CBF: Informação é a resposta



No último domingo publiquei no blog a coluna que saiu na edição impressa do LANCE! e o presidente de comissão de arbitragem, Sérgio Corrêa, enviou texto com respostas sobre as indagações feitas neste espaço. Leia abaixo na íntegra:

Em artigo publicado no Lance!, o colunista Rafael Bullara cobra alguns posicionamentos da Comissão de Arbitragem da CBF. Antes de qualquer esclarecimento, é relevante destacar que as escalas, os vídeos dos sorteios e os detalhes do nosso trabalho estão abertos ao público no site oficial da entidade (www.cbf.com.br) e são enviados, constantemente, à imprensa. Ainda assim, como Bullara levantou aqui uma série de questões, é importante que as respostas cheguem ao leitor por este mesmo espaço.

O árbitro Heber Roberto Lopes (FIFA/SC) foi sorteado para atuar na partida Santos x Coritiba, quando faria seu jogo de número 300 na Série A. Porém, foi reprovado na avaliação física e ocorreu um novo sorteio. Heber refez os testes em João Pessoa (PB) e conseguiu aprovação, o que possibilitou a sua volta ao apito.

Já Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS) equivocou-se na 17ª rodada, em lance interpretativo, que aconteceu em velocidade elevada. Não é porque a mídia aponta erro que a comissão, necessariamente, vai afastar o árbitro. Vuaden entrou em uma das colunas do sorteio para 18ª rodada. Em seguida, com base na análise aprofundada dos instrutores, seu nome foi retirado da 19ª.

No confronto entre Goiás e Palmeiras, válido pela 22ª ronda, teria ocorrido um pênalti para o time paulista aos 42 minutos do primeiro tempo. O assistente indicou o impedimento e o árbitro apitou. Se tivesse dado o pênalti, a discussão se inverteria e a crítica seria também contundente. A decisão deve ser tomada em fração de segundo. No dia 3 de setembro, a CBF divulgou suas considerações sobre a rodada, com o envio à imprensa de vídeos esclarecedores da Escola Nacional de Arbitragem (Enaf), material usado nos cursos pelos instrutores internacionais.

Dewson Freitas (FIFA/PA) atuou em duas partidas na 16ª rodada. Interessante lembrar que um desses jogos em que ele trabalhou – Atlético-MG x São Paulo – foi antecipado. E esta partida foi considerada uma das melhores do Brasileirão deste ano. Teve número de faltas 50% menor do que a média do Campeonato Inglês e quase 65 minutos de bola em jogo, sendo que o número perfeito indicado pela FIFA é 60 minutos.

Clássicos locais estavam sendo apitados por árbitros do mesmo Estado. Este critério foi revisto por causa da falta de maturidade e da desconfiança. Não se parte do princípio de honestidade. Todos são culpados e mal intencionados até que consigam provar o contrário. É nesse ambiente que vamos construir o futuro do futebol?

Iniciamos a “Cruzada Pelo Respeito” e, antes dos primeiros resultados, havia um descrédito enorme porque trata-se de uma mudança cultural. Nos primeiros passos, a quantidade de cartões teve aumento considerável, mas alcançamos uma expressiva redução nas reclamações por parte dos atletas e técnicos, que passaram a se preocupar com o jogo e pararam de iniciar tumultos com a equipe de arbitragem a cada marcação. Um jogador não foi advertido porque disse “pô, foi falta, foi falta”. O relatório da súmula mostra o exagero da manifestação do advertido, que “foi acintoso e ostensivo, socando o ar”. Informação fundamental para o entendimento do contexto que o colunista preferiu ignorar.

Nunca teremos erro humano zero. A CBF já sinalizou que pretende usar a tecnologia para minimizar os equívocos. Saudamos a decisão do presidente Marco Polo Del Nero de aprovar pedido dos clubes para indicar cinco de seus representantes para auxiliar a Comissão de Arbitragem. Não há nada a esconder, de ninguém. Seguimos nos esforçando para melhorar o espetáculo. O torcedor tem direito de saber o tamanho deste trabalho.

