem, a havia ganho 4 pontos em jogos remarcados. O Inter tbm perdeu na ultima rodada. E houve suspeitas sobre as marcações no jogo entre corinthians e santos, sendo que, so terceiro gol do santos a jogada iniciou-se em um penalti não marcado em cima do JÔ e no contra ataque o santos marcou com Giovane, e ainda, no quarto gol do santos havia o impedimento do Wendel, que fez o cruzamento.
        Se eu estiver enganado por favor corrigir.
        Abraços.

    • Errar é humano

      pior que erro de arbitragem é erro de português: avizo o arbitro, area qdo, jogo estaca, ninguem, pro, nem vo. É permitido ser avisado por um corretor ortográfico. Assim até a torcida corintiana aceita ajuda…

    • Rodrigo

      AVISOU e não avizou

    • JackSparrow

      ahahaa.. boa

    • Roni

      Com esse AVIZO, fica muito dificil mesmo

  • Assis Sousa

    Isso só ocorre entre times considerados “grandes” pela imprensa. Eles tem medo do veto que com certeza ocorrerá por parte do time prejudicado e esse Chicão é conhecido.

  • Aquallyts

    Fala do Corinthians? O que me diz do jogo Santos e Corinthians do gol do Santos irregular em 3 impedimentos não marcados? Se for para anular uma partida por causa disso que anule o campeonato inteiro! Todos os arbitros estão envolvidos e cá entre nós, o Palmeiras comprou a arbitragem e esqueceu de comprar o delegado também. Na visão da televisão mostra que a visão do arbitro é clara, foi desculpa dele que não viu o lance. tem mais que cair mesmo o palmeiras.

  • BATISTA

    ACHO QUE O JOGO ATÉ PODERIA SER ANULADO, CASO O GOL DE MÃO DO BARCOS NÃO FOSSE TÃO ESCANDALOSO COMO FOI!

    • Daniel

      antes de ele colocar a mão na bola o barcos sofreu o penalti e o foco é o gol de mão.

      • klebao vdb

        Pq ele não reclamou penalti no mesmo instante? Preferiu ludibriar o arbitro?

        • marcelo

          iRMAOO, N IMPORTA SE FOI DE MAO OU NAO, N PODE VOLTAR ATRAS DPS QUE CONSIDERA O GOL E NAO PODE SER UTILIZADA IMAGENS DE TELEVISAO, POIS E ILICITO.
          SE FOI DE MAO OU NAO QUE SE FODA, E O GOL DO ADRIANO CONTRA O PALMEIRAS? MAIS ESCANDALOSO QUE ESSE, PQ N ANULO? PQ N USO AS IMAGENS?
          E OS OUTROS JOGOS QUE O PALMEIRAS FOI PREJUDICADO, PQ N USO AS IMAGENS E VOLTARAM ATRAS? ENTAO FICA NA SUA.

          • Gabriel

            Ninguém lembra do gol do CARLITOS em 2005 q todos os juízes validaram, e qdo a Ana Paula voltava para o meio de campo o Leão a segurou pelo braço até ela anular o gol, marcando uma falta no meio de campo 5 min antes do gol sair… Aí tah tudo certo, anular um dos gols mais bonitos do CARLITOS.

          • klebao vdb

            Muito bem lembrado Gabriel.
            Ainda sim eu insisto, Por que ele não reclamou penalti no mesmo instante?
            Sera que é pra nao perder aquela comemoração tosca dele?

    • CHINA

      E interessante que nem o Cleber Machado conseguiu ver o toque de mao do barcos narrando assim o gool, so viu no replay.

      • Laureano

        mas ele nao eh o juiz…ele nao decide nada…

        • Mauro

          Eles decidiram sim, pois foi com base na decisão deles que o delegado da partida avisou o árbitro, porém eles não viram o penalty assim como não tinham visto o toque de mão antes do replay e assim induziram o árbitro ao erro. Mas acho que anular a partida seria ruim para o futebol, já pensou se anulam 3 ou 4 jogos por rodada quando ia terminar o campeonato? Apesar de torcer pelo palmeiras e concordar com a diretoria de que é necessário fazer barulho para que o juízes tomem mais cuidado espero que não anulem o jogo, mesmo que o palmeiras caia por um ponto de diferença eu prefiro pelo bem do futebol que os erros fiquem por isso mesmo e que o delegado e o árbitro que são bem ruins sejam eliminados do futebol par o bem do mesmo.

    • Gustavo Quadrado

      Muito bem lembrado o Carlitos fez gol, o juiz validou e quando a bola estava no meio de campo anulou o gol!

      • talles

        uma pergunta… não se lembra que esse foi um dos jogos anulados em 2005????

        • klebao vdb

          Como assim?
          Esse foi um dos jogos anulados?
          Senhor Talles, se o senhor não pode acrescentar, por favor, não prejudique o assunto besteiras.

        • Alexandre

          não me lembro não talles… sabe pq?
          pq você acaba de falar uma baita asneira!
          não teve nenhum Corinthians e Palmeiras anulado em 2005! Se bem que esse deveria ser anulado mesmo… um gol legal e maravilhoso que nos roubaram descaradamente…

  • Vamos acordar!

    Este esquema é o reflexo que os árbitros tem medo de errar contra times como Corinthians, Flamengo e outros de Rio e São Paulo.

    Errar contra estes times é geladeira na certa, errar contra Ponte Preta, times do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Nordeste é até compreensível.

    Já está na hora de todos os times fora do Eixo do Mal se desvincularem dessa instituição nefasta e podre que é a CBF!

  • BERG

    ESTÁ MAIS DO QUE CONFIRMADO QUE EXISTE UM ESQUEMA, E COM RESPALDO DISSO O FLUMINENSE ESTÁ SENDO ESCANCARADAMENTE BENEFICIADO PARA SER CAMPEÃO. VEJAM O CASO DA FALTA DO THIAGO NEVES E DO RONALDINHO GAÚCHO, AMBOS FORAM IDENTICOS E APENAS O DO ATLÉTICO QUE FOI ANULADO. ELES QUEREM UM TIME DE GRANDE EXPRESSÃO E TORCIDA NA SEGUNDONA PARA ASSIM AUMENTAREM AS COTAS DE TV E PODEREM MANIPULAR A SERIE B TBM. É TUDO ARQUITETADO. TEM QUE ANULAR URGENTEMENTE ESTA VERGONHA DE CAMPEONATO QUE SE DIZ CHAMAR BRASILEIRÃO. POLÍCIA FEDERAL JÁ, INVESTIGANDO ESTA ARMAÇÃO.

    • Penisvaldo PAdilia

      E o gol do Fred anulado contra o galinho, e o gol de mão do Wellington Paulista contra o Cruzeiro, tambémm tem que chamar a polícia federal?

      • Carlson

        E o gol do Flu contra o Santos no primeiro turno, legalíssimo e anulado. Vamos ser coerentes.

        • Guinga

          Fluminense x Figueirense = Aloísio marca gol legal e assistente anula dando impedimento.
          Fluminense x Nautico = Gum empurra zagueiro e marca de cabeça. Juiz valida o gol.
          Fluminense x Vasco = Jogador do fluminense empurra barreira do Vasco para Thiago Neves marcar de falta e arbitro valida o gol.
          Fluminense x Flamengo = Jogo mais roubado deste Brasileirão que eu assistí, e olha que sou Gremista hein.
          Fluminense x Ponte Preta = Juiz errou ao marcar penalty para o Fluminense e a falta que ocasionou a virada tricolor.

          Na boa, se o título do Fluminense acontecer, só não vai ser mais manchado do que o do Corinthians em 2005.

          • Guinga, pra sua dor, o Fluminense vai continuar te incomodando.

          • Alexandre

            Com um único adendo! O Corinthians em 2005 só contou com a ajuda do juiz em um jogo (contra o Inter). Liderou o campeonato inteiro sem ajuda.
            O que manchou foi o escândalo da arbitragem que mandou refazer 11 jogos que tiveram resultados manipulados (2 deles do Corinthians)… e nos novos jogos disputados no campo, sem manipulação alguma, o Corinthians conquistou mais 4 pontos.

