Guerra no São Paulo



A direção do São Paulo vê o grupo do ex-presidente Juvenal Juvêncio por trás dos protestos das organizadas contra os atuais mandatários do clube, atletas e comissão técnica.

Juvenal sempre foi muito ligado ao comando da Independente, principal uniformizada são-paulina, que mesmo na época das vacas magras dava apoio ao time, ao contrário de muitos torcedores comuns.

Depois que rompeu com o atual presidente, Carlos Miguel Aidar, a postura da torcida teria mudado.

No início do ano, antes mesmo de o time emperrar, sendo humilhado pelo Corinthians na Libertadores, jogando muito mal diante do Santos na Vila e novamente sendo derrotado pelo Timão no Paulistinha, as vaias e a pressão já tinham começado.

Tanto que a organizada, contrariando os torcedores da numerada, expulsou Maicon do clube e começou a gritar que vencer a Libertadores era obrigação, deixando todo o elenco sob pressão.

No último final de semana, torcedores uniformizados protestaram cobrando os jogadores, o que deve se repetir no próximo sábado.

O trabalho de Muricy Ramalho, que não consegue dar padrão de jogo ao time, também tem sido colocado em xeque. O técnico reclama da falta de um líder, enquanto a diretoria diz que contratou os atletas que ele pediu e que tem bom material em mãos para trabalhar.

Pra complicar, o São Paulo não consegue encher estádios, o que fez a direção criticar a torcida, quando grande parte da responsabilidade é do grupo que comanda o clube. Vide os preços irreais dos ingressos, que chegaram a 120 reais contra o Danúbio, do Uruguai. Vide também a confusão para a venda física e online dos mesmos na partida pela Libertadores, que acabou, em dia de muita chuva, tendo um Morumbi vazio.

O curioso é que, além de culpar conselheiros ligados a Juvenal pelo clima de instabilidade, a atual diretoria vê um movimento pela volta de Marco Aurélio Cunha, que fez forte oposição a Aidar na campanha presidencial, ao dia a dia do Tricolor. Cunha, que já foi genro e aliado de Juvenal, voltou a se aproximar de Aidar depois que o atual e o ex-presidente romperam e passaram a trocar acusações públicas.

Enquanto isso o São Paulo afunda e faz um início de temporada, especialmente depois de ter emperrado na Arena Corinthians, pra lá de conturbado.



  • Junior

    Acho tão bobo esses jornalistas que desdenham os estaduais… “paulistinha”… pra que?
    E outra… preços irreais? O Palmeiras está cobrando até mais que isso em vários setores e o estádio está sempre cheio!

    • Josué

      Junior acho até que vc tem razão, mas devemos considerar 2 fatores. 1º tanto o Palmeiras quanto o Timão, existe o fator NOVIDADE quanto as Arenas. 2º tanto a torcida do Palmeiras quanto o Timão sempre tiveram presença maciça nos estádios, quando o SPFC vai só quando a equipe está bem ou libertadores…. abs….

      • Marcelo Abdul

        Josué. A sua afirmação não é verdadeira. Em 2013 e 2014 o São Paulo ficou entre o melhores públicos do campeonato brasileiro. A frase de que a torcida do São Paulo “só vai quando a equipe esta bem” é irreal. Praticamente todos os campeonatos estaduais não tem público devido aos preços exorbitantes e ao baixo nível técnico e competitivo dos jogos. Corinthians e Palmeiras colhem frutos de suas Arenas novas e também dos planos de sócio torcedor que usam a fidelização. Ou seja, quanto mais jogos o sócio torcedor vai, mais pontos ele ganha para ter direito a ingresso nos jogos mais importantes.

        • Avanti100k

          Opa…pera aí, parceiro,
          Lotar estádio a 5 reais o ingresso até a Lusinha lotaria. No mais, quem esta’ “ferrando” o SPFC são Palmeiras e Corinthians colocando ingressos a preços de arenas (pq tem arenas modernas e cobertas), e com isso, o SPFC tentou seguir os 2 times e se ferrou, pois, a torcida do SP nunca foi tao apaixonada como as torcidas de Palmeiras e Corinthians. Quer as provas? Mande o SP baixar a 5 reais novamente, que vc vai ver uns 35 mil pagantes/jogo. Mas, não daria mais que isso tbm..mesmo a 5 reais.

          • Cavalaro

            Avanti100k não vejo problemas em se lotar o estádio com o ingresso a 5 reais.
            Paga-se o preço que vale no espetáculo. Em 2013 nosso time era de dar dó tanto que quase caiu. Nada mais justo que se ter o preço mais baixo. A qualidade dos jogos no Paulistinha é sofrível, por isso o preço menor.
            O preço do ingresso ser mais caro na Libertadores, pra mim, está correto. O espetáculo pede um preço maior. A competição é mais importante. Então é justo ser mais caro. Famosa lei de oferta x procura. Tanto que o estádio enche nestes jogo. Abraço.

          • jaja

            Exatamente, lei da ofertaXprocura… O time dos Bambis tem que fazer muita oferta já que não há procura pelos ingressos. Os times de mais apelo junto à torcida podem cobrar ingressos mais caros assim como o Corinthians vem fazendo desde 2009 no Pacaembú e mesmo assim ter casa cheia ou minimamente cheia.
            Os bambis tem que estar na moda, disputando títulos e com preço camarada para ver os torcedores aparecendo. Alias os maiores públicos do time recentemente são as apresentações de jogadores como foi o caso com o o Kaka, Luis Fabiano e Ganso que encheram o morumbi de torcedores que foram lá para ver eles desfilarem com a camisa nova. Agora futebol, não é muito a vibe da torcida. Fazer oq? temos que respeitar as diferenças.

        • Hebinho

          Marcelo vc tem razão . todos os corintianos tem a mania de dizer que são fieis, mas não são e a imprensa apoia essa mentirosa informação, todas as torcidas são iguais, basta vcs verem a propria gaviões, mandaram embora o Teves, Edilson, Paulo André etc, Sheik por que beijou outro homem, quase saiu o guerreiro, é que a imprensa adora ver noticias ruins do SPFC, por que o são paulo não tem uma diretoria simpatica. Falando de torcida, quando um time está mal a torcida some pode ser qual time for o corintias não é sinonimo de fidelidade so tem fama, em 2007 quando o corintias caiu e fui no morumbi ver um dos ultimos jogos do brasileiraão e não tinha ninguem de corintiano,os unicos times que são referencia de fidelidade em estádios são os times do nordeste esses sim são exemplos. quando o palmeiras caiu para a segundona também lotou o estadio igual o corintias, mas a a tv só passou quando o corintias caiu. se o time do SPFC estiver bem lotamos o estadio sim. se vai mal é igual a todos inclusive o corintias, o corintias está bem este ano então é normal, a torcida lotar . Temos que ser mais coerentes para falar .

          e

      • Rony

        Na verdade, o sao paulo não tem uma grande torcida ( diminui 3% no último ibope ) Na verdade o SP tem simpatizantes que pouco frequentam estádio. Já Corintias e Principalmente o Palmeiras tem torcidas apaixonadas e fanáticas. O Palmeiras é um absurdo…um verdadeiro fenômemo. O santos fica mais atrás dos 3 grandes de são paulo.

        • Rony: Isto ai que voce falou é conversa de palmeirense que não aceita que no brasil inteiro, o s.paulo, faz tempo, passou o Palmeiras em torcida…..Nos brasileirões onde o s.paulo não foi bem, o publico pagante desuatorcida ficou entre os primeiros…vários prefeitos de cidades onde o s.paulo joga, afirmam que somente flamengo, corinthians we são paulo chamam mais torcidas….Ou vc vai dizer queestas realidades foram criadas ?……..O Palmeiras enche a Arena Palmeiras com 35.000, quero ver encher o morumbi com 90 / 100 mil como o s.paulo fazia.l..a fraca presença do momento tem a ver com o péssimo futebol do time…Tem estados brasileiros em que são paulo tem tanta torcida quanto corinthians…O Palmeiras não me engana………..quero ver eles encherem o distante morumbi………eles foram sempre a torcida detime grande mais ausente do morumbi…até o corinthians, na comembo9l de 2003, levfou só 3.000 pagantes no morumbi quando foi eliminado pelo Lanus na mercosul………..para pois de falar inverdades

        • jaja

          A torcida do palmeiras é um fenômeno mesmo… Consegue fazer menos barulho no próprio estádio que a torcida visitante do Corinthians com apenas 5% da arquibancada. A torcida do amendoim xinga e reclama mais que os rivais. É um fenômeno que está adquirindo o sócio torcedor empolgados com a modinha e logo mais vai voltar ao que era. Segundona e fax.

      • Gert Fernando de Oliveira Richter

        Essa história do Corinthians ter o fator arena é balela. Já fazem vários anos que o Corinthians tem média de público de 20 mil para cima, mesmo no Pacaembu.

        • Felipe

          O fato é que o corinthians tem a segunda maior torcida do brasil e o fator arena ajuda sim.

    • janca

      Eu acho preço irreal, sim. Pra forçar o torcedor a entrar no programa de sócio. Depois do fiasco diante do Corinthians no campo do adversário, cobrar 120 reais pelo ingresso contra o Danúbio foi demais. E o estádio do Palmeiras é muito mais bem localizado que o do São Paulo. Sobre os Estaduais quem desdenha deles são os próprios clubes grandes, que priorizam, com razão, Libertadores, caso de Corinthians e São Paulo, e só se preocupam com o torneio a partir da fase eliminatória.

      • Baixa o preço dos ingressos para não sócios e ai quais seriam as vantagens de ser sócio?

        A maior vantagem que uma torcida pode ter é melhores preços e facilidades para ir sempre aos jogos…

        Vou ser bem sinceiro, todos os São Paulinos que conheço, quem costumam de fato a ir aos jogos, são sócios torcedores e estão satisfeitos, principalmente com o preço aplicado para tal.

        Agora, aqueles são paulinos que conheço, que só vão em 1 ou outro jogo, estão reclamando dos preços e não são sócios…

        Aí que está a diferença,,, o SPFC tem um número muito grande de torcedores que só vão em jogos na “boa” e isso é sim uma realidade… 2013 não podemos esquecer dos preços a R$ 2,00… E 2014 a média só subiu depois da chegada do Kaká e da engrenada que o time deu…

        A única reclamação que tenho do ST é essa mudança da empresa e sistema de ingressos que bagunçou tudo… mas quanto aos preços, acho justo… Talvez baixaria mais o ingresso do Paulista, mas não sei se é determinado pela FPF!

    • Edgard Alan

      perceba que os mesmos nunca falam carioquinha, mineirinho, gauchinho, baianinho, etc…

      • jaja

        O paulista hj em dia é sem graça por conta da superioridade dos clubes paulistas que estão sempre disputando títulos maiores. Olha o valor do campeonato carioca já que só sobra isso pra eles disputar. Fica complicado os grandes de São Paulo darem importância ao estadual se todo ano, salvo raríssimas exceções, estão disputando o título do brasileiro, copa do brasil e Libertadores. Mas pode apostar que pro palmeiras que se apequenou, o paulista é um baita campeonato sim. Se o palmeiras voltar a ser um time de elite vai perder o interesse pelo paulista tb.

  • Josué

    Bom dia, Janca, acredito que o presidente do SPFC adota a saída errada, ao invés de priorizar a guerra política com o Juvenal, deveria voltar toda a atenção ao time. que convenhamos está muito mal, e o Muricy ? Admiro muito o Muricy, porém está irreconhecível à beira do campo, penso que o desanimo é com o “fora de campo”, mas também me questiono se não é por ordem médica ou algo ligado a sua saúde…..

    • janca

      Mas não é de hoje que o Muricy não vai bem. Já cansou a história de “aqui é trabalho” para um time que nem esboço de esquema tático tem. Fora que é uma equipe desequilibrada emocionalmente. E muitas vezes apática, sem criatividade. Esperava mais desse início de temporada. Potencial e elenco pra jogar mais o São Paulo tem.

      • vuvu

        O que mais prejudica o SP. é muita idolatria parte da diretoria, técnico e uma grande parte da torcida para ex atletas como R. Ceni e LF9.

