Santos muda sistema de captação e agora tem ‘esquadrão’ para observar novos talentos



1Guilherme Passos (trabalha nas franquias do Peixe e é sobrinho do ídolo Mengálvio), João Paulo e Lima de pé. Marcelo Passos, Juary e Nenê Belarmino sentados/Foto: Reprodução

Marcelo Fernandes, Serginho Chulapa, Léo, Clodoaldo… Não bastassem os ex-jogadores que atuam diretamente no futebol profissional do Santos, o clube aumentou seu time de avaliadores técnicos na gestão de Modesto Roma Júnior e atualmente conta com cinco profissionais para observar novos jogadores – ou candidatos a isso – nas categorias de base.

O esquadrão que já contava com Lima, o Coringa da Vila que defendeu o clube entre 1961 e 1971, foi reforçado em 2015. Juntaram-se ao veterano Lima os Meninos da Vila campeões paulistas de 1978, Juary e João Paulo, além do ex-atacante Nenê, que defendeu o Peixe nos anos 70 e como técnico de clubes do interior paulista acrescentou o sobrenome Belarmino. Por último, o ex-meia Marcelo Passos passou a fazer parte do grupo.

Camisa 10 do Santos em vários momentos dos anos 90 (defendeu o clube entre 1991 e 1996, depois saiu e voltou no ano seguinte), o ex-jogador nascido no Guarujá virou avaliador das categorias de base do Peixe no fim do último mês. Marcelo Passos é muito amigo do técnico Marcelo Fernandes, com quem atuou no próprio Santos e também no futebol nordestino.

A função de João Paulo, Lima, Marcelo Passos, Guilherme Passos e Juary é observar as promessas em teste nas categorias de base do Santos, visitar pelo menos duas vezes ao ano as unidades espalhadas pelo Brasil e às vezes até comandar treinos das categorias sub-13, 15, 17 e 20.

Nenê Belarmino, inclusive, passou de avaliador a supervisor do Infantil e do Juvenil após a saída de Ricardo Occhiuto, que agora serve ao Júnior do Peixe. Esse cargo, por sua vez, antes era desempenhado pelo ex-zagueiro Joãozinho Rosa, que foi dispensado após as saídas de Hugo D’Elia, ex-gerente, Sandro Orlandelli, ex-scout, Lucas Netto, Ricardo e Enzo, ex-avaliadores.

O aumento do número de avaliadores técnicos se deve a uma mudança no sistema de captação de jogadores do Santos. Na gestão passada a maioria dos testes era realizado a partir do envio de vídeos de jovens jogadores, análise preliminar, aprovação e só então teste em campo. Agora as peneiras são feitas por meio de inscrição, fila de espera e teste em campo direto – o elevado número de jogadores em treinamento exige mais pessoas observando. O sistema audiovisual foi abolido por Paulo Mayeda, gerente das categorias de base nomeado por Modesto em fevereiro.



  • Julio Cesar

    Legal !!!!! Muito boa essa interação do Santos F.C com seus Ex jogadores, e além disso; possuem muita capacidade e visão para observar garotos. Parabéns ao Santos futebol clube.

    • Carlos Eduardo Soares Costa Pinto

      Ter ex-profissionais boleiros, ou seja, que jogaram profissionalmente nas equipes principais do Santos F.C. e que verdadeiramente sabem o que necessariamente deve ter um bom jogador, e não só um bom paitrocinador ou empresário, isto é que diferencia as equipes de base do Santos. Parabéns aos ex-atletas e a Diretoria. As avaliações dos jogadores das categorias de base devem ser feitas mensalmente e por um colegiado de ex-jogadores como os 6 apontados na foto, entre outros. Evitar a distorção e ingerência de parentes e ( Pseudo empresários ).

