Prejuízo bilionário do BNDES gerou processo contra Wallim



O processo contra o candidato a presidente do Flamengo, Wallim Vasconcellos, cinco ex-presidentes do BNDES e mais 13 ex-diretores do banco acusa a todos de responsabilidade na aprovação de um empréstimo que gerou prejuízo bilionário para o banco. Na época, Wallim também era diretor do banco.

No seu primeiro mandato (1994-98), o presidente Fernando Henrique Cardoso criou o Plano Nacional de Desestatização, que negociou para a iniciativa privada grande parte das estatais brasileiras, especialmente nos setores bancário, de telefonia, energia, mineração e siderurgia.

Nesse processo, em 1998, a empresa norte-americana AES ganhou a concorrência para comprar a Eletropaulo, empresa elétrica da Grande São Paulo. Para pagar, pegou empréstimo de US$ 1,4 bilhão junto ao BNDES com juros de 8% ao ano, abaixo da taxa Selic da época. Depois de muito pouco tempo, a AES parou de pagar. Em 2003, já no governo Lula, houve uma renegociação em que a empresa entregou ações sem direito a voto e refinanciou US$ 800 milhões em mais 11 anos, com três de carência.

Em 2004, a partir de uma denúncia do próprio presidente do BNDES na época, Carlos Lessa, o Ministério Público apresentou denúncia de improbidade administrativa contra esses 18 executivos. Entre as decisões tomadas pelo banco estavam a aceitação das chamadas “moedas podres” pelo valor de face.  Esses títulos, pelo alto risco de nunca serem honrados, eram negociados no mercado da época por valores que raramente passavam de 20% do valor de face.

Dos 18 réus, oito foram condenados em primeira instância e dez, inclusive Wallim, foram absolvidos. A absolvição significa, de forma provisória, que essas pessoas não tiveram responsabilidade no prejuízo causado ao banco. O caso está na segunda instância, para todos os réus.



  • Darcy Brasil Rodrigues da Silva

    Caiu a máscara do senhor Wallin Vasconcelos. Um homem de confiança de um um ex-presidente da República cotado para ser lembrado pela História como o maior vendedor da pátria de todos os tempos. As negociatas lesivas aos interesses nacionais seguiram exatamente esse mesmo roteiro espúrio que se descreve acima: venda de ativos públicos a preço de banana em fim de feira, aceitando-se as chamadas “moedas podres”, ou seja, títulos públicos cujo valor de fato era muito inferior ao valor nominal, sendo este último o valor aceito pelos generosos e caridosos membros da equipe econômica do governo de FHC que atuamete pode ser encontrada, em sua grande maioria, trabalhando com salários milionários para o capital financeiro, principal beneficiário daquelas privatizações. Para piorar ainda mais os danos aos interesses públicos, parte dos valores a serem recebidos por conta da entrega era financiada pelo próprio erário, que oferecia a linha de crédito do BNDES, com juros muito abaixo aos do mercado, para os interessados- compradores

    Darcy, prete atenção num ponto muito importante do meu post. Wallim Vasconcellos foi um dos dez inocentados em primeira instância. Sobre o processo de privatização do governo FHC, concordo em grande parte com você. Mas até agora, o Ministério Público está sendo derrotado no seu esforço de mostrar que o Wallim teve responsabilidade na aprovação do empréstimo em questão. Portanto, até agora, nada nesse processo desabona o Wallim, na minha opinião. E, repito o que já disse, não apoio ninguém nessa eleição (já defendi e critiquei quase todos os candidatos). Só não concordo com injustiças. Abraço

    • André

      Tem coisas muito estranhas que acontecem, pra não dizer outra coisa. A primeira delas é que nunca vejo a imprensa falar das falcatruas que ocorreram no governo FHC, a crítica é sempre ao PT. Os anos FHC e todas as CPIs que foram abortadas no governo tucano, o mensalão mineiro, as privatizações sempre com prejuízos bilionários aos cofres públicos, a suposta compra de votos para aprovação da emenda da reeleição etc, etc, etc; tudo isso foi devidamente engavetado pelo Procurador Geral da República no governo FHC, que por isso recebeu a alcunha de “engavetador geral da república”, tudo isso sempre foi ignorado pela imprensa na época de FHC e na atualidade. Agora, em pleno ano eleitoral no Flamengo, esse assunto proibido na mídia vem à tona??? Certamente que é pra desestabilizar a candidatura Wallin! Isso é claro como a água! Não estou dizendo que Wallin é inocente ou culpado, em princípio é inocente porque foi inocentado em primeira instância, mas quem vai decidir em definitivamente é a nossa (in)Justiça. A questão é: a que interesses uma notícia “requentada”, que não nunca teve exposição na mídia, se sujeita?

    • O texto produzido e muito bom e o raciocinio do jornalista demonstra sua inteligencia. Agora discordo totalmente de sua opiniao sobre as privatizaçoes, pois foram graças a elas que o Brasil cresceu tanto nesta década, infelizmente nao e possivel tecer todos os comentarios a respeito do assunto dada a sua alta complexidade, mas pessoas como este Darcy Brasil sao injustas como o PT, pois atacam o governo que salvou este pais da falencia, .


