Carlos Amadeu na Seleção sub-17: confiança na experiência e chance pra quem não teve



2Carlos Amadeu Nascimento Lemos é o novo técnico da Seleção Brasileira sub-17, contratado para a vaga do recentemente campeão sul-americano Caio Zanardi – este dispensado em razão da reformulação promovida pela CBF, que já mudou tudo no sub-15 e quase tudo no sub-20 (só falta Alexandre Gallo). Carlos Amadeu era auxiliar técnico de Claudinei Oliveira no elenco profissional do Vitória, cargo que assumiu no fim do ano passado.

A experiência do profissional em categorias de base, no entanto, é extensa. Carlos Amadeu foi atleta profissional e atuava como lateral-esquerdo, formado na base do Bahia e com participação no título do Campeonato Baiano de 1984, aos 19 anos. Uma fratura exposta que culminou em três cirurgias no antebraço, no entanto, encerrou sua carreira aos 23 anos, em outubro de 1988. Dali, Carlos Amadeu seguiu no futebol abrindo uma escolinha e em sequência integrando as divisões de base do Vitória como parte da comissão técnica.

Formado em Educação Física pela Universidade Católica de Salvador e pós-graduado em Treinamento Esportivo, com MBA em Gestão, Carlos Amadeu trabalhou no juvenil do Vitória até 1995, quando deixou o clube. Em 2000 voltou ao Bahia como treinador do mesmo sub-17, mas dois anos depois já estava nos juniores, com títulos do Campeonato Baiano em 2003 e 2004 e participação em todas as edições da Copa São Paulo do período. Em 2005, precisou tapar buraco no profissional do Bahia pela primeira vez, algo que depois se tornaria rotina.

Carlos Amadeu assumiu o sub-20 do Vitória em 2009 e colecionou títulos. Foi tricampeão baiano consecutivo, venceu a Copa do Brasil de 2012, foi vice em 2014 e bicampeão do Torneio de Obendnorf, na Alemanha. Durante as trocas de comando do time profissional, o treinador foi interino diversas vezes, inclusive em 2015, antes de aceitar o convite da Seleção Brasileira.

O QUE ESPERAR?

Carlos Amadeu precisará fazer sua primeira convocação ainda nesta semana, já pensando na Copa do Mundo sub-17, entre outubro e novembro. O time deverá ser formado basicamente pelos protagonistas da Copa do Brasil sub-17, torneio que se encaminha para o final com a classificação do Vitória e o embate entre Botafogo e América-MG na outra chave.



MaisRecentes

Além de dupla Ba-Vi, Bahia oficializa outros dois representantes na Copa São Paulo



Continue Lendo

Vai um veda-porta aí? Não peça ao Mateus Pitbull, pois agora ele joga pelo Atlético-GO



Continue Lendo

Santos cai na primeira fase do Paulista e ‘coroa’ temporada de vexames no sub-20



Continue Lendo