Qatar sem Copa



Com a renúncia de Joseph Blatter à presidência da Fifa, a Copa do Qatar fica cada vez mais em xeque. O Mundial de 2022 tende a ser revisto e tirado do país árabe. E os Estados Unidos já aparecem como fortes candidatos a recebe-la, já que o esporte não para de crescer no país.

Já a Copa da Rússia, em 2018, deve continuar no país, mesmo com suspeitas sobre irregularidades no processo de votação, pelo menos segundo avaliações de jornalistas suíços e alemães que cobrem o dia a dia da Fifa.

O processo de escolha das sedes, aliás, deve ser revisto, especialmente após as denúncias em relação à Copa da África do Sul.

Que o Brasil, sede do Mundial do ano passado, abra os olhos. E em todos os sentidos. A renúncia de Blatter, afinal, deveria servir de exemplo para Marco Polo Del Nero, que poderia deixar a CBF o mais rapidamente possível.

É hora de os patrocinadores se mexerem e dizerem que não querem seguir atrelados ao mar de lama que mancha há tempos a imagem da confederação e da própria Seleção Brasileira.

Pelo menos seis de 13 patrocinadores da Seleção exigiram que suas marcas ficassem de fora de entrevista de Del Nero, em que o dirigente se dizia inocente e afirmava nada saber sobre os atos de José Maria Marin, seu braço direito na entidade.

Mas é pouco. A camisa da Seleção está desvalorizada, misturada com a imagem nefasta da CBF.

Assim como a pressão na Fifa para mudanças de rumo da entidade era enorme, no Brasil os patrocinadores têm de se mexer. E exigir mudanças. Se não se tornam cúmplices disso tudo.



  • Júnior

    Muito bom a renuncia do Blatter, porém fico percebendo que em vez de progredir continuamos regredindo, isso se percebe na mania de vira-latas da nossa mídia e jornalistas, no golpismo da band e da globo e temo que uma copa escandalosa como a de 1966 se repita e nossa mídia vira-lata abaixe as orelhas e com o rabo entre as pernas diga que foi algo “ótimo”.

    • janca

      A Copa de 1966 foi um escândalo, mas a Inglaterra não viu assim… E a corrupção não se restringe às Américas. Aliás, como publiquei hoje na minha coluna no diário LANCE!, Michel Platini tem muito a explicar sobre a escolha da sede da Copa no Qatar. Há um jogo de poder, mas Blatter não tinha a menor condição moral de continuar.

  • PEDRO

    QUE A TUPINIQUIM PRESS PARCIAL E TENDENCIOSA COMEÇE QUEASTIONANDO QUERM MANDA NO FUTEBOL:

    A RGT.

    DEPOIS INVESTIGUE OS CASOS DO ITAQUERÃO, A CAPITANIA HEREDITÁRIA CHAMADA STJD E SEU APÓSTLO DA MORAL PAULO SCHMIDT, AS AJUDAS DE NARIN PARA O SÃO PAULO (AMISTOSOS DA SELÇNAO, ESCOLA DECTS PARA COP E ARBITRAGEM).

    E PQ O EDITOR NÃO PEDIU ISSO NOS ANOS ANTERIORES?

    • Mario

      não esqueça da FPF e dos conselheiros do Palmeiras de onde o Del Nero veio .

      • janca

        A Federação Paulista de Futebol deveria ser passada a limpo também.

        • João Carlos

          Acho que não só a paulista, mas sim todas. Aproveitaria e estenderia as diversas confederações dos chamados esportes amadores, tem muita, MAS MUITA sujeira.

          • janca

            E os esportes olímpicos vivem nas tetas do governo. Deviam ficar de olho no COB, nas confederações esportivas em geral, a Olimpíada vem aí e os dirigentes não querem largar o osso. Nunca querem.

      • PEDRO

        ESSE DEL NERO É TORCEDOR DO SMALL CLUB.
        PALMEIRAS É MAIS ROUBADO QUANDO ELE ESTÁ NO COMANDO, OU JÁ ESQUECEU DE TODOS OS ROUBOS?

