Volta do mata-mata



A CBF, com apoio da Rede Globo, estuda a volta do mata-mata para o Brasileirão de 2017.

Há tempos executivos da emissora defendem o retorno do formato antigo de disputa do Nacional, em que os oito primeiros se classificavam para jogos eliminatórios até que saísse o campeão.

A CBF, porém, há mais de uma década mantém o atual sistema, mesmo com alguns clubes também querendo o mata-mata de volta.

A Globo, detentora dos direitos de transmissão do torneio, espera contar com apoio de Corinthians e Flamengo pra sua causa, justamente os dois clubes que mais recebem cotas de TV.

Dos 20 times que estão na Série A dez seriam favoráveis ao mata-mata, oito, contra, e dois não teriam posição definida.

Eu, particularmente, sou contra a ideia, já que temos uma série de outras competições no formato mata-mata, casos da Copa do Brasil, Estaduais, Libertadores e Sul-Americana.

O campeonato por pontos corridos caiu no gosto de muitos brasileiros, que se acostumaram ao sistema e têm se preocupado não só com o título, mas com o G-4 e também com o Z-4, a zona de degola, que tem sido fonte de muitas emoções e muitas emoções nos últimos anos, diga-se de passagem.



  • Carlos Mamede

    Mata-mata? Tá de brincadeira… os pontos corridos premiam o melhor time da competição e é disputa até o fim do campeonato, seja pelo titulo, pelo G4 ou pra sair do Z4. Interesse financeiro é tudo para esses caras. É desanimador o futebol brasileiro!

  • Ricardo

    Estupidez trazer mais um cansativo torneio mata-mata. Só mesmo a dupla dinâmica Globo e CBF teria essa idéia imbecil. Por isso que o futebol brasileiro, nas maos de idiotas que não sabem nada de futebol, sem cultura, de cérebro de minhocas (sem querer ofender as minhocas), está essa merda toda.

    • PALMERENSE

      Cada um defende seu interesse ou você acha que o torcedor gosta de ver jogo 10 da noite,gosta de ver seu time sem jogo na grade,os caras mandam e os trouxas obedecem.

  • Ricardo

    O pior é que vão conseguir. Tem muito jornalista sem visão que faz força para aumentar mais ainda a maré de merda em que está atolado o futebol tupiniquim.

  • Junior Sthyl

    O mais justo seria manter o pontos corridos.. Porém tem clube no meio do campeonato sem chances do título já.. Consequentemente vários clubes perdem o tesão do campeonato na metade.. Dando prioridade a Copa do Brasil e até mesmo Sul Americana..
    Acho que 4 clubes sendo rebaixado é muita coisa.. Deveria ser só 3.. 20% de clubes rebaixado em um campeonato é muita coisa..

    • SrBlack

      se diminuir o numero de rebaixados vc aumenta o numero de times q não lutam por nada .
      os clubes tem q se organizar mais para serem mais fortes e terem mais chances de lutarem pelo titulo e não culparem a a formula do campeonato .

      • Junior Sthyl

        Hoje temos Figueirense, Chapecoense, Joinville, Avaí, Ponte Preta… Clubes considerados pequenos, que quando entram no Brasileiro, já entram pra não cair.. Com 4 rebaixados, aumenta o numero de time pequenos no Brasileiro, consequentemente diminui o interesse dos torcedores de times grandes em assistir jogos contra esses times.. Sem falar na qualidade do Campeonato…

        • SrBlack

          caindo 3 e não 4 , um time fraco q deveria cair vai ficar mais um ano na serie A invés de cair para B.

          sempre vamos ter times pequenos ou medios no Brasileirão , nos anos 90 qnd era mata-mata tinha santo Andre , união de são joão , juventude sendo quase impossível fazer um BR só com grandes.

          • Junior Sthyl

            Eu penso ao contrario, acho que vamos ter um time pequeno a menos subindo na serie A…

    • PALMERENSE

      Concordo mas todos os times já tem noção de onde chegar,no mata mata um time pequeno vai bem na classificação e depois ,sem dinheiro,não consegue competir com os grandes pois os mesmos vão contratar um monte de craques só pro mata mata.