        • Falou verdade o Vuvu……….eu como s.paulino de 65 anos de idade que viu Roberto Dias, Careca, dario Pereira e outros, não aguento mais a sãopaulina falar de Mito, de fabuloso isto e aquilo ficar todos dias falando do passado bla bla bla…………..esta sãopaulinada da nova geração fica idolatrando pernas de pau igual lugano, rogerio ceni, e o inutil luiz fabiano……….o time não corre, não luta, não poem respeito ……………………..é uma era triste improdutiva onde o conceito do spfc cai a cada dia. queira deus que logo isto termine.

          • Francisco

            VUVU, eu acompanho seus comentários e estou com voce. Chega de Mito, chega de LF9, alem do mais chega de torcida organizada, é esse pessoal que assusta o torcedor familia.
            Em tempo chega de Muricy tambem. O Wagner Mancini se ainda não assinou com o Santos seria uma boa pedida.

          • Maximus Voreno

            É o primeiro Tricolor que vejo chamar o Rogério Ceni de Perna de Pau.

          • Realmente. Este time é uma bosta. Mico Ceni é um tremendo frangueiro.

          • jaja

            perna de pau ele não é… Pra um goleiro ele chuta muito bem. Mas é frangueiro. Se fosse futebol de salão que pode substituir toda hora tudo bem colocar o rogério ceni no time quando está atacando que se precisar recuar a bola ele sabe repor com um passe maio ou menos. Agora quando está na defesa, ele é fraco e sempre foi. E a liderança dele faz alguns anos que talvez esteja atrapalhando, já que ele se coloca sempre acima de qq um outro diminuindo a auto estima e vontade dos outros que estão cansados de ouvir da torcida e imprensa que o time resume-se a ele, ele que treina certo, ele que é o exemplo, ele q sabe tudo do time, ele que está lá desde sempre, só ele que relamente ama o time, só ele que realmente pode falar alguma coisa, etc…

          • FLAVIO

            Desculpe, Sr Francisco!O Rogério ganhou tudo pelo São Paulo, o Lugano também, o Sr tem que criticar Luis “Pipoqueiro”, Denilson! E principalmente o Murici, esse que fica bravinho com seus “amiguinhos” da imprensa, nas entrevistas pós jogo…!”MARQUETING BARATO, RASTEIRO!!Ele tem que falar que já fazem 02 anos que ele está lá e o time não joga “porra nenhuma”.Fora MURICI…FORA MILTON CRUZ…FORA TATÁ !!E UMA RENOVAÇÃO DESDE A BASE , QUE NÃO REVELA NINGUÉM!!FORA COM ESSE “BANDO DE AMIGOS”!!!LUIS FABIANO E DENILSON FAZEM PARTE DESSE BANDO!!!FORA!!!IMCOMPETENTES!!!!!!!!!

  • Marcel Zanini

    Com Pato, Ganso, Alan Kardec e agora o Wesley, desafetos em seus ex-clubes, e os outros tantos que chegaram ao São Paulo com a filosofia de “pegar” aqueles jogadores em fim de contrato, deu nisso que vemos aí hoje, jogadores sem identificação e compromisso com a camisa do clube.

    Fora que o Rogério “Cenil” (como diz um amigo) e o tal de Fabuloso, que na hora que o time precisa se esconde em campo, impedem o crescimento de outros jogadores, tanto como atletas, como lideres do grupo também.

    Esses 2 fatos acima citados por mim, aliados ao seu post Janca, colocam o tricolor nesse caminho que particularmente acho bem legal e justo pela empáfia e soberba, tanto da torcida como dos dirigentes, que lá nos anos 90 usavam camisetas com os dizeres, “to de saco cheio de ser campeão”.

    A conta demorou pra chegar, mas enfim chegou, e agora não tem a grana do aluguel do Morumbi pra salvar como antigamente!

    Abraço Janca.

    • Marcelo Abdul

      Nossa! Aluguel! Até parece que a ínfima grana do aluguel servia pra salvar as dívidas do clube. No máximo cobria a manutenção do estrago das equipes adversárias. O Morumbi sempre era deficitário. Só mudou com as políticas de camarotes e vendas de espaços dentro do estádio. Saiba que a maior parte das rendas dos times adversários eram destinados aos mandantes. O São Paulo ficava com uma quantia simbólica. E empáfia por empáfia todas as torcidas são iguais na soberba quando seu time está ganhando. Nunca vi um torcedor “humilde” na vitória. Papo furado.

    • janca

      Gosto muito do Pato e acho que o Ganso tem um toque refinado, embora peque pelo desequilíbrio emocional. Fora tudo isso tem a questão da folha salarial, que anda atrasando… Mais problema à vista. Abs. Marcel

  • Maximus Voreno

    O São Paulo de hoje, lembra o Palmeiras de tempos atrás, onde as brigas políticas eram tão expressivas que encobriam os resultados dentro de campo.
    A única coisa, em que a diretoria tem acertado na minha opinião é em não ceder as lamurias do Muricy.
    Afinal de contas, basta olhar o elenco do São Paulo, e constatar que esse time além de caro, é um time que deveria estar rendendo muito mais.
    Perder um clássico não é problema…. isso pode acontecer….. mas é a maneira como perdeu…. apático, sem um padrão tático, de certa forma conformado.
    O Muricy dizer que precisa de um líder em um elenco que tem Rogério Ceni, Luiz Fabiano e Michel Bastos…. só pode ser brincadeira né

    • janca

      Também acho que deveria render muito mais. Muricy é muito bem pago, não tem que ficar chorando. Tem que trabalhar e fazer o elenco render. Pois é um elenco caro. E que poderia estar jogando mais bola.

      • Maximus Voreno

        Assim como o Tite, e outros técnicos estão fazendo o Muricy deveria pensar em se reciclar. Ter a humildade de seguir para a Europa aprender sobre variações táticas, sobre treinos específicos….

        • Mario

          Muricy esta é pensando na aposentadoria , cuidar da saúde e ver os netos crescerem .

          • Maximus Voreno

            Se esse é o pensamento dele… tudo bem.

            Acho que deve ficar o respeito do torcedor tricolor para com ele.

            E o respeito dele com o clube abrindo espaço para outro treinador.

            E a vida segue

  • Gostaria de deixar aqui o meu protesto e indignação com o atual elenco de jogadores do tricolor,bando de frouxos jogadores sem personalidade não honram a camisa gloriosa do tricolor Rogério Ceni ridículo Luiz Fabiano numa tiriça a toda prova.
    Murici Ramalho ultrapassado.
    Diretoria incompetente.
    Fora todos.
    Não conseguem ganhar dos galinhas.
    Meu repudio…….