        INCLUSIVE DAS “REGRAS NOVAS” PARA JULGAR O PALMEIRAS, APLICADAS PELA CAPITANIA HEREDITÁRIA CHAMADA STJD E SEU APÓSTOLO DA ÉTICA E MORAL, PAULO SCHMIDT (TORCEDOR BAMBI).

        ESSE AGORA FOI PEGO NA FARRA DOS INGRESSOS DA COPA.

        STJD É OUTRO ANTRO QUE SE MEXER, SAI MUITO PODRE DE LÁ…… INCLUSIVE AUDITOR QUE VOTA DE ACORDO COM A COR DAS TRANÇINHAS DE JOGADOR, LEMBRA?

        • Mario

          claro e a seleção brasileira vai jogar contra o Mexico em qual estadio mesmo?

          • Luccas

            Mário, um amistoso não significa nada… sua fala é incoerente, pois se for assim todos os clubes onde a seleção brasileira já atuou no estádio tem que ser investigado. Não seja clubista! Se for assim, olhe para o Corinthians, se não fosse pela Copa, até hoje não teria estádio. Falar pelo lado passional implica em deixar a racionalidade de lado. Preste atenção na sua fala…

          • Mario

            Luccas se vc ler a discusão não vai ver q sou clubista apenas digo q tem investigar todos e q Del Nero tem ligações com o Palmeiras aonde é cartola e esta levando um jogo da seleção sendo q o escandalo é ligação a jogos dela.

          • Marco

            Vai jogar no estádio construído pela INICIATIVA PRIVADA, que não recebeu um centavo de benefícios públicos, que teve todo o processo de aprovação de projeto e construção dificultado politica e burocraticamente para não ficar pronto antes da Copa e causar uma saia justa para as autoridades que forçaram a construção do estádio público na cidade.
            Um jogo contra o México para fazer média, pois para as competições oficiais precisam mandar os jogos no estádio público para justificar os favorecimentos.

          • Mario

            marco vc tem ctz absoluta q não teve corrupção , então não deveria ter medo da investigação e ate apoiar para mostrar q seu clube q é o mesmo do presidente da CBF e ex da FPF por anos não deve nada , ou vc tem medo q mostre as coisas q os cartolas do palmeiras fizeram nos ultimos anos?

          • Marco

            Mário, você entendeu tudo errado. Fez maior confusão com sua resposta.
            Primeiro, você está totalmente fora de contexto querendo colocar o Palmeiras como investigado. O assunto era Del Nero, um cara que é conselheiro do Palmeiras, mas sempre prejudicou o clube em sua atuação como dirigente de Federações. Uma investigação sobre ele e todos os dirigentes, entidades, tribunais e comissões ligadas ao futebol brasileiro é o que o palmeirense mais deseja.
            Quanto ao estádio, é fato público e notório que o estádio palmeirense foi construído pela INICIATIVA PRIVADA, tendo todo tipo de dificuldade para a sua execução, desde a aprovação do projeto.
            Realmente, deve ter alguns clubes no Brasil que precisariam ser investigados por todos os favorecimentos oficiais e políticos que recebem, mas nessa lista, tenha certeza, não está o Palmeiras.
            Caso o Palmeiras tenha problemas internos, é problema INTERNO dele e quem poderia se prejudicar com isso é ele mesmo. Aqui estamos tratando de um tema geral, de interesse de todo o meio esportivo. Basta prestar atenção, não desviar o foco e não distorcer o assunto.
            Espero que essa ordem de poder do futebol brasileiro seja desfeita e que tenhamos um futebol de verdade, sem favorecimentos a ninguém.

          • Mario

            Marco esse momento tem q investigar todos e não uns eleitos escolhidos a dedo , e não tem essa de dinheiro publico ou privado ou problema particular se esta no mundo do futebol tem q passar pelo o pente fino.

            sem falar q um amistoso da seleção q vale milhões e é de interesse de todos.