    • TRICOLOR DE CORAÇÃO

      O gol do Fred contra o Atlético-MG foi bem anulado ? Errar é humano, agora, esperar a bola entrar pra anular é SACANAGEM !!! Isso sim é roubo. Não sei onde vocês encontram argumentos pra dizer que o melhor elenco no Brasil esta sendo beneficiado. Parem de reclamar e reconheçam que o Fluminense, na atualidade, é o melhor time do BRASIL. Não sei nem como o Atlético esta em 2º lugar. Time montado por renegados. Talvez eu tenha uma explicação. Seria os inúmeros cartões vermelhos aplicados aos times adversários ainda no 1º TEMPO ?

    • Dan

      Se eles querem um time de expressão na série B, pq o Palmeiras está caindo?

      • Verdão

        Pq é o único time de expressão da série A. 😉

    • Leopoldo

      “ELES QUEREM UM TIME DE GRANDE EXPRESSÃO E TORCIDA NA SEGUNDONA…”, para com isso… o Parmeira é time de grande expressão e torcida?!!!! Deixou de ser grande há muito tempo! Time que não ganha campeonato importante (e não me venha falar de copa do brasil, porque até Santo André e Paulista de Jundiaí ganharam, em 2004 e 2005)!

    • Não sei e não posso afirmar como verdadeira a sua colocação,porém tem fundamento lógico, e muito, não deveria ser assim, mas é o que se avista!!!

    • Fausto Deprê

      Se eles querem um time grande na segundona, ainda não conseguiram nenhum….

    • Onça

      Berg, acho que se eles querem um time de grande expressão e com torcida, deveriam mirar o Flamengo, não o Palmeiras…

  • Robson

    acho que seria uma boa usar a tecnologia a favor arbitragem, pois através dela consegue-se vê o que os olhos humano não vê, mesmo que tira um pouco da credibilidade dos árbitros! seria bom se a Fifa e a CBF revesse esse caso!

  • kleber

    O engraçado, é que no replay fica claro, que o Barcos coloca a mão na bola porque está sendo seguro e impedido de cabecear a bola … o gol foi de mão sim, mais foi penalti e disso ninguem fala.

    • klebao vdb

      Fica claro mesmo? Ninguem falou isso na hora, somente depois que o Barcos disse em uma entrevista…..
      Tbm acho que nao deveria ter interferencia externa, mas as alegações estao parecendo mais ridiculas que o lance em sí.

    • Felipe

      Penalti? Que bando de chorão.. Toma vergonha na cara rapaz.

    • Isso vou concordar com vc, foi penalti mesmo mas ninguém lembra é que o errado aqui aparece mais do que o correto, se fosse contra alguma equipe carioca com certeza ele iria anular ou então dar pontinhos para que a equipe não caísse lembra o botafogo que ganhou uns pontinhos maravilhoso por causo dos gatos…

  • PROFETA

    Deixa eu ver se entendi:O gol foi de mão,portanto,IRREGULAR,mas é válido porque o árbitro não viu,certo?Pois bem:Se alguém pegar grana que não lhe pertence é ROUBO ou FURTO,mas se não for pego a grana é sua?Eu só quero entender!

    • William

      Achado não é roubado.

    • Daniel

      Vamos lá. Ates de pegar a grana q não lhe pertence essa grana era para ser sua, mas o cara não vê e está entregando a outro, você percebe e pega porque de direito é sua. Agora é roubo ou é justo.

      • klebao vdb

        Que grana era pra ser sua? Entao vamos lá…. diga onde guarda suas economias e a que horas vc não esta perto delas e espere pra ver quanto tempo ela vai permanecer por lá……

        • Brunão

          Não acho que isso tem de ser comparado a um roubo, mas pela historia do Futebol, e tudo mais, não é certo usar recursos como a TV para ajudar nos Lances, e como esse caso a Repórter entregou o 4° Arbitro, agora sim vemos que em outros lances polêmicos eles usaram sim a ajuda da TV para beneficiar ou prejudicar outros times. Como foi dito não é apenas um arbitro que usa esse recurso, mas no entanto, muitos times fazem gols irregulares, e poucos são anulados. Falta de critério? Ou seria apenas uma forma clara de vermos como o Brasileirão é manipulado, e vence e perde quem eles querem?

    • Juquinha

      Se for os Ptralhas com quem seu ex pres. Andres se juntou eles dizem que ‘não sabiam de nada e ficam com o dindim

      • PROFETA

        Aonde voce leu que sou traveco?

      • klebao vdb

        Baseado em que o sr. faz esta acusação, Sr. Juca?

    • Juquinha

      sim é isso como foi pego a grana do estadio Men salão ou Itaquerão como quiser

      • klebao vdb

        Pegaram grana de quem?
        Pelo visto o SR. não conseguira manter um dialogo em alto nivel……

    • Luís Paulo

      Nem uma coisa nem outra. As duas coisas estão incorretas, irregulares. O que se comenta é: O que vale para um, vale para todos. Se usaram este recurso contra o Palmeiras que marcou um gol irregular e que foi validado, parabéns, pois acertaram ao desconsiderar. Agora, que usem isso em todos os jogos, pois irregularidades acontecem em todos os jogos. Ou será que esta artimanha só está sendo usada para prejudicar ou beneficiar alguns?
      Esta é a pergunta!!!!

    • Francisco Carlos

      Uma coisa não tem nada a ver com a outra… ¬¬’

    • timao

      A gente ta falando de futebol, não de furto. Não tenta usar uma analogia meia-boca pra comparar pra justificar… são 2 coisas completamente diferentes. O Barcos meteu a mão na bola? Meteu. Foi pênalti? Talvez… se for parar para analisar todos os escanteios de todos os jogos, o que não falta é esse tipo de obstrução. Agora, mesmo torcendo para o timão, eu acho que o jogo tem de ser anulado. Se for usar recurso eletrônico, que use em todos os jogos. Não vou dizer que tem esquema para beneficiar alguns times, mas tá sendo sacanagem com o palmeiras ..

      • timao

        Claro, supondo que é verdade o fato do recurso eletrônico, que nem foi comprovado.

  • Roberto Lima

    Lance
    me desculpem, mais isso não é jornalismo sério, vocês jamais poderiam trazer uma afirmação tão grave e polêmica sem citar nomes, mais parece uma notícia tendenciosa na intuito desesperado de ajudar o Palmeiras. Por favor deem transparência, mencionem os árbitros ouvidos, ou parem de amadorismo.

    Roberto, eu, Marcelo Damato, editor deste blog, fiz a reportagem que foi manchete do LANCE!. Tenho zero de intuito de ajudar o Palmeiras a anular o jogo, inclusive porque acho que o Brasil passará uma péssima imagem se anular a partida e não punir o Barcos. O ponto que os palmeirenses defendem é importante, mas penso que premiar o infrator é um erro ainda pior.
    A reportagem não tem o intuito de mostrar que houve esse tipo de ação no jogo do Palmeiras, mas que isso é quase um hábito no Brasil. Mas é preciso lembrar que muitos poucos lances, muito menos do que um por jogo, são decididos com ajuda externa. Apenas os mais decisivos e aqueles em que se pode esperar por uma mudança de decisão. Abraços

  • na moral não foi gol não foi gol, não foi penalti não foi e pronto alguns dias atras santos e corinthians na vila com garfados com um impedimento triplo gol irregular que o juiz deu e pronto e se ele tivesse anulado, recebendo informação ou não estaria certo e o jogo seria 2 x 2, ouve o gol de mão clarissimo o juiz deu gol e a duvida dele era quem fez o gol, quando os jogadores do inter o atrapalhou de chegar no meio de campo e ele recebeu a informação pelo ponto-rádio, que não tinha sido gol e sim mão do barcos, correu pro lateral do campo recebeu a informação mais clara do 4 arbitro que estão ali pra isso e voltou atras no erro que estava para cometer!!!!!!! AGORA FALA PRA MIM ONDE ESTA O ERRO NESSAS SITUAÇÃO? no jogo do classico que o juiz não voltou atras e validou o gol irregular mesmo recebendo informações de terceiros ou no jogo do sul que voltou atras no gol irrelular que estava pra validar??? FUTEBOL.ARQUIBANCADA ESTA DE OLHO

  • jhonny

    ONDE ESTAVAM OS AMIGOS REPORTES NO JOGO DA FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO INTERNACIONAL X CORINTHIANS,QUANDO TINGA SOFREU PENALTI E AINDA FOI EXPULSO?SÃO DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.FAVOR ME MANDAR O TELEFONE DO DELEGADO DOS JOGOS PARA QUE POSSA TAMBEM OPINAR NO RESULTADO DOS JOGOS QUANDO PERCEBER LANCE ILEGAL.OU PARA O CORINTHIANS ISSO NÃO É VÁLIDO.

    • klebao vdb

      Amigao, realmente teve um jogo final em 2005? Eu não sabia….. deve ter sido um grande jogo, igual aquele em que o Inter teve um gol, impedido, validado contra o Paysandú, lá no Para, ao 46 min do segundo tempo.

    • mauricio

      Final em campeonato de pontos corridos?? Pq depois dessa final teve outro jogo que o Inter perdeu do rebaixado Coxa.

    • Francisco Carlos

      Os corintianos não admitem que quando estão errados, vcs sabem que o Brasileirão 2005 foi tudo armado pro Corinthians ser campeão. O próprio presidente do Corinthians na época admitiu que houve armação.

  • Vanderlei

    Sem muitos comentarios, isso é uma VERGONHA!!!!!!!!!

  • jefferson

    o engraçado que vejo que todos usam e não admitem usar , então porque no jogo ponte e fulminese e tbm contra o nautico não voltaram atraz nada contra o flu mas e são lances que não precisa ver replay e um lance ridiculo na minha opinião eles estão comprados !!!

  • Paulo

    É que no Guarani da Capital não tem presidente ….
    Simplesmente por isso …..
    Reclamão do CARA DE AREIA ( Andrés sanches ) , do BEBÃO ( JUVENAL JUVENCIO ) mas esses PRESIDENTES BLINDÃO SEUS CLUBES , DÃO A CARA PRA BATE …….cóisas não acontece alguns por ai …..

  • Olá amigos, a tempos acompanho futebol e essa não foi e nem será a primeira vez que árbitros fazem lambança no futebol, infelizmente em 1995, o SANTOS foi prejudicado por um tal de “MARCELO REZENDE DE FREITAS”( QUE SANTISTA JAMAIS O ESQUECERÁ), esse cara fez tudo que foi possível para errar, gol irregular do botafogo, gol irregular do SANTOS, e o gol que deveria valer de verdade, gol legítimo, ele anulou, resumindo o que aconteceu com ele? Nada, o BRASIL, é uma vergonha no quesito organização de campeonatos, arbitragens, e iremos passar uma vergonha maior ainda já na COPA DAS CONFEDERAÇÕES, podem esperar, temos muitos picaretas aqui no futebol e principalmente na política brasileira, iremos ser a vergonha do mundo quando os gringos chegarem aqui e tiver que ir a um hospital, ou restaurantes (vai ser assaltado) Hotel, e PRAIA então avise eles pra nem pensarem que serão (ROUBADOS) esse é o termo mesmo, quanto ao futebol esquece isso já é comum aqui no meu PAÍS…

    Nenhum santista jamais esquecerá, Claudio? Você esqueceu! O nome do árbitro daquela partida era Márcio Rezende de Freitas

  • Outra coisa, porque será que não usam a tecnologia de forma limpa e aberta a todos.

    Com impedimentos eletrônicos, e medição eletrônica se a bola passou ou não das linhas do campo, com replays quando forem solicitados….

    Isto tornaria a arbitragem praticamente isenta de 99,99% dos erros… somente erros muito discutíveis ocorreriam e estes são toleráveis…

  • Clecio Junior

    Se pode utilizar a TV para anular GOL, deixa o Arnaldo Cezar Coelho apitando da cabine, a IMPRENSA brasileira tem culpa no cartório, correm para falar para a comissão de arbitragem o que aconteceu na TV, não tem profissionalismo na IMPRENSA o que querem é colocar FOGO no jogo para ter o que comentar durante a semana… REPORTER avisou o arbitro ou qualquer integrante dos CLUBES deveria ser expulso do GRAMADO e PUNIDO PELA EMPRESA ONDE TRABALHA, ou libera a utilização do recurso da TV que seria o mais correto e o FLUMINENSE seria 4° colocado no Brasileirão, no mínimo 10 pontos foi ganho no APITO e SEM TV.

  • Polaco

    Vejamos então:
    Se seu filho, pegou uma caixa de fosforo queimados e foi pego pelo furto ele deve ser condenado pelo juiz ou Digamos que na comunidade existe outras forças que não toleram esse tipo de crime, por qual lei ele deve ser punido?
    O que deve ser entendido é oque é lei e oque é justiça.
    Podemos nós fazermos justiça com as próprias mãos?
    Podemos nós jugarmos alguém à revelia?
    Foi Pênalti?
    Foi mão?
    Foi o delegado?
    Fopi repórter?
    Viram a mão e não viram o pênalti?
    Eu, como diretor do Palmeiras nunca mais deixaria um repórter (tv) entrar nos domínio do clube se o repórter não se manifestar e esclarecer o caso.

    • Leopoldo

      Isso mesmo, não deixem mais os repórteres entrar e nunca mais o Parmera vê a cor da 1ª divisão… quem vai querer patrocinar um clube em que não entram repórteres (e consequentemente as câmeras que captam o nome dos patrocinadores)… qual vai ser a fonte de renda do time, a venda dos craques que são formados aos montes na categoria de base de um time que nunca ganhou um Copa São Paulo de Juniores?!! O PROBLEMA DO PALMEIRAS É ESSE, AMADORISMO DA DIRETORIA, QUE FAZ COISAS ABSURDAS COMO A SUA PROPOSTA DE NÃO DEIXAR REPÓRTER ENTRAR NO CLUBE, CONTRATA MAL E FICA DEPENDENDO DO MARCOS ASSUNÇÃO BIXADO E JOGANDO NO “SACRIFÍCIO”, VENDE OS BONS GOLEIROS PARA SEREM CAMPEÕES NOS OUTROS CLUBES, PAGA FORTUNA PRA TREINADOR DE TIME GRANDE DIRIGIR JOGADORES QUE NUNCA JOGARAM EM TIME GRANDE… COMÉDIA DE DIRETORIA, A GRANDE VERGONHA DOS PALMEIRENSES E A ALEGRIA DE TODOS NÓS, TORCEDORES DOS TIMES GRANDES DO BRASIL!!!

    • klebao vdb

      Simplesmente opinião…
      Lance que acontece toda hora na area, e os arbitros nao consideram penalti, portanto NÃO.
      Claramente MÃO.
      FORAM reporter e Delegado.
      Não viram NADA.
      Mas ninguem respondeu ainda…
      Pq o Barcos não reclamou penalti no mesmo instante? Preferiu comemorar, pra ludibriar o juiz?
      Não entendo…..

      • Daniel

        1- se aconte um puxão dentro da área, é penalti SIM! o jogador não deixou o Barcos subir, isso é penalti, se não apitou é porque não viu!
        2- Foi mão? SIM! Se no juíz tivesse visto, deveria ter marcado, como ele e os auxiliares correram para o meio do campo, então houve uma falha que já é de conhecimento de todos, pois dependemos de análise humana (que está vulnerável a erros). Concordo que estamos numa época onde podemos usar recursos tecnológicos, mas como não é permitido, o jogo houve uma intervenção proibida, o que justifica a anulação do mesmo.
        3- se você estivesse jogando futebol profissional, e tivesse feito o gol com a mão e o juíz validado, você com certeza ia pedir para o juíz invalidar o gol porque você colocou a mão na bola, e pedir para ele dar um pênalti que ele não viu, não é? Você viraria um santo já pensou nisso? rsrsrs faça-me um favor…. me diga um jogador que pediu para invalidar um gol e nós encerramos essa conversa!

        Daniel, faz um mês, e o Klose, da Lazio, fez um gol de mão e se acusou na hora. Todo mundo aqui no Brasil elogiou.

        • Daniel

          Valia o que mesmo aquele jogo? o campeonato italiano? Faça-me um favor…..

          Daniel, faz um mês, e o Klose, da Lazio, fez um gol de mão e se acusou na hora. Todo mundo aqui no Brasil elogiou.

        • klebao vdb

          KKKKKKKKKKKKKK, acho que não preciso citar mais nenhum. Conversa encerrada.

      • Francisco Carlos

        Faz o seguinte, Klebao vdb. Pergunta pro próprio Barcos. Essa dúvida vai acabar te matando, cara.

