Como explicar a diferença de status entre Gustavo e Isaac no Corinthians?



Gustavo Henrique da Silva Sousa, 22 anos – Atacante, descoberto em peneira do Taboão da Serra aos 20 anos e artilheiro da Copa São Paulo de Juniores de 2014, com nove gols marcados. Passou por Criciúma, Resende-RJ (empréstimo), Tubarão-SC (empréstimo) e Nacional (POR) (empréstimo). Comprado pelo Corinthians, em agosto de 2016, por R$ 4 milhões. Novo camisa 9 do Timão.

Isaac Oliveira Prado, 21 anos – Atacante, descoberto após testes no time infantil do Botafogo-SP, aos 15 anos, e artilheiro da Copa São Paulo de Juniores de 2015, com oito gols marcados. Emprestado pelo clube de Ribeirão Preto ao Corinthians em agosto de 2015, de forma gratuita e com direitos fixados em R$ 700 mil para janeiro de 2017. É o camisa 28 do Timão, nunca jogou.

Gustavo e Isaac foram os goleadores do principal torneio nacional de base nas últimas temporadas e são jogadores do Corinthians atualmente. Mesmo com tantas semelhanças, a diferença de status entre eles é imensa. O ex-jogador do Criciúma mal pisou no CT Joaquim Grava e já tem a estreia aguardada para o jogo de quinta-feira, contra o Sport. Enquanto isso, o segundo ficaria realizado se fosse pelo menos relacionado para a partida – seria sua terceira vez em mais de um ano de Corinthians. O que explica?

Gustavo e Isaac, artilheiros recentes da Copa São Paulo, e hoje no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr)

Gustavo e Isaac, artilheiros recentes da Copinha, hoje no Timão (Foto: Daniel Augusto Jr)

Ambos tiveram diferentes concepções de condução da carreira. O Corinthians chegou a abrir negociação para contratar Gustavo ainda em 2014, mas as pessoas que trabalhavam com o atacante entendiam que seria pressão demais defender um clube grande tão cedo – sem contar que o jogador teria poucos meses de base, e precisaria logo ficar no time profissional. Ou então ser emprestado, liberado, negociado… Assim, o estafe de Gustavo preferiu mandá-lo primeiro a um clube sem tanta pressão, que foi o Criciúma, onde ele aprimorou fundamentos e se destacou.

Com Isaac foi diferente. O destaque do Botafogo-SP saiu de seu clube de origem direto para o Corinthians, e com poucos meses a mais de categorias de base. Ficou no profissional, sempre à espera de uma brecha que jamais apareceu. Ele foi relacionado duas vezes por falta de opção, mas mesmo diante de improvisações como centroavante, não jogou. Ainda assim, aprimorou-se e tem até certo destaque na rotina de treinamentos em certos dias.

O Corinthians não sabe explicar exatamente as razões pelas quais Isaac nunca jogou. O garoto é esforçado, não tem problemas disciplinares e taticamente se adapta bem às exigências. É que a chance nunca apareceu. Certo é que o garoto pode não ter se destacado no futebol profissional como Gustavo, mas também não “perdeu tempo” neste ano de trabalho. Isaac está pronto, basta precisarem dele.

O x da questão é que Isaac não é do Corinthians. Está emprestado. Colocar o garoto em campo e vê-lo se dar bem é criar a obrigatoriedade de compra dos direitos econômicos pertencentes ao Botafogo-SP. O Timão não pagou nada até agora, e se mantiver o atacante no limbo não precisará investir nada ao fim do empréstimo.

Com Gustavo é diferente. Depois de saídas de alguns jogadores era meio que “obrigatório” reforçar o setor ofensivo. O jogador do Criciúma era destaque, não custou muito caro, tinha boas credenciais e veio em bom momento para se firmar. Se der certo, a diretoria do Corinthians ganhará elogios pela excelente aposta. Se não der a culpa será do garoto, que não aproveitou sua chance.

