A prisão de Marin



José Maria Marin, que foi preso hoje em Zurique, na Suíça, com outros dirigentes da Fifa, virou um dos alvos da investigação do FBI em 2012, quando assumiu a presidência do Comitê Organizador da Copa no Brasil.

Suas transações financeiras e imobiliárias nos Estados Unidos, onde teria um apartamento de luxo na Quinta Avenida, foram vasculhadas pela Justiça norte-americana, que pediu sua extradição para o país. Entre as acusações estão extorsão, recebimento de propina e colaboração com as práticas ilegais da Fifa cometidas nas duas últimas décadas.

As investigações começaram após a escolha do Qatar como sede da Copa de 2022. O país árabe ganhou a eleição, superando os Estados Unidos, com suspeita de compra de votos e ainda pode perder o direito de ficar com a competição, embora a Fifa insista que não.

Apesar de o presidente Joseph Blatter e o secretário-geral Jérôme Valcke terem saído “ilesos” dessa etapa da investigação, contratos de marketing e de transmissão de jogos de Copas do Mundo e outros torneios organizados pela Fifa estão na berlinda, o que pode afetar a dupla. Blatter, afinal, comanda a entidade desde 1998.

No final do ano passado o empresário J. Hawilla, principal parceiro da CBF nos tempos de Ricardo Teixeira, que comandou a confederação por mais de duas décadas, teria aceitado devolver à Justiça dos Estados Unidos quase R$ 500 milhões de corrupção envolvendo o futebol, contratos de marketing e transmissão.

No Brasil ele foi um dos alvos das CPIs do futebol no início da década passada, mas acabou saindo ileso, assim como os demais acusados.

Segundo pessoas próximas de Hawilla, que estaria espalhando que sofre de câncer há dois anos e se desfazendo de seus negócios, foi ele quem denunciou Marin à Justiça norte-americana.

Ao mesmo tempo em que o Departamento de Justiça de Nova York espera os acusados para processa-los nos Estados Unidos, uma outra investigação segue em curso. E diz respeito à manipulação de resultados e ao mercado de apostas ilegais que têm minado há algum tempo a credibilidade do futebol.

Marin, vale lembrar, é político das antigas, ligado à ditadura militar. Ultimamente estava próximo do PSDB e apoiou Aécio Neves à presidência da República. Suas relações com a presidente Dilma Rousseff sempre foram de mal a pior.

Atualmente é o vice mais velho da CBF, que passou a ser presidida por Marco Polo Del Nero, vice do próprio Marin quando ele assumiu o lugar de Ricardo Teixeira.

Marin estava na Suíça para as eleições presidenciais da Fifa, marcadas para sexta-feira. Blatter é candidato mais uma vez, sonhando em ficar mais de duas décadas no poder. O resultado estamos vendo aí. Vemos, aliás, desde os tempos de João Havelange (1974-1998), de quem o próprio Blatter foi secretário-geral. Precisa dizer mais?

E o torcedor, ó, pobre iludido. Quem nos roubou o jogo tem que pagar por isso, não?

Aguardemos os próximos passos, pois os norte-americanos não digeriram a suspeita derrota para o Qatar e querem a Copa de 2022. Foram brigar com cachorro grande, deu no que deu. Com um detalhe: na época da votação quem estava no comitê da Fifa era Ricardo Teixeira, que depois se afastou do futebol atolado por denúncias de corrupção. Em seu lugar entrou Marin, que já era seu vice mais velho e um dos representantes da CBF.



  • É Janca…lá na terra do tio Sam a história é outra.
    Americano DETESTA ser passado pra trás (quem gosta afinal) mas eles correm atrás quando percebem que são.
    Certeza que vão fazer uma devassa nos garotinhos presos. E não acho impossível que incitem um racha na FIFA não, embora seja muito improvável de acontecer.
    Vi também que uma pequena corja aqui da América do Sul rodou junto com ele incluindo o ex-presidente da Conmebol.
    Só digo: Vão com Deus e aproveitem a estadia nas prisões norte americanas.

