Brasileirão sub-20 começa em junho e já tem grupos definidos e críticas ao formato



A Confederação Brasileira de Futebol já divulgou a divisão de grupos do inédito Campeonato Brasileiro sub-20, que começou a ser organizado pela entidade só nesta temporada. O torneio reunirá 20 clubes divididos em quatro grupos de cinco, em que um folga a cada rodada. Na primeira fase, todos se enfrentam em turno único e dois avançam. A partir dos oito restantes vão se formar outras duas chaves e, após a disputa em turno e returno, sairá um finalista de cada grupo.

O grande problema é que 12 dos 20 clubes disputarão apenas quatro partidas do Brasileirão sub-20, “vendido” pela CBF como um torneio que daria mais datas à categoria de juniores do futebol nacional. Dirigentes de clubes enaltecem a criação da competição, mas ainda acreditam que a necessidade de ajustes é urgente.

– Não posso dizer que agrada totalmente. Claro que é uma possibilidade nova, e é só o primeiro ano de disputa e ainda haverá melhorias, mas a maior parte dos clubes terá viagens longas e um torneio curto, quase insignificante, de poucas datas. O que esperávamos, que eram jogos para analisar melhor os atletas formados por aqui, terá muito pouco – disse o dirigente de um importante clube da Série A do Brasileirão, e que pediu ao blog para não ter o nome mencionado.

O Brasileirão de juniores será disputado por jogadores nascidos a partir de 1995, sendo validadas as inscrições realizadas apenas até 14 de julho. No entanto, também será permitida a entrada de três atletas com idade superior a 20 anos, o que pode dar mais rodagem a alguns jogadores que já estouraram a idade de base, mas ainda não conquistaram espaço no profissional. Por fim, os 20 clubes foram selecionados pelo ranking técnico da CBF e jogarão em 13 datas, entre 3 de junho e 2 de setembro. Datas e locais de cada confronto ainda não foram definidos.

Ano passado, na última das nove edições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol, o Corinthians foi campeão diante do Atlético-PR.

2

GRUPO A
Atlético-PR
Fluminense
Internacional
Ponte Preta
São Paulo

GRUPO B
Corinthians
Coritiba
Grêmio
Flamengo
Vitória

GRUPO C
Botafogo
Ceará
Cruzeiro
Goiás
Palmeiras

GRUPO D
Atlético-MG
Bahia
Santos
Sport
Vasco



  • Baltazar

    palmeiras pega o grupo da morte

    • Felipe

      Em se tratando de base, porcada é café com leite… Aliás, profissional tb… hahahaha Iludidos

    • Rodrigo

      Desculpe mais o grupo da morte é o grupo A, já que tem 3 clubes fortes na base, São Paulo, Internacional e Atletico-PR.

      Pra mim vai passar: Grupo A: São Paulo e Atletico-PR, Grupo B: Gremio e Corinthians, Grupo C: Cruzeiro e Palmeiras, Grupo D: Atletico-MG e Santos.

    • rodrigo carvalho

      grupo da morte com ceara…botafogo…..goias …e palmeiras

  • A cbf deveria tomar vergonha na cara e aprender a organizar nosso futebol com dignidade tanto para os profissionais quanto para as categorias de base. Os campeonatos bem organizado é mais atrativo,nao importa a categoria dele.É ridículo esse regulamento, coisa de primário.

  • fbdfn

    #VascoVamospracimadeles

  • Marco

    Cheguei a pensar no uso do “Brasileirao” como base para o sub-20., como nos estaduais do passado com os jogos dos “Aspirantes ou Juvenil”, como preferirem. Ai, lembrei que existem muitos clubes que nao tem o professional, mas tem uma “Base” excelente.

  • Flávio Amaro

    Como é confuso a organização do nosso futebol. Será que é tão difícil formular uma tabela com 20 clubes? Qual o principal interesse na aprovação desta tabela tão complicada? Patrocinadores? TV? O aspecto técnico mais uma vez não é levado em consideração. Triste futebol brasileiro…

  • claudio

    CRUZEIRO TRI CAMPEÃO 2007 / 2010 / 2012

  • milton ribeiro

    está tudo errado. o campeonato tem que ser por pontos corridos.
    vão acabar com o futebol da molecada

  • Pingback: Novo Brasileirão sub-20 começa em junho | FFC1902()

MaisRecentes

Saiba quem está ameaçando o reinado de Brenner e feito de Gabriel Jesus no sub-17



Continue Lendo

Conheça os quatro pilares do trabalho do Internacional em suas categorias de base



Continue Lendo

Titular da Seleção na base, promessa do Corinthians vive cartilha de ‘novo Pedrinho’



Continue Lendo