    • Mario Antonio Milaré

      Dentre do comentários este, o seu é mais sensato e apropriado.

      A verdade que o presidente e o dono do time Sr. Rogerio mão de alface estão mais preocupados com as suas vaidades e status.
      Nosso plantel é fraco, é o reflexo do técnico e diretoria…
      Faz-se necessário uma faxina geral elenco e comissão técnica e diretoria.

      • Maximus Voreno

        Elenco fraco?
        Opa Mario… com todo respeito eu discordo.

        O meio campo do São Paulo tem gabarito para jogar muito mais.

        As laterais não são ruins, e o ataque também não.

        A zaga com Dória precisa encaixar…. mas tudo isso quer dizer que o São Paulo não é um time fraco não.

    • Hebinho

      Ta bom Marco Aurélio, que é bom para você então, você é mais um amendoin que fica vaiando no estadio e pelo jeito não entende nada de futebol, não analisa os jogadores, e fica invejando os times que estão ganhando, qual o tecnico atualizado na opinião? o Tite? que deixou o time inteiro contra o São Lourenço sem atacante , só porque deu aquela puta sorte de uma única bola , você acha que aquilo foi jogar bem? francamente Marco , você não sabe quem é jogador, falar do Luis fabiano, Rogério Ceni, cara você é o tipo do amendoin que não sabe nada e não da para discutir, é que seu comentário foi tão cretino que tive que responder.

  • Gustavo

    Por que o torcedor iria ao estádio para ver jogos dos estaduais é Paulistinha pra cá, Carioquinha pra lá etc… é de um infantilidade gigantesca esse tipo de termo.

    • janca

      A questão não é o termo. Até parece que se chamássemos de Paulistão o São Paulo estaria lotando estádio contra um XV de Piracicaba da vida… Nem contra o Corinthians encheu… O torcedor sabe que o campeonato, para os grandes, começa mesmo apenas a partir da fase seguinte. Essa de agora mal serve como pré-temporada.

      • Maximus Voreno

        Janca,
        Mas nem no Brasileiro as médias de público estão boas.

        A questão do campeonato servir como pré-temporada, acho que é algo que precisa de um planejamento melhor dos clubes, e não está ligado ao formato do campeonato (Que eu também não gosto)
        Veja por exemplo o Palmeiras, o Palmeiras ficou quanto tempo para colocar o Gabriel Jesus para enfrentar um Rio Claro do vida, um Audax….
        O Santos também, time que fala tanto da base, está colocando os veteranos e os garotos não, mesmo o time com 10 pontos de diferença do segundo colocado. Ai o treinador virá no segundo semestre dizendo que os jogadores jogaram muito.

        Cadê o planejamento?

        Acho que as federações são fracas na organização do campeonato… mas os clubes também são muito fracos quando o assunto é planejamento.

    • Benedito Gonçalves da Silva

      Se campeonato regional não vale nada, então porque eu vejo um gol de Basílio quase todo dia na tv?
      Depende de quem ganha,se determinado time ganha “vale muito” se outro ganhar “não vale nada”.

      • janca

        Nos anos 60 e 70 era outra coisa. Nos anos 80 também tinha valor. A partir da globalização e dos anos 90 a coisa foi mudando de figura, especialmente com os títulos do São Paulo na Libertadores. Os Estaduais não têm mais o valor que já tiveram um dia.

        • Maximus Voreno

          Janca,
          Eu acho que o “Glamour” sim… mas o valor não mudou.

          Costumamos dizer que o campeonato A vale menos… ou mais de acordo com as circunstancias….. mas não vejo que as coisas mudaram muito com o tempo não.
          Seria o mesmo que dizer que a libertadores hoje vale menos, afinal de contas, antes os times da Argentina, Uruguai e até os Chilenos, eram muito mais fortes… não tinhamos um Once Caldas, ou São Caetano da vida na final…. Até a premiação da Libertadores ficou defasada ao passar do tempo.

          Nem por isso dizemos que a Libertadores virou “Libertinha”

          • janca

            Mas para os times brasileiros a Libertadores hoje tem uma importância que não tinha em épocas passadas. Tanto que passaram a valoriza-la muito. E a prioriza-la, inclusive, algo que não faziam no passado.

          • Maximus Voreno

            Janca
            Acho que valorizavam sim… o que não conseguiam era ganhar.

            Claro que pela rivalidade, as cobranças aumentaram e as gozações também.

            Por exemplo, para o Corinthians até vencer a primeira era uma obsessão, já para o São Paulo a cobrança era menor.

  • Cleibsom Carlos

    Esse é o problema de todos os diretores e políticos brasileiros!!! Tanto uns como os outros amam o clube ou o país apenas quando estão no poder, a partir do momento que vão para a “oposição” passam a fazer de tudo para prejudicar o clube e o país que tanto amavam!!!! Ou seja, se é para prejudicar meu “adversário político”, que se dane o clube ou o Brasil!

  • Michel

    Pô, eu acho é pouco isso. SPFW é o time de maior histórico de arrogância do Brasil, o time que mais vezes tentou passar perna em vários clubes do Brasil. O que eles estão passando hoje não esta nem perto do que deveriam sofrer… Time que se diz “Soberano” em que? ….Displicência ? Falta de Caráter? Falta de ética?…..esse Timinho ridículo que começa com um aposentado no Gol (RC) , um Cadeirante no Meio (Ganso), e um pipoqueiro no ataque (LF) acha que vão ganhar O QUE???

    Rebaixamento é pouco pelo histórico negativo de vocês…SOBERANAS EM QUE???

    A MASCARA CAIU!! SEGURA O B.O AGORA….B I X A S!!

    TIMINHO DE LIBERTADORES, NÃO TEM TORCIDA PRA APOIA….EEEEEEE CADE VOCÊ CADE VOCÊ!!

  • wladimir

    a imprensa , gosta de ver o circo pegar fogo, não importa qual seja o time, e como se fosse essa a função dela, nesse sentido , o Marco Aurélio é importante, porque le sabe lidar com essas situações, desviar foco, usar a imprensa a favor, a diretoria do tricolor dá muita munição de mão beijada a imprensa, deveria trabalhar mais e falar menos.