        • klebao vdb

          Acredito que nem ele mesmo vai conseguir responder, visto que a explicação atual veio bem depois do fato. Quanto ao seu ultimo comentario, se é que vc acompanha futebol, o Dualib não disse que o campeonato foi arrumado, e sim, que o juiz errou em um lance no jogo contra o Inter. Por sinal, eu tbm acho que ele errou, mas a distancia é muito grande para afirmar que o campeonato foi arrumado. Infelizmente qualquer erro da arbitragem vira teoria da conspiração, e vc acha que é tudo para os outros e nada para o seu time. Sindrome de inferioridade.

  • Cássio

    E quem não se lembra do gol de mão do Adriano, jogando pelo São Paulo contra o Palmeiras? A imprensa achou normal e os árbitros ficaram de boa. E agora? Como eles explicam essa critica ao gol de mão do Barcos? Só porque ele é argentino? Se Maradona e Adriano podem fazer gol de mão porque o Barcos também não pode. Eu ouvi uma besteira tão grande quando o Adriano fez aquele gol, um jornalista são-paulino disse que o Adriano não teve a intenção de sar o soco na bola e que o árbitro interpretou o lance de forma correta…..kkkkkkk

  • Alemão Palestra

    A galera está confundindo as coisas. Começam a listar um bilhão de erros de arbitragem, e esse não é o foco.

    O grande ponto é o seguinte: Erros acontecem, o tempo todo, contra todo mundo. O que foi estranho nesse lance especifico é que após validarem o gol, o delegado (pra mim com certeza) consultou algum tipo de mecanismo externo, e avisou o árbitro que o gol fora de mão.

    Nínguem discute. O gol foi sim com a mão. Mas pq o recurso eletronico tem que valer somente PARA UM JOGO em UM LANCE ISOLADO?!?! Tenho certeza que se esse mesmo recurso fosse utilizado em todos os jogos, a tabela estaria ABSURDAMENTE diferente, pois vários lances seriam revistos (sugiro http://www.placarreal.com.br).

    Então, a história toda se resume no seguinte: Querem fazer justiça? Existem dois meios: ANULEM E VOLTEM o jogo, de modo que seja disputado sem interferencias externas (obs: a chance do Palestra perder denovo é muito grande, porém que seja de forma limpa), ou então peguem TODOS OS LANCES POLEMICOS do campeonato de TODOS OS JOGOS, sem exceção, e façam uma revisão de TODOS ELES utilizando as imagens, e REFAÇAM A TABELA DO CAMPEONATO baseada nesses novos placares com 100% de acertos.

    Mas, o fato é que a diretoria do Verdão não vai conseguir nada e vai ficar por isso mesmo… tenho ctz disso.

    Abs!

  • Polaco

    Vejamos então:
    Se seu filho, pegou uma caixa de fosforo queimados e foi pego pelo furto ele deve ser condenado pelo juiz ou Digamos que na comunidade existe outras forças que não toleram esse tipo de crime, por qual lei ele deve ser punido?
    O que deve ser entendido é oque é lei e oque é justiça.
    Podemos nós fazermos justiça com as próprias mãos?
    Podemos nós jugarmos alguém à revelia?
    Foi Pênalti?
    Foi mão?
    Foi o delegado?
    Foi repórter?
    Viram a mão e não viram o pênalti?
    Viu a mão e não sabia de quem?
    Corre para o meio e pára, escuta, olha e então da margem para discussão?
    Eu, como diretor do Palmeiras nunca mais deixaria um repórter (de radio e nem de tv) entrar nos domínio do clube se o repórter não se manifestar e esclarecer o caso.

  • Cássio

    As imagens da Band são claras, só não vê quem é cego, o Barcos foi puxado pelo Indio quando subia prá cabecear a bola, por isso, ele deu o soco na bola, a intenção era cabecear a bola, mas, o Indio não deixou porque agarrou o Barcos. O jogo tem que ser anulado porque foram duas lambanças do péssimo árbitro na mesmo jogada. Como tem cego nesse país, inclusive, os “banheiros de pombo” que ficam atrás do gol, os assistentes, eles não enxergam nada, só prestam para os pombos cagarem em suas cabeças.

    • klebao vdb

      Quando alguem te segura vc coloca as mãos pra cima?

      • talles

        quando você está impulsionando para pular, acho que levanta os braços, não?

      • André

        não.. mas quando eu pulo se eu usar a força dos braços vou ter mais impulso. Usando a lógica o Barcos fez vários gols de cabeça, ele é maior que o Maurício Ramos, e mesmo assim Maurício Ramos subiu uns 20 cm a mais. A única conclusão que eu chego é que tinha um indivíduo pendurado na costa de Barcos. E isso caro colega …… É PÊNALTI!

        • klebao vdb

          Eu tbm acho que foi penalti, como tantos outros que acontecem desta maneira, no entanto, os arbitros não costumam marcar. Pq marcar para uns e outros não? Se marcerem todos estes lances passo a concordar com vc.
          Independente disso, acho estranho subir para cabecear com as mãos para o alto. Tivemos um lance recente, em que o Vagner love cabeceia uma bola e ela bate no braço dele e sobra para o Liedson fazer o gol, mas o braço estava para baixo(jogo contra o cruzeiro).

      • Daniel

        Um erro não justifica o outro, mas como ele não viu o penalti e não viu também a mão na bola, ficaria justo para ambos os times, agora utilizar recursos proibidos é erro grotesco.

  • Acho que tem que anular tambem o jogo da Argentina X Inglaterra, copa de 86, pois o gol do Maradona foi de mão….

    • Daniel

      A questão não é essa, é usar recursos não oficiais para decidir uma anulação de gol. Por favor leia a matéria antes de fazer comentários pífios.

  • Rafael

    Que bando de iludidos todos nós somos. Apesar do gol ilegal, sou contra o uso de recurso eletrônicos em jogos, acabaria com a pouca graça que ainda resta no futebol, por que manipulação de resultados realmente existe. Com tanto interesse em jogo ($) fica difícil acreditar no contrário.

  • Rafael Leite

    A arbitragem está uma negação, são todos pilantras.

  • rubysaopaulino

    é uma vergonha o palmeiras querer anular uma partida por causa de gol de mão,cadê a etica

    • Francisco Carlos

      Rubysaopaulino, é ético não respeitar a regra? A fifa não permite utiliza de recursos da televisão para interferir no resultado da partida.

  • Fabio

    Queria saber por que ninguém avisou o juiz quando o Wellington Paulista botou a mão na bola antes de marcar um gol contra o Fluminense.

    Também queria saber por que ninguém avisou o juiz quando ele anulou o gol legal que o Fred fez no jogo do Fluminense contra o Atlético MG, no Rio, no primeiro turno, quando faltavam só dois minutos pro jogo acabar.

    • klebao vdb

      Pq o gol nao foi legal.
      O jogo estava paralisado.

      • Fabio

        Como estava paralisado se o juiz marcou impedimento? Se estivesse paralisado, a bola teria de ser coloc

        • Fabio

          Como estava paralisado se o juiz marcou impedimento? Se estivesse paralisado, a bola teria de ser colocada no local da paralisação e não do impedimento,como foi o que aconteceu.

          • klebao vdb

            Entao estamos discutindo o local do reinicio da partida, e não a validade do gol, já que chegamos à conclusao de que a partida estava paralisada.

          • klebao vdb

            Mas Fabio, veja só.
            Não estou discutindo os méritos do FLU, e sim este lance em especial.
            Acho o Fluminense merecedor do titulo, por que tem o melhor elenco, e ser o que melhor se planejou.
            Acho besteira esse choro todo dos rivais e eu já dizia pros amigos, no inicio do campeonato, que o Fluminense iria pegar a liderança e disparar.
            Os únicos que brigariam com o FLU seriam meu TIMÃO e o São Paulo, caso tivessem mantido uma regularidade desde o inicio.
            Abraço.

  • O que mais me revolta, é que quando a jogada prejudica o Palmeiras e por inúmeras vezes neste brasileirão acontceu, ninguém recorre à TV.Isto é uma vergonha nacional.É assim que a máfia do apito dá títulos e rebaixa clubes numa competição.Sei que o Palmeiras teve uma diretoria amadora neste ano, mas mesmo assim, se não fosse os 16 pontos que a arbitragem nos roubou, não cairíamos.Quem duvidar é só acessar http://www.verdao.net do dia 29 e lá terá a relação completa dos assaltos praticados contra o Palmeiras.Desse jeito nem o Santos de Pelé resistiria!! Agora na segundona daremos a volta por cima, mas é preciso profissionalizar alguns departamentos do clube, senão, não voltará à elite em 2013. Acorda Palmeiras!

    • Fausto Deprê

      Amigo, a fonte que você citou das informações passadas não é assim muito imparcial né???

      O Palmeiras vai cair por ter sido incompetente e achado que conseguiria vencer a hora que quisesse…

      Ganharam a Copa do Brasil e acharam que o time era bom…

      Agora vão pagar pela bobeira da diretoria e dos jogadores

      • luiz

        cade seu time troxa

  • Ora, então está mais que provado que times são beneficiados e outros prejudicados, se existe esse esquema, então pq vários lances duvidosos não foram anulados no decorrer do campeonato inclusive, vários, que prejudicaram o palmeiras, e agora como vai ficar o resto do campeonato, os times vão querer que o arbitro consulte a tv se tiver algum lance duvidoso, justamente agora na reta final! vai ser uma verdadeira zona.

  • RENAN

    VERGONHA é o palmeiras está brigando pra que esse gol seja validado ou a partida anulada, na italia, o jogador que anulou o gol, ele disse ” eu usei a mao” e aqui estao brigando pra q aconteça o anulamento, Barcos assuma que vc colocou a mao na bola, se anular um jogo pq foi gol de mao, acabem com o futebol brasileiro por favor, eu imploro… ( podia ter sido o torcedor q anulasse, nao interessa)

    • Rafael

      A DIFERENÇA E QUE O JOGO EM QUE ELE ADMITIU TER COLOCADO A MÃO NA BOLA NÃO VALIA NADA!

      • Fausto Deprê

        O jogo do palmeiras só valia algo, por incompetência do time no resto do campeonato inteiro… então não venham dizer que esse lance vai fazer o plameiras cair…

    • Inacio Borba

      Genio Renan, o Palmeiras não esta pedidno que o gol seja validade, até porque o gol foi de mão,mas sim que o jogo seja anulado.
      E muito diferente.

      • Dan

        Esse é o ponto.

        Se o gol foi de mão, pq invalidar a partida?

        É errado usar tecnologia aplicada na arbitragem?
        É….de alguma maneira é, mesmo que não faça sentido

        Agora…é errado fazer um gol com a Mão no Futebol não sendo goleiro?
        É…tão errado que a regra é clara: colocou a mão na bola pra isso, vermelho.

        Vocês estão querendo justificar um erro com outro, simplesmente isso. Não venham falar que a arbitragem pode rebaixar o Palmeiras, diversos clubes sofreram MUITO com a arbitragem e nem por isso estão na degola. A culpa é única e exclusivamente do clube, que permitiu tal situação.

        Vergonha não é o árbitro reconhecer um erro e invalidar um gol ilegal. Vergonha é um time como o Palmeiras ficar chorando por gol de mão, isso sim.

  • Concordo que o jogo deve ser anulado, os árbitros punidos, mas também tem que existir uma punição severa para o Barcos. Temos de parar de jogar a culpa só na arbitragem, os caras não sabem mais o que fazer, não tem mais confiança, os atletas brasileiros tem de parar de simular tanto. Acho que a simulação é tão grave quanto uma mentira, é uma tentativa de enganar a todos e deve ser punida severamente pelos tribunais.

  • Matheus

    Desde quando uma regra da FIFA é vale mais q a regra do Futebol…Foi gol de mão…isso é o que importa…e ainda foi uma “largadinha” do volei… O arbitro não se valeu oficialmente de recursos externos…ele foi apenas oportunista…

  • MARIO

    No futebol como em tudo na vida, é melhor escrever a coisa certa, nem q seja por linhas tortas.

  • Ninguém fala da punição severa que deve ser aplicada ao causador de todo tumulto. Acho o Barcos um senhor jogador, mas os atletas tem de parar de tentar enganar a arbitragem com simulações e irregularidades absurdas. Os arbitros não sabem mais o que realmente aconteceu na jogada, fica dificil fazer a leitura. Tem de punir severamente os simuladores também.

  • Antonio José

    Amigos, o problema é do Palmeiras, não sei porque a imprensa paulista menciona tanto o Fluminense, que não tem nada haver com isso. Foi ajudado em alguns jogos sim mas foi prejudicado em outros e em muito mais jogos do que o Atlético-MG. É só ver os confrontos diretos e vejam qual foi o resultado. Ou então façam um levantamento dos jogos realizados até aqui e vão ver que o Atlético-MG foi mais beneficiado do que o Fluminense.

  • Almir

    um pergunta pergunta, quem pode confiar em que está dizendo aqui, para ser afirmativo tem de dar nome aos bois, se é usado para melhorar os espetaculo pq critica, e unico esporte que muda a regra, ai vem um torcedor que quer anular todas a partidas, e melhor um jogo corinthians e santos do triplo impedimento e sendo prejudicado os corinthians ou a justica do jogo internacional e palmeiras, que o internacional ia ser prejudicado com um gol irregular, tem mais coisa pensar que essa regra antigas

  • TAI A ARBITRAGEM BRASILEIRA ALÉM DE NÃO SER PROFISSIONAL AINDA POR CIMA É FRAUDULENTA , RESULTADOS ARMADOS, PUNIÇÃO NELES TODOS QUE USAM ESTE MÉTODO PROIBIDO PELA FIFA.

  • Julio Barboza

    COMO SEMPRE O BRASIL ARRUMA UM JEITINHO PARA TODOS SE DAR BEM…
    PORTANTO COMO A FIFA (ORGÃO MÁXIMO DO FUTEBOL) NÃO PERMITE ISSO, OS ARBITROS DEVEM SER PUNIDOS, POIS OS MESMOS UTILIZAM RECURSOS EXTRA CAMPOS FORA DA REGRA. SE UM JOGAR COMETE ALGO FORA DA REGRA O MESMO É PUNIDO E AGORA OS ARBITROS COMO A FIFA VAI FAZER??

  • tuiao

    resumindo e uma vergonha isso so acontece com o palmeiras mas nao vou largar do meu verdao

  • Gomes

    palmeira tem que cair e muito rui e fraco time 3 divisao nen juis ajudando

  • Sidnei Weiss

    Estão querendo institucionalizar o mau caratismo … é isso ? Se o gol foi de mão é ilegal e pronto não importando de onde se tire a informação. O Barcos está querendo justificar o seu mau caratismo dizendo que sofreu pênalti. Ora as imagens não mentem … ele já pulou com a mão erguida com o intuito de enganar a arbitragem … pulou num bolo de jogadores, inclusive seus colegas, qualquer choque neste caso foi inclusive do seu colega zagueiro que pulou junto. Não me venham com bobagens.

    • Eder

      O que estamos brigando é pela a lei diz e é clara não se pode obter informações pela mídia foi claro estava vendo o jogo e até a globo falaçou que foi anulado por causa que um dos juízes foram confirmar se foi ou não gol com uma TV que depois fiquei sabendo que foi um jornalista da band

    • enio luis

      Não se discute o lance em sí e sim a JUSTIÇA. Se para todos não vale a intromissão de recursos extracampo, por que para o Palmeiras tem que valer?

  • Flavio

    PALMEIRENSES…ESQUEÇAM!!!!
    A DONA DO PAÍS (REDE GLOBO) JÁ DESCARTOU QUALQUER CHANCE DO PALMEIRAS CONSEGUIR ANULAR ESSA PARTIDA….UM ABRAÇO E……BOBO É VC TUUUUUUDO A VER!!!!!

  • Inacio Borba

    A Sociedade Esportiva Palmeiras desde sua inauguração sofre com preconceito e inveja. Como um time de imigrantes italianos poderia ganhar tantos titulos como ganhou? Como estes operarios que levantaram a cidade de São Paulo conseguem tantas glorias? Como se tornou um dos maiores clubes de futebol do mundo? Como que sem ajuda de qualquer governo pode esta instituição conseguir erguer uma ARENA que sera uma das cinco melhores do mundo? Como pode ter uma torcida com mais de 16 milhões de apaixonados? Como podem brigar tanto entre si e continuarem vivos e muito vivos?
    Eu te respondo,
    Podemos ser tudo isso apenas com uma palavra: Dignidade.

  • Inacio Borba

    Acho que se usarmos a tecnologia para o futebol muitos time que estão batendo no peito e se achando o maxino não teriam ganhado metade do titulos que dizem ter.

    • Daniel

      Concordo Inacio, já está na hora de estudarmos maneiras para usufruir da tecnologia.

  • Fabão

    A FIFA deveria permitir isso para transformar o futebol num esporte mais justo. Mas, como pode prejudicar os grandes…

    • enio luis

      NÃO MEU AMIGO, SÓ PREJUDICA O palmeiras … NÃO SÃO TODOS NÃO !

  • Emerson Esteves

    Bom, com este artigo está claro que existe o tal esquema, e que realmente foi usado um recurso ilícito para interferir na decisão do árbitro, ou alguém mais tem dúvida do que acontecceu

  • LUIZ

    QUE ESTÃO UTILIZANDO A IMAGEM DA TV NÃO TENHO DUVIDA,A PERGUNTA É UMA SÓ PORQUE
    SÓ USAM A IMAGEM NO JOGO DO PALMEIRAS E NÃO EM TODOS.

    • Alexandre

      Deveriam usar recurso eletronico em TODOS os jogos!
      Tb não entendo pq não usaram o recurso no fato do IMPEDIMENTO TRIPLO CARPADO qua ajudou o Neymar FC a ganhar uma do Timão!

    • Daniel

      Por isso devem usar esse jogo e fato como parâmetros, pois se validarem a partida, todas as outras devem ser revistas, o que causaria a perda do título do fluminense.

  • Dario Martins de Lima

    Inicialmente há de se separar o ilegal do indevido. Na atual conjuntura do campeonato não há como se anular uma partida em decorrência destes fatos, tendo em vista que tal ocorrência poria em risco todo o campeonato. Os responsáveis pelo ato indevido devem ser devidamente punidos, uma vez que o gol, em si próprio, foi fruto de uma atitude ilegal. O que falta em nosso País é uma FISCALIZAÇÃO séria e eficiente, para que atos indevidos e não previstos venham a ocorrer, colocando em dúvida todo um procedimento; todo um campeonato. Certo é, enquanto a visão do HOMEM for o único equipamento a auxiliar a arbitragem, estaremos falíveis a ERROS, ENGANOS ETC.

  • Augusto

    Engraçado toda esta situação, o pessoal brigando com juiz o tempo todo dizendo que era mão e ainda dizem que foi externo, pergunto a todos – PORQUE NO TRIPLO IMPEDIMENTO CARPADO!!! que aconteceu no jogo Corinthians e Santos não voltaram atrás? e olha que foi bem mais fácil de ver que este do Barcos. Porque o Barcos não falou nada e ficou quieto não seria melhor percebendo que estava ficando conturbado?

  • Diego

    A questão principal é q os arbitros do país não estão preparados, e a tecnologia deve começar a fazer parte do futebol(chip na bola, etc) mas não justifica essa revolta do Palmeiras, pois o gol foi d MÃO!! se o arbitro valida esse gol msm, seria digno do jogo realmente ser anulado pela incompetência gigante dos arbitros, o meio utilizado para anular o gol foi errado, porém o mais importante em questão é q não validaram um gol em q o jogador estava com o braço esticado, e os incompetentes não enxergaram, pois foi nítido o toque de mão, e ficar dizendo q foi penalti no Barcos antes é balela, pq todo jogo q tem lance d escanteio, o atacante empurra o zagueiro e vice-versa, se for marcar penalti em cada um desses, as partidas teriam 10 penaltis por time. Os arbitros são fracos, tem d deixar o jogo “correr mais” e o Palmeiras está acabando com sua grandeza fazendo esse escândalo todo para anular um jogo, tentando tirar o foco da podridão q é o departamento de futebol de la, essa é a realidade, merece cair para voltar a ser grande, pois hj joga como time pequeno, tentando culpar a anulação d um gol irregular ou culpar a arbitragem por uma campanha de 33 jogos e 19 derrotas até agr.

  • O pior é que vejo comentaristas de arbitragem ignorarem a imagem e dizer o que interessa, ou seja, a favor dos 2 queridinhos da mídia, ou quando dão uma opinião apressadamente, antes do replay e a imagem depois o desmente, ele não quer voltar atrás do que disse e sustenta a opinião errada anterior.

  • jacão

    Concordo com o Sidnei Weiss: o BARCOS mostrou ser um ARGENTINO SUJO. Fez um gol irregular sim, saiu comemorando, sim, e agora vem com esse papo de pênalti? Não houve pênalti, o gol foi BEM ANULADO e se houve um jornalista que viu o lance a mais de 50 metros de distância, porque o quarto árbitro não pode ter visto também? O PALMEIRAS, infelizmente, time que mais simpatizo em São Paulo, já caiu.

    Quanto a arbitragem e o STJD, parem de influenciar nos resultados de jogos e a TV fineza COMENTEM FUTEBOL

    • Rodrigo

      Barcos é um dos argentinos mais corretos que eu conheci. O cara chegou quebrando o repórter da Rede Globo. Ele sofreu o pênalti, por isso subiu deslocado. A verdade é que há sim um complô pra derrubar o Palmeiras desde o começo do Campeonato e isso começou desde quando a CBF colocou o Andrés lá.

    • Daniel

      Jacão a questão aqui é mais jurídica, e não ética, portanto se for para a partida valer, vamos brigar pelos 11 pontos que fomos prejudicados descaradamente como mostrado por toda a imprensa. Digo 11 porque 2 pontos fomos ajudados por erro de arbitragem contra o flamengo, ou seja, fomos prejudicados em 13 pontos ao total.

  • Henrique Araujo Mendes

    A ARBITRAGEM NO BRASIL TEM Q SER UMA PROFISSÃO, Enquanto não profissionalizar a arbitragem, esse cenário não irá mudar, o futebol está evoluindo cada vez mais em todos os sentidos, e principalmente economicamente falando, portanto envolve muita coisa, sendo assim devemos minimizar os erros e criar uma arbitragem profissional, assim como os atletas, como pode a AUTORIDADE MÁXIMA de um espetáculo de PROFISSIONAIS, ser AMADORA? Vamos acompanhar a evolução do Futebol CBF, crie, inove, atualize….

  • Leonardo Oliveira

    Me desculpe.
    Mais cade as provas???
    Acusar ou insinuar que ha casos onde árbitros usam o recurso da TV para decidirem lances polêmicos não leva a nada.
    É uma pena que um jornal tão conceituado coloque uma matéria dessa na sua capa somente para vender mais exemplares.
    Nesse momento que toda a midia foca seus microfones e câmeras para esse assuntos jogar uma capa induzindo o leitor acreditar que exista um esquema nada mais é que puro sensacionalismo.
    Pena o Lance não precisa disso.
    Mais uma vez eu pergunto. Cade as provas??

    Leonardo, não existem provas (se existissem estavam publicadas). Existem várias testemunhos. São várias pessoas dizendo a mesma coisa, uma sem conhecimento do que disse a outra. No famoso caso do mensalão, que julgava o suposto (agora real, depois da condenação) pagamento de mesadas a parlamentares para que eles votassem em projetos do governo, não há nenhuma prova material de que isso tenha acontecido. O que existem são várias testemunhas e muitos indícios. Quem disse isso não fui eu mas o ministro Celso de Mello, que afirmou que em certos casos uma boa coleção de indícios e testemunhos é suficiente. Você é o seu juiz. Você decide se acredita ou não.

    • klebao vdb

      Me desculpe o mediador, mas alguns comentarios acima(Cleyton em 30/10 21:46) tivemos uma critica de sua parte pela comparação entre o assunto discutido e a situação do José Genuino no legislativo. E eu concordo plenamente. Mas esta comparação tbm é descabida.
      Abraço.

      Por que descabida, Kleber? Eu discordo. O Leonardo disse que a matéria não tinha valor porque não apresentava provas. Eu argumentei que para um caso ser bem fundamentado ele pode se apoiar em testemunhos. E, como acho que minha palavra não basta, porque não sou advogado nem juiz, fui me socorrer no voto de um dos mais respeitados ministros do STF, o Celso de Mello. Abraço e agradeço muito pelo nível deste debate. É o que eu gostaria de ver sempre.
      O futebol – e também o jornalismo – podem melhorar muito as pessoas puserem sua inteligência e conhecimento a serviço disso. Escreva sempre.

      • klebao vdb

        Grato amigo.
        Democricia é isto,´e acho que ela tbm é aplicada ao futebol.
        Abraço.