          • Marco

            Mário, você conseguiu não entender nada, de novo.

            Citei a construção do Allianz Parque como sendo feita pela iniciativa privada e, por consequência, não é objeto de qualquer questionamento quando tratamos da estrutura do futebol brasileiro. Trata-se de uma obra particular, sujeita à legislação geral vigente no país.
            Tentar colocar essa situação junto com as questões estruturais do esporte é piada, é ridículo.
            Dentro do universo esportivo, obra que teria que ser questionada é aquela beneficiada por favorecimentos públicos, pois se utilizou de recursos do contribuinte e de influência política.

            Entretanto, parece que a sua grande preocupação é tentar incluir o Palmeiras, um clube que não tem nada a ver com essa situação, ao contrário, ao longo desses anos foi muito prejudicado pela ação política desse seu conselheiro. Este seu conselheiro, para fazer média com os demais clubes e conseguir seus dividendos políticos sempre prejudicou a instituição da qual é conselheiro e já deveria ter saído de lá.
            Será que desta ficou claro?

            Caso você esteja tão interessado em investigações sobre clubes que se beneficiam de favorecimentos públicos, concentre sua atenção naqueles que conseguem patrimônio com esses benefícios e patrocínios de entidades oficiais.

          • Mario

            Marco e vc parece interessado em não investigar o seu clube? por q o medo?

            Del Nero é conselheiro vitalicio de qual clube?

            vai dizer q ele não tem ligações com os cartolas do palmeiras? ele não é amigo do Mustafa presidente do Cori?

            coitado Palmeiras tão prejudicado , mas estranhamente a Parmalat q foi parceira do clube faliu e foi processada por varios crimes fiscais na italia , mas nunca chegaram a investigar suas ligações com clubes no brasil , isso vc esquece?

            não quero incluir o palmeiras , quero incluir todos os clubes na investigação e ficar escolhendo quem eu não gosto.

      • Marco

        A queda de Del Nero, de todos os dirigentes da FPF, das comissões de arbitragens e dos tribunais, tanto da CBF, quanto da FPF seria a melhor notícia que o torcedor palmeirense poderia receber.
        Quem prestou atenção nas finais deste Paulistão (que foi só um exemplo) sabe o que isso significaria.
        Seria a mudança total na ordem de valores dessas entidades.
        Desde que esse senhor Del Nero assumiu cargos diretivos em entidades esportivas só fez prejudicar o Palmeiras para fazer média e política com os demais clubes visando seus interesses políticos pessoais.
        Deveria ter sido expulso do clube há muito tempo.

    • janca

      A Globo tem feito questão de dizer que as empresas de TV, detentoras dos direitos, não estão sob investigação nem pairam suspeitas sobre ela. Aliás foi tema do meu post anterior. Inclusive porque direitos de marketing e TV nas mãos de agências de marketing esportivo estão dando o que falar. J. Hawilla que o diga.

      • PEDRO

        ENTÃO PQ A RGT PERSEGUIA O RICAÇO TEIXEIRA E DEPOIS QUE GANHOU OS DIREITOS DE TRANSMISSÃO DO FUTEBOL TUPINIQUIM, DO QUAL ELA MANDA ATÉ HOJE?????

        SE INVESTIGAREM DIREITO, VAI SOBRAR PARA O SMALL CLUB.

        • diego

          Pedro….vc nao passa de um idiota, vc pensa que seu clube esta a salvo…se gritar pega ladrao nao sobra um meu irmao….smal club??? o que o palmeiras tem a ver com isso…time que nao ganhou nda de nada da ultima decada, bi campeao da segundona….vc ta falando o que…vai se informar imbecil….e o que eu digo de uma grande parcela da populaçao….grita grita…mas nao sabe o pq grita nem o pq exige….nem o que exige….acorda….

        • Matheus Brito

          Nem nesse momento o cara esquece o clubismo.

      • Marco

        Você queria que a RGT dissesse o quê?
        Ela está no papel dela.

        • janca

          E eu não disse que não está.

  • Mario

    bom os americanos conseguiram parte do q queriam ,agora teremos q ver quem sera o novo presidente e se o processo do FBI ira parar ou continuar , sem esquecer q os ingleses tambem queriam a copa.

    Espero q milagre da policia se interessar pela CBF continue , mas não tenho muitas esperanças ,infelizmente ainda dependemos da boa vontade do Tio Sam , o q é uma vergonha.

    A copa na Russia é passável pelo clima e a corrupção não foi grande e tão na cara , uma copa no Qatar é impossivel de acontecer pelo clima impossivel de jogar futebol e pela corrupção escancarada com ate trabalho escravo!!!

    • janca

      Espero que os norte-americanos continuem em cima do caso. Mas no Brasil a CBF não pode seguir acima das leis. E administrando a Seleção como quer, tratando-a como produto privado.

    • Zico

      A questão do clima é contornável , até pelo fato de soltar um tatu já jorra petróleo , eles tem condições de climatizar todo o estádio . Mas em relação a escolha muito questionável , isso sim deve pesar contra a realização. Queria ver se a copa na Russia fosse em 2022 se os EUA iriam questionar e investigar tanto …

      • Mario

        não é tão simples tanto q querem a copa no inverno em dezembro ,sem falar dos centros de treinamento , na torcida e jornalistas .

        os americanos tem os motivos deles q não devem ser nobres ,mas para mim o mais importante é nós arrumarmos o nosso futebol .

  • Helder

    Só bastava isso para afastar de vez esses malandros da CBF. Se os patrocinadores exigissem, a renúncia era inevitável. Sem poder econômico, nada sobrevive. Mas a desconfiança também paira sobre nossas empresas, vide aí a Lava Jato.

    • Daniel

      Itaú é uma bosta corrupta, tão ou mais que a CBF!!! Não cansa de fazer “doações” para políticos corruptos, trabalharem a seu favor.

    • janca

      O dinheiro fala muito alto mesmo.

  • Marco

    Nao acredito nas perdas de sede de Russia ou Qatar, ja que o numero de processos seriam tao numerosos, que acabariam por levar a FIFA ao Chapter 11.

    • janca

      Por isso que Blatter garantia a Copa nos dois países. Mas a do Qatar está em xeque. Caindo. E a Fifa terá um rombo histórico, mas é uma entidade bilionária e terá que pagar os processos.

      • Matheus Brito

        Mas tal como a Copa no Brasil, existe um contrato onde devem ter cláusulas para desistência. A Copa está bem longe, lembro que a Fifa tinha um prazo até bem próximo da Copa no Brasil para desistir sem multas. procede isso ou eu sonhei Janca?

        • janca

          Existem contratos, sim, e a quebra dos mesmos envolve em pesadas multas. Mas se a sede foi escolhida irregularmente, Matheus, há brechas…

      • Matheus Brito

        O Mais legal de a Copa sair do Qatar seria a parte do “PAGOU MAS NÃO LEVOU”. KKK

        • janca

          Risos.

  • André Alt

    Sete a um, Janca. Sete a um.

    Grande abraço!

    • janca

      Sim, André. Grande abraço pra você também!!!

  • Daniel

    Precisa haver mudanças profundas aqui no Brasil velho!! Se esse maldito do Del Nero cair, esperamos que apareça um nome descente para substitui-lo. Ahhh não podemos esquecer da CONMEBOL também. Esses caras estão envolvidos até os dentes. Na verdade, quem deveria fazer o pronunciamento no lugar do Blatter era aquele canalha do Jerone Valk(chute no traseiro), isso porque os Estados Unidos provou que ele esta envolvido na compra da copa na Africa.. Como que, contra fatos não há argumentos, o canalha nem apareceu. A casa caiu geral velho!!!

