Cisão entre os clubes



O movimento de clubes para formar uma liga independente da CBF esbarra nas discordâncias entre as principais agremiações do Brasil, já que boa parte delas pensa apenas no próprio umbigo.

Flamengo e Fluminense, que brigaram com a Federação do Rio no início do ano, insistem que chegou a hora de os clubes assumirem o comando do futebol brasileiro. Não querem, no entanto, que Carlos Miguel Aidar, presidente do São Paulo, fique na linha de frente, como aconteceu em 1987, quando da realização da Copa União. O Palmeiras é da mesma opinião e quer que Aidar ocupe espaço secundário.

Atlético-MG e Cruzeiro também defendem a liga, mas os clubes de Santa Catarina são contra, com receio de perderem espaço na divisão de elite.

O Nordeste também está rachado. O Bahia defende a liga, mas os times de Pernambuco só aceitam participar se os três forem alçados à Série A, o que é inviável.

No Ceará, o Fortaleza vê o movimento com um pé atrás, enquanto o Ceará o defende, desde que seja colocado na elite.

Mesmo a participação do Bom Senso F.C., movimento de jogadores por mudanças no futebol, gera controvérsias. Flamengo, Inter e Cruzeiro aceitam dialogar com os atletas, mas Santos e Corinthians são contra.

Enquanto isso a CBF segue reinando, apesar de todos os escândalos que mancham seu nome, sua gestão, o futebol nacional e a própria Seleção Brasileira, que ontem saiu vaiada de Porto Alegre.



  • Junior

    Que tal os times subirem jogando bola e não no tapetão! Só tem o fluminense assim e já é muito. Sorte que é por pouco tempo.

    • janca

      Alguns vão querer subir no grito, mas a ideia da liga é interessante. Ou seria se os clubes entrassem em acordo e pensassem no bem do futebol brasileiro, não apenas no próprio umbigo. Aí é complicado.

    • Santos M.

      Junior,

      Vcs são mesmo uns Zé Ruelas né, deixa de ser burro, invejozo e etc… dá para perceber que não entende porra nenhuma de futebol, o Fluminense Futebol Clube, jámais virou a mesa, deixa de ser palhaço e acorda. Em 1999 foi criada uma Copa/Liga e o Fluminense foi convidade a participar, e não se esqueça que ele havia vencido a série C e ía disputar a segundona quando aconteceu o convite e não VIRADA de MESA, em 2013 no fatídico caso da Portuguesa, se você não sabe mas como é burro e desinformado não deve saber, o falmengo havia escalado o André Santos irregularmente e ferido o combinado antes do campeonato começar, pagou a Portuguensa para entrar com o Everton faltando alguns minutos para acabar o jogo, logo ela seria denunciada junto com o Flamengo, e aí a Portuguesa foi rebaixada ficando na 17º colocação do brasileirão daquele ano, na realidade essa manobra veio para salvar o Flamengo e não o Fluminense, portando o Zé mané, o Fluzão está ISENTO e m qualquer um dos processos, abraços Sem Noção !!!

      • Smith

        Santos M. se vc tem essas PROVAS aí, porquê ainda não as encaminharam ao Ministério Publ. de S. Paulo? Na época, todos sabiam que o Fla estava praticamente falido, como pagaria a Lusa, e em menos de 24 horas? Pq a quebra de sigilo não revelou isso? PQ a FIFA não deu ganho de causa ao STJD, na questão do A. Santos?

  • Mario

    infelizmente o futebol precisa de cisão como aconteceu anos atras na formula Indy nos EUA , o dono do autódromo de Indianapolis rompeu com a antiga organização da Indy e montou sua propria categoria levando algumas das escuderias e atingindo o sucesso q tambem levou as outras a se unir a ele literalmente acabando com a antiga organização .