  • Rodrigo

    Está mais do que comprovado que a tecnologia está sendo usada indevidamente. Então que parem o campeonato, reanalizem as jogadas que tiveram interferência da TV e vamos jogar de novo. Foi assim quando a Ponte Preta da Capital conseguiu o título brasileiro….

  • Cleber Neri da Silva

    entao erram por safadesa msm!!!

  • Fábio Regueira

    Apita com ajuda da televisão e erra tanto assim?

  • Emilio

    É uma vergonha mesmo. Brasil mostrando sua cara. O jogador faz o gol com a mão, o juiz acerta ao invalidar o lance. Ele nao viu o lance na tv, nem o assistente. Mas ao inves de estarmos aqui discutindo a MORAL desse Barcos em tentar enganar a todos, e definir uma PUNICAO para ele, querem voltar a partida. Palhaçada. Caiam, mas caiam de pé.

  • Renan

    Deviam legalizar logo essa “ajuda” externa. Como disseram, vai tirar um certo brilho do futebol, mas parece ser o jeito!

  • Eduardo Souza

    Vou ser sincero pra você, isso tudo ai é blá blá blá.

    Existe esquema de resultados baseado em apostas, e os árbitros participam.

    O lance do impedimento do Corinthians contra o Botafogo, que resultou naquele pênalti absurdo, poderia ter sido anulado pois deu tempo de toda uma comunicação. O lance foi invalidado? Não.

  • Não existe time mais prejudicado que o Botafogo, e o titulo foi todo arrumado para o Fluminense, veja os erros de arbitragem e convocações …

  • Medawar

    A muito tempo se fala que a FIFA é antiquada, e que a tecnologia deveria ser inserida na arbitragem dos jogos de futebol. A MAIORIA sempre foi a favor dessa mudança.
    Assim como há somente no Brasil, as pausas para água em alguns jogos (20 mins), por que não utilizarmos também, nem que fosse somente no Brasil, o recurso da mídia para que erros graves pudessem ser corrigidos?!
    Quem está reclamando dessa utilização do recurso externo só pode ser Palmeirense!
    Foi gol DE MÃO do Barcos, já foi mostrado que o gol foi irregular 1 milhão de vezes! Estou do lado do árbitro e do delegado (Caso sejam eles mesmos culpados pela denúncia), por terem evitado um erro GRAVE que alteraria no resultado da partida, prejudicando não só o Internacional, como os demais times que brigam para fugir do rebaixamento.

    Queria ver se o gol tivesse sido validade, se a situação do árbitro não estaria muito pior…
    Como dito no programa “Bem Amigos”: “ESTÃO QUERENDO LEGALIZAR, A ILEGALIDADE… ISTO NÃO É LEGAL!”.
    Ao invés de reclamarem da arbitragem, que manteve o resultado do jogo CORRETO, reclamem com a diretoria e os jogadores do seu clube, pois foram eles que afundaram o time de vocês para a segunda divisão.

  • Alexandre

    Não dá pra entender pq o futebol não se moderniza.
    Antigamente não existiam 800 cameras vendo até os pelos do nariz dos jogadores, fazendo leitura labial e etc. Então, antigamente a polêmica era só uma dúvida sobre acerto ou erro!

    Hoje com tantos recursos disponíveis, é muito mais fácil perceber se um árbitro errou ou acertou, e todos vão crucificar o árbitro. Se pra crucificar o árbitro podem utilizar o recurso eletrônico, pq não dar o mesmo recurso ao árbitro? Isso em todos os jogos! Acabaria de vez a polêmica. Esportes realmente profissionalizados já usam esse recurso há tempos!

    Mas é fato que, se a regra hoje (infelizmente) não permite a ajuda desses recursos, o gol do Porco não deveria ser invalidado, pq o juiz a principio não viu o lance!

  • William

    Eu vou levar uma LCD pros jogos do Corinthians pro juiz tirar as dúvidas dele…

  • Ingrid

    Bom, eu acho o seguinte: Se formos falar de erros de arbitragem todos os times já sofreram com isso, não só no Campeonato Brasileiro, mas também no Paulista e na Copa do Brasil, tudo bem que de acordo com a regra não pode haver interferência externa no jogo, mas o gol não foi irregular de qualquer forma? E se o juiz tivesse visto? Palmeirenses que me desculpem, mas estão caçando pelo em ovo só porque estão desesperados pra não cair!

  • Carlos

    Estão certos os arbitros..discute-se a sua competencia por centimetros…Com o avanço da tecnologia, são trocentas camêras vigiando sua atuação e de seus auxiliares..Ninguem tem super-visão para ser tão exato como exige a tecnologia…Se as TVs usam a tecnologia para avaliar seu trabalho, devem auxilia-lo em decisões muito graves………O engraçada que os tais comentáristas de arbitragem das emissoras de TV agem da seguinte maneira:”” Opá! foi penalty………Não, não foi.O replay mostrou que não foi””””

  • Maurício de Manaus

    Boa tarde MARCELO DAMATO e demais companheiros!
    Sou a favor de pressionarmos a CBF e, como consequência, a FIFA, para que modificações sejam implementadas no Futebol, com o objetivo de mantermos a lisura de uma partida deste esporte, pois, o que hoje é paixão pode transformar-se em descrédito, e o esvaziamento de estádios, pelos torcedores, ocorrerá gradualmente. A tecnologia não admite mais ignorarmos determinados preceitos, pois o espectador está dentro do campo, literalmente…
    Uma mudança, que, a meu ver, seria justa e eficaz, no sentido de diminuir as agressões dentro de campo, seria tirar da partida, momentânea ou definitivamente, o jogador de futebol que machucar o seu oponente, ou seja, enquanto o jogador machucado estiver fora da partida, o seu oponente, causador daquele afastamento, também deveria ficar fora; caso o jogador não pudesse voltar ao jogo, o provocador daquela situação também sairia da partida; pois o que se ve hoje é o jogador sendo assistido fora de campo e o time adversário com um homem a mais em campo, levando notória vantagem durante aquele atendimento, pois o jogador que causou o acidente, continua em campo.
    Pensem a respeito e contribuam com outras idéias, que sejam favoráveis a melhorias para maior valorização do espetáculo, que tanto apreciamos.
    Grande abraço a todos!

  • vera

    O Esquema do Campeoato Brasileiro está aí pra todos verem,os Próprios Arbritos se denunciando,mas o povo quer contianuar CEGO. Porque não aproveitamos o Momento e damos as mãos em favor da verdade do campeonato Brasileiro? Acho q todos os Clubes devem se unir pra acabar c/ o esquema montado,ou então ficaremos aqui sempre discutindo quem foi favorecido ou prejudicado.

  • Esse campeonato a CBFlu foi arquitetando aos poucos. Uma vergonha. Paguem a 2ª divisão, Fluminense!

  • Coxinha

    O Junior com certeza achou legal qdo a Ana Paula de Oliveira anulou um golaço do Tevez 3 min depois do lance no classico.

    Abs,

  • Ninguém fala que o Barcos sofreu pênalti do Indio no lance. Ninguém fala que só usaram este recurso contra o Palmeiras, e os pontos que perdemos por erros de arbitragem. Porque não usaram o tal recurso na simulação do pênalti do Montijo contra o Palmeiras e tantos outros. Desde quando se usa Delegado (do quê) em partidas da série A?
    E ainda falam que o Felipão inventava coisas…

  • Luciano

    Eu não tenho vergonha de ser Palmeirense, mas tenho vergonha de ser brasileiro.

  • Gabriel

    O que é essa reportagem meus senhores??? uma confissão mais clara que essa impossível!!!……TODOS, EXATAMENTE TODOS OS ÁRBITROS USAM DO ESQUEMA PARA APITAR LANCES DUVIDOSOS……

    Depois disso há o que discutir??…….vejam bem meus amigos e analisem friamente o caso…..

    Sou totalmente a favor de interferência externa em lances deste tipo no futebol…..mas que ela seja regularizada na regra!!!……..se houve mão do Barcos no gol que é irregular, houve interferência externa para anular o lance, que também ainda é irregular……

    Trocar um erro pelo outro é recuperar a dignidade da má arbitragem brasileira??……acho que não é bem por ai……temos a denuncia de um esquema que viola uma regra para que seja cumprida a regra…..é um paradoxo……mas irregular e terá de ser anulado o jogo se os tivermos o minimo de vergonha na cara……..