    • janca

      O que tem gente da Conmebol na jogada não está escrito. Os norte-americanos não assimilaram a derrota (pra lá de suspeita) para o Qatar e foram atrás, colocando inclusive o FBI na parada. Muita coisa vem por aí. E esperam que apareçam detalhes de negociações de contratos de marketing, direitos de TV, extorsão, corrupção que não acaba mais… Porque esse grupo, assim como o que comanda a CBF, trata o futebol como se fosse deles, quando não é. Insisto que a CBF é dominada por um grupelho que se considera dono da Seleção, um patrimônio público nacional. Usa nossas cores e bandeira pra fazer o que quer. E a Fifa trata o futebol como se fosse dela. O que é isso? Blatter e Valcke têm muito a explicar. Teixeira, também.

      • Vamos ver o quão fundo a investigação deles pode chegar e a quem pode atingir. Nesse exato momento, com as informações que temos disponíveis sobre isso, me parece que foi apenas um recado que o EUA mandou para a FIFA.
        Se pegaram esses caras, definitivamente tinham material para pegar o Blatter e o Valcke. Se não o pegaram foi por estratégia. Essa é a minha opinião.
        Mas convenhamos todos nós, é gostoso ver esse fiozinho de luz no fim desse túnel de esgoto que o futebol virou.

        • janca

          Muito estranho Blatter e Valcke poupados, Felipe, você tem razão, é bem possível que tivessem material para pegar os dois. Afinal há duas décadas (pelo menos) de corrupção na Fifa, segundo as investigações, e o presidente da entidade e o secretário-geral não sabiam de nada?

          • Isso soa familiar não?
            Piadas à parte, vamos ver como serão os próximos dias. Li que o Platini convocou uma reunião de urgência da UEFA sobre isso. Vamos ver a reação dele.
            Muito provavelmente vão melar a eleição próxima.

    • José Henrique

      Marin é aquele ex ponta direita do São Paulo Futebol Clube, e conselheiro também?
      Ou é outro. aquele do São Paulo não é mais velho?

    • reinaldo de barros

      A DILMA PEDE CLEMENCIA, PRISAO DE CORRUPTO PE CONTRA A POLITICA DO PT, SERA QUE O PT COM SEUS ADVOGADOS CORRUPTOS CONSEGUE LIBERAR ASSIM COMO FORAM FEITOS COM O GENUINO E JOSE DIRCEU ?

  • Maximus Voreno

    Só poderia ser preso em um país sério.

    É a única coisa que posso dizer

    • janca

      Não sei até que ponto a Suíça é um país sério, mas é bom lembrar que no Brasil muita gente graúda foi presa também. E recentemente.

      • Mario

        mas o processo foi arquivado e todos liberados.

        • janca

          Como assim? O mensalão não foi arquivado, a Lava-Jato segue em curso…

          • Mario

            falo do caso dos ingressos da copa .

          • janca

            Aí sim. Chegamos a ver pessoas presas e soltas depois.

          • Maximus Voreno

            Janca,
            Acho que a Suíça é sim um pais sério.
            Primeiro por que acatou uma ordem de prisão de uma polícia mais séria ainda
            Segundo, está em curso o processo de deportar os presos. Diferente daqui onde presos e principalmente os presos políticos não podem ser deportados por que são considerados “mártires” por governantes que são quase guerrilheiros.

            E sobre o mensalão eu te pergunto…. onde está o Zé Genuíno? Se estiver na cadeia me avisa em qual… faço questão de visita-lo…kkkk
            E o Zé Dirceu? Presidio ele reside? kkkk

            Respeito a opinião de quem acha que as prisões deles foram o suficiente. Mas eu particularmente não concordo… e pra mim não passou de algo pra inglês ver.

            Nosso negócio aqui está mais voltado para o futebol… não quero polemizar e gosto de respeitar a opinião do próximo. Mas a politica no Brasil me deixa enojado.

            Abraço Janca.

          • janca

            Entendo sua posição, mas poderia lembrar da Segunda Guerra Mundial, quando os bancos suíços ficaram com bens e dinheiro dos judeus, amparados por uma suposta neutralidade na guerra. De fato aqui José Genoíno e José Dirceu não estão mais na cadeia, mas chegaram a estar. Sobre futebol, política e corrupção, pois seguem os três atrelados, sigo sem entender o porquê de Blatter estar fora _ou pelo menos por enquanto ter sido poupado. Lembrando que ele, ao contrário dos demais, é cidadão suíço. Vamos aguardar, mas hoje é um dia histórico para o futebol mesmo, sejam quais forem as motivações dos norte-americanos.