  • ESE E O NOSSO SANTOS FORMANDO OS MENINOS DA VILA ,OS OUTROS QUE MORAO DE INVEJA KKKKKKK

  • PORISO NOIS SANTISTA TEMOS ORGULHO NUCA VENDEMOS NOSSO MANTO BRANCO SAGRADO PARA SE CAMPEAÕ NOSSA ISTORIA JA COMEÇO COM GRUPO DE JOVEM QUE RESOVERAM FUNDA UM CLUBE CHAMADO SANTOS FC QUE FEIS E FAIS O MUNDO DO FUTEBOL MUNDIAL RESPEITA NOSSO TITULO SEMPRE VEIO DA NOSSA BASE NOSSO ETERNOS INFINITOS MENINOS DA VILA BELMIRO ISSO INCOMODA MUITA GENTE QUENEM FALOU NOSSO IRMAÕ SANTISTA DE CLUBE LEANDRO VAGNER DA COSTA SILVA MORRA DE INVEJA TRIL DE LATA DE FERRUGEM DA CAPITAL SANTOS FC CONTRA TUDO CONTRA TODOS PRACIMA DAS PORCAS ROSA SANTASTICO . RUMO AÕ 21 PRIMEIRO PAULISTA TODOS NA EPOCA DO PROFISSONALISMO ISSO INCOMODA O TRIL DE LATA INFERRUJADO DA CAPITAL .

  • Este clube é sinônimo de novos talentos, é um orgulho das novas gerações, deveria se eternizar como time do povo cobrando ingressos populares, realizando jogos no Pacaembu, interior e Vila com ingressos populares. É necessário mesclar futebol de campo com o salão, como o Barcelona de Messi, Xavi, Iniesta, Fábregas. Aliás, Neimar, Robinho, Pìta jogaram futebol de salão, sabem jogar em espaços curtos e arremates precisos em pouco espaço, o Rivelino é um bom exemplo. Parabéns Santos, revelações e ingressos populares tornarão este time em time do povo.

  • Lázaro

    Eu tenho uma forma perfeita de saber quem é bom de bola… é só observar a bola. É só ver como ele trata o cara… Neste relacionamento dá pra ver perfeitamente quem é bom e que não sabe da coisa… A Bola é arredia, é chata, é cruel com o cabeça de bagre. Não obedece. Ele tenta dominar, ela pega na canela. O cara manda ela pro companheiro, ela vai pro adversário. Chuta em gol, ela passa dois metros longe… Agora, com o craque chega dar nojo (claro! nojo em quem não gosta de futebol). É uma cumplicidade desmedida. O cara manda ela atravessar o campo num passe de cinquenta metros, ela vai perfeitamente. Se lá encontra outro craque, ela dorme nos pés do cara… Se o cará dá um passe, ela vai direitinho ao destinatário. Se chuta em gol, ela vai onde ele quer (na gaveta, no ninho da coruja…). É fácil!!! Difícil é saber qual o futebol mental do jogador… Saber o futebol que o cara busca jogar com o cérebro, o principal membro que se deve usar pra jogar bola.

  • joaquim honorio

    QUANTO AOS CRAQUES SEREM OS EXAMINADORES CORRETO.AGORA PORQUE O SANTOS DESCOBRE JOGADOR E ELES DEPOIS FICAM COM EMPRESÁRIOS. TEM ALGUMA COISA ESTRANHA .

  • José Antonio

    PARABÉNS DIRETORIA SANTISTA. ASSIM É QUE SE FORTALECE UM GIGANTE MUNDIAL COMO O NOSSO SANTOS FUTEBOL CLUBE. COM TODO RESPEITO AOS CONCORRENTES MAS É NO SANTOS QUE MUITOS RAIOS CAEM COM FREQUÊNCIA. QUE VENHAM NOVOS CRAQUES COM TÉCNICA E DISCIPLINA, DANDO SANGUE COM AMOR PARA O BEM DO FUTEBOL BRASILEIRO. ALEMANHA PODE ESPERAR, A SUA HORA VAI CHEGAR…

  • PARABENS A ESTA GRANDE INICIATIVA DESTA NOVA DIRETORIA DO SANTOS AO ENVOLVER NOSSOS IDOLOS NA CAPTAÇÃO E ANALISEDE FUTUROS NOVOS GENIOS!! FOI ASSIM QUE VIERAM PELÉ E NEYMAR!!OUTRS MUITOS VIRÃO MUITO EM BREVE SE DEUS QUISER!! ORGULHO EM SER SANTISTA E SÓCIO DO MAIOR CLUBE DE FUTEBOL DA HISTORIA DESTE PLANETA!!

