Neymar chega ao limite
José Inácio Werneck
Sigam-nos em Twitter https://twitter.com/brasilcopa70 e https://twitter.com/WerneckInacio
Avon, CT (EUA) – Esta nova expulsão de Neymar está dando o que falar. Merecidamente.
A revista France Football fez uma pesquisa com seus leitores. Eis a pergunta:
“Neymar merece fazer parte da categoria de grandes jogadores?”
Setenta e oito por cento das respostas: NÃO. Ponhamos em algarismos: 78%.
Além das respostas, os comentários dos leitores. Um deles, como exemplo: “Un très grand joueur, mais um bien petit footballeur”.
Esta definição mostra bem o que a France Football também expôs: um grande talento natural, Neymar não amadureceu, não pode ser incluído entre os grandes “futebolistas” – isto é, aqueles que traduzem sua habilidade em feitos e fatos dentro de campo.
Para a France Football esta nova expulsão de Neymar foi simplesmente ridícula, aceitando a provocação de um jogador de apenas 20 anos e nenhum prestígio. Uma atitude insensata a ponto de querer se engalfinhar com o adversário nos corredores, a caminho do vestiário.
“On a cherché qui avait 20 ans e qui en avait 29” – diz a France Football.
Em outras palavras: é o caso de perguntar quem ali tinha 20 anos e quem tinha 29.
Este é justamente o ponto da France Football e é a pergunta que eu mesmo me faço. Quando Neymar decidiu sair do Barcelona, rumo ao PSG, cogitei que se tratava de um projeto seu de fugir da sombra de seu amigo Lionel Messi e mostrar que também era um fenômeno, também merecia, ele, sua Bola de Ouro.
Que Neymar no Barcelona estava condenado a ficar sempre no segundo plano de Messi era evidente. Isto tornou-se mais claro do que nunca no dia da “Remontada”, em que Neymar foi a grande figura, o grande artífice daquela façanha, daqueles 6 a 1, mas a torcida, ao fim, aplaudia frenéticamente quem? Messi.
“Neymar no PSG vai subir ao primeiro plano que ele tanto merece”, pensei.
Mas agora, como diz a revista France Football, nos deparamos com números como estes: em 31 partidas do atual Campeonato Francês, Neymar jogou apenas 13, sendo que dez desde o início.
Quando todos esperavam que ele adquirisse ritmo de jogo para as duas partidas contra o Bayern de Munique pela Champions League (cuja ainda frustrada conquista foi o motivo primordial de sua milionária contratação pelo PSG), Neymar é expulso de novo.
Isto significa que, na próxima semana, Neymar enfrentará o Bayern no primeiro jogo das quartas-de-final mas, logo em seguida, cumprirá suspensão na Ligue 1 e assim dificilmente terá adquirido seu melhor ritmo para o segundo jogo. Sua suspensão na Ligue 1 será de ao menos de três partidas.
Vale a pena lembrar outras situações em que Neymar, também pela Champions League, conseguiu receber cartão vermelho – e assim ter que cumprir suspensão – até em um jogo em que estava nas tribunas do Parc des Princes, contra o Manchester United.
A France Football diz: “malgré toute son experience, tout son incroyable talent, Neymar ne grandira jamais, Neymar ne sera jamais capable de rester focus sur le terrain, sur le jeu”.
“Malgrado toda sua experiência, todo seu incrível talento, Neymar jamais crescerá, Neymar jamais será capaz de manter seu foco no gramado, no jogo”.
É por isto, diz ainda a revista, que Neymar jamais ganhou a Bola de Ouro, não ganha a Champions League desde 2015 (quando fez parte do Barcelona de Messi) e jamais participou de uma semi-final de Copa do Mundo.
Neymar pode chegar na semana que vem e nos oferecer uma fantástica exibição, como mostrou naquele dia da Remontada pelo Barcelona.
Ele poderá nos encantar em um jogo ou outro e queimar a lingua dos que o criticam, pois não é um jogador banal.
Mas, aos 29 anos, está aos 40 minutos do segundo tempo em sua carreira, está no limite para desmentir o leitor que o chama de “un très grand joueur, mais um bien petit footballeur”.
Comments
0 Comentário', '1 Comentário', '% Comentários' );*/?>
Cancelar Resposta
Há poucos dias comentamos neste Blog que especialistas do mercado de transações no futebol prognosticam tempos nebulosos a medio prazo.Valores astronômicos na venda de jogadores serão raros e os patamares de €100/120 milhões já pertencem ao passado.
O valor do passe de Neymar se desvalorizou pela conjuntura atual(pandemia)e sobretudo por ele não ter encontrado um ponto de equilíbrio interno para o devido enfrentamento de seus problemas.Ele tem sorte de estar no PSG que é um dos 15 principais clubes da Europa,caso contrário nenhum dos outros 14 tentariam sua contratação.Ele está ladeira abaixo e simultaneamente atirando no próprio pé.Os psicólogos sugerem que não se deve ajudar aqueles que não querem ser ajudados e há limites também para quaisquer tipos de ajudas.Os sinais são de que os estoques de solidariedade e boas intenções estão se esgotando.
A imprensa espanhola agora está dizendo que Neymar pode pegar cinco jogos de suspensão no Campeonato Francês. Abs., JIW.