  • Viva a sujeira do futebol de mentira……….. Vivam nós trouxas que pagamos p sofrer com as desorganizadas( aqueles caras fortões tatuados que td dia ta nos treinos dos times), ameaçando quem ta no trabalho. E, ninguém faz nada………

  • Mario

    quando o Andre Kfouri deu a noticia dessa investigação pelo FBI não pensei q iria atingir os brasileiros tão diretamente.

    os americanos podem estar mordidos pela escolha do Qatar(outra cheia de escândalos) , mas lá desvios de dinheiro e corrupção escancarada é punida seriamente e o Marin vai ter q pagar muitas multas e dar muitas informações para fazer acordos para se livrar da cadeia.

    agora cade o MP? estão todos no oculista para fingir não ver a corrupção do futebol nacional.

    • janca

      Oi Mario, dois pontos interessantes que você levantou. Também não achei que a investigação do FBI fosse atingir Marin (e talvez Del Nero), mas Havelange e Teixeira, sim. Aliás já tinham sido atingidos antes por outra investigação, que não a do FBI. Agora a segunda diz respeito ao futebol brasileiro. Ninguém faz nada? E a CBF continua atuando como se estivesse acima do bem e do mal? Fazendo o que quer da Seleção?

      • Mario

        imagine o RT acordando lá em boca raton com seu pijama e lendo essas noticias ou Marin dando pety na hora da prisão kkkkkkkkkkkk

        sobre atingir RT , Havelange , Blatter e outros tem q ver quais crimes foram cometidos ou se eles cometeram algum em território americano.

        nosso MP é uma vergonha, para piorar não duvido se vão tentar tirar o Marin da prisão e trazer para o Brasil.

  • Ai esta escancarada a realidade do que é a FIFA!!!

    Seu clube tem mundial com selo da FIFA? Só lamento por você!!! Alias esse arremedo de mundial foi organizado por quem? Pela TRAFFIC, pelo J. Havila, ah tá…

    O formato dessa trapaça era tão bizarro que só ocorreu em 2000 no ano seguinte a UEFA já se recusou a enviar participantes, só retornando 5 anos mais tarde, porém jamais na América do Sul, terreno fértil da corrupção e do descaminho.

    GRAÇAS AO BOM DEUS, NO MUNDIAL DO MEU CLUBE NÃO ESTA CONTAMINADO COM ESSE CANCRO!!!

    “”””””””””ALGUNS SÃO CAMPEÕES DE FUTEBOL, SÓ UM É CAMPEÃO DA FIFA”””””””

    • janca

      J. Hawilla tem muito o que falar…

      • Verdade Janca ele tem muito a falar, agora para ouvir o que ele tem a falar será preciso se libertar das paixões clubisticas reconhecer que não, o futebol nãããão começou em 2000 e que as histórias de Real Madrid de Puskas e Di Estefano, de Santos e Pelé, de Ajax de Cruifj, de Boca Juniors, do Flamengo de Zico e Junior, do São Paulo de Telê não podem ser ceifadas por um carimbo imundo imposto por civil de corruptos .

        O tempo é o senhor da razão!

        • lm_rj

          Meu caro, qdo vc fala da historia do Flamengo de Zico e Junior, por acaso o sr se refere à arbitragem parcial à favor do time carioca de jose roberto wright no jogo decisivo contra o atl. mg da libertadores 1981, em um dos maiores absurdos da historia do futebol mundial?

          • Im_rj Acho que você tem parte de razão, a final da libertadores pode ser questionada, o futebol do galinho de quintino, do JR. e daquele flamengo nunca. Relegar toda trajetória de um brasileiro que classificava a libertadores que por sua vez classificava ao mundial pelo ocorrido em uma única partida me parece ser bem diferente de ser classificado por que o fundo que investe no seu time monta um esquema e chama de campeonato.

            Se aquele flamengo não fosse digno como o brilhante atlético de Reinaldo, não haveria juiz capaz de para-lo, nem o Alberto Dualib assoprando daria conta.

        • Maximus Voreno

          Nem lá e nem cá.

          Concordo que campeões do passado devem ser reconhecidos, mas os atuais também.
          Acho o título do Pelé, tão válido quando o título do Guerrero.