      Dener, dois pontos. O mais importante: não faça ataque a ninguém. Se uma pessoa tem ponto de vista discordante, mesmo que muito discordante, isso não te autoriza a ser ofensivo. Eu retirei várias ofensas do seu texto, vc bem sabe, dirigidas ao Darcy. Por favor, da próxima vez, fique só no debate. O que imposta são as ideias. Nada disso aqui é uma questão pessoal.
      Segundo ponto: concordo 100% com você que as companhias, pelo menos telefonia e área de mineração, deveriam ser privatizada. O que eu discordo foi a forma como ocorreu. O preço tinha que ter sido muito mais alto e a União deveria ter mantido uma parte grande das ações preferenciais, aquelas sem direito a voto. Como a iniciativa privada é de fato mais competente para tocar negócios, sendo sócio dela, o governo estaria faturando com os dividendos e poderia usar esse dinheiro para entre outras coisas, reduzir a carga tributária.
      Esse é o modelo, por exemplo, que financia o Estado chinês.
      Abraços

  • marcio

    Muito boa coluna esta. Escreve coisas que ninguém escreve.

  • Darcy Brasil Rodrigues da Silva

    Desse modo, parece que os torcedores do Mengão estão para serem passados para trás pelos mesmos indivíduos que duplicaram a venda pública nacional, deixaram o desemprego na casa dos 20%

  • Darcy Brasil Rodrigues da Silva

    Como eu dizia, deixaram o desemprego na casa dos 20% e salário mínimo abaixo dos 70 dólares ( hoje gira em torno de 300 dólares). Esses mesmos indivíduos, prometeram precisamente o oposto do que fizeram. Não confio nesses caras. Não me venham mais falar em grupo do Wallin Vasconcelos. Trata-se de um cavalo de Troia do PSDB visando instrumentalizar o Flamengo politicamente. Não sei quem são os demais candidatos, sequer sabia quem era Wallin até agora. Não defendia nenhum nome posto que considero difícil que alguém de confiança possa ser eleito pela elite que forma o colégio eleitoral do Flamengo, precisame

    • Mano

      Darcy,
      Enquanto o réu não for julgado culpado, pressupomos que ele é inocente.
      Este discursinho político partidário seu, leva-me a crer que vc deve gostar do PT e aproveitou a matéria para atacar outro partido.
      Eu detesto políticagem mas se fosse para condenar sem julgamento o Lula já deveria estar em cana por conta do mensalão você não acha?
      A quem interessa esta matéria Sr. repórter (ela é paga?), já que o Réu foi absolvido.
      Vamos discutir Flamengo e parar com idiotices.
      SRN

      Germano, eu leio quase todos os comentários deste blog. Absolutamente todos que caem na moderação. É preciso uma paciência de Jó, já que são centenas por dia. Para atender aos leitores com a atenção que merecem, trabalho sete dias por semana, pelo menos cinco horas por dia. De tudo o que eu leio, uns 30% eu mando para a lixeira, por causa das ofensas e do tom de hostilidade. O seu comentário merecia o mesmo caminho, pelo caráter ofensivo e especialmente pela sua estupidez. Tem que ser muito ruim da cabeça para achar que eu, escrevendo e reescrevendo que o Wallim foi absolvido, quero denegri-lo. Que eu, fazendo um texto esclarecedor, quero confundir. E pior, que eu poderia estar ganhando para fazer isso. Não, obrigado. O meu salário é bom o suficiente para eu escrever pensando apenas no interesse dos leitores. Ainda que sejam leitores como você. Se essa sujeira está na sua cabeça, mantenha-a bem guardada. A partir de agora, mesmo que escrever de flores, vai ficar na moderação.

      • ANDRE

        seu texto de fato é bastante esclarecedor tanto quanto insignificante… o título da matéria sugere irregularidades administrativas do candidato da oposição… a matéria pode até não ser paga, mas demonstra claramente uma tentativa velada de denegrir a imagem do candidato.
        minha opinião.

        sds,
        André

    • Eddy Jones

      VOCÊ TEM PROVAS DE QUE ELE É CULPADO? LEU A MATÉRIA??

      WALLIM FOI UM DOS INOCENTADOS

    • pior foi o pt que ja tomou conta do corinthians e lava seu dinheiro la

  • ANDRE

    Muito boa coluna esta. Escreve coisas que ninguém escreve.
    kkk
    faltou dizer que é muito IMPARCIAL também…rsrsrs

  • Darcy Brasil Rodrigues da Silva

    Valeu pela resposta. Eu também não defendo ninguém e não cria que você defendia. Apenas penso que o querido torcedor do Mengão, aquele que economiza para ir assistir ao jogo embaixo de chuva e até de bala de revólver ( e isto não é uma figura de linguagem infelizmente) deveria ser alertado para o fato de que em uma eleição com um colégio eleitoral tão elitizado, dificilmente teremos um candidato magnânimo, disposto a trabalhar pelo clube de nossos corações como se um de nós mesmos o fosse. Espero que a proposta de sócio torcedor com direito a voto se torne um dia uma realidade, uma exigência de uma nova estrutura para o futebol brasileiro. Aí ,sim, teremos eleições efetivamente democráticas e abertas á participação dos quase 40 milhões de torcedores rubro-negros. Até lá, pouca coisa mudará de fato.

    Darcy, essa é uma tese em que concordamos. Cinco mil pessoas para decidir o objeto da paixão de 35 milhões é muito pouco. 35 milhões para decidir a qualidade das piscinas de 5 mil é demasiado. E por isso defendo que não exista outra solução senão separar completamente o clube social do futebol (para todos os clubes do Brasil, claro). Um atrapalha o outro. O clube de futebol do Flamengo pode ter 10 milhões de sócios, que pagarão apenas para se ligar ao clube do coração, eleger o presidente, ter descontos em compras e, para uma minoria, visto que não cabe todo mundo, ir aos jogos. O clube social, que com o tempo teria de ter outro nome, pode até ser Flamengo, mas de outra maneira, seria um clube social com os esportes olímpicos. Um se comprometeria a não invadir a área do outro. A separação não é fácil, mas vejo como a única solução

  • Fabio Silva

    Marcelo Damato e Bruno Braga qual intuitos dos senhores nessa campanha difamatoria contra esse candidato? Que corrente os senhores defendem? A quem querem beneficiar? Escreva que o Walim foi inocentado, que não há nos autos provas que o condene, que esse processo é uma caça as bruxas do governo Lula contra o ex-presidente FHC por conta das privatizações em seu governo. Os senhores sabem bem a verdade, mas preferem ficar plantando essas noticias a favor de alguém que provavelmente dará retorno a essa ação que os dois estão promovendo.
    Houve uma epoca em que fazer jornalismo era reportar a verdade dos fatos, mas por causa desse tipo de jornalista e desse veiculo tendencioso e desqualificado, a verdade é a que lhes interessa.
    Alguns pessimos advogados são adjetivados de “ADVOGADOS DE PORTA DE CADEIA” e acho que esse adjetivo lhes cai muito bem.

    Sr. Fábio Silva, eu é que pergunto: qual é o intuito da sua campanha difamatória contra a equipe da De Prima, e principalmente, contra a Justiça do Brasil, contra o Ministério Público, contra a língua portuguesa, e contra a lógica? Houve uma época em que comentar algum post baseava-se no que estava escrito, mas por causa de suas alucinações políticas, escreve o que lhe interessa. Nâo vou escrever qual é o adjetivo que lhe cai melhor porque, aliás, você nem sabe o que é um adjetivo. “Advogado de porta de cadeia” é uma expressão nominal, que aliás, não possui um adjetivo sequer.
    Ironias à parte, acho mesmo que você deve ter algum problema grave de compreensão de textos. O post está muito claro e afirma explicitamente que Wallim Vasconcellos foi inocentado em primeira instância no processo. Sobre o caso ser uma caça às bruxas, isso é obviamente uma besteira, a não ser que ache que o Ministério Público e o Judiciário, dois dos quatro Poderes da República, participariam disso.

  • valmir

    talvez não tenha roubado, mas é muito difícil que não tenha responsabilidade no prejuizo, será que o zico sabia dessa?

  • Rodrigo

    Mais tres anos de Patricia o Flamengo acaba, vejo o pessoal vindo com pedras e facas sobre a candidatura do Wallim, e não falam nada sobre 3 anos de trevas da adm da “Putricia Amadorim” time campeão brasileiro em 2009, em 2010 tem um ano triste e ridiculo, quase caindo para segundona, O MAIOR IDOLOS DE TODOS Z I C O, foi tratado igual bicho, assim como Andrade. 2011 um time onde tinhamos R10, TN7 e LUXA, tudo para da certo, 1º Deu calote na traffic, 2º Sem receber R10 pintou o 7 no Flamengo, 3º time com R10 não arrumou Patrocinio Master, dois anos sem patrocinio, dividas e mais dividas, escandalos e mais escandalos, Deived não recebe, R10 colocou o Flamengo na justiça (40 Milhões), divida do Luxa, Salarios sem pagar, Ainda falou q só Deus sabe quando os jogadores vão receber. Essa mulher acabou com o Flamengo, Ata ele fez o parquinho… Wallim, o Flamengo NECESSITA DE VC …

    • marcio

      Caro Rodrigo, boa noite. Concordo com quase tudo que vc escreve, mas ao que consta, foi a Traffic que deu calote no Flamengo. Na verdade não sei ao certo porque a história que envolveu o contrato é muito nebulosa. Mas por enquanto o que consta é o calote da Traffic no Flamengo. Longe de eu estar defendendo a diretoria atual, que é a principal culpada pelo clube estar nessa situação, mas a Traffic também é vilã e não vítima. Náo sei porque ela tinha a liberdade de sair da situação sem dívida com o jogador.

    • Green

      EXATAMENTE O QUE PENSO RODRIGO, é um absurdo essa gestão, estão fazendo obrinhas na gávea só prá comprar os sócios, mas o flamengo está um lixo, o que esse povo quer, que ela afunde de vez o flamengo com mais 3 anos de mandato? e o flamengo na terceira divisão?

      o que eles estão tentando fazer com o Wallim, todos nós sabemos por que, acabou a MAMATA dessa corja, estão todos nervosos com medo da boa vida acabar, mas olha não adianta VAI ACABAR!!!

      Conte CoMIGO WALLIM!

    • Eddy Jones

      A PATRICIA É HORROROSA COMO DIRIGENTE, AGORA, VAMOS DEIXAR DE SER BURRINHOS.

