Walter Oaquim: ‘Paulo Schmitt é o Torquemada do Flamengo’



“Ele fica na frente da televisão vendo replay para punir o Flamengo. Ele está perseguindo o Flamengo. É um verdadeiro Torquemada para o Flamengo. É um inquisidor-mor”

.

 

Walter Oaquim, vice-presidente de relações externas do Flamengo, sobre o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt. O cartola, como alguns colegas, ficou revoltado com a perda de um mando de jogo pelo seu clube por conta dos rojões atirados pelos torcedores durante o jogo contra o Atlético-GO, válido pela 26ª rodada do Brasileiro.

Há vários anos, Schmitt estabeleceu um rodízio entre todos os procuradores do STJD, para que a cada rodada um grupo assista a todas as partidas e aos principais programas esportivos. O objetivo é captar lances de indisciplina, como mau comportamento de torcedores, e agressões e simulações cometidas pelos jogadores, para denunciá-los às comissões disciplinares. O trabalho foi iniciado quando Rubens Approbato  Machado presidia o STJD e foi ampliado com a posse de Flavio Zveiter.

Tomás de Torquemada (1420-1498) foi o primeiro e mais famoso chefe da inquisição do reino de Aragão e Castela, que mais tarde se tornaria a Espanha. Ganhou fama por ser implacável com os suspeitos de cometer heresias, por torturar barbaramente para arrancar confissões e por estimular os cidadãos a vigiar e delatar seus vizinhos, caso não fossem cristãos. Seu principal alvo eram os muçulmanos e judeus convertidos a quem acusava de não serem verdadeiros cristãos. Muitos cidadãos dessas etnias se convertiam formalmente para escapar da perseguição a quem assumisse publicamente outra religião.

 



  • Jack Bauer

    Querem transformar o Flamengo no PT do futebol: está sempre errado, sempre sem razão, e sempre na mira da mídia e seus tribunais… Detesto a Pat e sua diretoria, mas dessa vez mandaram bem demais no comentário.
    E falta o Flamengo começar a processar alguns veículos que só fazem denegrir nosso clube: como o grupo bandeirantes, editora abril, entre outros.
    Chega de apanhar calado, senão vira PT…

  • Claudio

    Valeu Oaquim. É tudo verdade mesmo. O Sr. procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, persegue o Flamengo desde que chegou a entidade. Ele quer reduzir a importância do Flamengo do cenário do futebol brasileiro em detrimento do seu Clube de coração Corinthians. O STJD não é um Órgão sério. É um Órgão político que joga a favor de alguns clubes e contra outros, em especial o Flamengo.
    Podem todos notar que Corinthians (cluble de coração do Dr. Paulo Schmitt) e São Paulo FC raramente são punidos por esse cidadão, e pelo STJD, independente da irregularidade de cometem. As torcidas dos times prejudicados por esse Sr. e pelo STJD devem protestar nos Estádios pedindo o fim desse STJD, e que seja adotado o mesmo critério do futebol Italiano que é o tribunal de penas, para por fim as mazelas do Paulo Schmitt e do STJD.

    Para sua informação, Cláudio, Paulo Schmitt nem é paulista. E, se fosse adotado o tribunal de penas aí sim é que você teria motivo para reclamar. Nesse modelo, arcaico e que está sendo abandonado no mundo todo, o “Paulo Schmitt” (ou seja, o procurador) faz a denúncia e os auditores decidem, sem direito de defesa ao clube. Não se esqueça que aos procuradores cabe fazer a denúncia, mas quem julga são os auditores e os denunciados sempre têm direito de defesa. Funciona tal e qual a Justiça comum. Falando no São Paulo, que você citou, esse mesmo Schmitt denunciou o Luis Fabiano por simulação. Minha sugestão é que deixe o coração de lado, e analise as coisas de forma mais sistemática.

    • Carina

      Não é paulista mas age com segundas intenções, visiveis de prejudicar, Ok o resto que vc falou eu afirmo que o contraditório e a ampla defesa em Direito Desportivo não esta sendo respeitado, tem de ser a vontade deste senhor que talvez tenha a promessa do ex-presidente Lula de ser nomeado ministro do STF, como ele fez com o Dias Tofolli, o resto é blablabla!!!!

      Meu Deus do céu, Carina, você não medo realmente de escrever sem pensar antes, não é? Como um procurador poderia dominar um presidente de tribunal, ainda mais quando o presidente é um Zveiter, filho do ex-presidente do STJD, Luiz Zveiter? E como pode imaginar que um procurador de um tribunal esportivo, que nem sequer faz parte da Justiça brasileira, possa ir ao STF? É mais ou menos como achar que o Esquiva Falcão, do boxe, possa ser titular da seleção brasileira de futebol.

      • marcio

        Meu amigo, o Paulo Schmitt já foi plantado pela família Zveiter. Acorda !!! Leia o texto abaixo !!!

        Márcio, na boa, acho que seu caso é perdido. Achar que existe um complô no STJD contra o Flamengo é mais do que um delírio. Além de tudo, você deve considerar o seu time muito pequeno. Pois imagina se um clube grande iria ser vítima de um complô e isso não iria movimentar o Brasil todo…

      • Por favor, quem é esse rapaz que não se identifica? Claudio se identificou, Carina se identificou mas ele não! Seria o próprio Paulo Schmitt , ou poderia ser a mãe dele tentando defende-lo?

        Obrigado pelo “rapaz”, Marcio. Mas vejo que vc não é muito observador. Não percebeu que a resposta é colocada dentro do comentário? Quem poderia fazer isso se não o moderador? Quem pode ser o moderador se não o editor do blog, eu, Marcelo Damato? O simples fato de ser uma resposta e não um comentário deveria deixar claro a todos que é o editor que está escrevendo. Pelo jeito, nem todos entendem.

      • francisco carlos

        NÃO SE ESQUEÇA QUE NÓS ESTAMOS NO BRASIL.
        E EM SE TRATANDO DE BRASIL, TUDO É POSSÍVEL.
        ATÉ MESMO UM CLUBE NÃO JOGAR A SEGUNDA DIVISÃO E VOLTAR PARA A PRIMEIRA DIRETAMENTE DA TERCEIRA.
        JÁ VIU ESTE FILME?

    • Eddy Jones

      mas se ele pode indiciar, e só indicia o que ele quer indiciar, ele que deveria ser o indiciado

      não vi ele indiciar o leonardo silva pela cotovelada no love, ou os clubes do nordeste com aquelas faixas xenofóbicas contra os torcedores do flamengo nascidos no nordeste

      o que por sinal, é crime penal, e o tal paulo schmitt deveria ser indiciado por conivencia ao crime

  • marcio

    Concordo plenamente com este texto. Já havia percebido e sempre achei estranho que ninguém observasse ou comentasse a perseguição ao Flamengo. Primeiro, o STJD está parecendo uma entidade privada que foi comprada pela família Zveiter. Segundo, existe sim uma determinação de punir o Flamengo mais do que os outros clubes, e isso é muito claro e transparente. Quando um torcedor adversário atira alguma coisa no gramado com mando do Flamengo, o clube mandante é responsável. Quando alguém atira rojão no campo dos outros, o Flamengo é responsável. A polícia local não comprovou quem provocou o incidente do laser no jogo do Fla x Galo, no Rio, mas o Flamengo foi denunciado. Nem a polícia local comprovou quem atirou o rojão no Serra Dourada, mas o Flamengo foi punido sem que fosse mandante ou responsável pela segurança local. Vejam só que absurdo !!! O Flamengo está perdendo mando de campo por um incidente que aconteceu no Serra Dourada. O Flamengo foi denunciado por ofender Louco Abreu. Flamengo foi intimidado na vinda do Ronaldinho Gaúcho ao Rio. Ninguém do STJD falou sobre o que fizeram no estádio do Olímpico, ano passado, quando Fla jogou com o Grêmio, quando Ronaldinho jogava pelo clube do Rio. Peguem as imagens e vejam senhores do STJD, como foi mil vezes mais sinistro que qualquer outra recepção que o Ronaldinho teve pelo Atlético. Não há dúvida que os critérios são mudados pelo fato de ser o Flamengo o envolvido. O corporativismo acabou quando alguém do STJD puniu o Ronaldinho Gaúcho e foi questionado pela própria casa. Nunca questionariam qualquer integrante da casa se fosse uma punição ao Flamengo, por qualquer motivo absurdo que fosse. O Brasil é uma vergonha, de um país em que o Presidente da República participa da reunião e do acerto entre Corínthians e a empreiteira que constrói o Itaquerão. Onde vamos parar? País sem seriedade nenhuma.

    • francisco carlos

      A MESMA IMPRENSA QUE CRITICAVA O RONALDINHO NO FLAMENGO, AGORA NEM PERGUNTA POR ONDE ELE ANDA À NOITE.
      SERÁ QUE O GAÚCHO VIROU PASTOR?

  • Sinceramente o futebol não é mais o que era, tinha paixão, vibração, amor e devoção aos clubes! Hoje temos brigas pra caramba, um monte de oportunistas querendo ter mais status que as estrelas do espetáculo, que são os jogadores de futebol. O próprio Zveiter pai, sempre quis aparecer mais que todos. Cara puniram o Victor Cáceres por ter tomado um soco na cara ! No meu tempo as avaliações de arbitragem eram feitas dentro de campo, hoje têm gravações para ver se houve erro de decisão. Amigos ouso a dizer uma frase dita por um amigo que foi jogador profissional e joga pelada comigo ( Nenem ) ” O futebol está acabando meu parceiro” !

  • a muito tempo que isso acontece e ningen toma uma atidude. esse senhor [schmitt] e total desonesto e não tem condisão de presidir um orgão que se diz serio alguem lembra da punição de ruan do adryan?! ele vem sendo carrasco do flamengo, até quem enfim alguém da diretoria percebeu, vamos dar fim nessa canálice, nós 40 milhões de rubro-negros estamos de olho nesse senhor mal itensionado.

    Desde quando o Paulo Schmitt preside o STJD, Mauro? O presidente do STJD chama-se Flavio Zveiter

  • JOAO DE DEUS DA COSTA RABELO

    TAMBEM CONCORDO EM GERENO NUMERO E GRAU, ESSE BULHA QUE APAREÇER AS CUSTAS
    DO MENGAO, TENHO CERTESA QUE ALGUNS MENBROS DESSE TRIBUNAL DEVERIAM PROCURA O
    QUE FAZER AO INVES DE FICAR PREJUDICANDO O FLAMENGO QUERENDO MIDIA PARA ELES, AS
    CUSTAS DO FLAMENGO, POIS SABEM QUE PUNINDO O CLUBE DE MAIOR VISIBILIDADE, APARE-
    CERAM DE QUALQUER MANEIRA NA MIDIA, E O SACO DESSE TAL PAULO SCHMITT, QUE PARA MIN
    NAO PASSA DE UM BULHA.PALHAÇO.FUI

    João de Deus, o que significa bulha?

  • Rafael

    Esse STJD já está enchendo o saco! É muita viadagem que não ajuda em nada a melhorar o futebol brasileiro. Concordo que infratores devem ser punidos, mas e os árbitros? Outra coisa, porque só serve para punir? Porque o tribunal não serve tb para corrigir injustiças como, por exemplo, anular cartões mal aplicados? O árbitro é considerado a maior autoridade no campo de futebol mas quando querem passam por cima disso com a maior facilidade o jogam no ralo essa autoridade dando punições como aquela do R49 que, apesar de ser sido uma jogada periogosa, nem encostou no Kléber. Mereceria no máximo uma advertência e não a suspensão em um jogo! Nesse caso a opinião do árbitro sobre o lance foi literalmente avacalhada! E olha que tô sendo bem imparcial pq como flamenguista quero mais que o R49 se ferre!

  • armando

    No mesmo jogo Vagner Love foi puxado pelos cabelos, levou um soco na cabeça pelas costas e nada aconteceu. O futebol não pode ficar na mão destes “senhores” … Os erros cometidos não parecem meras coincidências. Cadeia para os corruptos. Nova CPI no futebol já!!!!

  • CARLOS PRATES

    Quero ver, se esre cara viu a cotovelada criminosa que Deco deu no meia do Coritiba.
    Com apenas 4 milhões de torcedores, talvez não valha a pena ver o lance.
    Com certeza, o STJD estava vendo o coletivo na Gávea, para tentar arrumar mais uma sacanagem contra o Flamengo.
    Não sei como o Adriano não pegou uns 10 jogos pela pizza e podrão….
    O Flu C, não vende jornais….

    • marcio

      kkkkkkkkkkkkkkk. Carlos, muito boa essa do podrão. Paulo Schmitt, olha o podrão do Adriano !!! Pede o VT e entrega pro auditor !!! Boa Carlos, bem lembrado. Estou ainda me lembrando daquela agressão que disseram do Cárceres no jogo contra o Atlético. Vi o video trezentas vezes e ainda não consegui ver o soco do Cárceres.

      Cáceres, Márcio, e não “Cárceres”. Cárcere é prisão

  • francisco carlos

    O FRED AMEAÇA OS ÁRBITROS , OS ADVERSÁRIOS, BATE BOCA COM OS BANDEIRINHAS E A IMPRENSA NEM SE MANIFESTA.
    SERÁ QUE EU ENXERGO DEMAIS?
    OU HAVERIA UMA AJUDINHA DA UNIMED PARA ESSA RAPAZIADA?
    PELO PREÇO QUE A UNIMED TEM COBRADO ATÉ QUE DÁ PARA REPASSAR ALGUMA COISA.

  • Jefferson Telles

    Concordo com o Oaquim e com os demais colegas, exceto com o blogueiro que subscreveu este post. Não precisa ser inteligente para perceber que o Sr. Schmitt é mal intencionado. As razões, não se conhece ao certo, mas pode ser por causa da publicidade que envolve a marca Flamengo. Certas denúncias feitas até agora pelo citado Procurador até tinham razão de ser, a meu ver, mas é notório e a recorrência e o afinco com que são feitas essas denúncias. Parece que o Flamengo, de tão grande que é, tem um Procurador só seu, dedicado como nenhum outro… Algumas pessoas vão dizer: Ah, mas está fazendo o trabalho dele… Até ai, tudo bem, mas existem em outros campos lances muito mais bizarros em partidas que não envolvem o Flamengo e passam despercebidos e sem qualquer providência. Indubtavelmente existe dois pesos e duas medidas. Se eu fosse dirigente do Flamengo, na próxima perda de mando de campo, marcaria o jogo em Barcarena/PA, só de protesto.

    Se você gosta de teorias conspiratórias, Jefferson, fique à vontade. O procurador é responsável por todas as denúncias. Na realidade, ele as recebe e designa alguém da sua equipe para fazer a peça de acusação. Na maioria das vezes não é ele pessoalmente. Quando o assunto é em comissão disciplinar, nunca é ele. E o que marcar um jogo nesse lugar (o que é impossível, porque o estádio precisa ser aprovado antes do campeonato) significaria como protesto? Só serviria para aumentar a despesa do Flamengo, pois a CBF só paga a viagem do time visitante (o que é óbvio, aliás).

  • É UMA falta de vergonha na cara isso aew I o povo ainda diz que o flamengo é ajudado por CBF fifa globo stjd kkk muita piada só o flamengo se lasca com essas coisas mas ninguem vê o fluminense sendo ajudado quero VER SE VAI FICAR IMPUNI A COTOVELADA DO DECO ONTEM CONTRA O CORITIBA SÓ QUERO VER VIU ENTIDADE CBF SEM VERGONHA…

MaisRecentes

Licenciamento vira argumento de CBF e clubes para minimizar liminar contra exigência de CND



Continue Lendo

CBF faz ‘parte 2’ de reuniões sobre árbitro de vídeo nesta quarta



Continue Lendo

Globo vê obstáculos na ‘pressa’ da CBF para implantar árbitro de vídeo



Continue Lendo