          • O do Guerreiro sim o do J. havila , não.

          • Maximus Voreno

            O que ele fez fora de campo é outra coisa.
            Mas dentro de campo foi valido

          • Foi válido? Então esse Sr corrupto vende a Traffic em 99 para a ricks muse que já era co-gestora do time, ai a trafic (nessa altura ricks muse) organiza um mundial que nunca mais na história seguiu esse modelo (4 convidados) o ” campeão do mundo” não enfrenta nem o campeão europeu nem o campeão americano e é válido? Só pagando muito mesmo, basta ver a ficha corrida, op’s digo o curriculum da FIFA e a confissão/devolução de uma fortuna pelo Awilla.

            O que para muitos seria uma vergonha, para outros é orgulho, “”reconhecimento FIFA””.

          • Maximus Voreno

            Nesse seu raciocínio a copa João Havelange tb não é válida.
            E muitos campeonatos nacionais tb não são válidos, por foram feitos em um formato que durou apenas um ano.

            Eu discordo.

          • A questão não é o quanto durou, mas sim a revolta gerada nos europeus e a recusa da UEFA de continuar peitando (e vencendo) a FIFA. Na sequencia da Copa João Havelange algum clube se recusou a participar? Ou foram outros intere$$es que mudaram o formato do brasileiro ?

            Porem isso nem é o pior, o que desqualifica é critério dos participantes 4 convidados: 1 asiático, que não era o campeão da Ásia, o Vasco que não era campeão de nada, o corinthians que era o dono do campeonato (e que já havia sido convidado antes do final do brasileiro de99) uma vez que o torneio foi organizado pela trafic (e a traffic a 6 meses tinha sido comprada pela RICKS MUSE co-gestora do time) e um time da Oceania que também não era o campeão do continente.

            A pastelaria foi tão grande que a CNN previu a final entre os 2 brasileiros e se por um acidente de percurso o Manchester United fosse o campeão teria sido bi-campeão Mundial em menos de 60 dias, pois venceu o palmeiras em Tókio 12/99 e em 01/00 sob o sol do RJ levantaria o torneio J. Hawilla.

            Já viu algo parecido ocorreu por aqui?!?!?!?!

          • Desde a década de 60 todo campeão do Mundo vence ou o campeão da América (libertadores) ou o campeão da Europa (champions), menos no torneio do J. Hawilla em 2000, ai cria-se um vácuo de 5 anos sem disputa e volta a acontecer, mas ai nada de convidados, todos sabem antecipadamente qual o critério de classificação e as datas são definidas de modo a não PRIVILEGIAR ninguém. Para concluir nada de organização de traffic, livre dos tentáculos do Hawilla voltam os Europeus e patrocinador histórico.

            Claro que a partir disso nenhum dos vencedores se preocupou com o selinho de qualidade FIFA.

        • janca

          Marin era o presidente da CBF quando da confusão que marcou o Brasileiro de 2013, que terminou nos tribunais, lembra? Ele e Del Nero, que sempre esteve ao lado do dirigente, têm muito a falar. Assim como Ricardo Teixeira. João Havelange infelizmente vai alegar que está mais pra lá do que pra cá…

    • Robson Pacheco

      Schulapa’s, eu já imaginava que esses comentários clubistas apareceriam, mas nesse caso, questione tantos outros campeonatos organizados pela Traffic, algumas Copas do Brasil, inclusive. Aliás, todas a Copas do Mundo também, já que foram organizadas e tem o “selo da FIFA” Essa cegueira clubista é compreensível, só entenda que o que tá acontecendo agora é muito maior que a sua birrinha pelo Corinthians.
      Ah, já que você questiona o Mundial de 2000, faça o mesmo com os de 2005 em diante, já que todos tiveram a participação do representante do país sede e o “selo da FIFA”.

      • Filho apresentei argumentos e não busquei fuga em acusações rasas tipo “birrinha” . Leia todo o hitórico, descubra que o representante do país sede é o campeão, no caso da taça J hawila não, o clube já estava escolhido antes do final do nacional, (confira as datas) mesmo que rebaixado fosse o corinthians seria o representante PORQUE ERA O TIME DO ORGANIZADOR DO EVENTO e isso não no sentido figurado, mas sim literalmente A RICKS MUSE ERA DONA DA TRAFFIC INVESTIDORA E CO-GESTORA DE UM PARTICIPANTE, POR “COINCIDENCIA” O CAMPEÃO.