    • Andre Luis

      Considero que o melhor seria uma Liga com os 20 maiores clubes do Brasil, sem rebaixamento, com teto salarial e verbas de transmissão distribuídas igual na Inglaterra. Antes que o “resto” reclame, poderiam dar a eles a prerrogativa de criar um campeonato para disputarem e, se a Conmebol quisesse, cederia a eles algumas vagas para a Libertadores e/ou Sulamericana. tenho certeza que haveria algum canal de tv aberto ou fechado para transmitir esse campeonato. E, em ambos os campeonatos haveria um CEO competente para gerir. Não tem por que brigar, há espaço para todos. Tenho certeza que todos sairiam ganhando ainda porque o mercado é grande o bastante para isso e forçaria aos clubes, sobretudo os “pequenos” a se gerir profissionalmente em busca de sua manutenção e crescimento no mercado. E se o “resto” reclamar de não enfrentar os grandes, cria um torneio nos moldes da Copa do Mundo para eles se enfrentarem que poderia servir, inclusive, de pré-temporada. Fica a dica…

  • Ricardo

    Emoçao no mata-mata só aparece das 4as. de final em diante. Até aí é um tremendo tédio, estádios vazios, jogos piores do que os de hoje e o mais que houver nessa bosta. Só os imbecis sem visão não conseguem perceber isso.

  • SrBlack

    A volta do mata-mata é um tiro no pê , o futebol para voltar a crescer precisa de uma limpeza moral excluindo os atuis lideres da CBF , do STJD e reformulando o calendário.
    HJ li q um empresário tem interesse em montar um versão da champions unindo times da America do norte com a America do sul envolvendo mais de dois 2 bilhões em investimentos , isso seria uma ótima para os clubes.

    • Junior Sthyl

      Acho que a Libertadores e Sul America deveria ser realizada uma paralela a outra.. Tipo Champions League e Copa da Uefa.. E sobre unir time das Américas, seria legal, mas não mudariam muita coisa, pois já temos times mexicanos na libertadores, o futebol nos EUA (que seria o grande alvo) está começando a caminhar agora, e outros países não temos grandes times…

      • SrBlack

        concordo ,, elas deveriam ser disputas o ano todo assim os clubes q ganham a libertadores não ficariam 6 meses sonhando com o mundial.

        a mudanças da libertadores organizada por esse empresário traria muito mais dinheiro aos clubes e talvez deixasse de ser essa varzea q é hj.

    • PALMERENSE

      Desde que entrou pontos corridos o Brasil chegou a quase todas finais de libertadores e isso porque aumentou a competitividade.Ou seja melhorou o futebol.

  • Amauri Jr.

    Voltar ao velho sistema mata-mata?
    Pô cara, ridículo…
    Não importa o time que seja campeão pois o modo de pontos corridos é o mais justo pois o time que melhor se prepara na minha opinião é o q tem direito ao título.
    Cansamos de ver um time abrir uma bela de uma vantagem e depois um time q nem estava ligando para o campeonato chegar em oitavo, pois estava priorizando algum outro campeonato, tirar a vaga de quem realmente merece.
    Mas isso parte da “toda poderosa” que sempre visa o lucro em tudo, deixando de lado a competência.
    Por isso que deve-se criar urgentemente uma liga para tirar de vez o poder dessa emissora medíocre de manipular tudo e todos.

  • Robson Torres

    É CLARO QUE A GLOBO QUER. ASSIM BASTA UM ERRO DE JUIZ FAVORAVEL AO GAMBA E AO FLALIDO EM UM MATA MATA PARA PASSAREM A FRENTE.

    O MATA MATA É O CAMPEONATO QUE MAIS AJUDA A ESQUEMAS DE JUIZES, POIS O EFEITO É NA HORA. GAMBA E FLALIDO SERIAM OS FAVORECIDOS.