    • janca

      Tá caindo, tá caindo…

  • CONHECEDOR

    É óbvio que houveram escândalos em nossa Copa. Valcke tem que explicar movimentações suspeitas de 10 milhões de dólares. Mas, o que o povo brasileiro tem com isso ? Mereceríamos que a Copa de 2018 fosse novamente aqui pelos investimentos efetuados, com severa auditoria, para que tívessemos merecido lucro. Mas não espere justiça nesse sentido, então deveríamos brigar por indenização da FIFA, pois com a mais absoluta certeza, a entidade pagará à Justiça Americana por acordo processual. CBF então ! Del Nero deveria convocar as federações e colocar o cargo à disposição até final da investigação. E as federações pelegos da CBF o mesmo, deixando o controle sob gestão de conselho de clubes, obviamente os 12 grandes, mais representantes dos demais 22 estados. É preciso uma revolução no futebol brasileiro. Mudanças de campeonatos, datas, horários, arbitragem, etc. Precisa começar de alguma forma. Quanto antes melhor. Quem sabe assim as outras instituições estatais também não tomam o rumo das mudanças. O País vive séria crise, e se é para mudar que se faça a lição de casa integral.

    • janca

      Outra Copa aqui??? De jeito nenhum.

    • Matheus Brito

      que viagem amigo. kkk

  • elias

    como tem gente que vive de ilusão ; vocês estão acreditando que vai acontecer alguma coisa com os mais poderosos ; é esperar para ver , até agora só pegarão terceiro mundo .o presidente da FIFA entregou o cargo por que deve ter sido aconselhado para fazer algum acordo

    • janca

      E ele tem a “vantagem” de ser suíço…

      • Matheus Brito

        A vantagem é que se ele tiver envolvimento não pode ser extraditado para os USA.

        • janca

          O que já é um tremendo negócio. Fora que tem residência na Suíça, então pode acabar em prisão domiciliar.

  • Henry

    Difícil não comentar algo… USA não entraria nessa sem querer algo, mais um golpe nortenho no mundo. Depois da 1ª e da 2ª Guerra Mundial… Agora é no futebol…
    Óbvio que aplaudo de pé a policia nortenha, mas temos de avaliar primeiro tudo…
    Os EUA são os mais interessados neste escândalo todo, eles não entram em algo para perder,
    isso é natureza americana, o American Life…
    Eles conseguiram tirar Blatter, amém, aplausos, assobios, grito… um verdadeiro pandemônio de felicidade e de mudanças ao futebol mundial, um novo poder surgirá e temo por parte por isso…
    A FIFA sempre foi ladra, sabemos disso, mas sempre lutou pelos direitos igualitários de todos os times, países… Quem disser ao contrário deve se lembrar das leis que ajudam times brasileiros a recuperar mais um pouco do dinheiro perdido com venda de jogadores novos. Recentemente Felipe Anderson pode encher os cofres santistas e da Doyen. Mas será bom isso? Primeiro sabemos que Europa quer ter o poder junto a FIFA, unindo a UEFA como maior aliada, imagine uma monopolização deste poderio? Blatter foi reeleito, pois pequenas confederações se viram em um caminho semelhante ao nosso em outubro de 2014, em quem votar? O final poderia ser semelhante, mas não é… Imaginem o poder da FIFA nas mãos dos EUA? O futebol precisa de upgrade lá, e o poder lá ou alguém aliado facilitaria o futebol expandir no país. Faço louvor ao fim dessa corja corrupta no futebol, mas temo por quem irá entrar no poder… Van Paag? Platini? rivais diretos da FIFA… Que querem monopolizar o poder na Europa? O príncipe da Jordânia? Precisamos de alguém que mude e traga melhorias ao futebol mundial!!! Que venha mais um capitulo…

    • janca

      Os europeus vão querer tomar conta. E não falta corrupção no Velho Continente também. Não tem santo na história. E os norte-americanos entraram com tudo nessa por terem perdido a Copa de 2022. Mas foi que entraram, embora não gosto de vê-los como a polícia do mundo. Acho perigoso, Guantánamo que o diga.

      • Cleibsom Carlos

        Estou contente com o que está ocorrendo, mas prefiro esperar um pouco mais. A Europa, e consequentemente a UEFA, usa o futebol para a lavagem de dinheiro ilegal, só não vê quem não quer. Pelo menos para mim o que os EUA desejam com essa ofensiva sobre a FIFA não está muito claro, é ingenuidade demais achar que os norte-americanos estão nervosos apenas porque perderam a Copa para o Qatar, o interesse deles é outro e disso eu tenho certeza…

        • janca

          Também vejo os europeus com muita cautela. E Platini não dá. Mas que foi boa a queda do Blatter, foi.

    • Zico

      Henry , não creio nessa questão de popularização do soccer lá não. Se com o Rei a anos atrás eles não saíram do lugar , não vejo uma iminente força dos clubes dos EUA no futebol.
      Eles participariam da libertadores ? Os clubes daqui já fazem mimimi por ir até o México.
      Poderiam primeiro disputar contra os times da Concacaf e se houvesse uma diferença muito grande depois tentar uma liberta. Mas até chegar esse ponto , levaria muitos anos.

      • sardu

        Ta errado parceiro o Soccer la no EUA cresceu muito é só uma pesquisadas no numero de torcedores nas partidas como vei crescendo. Os americano sabem fazer um evento e sabem ganhar dinheiro com NBA, Football Americano, Beisseball. Agora la esta bom pra ganhar dinheiro com Soccer e os times la bem administrados estão crescendo financeiramente. A uma divergência com a Fifa com o modo como eles disputam o torneio ou como é gerido o futebol por la.

        Mas acho ainda que a Libertadores terá times dos EUA

        • Mário Vieira

          Eu já sou favorável à “unificação das Américas”, Concacaf e Conmebol seriam uma única confederação e com sede nos EUA (assim como é hoje a Concacaf em Miami), quanto mais longe da América do Sul e da conspiração dos países hispanófonos contra o Brasil, em especial argentinos e uruguaios, como vemos hoje na Libertadores.
          Teríamos uma Champions League nos mesmos moldes da Europa, com ranking e coeficiente de nações e fases de play-offs eliminatórios até chegar na fase de grupos, já que deve haver muita “várzea” pela América Central e Caribe também.

          • Marco

            O que todos esquecem quando querem fazer comparacoes usando a UEFA e a Champions, e que geograficamente, Brasil e Europa sao praticamente iguais. Partidas entre Juve, PSG, Barcelona, Atletico de Madri, Real Madri, etc, sao como Vasco e Corinthians, e nao chegam perto de um Sporte e Internacional, ou America do RN e Curitiba, em termos de distancia percorrida.Se incluirem a Concacaf na Libertadores, sao quantas horas de voo para um jogo? Qual a diferenca de custo entre Rio-SP, Recife ou Salvador e Porto Alegre, e Porto Alegre e Vancouver, ou Washington, ou ate mesmo Cidade do Mexico?

  • Kiosky

    FORA DUNGA

  • jefferson

    a isenção de impostos que nosso governo deu a FIFA? dá pra verificar isso também? afinal, o governo deu um baita presente pra eles, e estamos pagando a conta agora….

    • janca

      Em toda Copa acontece isso. O Brasil aceitou as “regras do jogo”.

  • Edson

    É uma pena que só tenha estourado agora esta malandragem, poderia ter acontecido antes da Copa de 2014, não ???? Pois no meio da Copa o grande Estadista Lula, varreu tudo para debaixo do tapete !!!!! E pensar que estamos pagando agora todas as maracutaias da Copa de 2014, bem feito, cada País tem os dirigentes que merecem e elegem.

