Juventus reúne “eternas promessas” para a A3 do Paulistão: Adiel e Gil



mont

Muito torcedor cria o hábito de acompanhar as categorias de base do seu clube para descobrir em quem apostar as fichas nas próximas temporadas. E tem torcedor tão fanático que fica acompanhando a carreira das promessas do time do coração mesmo depois de elas já terem ido embora. Recebi de um amigo corintiano o print de uma página do registro de atletas da Federação Paulista de Futebol. E sim, é o que você viu na imagem aqui em cima, o atacante Gil vai tentar a sorte na Série A3 do Estadual com a camisa do tradicional, carismático e gigante Clube Atlético Juventus, o Juventus da Mooca.

Gil foi uma das principais revelações da história do Corinthians, dada a velocidade com que deixou as categorias de base para defender o time profissional e também as conquistas a curto prazo que alcançou: foi promovido aos profissionais no início de 2000 e defendeu o clube por cinco temporadas, faturando dois Paulistas (2001 e 2003), um Rio-São Paulo (2002), uma Copa do Brasil (2002) e um Brasileirão (2005). O problema é que não parou em lugar nenhum depois do Timão: Verdy Tókio, Cruzeiro, Gimnàstic, Inter, Botafogo, Flamengo e, mais recentemente, ABC.

A queda de Gil no Corinthians aconteceu porque muita esperança foi depositada no futebol de um garoto – um dirigente da época chegou a dizer que ele seria melhor que Kaká e Robinho. Gil foi para a Seleção muito cedo, virou camisa 10 muito cedo… Hoje, aos 34 anos, não avançou um passo sequer, e passou ao posto de “eterna promessa” do futebol brasileiro.

Com Adiel a história foi bem parecida, só que no Santos, e com menos títulos. A famosa geração-97, que tinha nomes como Gustavo Nery, Rodrigão e Fumagalli, depositava suas esperanças em Adiel – que se surgisse pós-2002 certamente seria um “novo Robinho”. A escassez de títulos e a viuvez de ídolos desde a saída de Giovanni fizeram com que o nome do garoto ecoasse nos quatro cantos da Vila Belmiro. Mas sucesso na base não é garantia de sucesso no profissional, e Adiel não conseguiu demonstrar o que todos achavam que ele soubesse.

Depois do vice do Paulistão de 2000 e após a mudança de presidente, Adiel perdeu espaço e confiança no Santos. Jogou no Kuwait, no Japão (onde chegou a ser eleito o melhor jogador da JLeague) e na China, mas longe do sucesso que esperava alcançar. Com os mesmos 34 anos de Gil, está no Juventus para tentar a sorte.

Casos como os de Gil e Adiel são só exemplos rasos de como as categorias de base podem enganar – ou também de como criar mitos e depositar tantas esperanças pode ser prejudicial para a carreira de um jovem jogador. Aos 16, 17, 18 anos, não estamos prontos para lidar com tanta cobrança e responsabilidade. Tudo a seu tempo. Porque ninguém quer ver a promessa de seu clube chegar perto do fim da carreira sendo lembrada mais por uma frase polêmica do que por gols e jogadas inesquecíveis. Vale tudo, Gil?



  • Boa sorte p/ Gil e Adiel que traga ,o muleque travesso de volta a Elite do paulistão.

  • Pedro Valadares

    Poxa, o Gil não é eterna promessa não. Ele jogou muito no Corinthians e também fez um bom papel no Cruzeiro. Pode-se dizer que ele caiu bruscamente de rendimento, mas não é justo dizer que ele não vingou.

    • Melissa

      Certíssimo!

  • Flavio Melo

    Força GILventus!!!

  • Manock

    AH,o Gil,aquele q o Roque Citadini dizia q era melhor do q o KAKA e o ROBINHO PEDALADA!!!!HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHU

    • Anderson Lopes

      O erro do Gil foi ter acreditado que poderia ser feliz jogando em outro Clube.
      Todos no Timao gostavam e apoiavam ele,saiu em letigio e foi embora.
      Sinto muito saude,paz e felicidades

  • Paulo

    Matéria Mal feita!

    Gil eterna promessa? Olha o que o cara ganhou!!!!
    dois Paulistas (2001 e 2003), um Rio-São Paulo (2002), uma Copa do Brasil (2002) e um Brasileirão (2005

    Promessa é quem pinta bom e não ganha nada!!!!

    • Ugo

      Boa! como Lulinha seria o exemplo…

    • Jean

      Concordo, tem “craque” aí que não ganhou a metade dos titulos que ele faturou, detalhe: No Corinthians, muitos ditos “craques” e cito como exemplo o tal Luis Fabiano, ganhou um rio-sp em campo, o resto foi expulso ou amarelou, só tem o mérito de se manter em grandes clubes por mais tempo, agora esse título de eterna promessa ele não merece.

  • Aparecido

    É equivocada a maneira como apontamos as promessas no futebol, sem desmerecer ou contrariar o que foi apontado na época, existem informações que são relevantes e importantes para a presente situação. Fiz uma breve pesquisa no periodo em que Gil estava no Corinthians e onde despontou para o futebol, (Vampeta, Rincon, Ewerton, Paulo Nunes, Edilson, Otacilio, Marcos Sena, Fabinho, Deivid, Leandro, Renato, Liedson, Jorge Wagner, Luizão, Dinei, Dida, Edu, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Kleber,…..) e justamente com esses dois ultimos formarão o merlhor lado esquerdo do Brasil na época.
    Na minha opinião “Futuro Craque” é aquele jogador que, mesmo com a deficiência tecnica de seus companheiros, consegue em alguns momentos colocar em prática sua genialidade (Neto, Maradona, Neymar, e outros) independentemente do resultado da partida.
    Diante disso chego a conclusão que no caso do Gil, colocaram um rotulo e uma espectativa muito grande em cima de somente um bom jogador que sempre esteve ao seu lado grandes jogadores consagrados. A DIFERENÇA DE UM CRAQUE E MUITO GRANDE DAQUELE JOGADOR QUE SE ACHA E O ROTULARAM COMO UM CRAQUE.

  • André

    É…no Juventus ou joga ou a gente expulsa da Javari.Domingo estaremos presente no jogo contra a equipe do Primavera e vamos ver essas “promessas” de perto.
    #Juve #ForzaJuve #Voltaremos #Mooca

    • Ruben

      Pela atitude desse “torcedor”, já dá pra entender porque o time está na A3…

  • RENATO MAZINI

    EU TAMBEM ACHO QUE MERECIA UMA VAGA NESSA EQUIPE EM BUSCA DO RETORNO A ELITE DO FUTEBOL, AOS MEUS 31 ANOS, CENTRO AVANTE AMBIDESTRO, 1,93 DE ALTURA E 98 KG, TENHO CERTEZA QUE ASSIM COMO OS DOIS CITADOS ACIMA EU TENHO TOTAL CAPACIDADE DE COLABORAR COM A EQUIPE E TRILHAR ALGUM SUCESSO EM MINHA CARREIRA
    #RM9 #JUVENTUS

  • Hélio

    Concordo com outro comentarista: o Gil não é “eterna promessa”. Pode até não ter sido tudo que alguns pensavam, mas ele conquistou muita coisa. Jogou bem no Timão. Não dá para comprará-lo ao Kaká, tudo bem, mas com o Robinho dá sim. O que esse “eterna-promessa-de-melhor-do-mundo” conquistou? Robinho não foi eterna promessa, foi e é pura enganação.

  • PALESTRINO NATO

    O Gil foi um grande menino. Jogava na varzea de Andradina e um belo dia o juvenil daquele time da marginal sem numero foi jogar em Mirandopolis e o Gil foi chamado para completar o time dessa cidade. Resultado: Acabou com o jogo e em decorrência disso foi para a Capital. Ganhou titulos e portanto, não foi eterna promessa. Eterna promessa foi o Lenin do meu glorioso Palestra, esse sim foi apenas promessa. Ao Gil, grande menino, só desejo sorte e com certeza vai ajudar o mlk travesso a voltar aos seus melhores dias. Todos nós amamos o Juventus. Ass: PALESTRINO DE PRESIDENTE PRUDENTE

  • Jocivan Araujo

    Gil?? Eterna promessa??? kkkkkk….Lembra daquele drible no zagueiro Emerson dos Bambis que veio da Lusa?? kkkkkk…..acabou com a carreira do zagueiro. Lembra daquele ataque Gil, Leandro e Deivid?? Aff….Campeão da Copa do Brasil e Rio SP, com Parreira como técnico. Fala sério, o que aconteceu com ele, foi queda de rendimento, mas eterna promessa não concordo.