  • Mauro

    Marcelo Passos deveria ensinar os jogadores (inclusive do profissional) a bater na bola de fora da área!!! Este era um especialista em bater a bola de curva no ângulo oposto do goleiro… marcou vários gols assim… grande Marcelo Passos!!!

  • Luiz Yoneda

    Concordo com o que disse o Sr. Joaquim Honório. Agora os mlks tem que ser 100 por cento do peixe.

  • Plínio

    Ótima sacada da diretoria do Peixão, para buscar e selecionar jovens jogadores para melhorar o elenco. Mas em falando em economia, os membros do Comitê de Gestão gastam uma fábula, 70 mil por mês para cada um, se forem 10 membros, são 700 mil/mês. dá para fazer muita coisa com essa grana.
    Além do mais como recebem , criam animosidade contra os demais conselheiros que trabalham de graça para o Santos, e criam dificuldades a diretoria, ano passado impediram do santos ter o patrocínio máster da Caixa, que iria ajudar muito os cofres peixeiros, mas não abrem mão dos seus salários. Acabem com esse famigerado CG .

  • Lázaro

    João Paulo e Juari não posso criticar porque faziam parte do time que me fez virar santista lá nos meus dezesseis anos, encantado com o futebol discoteque dos meninos da vila. O Lima, com certeza sabe das coisas, pois fez parte do maior time do mundo. Tem dois ali que não conheço e tem o tal Marcelo Passos… Esse, pra conseguir descobrir algum garoto bom de bola, vai ter que ver no piá tudo aquilo que ele não foi em campo… Cada um vê, aprecia, gosta, curte futebol do seu jeito. Por isto o futebol é fascinante… Na minha maneira de ver futebol, esse Marcelo Passo está entre os dois piores jogadores que vestiram a camisa do Santos FC… E olha que o Santos já teve jogador ruim, mas esse aí e o tal Camanducaia foram os piores… Esse último quase me fez quebrar uma TV do meu Pai… Meu Deus!!! Como era cabeça de bagre… Por isto, pra mim o Giovanni foi o melhor jogador que vestiu a camisa do Santos depois de Pelé… Quase foi campeão (pra mim foi campeão) em 95, com esses dois cabeças de bagres no elenco (jogava em 09). Uma vez, vendo um jogo numa TV com imagem ruim, eu conseguia identificar o tal Marcelo Passos pelos erros de passes… Ele era o finalizador das jogadas. Ou melhor, o exterminador das jogadas… A bola chegava nele e saía de seus pés para o adversário… Como era nojento ver esse cara jogar.. Um dia previ seu futuro como jogador… Cantei que: no dia que saísse do Santos, ia sumir do senário… Parece que andou pelo Goiás, Flamengo, mas pouco se ouviu falar do cara.

    • ted

      caro colega desculpa mas tu não sabe nada de futebol, falar que camanducaia e o marcelo passos foram os piores jogadores que vc já viu jogar no santos, mostra o quanto tu não entende nada de bola. Então vc não viu o tal de: evilásio, david, totonho, bil, entre outros. E também vc falar que o Geovani foi o melhor jogador que já vestiu a camisa do santos depois de pelé tu tá de brincadeira. Depois de pelé, tinha: pepe, zito, coutinho, mengalvio, clodoaldo, carlos alberto torres, edu, ramos delgado, pita, ailton lira, juary, robinho, diego, entre outros.

    • ted

      caro colega desculpa mas tu não sabe nada de futebol, falar que camanducaia e o marcelo passos foram os piores jogadores que vc já viu jogar no santos, mostra o quanto tu não entende nada de bola. Então vc não viu o tal de: evilásio, david, totonho, bil, entre outros. E também vc falar que o Geovani foi o melhor jogador que já vestiu a camisa do santos depois de pelé tu tá de brincadeira. Depois de pelé, tinha: pepe, zito, coutinho, mengalvio, clodoaldo, carlos alberto torres, edu, ramos delgado, pita, ailton lira, juary, robinho, diego, e NEYMAR, este sim, o maior de todos depois que pelé parou de jogar .

    • Aldair

      Pô Lázaro! Respeito sua opinião e TENHO que respeitar mas discordo plenamente do seu comentário.Voce falar que o Marcelo Passos era cabeça de bagre é coisa de quem (desculpe)não conhece futebol.Pelo contrário.Marcelo Passos se tivesse tido uma “cabecinha” melhor,pois era “pipa voada”,teria chegado a seleção no mole.Foi uma das grandes promessas que VINGARAM na Vila só que jogou fora devido a vida desregrada que levava fora de campo.Quando voce diz do G10 que foi cracaço de bola,se observar Marcelo participou e bem daquela campanha vitoriosa de 95.Ele tinha uma jogada que vinha pela esquerda e fazia diagonal e batia muito bem no segundo pau,no ângulo que o goleiro nem se mexia.Quanto ao Camanducaia,tambem discordo.O baixinho não era nenhum Garrincha mas está muitoooooooo longeeeee de ser o pior jogador do SAntos.Vi Camanducaia muitas vezes destruir defesas adversárias pela direita e ti digo mais,se não fosse o LADRÃO Márcio Resende de Freitas meter a mão em 95,teríamos sido campeões com gol de quem? C A M A N D U C A I A !!!Abraço parceiro!!!!!

      • falou td irmao

  • Lázaro

    No comentário anterior citei o nome do Camanducaia e quero esclarecer porque o elegi o pior jogador de todos os tempos. Um dia o Santos jogava no Uruguai, não me lembro se era contra o Penarol, e ganhava por 2 x 1. O time uruguaio estava pressionando, mas eu via que o Santos tinha a bala do contra ataque na agulha e estava bem perto de ser disparada. De repente o Santos sai no contra ataque. Não sei quem fez a ligação, mas a bola veio pros pés do Camanducaia. O senário era o seguinte: Isolados la no ataque estavam o Camanducaia com a bola, se não me engano, um tal de Cilinho, um pontinha que, na minha opinião, jogava razoavelmente bem e um zagueiro uruguaio, que veio dar combate ao Camanducaia. Quando o zagueiro veio pra cima do Camanducaia, o Cilinho já se posicionava aberto pela direita. Não tinha outra jogada naquele momento. Qualquer ser irracional, totalmente desprovido de inteligência, sabia que a jogada era fazer aquela bola chagar no Cilinho. O Camanducaia não!!! Tentou driblar o zagueiro… e perdeu a bola de forma bizonha… Eu dava pulo de mais de metro… De repente estava com a TV no colo querendo arrebentá-la no chão… Pra mim, aquele lance foi pior que perder penalt sem goleiro. Acho que o que mais me revoltou foi sentir aquilo como uma destilação de burrice e egoísmo.

  • liborio pereira pinto

    Parabeniso o clube santista, pôr ter convidado ex jogadores para selecionar jovens jogadores para as caterias de base.
    É só mantera a tradição e ter lisura nas escolhas dos garotos.
    Boa sorte.

  • alexandre

    O Lucas Lima foi avaliado pelo Sandro Orlandelli, não foi?

  • Luiz Masaki Sato

    Parabéns Santos, e essa nova diretoria, com muita seriedade e pés no chão vamos conquistando os espaços perdidos na gestão passada do Odilio, com muito orgulho tenho desse time e montando um esquadrão de ex jogadores em busca de novos talentos e bons jogadores para reforçar ainda mais esse time grande. Valorizar a categoria de base é primordial para novas conquistas e Santos sabe muito bem valorizar a categoria de base assim nos teremos time sempre competitivos e valorizados para novas conquistas. Santos sempre Santos. Campeão .

  • Aldair

    Esse carinho,esse respeito quase que uma coisa sagrada em relação ao ex jogadores,eternos ídolos talvez seja a coisa que mais eu fico emocionado com o MEU SANTOS.Nenhuma clube do Brasil e talvez do mundo tem um respeito e um carinho tão grande quanto ao Santos FC.É normal ao visitar a Vila e torcedores “baterem” de frente com Pepe,Coutinho,Lima,Edu,Alberto Menga,fora outros craques que trabalham no Santos.Até Pelé que tem a agenda super lotada,de vez em quando aparece.Os torcedores mirins do Santos,as crianças que não eram nem nascidas nas épocas de Pepe,Dorval,Coutinho,Edu,João Paulo,Juari,Corró etc sabe o nome de todos devido ao contato com os caras,coisa que não acontece em outros clubes.Emerson Leão que foi campeão brasileiro como técnico em 2002 tem uma homenagem na Vila com foto e história,inclusive tinha dado essa sugestão através de email com todos os técnicos campeões.e esse mesmo Leão reclamou na Fox com o Benja que nunca tinha sido convidado pra ir na Arena dos porcos.Taí a diferença de tratamento.Aqui é SANTOS,aqui tem respeito pelos que fizeram e farão história;e tá falado.

  • jOÃO PEDRO

    VAI SE FERRAR LÁZARO ENTRE AQUI SÓ PRA ESCREVER BESTEIRA TU NÃO CONHECE NADA DE SANTOS FUTEBOL CLUBE E MUITO MENOS FUTEBOL VÁ COMENTAR EM OUTRO ESPORTE…

  • Uma coisa precisa ser feita, criar agentes próprios para agenciar os garotos, para tira-los das MÃOS dos gananciosos que só pensam em ganhar dinheiro no futebol, com esse time de craques no comando da base, nosso SANTOS vai muito longe….

  • SANTÃO

    Parabéns presidente M.Roma e diretoria. Esse é um dos caminhos para gerar receita liquida para o clube, só que tem que deixar os empresários sangue sugas de fora, esses atletas tem que ser pelo menos 80% do clube. Para completar , entendo que o Santos por ter torcedores espalhados no Brasil e exterior, deveria criar uma opção de captar sócios com baixo custo que não moram no estado de S.Paulo, e que raramente podem assistir o clube jogando em sus cidade. Criando opções de pagar até R$50,00 /mes. Considerando que o Santos deve ter pelo menos 5 milhões de torcedores no Brasil, e se conseguir 1%, que equivale a 50 mil sócios, se cada um pagar R$50,00 , geraria uma receita de R$2.500.000,00 (Dois milhões e meio mensais) equivalente a um patrocinador de 30 milhões por ano, e cobriria boa parte das despesas do elenco. Eu, por exemplo que resido em V.Grande MT, me associaria.

  • Osmar

    Eu também me associaria. Só que a Diretoria teria que se sensibilizar e valorizar tais sócios. Por exemplo. Moro em Curitiba. Poxa, pelo menos quando o Peixe vem prá cá deveria me dar prioridade na compra de ingressos. Afinal são 2 jogos no ano que o Santos joga aqui. E não adianta dizer que é o time local que vende ingressos porque se fosse assim as “organizadas” não teriam ingresso. E a gente sabe que em todos os jogos (em casa e como visitante) eles entram… Então Diretoria, a idéia do SANTÃO disse:3 de maio de 2015 às 12:58 acima é excelente. Basta priorizar a venda dos ingressos, para os sócios residentes no Estado em que o time joga como visitante (fora do Estado de São Paulo), conforme idéia do torcedor de V.Grande MT.

MaisRecentes

Primeiro contrato, treinos no profissional e… gols, claro: a semana de John Kléber



Continue Lendo

Goleiro que é destaque na base em São Paulo teve carreira salva por ‘pai-cobra’



Continue Lendo

Como intercâmbios esportivos viraram alternativas viáveis para jovens jogadores



Continue Lendo