‘Cultura do diálogo’: Santos discute até tática em integração de treinadores da base



Gerente das categorias de base do Santos há um mês, Ronaldo Lima começa aos poucos a implementar novidades no processo de formação de jogadores do clube, que sofre com problemas relativos a resultados na base e também denúncias nos bastidores. Uma dessas inovações começou a ser colocada em prática na semana passada: uma reunião, dentro do clube, entre os treinadores de todas as divisões de base, com a intenção de discutir trabalhos técnicos, táticos, esquemas de jogo e a simples troca de experiências.

Segundo Ronaldo Lima, em entrevista ao blog, o encontro que chamou de “clínica de integração” não é comum em outros clubes, e tem o objetivo final de planificar os métodos de treinamento em todas as categorias: sub-11 (Alex Souza), sub-13 (Gustavo Roma), sub-15 (Luciano Santos), sub-17 (Aarão Alves) e sub-20 (Pepinho Macia).

– O que estamos implementando é a cultura do diálogo e da integração. Nossa primeira reunião durou duas horas, sem intervalo, sem ninguém querer sair da sala, nada disso. Achei espetacular, porque mostra que todos estão querendo a mesma coisa. Todos puderam conversar sobre atletas em transição, houve sugestões, troca de ideias e acabamos agregando esse conhecimento técnico em todos os níveis – diz o dirigente da base alvinegra.

O Santos pretende voltar a disputar competições internacionais de base a partir do segundo semestre, e a ideia de Ronaldo Lima é dinamizar as clínicas de integração com encontros com treinadores de outras escolas de futebol, principalmente da Europa. Além disso, o gerente quer reativar o intercâmbio de profissionais com a base do Barcelona, uma condição estabelecida no contrato de venda de Neymar. Até hoje, o Peixe levou funcionários da base duas vezes para aprender técnicas e observar o trabalho de formação do gigante europeu.

8



MaisRecentes

Saiba quem está ameaçando o reinado de Brenner e feito de Gabriel Jesus no sub-17



Continue Lendo

Conheça os quatro pilares do trabalho do Internacional em suas categorias de base



Continue Lendo

Titular da Seleção na base, promessa do Corinthians vive cartilha de ‘novo Pedrinho’



Continue Lendo