    Então é isso tem formar uma liga com quem quer participar e deixar os outros com a CBF sendo q no futuro se quiserem deixar a CBF e se unir a liga sem problemas , mas q comessem a serie B da liga .

    agora nem clube ou pessoa deve ficar a frente da liga , tem q ter conselho de 12 clubes gestor para definir os rumos da liga e contratar um profissional para administrar o dia a dia e as decisões do conselho.

    • janca

      Também acho que não faz sentido um clube ou um dirigente específico à frente da liga.

  • Janca , parabéns pela matéria , especialmente por concluir que essa falta de consenso é tudo que a CBF precisa para reinar absoluta . E sem consenso não há hipótese de se caminhar na direção da criação de uma liga . Agora , isso não impede que os clubem forcem uma mudança radical na estrutura do futebol brasileiro . O momento é ímpar . E o Del Nero , considerando a sua fragilidade atual , não exercerá a resistência de outrora . Uma das principais providências seria a extinção ou a diminuição da importância das federações , principalmente quanto a direito de voto na sucessão presidencial da CBF . É óbvio que essa relação CBF-Federações é promíscua , com trocas de “gentilezas” e “generosidades” , atingindo frontalmente os interesses dos clubes e do futebol brasileiro . Uma outra medida importante seria a alteração estatutária estabelecendo regras mais severas para a questão dos mandatos . Logicamente que tem outras questões importantes , mas as que citei , além de fundamentais , creio que é de maior facilidade de consenso entre os clubes .

    • janca

      É a tal história do dividir (ou separar) para reinar, Silvio. Abraço

  • Robson Pacheco

    Janca, é isso que f*#& tudo, os caras não estão afim de moralizar nada, querem benefício próprio, assim como o Andrés quando implodiu o Clube dos 13 (sou corintiano), mas da mesma forma, os que defendiam o Clube não o faziam pelo “bem maior do futebol”, mas pelas benesses que isso poderia lhes proporcionar. Minha esposa sempre fala da “inclinação natural do ser humano para fazer o errado”.
    Ouço muitos dizerem que a CBF tinha que sair do Rio pra que não houvesse favorecimento aos clubes cariocas, mas se vier pra SP, se for pra Minas, RS, Paraná ou Brasília, sempre vai ter neguinho reclamando do estado vizinho.
    Aí, você vê clubes pleiteando acesso direto à série A pra apoiar um projeto que num futuro não tão próximo poderia mudar toda essa estrutura podre do futebol brasileiro. São os mesmo que condenam o Mensalão, que vão às ruas protestar contra a corrupção, mas que não movem um dedo sem que recebam algo em troca.

    • Smith

      exatamente assim!!!

  • Juca

    Isso NUNCA vai ACONTECER. Basta ver o que a TODA-PODEROSA fez a favor deu seus protegidos (Flamico, e Curintias) de cotas de transmissão até 2018

    • Smith

      A TODA-PODEROSA só influencia nos horários, por causa da audiência e ajustamento de grade. No resto, ele em nada pode influenciar… Deixa de ser burro!

  • Rodrigo J.

    Bota o Zico e o Leonardo pra cuidar da liga.

    Sem tapetão, mantém os times em suas respectivas divisão, e muda a divisão de cotas da TV para deixar igual a como é na Inglaterra.

  • José Henrique

    Parabéns pelo post. Dirigente gosta de ofender, chamar de desdentado, depreciar, o outro time, depois quer pedir união, para dividir com ele cotas de TV, as quais mamaram durante décadas às custas dos com maior shake para os anunciantes de produtos.
    Além de se vangloriar de dar chapéus, aliciar jogadores da base, etc.
    União? O escambau. Hipócritas.

    • José Henrique

      Corrigindo, “maior share”

      • Daniel

        É isso mesmo!! Vai lá perguntar para o presidente do Vasco ou São Paulo, se eles abrem mão dos valores das cotas que ganham, para dividir com o Cruzeiro, Inter ou qualquer outro clube que ganha menos?? Claro que não né!! Com a criação de uma liga, primeiro, eles estão interessados no poder(cargos), para mamarem até morrer, e depois, em meter a mão no dinheiro do TODO PODEROSO TIMÃO, que é seu por direito, já que a Rede Globo, explora com mais frequência sua imagem na tv. Então chupem antis!!

