Resultado e formação: Palmeiras foi ‘duas vezes campeão’ sobre o Santos no sub-15



É melhor ser campeão a qualquer custo ou formar bons atletas, mesmo que às vezes não se alcance o título? Entre estudiosos, especialistas e gestores de sucesso, há um consenso: a missão das categorias de base é a formação. E isso significa proporcionar experiências diferentes, ter preocupações pedagógicas, com desenvolvimento individual e dentro de um projeto coletivo, com a evolução física e cognitiva, além, é claro, da técnica e tática. Entre tantas outras coisas.

O problema é que a mentalidade de formação está longe de ser uma regra no futebol de base do Brasil.

Um exemplo claro dos diferentes tipos de gestão foi notado neste sábado, quando o Palmeiras empatou em 3 a 3 com o Santos e se sagrou campeão paulista sub-15 por conta da melhor campanha ao longo das fases anteriores. Além do resultado que levou ao título, o Verdão deu um passo que o Peixe não quis dar no âmbito da formação.

1

Dois jogadores que vestiram a camisa do Palmeiras na decisão deste sábado estiveram entre os dias 19 (sábado) e 25 (sexta-feira) a serviço da Seleção Brasileira sub-15. Luan Cândido e Caique participaram de dois amistosos contra a seleção juvenil da Inglaterra na Granja Comary, como preparação para o Sul-americano sub-17 do próximo ano. Na Seleção, uma derrota por 4 a 3 e uma vitória por 1 a 0 nos dois compromissos diante dos ingleses.

O Santos também teria jogadores convocados para os dois jogos da Seleção sub-15, mas decidiu não liberar após consulta da CBF. Segundo apuração do blog, a direção da base alvinegra liberou jogadores para a Seleção em fases decisivas de torneios do ano passado, perdeu e resolveu que não repetiria o procedimento. Em outras palavras, o Santos decidiu fazer seus jogadores perderem importantes etapas de desenvolvimento, representado por um período de treinamentos e partidas na Seleção Brasileira juvenil.

Luan e Caique se apresentaram à Seleção sub-17 após o primeiro jogo da final e retornaram antes do segundo. Ou seja, atuaram nas duas partidas e também pela Seleção. A única preocupação do clube foi que eles não atuassem o tempo todo no segundo compromisso, pedido respeitado pela CBF.

A CBF propôs o mesmo procedimento ao Santos, que não aceitou e manteve os jogadores que seriam convocados em treinamento pelo clube. Grêmio e Internacional também teriam jogadores convocados, mas nem abriram conversa com a CBF sobre liberação. Flamengo e Botafogo, por fim, liberaram jogadores mesmo disputando a decisão do Carioca sub-15 neste sábado. Em campo, o Flamengo venceu por 2 a 1. Yuri marcou um gol. E estava até sexta-feira na Granja Comary.

2

Falar em preocupação com formação é fácil. Difícil é abandonar de fato a cultura resultadista.

O gol do título do Palmeiras sobre o Santos no Paulista sub-15 foi marcado já perto do fim, aos 30 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta de Luan no canto direito do goleiro do Santos. Luan estava com a Seleção até o dia anterior. Em formação.



  • palmesperto

    UMA GRATA SURPRESA ESTA A CAMINHO…ESTE GOLEIRO LUCAS DO SUB-15 JOGA DEMAIS….E AINDA FALTA MAIS MALÍCIA AOS JOGADORES PALMEIRENSES…. O JOGO FOI ROUBADO DEMAIS PARA AS SEREIAS E CABE UMA RECLAMAÇÃO DO PRESIDENTE Á FPF….E QUEM NÃO VIU VEJA O JOGO NA:

    http://WWW.YOUTUBE.COM/watch?v=oPY52My-VE0

  • airton

    O Santos vive do passado.
    Palmeiras pensa o futuro.

    Santos fatura 50 milhões ano.
    Palmeiras fatura 500 milhões ano.

    Santos não tem arena, não tem NamingRIGHTS, não tem patrocínio de peso, não tem torcida, não tem diretoria profissional
    Palmeiras tem tudo isso e muito mais.

    NÃO DÁ PARA COMPARAR O INCOMPARÁVEL.

  • jonis

    Verdade.O Juizao deu dois pênaltis,expulsou o novo Mina e não dava cartão e nem faltas contra os meninos do peixe.E Ainda deixou de dar 1 penalti para Verdao

  • Lucas Goes

    Verdade, por isso vcs tem 2 mundiais e 3 Libertadores. Corre atrás Porcada, daqui uns 50 anos vocês chegam, mas num esquece que o dinheiro da Crefisa e do Nobre, já já some. Lembra da Parmalat

MaisRecentes

O blog está de férias!



Continue Lendo

Autor de golaço do Brasil sub-17, Paulinho simboliza geração entrosada e talentosa



Continue Lendo

Corinthians registra contrato de duas temporadas com jovem atacante ex-Santos



Continue Lendo