        Repito leia todo o debate!

        Em qual campeonato havia flagrante conflito de interesses? De qual clube o organizador era investidor?

        Após 2005 (em novo formato) ninquém contesta, logo ninquém precisa se apoiar nessa muleta tosca de $elo Fifa.

        Basta escrever campeão do mundo de futebol que todos sabem o que é!!! E é assim no tênis na formula 1, na natação,no voley e em tudo. Tudo menos no torneio J Hawilla 2000 onde é impositivo o fulcro no $elo da corrupção.

        Tenha certeza, o que incomoda não é o campeão, mas preguiça de observar, refletir e e ter opinião, muitos preferem a opinião pronta, imposta, desculpe se Fifa decretar que a bola é quadrada eu não aceito, mesma que isso favoreça o meu time.

        • Robson Pacheco

          Ah, então a Hicks (não Ricks), Muse, Tate e Furst era dona da Traffic?? Pensei que fosse o J. Hawilla, esse mesmo que fez acordo com a justiça americana, declaradamente palmeirense, tanto que montou o time campeão do Paulista de 2008, contratando vários jogadores para o Palmeiras.

          Cara, na boa, o Corinthians foi bi campeão brasileiro em 1998 e 1999, se o Mundial foi realizado em janeiro de 2000, quem era o atual campeão nacional, logo o legítimo representante do país sede???

          Então, seus “argumentos” são totalmente falhos, pra não dizer ridículos. Com relação a você aceitar ou não a opinião alheia, não muda que o 1º campeão mundial nesse formato, no qual o país sede é representado, com todos os méritos foi o Corinthians. Ah, do mesmo jeito que não vão te convencer que a bola é quadrada, também não vão me convencer de que o planeta só tem dois continentes.

          E por mais que te doa, seus “argumentos” clubistas não vão mudar a história nem a geografia.

          Seja qual for o seu time, caso tenha vencido o Festival de Inverno (de um jogo só) no Japão, vá até a sala de troféus e leia a inscrição de Intercontinental de Clubes, aliás, o nome é mais longo que o campeonato.

          Se os europeus tiveram menos capacidade que os brasileiros para chegar à final, o problema é deles, tiveram a chance enfrentando e sendo eliminados pelos finalistas e diferente do que muitos dizem, eles não estavam de férias, já que em janeiro estão no meio dos seus campeonatos. O Manchster foi campeão do Intecontinental de Clubes em cima do Palmeiras, pelo menos é isso que está no troféu lá em Old Trafford, logo, se fosse campeão do Mundial, seria de dois campeonatos diferentes, inclusive de formatos diferentes.

          • A ricks muse incorporou 49% da traffic em 99 basta pesquisar, em seguida resolveu comprar u título mundial para seu outro produto porque sua história era pífia. Pilantras não tem times, a unica coisa que Hawilla gosta do palmeiras é a cor pois é mesma do dolar, quer acreditar que ele torce? Bom proveito.

            O corinthians já tinho sido anunciado como participante mesmo antes do fim do campeonato brasileiro de 99, repito, mesmo que fosse rebaixado era ele o “convidado”. Quanto a 98 qual o critério de classificação então, alguns campeões de 99 uns convidados e um único campeão em 98? Porque o representante da libertadores não estava?

            Em outras épocas existiam só 2 continentes com futebol profissional, seria o mesmo que daqui a 10 anos não reconhecer o título de 2014 porque em 2024 o futebol na Antártica foi incluído.

            Se você acha os argumentos rídiculos não deveria a dispor a debater enquanto a conversa estava entre o Maximo Voreno havia nível não agressões, mesmo sem um concordar com o outro.

            Porem com reza a velha máxima: “a violência é o argumento da ignorância”.

            Continue se apoiando no reconhecimento Fifa e aceitando imposições goela abaixo eu prefiro o raciocínio e a informação.

            Fifa corrupta pagou levou, organizador do torneio de 2000 corrupto confesso, campeão do torneio em flagrante conflito de interesses e campeonato relegado ao desprezo de NUNCA MAIS se repetir.