  • Fabio

    Eu sou a favor, imagem o seu time hoje na oitava posição, sem chance alguma de ser campeão. Agora no mata mata tem totais chances…
    Brasileira acha que aqui é a Europa, não temos condições de organizar uma competição onde todos podem disputar o título

  • Fabio

    Eu sou a favor, imaginem o seu time hoje na oitava posição, sem chance alguma de ser campeão. Agora no mata mata tem totais chances…
    Brasileira acha que aqui é a Europa, não temos condições de organizar uma competição onde todos podem disputar o título

  • Fabio

    Eu sou a favor, imaginem o seu time hoje na oitava posição, sem chance alguma de ser campeão. Agora no mata mata tem totais chances…
    Brasileiro acha que aqui é a Europa, não temos condições de organizar uma competição onde todos podem disputar o título

    • PALMERENSE

      e se seu time estivesse na 9 colocação,vc veria futebol só no outro ano?Mata mata é copa do Brasil.Se você torcer pra time pequeno até te entendo.

    • Amauri Jr.

      Lixo….
      Mesmo que fosse meu time…
      Se ficou em oitavo é pq naum fez por merecer e é um lixo de time. Que fique fora da libertadores, sul-americana e se prepare melhor para o próximo ano.

      • Luiz

        Então para você o Santos não merecia ser campeão em 2002, não é ? Sei que o São Paulo chora até hoje pela eliminação naquele ano, mas considero exatamente o contrário.

    • luis

      fabio q país todos os clubes disputam o titulo?. na espanha só real e barça, na italia juventus, roma, milan e inter. inglaterra o mesmo. no brasil é mais competitivo q na europa. vc precisa se informar melhor

    • SrBlack

      a questão é dinheiro , nos pontos corridos os clubes jogam a competição inteira q rende pouco ou muito dinheiro , já no mata-mata eles podem ficar meses parados e sem dinheiro de bilheteria ou aparecendo nos noticiarios da TV para lucrar com patrocinios .

  • giovani crvg

    AI FLAMENGO E CORINTHIANS GANHARIAM TUDO. É MAIS FACIL DE MANIPULAR.

  • Carlos Conde

    No dia 08 de junho deste ano, quando o Flamengo estava entre os últimos colocados, com risco de cair, os clubes, com o apoio da Globo, e a CBF decidiram que o campeonato brasileiro de 2016 seria com 24 clubes, e no sistema mata-mata. A confirmação seria no arbitral do segundo semestre, mas, mudaram de ideia e adiaram a troca para 2017. Eu fico pensando, se ao invés do Vasco, o lanterna ainda fosse o Flamengo, será que eles teriam adiado a mudança de sistema e o aumento do número de times no campeonato brasileiro para 2017?

    • Zico

      Pelo jeito só olha pro próprio umbigo.
      O fluminenC foi o mais ajudado na história com subidas descabidas , e ”cancelamentos” de rebaixamentos . O Vice da gama venceu o brasileiro de 74 roubado do cruzeiro e em 2000 nem se fala , com o eumico cancelando a partida e disputando no outro ano. O botinha coitado em 95 teve seu gol IMPEDIDÁSSO confirmado.
      E só cita o CRF por quê ???
      SE … SE …. SE …

  • Carlos Conde

    Vários amigos decidiram só voltar a acompanhar futebol depois que o vídeo for usado para corrigir os erros de arbitragem. Eles se cansaram de assistir o Flamengo e Corinthians serem beneficiados, e ganharem campeonatos com erros grosseiros de arbitragem, como aquele, na final do campeonato carioca do ano passado, em que a bola do Douglas, jogador do Vasco, entrou mais de 30cm e o assistente de linha, que estava bem colocado, não deu o gol. Uma vergonha! . Futebol americano, volei, basquete, judô, tênis… quase todos os esportes estão usando o vídeo para sanar “equívocos”, menos o futebol. Por que será???????

  • Amauri Jr.

    Bem que o pessoal do Lancenet poderia formular uma enquete pra ver que é a favor ou contra o mata-mata.
    Ah, e deixa essa matéria como principal para ver a reação da galera.
    Demoro em pessoal do Lance.

  • Alex Richard

    Só existe um motivo para isso……talvez seja a única forma de algum time carioca ganhar o Brasileiro, tendo em vista que esses times vivem rodeando a zona de rebaixamento

  • Alex Richard

    campeonato por pontos corridos é o mais sensato……absurdo pessoas quererem o mata mata….já não existe a copa do Brasil ?