    • janca

      Quem gosta de ver o circo pegar fogo é a própria direção do São Paulo, vide a briga pública entre Aidar e Juvenal.

    • Maximus Voreno

      Também acho o Marco Aurélio uma figura chave para o atual momento tricolor.

  • Acredito que s.paulinos da minha geração (estou com 65), tenham uma visão mais acertada do que é o s.paulo hoje. O S.Paulo alcançou um grau de conquistas acima dos rivas, sua diretoria sempre foi elogiada e admirada….então para nós fica meio dificilo assimilar o lixo que é o s.paulo hoje……………….Rogerio Ceni é egoista absoluto fazedor de média, perdeu 20 penais e ninguem faz nada nomorumbi………….l.fabiano serve para o que , alem de ser expulso e oneroso pro sp ?……Ganso é improdutivo…………s.paulo não tem padrão de jogo, é lento, jogo de lado….lento, desatento, sem raça…………..voce ve qualquer time na tv correndo lutando,mais o s.paulo é um marasmo só…….sonolentos sem raça que da até vergonha……….A torcida do s.paulo, sem duvida,é mesmo a terceira maior do Brasil e fora do Estado de S.paulo , ela equilibra com corinthians. Outrora, enchiamos o morumbi com 90 a 100 torcedores sozinhos nas ocasiões das libertadores 92/93………..Hoje, pelo horrivel time que temos, a torcida se escafedeu e fez mui6to bem, porque no s.paulo se instalou um vicio mental preguiçoso que não permite que o time reaja nunca…Fora Ceni, luiz fabiano, denilson edson silva, paulo miranda, reinaldo, murici , e aidar..e juvenal juvencio nunca mais………………………

  • Marcelo Barbosa

    Parei de ler no momento em que disse que a organizada expulsou o Maicon do clube.
    Primeiro que o Maicon não é nada demais, jogador comum, segundo que se o Senhor não estava no jogo não pode lançar uma informação como se fosse a verdadeira.
    Eu estava no jogo e quem estava vaiando o Maicon era a torcida localizada nas numeradas do Pacaembu.
    O senhor como formador de opinião, por escrever para um jornal e um site de credibilidade, não pode lançar informações por simples achismo.
    A torcida organizada cobrou a vitória na Libertadores neste jogo, disse que era obrigação, porém em nenhum momento direcionou seu protesto ou vaiou o jogador Maicon.
    A partida relatada se trata do São Paulo 4 x 2 Capivariano no Paulista deste ano.
    Portanto, antes de falar qualquer coisa, procure apurar os fatos verdadeiros, ou fale apenas aquilo que você sabe por ter presenciado.

  • Edu

    Eu tento entender a torcida sãopaulina conversando com amigos, colegas e parentes supostamente sãopaulinos. Nenhum tem pelo seu clube o fanatismo dos palmeirenses e corintianos. Concordo com a ideia que, diferente de torcedores, o spfc tem mesmo é simpatizantes e um certo ódio incontido por tudo o que tem a ver com o Corinthians. Acho mesmo que odeiam mais o Corinthians do que amam o spfc. E esta última diretoria ainda insuflou algo parecido contra o Palmeiras. O sãopaulino tem uma certa necessidade de se sentir superior aos outros. Neste mundo paralelo criado pela fantasia dos seus dirigentes, ele é o mais rico mesmo se morando no Paraisópolis. Ele é da classe A++ mesmo se vivendo do bolsa familia. Ele é o mais organizado mesmo convivendo com o caos desta administração e quem sabe das anteriores. Ele tem o melhor estádio mesmo com este muquifo deteriorado sem nenhum conforto para a maioria dos seus frequentadores. É o clube mais bem localizado, mesmo com absoluta falta de transporte público e um trânsito medonho com ou sem jogos.

  • Jason

    Só uma correção: No jogo contra o Capivariano, a organizada realmente gritou que “Libertadores era obrigação”, porém as vaias contra Maicon surgiram do setor próximo das tribunas do Pacaembu, após o jogador bater boca com um torcedor que o xingava.

    Outra coisa: No Carnaval Aidar esteve muito próximo da Independente e parece que ajudou financeiramente no desfile da escola de samba, assim como fez de tudo para agradar o presidente Negão quando tiveram problemas de transporte para o jogo da Libertadores em Itaquera. Inclusive a última festa do Dia da Mulher realizada no ginásio IV do Complexo Social do SPFC contou com a presença da bateria da Escola de Samba Independente: http://www.portao7.com.br/fotos/36763-sa%EF%BF%BDcias-comemoram-dia-internacional-da-mulher

    • janca

      O que só piora as coisas. Porque a direção da Independente é muito ligada ao Juvenal. Imagine o atual presidente e seu antecessor agora brigando para contentar uniformizada… Não dá.

  • edson

    Esse tal de Janca, se é que isso é nome de gente, só pode estar de brincadeira. Jogamos mal contra o Santos como ele disse, porém empatamos fora de casa. |Não jogamos nada contra o corinthians na libertadores, mas o tão magnífico time dele ( corinthians ) não jogou essa bola toda não, aliás aquele segundo gol das gayvotas, fala sério né?
    No último jogo do morumbi, eles acharam um gol, e não fizeram mais nada além de atrasar o jogo. Então meu caro senhor corintiano, pense um pouquinho antes de falar, somos os mais vitoriosos, nenhum clube brasileiro chega aos pés do São Paulo no que diz respeito a títulos.
    Pare de ficar querendo criar fofoquinhas sem fundamento e seja mais profissional.
    E outra meu caro senhor, por que não fala de uma vez que é gayvotinha também.

    • janca

      Não é nome. O nome é João Carlos. E o e-mail é verdadeiro, ao contrário do seu, que é falso. Fica se escondendo num suposto anonimato… Fácil. Até ser descoberto.

      • Josué

        Ei, Janca, “liganão”, deixa ele viver no mundo de Alice, o sujeito é tão acéfalo, que nem desconfia do apelido, se ao menos ligasse o desconfiômetro, perceberia ao acessa o Blog que não se trata de nome….

        • janca

          Risos. Cada um que aparece por aqui, Josué. Basta ver o nível de boa parte dos comentários para o post de ontem… Abs.

    • Maximus Voreno

      Edson,
      Não sou advogado do Janca… mas sua primeira estrofe deixa claro que as questões levantadas por ele fazem sentido sim.
      O São Paulo quando pegou um time grande esse ano… foi mal… muito mal.
      Quando você diz que tomou o segundo gol do Corinthians… acho que só ai já admitiu que a coisa está feia para o tricolor.
      A crise politica não foi a imprensa que criou… se você não gosta, reclame com o Juvenal, que nos seus goles à mais tornou público algo que no São Paulo, sempre foi resolvido internamente.
      E sobre a atuação apática do Tricolor, acho que você deve perguntar para o Muricy, essa condição atual é de responsabilidade é somente dele.

  • edson

    E tenham certeza caros amigos, esta fase vai passar, queiram ou não, ela vai passar.
    Mesmo a CBF, a FPF e nossos amigos que se dizem jornalistas não querendo.
    Aguardem.

  • gorrao

    este Juvenal ainda esta vivo não deixou saudades nenhuma deveria parar com esta porra ou não e sampaulino ou nunca foi so ficou ali pra roubar nosso time

  • Felipe

    Não entendo eles reclamarem de líder, sendo que um dos principais fatores do RC não ter se aposentado foi a questão da liderança que seria importante na libertadores. O Muricy pediu zagueiro canhoto, laterais, e um meia de velocidade e driblador. Olhando o elenco do são paulo hoje em dia, levando em consideração os nomes, é o melhor do Brasil. Acho Muricy um cara que trabalha muito, mas tem metodos bem antigos, tem dificuldade pra fazer o time mudar o estilo de jogo dentro do jogo. Teve 2 jogos contra o corinthians os quais ele não soube o que fazer com o time. O LF não é de hoje que tem uma serie de problemas físicos, tem dificuldade em dominar uma bola, apenas sabe finalizar, o que hoje em dia creio que não seja suficiente para um atacante de referencia.

  • vuvu

    Eu ainda acho que dá pra ter um time totalmente diferente na maneira de jogar com a inclusao de dois ou tres jogadores que temos dentro do elenco ou seja, com Tiago Mendes na vaga do caneludo Denilson e Boschilia ou Cafu pela direita já que o Centurion já disse que prefere jogar mais pela esquerda e o Pato sem posiçao fixa na frente, nada de cone LF9, acho que ficaria um time mais leve e ágil do que esse sonolento SP. que temos visto jogar, e aí acredito que todo o talento do Ganso tambem finalmente vai fluir, nao adianta cobrar do Ganso aquele mesmo futebol do Santos de 2010, ocorre que o Ganso é um jogador de extrema inteligencia e raciocínio muito rápido e naquele time do Santos todos se movimentavam abrindo espaços pra ele enfiar a bola e nao um cone parado que mal consegue ficar em pé como acontece com esse time do SP. Mas eu duvido que o Murici tenha coragem de colocar os jovens no lugar dos medalhoes, é um técnico cagao, e esta muito certo a direçao do Santos F.C. que o técnico que nao apostar nos jovens é RUA. Abraço a todos.

    • Maximus Voreno

      Vuvu,
      É assim que o Muricy deveria pensar… é olhar pra dentro de casa e ver o que é possível fazer.

  • Avanti100k

    Enquanto isso…. setor norte da Allianz Parque já esgotados pra domingo de manhã. Vixe!!! E hj ainda e’ 4ª feira. E podem esperar mais de 30 mil pagantes contra o XV de Piracicaba, e a renda deverá bater nos 2,5 milhão. E parabéns a TERCEIRA MAIOR TORCIDA DO BRASIL – PALMEIRAS esta’ com 101.116 sócios-TORCEDORES (que significa mais de $25 milhões/ano livres). E estamos em 10º lugar, a frente da potência mundial Manchester United. E não demorará muito pra passarmos a Inter Milao…que tem alguns poucos milhares a nossa frente.

    • Hebinho

      É meu caro avanti pelo jeito você não assisti futebol mesmo o SPFC nos anos que foi tri brasileiro foi o time que mais lotou estadio , pois o time quando esta bem a torcida comparece mesmo e quando vai mal não tem jeito isso acontece até mesmo com o corintias que a imprensa tanto defende que tem uma torcida apaixonada, pois quando estavam para cair para segundona não ia ninguem no estadio, ai quando cairam, ai sim lotaram todos os jogos , mais até ai , até o palmeiras tambem lotou, o vasco qualquer um quando cai lota, para mim o unico exemplo de torcida é o nordeste que o time aparece na quarta divisão e mesmo assim eles lotam, aqui não tem esse nem aquele pode ser qualquer um quando esta bem lotam, vocês desenham que só o corintias e flamengo tem torcida, como foi a comemoração do atletico mineiro e cruzeiros quando ganharam a libertadores e brasileiros, esquece avanti, quando o time está mal a torcida some mesmo. Quanto ao SPFC eu não to entendendo os protestos e os chingamentos, o time esta jogando mal mais está bem em todos campeonatos, agora é a hora de apoiar e gritar o nome dos caras, pois são seres humanos se não apoiarmos vão embora, não podemos ser igual os corintianos que em um momento nada a ver mandou varios craques embora e agora fica correndo atras, exemplo disso é o teves que saiu e agora os corintianos ficam chorando, os palmeirenses tambem mandaram o vagner love embora e quase cairam para segundona, o SPFC tem um time fantastico não está jogando bem mais quem está ? o corintias ganhou um joguinho safado tambem de um a zero o palmeiras perdeu para o santos de virada, poxa não estou entendendo nada, VAMOS TRICOLOR VAMOS SER CAMPEÃO, PERDER PARA O CORINTIAS É PASSADO VAMOS ENFRENTAR ELES NOVAMENTE E VAMOS GANHAR, ELES FICARAM 4 ANOS SEM GANHAR DA GENTE TAMBEM. AH E SO PARA LEMBRAR NÃO EXISTE TABU ALGUM A IMPRENSA CORINTIANA QUE DESENHA ISSO, ANO PASSADO GANHAMOS UMA PERDEMOS OUTRA E EMPATAMOS OUTRA, ONDE ESTÁ O TABU? ESSE ANO PERDEMOS AS DUAS, MAIS TERÁ MAIS CONFRONTO AINDA, PORTANDO NO FINAL DO NO PODEMOS FAZER ESSE BALANÇO.

      VAMOS APOIAR NOSSO TIME TORCIDA TRICOLOR ESSE ANO VAI SER NOSSO.

      • Avanti100k

        Hebinho, os números foram inflados pela vossa diretoria. Lembro-me bem, em 2007 foi o ano da escolha do Brasil pra sediar a copa do mundo, que acabou acontecendo….e lembro-me como se fosse hj, a diretoria de vcs colocaram ingressos a 1 real. Como eu disse: vcs só lotam (e a vossa diretoria oportunista usa dessa tática pra inflar os números). Quero ver lotar colocando os mesmos preços que Palmeiras e Corinthians colocam. Ingressos de 1 a 10 reais até a Lusinha lotaria o Canindé. Aliás, lotaria até o trambolho do Natel.

  • Afonso L.

    Comentários de palmeirenses e corintianos sobre o SPFC, não devem ser levados em consideração, pois são cheios de rancor e inveja, estão aproveitando a má fase da equipe para vomitar suas frustrações com o tricolor paulista, que diga-se de passagem nunca frequentou uma segundona e tem “só” 12 títulos internacionais, fora o resto. Chupem cambada.

    • Avanti100k

      Frequentou a segundona paulista. Seu time caiu em 1990 e disputou a segundona em 1991. Se vc não quiser acreditar, nao acredite. Mas, quem acompanha futebol sabe o que estou dizendo.
      E vc tem certeza que algum rival poderia ter inveja do vosso time hj? Inveja de que? Me diga algo que um palmeirense, santista ou corinthiano possa invejar do vosso clube? Não me faça rir né. Principalmente, palmeirenses e corinthianos que tem as novas arenas e faturando milhões com as mesmas, onde vivem lotadas e recebendo muuuuita $$$ em arrecadações. Olha… acordem pra vida, pois, o mundo mudou…o futebol idem…e a realidade e’ outra.

      • Hebinho

        O Avanti seu imbecil, o SPFC jogou a segunda divisão de 1991 e foi campeão da primeira. Burrão.
        então como você explica isso? jogamos a segunda e fomos campeões da primeira
        chupaaaa otário…. kkkkkkk

        • Avanti100k

          Eu explico, sua anta (ou melhor, BAMBI):
          A FPF dividiu em 2 partes: grupo verde (1ª DIVISÃO) e amarelo (2ª divisão) …e a mesma fez o cruzamento ABSURDO de por o time vencedor grupo amarelo contra o vencedor do grupo verde.
          Foi a maior palhaçada já visto na história . Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          E faço um desafio a vc, e que serve como prova que vcs disputaram a SEGUNDONA PAULISTA:
          Me diga quais foram os placares (dos jogos do turno) entre: Bambis x Palmeiras, Bambis x Gambás e Bambis x Sardinhas??? Mas, eu posso te dizer os placares dos jogos entre os rivais.
          Sabe pq vcs não achará os jogos dos Bambis contra os GRANDES? PQ VCS ESTAVAM NA SEGUNDONA, jogando contra os times pequenos.

  • fabrício

    NEM LI ESSA BOSTA DE POST, MAIS SÓ PARA NÃO PERDE O COSTUME, GUERRA TA NO MEIO DO SEU CÚ JANCA, SEU BOSTA INÚTIL. FALA MENOS, ENQUANTO ISSO TEM VÁRIOS COMENDO SUA MULHER SEU BOSTA INÚTIL

    POSTA AI MEU COMENTÁRIO, TEM CORAGEM?? DIREÇÃO DO LANCE TBM TUDO UM BANDO DE BOSTA INÚTIL

    • Maximus Voreno

      É o mesmo nível de torcedor que joga rojão na torcida adversária, que arremessa um vaso sanitário em outro torcedor, que bate em jogador.

      É o tipo da escório que nenhum esporte precisa… muito menos o futebol… alias a sociedade não precisa de gente assim…. Lamentável!!!!!

  • Ricardo

    Pra entender o comportamento das torcidas, é preciso ter um conhecimento histórico sobre os clubes. O palmeirense é o corneteiro histórico, muito em decorrência de ser um time originariamente de imigrantes italianos que chegaram aqui no início do século 20, com o início do processo de industrialização em São Paulo, com ativas militâncias sindicais anarquistas e comunistas. Eram pessoas formadas na lógica do protesto. O dia em que o Palmeiras ganhar uma final da Libertadores sobre o Corinthians por 4 a 0 vai ter palmeirense dizendo que “aquele camisa 9 que hoje fez dois gols jamais poderia vestir a camisa que um dia foi do Servílio, do César e do Evair”. Em seguida, colocará uma faixa de cabeça pra baixo na arquibancada, em protesto, e gritará: “Fora diretoria!”. O são-paulino, como torce para um time de origem aristocrática (lembremos que o São Paulo se origina do elitista Paulistano, quando este último se recusou a aderir à profissionalização do futebol, porque isso popularizaria o esporte), é aquele que reage com ar de superioridade, com indiferença, com um tom blasé quando o time vai mal. É como se dissesse: “Enquanto estes semianalfabetos jogarem este futebol indecente, não aparecerei mais nas cativas. E que joguem contra o São Bento, na quarta-feira, para um público de 1.500 pagantes”. Já o corintiano, porque torce para um time de origem popular, é sempre solidário ao time, da mesma forma que o pobre sempre é solidário com um outro pobre que está numa situação de mais dificuldades que ele. Então, veste a camisa quando o time perde, aumenta o número de torcedores quando o time fica na fila ou cai para a segunda divisão, etc. A questão é que, com a massificação do futebol, e o fato de os filhos não torcerem mais, obrigatoriamente, para os times dos pais, muitos torcedores do São Paulo, Palmeiras e Santos aprenderam a torcer com os tios corintianos. E aí medem o comportamento das torcidas com a régua dos corintianos. Pra torcer de verdade, então, “tem de vestir a camisa quando o time perde, tem de ver o jogo em pé na arquibancada, tem de invadir o campo quando o time é campeão e, em seguida, atravessar o gramado de joelhos e arrancar as redes”. Na verdade, estes caras não são palmeirenses, santistas ou são-paulinos. São corintianos que torcem para o São Paulo, o Palmeiras e o Santos.

    • Maximus Voreno

      É um post de um Corinthiano sem dúvida….kkkkkk
      Não sou um historiador tão conhecedor assim… mas o São Paulo Futebol clube teve origem do São Paulo da Floresta e não do Paulistano… correto? Caso haja um cara que conheça melhor o São Paulo eu gostaria de saber (Desculpe se eu estiver errado)

      Já sobre, o bla bla bla de todos serem Corinthianos… sou obrigado a encarar isso como uma paixão exacerbada… só isso pode explicar o fato de um cidadão achar que o time dele é o “Adão” de todos os times…kkkkkk

      Achar que sua essência é maior que as outras.

      Que o Corinthians tem mais torcedores que outros clubes é inegável… é fato. Não dá pra brigar com os números.

      Mas dizer que, pela quantidade de pessoas o amor é maior, é no minimo incoerência…

      Mesmo que um clube tenha apenas um torcedor e esse guarde todo sua devoção para este clube, não podemos dizer que ele é menos torcedor que o outro. Que o amor dele é inferior, nem que o amor dele é desviado.

      O exemplo do apaixonado acima é o mesmo que dizer que todas as pessoas gostam de frango, por que o frango é mais barato e por isso é mais popular e remete a sua infância sofrida. kkkkk
      E assim as pessoas que gostam de carne ou são vegetarianas… no fundo queriam comer carne…kkkkkkk ou seja… é uma inverdade…kkkkkk

      • Ricardo

        Maximus, o São Paulo da Floresta é originário de dissidentes do Clube Atlético Paulistano (de cores vermelha e branca) e da Associação Atlética Palmeiras (de cores preta e branca). Leia o livro que o Ignácio de Loyola Brandão escreveu sobre a história do São Paulo, vai aí a dica. Isso explica o uso das três cores: vermelho, branco e preto, uma homenagem ao Paulistano e a A.A. Palmeiras. Com relação ao restante do meu comentário, você realmente não entendeu nada. Enfim, explico novamente. A essência do comentário é a seguinte: parece que agora se o sujeito não vai ao estádio quando o time está mal, se o sujeito não veste a camisa no dia seguinte a uma derrota, se o sujeito não invade o campo, atravessa o gramado de joelhos ou arranca as redes do gol para levar de recordação, quando o time é campeão, é rotulado de “modinha”. Chamá-lo de “modinha” revela, no mínimo, desconhecimento histórico. Quem torce assim, historicamente, é corintiano. Quem defende que o palmeirense e o são-paulino, para serem são-paulinos e palmeirenses de verdade, também têm de torcer assim está dizendo, na verdade, que só o corintiano sabe torcer, está defendendo a “corintianização” de todas as torcidas, o que é uma imensa bobagem. Cada torcida desenvolveu uma forma diferente de torcer, em função de suas tradições históricas, mas todas as torcidas são apaixonadas. O palmeirense é apaixonadamente corneteiro, mesmo quando ganha. E o são-paulino, por torcer para um clube de origem aristocrática (e pelo fato de a aristocracia tratar a todos os demais como serviçais, como se fossem integrantes da sua criadagem), apaixonadamente abandona o time quando ele cai de produção, trata-o de forma gélida. De modo que nada é mais autenticamente são-paulino do que tratar o time de forma fria enquanto ele estiver jogando este futebol indecente. Mas para entender isso é preciso ser são-paulino quatrocentão, ou seja, ser filho, neto, bisneto de são-paulinos. Os são-paulinos pós-Era Telê, muitas vezes filhos e sobrinhos de torcedores de outros times, jamais vão entender isso, porque eles aprenderam a se comportar nos estádios com os tios corintianos. Embora sejam são-paulinos, agem como corintianos.

  • SAULO

    Eu não estou dizendo que tudo continua na mesma? Contratamos de “baciada”, enchemos o parque antártica (ou arena WTORRE), atingimos a casa de cem mil sócios-torcedores-babacas (tem muitas crianças sem leite em casa) e brigaremos para não cair (novamente) para a SEGUNDA DIVISÃO. Não gostei, nada nada, do que vi ontem.

    • CONHECEDOR

      Quando joga contra gente grande, é derrota. Pura coincidência serem três alvinegros. Palmeiras x São Paulo vai decidir quem irá para o inferno mais cedo neste ano.

  • Odair

    Janca, o SPFC tem uma das folhas salariais mais caras do futebol brasileiro. Pelo que ganham estes caras e pelo manto que vestem, tinham que correr e se matar em campo! É lamentável ver um time nesta situação! Concordo que perdemos peças importantes do quilate de um Kaká ou Álvaro Pereira (muito melhor que Reinaldo), mas chegaram ótimos jogadores para compor o elenco durante este ano. Independente do plantel que o Muricy tem em mãos, está faltando muita coisa para o time deslanchar de vez, a Diretoria está buscando formas de manter o equilíbrio financeiro do clube – embora esteja complicado, mas não vejo um padrão de jogo na qual possa acreditar, além de que PHGanso e LF9 já não são titulares há muuuuuuuuito tempo (colocaria o Centurión no lugar do PHG e o Kardec para reforçar o ataque junto com o Pato). Antes da Diretoria cobrar os torcedores, eles deveriam fazer um balanço interno para averiguar as falhas, e posso te garantir que o último culpado pelo estádio não encher é o torcedor! Experimente dizer aos jogadores que o salário só será pago quando fizerem um jogo digno do SPFC, aí você vai ver!

    Ah, e mais uma coisa: nossos rivais estão lotando as arenas com rendas recordes e se gabando disso – mas vale ressaltar que as mesmas ainda não foram quitadas, ou seja, não são 100% patrimônio dos clubes! Os torcedores destes times terão que encher estas arenas e manter estas rendas gigantescas por muito tempo para pagar pelo que foi construído. Com a crise que ameaça se instalar em solo brasileiro, quero ver neguinho pagar R$40/R$60 ou R$80 de ingresso para ir a arena e assistir um jogo do Paulista – sem contar a Libertadores. Hoje está tudo muito bonito e bacana, mas quando a crise chegar, quero ver eles fazerem promoção de ingresso a R$5 como o SPFC. Nosso estádio pode estar obsoleto hoje, mas ele é 100% nosso sem interferência de construtoras como Odebrecht e WTorre!

MaisRecentes

Galiotte cobrado



Continue Lendo

Palmeiras ferve



Continue Lendo

Cuca continua?



Continue Lendo