  • Cleibsom Carlos

    Janca, apesar de estranhar a não prisão do Blatter, hoje é um dos dias mais felizes para o futebol mundial. E esse acordo do J.Hawilla com a justiça americana não repercutiu quase nada no Brasil na época, me parece que ou a imprensa foi calada ou não achou o assunto muito importante! Amanhã se a prisão do nefasto Marin não for capa do Lance em uma matéria gigante e minuciosa de muitas páginas acharei muito estranho. O jornal que não me venha com assuntos como a renovação do Robinho, a venda do Guerreiro ou os resultados da copa Brasil. Se o Lance tivesse peito mesma publicaria uma edição extra com a prisão dos mafiosos como tema único. A hora é agora!!!!!!!!!!!!! Ps.: E o Neymar pai deve estar com as barbas de molho…

    • Matheus Brito

      Já está com as barbas de molho faz tempo pois a justiça espanhola está investigando ele. Mas os americanos só investigariam se envolvesse o país deles.

    • janca

      Eu confesso que não sabia do acordo, mas hoje é um dia muito importante para o futebol, embora tenhamos que ter um pouco de cuidado. Blatter e Valcke seguem por aí, livres e soltos, quando o próprio FBI diz que a corrupção vem pelo menos de 1991. Quando Blatter era o secretário-geral da Fifa. De 1998 virou o presidente. E não sabe de nada? Dia histórico para o futebol, porque nos roubaram o jogo. E nos roubaram há muito tempo.

      • Cleibsom Carlos

        Janca, pelo menos para mim estas prisões foram um aviso para que o Blatter não contrarie interesses do Tio Sam. Tenho certeza que o FBI já possui provas contra o presidente da FIFA e só não o prendeu porque não quis. Não me iludo pensando que as coisas nos EUA são diferentes, os pilantras que criaram a bolha imobiliária estão soltos e gargalhando, e alguns deles são assessores diretos do Obama…Mas, isso posto, é bom ver mafiosos como o Marin sendo enjaulados, independente por qual polícia federal seja!!!!!!

        • janca

          Mas no caso dele não seria tão fácil assim prendê-lo. Ele é cidadão suíço.

  • hugo jose pedreira lannes

    Só prenderam pessoas dos países do terceiro mundo, o Blatter e o Valker ficaram de fora. Será que a prisão dos dois não seriam barradas, afinal estavam em território Europeu, Na verdade não sei se existem leis que proíbem a extradição de cidadão da Europa para outros países, mas se o Marin estivesse no Brasil eles não seria presos. Agora pergunto, vale a pena confiar nos americanos e nos europeus?

    • vaz

      Entendi. É o raciocínio típico em nosso país. Tá cheio de político enrolado com a lei que diz a mesma coisa: se o outro não foi preso então não vale, é coisa da oposição e preconceito. Pergunta: roubaram ou não? Por esta suposta razão o crime então não aconteceu?
      Você acha então que devemos deixar para lá já que o ancião deve ser inocente e imediatamente solto e provarão a inocência nos autos já que claro não podemos confiar em europeus e americanos e que nós que vivemos em uma região que é exemplo no direito internacional devemos protestar contra a injustiça.
      Para seu conhecimento, esta é a primeira fase da coisa e manipulação de resultados, jogatina ilegal (bolsas de apostas legais e ilegais), lavagem de dinheiro e outros, continuam sendo investigados e envolve muita gente nos 4 cantos do planeta e o sr Blatte entre outros que aguardem que o deles logo chega. Na Europa o ilustre alcaide da FIFA vem sendo investigados por corrupção e sonegação denunciado por um investigador que contratado pela FIFA para fazer auditoria isenta, apontou um monte de merda que o sr Blatter preferiu ignorar em relação principalmente a escolha da sede da Copa de 2022. O sujeito não se conformou com o uso de seu nome e afirmação que nada estava errado e encaminhou o documento a justiça da Suiça e EUA.
      Hoje mais de 20 pessoas além dos mais famosos entre eles muitos americanos foram presos como um dos sócios da Traffic e o ex-Vice presidente da Federação americana e da Concacaf e membro da FIFA (Chuck Blazzer) acusado de sonegação de impostos por receber milhões de dólares sem comprovação (suspeitos) fez acordo com a justiça americana e aceitou denunciar a ladroagem e gravar as reuniões podres da FIFA.
      Por isso meu caro a porcaria ainda não parou de ser jogada no ventilador e muita gente deve estar sem dormir.
      PS: o nome de alguns europeus e americanos acabam de ser confirmados como presos e alguns deles membros da FIFA acabam de ser banidos.