  • Marcos Fish

    Enquanto a globo tiver o monopólio do futebol brasileiro, os dois times citados, serão ajudados descaradamente. O que tem que haver é liberdade para o clube vender seus jogos para qualquer rede de TV e quantas quiserem comprar.

  • Marcos

    ……QUEM TEM VISIBILIDADE, MAIOR, COMO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA E O MENGUINHO,…TEM QUE GANHAR MAIS, FATURAR MAIS,

    ……………….O CHORO É LIVRE E NÃO PAGA IMPOSTO,OK

  • Andre Luis

    Considero que o melhor seria uma Liga com os 20 maiores clubes do
    Brasil, sem rebaixamento, com teto salarial e verbas de transmissão
    distribuídas igual na Inglaterra. Antes que o “resto” reclame, poderiam
    dar a eles a prerrogativa de criar um campeonato para disputarem e, se a
    Conmebol quisesse, cederia a eles algumas vagas para a Libertadores
    e/ou Sulamericana. tenho certeza que haveria algum canal de tv aberto ou
    fechado para transmitir esse campeonato. E, em ambos os campeonatos
    haveria um CEO competente para gerir. Não tem por que brigar, há espaço
    para todos. Tenho certeza que todos sairiam ganhando ainda porque o
    mercado é grande o bastante para isso e forçaria aos clubes, sobretudo
    os “pequenos” a se gerir profissionalmente em busca de sua manutenção e
    crescimento no mercado. E se o “resto” reclamar de não enfrentar os
    grandes, cria um torneio nos moldes da Copa do Mundo para eles se
    enfrentarem que poderia servir, inclusive, de pré-temporada. Fica a
    dica.

    • SrBlack

      sem rebaixamento?
      se isso acontece-se nos iriamos ver o nivel do futebol brasileiro despencar ainda , mais ,como eu sei disso?
      simples já vi competições assim , os clubes q ficam na parte de baixo da tabela não veem motivos para investir e os jogadores ficam desmotivados já q o clube não vai cair.

    • Zico

      Liga com os 20 maiores. Tá , mas quais seriam esses 20 maiores?? Não é porque sou rubro-negro mas o Botafogo é um dos 20 maiores HOJE?? Coritiba ??
      O que propôs é impossível . Sem rebaixamento ?? Hoje clubes da quarta divisão passam uma enorme dificuldade pra se manter e o objetivo é sem dúvida subir de divisão pra terem mais visibilidade , consequentemente mais receita!

  • Zico

    Vejo várias pessoas questionando mata mata ou não . Cotas de TV maiores pra um ou pra outro. MAS SE ESQUECEM DAS OUTRAS DIVISÕES. A diferença de cotas entre o botinha para o Luverdense por exemplo é abissal !! Isso ninguém questiona!!!
    Os times mais conhecidos sobem rápido por isso !! O botinha num confronto direto com o américa-mg foi claramente ajudado , assim como em outros jogos.

  • amaro modesto

    quem sabe uma mescla de pontos corridos com mata-mata? os 8 primeiros fazem o mata-mata pra ver quem será o campeão, garantindo-se antecipadamente aos 4 primeiros as vagas pra Libertadores e do 5º ao 8º as vagas garantidas na Sulamericana. Os 8 últimos se matam no mata-mata pra ver quem seriam os 4 rebaixados. A briga seria interessante pq dessa forma mais times teriam objetivos pra lutar e poucos ficariam na zona neutra. Não sei se o calendário permitiria…

  • LINGUADOR

    A volta do mata-mata seria um retrocesso.O mais prudente seria fazer valer o campeão do 1turno ter sua vaga garantida na grande final,se campeão tb do 2turno,campeão brasileiro.Os pontos zerariam para a disputa do 2turno e quem fizer mais ponto leva a vaga para a final.Os pontos para Z4 e G4 continuariam valendo a pontuação geral dos dois turnos.Um pontos corridos melhorado e mais emocionante.

MaisRecentes

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo

A grana de Nuzman



Continue Lendo