Sem Santos e Sport, Brasileirão sub-20 da Federação Gaúcha tem início no dia 5/12



Apesar da criação do Campeonato Brasileiro sub-20 com chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que teve sua primeira edição em 2015 e o Fluminense como campeão, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) seguirá organizando um torneio nacional de clubes também chamado de Brasileirão sub-20. A competição da Federação Gaúcha é disputada desde 2006, e sua edição de 2015 já tem datas definidas, entre 5 e 20 de dezembro, e a participação confirmada de 20 clubes do país.

Diferentemente do Brasileirão da CBF, que convidou 20 clubes seguindo o ranking da entidade, a FGF decidiu chamar para o seu Brasileirão os 20 participantes da Série A do Brasileirão da CBF. Porém, Santos e Sport não aceitaram o convite para a competição e foram substituídos por Criciúma e Bahia. Os dois clubes alegaram incompatibilidade de datas e falta de interesse em razão da proximidade com a Copa São Paulo, já em janeiro de 2016. Dos clubes participantes, aliás, boa parte irá ao torneio com suas equipes sub-17.

Corinthians é o atual campeão do torneio da FGF (Foto: Divulgação)Corinthians é o atual campeão do torneio (Foto: Divulgação)

O Brasileirão sub-20 tem quatro grupos de cinco clubes:

Grupo A – Ponte Preta, Atlético-PR, Cruzeiro, Goiás e Joinville
Grupo B – Chapecoense, Flamengo, Criciúma, Grêmio e São Paulo
Grupo C – Avaí, Vasco, Atlético-MG, Palmeiras e Internacional
Grupo D – Coritiba, Bahia, Figueirense, Fluminense e Corinthians

Após cinco rodadas, dois de cada grupo avançam às quartas de final e seguem para semifinais e final, esta marcada para o dia 20 de dezembro.

O Brasileirão da Federação Gaúcha é disputado desde 2006 e já teve como campeões Cruzeiro (três vezes) Grêmio (duas vezes), Internacional (duas vezes), além de Corinthians e América-MG.



MaisRecentes

Maior torneio sub-17 do Brasil tem primeira semifinal definida: Palmeiras x Flamengo



Continue Lendo

Bahia cria competição sub-13; primeiro ano será regional, mas há projeto de expansão



Continue Lendo

Veja números, resultados e confrontos das quartas de final da Taça BH sub-17



Continue Lendo