      • janca

        A Fifa tem que ser investigada e deveria ser há tempos e os culpados, punidos. Inclusive Blatter, que não está acima do bem e do mal. E o senhor Valcke também.

      • elias

        eu li alguma coisa a respeito da prisão do proprietário da Trafic e parece que ele ja esta em liberdade

    • janca

      Uma boa pergunta, Hugo. E se o Marin estivesse no Brasil não seria preso.

    • Mario

      acho q pergunta tem q ser outra , quando sera q nós vamos resolver nossos problemas e não depender dos outros?

  • Matheus Brito

    É tão vergonhoso saber que foi gasto dinheiro público com uma CPI onde toda essa gente estava sendo investigada e não deu em nada. Daí, anos depois vem os Americanos nos ensinar novamente como é que se investiga. Será que eles já comunicaram o Teixeira pra não sair do país sem avisar? kkkkkkkk
    Janca, na boa, preciso ouvir de alguém que isso vai chegar no Eurico Miranda. Não aguento mais aquele cidadão no meu time.

  • Janca, porque aqui nunca é possível investigar a CBF, Federações e clubes? Sempre vem o argumento que são entidades privadas o que acontece também nos EUA mas lá, não tem qualquer impedimento em processa-los por suborno, lavagem de dinheiro, tráfico de influência entre uma dezena de crimes (já que isso é crime por lá e também aqui) e que ao contrário do Brasil, não atingiram o erário público americano mais infringiram a lei e não interessa se é particular ou não e que não tenha supostamente prejudicado diretamente ninguém embora isso não seja verdade.
    No Brasil, são entidades e clubes com tratamento tributário diferenciado, isenções e beneficiam-se de financiamentos e perdões de dívidas, devem as calças em tributos, transações suspeitíssimas como a venda e transferência de jogadores, fazem compras e vendas entranhas como exemplo Neymar ou a compra de jogadores por milhões que ninguém sabe de onde saiu e é assim em todos os clubes e não é só estes casos para não ficarmos em discussões clubísticas.
    Jogadores são vendidos a troco de banana com a manjadíssima explicação que o atleta quis sair e que o clube só tem direito a 10 ou 20% do atleta e ninguém põe em dúvida. Jogos com arbitragens suspeitas e resultados mais ainda já que por exemplo, ninguém achou nada ilegal na queda da Portuguesa e a evidente compra do clube por um interessado e que não levou a nenhuma investigação por violação do estatuto do torcedor, corrupção, manipulação de resultados e etc.
    Aqui não é assunto de polícia e nem de justiça os patrocínios milionários da CBF e venda de jogos da seleção com uma empresa para lá de……, assim como presidentes de entidades e da própria CBF enrolados como RT, Marin, Del Nero e suas vidas nababescas e namoradas esculturais que fazem questão de mostrar em lugares VIP’s ou situações de ostentação debaixo de salários milionários de entidades isentas e até sem fins lucrativos que distribuem esta grana em forma de salários e negociatas como o a Justiça americana acaba de demonstrar e que não chamam a atenção de nosso MP, Federal, ministérios e agentes da lei.
    Estes caras se beneficiam de privilégios em suas entidades e clubes e que se não todos estes clubes, a maioria absoluta estão falidos, andam em repartições públicas de pires na mão arregimentando influências políticas inclusive de ex-dirigentes a quem financiam eleitoralmente para conseguir parcelar dividas em centenas de vezes e juros perdoados, coisa que nós mortais não conseguimos e no dia seguinte estão fazendo contratações milionárias.
    Ao final do ano passado, dois grandes clubes brasileiros (só para ficar no exemplo) estavam com dívidas quase impagáveis, renegociaram débitos milionários com a super-receita, não pagavam jogadores e funcionários, devem milhões ainda e repentina e milagrosamente na virada do ano passam a contratar um time inteiro e mais reservas com salários absurdos e por valores de milhões e mesmo agora continuam disputando jogadores com salários milionários sem o menor constrangimento e sendo elogiados por parte da mídia como exemplos a serem seguidos. Daqui alguns tempo falarão que não irão fazer loucuras e que o clube novamente está quebrado. Os tais direitos de imagem que não passam de sonegação pura já que serve para não se recolher direitos trabalhistas e impostos é colocado por alguns como salário que o jogador tem direito o que não passa de atos no mínimo passíveis de investigação pela receita federal e de estados e municípios já que envolve impostos.
    Janca, por aqui a alegação sempre é que a FIFA não admite interferência do estado e da justiça na investigação da ladroagem sob pena de exclusão do país mas os EUA o fizeram e alguém acha que a FIFA vai exclui-los?
    Atenção PF, MP, estados e união, vão acordar quando?

    • janca

      Já tivemos CPIs do futebol, duas, uma na Câmara e outra no Senado. No final acabaram em pizza. É hora de limparmos a CBF, que administra e mal a Seleção Brasileira, um patrimônio nacional, e é comandada por um grupinho que não larga o osso. Como se fosse dono dela.

  • José Henrique

    Esse Marin é aquele sócio e antigo ponta direita do São Paulo Futebol Clube?

    • Mario

      conselheiro vitalicio do SPFC

  • Tarcísio Rezende

    Bom dia Janca,
    segue abaixo minha colaboração para direcionamento das investigações do FBI:
    1- Venda paralela no mercado negro de ingressos de Copas do Mundo destinados às federações e confederações. Dica: uso de laranjas, torcedores caricatas, na venda dos ingressos.
    2- Relações comerciais e pessoais, inclusive com membros da Imprensa, de empresários “donos” de jogadores.
    3- Investimentos no futebol de ex-jogadores e técnicos.
    4- Movimentações financeiras das construtoras e federações relacionadas a construção de estádios para grandes competições realizadas nos últimos 20 anos.
    5- Criação e organização da Copa das Confederações.
    6- Relação comissão de arbitragem (árbitros) X competições X federações/confederações.
    7- Relação resultados das competições X bolsas de apostas (inclusive eletrônicas).
    Pode existir gelo para afundar uma frota de transatlânticos bem maiores que o Titanic kkkkk.
    Grande abraço, Tarcísio Vascão.

    • janca

      Gelo não falta, Tarcísio. E acabei de postar sobre o cerco à Traffic. Se no Brasil também começarem a ir a fundo… Grande abraço, João

  • striknight

    Pois é janca triste futebol, cada vez mais ta perdendo a graça, ver esse tipo de coisa, obras superfaturadas, lavagem de dinheiro, os caras ganhando rios de dinheiro e o torcedor se matando nos estádios.

    Politicos enfiltrados, chefe de delegações, arbitros participando de manipulações de resultado, RGT mandando e desmandando.

    A que ponto chegamos.

    Abraço

    • janca

      Mas algo de bom deve sair disso tudo. Ontem foi um dia importante para a história do futebol. Chegou a hora do basta, embora muitos quisessem continuar como estavam.

  • O que quero comentar é que em 2000 que o coríntias foi campeão mundial aprovado pela fifa,e que Jose Maria Marin,que é corintiano declarado era um dos fortes lá da fifa !!!!! e foi o que com outros deram esse mundial para o corintians,sendo que foi só um torneios em que os clubes estavam de férias e que viera para o brasil participar do torneio !!!! e além disso teria que participar somente os campeões da libertadores por direito é lógico !!!! porem com certeza por indução de Marin,o coríntias foi convidado !!!! e dai foi campão !!!! dai o forte Marin da fifa fez essa merda de o coríntias ser aprovado como campeão mundial de uma forma tão mentirosa,como é marin e seus comparsas da fifa até então fotres da fifa e corintianos !!!! esse titulo agora tem que ser cassado para parar essas palhaçadas de fazerem coisas serem,e que nunca foram !!!!! tenho certeza que não tou errado,pençem nisso e vamos serem justos e onésto com nosso futebol,antes que acontecam coisas piores e o futebol fiquem cada vez mais desonesto é isso aii !!!!

MaisRecentes

Brigas no Fla



Continue Lendo

Paulistas com medo



Continue Lendo

A mágoa de Ceni



Continue Lendo