Sérgio Corrêa (Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF)



  • Renato

    ESSE SÉRGIO CORREA É VAGABUNDO E MAU CARÁTER..
    A CPI AINDA VAI CHEGAR NESSE ARTICULADOR DE RESULTADOS..
    ESSA MÁFIA DO APITO ROUBA O GALO DESDE OS ANOS 70

  • Porque os árbitros favorecem sempre o Corintians e Flamengo??

    • Porque Sergio Correa???

    • Claudio

      Flamengo o cacete!…o Fla foi muito prejudicado pelas arbitragens nefastas, e só botando na maioria dos seus jogos, árbitros paulistas, viu?
      Agora o corinthians está sim sendo beneficiado, não dão penaltis contra os gambás, e a bola bate na mão do mesmo jeito, viu seu hipócrita?

  • tupiniquim press

    ESSA É A 3. PASSAGEM DO NOBRE SENHOR CHEFIANDO A COMISSÃO DE ARBITRAGEM.

    NA. 1….AS BAMBIS FORAM TRI…COM AS ARBITRAGENS GARFANDO CIRÚRGICAMENTE OS ADVERSÁRIOS.

    NA. 2. O PALMEIRAS PERDEU O TÍTULO GARFADO PELO SIMON E O FLAJUTO FOI FAVORECIDO.

    AGORA NA 3. O SMALL CLUB É O BENEFICIADO.

    INCOMPETÊNCIA PREMIADA.

  • lupuz

    Gol do Barrios contra o Goias virou penalti,Sergio Correa tu é uma piada.

  • Claudio

    É só reverem todos os jogos, e verão que os 3 Cariocas são os mais prejudicados pelos sopradores de apitos, e com certeza os Paulistas os mais ajudados no geral, isso é fato!
    No jogo do Fla contra o Palmeiras lá no Allianz, 2 penaltis claros não marcados em 1 só jogo; lógico que vão dizer que não foram; mas se fossem a favor do Corinthians, eles seriam dados, porra até árbitro paulista apitou o jogo do Corinthians contra o Sport, e mais um penalti no final para os gambás ganharem, tá foda!

  • Renato

    ESSE SÉRGIO CORREA É VAGABUNDO E MAU CARÁTER..
    A CPI AINDA VAI CHEGAR NESSE ARTICULADOR DE RESULTADOS..
    ESSA MÁFIA DO APITO ROUBA O GALO DESDE OS ANOS 70

  • Lucas

    Depois que a imprensa começou a indagar resultados, por (coincidência) os erros não aconteceram mais. Que beleza, só quem acredita em Mamãe Noel. O Corinthians continua (líder) e o Atlético (vice). Porque não rever os jogos destes times…… Com certeza a tabela seria outra, até o Grêmio ficaria em vantagem ao Corinthians. Viva a Globo e suas maracutaias, Sergio Correa é só mais um da quadrilha da CBF e Emissora Carioca.

  • Agra

    CORRUPÇÃO NO BRASIL?????????????????? ISSO PODE ACONTECER EM ESTOCOLMO, FINLÂNDIA…….

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEEEEEEEEE

    SOU VICE DO ITUANO LEVEI 12 DO BARCELONA TO COM A MACACA E NAO ABRO SOU PEQNO E FRACO SOU S@N7X1 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEEEEEEEEE

    PORCAIADA 100 MUNDIALLL BI DA BBBBBBBBBBBBBBBBBBBB KKKKKKKKKK

  • Claudemir Seisdedos

    Como choram os anti… se fossem eles a ganhar o título estavam comemorando… como é o maior time do Brasil… se matam de inveja… isso faz mal prá saúde gente… kkkkkk por que não fazem curso de árbitro ou apitam alguns jogos, se não errarem dou a mão à palmatória… sem o Corinthians vcs não existem “resto”…

MaisRecentes

Renato Gaúcho volta a colocar um técnico brasileiro na semi da Libertadores após quatro anos



Continue Lendo

Eduardo Baptista será o quarto técnico a comandar dois times no Brasileirão



Continue Lendo

Os brasileiros na semifinal da Copa Libertadores



Continue Lendo