Sem Santos e Sport, Brasileirão sub-20 da Federação Gaúcha tem início no dia 5/12



Apesar da criação do Campeonato Brasileiro sub-20 com chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que teve sua primeira edição em 2015 e o Fluminense como campeão, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) seguirá organizando um torneio nacional de clubes também chamado de Brasileirão sub-20. A competição da Federação Gaúcha é disputada desde 2006, e sua edição de 2015 já tem datas definidas, entre 5 e 20 de dezembro, e a participação confirmada de 20 clubes do país.

Diferentemente do Brasileirão da CBF, que convidou 20 clubes seguindo o ranking da entidade, a FGF decidiu chamar para o seu Brasileirão os 20 participantes da Série A do Brasileirão da CBF. Porém, Santos e Sport não aceitaram o convite para a competição e foram substituídos por Criciúma e Bahia. Os dois clubes alegaram incompatibilidade de datas e falta de interesse em razão da proximidade com a Copa São Paulo, já em janeiro de 2016. Dos clubes participantes, aliás, boa parte irá ao torneio com suas equipes sub-17.

Corinthians é o atual campeão do torneio da FGF (Foto: Divulgação)Corinthians é o atual campeão do torneio (Foto: Divulgação)

O Brasileirão sub-20 tem quatro grupos de cinco clubes:

Grupo A – Ponte Preta, Atlético-PR, Cruzeiro, Goiás e Joinville
Grupo B – Chapecoense, Flamengo, Criciúma, Grêmio e São Paulo
Grupo C – Avaí, Vasco, Atlético-MG, Palmeiras e Internacional
Grupo D – Coritiba, Bahia, Figueirense, Fluminense e Corinthians

Após cinco rodadas, dois de cada grupo avançam às quartas de final e seguem para semifinais e final, esta marcada para o dia 20 de dezembro.

O Brasileirão da Federação Gaúcha é disputado desde 2006 e já teve como campeões Cruzeiro (três vezes) Grêmio (duas vezes), Internacional (duas vezes), além de Corinthians e América-MG.



MaisRecentes

Conheça os quatro pilares do trabalho do Internacional em suas categorias de base



Continue Lendo

Titular da Seleção na base, promessa do Corinthians vive cartilha de ‘novo Pedrinho’



Continue Lendo

Entre os melhores times sub-20 de SP, Água Santa tem camisa 10 que é destaque aos 16



Continue Lendo