  • Sandro

    Ai o Grande momento dos Clubes denominados Grandes ,se unirem e acabarem com esse Cancêr de CBF e formarem uma liga independente da CBF , e que criassem mecanismos para que os Clubes formassem jogadores e que no Time Principal todos os clubes deveriam ter no mínimo de 7 a 10 Atletas da Base e que no dia dos jogos no minimo 25% a 30% dos Atletas teriam que ter atuado na partida , por pelo menos 20% do tempo total da partida ,proibindo que Times tenham jogadores Fatiados entre Empresas que nem são do Futebol , mas estão ali pra se aproveitarem da fragilidade que as leis permitem e que os Dirigentes sejam responsabilizados até criminalmente caso sejam comprovadas Fraudes Fiscais nos CLubes.

    • janca

      Mas os clubes não são muito melhores que a CBF, não. E Del Nero foi eleito com o voto deles.

  • PEDRO

    CAI O DEL NERO E ENTRA QUEM……….. ANDRÉ SANCHES???

    KKKKKKK PIADA.

    E POR ONDE ANDAVAM VCS TODOS JORNALISTAS ESPORTIVOS NOS ÚLTIMOS ANOS?

    CALADINHOS, VENDO E SABENDO DA PODRIDÃO.
    MAS AGORA ABREM A BOCA.

    21X1 PARA A ALEMANHA.

    • Mário Vieira

      Na sucessão presidencial da CBF, quem substituiria o Del Nero pelo estatuto da instituição é o vice presidente mais velho. Como o Marin está preso, o cargo seria ocupado pelo segundo vice presidente mais velho, Delfim Peixoto, que também é presidente da Federação Catarinense de Futebol.
      Porém a ideia aqui não é uma sucessão da atual gestão e sim a convocação de um novo pleito, assim como ocorreu na FIFA para a não perpetuação de um nome ou uma base aliada.

      • janca

        E o Fernando Sarney está lá… O filho do Sarney. Um dos vices do Del Nero.

    • janca

      Nós, jornalistas? Você que não sei por onde andava. Não deve ter acompanhado o Juca, a ESPN, a “Folha”, o LANCE!…

  • sardu

    Os Americanos entraram nessa porque o futebol (soccer) nos EUA cresceu de mais la, la os clubes são empresa, o futebol la esta caminhando pra virar conferencia com é na NBA, no Football americano, e muitos ja se falava que o sistema que os americanos estão fazendo com o futebol em seu pais da muito mais lucro para os times, e as outras federações já acenava seguir o msm caminho, não é atoa que querem colocar EUA pra jogar a liberta, fazer um campeonato com os times das America do sul e America central, a fifa não tava gostando disso e ameaçava proibir isso. Ai deu no que deu, a federação do EUA vai ficar muito forte aqui na América do sul, não se surpreenda se daqui um tempo tiver uma libertadores da America com participante de todas os Países das America. Tentando chegar a nível Champions.

    • Mario

      ou os americanos jogando na Champions .

    • Zico

      Cresceu porque praticamente não existia . Deve sim estabilizar em 30 , 40 mil por jogo mas vai demorar . E o que eu questiono não é participar , mas entrar pra ganhar ! Os mexicanos que gostam de futebol e tem um certo dinheiro pra investir sequer chegam as semi . Esse ano e em 2006 que foram exceções .Participar os peruanos participam , bolivianos participam , na champions os búlgaros participam os romenos etc…
      E tem um detalhe , o povo americano aceita estrangeiros mas gostam que predominem os atletas americanos e pra passarem a ter atletas de alto nível vai uns 20 anos….

  • Rennan

    Tá na hora da gente mudar o Futebol Brasileiro,as eleições da CBF tem que ser igual a eleição normal,o POVO DECIDIR,podem ter certeza que 90% dos ladrões dificilmente seriam eleitos,e outra coisa,porque a Globo não falou mal do Ricardo Teixeira antes,lá atrás?,esqueci,se falasse mal a Record ia tomar o Futebol neh,temos que acabar com o monopólio no Futebol Brasileiro,tem que cada um passar um jogo,não só a Globo passar todos os jogos,tem que voltar ter futebol no SBT,na Record,etc,eu por mim mudava o modelo de distribuição der cota deTV,sou Corinthiano roxo,mas acho VERGONHOSO essa cota,Timão e Flamengo ganhrem muito mais que os outros,tem que dividir 2% pra cada time igualmente e o resto vale pelo desempenho do time no campeonato passado,igual na Inglaterra,e tem que mudar o calendário,mas com essas porcarias na CBF,vai ser complicado
    ROMÁRIO PRA PRESIDENTE DA CBF JÁ!!!!!!

  • Eder Ricas

    Será o inicio do fim de um pesadelo que existe desde muito tempo???
    Será que finalmente veremos nosso sonho de ver um futebol limpo,organizado,com o torcedor assistindo um jogo com um resultado real e não manipulado por pessoas corruptas e nefastas??? Sinceramente não sei…vamos esperar para que não tenhamos mais uma ilusão como aconteceu depois da copa aqui no Brasil após aquela vergonha que todos já sabem!!!

    • janca

      Não sei. Muito bom ver o Blatter sair, mas quem entra no lugar dele? Platini é um atraso para o futebol. Suas ligações com o Qatar têm que ser explicadas.

  • Marioh

    Além da corrupções nas votações da FIFA deve vir muita mais nos investimentos de marketing esportivos. A empresa Traffic de J. Havilla trabalhou e trabalha muito tempo no Brasil e nada foi descoberto. Em pouco tempo nos EUA, já é réu confesso. Parece o processo Lava ato, onde a Traffic é a empreiteira, A CBF e as Federações são os políticos e os clubes roubados é a Petrobrás.

    • janca

      Estão de olho na Traffic no Brasil também. Mas por que só agora? Antes nada pegaram de irregular… Coisa de louco.

  • Emerson

    A Copa do Qatar é a Copa da MORTE. A sede foi escolhida com suborno e milhares de trabalhadores irão morrer em condições precárias nas obras. Se o Qatar for mantido, será a primeira Copa do Mundo que eu irei me recusar a assistir… Além disso, vou boicotar os patrocinadores da FIFA pelo resto da minha vida.

    • janca

      Absurdo a Copa no Qatar.

  • striknight

    Fala janca bom dia tudo bom?

    O mais certo seria restringir o tempo de poder desses membros da fifa e de todas as confederações , e porque não sonhar um dia depois dessa limpeza na fifa em padronizar o futebol no mundo todo (Calendarios, torneios,etc).

    • janca

      Também sou a favor de limitação de mandato de dirigentes. Mas você acha que eles querem largar o osso? De jeito nenhum. Michel Platini, inclusive, que o diga.

  • Flavio Sousa

    O Catar sequer deveria ter sido escolhido como sede da Copa de 2022, mesmo com todo esse escandalo de compra de votos. E’ simplesmente impossivel realizar a Copa em um pais que e’ extremamente quente, onde a temperatura gira em torno de 50 graus. Soma-se ao fato da FIFA ( diga-se Blatter e seus pupilos! ) programarem a disputa da referida competicao entre novembro e dezembro de 2022, o que vai contra ao calendario da UEFA, onde a grande massa de jogadores que disputariam o torneio atuam nas competicoes europeias. E sem contar o fato de atletas, torcedores e imprensa de todo o mundo estariam em cima de uma verdadeira bomba, cujo o territorio catariano se encontra numa regiao de disputas sectarias que e’ o Oriente Medio, sujeito a ataques terroristas. Quem garantiria a seguranca de todos em um cenario como esse? A FIFA???

    • janca

      Inviável mesmo a Copa no Qatar. E Platini, apesar de ter apoiado o país árabe, sabe-la porque razões, tem ciência disso.

  • GUILHERME

    A OS E. U. A É UM DOS FORTES CANDIDATOS A RECEBER A COPA DO MUNDO E OS E. U. A JÁ ERA CANDIDATO MAS PERDEU E INICIOU A INVESTIGAÇÃO CONTRA A FIFA! no minimo estranho

MaisRecentes

O futuro de Cuca



Continue Lendo

Goleiro são-paulino



Continue Lendo

Protestos à vista



Continue Lendo