Ainda sobre um Suplemento Fundamental - Cameron’s Drink

Ainda sobre um Suplemento Fundamental



Saudações

Meu post anterior foi uma provocação baseada num famoso e popular hoax que volta e meia circula na internet que alerta contra os perigos do monóxido de di-hidrogênio. Você pode acessar e entender os perigos do monóxido de di-hidrogênio em alguns sites listados no fim do post. O monóxido de di-hidrogênio nada mais do que um dos nomes químicos da água.

Da mesma maneira diversas companhias, comércios e profissionais inescrupulosos ou ingênuos vem sendo enganados pelo uso da pseudo-ciência para arregimentar vendas e ganhos econômicos e financeiros.

Convivo diariamente com atletas que me trazem longas prescrições individualizadas de suplementos vitamínicos e minerais com mais de cinquenta itens que poderiam ser adquiridos facilmente e sem mistério algum em uma drogaria qualquer por uma fração do pago aos manipuladores. O uso de nomenclatura não familiar a população torna os envolvidos pretensamente sábios e atualizados. Assim a prescrição de malto-dextrina tem muito mais sábia do que a de açúcar (o conhecimento científico atual mostra que a velocidade de absorção de ambos é, em termos biológicos, igual); discutir retinoides e carotenoides é muito mais impactante, do que falar em cenoura ou abóbora e falar em 3000 mg de aminoácidos, é muito mais apelativo do que em 3g de proteínas.

Elaborando um pouco o exemplo acima: um saquinho de amendoim (25g), daqueles vendidos em sinais, contém cerca de 5 g de proteínas (ou 5000 mg de aminoácidos falando grosseiramente) e pode ser um excelente e prático snack para complementar a ingestão alimentar.

Pense um pouco e pesquise antes de aceder a fórmulas milagrosas. Seguramente não há maneiras biológicas de realizar ganhos miraculosos. Gostaria de fechar com uma frase do eminente Prof. Ronald Maughan: “Se funcionar, provavelmente está banido. Se não está banido é porque provavelmente não funciona” (“If it works, it’s probably banned, if it’s not banned, then it probably doesn’t work!”).

A propósito, quase ia me esquecendo, o suplemento listado no post anterior é o ovo.

http://www.dhmo.org/msds/MSDS-DHMO-Kemp.pdf
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/0008.html
https://www.wada-ama.org/en/media/news/2016-02/wada-talks-with-ron-maughan



MaisRecentes

Sobre os Suplementos e a Maldição Brasileira da Superficialidade.



Continue Lendo

Um Suplemento Fundamental



Continue Lendo

Cameron’s Drink. Onde a Ciência, a Bioquímica e a Esportômica se encontram para bebericar e conversar.



Continue Lendo