  • David

    Mais um jornalista tentando aparecer as custas do Timão.

    QUer dizer que se não for Genio e manter o mesmo nivel durante toda a carreria o cara é um fracasso?

    Gil jogou 5 anos como profissional do Corinthians e foi muito bem e depois seguiu a vida, como qualquer outro bom jogador.

    Enfim, mais uma perebada da imprensa esportiva brasileira. Da-lhe Gil, da-lhe Juventus da Mooca

  • Fabu

    o luiz fabiano nao tem a metade dos titulos do Gil … kkkkk

  • nao sabe nada de futebol o nao viu o gil jogando quem fala que ele foi so uma promesa

    • Rodrigo

      Sou Santista e concordo durante pelo menos uns 3 anos o Gil foi um grande jogador, depois foi caindo de nivel, mas eterna promessa tbm não.

  • antonio silio de andrade

    Eterna promessa é o Luiz Fabiano , o que ele ganhou no São Paulo , só dinheiro.

  • jorge

    Que absurdo, Gil foi uma realidade, despontou, teve 3 anos maravilhosos no corinthans e chegou até Pa seleção. Precisa mais para ser realidade? Depois o cara decaiu, assim como o imperador e muitos outros…

  • Anderson Souza

    o Gabriel Carneiro você esta de brincadeira… foi extremamente infeliz no título da sua matéria. Gil faz parte da história de títulos do Timão…

  • Alex

    O Luiz Fabiano ganhou uma copa Sul-americana no São Paulo e o Gil ganhou mais títulos que ele. Mesmo assim é promessa. Lance sem comentários

  • Miquéias

    Sr.Gabriel Carneiro chamar o Gil de eterna promessa só pode ser uma brincadeira, não é possível… Gil foi protagonista em títulos do Corinthians, algo que nem o um dos melhores jogadores da História do Brasil conseguiu (Rivelino), não a comparação entre os 2 isso é só um exemplo para dimensionar os feitos do Gil com a camisa do Corinthians. Mas respeito com a História dos outros por favor.

  • alexlyzardo

    É … o Gil foi melhor do que o Kaka!!
    E o Luis fabiano em fim de carrera segue jogando em time grande já o Gil….
    Com o time que os travecos tinham naquela época até o Gil conseguiu titulos.. se desfez o time e o Gil
    Sumiu !!

  • kas

    kkkk promessa??? rsrs o zagueiro santista André Luis ta procurando ele até hoje depois do drible sem noção qu levou do Gil, caindo sentado na linha de escanteio que depois terminou no golaço do ricardinho, sendo antes um belo corta-luz do marcelinho carioca… jornalista num conhece a história do Gil no timão…

  • Ruben

    Esse Gil já me deu muita alegria!

    E quando ele falou, na maior sinceridade, que a zaga do São Paulo era lenta?
    Aí os bambis ficaram irados. Só que chegou no jogo o Gil deitou e rolou em cima deles.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bons tempos!

    Valeu, Gil! Muita sorte no Juventus.
    Se eu estivesse em Sampa ia na Javari só pra te ver.

  • adilson costa

    o Gil da o drible de olho( olha para um lado e vai pelo outro )kkkkkkkkkkkkkkkkk

    olho no peixe e outro no gato
    kkkkkkkkkk

    esse atravessa a rua com segurança, olha pro dois lados ao mesmo tempo kkkk

  • Gil

    Perguntem para o santos se ele é eterna promessa…
    Gil, Marcelinho e Ricardinho aos 48 do segundo tempo… bons tempos…kkkk

  • rogerio

    gil e kleber o melhor lado esquerdo da epoca no Brasil palavras de Parreira.

MaisRecentes

Segue o jogo!



Continue Lendo

São-paulino volta do Mundial sub-17 com novos conceitos (e sondagens da Europa)



Continue Lendo

Lesão rara interrompe ascensão de jovem no Timão. Mas dá tempo para o vestibular



Continue Lendo