Cameron’s Drink. Onde a Ciência, a Bioquímica e a Esportômica se encontram para bebericar e conversar. - Cameron’s Drink

Cameron’s Drink. Onde a Ciência, a Bioquímica e a Esportômica se encontram para bebericar e conversar.



Olá.

Começo aqui minha incursão neste tipo de meio de comunicação (blog).

Acho que o melhor é me apresentar. Sou cientista desde onde minha memória consegue se lembrar. Ainda criança brincava com kits que na minha infância se chamavam algo parecido a Laboratório para o Químico. Tive dezenas destes, presenteados por minha madrinha (a maior incentivadora da minha libido científica) e parentes. Costumo dizer que continuo brincando com estes brinquedos até hoje, somente que tenho um pouco mais de reagentes, vidrarias e equipamentos. Atualmente, sou Chefe do Laboratório de Bioquímica de Proteínas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, fui Head do Departamento de Bioquímica e Esportômica do Laboratório Olímpico e consultor do Comitê Olímpico do Brasil (2006-18), liderando dois laboratórios que são considerados Centro de Inovação. Faço ciência profissionalmente há mais de 30 anos e venho atuando na ciência do esporte e exercício há cerca de 20 anos.

Não estou muito habituado a escrever em linguajar não técnico, mas tentei algumas vezes (escrevi uma NewsLetter para a Proximus por dois-três anos e alguns artigos de divulgação científica).

Talvez o melhor seja começar explicando o porque do nome do Blog e sub-título. Foi uma sugestão de minha maior incentivadora da atualidade e nasceu de uma brincadeira com atletas da Seleção Nacional Pentatlo Moderno. Devido a inúmeras razões que certamente virão a tona no futuro, ao trabalhar com atletas profissionais, criei fórmulas específicas para que utilizassem durante os treinamentos com o objetivo de supri-los dos nutrientes necessários. Estas formulações, muitas vezes líquidas, foram apelidadas pelos atletas de Cameron’s Drink. Por outro lado, creio que as melhores discussões científicas e filosóficas acontecem em ambientes onde nossa criatividade nos permite voar. Assim, beber um drink (adoro whiskies) numa atmosfera relaxada ajuda a conversar e a pensar, certamente na companhia de um puro cubano. Falaremos nesse blog essencialmente de Ciência, Bioquímica e Esportômica.

Tenho uma visão bastante rígida do que considero ciência. Como cientista básico, habituado a perscrutar a intimidade de proteínas e células, acredito no método científico e na reprodutibilidade. Assim, para mim, experimentos científicos e ciência precisam ser reproduzíveis. Outras atividades humanas de questionamento da natureza são importantes, mas não as chamo Ciência, por definição (mas na verdade, esta é uma discussão filosófica).

Sou Bioquímico. Estudo a vida em nível  molecular. A bioquímica nada mais é do que um ramo da química focado nas reações que acontecem nos seres que chamamos vivos. Embora tenha sido, como a matemática, considerada difícil, é extremamente lógica e simples. Como todo ramo do saber tem um mistério intrínseco que cativa aos curiosos.

Minha busca ao entendimento do funcionamento do sistema nervoso central, me levou a entender que o exercício era um modelo interessante para esse objetivo. Compreendi que se quiséssemos compreender como o treinamento e o exercício agiam no sistema biológico, precisaríamos entende-los em suas piores condições. Assim iniciamos nosso processo de estudo em atletas de elite e em condições reais de treinamento e competição. Passamos a levar o laboratório ao atleta ao invés de trazer o atleta ao laboratório. Esse estudo ex post facto, em situações reais, passamos a chamar de Esportômica.

No decorrer desde blog e de forma lúdica, pretendo discutir basicamente Ciência, Bioquímica e Esportômica. Trarei assuntos que me interessem e que possam cativar, espero, ao leitor. O objetivo manter é o de cotejar a informação científica com a percepção da sociedade. Será portanto um blog polêmico, embora nem de perto seja minha intenção.



MaisRecentes

Sobre os Suplementos e a Maldição Brasileira da Superficialidade.



Continue Lendo

Ainda sobre um Suplemento Fundamental



Continue Lendo

Um Suplemento Fundamental



Continue Lendo