      ANDRADE NÃO FOI TRATADO COMO BIXO, FOI TRATADO COMO ITEM DE 3 LINHA, E ELE COMO “TECNICO” DO FLAMENGO, CONVENHAMOS QUE FOI. QUEM ESCALAVA O TIME ERA O ADRIANO E O PET

      E O ZICO? TUDO BEM, PODIA ALEGAR QUE A PRESIDENTE TINHA QUE FALAR ALGO P DEFENDER ELE, AGORA, A PIRRAÇA QUE O ZICO FEZ É SACANAGEM!

      E O PIOR É QUE O FILHINHO DELE ROUBOU LÁ OS DIREITOS FEDERATIVOS DE JOGADORES DA BASE, ISSO NINGUÉM FALA NADA

      Quem disse que roubou, Eddy? Até hoje o caso não foi esclarecido. E, quando era diretor, foi proibido de se defender no Conselho pela Patricia. Ninguém pode ser condenado por provas, ainda mais uma pessoa com a reputação do Zico.

    • Nilson

      concordo plenamente com vc amigo!

  • lucas

    Fora Patrícia!!!!

    • FORA PATRICIA 2

  • idebrando

    se considerar queda nos lucros hje itau e bradesco estao no prejuizo ,isso nao tira os meritos de walin p presidente jaaaaa

  • Nivaldo

    Até que se prove ao contrario o Wallin é inocente. Não acredito que Zico e outros ilustres Rubro-Negros iriam apoiar alguém de reputação duvidosa a frente do Flamengo.
    Leio alguns comentários e noto o cunho político em querer denegrir a imagem dele para favorecer outro candidato. A verdade é que o C. R. Flamengo não aguenta mas uma gestão amadora, acho que o Flamengo ja está no CTI respirando por aparelhos e só uma administração 100% PROFISSIONAL irá nos salvar da morte que em uma questão de pouco tempo será inevitável. Chegamos ao fundo do poço com atletas preferindo outros clubes de menor expressão do que o Flamengo e até Rubro-Negros declarados como o próprio Adriano foi para o Corintians outro foi o Ruan no Inter/RS o descrédito perante a todos, servimos de chacotas em todos os sentidos desde sem Teto por não estádio até casa da Mãe da Patricia (pop. Joana).

  • Nivaldo

    Cade meu comentario?????????

    • TAI SEU COMENTARIO

      FORA PATRICIA 3

  • Nivaldo

    Acho que o Wallin é inocente ate que se prove ao contrario. Creio que alguém muito bem interessado esta plantando essa questão afim de favorecer a outro candidato. Alias o que mas acontece no flamengo é isso as pessoas pensam mas nelas e nas suas vaidades que no C.R. Flamengo. Acho que o Zico e outros ilustres Rubro-Negros não iriam apoiar alguém para prejudicar ainda mas o ja prejudicado Flamengo.
    O que nos precisamos de fato é de uma administração profissional capaz de regularizar e organizar toda a estrutura do Clube e do Time com deveres e responsabilidades pra todos.
    O amadorismo ate então empregado nas administrações ate o dia de hoje fez com fizessem e desfizessem ciosas que jamais alguém foi responsabilizado. No entanto a conta esta nas contas pra pagar do Flamengo.
    Chegamos ao cumulo de se desprezado por jogadores e até por ex-Rubro-Negros declarados como Ruan e o próprio Adriano que foi para o Corintians. Chega de amadorismo isso não cabe mas no Flamengo.

    O Ruan é o Juan, Nivaldo? Outra coisa, o Flamengo deveria agradecer ao Adriano por ter ido primeiro ao Corinthians. Lá, ganhando R$ 580 mil por mês, ele mostrou o quanto vale.

  • GOSTEI DA COLUNA ESTAMOS MAIS IFORMADO SOBRE O PROXIMO PRESIDENTE WALLIM, POREM O EX PRESIDENTE MARCIO BRAGA FALAVA QUE ELE ROUBA Ñ PAGAVA SALÁRIO E QUANTOS TITULOS GANHOU COMO PRESIDENTE DO FLAMENGO?. SE WALLIM ASSUMIR A PRESIDENCIA E GANHAR A METADE TA BOM DEMAIS

  • Nivaldo

    EU COMO RUBRO-NEGRO ACHO QUE O NOSSO TIME CHEGOU AO FUNDO DO POÇO, SEM PATROCÍNIO, SERVINDO DE DEBOCHE PARA OS ADVERSÁRIOS, SENDO DESPREZADOS POR JOGADORES, E ATÉ MESMO RUBRO-NEGROS DECLARADOS COMO PRÓPRIO ADRIANO QUE FOI POR CORINTIANS E RUAN QUE FOI PRO INTER. ACHO QUE O AMADORISMO QUE O FLAMENGO FOI ADMINISTRADO ATÉ HOJE NOS LEVOU AO ESTADO LASTIMÁVEL QUE NOS ENCONTRAMOS. POR ISSO ANTES DE CRITICAR PENSE NO NOSSO TIME E QUE ESSES APROVEITADORES AMADORES FIZERAM ATE HOJE.

    • Vitor assis

      concordo, chega de amadorismo, vamos privatizar fazer da lucro, vamos fazer do mengão uma empresa multinacional e com profisionais. chega de pagar a jogador que não joga igual ao rodrio alvim.

    • Green

      FALOU TUDO NIVALDO, ELES SÓ PODEM QUERER QUE O FLAMENGO CAI PARA SEGUNDA DIVISÃO, PATRÍCIA É INCOMPETENTE, TEMOS QUE DAR CHANCE PARA O MELHOR CANDIDATO, QUE É APOIADO PELO ZICO, NÃO ADIANTA O LANCE E A CORJA DA PATRÍCIA QUERER, ELE VÃ SAIR DO FLAMENGO!!!

      CONTE COMIGO WALLIM!

      O Lance querer o quê, Green? Você não acha que o Lance tem lado nessa disputa, acha? Acho que você conhece o Lance o suficiente para saber que o jornal não esconde suas posições. Se não manifestou é porque não tem lado.

  • Nivaldo

    SE OLHARMOS PARA TODOS OS GRANDES TIMES DO BRASIL, O FLAMENGO COM A MAIOR E MAIS APAIXONADA TORCIDA É O MENOR, SEM ESTÁDIO, SEM CT (EM CONSTRUÇÃO). ENQUANTO ISSO O GRÊMIO CONSTRUIU OUTRO ESTÁDIO E VAI DEMOLIR O OLÍMPICO. O QUE O GRÊMIO TEM DE MAIOR QUE O FLAMENGO??? TODOS OS TIMES ESTÃO PROGREDINDO E NOS DECAINDO AO NIVEL DE TIME PEQUENO. ATÉ JOGADORES ESTAMOS COMPRANDO AS SOBRAS!!!!!!!!!!!! O MEU FLAMENGO NÃO É ESSE!!!!!!!!!!! POR ISSO WALLIN!!!!!!!!!!! CHEGA DE AMADORISMO.

  • Andre

    Todo ex funcionário graduado de empresa pública responde a algum processo judicial ou administrativo em que figura o MP. O MP inclusive, muitas vezes serve de boi de piranha politico para atender determinados interesses. Isso nao quer dizer nada. Prefiro, sem duvidas, a gestao profissional de pessoas com curriculos invejaveis do que uma gestao de politiqueiros e torcedores do Fluminense. A ideia pode ter sido de um texto imparcial, mas o teor da escrita é de um texto parcial.

    Esse último comentário foi inacreditável, André.

  • Nivaldo

    SE OLHARMOS PARA TODOS OS GRANDES TIMES DO BRASIL, O FLAMENGO COM A MAIOR E MAIS APAIXONADA TORCIDA É O MENOR, SEM ESTÁDIO, SEM CT (EM CONSTRUÇÃO). ENQUANTO ISSO O GRÊMIO CONSTRUIU OUTRO ESTÁDIO E VAI DEMOLIR O OLÍMPICO. O QUE O GRÊMIO TEM DE MAIOR QUE O FLAMENGO??? TODOS OS TIMES ESTÃO PROGREDINDO E NOS DECAINDO AO NIVEL DE TIME PEQUENO. ATÉ JOGADORES ESTAMOS COMPRANDO AS SOBRAS!!!!!!!!!!!! O MEU FLAMENGO NÃO É ESSE!!!!!!!!!!! POR ISSO WALLIN!!!!!!!!!!!

  • processo político no Flamengo parece campanha eleitoral para presidente do Brasil ; é um falando mal do outro e fato é que isso é muito desagradável , as pessoas se espoem ao ridículo .
    o que de fato esta publicação de processo do Wallim tem com a sua candidatura a presidente do Flamengo ?
    isso me parece matéria plantada pelos rivais , pois se eu não estou errado dos candidatos em questão todos já responderam ou respondem processos em suas vidas particulares e profissionais .
    eu sugiro que na próxima eleição usem a ficha limpa .
    assim se tratando de Flamengo não haveria um candidato se quer em condição de ser presidente do Flamengo e olha que agente fala de pessoas de alto nível empresários influentes donos de cartórios es reporte de rádio que ficou milhonário e os sócios bem sucedidos que um dia foram presidente e peso então por que essa tempestade com o sro Wallim ate porque a matéria diz que ele foi absolvido em 1 estancia cabe recurso cabe ai é problema do ministério público não do sro Wallim pois ele terá as provas da 1 junto com as provas do recurso e será de fato absolvido pois não deve não teme .
    Wallim tamo junto .

  • porque não publicar ? já é o 5 eu vejo coisas piores aqui que você deixa descriminação ? eu vejo assim .

  • A reportagem diz q o Walim foi INOCENTADO PELO MINISTERIO PUBLICO ,, já dona incompetente amorim sumiu com 7 MILHOES dos cofres do flamengo , deve a todo mundo , desmontou o time campeao de 2009 e ficou 2 anos de seu maldito mandato disputando pra nao ir pra segundona , subornou as organizadas , conselheiros , reporteres de jornais , e dirigentes pra ninguem reclamar nem criticar sua administraçao , e até agora nao vejo ninguem denunciando-a ao ministerio publico .

    Pelo menos por enquanto, não há prova de Patricia sumiu com R$ 7 milhões do clube, Alex. Isso ainda está sendo apurado.

  • @papoulab

    Darcy é o pseudônimo da Paty?

  • Vitor assis

    voce não querem dizer mais eu digo, tem que privatizar o mengão, pois assim o clube vai ter lucro não vai ficat com essa diretoria amadora e mediocre que e comandada por capitão, comandate, e outras patentes mais, um clube que trata mau seus herois vide que fizeram com junior, zico, andrade e outros, clube que e capaz de pagar salario de 1,3 milhoes a um ze mane de gaucho, ninguem teve a coragem de denunciar o assis por roubar uniformes na loja do fla, incopetentes, que mais que seja privatizado. vamso privatizar vamos mengão, não importa o dono so quero que o mengão seja campeão sempre e não tenha noticia de salarios atrazados.

    saudaões rubro negras.

  • Jack Bauer

    Eu falei, lembram?… Esse Wallim é produto do plim-plim, igual a Pat Amorim… E não é do futebol…

    • Vágner

      Mais um doido que só lê o título…..

      Escolinha, interpretação de texto:
      “Dos 18 réus, oito foram condenados em primeira instância e dez, inclusive Wallim, foram absolvidos.”

  • Darcy ta trabalhando pra patricia amadorim?

    é por pessoas como essas que essa mulher se elegeu presidente e fez o que fez o pior flamengo da historia ai darcy vai toma no c….

    wallin presidente já !! acorda nação tudo oque o FLAMENGO precisa é de pessoas que tem experiencia em administração ,… o cara foi absolvido , só entrou como réu pq era diretor um dos 20 diretores, essas noticias estão saindo pq a oposição esta vendo que ele veio pra ganhar ,, estão jogando sujo como sempre fazem e lembrem-se um dos unicos que realmente já fez alguma coisa pelo FLAMENGO está apoiando o wallin …! (ZICO)

    FORA PATRICINHA MENTIROSA

  • Henrique

    Muito legal a atitude da pat hein, e q credibilidade do lance tomando partido! todos sao inocentes e todos sao culpados a diferenca é q tem um pokim de amor e faz pela instituicao o Flamengo nao ter patrocinador master é um vergonha sem precedente!

  • Green

    ESTÃO QUERENDO DE QUALQUER JEITO TIRAR O WALLIM DO PÁREO, POR QUE SERÁ???
    ESSE POVO QUER MESMO QUE A PATRÍCIA CONTINUE NEH, SÓ PODE SER, MUITO ESTRANHO TUDO ISSO, VOCÊS SÓ QUEREM O PIOR PARA O FLAMENGO!!!!

    O WALLIM ENTREGOU TUDO SOBRE ESSE PROCESSO PARA O FLAMENGO, OU SEJA QUEM NÃO DEVE NÃO TEME, PODEM TENTAR DE QUALQUER JEITO, MAS ESSA CORJA QUE ESTÁ NO FLAMENGO VAI SAIR! CONTE COMIGO WALLIM!

  • Ju

    Acabei de ler uma crítica perfeita a essa acusação, para esse atual momento no FMAF LIVE!

    Destempero ou Desespero? A quem interessa denegrir?

    Desde os primórdios, eleger um líder, um chefe, um cacique, ou seja lá o que for para ficar no comando, é um assunto que mexe diretamente com vaidades, ética, valores e com uma série de sentimentos que corrompem e evidenciam quem é quem verdadeiramente. Começa a ficar transparente: tem pessoas que possuem valores, outras possuem um preço. É hora de separar o joio do trigo.

    Naturalmente que qualquer assunto inerente à Gávea torna-se um caldeirão de opiniões em ebulição, e desde sempre a entidade viveu uma triste realidade política com seus pequenos feudos onde cada “diretor” canta de galo e suas terras ficam garantidas.

    A idéia de mudança causa pânico em quem há anos vive e tira proveito desse modelo retrogrado implementado ao longo da história do clube. Quem esteve na gestão do Flamengo nunca foi responsável por angariar torcedores. A imensa Nação foi cativada pelos atletas que bem cumpriram seu papel nos esportes e colocaram o nome Flamengo na história.

    O fato é que o descontrole tomou conta de quem hoje representa o clube. Aqueles que estão no topo da pirâmide e que ao se verem ameaçados querem oprimir de maneira desleal aquele que tem por objetivo remodelar o Flamengo, desburocratizando e tornando tangível a profissionalização.

    Mais do que um estatuto, falta ao Flamengo um código de conduta, já que ética e princípios, que deveriam fazer parte da formação do sujeito, infelizmente não existem.

    Consta na carta magna do clube:

    Artigo 78 – Os membros dos poderes são impedidos de votar nos assuntos em que tenham interesse direto ou indireto.

    Mas só podem estar querendo subestimar a minha e a sua inteligência, torcedor Rubro Negro!

    Como pode o cidadão que está registrado como o primeiro nome da chapa amarela de nossa amadora mandatária, ser membro da Comissão Permanente Eleitoral do Conselho de Administração do CRF, e além disso, ter um dos seus empregado no clube?

    Entendo que eu, ou qualquer outra pessoa isenta de interesses, pudesse questionar a idoneidade de qualquer chapa. Podemos com base pleitear que cada candidato cumpra as exigências de um estatuto existente, mas não podemos entregar nas mãos da chapa interessada para julgar. Isso não é democrático.

    Onde está a ética quando um processo que corre em segredo de justiça é devassado e utilizado desavergonhadamente de maneira leviana e negativa com objetivo de desestabilizar uma chapa que ao se formar, jamais negou a existência do processo. E pior, como pode um documento cair nas mãos de membro de torcida organizada que vive de aspone as custas do clube (porque não sei qual a função dele por lá, alguém sabe?)?

    É bom lembrar que qualquer cidadão pode responder por um processo, e somente será condenado ao final do mesmo. Isso deve permanecer no âmbito judicial, de onde nunca deveria ter saído, e não na mão de incapazes que jogam nas redes sociais sem conhecimento do que está fazendo. Quanto destempero, ou seria desespero?

    Agora é tarde para falar e tentar aplicar alguma mudança. Vocês tiveram sua oportunidade e nada fizeram pelo clube. Não me convencem mais! Qualquer proposta que apresentem são apenas palavras, uma tentativa de permanecer na zona de conforto. Eu também quero usar 7 milhões sem prestar contas… não… eu não quero.

    Eu quero a dignidade de encostar a cabeça no meu travesseiro e ser exemplo de mulher para os meus filhos. Eu quero meu contra-cheque pago pelo esforço do meu trabalho, da minha competência e das minhas entregas. Eu não quero defender o indefensável em troca de um emprego na Gávea. Minha paixão, admiração e respeito pelo clube não é possível valorar.

    Reproduzir suas opiniões de maneira a atingir a massa, pois parte dela não tem conhecimento profundo sobre o assunto, é usar de má fé para angariar apoio e colocar na vitrine de maneira desonesta aquele que estamos apoiando.

    Quando se fala de Flamengo tudo toma maiores proporções, já que falamos de uma Nação com os mais variados níveis sociais e intelecto-cultural. Por isso se faz cada vez mais necessária a idoneidade para expor opiniões.

    Faça sua campanha e utilize como base seus pontos positivos, pois não é atacando a oposição que o senhor vai conseguir votos para quem durante 3 anos usurpou até nossa dignidade!

    Bom senso está na moda, e nem é pago para botar em uso.

    #NadaImportaSemOFlamengo

  • Fernando Pettine

    O cara so foi julgado pq era um dos diretores na época…e mesmo assim foi absolvido.
    O Wallim é a unica esperança do Flamengo para um clube que busca o profissionalismo.
    Chega de cartolas, capitães, nadadoras e ex-presidentes.
    O Mengão precisa mudar radicalmente. Se não mudar agora o Flamengo vai ficar atraz em tratando de organização, planejamento e marketing.
    PIOR QUE A PATRICIA AMORIM É IMPOSSIVEL. Wallim para presidente!

  • Igor Gonzalez

    Acho engraçado que o RONALDO GOMLEVSKI propostas sérias e TODO MUNDO ficou debochando. Vários outros candidatos como LYSIAS, JORGE… tem propostas boas e ninguém dá VALOR.

    Aí ficam bipolarizando a disputa entre a Patrícia e o Wallim. Acho q o TORCEDOR DO FLAMENGO tem a GESTÃO QUE MERECE pq não se interessa pela vida política do clube. Se pauta no senso comum para escolher candidato. CONTINUEM DEIXANDO O ZICO votar por VCS. Estamos bem né, os últimos candidatos dele deixaram o clube na situação q está.

    Lembrem q quando diretor de futebol ele GASTOU todo o DINHEIRO do clube com o DEIVID, CORRÊA e o DIOGO.

    SRN.

  • Boa Noite Senhores Rubro Negros! São muitas especulações nesta reta final de eleições. Surgirão vários comentários desorientadores. Os textos de Darcyr são bem especificos, mas possuem algumas falhas. Não acreditem em tudo que aparece. O tempo será fundamental para obetermos respostas. Boa noite e Saudações Rubro Negras! Wallin Vasconcelo para presidente.

  • Boa Noite Senhores Rubro Negros! São muitas especulações nesta reta final de eleições. Surgirão vários comentários desorientadores. Os textos de Darcyr é bem desanimador, mas possuem algumas falhas. Não acreditem em tudo que aparece. O tempo será fundamental para obetermos respostas e conhecer quem é realmente Rubro Negro. Boa noite e Saudações Rubro Negras! Wallin Vasconcelo para presidente. Que Venha a Adidas.

  • felipe

    Ate que sejam julgados, ninguem eh culpado, eh inocente ate que a ultima instancia se esgote!

    So vejo noticias ruins sobre o Wallim, sera pq, medo? rsss

  • Rodrigo Dutra

    O cara não foi inocentado? Pra que tanto escândalo, pelo que eu li, ele foi absolvido. Falam como se fosse culpado. Continuo achando que o Wallim é o melhor para o Flamengo, e se isso não acontecer será o maior erro que o Flamengo vai cometer nos últimos anos. Veremos o Corinthians se organizando, se agigantando e o Mais Querido se apequenando cada vez mais.

  • Raphael

    Fala galera, SRN.. Eu fikaria mt feliz se kem votasse nessa eleição fosse nois, Flamenguistas apaixonados como somos.. Ta td mundo junto cm o WALLIM (tirando um e otro vascaino q nem sei oq ta fazendo aki!) Mas infelismente pro nosso azar nosso clube ta cheio de socios q nem rubro-negro sao. So tao la p aproiveitar das instalações do clube. Intao galera oq agent puder fazer d barulho e manifestação pra essa mulher (q eu nem falo o nome!) sumir do nosso mengão vamos fzr.. O nosso MENGÃO tem q voltar a ser grande e temido como sempre foi. Agora cm a ADIDAS so msm um grupo d empresários compententes como esses pra trazer nosso MENGÃO de volta. SRN

  • porque não usar a ficha limpa no Flamengo para o processo eleitoral ?
    se eu não estiver errado todos os outros candidatos tem processos em suas vidas particulares e em suas empresas .
    toda vez que a eleição no Flamengo é assim é um tal de lavar roupa suja que da nojo .
    nos já tivemos ate presidente preso : dono de cartório que vive de protestos e de sujeiras dos outros : e ate de es reporte de rádio que ficou rico a é de tale este então é cheio de processo ate hoje .
    o sro Wallim foi absolvido em 1 estancia em processo este que tinha outros que foram condenados e absolvidos da mesma forma .
    agora ele não mentiu o fato de ter o processo : a sua documentação entregue continha tal conteúdo a respeito do processo sendo assim foi a valido e liberado pela comissão eleitoral tendo ele totais condições de concorrer ao pleito eletivo do Flamengo .
    eu penso que isso só é intriga sim de seus concorrentes que já se veem com a derrota em suas
    campanhas ; lamentável , Wallim presidente agora e já .

  • wallim inocentado – fato!
    o resto é resto . sãoe despeitados q tão doidos pra tomarem um processo

  • Podem me criticar o quanto quiserem mas apesar de todos erros da Patricia ela ainda é a melhor opção pois certos covardes, ídolos da torcida não tem nem se quer coragem para se candidatar,mas tudo bem talvez estes sabendo das suas limitações administrativas prefiram não se expor. Penso que ficar sem titulo no momento é ruim mas de que adianta ganhar como em 2009 e depois no outro ano fazer um péssimo campeonato e não me digam que isso é culpa da Patricia pois se ganhamos em 2009 após dezessete anos o campeonato brasileiro é por um único motivo sabe qual: “Flamengo é Flamengo” esta é a explicação,por que antes deste titulo diziam que para ganhar o brasileiro de pontos corridos tem que se ter estrutura e elenco, e verdade seja dita o FLa não tinha nem um nem outro, agora se você prefere esperar mais dezessete anos ou mais sem estrutura tudo bem por que eu não sofri de mais aos longos destes anos e por isso digo o que Patricia vem fazendo dando a cara pra bater tem muito homem que não tem coragem,agora dizer que ela não fez nada que foi omissa é de uma tremenda covardia,pois quando por exemplo erra 10 chegou a maior parte vibrou depois de dar errado por vários fatores a culpa é só dela olha prefiro quem erre querendo acertar do que quem tem medo de tentar flamengo é grande tem de pensar grande.

    Mas não foi só o Brasileiro de 2009, Luiz, o Flamengo tinha um tri estadual e três anos tinha vencido uma Copa do Brasil. Com a Patricia, neca. EE me parece difícil de contestar que no futebol ela andou como um cego em cima de uma laje, um passo para lá, um passo para cá. A cada troca de comando, implantava uma estratpegia diferente.

  • A mim este Wallim nunca enganou não sei o porque mas meu anjo nunca simpatizou por este,mas aos poucos estou descobrindo o porque. Wallim é furada querendo ou não a maioria, Patricia ainda é a melhor opção pois esta apesar dos erros tem valores que me deixa admirado pela sua força e coragem e é através de erros que nos aperfeiçoamos ou você nasceu sabendo de tudo.

  • eduardo

    fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! ora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! ora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! ora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! ora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! ora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! ora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! ora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!! fora patrícia !!!

  • Deixe a PATRICIA AMORIM em paz, ela pegou o FLAPAIXÃO falido, esta arrumando a casa, agora precisa de outro mandato para cuidar exclusivamente do futebol,nós não tínhamos centro de treinamento hoje temos bem ou mal esta saneando as dívidas do FLA, doídas estas deixadas por
    estes que hoje se dizem salvadores do MENGÃO o que fizeram quando estiveram no poder? Só afundaram o nosso MENGÃO,e agora estão se sentindo prejudicados porque trabalha. Eleitores
    que votam no FLAMENGO, REELEJAM PATRICIA AMORIM para mais um mandato

  • fora Patricia não sabe administrar o Mengão TODO SANTO ANO NÓS BRIGAMOS NA PARTE DE BAIXO DA TABELA FORA FORA

  • Luiz Freitas

    Em relação a participação do Sr. Wallim no rombo dos empréstimos do BNDES, até que se julgue o contrário, ele é inocente. Entretanto isso não demonstra inocência em relação aos acontecimentos, pois mesmo que não tenha participado, um presidente ou executivo de alta administração não pode dizer que não conhecia esse tipo de ação, ou que fez “fista grossa” aos acontecimentos. Em relação ao Flamengo, se ele for eleito, ou qualquer outro (menos a Sra. Patrícia, na minha opinião), tento ver com bons olhos pois terá de ser algo novo. A Sra. Patrícia, há 3 anos atrás era algo novo, porém envolvida com os meandros de “algo velho”. E nesse caso, o novo presidente terá fortes embates pela frente (com o Conselho Fiscal por exemplo…sai daííí!!!). E que venha modernizar para o bem a administração do Futebol.

MaisRecentes

Ana Paula Oliveira vê árbitro de vídeo como ajuda e confia em bom treinamento



Continue Lendo

Nuzman está inclinado a se explicar na Câmara sobre escândalo



Continue Lendo

CBV visita cidade que pode receber seleções de vôlei nos Jogos de 2020



Continue Lendo