Isaac foi uma aposta sem risco. Ou seja, não faz diferença para o Corinthians se ele jogar ou não. Gustavo foi outro tipo de aposta, em que há risco envolvido. Um jogar e outro não pode ter muito mais a ver com questões externas do que do campo.



  • G-stimåo

    Ótima reportagem. Mostra um pouco como funciona os bastidores do chamado “mundo do futebol”, no qual a incompetência de dirigentes e os seus interesses, nem sempre täo éticos, se sobrepöem aos do clube que afirmam defender.

    • *O/*FIEL* e’nois*

      Sim..realmente incompetência pura, bom afinal quem manda dois volantes emprestado, e em troca traz WILLIAM MUMIA!!!!! Kkkkkkk….tão di palhaçada ein!!!

  • Ewerton

    Ai você mostra a incompetência
    Coloca o Isaac ele consegue se destacar
    Joga bem, aí você é obrigado a comprar
    Só que você vai comprar por “apenas” 700 mil que já está fixado
    Pode ter no elenco dois jovens atacantes, com bons futuros por quatro milhões é setecentos mil
    Aí você não testa o moleque devolve ele é daqui uns 2 anos você vai vê ele se destaca por outro time
    Incompetência da diretoria

  • Foo Fighters Man

    O texto é coerente -bem diferente do péssimo Janca-, mas se emprestar é um mal negócio, então por que fazê-lo? E outra: como fica o caso do Williams, que está no Corinthians por empréstimo? Pois no fim das contas, emprestado ou não, Isaac tem um custo mensal para o Corinthians e se não jogar, voltará tendo apenas treinado. Pra que isso? Já que tem valor fixado, e é baixo para os padrões do atual futebol, pq não dar uma chance ao rapaz, que de repente pode dar certo?

    • Eduardo Prado

      Concordo completamente, mano. Não faz sentido.
      E, sobre o texto, enfim uma alternativa ao péssimo Janca.

    • JONAS

      A falta de chances é que o mesmo tem um custo baixo, ao fim do empréstimo o mesmo será vendido à um outro time. Quando o mesmo se tornar um grande jogador e o passe for na faixa de milhões aí a diretoria tenta trazê-lo, assim terão a chance de desviar dinheiro.
      Será que na base do Corinthians não há garotos com o mesmo potencial do Isaac e Gustavo?

    • *O/*FIEL* e’nois*

      Esse William múmia, tem ki vazar looogo..looogo…essa,diretoria é cega mesmo…o neguinho é uma. Múmia!!!

  • Ganesh

    O juiz fica onde nesta história, que ninguém paga mais??

    • Sua mãe que está pagando atualmente os juízes, mas ela é tão ruim de cama que não estão ajudando mais

      • Ganesh

        Tu ta falando da sua mãe é?? Sou teu pai agora? Seu filho de corno. Me respeita filho.

      • vinicius

        otario com nome de mulher kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk viadinho mesmo

    • *O/*FIEL* e’nois*

      Fica no meio da,sua bunda,…kkkkkaaaakkkkk… Chuuuuupa!!!!

      • Ganesh

        Que mania feia vcs tem, de colocar tudo na bundA, ja não basta o Flavinho linguiça, mais um baba linguiça kkkkk e no final ele comenta chupaaaaa, curintianus mesmo kkkkkkk

      • vinicius

        deveriam investir em pistolas no rabo dos antis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • DOUTOR ROBSON TORRES

    TEM QUE INVESTIR EM MAIS JUIZ. TA NA HISTORIA DO CURICAS.

    NAO É TERRÃO NAO. É APITAO !

    RIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    • vinicius

      deveriam investir em pistolas no rabo dos antis

MaisRecentes

Como intercâmbios esportivos viraram alternativas viáveis para jovens jogadores



Continue Lendo

São Paulo assina primeiro contrato profissional com destaque da equipe sub-17



Continue Lendo

Do sonho no futebol ao ‘Jah é gol’: futebol e música na trajetória de Fernandinho



Continue Lendo