  • galo

    Todo mundo ja sabe disso. Inclusive a GLOBO. ela demora a passar replays dos lances contra os protegidos dela e passam na hora os que favorecem. quem assiste futebol sabe disso. No lance da expulsao do rever contra o fla ela colocou em segundos uma imagem ampliada da agressao do rever, enquanto tava rolando a discursao. o arbitro expulsou so ele. depois todos viram q houve uma agressao do jogador do fla antes. Isso acontece em todos lances de agressao/discurssao. Marcelo moreno contra o protegido flu tb, etc

    Breno, que o mundo das conspirações é mais legal, ninguém duvida, mas você exagerou. Acho que muito pouca gente morre de amores pela Globo, mas acha mesmo que aqueles jornalistas iriam trabalhar nessas condições, “segura o replay, para a gente proteger tal time”, “acelera o outro”? Acha mesmo? Já parou para oensar que a Globo tem caminhões de replay por todo o Brasil, operados por pessoas que moram perto do local do jogo e, portanto, torcedo por tudo o quanto é time?

  • Marcos

    Deixa ver se eu entendi: o Palmeiras faz um gol claramente irregular, que foi corretamente anulado, e quer anular a partida? Ah, tá.

  • Fabio

    O Palmeiras tem um time fraco. Ponto. Porém, foi muito (mas muito mesmo) prejudicado pela arbitragem… e isso vem se repetindo ao longo deste ano. Sites neutros já contabilizavam, o Palmeiras como o time mais prejudicado este ano. Se cair, caiu. Tem um time fraco. Mas se não tivesse perdido diversos pontos por “erros” de arbitragem, cairia? Talvez não. Que não fossem 11 ou 12 pontos, mas 5 ou 6, mantendo um erros num patamar aceitavel. Hoje o Palmeiras, mesmo com esse time medíocre, repito, estaria fora da zona da degola, como esteve ano passado, mesmo com aquele time horrível. Sou totalmente a favor do recurso eletronico. Detesto ver meu time levando gols irregulares (e tenho visto muito isso recentemente). Acho que com o recurso da TV meu time (Palmeiras) seria um dos mais beneficiados, pois parariam os “erros” absurdos que tenho visto ultimamente contra o Palmeiras. Quem não é Palmeireinse ou não tem o seu time sofrendo com erros seguidos, não sabe o que é isso. Porém, o recurso eletronico tem que valer em TODOS os lances capitais e para todos os times… esse “esquema” dos arbitros (quem duvida da existencia desse esquema precisa se mudar pra Neverland) tem que ser banido definitivamente e os arbitros que o praticam expulsos dos quadros. Ou então legaliza o recurso eletronico e da uma TV mini na mão do 4o. arbitro e pronto.

  • Maria

    Deste gol todos vocês gostaram, não é mesmo?

    http://youtu.be/HP1wRIfGsJM

  • Quem ligou para o delegado da partida foi o Marin presidente da CBF ou o Marco polo Del Nero esse é São Paulino camuflado de palmeirense.
    Os dois tem um objetivo esse ano rebaixar o Palmeiras!

    Menos, Gilberto, muito menos. O Del Nero já teve como sonho maior ser presidente do Palmeiras. Ele e o filho dele são conselheiros do clube.

  • Flavio

    PALMEIRENSES…ESQUEÇAM!!!!
    A DONA DO PAÍS (REDE GLOBO) JÁ DESCARTOU QUALQUER CHANCE DO PALMEIRAS CONSEGUIR ANULAR ESSA PARTIDA….UM ABRAÇO E……BOBO É VC TUUUUUUDO A VER!!!!!

  • Rog

    ATOS ILÍCITOS DA FAMÍLIA ZVEITER – Relembre e curta nossa página.

    http://www.facebook.com/pages/Atos-Il%C3%ADcitos-da-Fam%C3%ADlia-Zveiter/369301689821222?ref=hl

  • julio cesar

    A verdade e que o futebol brasileiro ta virando uma zona…….se for pra cbf comecar a anular jogos tem que pegar os jogos do que na maioria foi ajudado pela arbitragem . ou entao fechamos os olhos e deixamos tudo acontecer . gol em impedimento que vale , penaltes que nao existem , gols de mao que vale e mais sou a favor de recursos eletronicos dentro de campo em todos os jogos…….e vai timao

  • Julio Cezar

    Isto não é novidade pra ninguém, estamos cansados de ver árbitros mudarem de opinião após informação da TV. Este chamou atenção pela situação crítica do Palmeiras, senão seria mais um caso a passar sem causar alarde.

  • Marcel

    Isso que é curioso. Se eles usam o recurso da TV e erram de maneira tão grotesca isso significa que deliberadamente estão favorecendo alguns clubes e prejudicando os outros.
    Se usam o recurso, porque aconteceram os erros entre Ponte e Fluminense? (Ponte foi assaltada naquele jogo). Porque diversos erros contra o Palmeiras não foram marcados? E o Bahia contra o Grêmio? E o Corinthians contra o Santos?

  • bruno

    Eu acho comedia os caras falando que se voltar o jogo o desonesto será ajudado.
    O desonest no caso é o Inter e foi ajudado, e venceu a partida. Fez gol após 2 faltas no mesmo lance, uma no Patrick e outra no Artur, bateu que nem condenado o jogo todo, o Moledo agarrava todo mundo dentro da área em escanteios e faltas, e o no lance mais discutido, foi pênalti no Barcos. O que está acontecendo agora é justiça, nada mais que isso!
    Pra mim está bem claro quem é o desonesto na partida, e não é o Palmeiras.

  • Osmar

    Sugiro aos nobres colegas que dediquem um pouco mais do seu tem à leitura, p.e. regras de futebol.

    • Osmar

      Onde diz: do seu tem à leitura, leia-se: do seu tempo à leitura

  • FRANCISCO ANTONIO DE OLIVEIRA JUNIOR

    SE OS PRÓPRIOS ÁRBITROS REVELAM O USO DE MEIOS ELETRÔNICOS, ENTÃO ELES SÃO MUITO, MAIS MUITO RUINS MESMO,,,,PORQUE TODA SEMANA SÃO VÁRIOS ERROS GROSSEIROS, AGORA NÃO SE PODE USAR O RECURSO PARA UM TIME NO CASO (INTER) E NÃO USAR MAIS PRA NENHUM TIME DO CAMPEONATO, ORA POIS, E OS JOGOS EM QUE O TIME DO PALMEIRAS FOI PREJUDICADO E MESMO ASSIM A FIGURA DO ÁRBITRO NÃO UTILIZOU O TAL RECURSO! A QUESTÃO A SER DISCUTIDA É ESTA, E NÃO O GOL DE MÃO.

    Francisco, os árbitros que se utilizam desse esquema não o fazem em todos os lances, apenas em alguns. Por isso persistem os erros. Mas, falando bem a sério, acha mesmo que se validar o gol de mão estará tudo bem?

  • Mauro

    As opiniões são sempre filtradas pela paixão clubística dos “analistas de plantão”, afinal de contas o Índio puxou ou não puxou o Barcos dentro da área? Se puxou, foi ou não foi falta? Se tivesse sido no meio de campo seria ou não seria falta? O suposto puxão foi antes ou depois do toque de mão? Por outro lado, um árbitro FIFA pode ignorar a international board e apitar segundo suas próprias regras? É lícito que os árbitros se utilizem de meios que eles próprios negam que estejam se utilizando? Se é legal se utilizar desse artifício externo porque os árbitros negam que alguma vez tenham se utilizado dele? Mas para o bem do futebol não anulem esse jogo pois seria o caos ter que se refazer 2 ou 3 jogos em toda rodada pois os árbitros são muitos ruins e isso certamente aconteceria. Que os árbitros envolvidos neste episódio nunca mais apitem nenhum jogo de futebol e se oriente melhor os outros mas não se abra esse precedente! Sou palmeirense mas acho que para o futebol seria ruim a anulação do jogo, para o palmeiras será ruim de qualquer modo, anulando ou não o jogo. Então AVANTI PALMEIRAS e vamos pra cima do Botafogo mesmo sabendo que é um jogo difícil mas temos condições de vencer mais uma.

MaisRecentes

Vadão está de volta à Seleção Brasileira feminina



Continue Lendo

Árbitro da final da Copa do Brasil é cruzeirense. Mas isso não tem a ver com futebol



Continue Lendo

Ana Paula Oliveira vê árbitro de vídeo como ajuda e confia em bom treinamento



Continue Lendo