  • pedro

    e incrível todo mundo da suas soluções mas NINGUEN TIRA A CAMISA do time que torce os grandes problemas são dirigentes querendo enriq

  • Claudio

    Se for pra mudar pra melhor, inspirem-se na Liga da Europa e fim de papo…senão tudo isso será perda de tempo e conversa pra boi dormir!
    Chega de palhaçada, esses cartolas não enganam mais ninguém, são todos formados na faculdade dos “mestres” João Havelange e Ricardo Teixeira.

  • Daniel

    Tudo bem então! Para nós Corinthianos esta ótimo. Ano que vem a cota de tv vai para 180 milhões. Deixem eles ficarem com a picuinhas entre eles.

  • Ricardo

    Porque você alimenta os torcedores que odeiam o Fluminense?
    Vamos aos fatos dos outros clubes que nem você, nem ninguém da imprensa fala:
    O Botafogo caiu em 86, mas teve a Copa União e não foi rebaixado. Caiu em 99, mas com o caso do Sandro Hiroshi, não foi rebaixado.
    O São Paulo foi rebaixado em 91 no campeonato paulista, mas ninguém lembra.
    O Santos foi convidado a disputar o campeonato brasileiro de 83, acabou vice-campeão.
    O Grêmio foi oitavo colocado em 92 e também ascendeu à primeira divisão.
    O Vasco e o Corinthians foram os últimos colocados em 87, mas não foram rebaixados.
    Sem falar no que aconteceu em 2013, em que todos sabem que o Flamengo está envolvido, mas todos se calam.
    Esse ódio contra nós, só nos fortalece.

    • Mario

      Em 1987 na copa União era para ser um campeonato fechado entre 13 clubes de maior torcida +3 para ser numero par e por politica acabou com 16 e sem ligações com outras series ou torneios sendo não tinha rebaixamento no seu regulamento e nem serie B , sem falar q nem tinha cruzamento com outros modulos q depois vou mudado por pressão politica q causou a briga na justiça ate hj.

      a questão agora não é o passado e sim não cometer os mesmos erros do passado.

    • Matheus Brito

      Amigão, de onde raios vocês está tirando essas informações? da sua cabeça mesmo? O São Paulo foi campeão paulista de 91, em 87 o Vasco foi 10º no módulo verde, em 86 o Botafogo se classificou para a segunda fase, só quem ficou na primeira poderia ser rebaixado. Tá chutando dados aí achando que ninguém conhece história?

  • Raphael

    Antecipo aqui, a Liga não vai vingar, os clubes só se preocupam em atrapalhar os outros.

  • Matheus Brito

    A Liga não vai vingar. E o Flamengo já avisou que não aceita liga se mexerem no queijo deles e do corinthians.

    • Smith

      Vc tá mal informado, pois é exatamente o Flamengo que está encabeçando a criação da Liga…

  • gio

    O Flamengo já foi “SALVO” por 3 ocasiões pela CBF e midia para nas descer. Também foi campeão em 2009 após a entrega do time do Gremio. Diretores do flamengo foram ao vestiario do Inter no intervalo e falaram: ” Voces estão malucos, querem que o Inter seja campeão!!!” Aí todos viram o que aconteceu… Flamengo…kkkk sempre o Flamengokkkkk

    • Smith

      Foi salvo é? Cadê as provas? Mostre? Escrever qualquer besteira aqui é fácil, qualquer imbecil, como vc, faz isso. Agora provar, mostrar fonte das informações, cadê???

      • Smith

        Neste ano, em 7 jogos disputado, o Flamengo já foi visivelmente prejudicado em 5 partidas (Avai, Cruzeiro, Flu, Chapecoense e Coritiba), e vc ainda vem com essa historinha ridícula…

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo