As brigas no Rio



O fenômeno não acontece só no Rio, pois já foi detectado também em SP, Minas e Rio Grande do Sul, mas tem chamado a atenção da polícia. Além de brigas com uniformizadas de outros times, torcedores têm se enfrentado dentro das próprias organizadas numa disputa pelo poder. Com soco inglês, armas de fogo, pedras e barras de metal.

Domingo, no Rio, mais de cem foram presos por conta do clássico Fluminense x Vasco no Engenhão. Não no Maracanã, pois o estádio tem sido boicotado pela Federação do Rio por conta da polêmica em relação ao preço dos ingressos.

Houve confrontos no Meier e nos arredores do Engenhão, que ficou mais de um ano interditado, aliás, por problemas estruturais. Neles tricolores e vascaínos se enfrentavam, mas houve brigas também entre os próprios torcedores do Flu e viam-se vascaínos se agredindo também. Como já vimos brigas de corintianos contra corintianos dentro do Allianz Parque no clássico contra o Palmeiras.

As organizadas movimentam muito dinheiro, têm força política e um bom poder de barganha e não são poucas as correntes que querem chegar ao poder. E agridem, ameaçam e até matam pra que isso aconteça.

Mais um desafio para a polícia e um ponto negativo para o futebol brasileiro. Primeiro clássico do Estadual do Rio, público pífio, pouco mais de 7 ml torcedores, em campo jogo fraco, mas merecida vitória do Vasco, fora dele um cenário de guerra, que afasta o verdadeiro torcedor do estádio.

Viajo nos próximos dias a trabalho, mas volto a postar já na próxima segunda, dia 2. Até lá, dentro do possível, sigo respondendo os comentários de vocês. Bom restante de semana a todos e até a volta, João



  • Mario

    tambem acontecem em Londres ,em paris , em madrid , em Roma a diferença q lá podem ser realmente pressos e punidos e o Brasil é a terra da impunidade e da corrupção politica .

    ue cade os advogados do ministério da melancia no pescoço ?
    falam muito para aparecer e não fazem nada , não mantem ninguem presso , ahhhhhhhhh falta leis , MENTIRA , a Suzane von Richthofen tem um monte de direitos e poderia já esta em semi-aberto a anos mas o promotor publico fez de tudo q pode e a mantem no regime fechado , o Champinha o monstro do caso da Liana e do Felipe esta presso quando q por lei deveria já estar solto , quando querem eles mantem esses bichos nojentos na cadeia.

    • Amdré Luis

      Enquanto houver financiamento de torcidas por parte de clubes e, dentro dessas, filhos e parentes de dirigentes, de autoridades além dos próprios e de “filhinhos de papai” ou “playboys”, jamais irão ser punidos!!! O que falta para esses marginais é um DOPS na cola deles!!

  • DONIZETE

    Porque as autoridades não deixam esses marginais se matarem? Não irão fazer falta nenhuma à sociedade. Querem brigar, se matar, deixem. Simples assim

    • Felipe Lima

      Porque infelizmente “vaso ruim não quebra!” A chance de morrer gente que não tem nada a ver com a palhaçada das “Organizadas” no meio do quebra-pau é grande…

  • paulo cesar oliveira

    Caro Janca. Em Buenos Aires no ano de 2011 tinha um chefe da torcida La 12 preso por homicidio a uma pessoa numa briga de rua.
    As pessoas se acostumam com brigas e violencia, acabam levando o vicio ao seu cotidiano. A impunidade é que incentiva isso. O governo brasileiro foi pedir ao boliviano para soltar os corintianos, a CBF fez a seleção jogar lá para indenizar a família do torcedor morto pelo rojão disparado pelo animal que viajou pra lá e deixou seus comparsas no grampo por meses. Soltos, os animais se envolveram de novo em conflitos aqui no Brasil. E o Lula ainda mandou construir um estadio pra eles com dinheiro público, provavelmente tb atuou pela soltura dos criminosos. O Corinthians deveria ter sido banido das competições internacionais por alguns anos e assim os idiotas pensariam duas vezes em jogar uma unica pedra. Os ingleses hoje se comportam nos estádios, depois de passarem cinco anos sem jogar os torneios internacionais do continente, consequencia dos conflitos que causaram num jogo internacional. E foram TODOS os clubes ingleses punidos. Quem não sabe se comportar deve estar enjaulado como bichos mesmo. O problema é que aqui pais com mau carater protegem seus filhos mau carater . E muitos politicos safados, ladrões corruptos são os que macomunam com as federações, muita mamata e safadeza, sabe como é. Existe um protecionismo ao errado nessa terra. Por isso o Lula pede dinheiro público para seu clube de coração e distribui passaportes diplomaticos para seus filhos, um péssimo exemplo de servidor público. Jamais será preso, não se prende um ex presidente, infelizmente, porque é só o que está faltando aqui no Brasil para acabar de vez com nossa imagem.

  • FlaMiami

    Organizadas,…..MAFIAs issto eh realment o que sao. Darei um exemplo simples. Capitao Leao, eh chefe de organizada, esta lutando contra a diretoria atual do Flamengo que esta fazendo um excelente trabalho no clube, pagando dividas, algo inedito no clube. Ele se diz Flamengo, mas luta contra a melhor diretoria porque razao??? Interesses proprios, claro.
    Deveriam aprovar um projeto de lei onde proibiriam a formacao de organizadas/ quadrilhas, pois isto eh realmente o que sao.
    ORGANIZADAS FORA JA!!!!!

  • O dia em que todos, digo, governo executivo, legislativo, judiciario e toda a sociedade civil se juntarem e verem que tudo isso que esta acontecendo em nossos estadios de futebol e nas ruas de nossas cidades, não havera paz. Acredito em novas legislação criminal e civil possa ajudar, mas, sim a consientização de que temos que nos reunir em pro de uma sociedade, onde todos possam ser livres para ir e vim, como é em paises democraticamente sérios.

  • Nelson Correa

    Bom dia..!
    Que coisa feia…!!!
    O senhor que se diz jornalista, e dá informação mentirosa… Escuta o galo cantar mais não sabe aonde..! Que coisa feia..!!!
    1º O Estádio Nilton Santos(a mudança de nome do estádio já foi homologada e já saiu no Diário Oficial, por tanto exijo mais respeito de vocês jornalistas ao se referir ao Estádio Nilton Santos), não fica próximo ao confronto entre torcidas… fica mais ou menos, 4 km de distância do Niltão.
    2º Não houve confronto de torcidas nos arredores do Estádio Nilton Santo e nem dentro do mesmo.
    3º O motivo do Niltão ficar fechado se deu ao capricho de um engenheiro da Empresa que participa do Consórcio Maracanã. Por tanto teve que defender seu interesses em fechar o Niltão.
    Por favor não de informações mentirosas, pois pode ser processado..!!!

  • lm_rj

    Janca, quanto ao jogo, o Fluminense foi apático, mas ao longo do certame retornos importantes ocorrerão, como na zaga titular Marlon/Gum (ambos mais seguros e melhores do que os que vem atuando). E no meio o retorno do machucado Wagner (este uma incognita, verdade, mas agrega experiencia). Além disso jogadores como Robert e Gerson, deverão se firmar e oscilar menos ainda ao longo do certame. Nestas condições considero o Flu pode jogar de igual p igual contra qq time pelo titulo carioca. Abrs e parabens pelo blog

    • O poder pulblico tem poder para resolver isso o que esta esperando? E o poder(poder)pulblico gostaria de saber o que qui esta faltando… sera?nao acredito (ai e demais) abaicho de DEUS e a SOLUÇAO “O poder pulblico” “Autoridade” “Justiça”Credito” “confiança”_”poder_”o Poder Publico”.

      • ALEX FACHINI

        Referente ao jogo, foi tudo de ruim, referente ao juiz chamar os jogadores do fluminense de “MOLECADA MORTA””NEM CONHEÇO”, isso é no minimo um absurdo, e mais como colocam um juiz que esta a quase 2 anos parado? fala sério, se os juízes que estão na ativa já erram muito, imagina os que estão parados……
        Bem e o poder publico…..prefiro nem falar, pois tem tanta coisa pra eles fazerem que eles não fazem, agora vejam os almentos salarias deles…..

  • Flamenguistas invadem saqueiam, agridem e ninguém vai preso, será que ate nisso são protegidos? pq torcedores de vasco e flu, foram presos e ate estão em presídios e os flamenguistas estão soltos para continuar barbarizando?

    • Luiz

      Rones. Neves, a notícia é sobre Vasco e Flu, o que o Flamengo tem haver com isso?? Vá pra pqp, vá cuidar do seu time, seu idiota, olha pro seu umbigo primeiro pra falar dos outros…

    • Mauro

      Porque os vascainos e tricolores presos, são bandidos, e não torcedores, simples assim Sr. Neves.

      • Mauro

        ET- nas torcidas de Flamengo e Botafogo, eles também existem.Sr. Neves.

  • Ismael

    Tenho uma opinião um pouco diferente sobre as organizadas. Acho q os clubes deveriam ter uma torcida organizada oficial, institucionalizada, esses torcedores seriam uma categoria especial de sócios (sócio torcedor organizado). Pagariam uma mensalidade q lhes daria direito aos ingressos e transporte para os jogos, lá teriam as bandeiras, instrumentos musicais, mosaicos etc. Assim todas as outras torcidas organizadas seriam clandestinas e deveriam ser banidas.

  • Dizer que toda torcida organizada prejudica o time,e que todo integrante de torcida organizada é bandido,ou vai pra brigar é algo inaceitável ! Existe muitas torcidas organizadas que apoiam o time sim, e sem pejudica-lo ! A própria Força Jovem do Vasco que hoje acaba estampando as capas dos jornais é uma torcida que era reconhecida por proporcionar as mais bonitas festas dentro do estádio,,organizava campanhas pra doação de sangue,,e campanhas pra arrecadação de alimento !! E outra ,,há torcedores que não levantam do sofá um domingo ,e uma quarta feira se quer pra apoiar seu time,que quando chove correm dos estádios,que quando o jogo é tarde não aparecem,,que quando o time vem de seguidas derrotas somem da arquibancada….aqueles torcedores que vcs veem fazendo barulho,e apoiando o time independente de problemas muitas vezes são organizadas !! Não podemos julgar todos do mesmo jeito ,nem medir todos com a mesma regua !! Bandido tem em todo lugar,asim como pessoas dignas !

  • Mauro

    Caro Janca,

    Todos sabemos que torcida organizadas é um meio de vida de alguns vagabundo com apoio de muitos dirigentes inescrupulosos, que as apoiam em troca de favorecimentos, principalmente eleitoral.
    Sabemos também que o banimento de tais torcida não vai resolver o problema, pois os bandidos continuarão agindo dentro e fora dos estádio, enquanto não tivermos leis severas contra esse pilantras não teremos solução, pois nosso governantes além de não dar o exemplo de honestidade não tem interesse em resolver o problema.
    Fica a polícia enxugando gelo, prende os bandidos hoje, a justiça(??)a solta amanhã.

  • alexandre dos santos

    Muitos falam pra acabar com as organizadas falam das brigas mas sao elas que empurram seus times quando eles estao na pior sao elas que fazem as festas mais bonitas nos estadios e esses torcedores que pedem para acabar com as organizadas quando o time ta mal nem ir no estadio eles vao .sou a favor das organizadas..

  • carlos

    O Maracanã está sendo boicotado por causa das frescurites do Eurico Miranda.. Volto a repetir, ele acha que essa pose de mafioso dos anos 90 vai fazer o wasco voltar a ganhar alguma coisa. Babaca. Daí o Roubinho acha que vai se tornar uma lenda como o caixa d’água ficando do lado desse euricoviado.

  • Vaz

    Janca é incrível como o MP, Federal e justiça de modo geral nos últimos anos tem estourado esquemas e agora na Petrobras onde a coisa é graúda e envolve os tais “poderosos” através de investigações, escutas, apreensões e processos com leilão de bens de gente envolvida em crime organizado, desvios de dinheiro, tráfico, violência, formação de quadrilha mas não consegue investigar um monte de aloprados e fechar as espeluncas que dirigem botando ao manda chuvas na cadeia e quem os apoia.
    Todos são coniventes e fazem pose de dirigentes que não recebem e não dão apoio a organizadas, governantes que fazem de conta que reprimem enquanto a polícia militar leva fama de truculenta enquanto os caras são bonzinhos. A polícia civil que assisti a idiotas saírem pela porta da frente da delegacia rindo ou aguardam comendo salgadinhos e bolacha em animados bate-papos para prestar depoimento dizendo que passava por lá e a polícia prendeu ele e não sabe porque.
    Dirão alguns que a delegada no Rio prendeu todos e mandou para a cadeia por formação de quadrilha. Sem investigações e comprovar o envolvimento destes caras com drogas, mortes, sonegações, desvios e por aí vai, lamento informar que a sempre prest

  • Vaz

    -Completando- a sempre prestativa (com quem não presta) OAB vai recorrer pedindo a cabeça da delegada que será afastada pois os seus assistidos tiveram seus direitos violados e seus clientes são inocentes enquanto os amiguinhos de sempre na imprensa mostram as familas desesperadas e os coitadinhos sofrendo na mão da polícia . Quem viver verá.

  • A cultura da violência é o contraponto , da cidadania e civilidade . A falta de educação , no sentido mais amplo , é o substrato , em todas as atividades humanas . Vem de longe companheiros ! A colheita é fruto do que se planta ! Ou não é ?
    sdv !

  • Esses brigões vão ter que parar de causar confusões,afinal;torcer para um time adversário é uma coisa natural porque se todos torcessem para um só clube,ficaria até muito sem graça,porque iríamos fazer hora com quem? Essas brigas tem que acabar,porque não estamos mais na idade da pedra e/ou para ser mais atualizado não estamos mais na época das cruzadas ,nem existe mais o rei ARTHUR ou RICARDO coração de leão.

  • lm_rj

    Janca, legal a prisão de vandalos tricolores e vascainos antes do jogo Flu x Vasco no engenhao. Que sirva de exemplo.
    Agora, só uma pergunta: os flamenguistas que invadiram o vestiario (!!) do Macaé e agrediram (!!) o ex goleiro do Flu, Ricardo Berna, estes serão presos quando?
    Abrs e parabens pelo blog

  • Sr neves,como o sr Luiz disse, a briga e entre vascainos e tricolores, não tem nada a ver com ladrões de frutas e mortos de fome kkkkkkk

  • lm_rj

    Janca, um off sobre os jogos no RJ:
    Será este o resultado de um pais moralmente miserável e corrupto ao extremo querer dar um passo maior que suas pernas? Perder o direito de sediar as olimpiadas?
    “empreiteiras investigadas aparecem em 11 projetos considerados cruciais para as Olimpíadas, como o Parque Olímpico da Barra, a Vila dos Atletas e a Linha 4 do metrô”
    link:
    http://oglobo.globo.com/rio/rio-2016/empreiteiras-citadas-na-lava-jato-podem-ter-dificuldade-na-execucao-de-obras-para-olimpiadas-15453084

    Abrs e parabéns pelo blog

  • lm_rj

    Janca, no maracana historicamente em todos os classicos entre clubes do rj la disputados SEMPRE existiram setores onde as torcidas adversarias se misturaram e assistiram aos jogos juntad. um exemplo deste espaco era a historica geral do maraca, Onde vascainos , rubro negros, tricolores e alvinegros sempre conviveram.
    pode ser novidade em gre nal + no rj isso é mais velho que o corcovado.
    abrs e parabens pelo blog.

MaisRecentes

Verdão vai às compras



Continue Lendo

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo