Torcida única em SP



Apesar de ter dito que a decisão de adotar torcida única no clássico Palmeiras x Corinthians, no Allianz Parque, ter sido excepcional, a Federação Paulista não descarta a hipótese de estendê-la para a fase final do campeonato.

Devem ser analisados o risco e a periculosidade de cada partida e, se necessário e o Ministério Público entender assim, jogos com torcida única começarão a dar o tom em São Paulo a partir de agora.

A questão é polêmica, mas acho que, dada a agressividade de muitos torcedores, vários deles atrelados a organizadas, a opção por torcida única deve ser vista com carinho, sim. É necessária.

Segundo o Ministério Público, brigas estavam marcadas entre torcedores dos dois times em diversos pontos da cidade antes do jogo de domingo. Não que torcida única acabará com isso, mas pode ajudar a desmobilizar as forças.

Medidas sérias devem ser tomadas e não só em SP. A questão das uniformizadas continua grave e não tem sentido a PM deslocar centenas de policiais para monitorar torcidas em dias de jogos, fragilizando a segurança em outros pontos da cidade.

Precisamos de uma espécie de Relatório Taylor, que ajudou a combater os hooligans na Inglaterra, e medidas mais severas, até com penalização dos clubes que continuarem a apoiar uniformizadas metidas em confusões. Já temos uma espécie de Relatório Taylor preparado, aliás, mas tinha sido engavetado pelo Ministério do Esporte. Agora deve, finalmente, ser analisado pelas autoridades competentes.

Vale lembrar que como o Palmeiras era a favor da torcida única (é o mandante do jogo) e o Timão, contra, pois não teremos jogo de volta na primeira fase do Paulista, a FPF já avisou que, quando os dois times se enfrentarem em outra ocasião na Arena Corinthians, teremos de novo torcida de um time só.



  • Mario

    torcida unica é a solução da incompetência e reconhecimento da falência total do estado em um pais serio estariamos discutindo quem iria substituir os membros do MP , trocando a chefia do policiamento e assim por diante.

    janca Necessario?
    já tiraram a cerveja dos estadios , as bandeiras , agora é a torcida unica , qual é a proxima media ? sem torcida? toque de recolher em dia de jogo? em vez te ter jogo ao vivo termos partidas de Playstation?

    o problema de todos nos Brasileiros é reclamos muito e esperamos q governo faça algo , nos é temos q mudar de posição e mudar as coisas , como entrando na vida publica , prando de votar em nos velhos politicos e seus filhos e etc.

    aproposito cade o MP no caso da Portuguesa, nos assassinatos de torcedores , na corrupção do futebol ? sumiuuuuuuuuu

    • WAGNER

      PERFEITO. SEM MAIS.

      • Marcio David

        Falou tudo!!!
        Perfeito seu comentário Mario..

      • Marcio David

        Falou tudo!!!
        Perfeito seu comentário Mario..

  • Caue

    Na boa, com 5% de ingressos a torcida visitante quem vai ao estádio ? Só arruaceiro…….. ou faz o mais próximo do 50% à 50% de torcida ou torcida única !
    Sou a favor de ter 30%, 40% ou dividido…….. que nem sempre foi , ou torcida única. Meia dúzia de gato pingado no estádio não rola, se for assim que seja torcida única.
    Mas já digo, minha opinião é que deveria ser meio a meio todos os jogos.
    No rio de Janeiro é assim e dá certo até hoje, pq aqui não seria ?

  • ISSO DEVERIA SER REGRA…………….MELHOR COISA QUE EXISTE………….CONFRONTO COM TORCIDA DO MESMO ESTADO DEVERIA NUNCA TER EXISTIDO…………..EU POR EXEMPLO QUANDO TEM CLASSICO DENTRO DE SAO PAULO NAO LEVO MINHA FAMILIA..JA VI PESSOAS MORER AO MEU LADO…! PRA MIM NEM ORGANIZADA PRESTA POIS SAO SUSTENTADAS PELO CLUBE E SE QUER TRABALHAM DURANTE A SEMANA E POR ONDE PASSAM DEIXAM RASTRO DE DESTRUICAO !
    SOU TRABALHADOR AMO FUTEBOL E SEMPRE COLOQUEI EM MINHA MENTE QUE NADA É MAIS APAIXONANTE QUE IR AO ESTADIO COM FAMILIA FINAL DE SEMANA TOMAR UM SORVETE ,COMER UMA PIPOCA E CURTIR UM GRANDE ESPETACULO DENTRO AO CAMPO !
    QUANDO TEM UMA TORCIDA RIVAL DENTRO DO MESMO LOCAL NIMGUEM SABE SE VOLTA VIVO PRA CASA!! SOU CORINTIANO E ACHEI A COISA MAIS ABSURDA DO FUTEBOL MATAR KEVIN SPADA FORA DO BRASIL E POR UMA TORCIDA ORGANIZADA…..CASO ESTA LEI EXISTISSE TERIAMOS EVITAR QUANTAS MORTES E CONFLITOS,QUANTOS POLICIAIS A MENOS,QUANTO VANDALISMO EVITARIAMOS…!!!
    AMO FUTEBOL E SEGUNDO MEU PENSAMENTO É O SEGUINTE CADA CLUBE TEM SIM UM JOGO CONTRA QUALQUER RIVAL SEJA NO JOGO DE IDA OU DE VOLTA EM SEU ESTADIO…POR QUAL MOTIVO PRECISA TER TORCIDA RIVAL DENTRO DE CASA ???
    PESSOAL VAMOS PELA CONSCIENCIA, FUTEBOL TEM TORCIDA E ARRASTA MULTIDOES VAMOS PRESERVA-LAS!

    • Fabio

      Concordo…não adianta querer que tenha as duas torcidas e ficar com medo de ir no sofá torcendo. Infelizmente existem pessoas que vão para o estádio só criar confusão.

    • JAIR PAIM

      perfeito!!!!!
      vamos valorizar a família nos estádios como era antigamente!!!!
      palmeiras sempre na vanguarda! fazendo história no futebol Nacional, vejam, vocês esta medida deveria ser adotada para todo o Brasil em todos os Clássicos e melhor pra todo mundo, para a Segurança que tem que fazer policiamento para o povo e não deslocar o efetivo para jogo de futebol.
      Melhor para o o Mandante que gasta menos e arrecada mais.
      O principal melhor para a Vida, que ao menos com esta medida limitamos arruaceiros, assassinos, maniacos, e pessoas de índole ruim que só pensa em ir a um jogo matar o próximo! pois se escondem na torcida organizada entre milhares, dificultando o poder publico de agir conforme a Lei.
      Quem é contra ou faz parte do coluio ou nunca passou por situação ruim só ou acompanhado da família.

  • Natalia

    Se o MP já sabe quem está organizando os confrontos pelas redes sociais, pq não vão atrás dessas pessoas? Se a Fiel não entrar no estádio, o Corinthians não deve entrar em campo!

  • Janca , è uma pena que em SP estão acabando com os confrontamentos festivos de duas torcidas nos clássicos . Isso é um esvaziamento do espetáculo . Ainda bem que no Rio essa moda não pegou . As organizadas ocupam lugares isolados ( assentos populares atrás das balizas ) e nos assentos mais nobres torcidas opostas dividem os mesmos espaços . Desde a reinauguração da Maracanã è assim e nenhum incidente acorreu até o presente momento . Que o sirva de exemplo , pelo menos dentro do maior estãdio do Brasil .

  • Torcida única para combater violência, então vamos trancar as pessoas dentro de casa para evitar assaltos. Isso é a falência total do Estado.
    Lamentável que assunto tão delicado e importante esteja nas mãos de pessoas tão incompetentes, que se pautam apenas pelo oportunismo, pela demagogia e pelo desejo irrefreável de aparecer.
    Esse promotor público é de extrema incompetência, assim como seus antecessores, que em conjunto com os não menos incompetentes representantes dos demais órgãos de segurança, e os dirigentes do futebol paulista, que vem insistindo em medidas inócuas, que começou lá atrás com a proibição das bandeiras, depois com a limitação de 10% na carga dos ingressos e agora o ponto alto com proibição total.
    Já ficou provado que isso não resolve, pelo contrário, só valida o ódio e institucionaliza a impossibilidade de convivência.
    A violência é um problema de Estado, de gestão pública, de legislação. Precisamos de leis que funcionem, que punam, e de autoridades competentes que as executem. Isso que seria a forma correta de enfrentar a violência, não só das torcidas, mas da sociedade como um todo. Isso que deveria ser cobrado pela mídia.
    Não essas medidas casuísticas, oportunistas e inócuas, que repito, é a marca registrada das autoridades paulistas.
    Mas fazer a coisa certa dá trabalho e não é isso que essa gente quer.
    Valeu!

    • JAIR PAIM

      perfeito!!!!!
      vamos valorizar a família nos estádios como era antigamente!!!!
      palmeiras sempre na vanguarda! fazendo história no futebol Nacional, vejam, vocês esta medida deveria ser adotada para todo o Brasil em todos os Clássicos e melhor pra todo mundo, para a Segurança que tem que fazer policiamento para o povo e não deslocar o efetivo para jogo de futebol.
      Melhor para o o Mandante que gasta menos e arrecada mais.
      O principal melhor para a Vida, que ao menos com esta medida limitamos arruaceiros, assassinos, maniacos, e pessoas de índole ruim que só pensa em ir a um jogo matar o próximo! pois se escondem na torcida organizada entre milhares, dificultando o poder publico de agir conforme a Lei.
      Quem é contra ou faz parte do coluio ou nunca passou por situação ruim só ou acompanhado da família.
      veja anos e anos …. o que deu certo????????????????

      • Zico

        Todos sabem que 90% das brigas e tumultos ocorrem fora do estádio ! Nas estações de metrô , nas redondezas , em encontros já marcados …
        Antigamente clássicos vazios , tinha 70 mil .. E dentro do maracanã tinham pouquíssimas brigas!
        Deslocar efetivo pra estádio não , mas pras áreas públicas é OBRIGAÇÃO . Não tem efetivo ? Que abra concurso e nomeie soldados !!

      • Robson Pacheco

        Jair, me parece que você aprova a resolução do MP, e com todo respeito à sua opinião, mas em primeiro lugar, o Palmeiras não está na vanguarda nem fazendo história com essa atitude, Cruzeiro e Atlético já jogam com torcida única há uns 2, 3 anos, o que não tem impedido que suas torcidas marquem suas brigas pelas redes sociais, assim como as que certamente acontecerão domingo com ou sem torcida única.

        Em segundo lugar, essa atitude é simplista e inócua, aliás, acho que pode ser pior ainda impedir que a torcida adversária vá ao estádio pode inclusive, gerar algum tipo de revolta.

    • Marcio David

      Muito bom comentário.

  • Renato Duarte

    Infelizmente essa medida desesperada teve que ser tomada. Incompetência total das autoridades que deveriam punir os bandidos de forma exemplar. Se isso tivesse sido feito lá atrás, no domingo poderíamos ter 30 mil palmeirenses e quase 15 mil corinthianos no estádio. Mas isso é utopia, vai demorar bastante pra acontecer, se é que vai.
    Agora falando como torcedor, me conformando e me adaptando à nova realidade e deixando o cérebro de lado: É um outro nível de estádio e um outro nível de bairro. Os corinthianos não combinam com a paisagem e com o contexto em geral. Como diz meu pai: se cúrintiânus fossem bons não começaria com cú e terminaria com ânus

  • Paulo

    Se isso já fosse regra acatada…Como não é, sou totalmente contra isso. Não podemos aceitar ver o MP ditando as “regras do jogo”, para os livrar de suas responsabilidades. Como cidadão, e bom pagador de todos os meus impostos, estou extremamente revoltado com isso.

    • eutalia andrade

      Concordo, as autoridades estão se esquivando da responsabilidade? Ninguém pensou que os brigoes, baderneiros vão continuar brigando e se matando fora dos estadios, enquanto não tomarem providencias drasticas contra esses marginais, jogos com uma torcida só, vai denegrir e apequenar ainda mais o ja falido futebol n brasil, enquanto lá fora os dirigentes agem inteligentemente, aqui não se faz nada e toda hora se passa a mão na cabeça desses bandidos e covardes !!!!!!!!!!!!!

  • Jocinei

    Infelizmente a segurança pública do País é essa , mas fácil tirar o direito do torcedor ir ao do que punir os torcedores ” bandidos ” .
    Isso é provar que estamos num País sem lei , que as pessoas de bem tem seu direito retirado por causa das pessoas de má conduta .
    Enquanto não punir esses torcedores ” bandidos ” , tudo vai continuar como está , não adianta punir os clubes ,pois esses torcedores “bandidos ” estão mais preocupados em ganhar a ” briga ” entre as facções do que no resultado do seu time , se não se preocupam com a vida humana vão se preocupar comum time de futebol .
    Acho que daqui a alguns anos , do jeito que vai caminhando a segurança pública , que invés de torcida única , só teremos clássicos transmitidos pela televisão

    • José Henrique

      E mais fácil ainda, é punir clubes com perda de mandos, portões fechados, como se isso fosse enquadrar marginais, machucando financeiramente o time que torcem.
      Baita injustiça.
      Mas tem um lado positivo. Essa atitude do MP, passa recibo para advogados dos clubes, para nunca mais serem punidos absurdamente com penalidades por comportamento de torcedores.
      O STJD, vai ter que engolir que, se o estado não consegue identificar e prender os vândalos, muito menos tem condições, ou mesmo direito constitucional de prender ou punir.
      Se o STJD, insistir nessa burrice, e aceitarmos passivamente essas punições “didáticas”, inócuas, nós estaremos melhor, com nariz de palhaços na cara.

  • Pais de quinto mundo, politicos, autoridades e policiais no mesmo baixo nivel DOS hermanos paraguaios. Simplificando: pais de merda.

  • Haron Pinheiro

    Prezado, Janca.

    Você é só mais um da mídia que ajuda a acabar com o futebol, “carinho, necessário”
    Vocês estão querendo inventar um novo esporte que não se chama futebol e com dinheiro vocês podem até ganhar.

    Você deveria procurar este jornalista aqui e aprender um pouco com ele, jornalismo sério, com pesquisa e embasamento, não nos seus achismos e relatórios do MP, você pelo jeito nunca foi pra uma arquibancada e deve adorar chuteiras coloridas, moicanos amarelos, banheiro de arena com mármore, Neymar, David Luiz e afins.

    http://espnfc.espn.uol.com.br/palmeiras/o-periquitao/sem-torcida-nao-havera-palmeiras-x-corinthians

    Gol da Alemanha.

  • Haron Pinheiro

    Prezado, Janca.

    Você é só mais um da mídia que ajuda a acabar com o futebol, “carinho, necessário”
    Vocês estão querendo inventar um novo esporte que não se chama futebol e com dinheiro vocês podem até ganhar.

    Você deveria procurar um jornalista sério que se chama Leandro Iamin da ESPN, (eu não consigo postar o link da matéria dele aqui, óbvio) e aprender um pouco com ele, jornalismo sério, com pesquisa e embasamento, não nos seus achismos e relatórios do MP, você pelo jeito nunca foi pra uma arquibancada e deve adorar chuteiras coloridas, moicanos amarelos, banheiro de arena com mármore, Neymar, David Luiz e afins.

    Gol da Alemanha.

  • Robson Pacheco

    Mais uma medida paliativa. O MP e a PM assinam mais uma vez seu atestado de total incompetência. Absurda essa decisão, uma vez que há muitos anos não ocorrem brigas de torcidas dentro dos estádios paulistas, mas sempre nas ruas, estações de trens e metrô, e sempre sem que os envolvidos sejam efetivamente punidos.

    Ano passado aconteceram os 3 clássicos na Arena Corinthians e não aconteceu nenhum confronto no estádio. Ano retrasado o jogo rolou no Pacaembu na mais perfeita paz, mas o coro comeu na Inajar de Souza, há 15 km de lá. Onde estava o MP e a PM??? Por que ela não proíbe que as torcidas se encontrem na rua?

    Enquanto não punirem o indivíduo pelo que ele fez, vão continuar punindo a sociedade pelo que ela não fez.

  • Zico

    Estão assinando o atestado de INCOMPETÊNCIA !!! E isso já vem a tempos !
    Não ande com correntes , pulseiras , colares , celular , tênis mais caros !!
    Não ande com vidros dos carros abertos !!
    Evite sacar dinheiro !!
    Enfim , essa a nação que vivemos!

  • JAIR PAIM

    perfeito!!!!!
    vamos valorizar a família nos estádios como era antigamente!!!!
    palmeiras sempre na vanguarda! fazendo história no futebol Nacional, vejam, vocês esta medida deveria ser adotada para todo o Brasil em todos os Clássicos e melhor pra todo mundo, para a Segurança que tem que fazer policiamento para o povo e não deslocar o efetivo para jogo de futebol.
    Melhor para o o Mandante que gasta menos e arrecada mais.
    O principal melhor para a Vida, que ao menos com esta medida limitamos arruaceiros, assassinos, maniacos, e pessoas de índole ruim que só pensa em ir a um jogo matar o próximo! pois se escondem na torcida organizada entre milhares, dificultando o poder publico de agir conforme a Lei.
    Quem é contra ou faz parte do coluio ou nunca passou por situação ruim só ou acompanhado da família.
    É O IDEAL NO MUNDO QUE VIVEMOS HOJE!

  • edison

    “atestado de incompetencia”, “medida paliativa”, “medida desesperada”… realmente, concordo com todas estas observações. mas que alguma coisa precisava ser feita, isso ninguém discorda.
    não é o ideal, realmente, mas isto aqui é Brasil, não dá para querer que as coisas funcionem, essa é que a verdade. posto isto, torcida única é, vamos dizer assim, menos pior.
    até porque 5% dos ingressos para o visitante, só vão os bandidos das organizadas.
    legal era quando os ingressos eram divididos meio a meio, ou que fosse 60% a 40%, mas neste caos em que vivemos isso não rola.

    • Robson Pacheco

      Edison, na boa…acho que pode ser até pior impedir que a torcida adversária vá ao estádio, pode gerar algum tipo de revolta.
      Há quantos anos não vemos brigas de torcidas rivais dentro dos estádios???Aliás, os 3 clássicos realizados na Arena Corinthians são exemplo disso. Normalmente, os caras marcam seus “encontros” pelas redes sociais e matam e morrem longe dos estádios, como aconteceu num jogo entre Corinthians x Palmeiras no Pacaembu há uns 2 anos…o jogo começou às 16:00, às 10:00 os caras estavam se matando na Inajar de Souza, que fica há uns 15 km, lembra?!

  • Eu acho que se realmente fosse uma coisa seria e quisesse moralizar de verdade,ai tinha que doer nos bolsos dos clubes sem lesar nem um e nem outro,então fexa os portôes para as duas torcidas e não deixaria essa coisa de favorecer um ou outro,então vendo que foi o presidente do Palmeiras quem pediu e o promotor aceitou,ai deixa uma duvida,será que se o corinthians tivesse pedido no jogo que os palmeirenses quebraram as cadeiras,o promotor teria agido da mesma maneira,eu duvido,ai tem.Para mim sem torcida e ai moralizava sim sem lesar ninguem.

  • Infelizmente tem que se tomar essa atitude,pois a nossa Seguranca Pública está um caos,nao conseguem combater a Criminalidade nas ruas e nos Estádios é a mesma coisa,acho que tem que tem que se tomar alguma atitude,vamos ver, se der certo,todos os Clássicos serao de Torcida Única…………..

  • Charles

    Não sei, vamos nos colocar no lugar dos policiais !!

    As organizadas do curinthas, já tem uma fama muito ruim.

    Pra evitar alguma tragédia , como já ocorreu, melhor fazer uma torcida só mesmo.

    A torcida adversária que assista o jogo pela televisão (PRA DAR MAIOR AUDIENCIA).

  • Marçal

    Como já se diz: FALOU POUCO E FALOU BEM!
    Embora eu concorde que é triste constatar a incompetencia pública ( em todos os setores!), tenho de concordar com a visão do Min.Público, pois não se trata mais de problema policial e sim judicial, pois nãó há leis que segure esses “animais”, nas cadeias.
    É mais do que urgente a mudança dos métodos e meios de inquéritos policiais; mudanças urgentissimas no código de processo penal (para dar mais celeridade aos processos) e tambem mudança na lei das execuçoes penais para que um apenado, real e necessariamente sinta o peso de estar condenado e preso, sem regalias e sem beneficios.
    Nunca haverá policiais suficientes e necessários para reprimir vandalos, arruaceiros, bandidos e assassinos, se não houver rapidez na justiça.
    TORCIDA UNICA! Essa é a solução possivel no momento!
    Que todos, começem a repensar o apoio a essas torcidas e seus membros , não dando voz, espaço e repercussão para suas falas vazias e tambem denunciar dirigentes e politicos que os apoiam.

    • Marcio David

      Solução!!!?
      Leia a maioria dos comentários..

      • Marçal

        Solução nesse momento! A vida é feita do que é possivel e não do que é sonho e desejavel.

    • Américo

      Concordo que todos nós devemos repensar o apoio às torcidas organizadas. Mas isso é somente a ponta do “iceberg”. O buraco é mais embaixo. Tráfico de armas, drogas, corrupção em todas as áreas de poder, cultura da esperteza, falta de educação… Estruturas de saúde e segurança sucateadas, funcionários mal remunerados e preparados, enquanto muitos outros como”fantasmas” ganhando muito e não produzindo nada.
      Alguma coisa tem que ser feita. Embora não concorde, torcida única talvez seja o inicio do “repensar” e que não tenhamos noticias desagradáveis depois do jogo de domingo, notícias que se tornou rotina e que pouco nos tem comovido devido a tantas notícias ruins no dia-a dia.

  • Luiz Carlos Guilherme

    Pois bem amigos,

    Isto é Brasil!

    mas, tem um grande porém:

    Recentemente, todo o povo brasileiro, munido da mais pacífica das armas, o voto, fez questão de avacalhar com a coisa, reelegeu governos que sempre deram de ombros para a segurança pública, para a crise hídrica, para a corrupção em todos os níveis, etc.

    Quem é que não sabe que, em geral, as organizadas são financiadas pela lavagem de dinheiro sujo, organizações criminosas, ou seja, tráfico e vai por aí afora.

    Cada povo tem aquilo que merece!

    Acordemos!

    • Marçal

      Torcidas organizadas tem sim dinheiro dessas “coisas” que voce citou, mas tambem tem dinheiro de dirigentes de clubes e de politicos. Tem uma torcida do Palmeiras que é fortemente apoiada por um ex-vereador, que hoje tem cargo em Brasilia, torcida essa que ja homenageou esse politico inclusive com diploma de presidente honorário.
      A torcida pavilhão 9, foi fundada por Andres Sanchez, e é frequentador da quadra da Gavioes. Um politico ligado ao SPFC, é membro de uma torcida organizada.
      Vários presidentes do Santos, já declararam que apoiam e incentivam a Torcida Jovem.

  • Icaro

    Está Certo,
    Torcida Única, para aqueles que vão com o intuito de arranjarem problemas aprenderem a ser torcedores, e não “animais”.
    Infelizmente o espetáculo é atrapalhado. Mas é o melhor a ser feito.

  • É lamentavel mas sera regra tambem no brasileiro ou sera uma exigencia da dellatore que controla o estadio??????
    Pois quando a torcida palmeirese foi na arena corinthians ouve quebra de cadeiras e sabe lá se realmente foi cobrado do palmeiras a reposição dessas cadeiras!!!
    Bem fico na incogrita mas isso cheira a pedido do palmeiras para que a torcida não vá ao estadio palmeirense.

  • ESTRELADOMAR

    minha opinião é a seguinte;; nada de torcida única….
    os ingressos tem que ser colocados a venda , pra quem quizer ir ao estádio….
    porém as cadeiras tem que ser numeradas assim como os ingressos…
    mas os numeros devem ser vendidos aleatóriamente.. saido do sequencial…
    assim quem compra não sabe quem vai estar do seu lado…
    fica tudo misturado as torcidas…não importando o fanatismo…
    sendo assim não tem briga entre torcida…mesmo porque um torcedor
    sozinho não faz arruaça,, isso só acontece quando se reune alguns…
    torcedores do mesmo grupo ai ficam macho e partem pra baderna…e briga
    mas se estiver sozinho ele não tem coragem pra brigar…..
    e tem que haver fiscalização quanto ao nº da cadeira comprada….
    pra não haver aglomeração de torcedores das organizadas…..

    caso ainda haver briga tem que prender e punir com rigor…
    e não fazer como fizeram com os torcedores. que mataram o Kelvim..
    esses só ficaram fora dos jogos enquanto estavam presos em Oruros
    foi só soltar eles que nunca mais faltaram aos jogos do seu time…
    esse é o erro da justiça que não faz cumprir as punições…
    e esses torcedores assassinos continuaram aprontando nos estádios
    e ninguem faz absolutamente nada….isto é justiça falida…e incompetente….

    ao invés de criar mecanismo pra melhorar e punir os vandalos..
    eles criam mecanismo para se livrar das suas responsabilidades…
    grande é essa jogada da justiça….bem ao estilo Brasileiro….
    dando total liberdade aos bandidos e tirando a liberdade das pessoas do bem…
    isso vale pra todos os niveis do Brasil

  • DONIZETE

    Muitos estão falando em falência do estado. Na verdade o que acontece nesses clássicos é que, um grande numero de policiais é direcionado a escoltar marginais pelas ruas de São Paulo, e depois que saem do estádio, estão com brigas agendadas em outros locais da capital. Enquanto esse contingente de policiais está protegendo bandidos uniformizados, os cidadãos de bem, estão a mercê de outros tipos de ladrões, não menos violentos que esses “torcedores uniformizados”. Falência do estado, na verdade, é proteger esses marginais e deixar o cidadão de bem abandonado à sua própria sorte. Se quiserem se matar, matem-se, afinal, não irão fazer falta nenhuma.
    Abçs. Janca

  • oscar de melo

    Janca,estou comentando após a determinação da justiça favorável à ação do Corinthians.No entanto,não é sobre o mérito da ação que quero falar,mesmo porque não domino o assunto,além do mais quero ressaltar,que sou favorável à termos torcidas únicas em clássicos,porém,não sou favorável a essas manobras de última hora por conveniência de um ou outro clube.Nesse caso em particular foi uma manobra por conta de um erro na construção do estádio,que por sinal está maravilhoso,mas que não foi pensado um canto para a torcida adversária.Portanto,acredito que se essa regra valendo para todos,fosse uma regra geral do campeonato,e não só pontual,não teria tanta polêmica,e até teria apoio do torcedor.

    • janca

      Não foi por nenhum erro na construção do estádio. No final o jogo está tendo torcida dupla, de Palmeiras e Corinthians, mas entendo a preocupação da polícia e do MP. Se o torcedor não sabe se comportar, infelizmente não podemos ter duas torcidas que se consideram “inimigas” no mesmo estádio. E não goste de ver a Gaviões pressionando a diretoria, como se mandasse no clube, e dizendo que se ela não pudesse entrar o time não deveria jogar. E perderia por W.O. Enfim, nos tempos selvagens de outro infelizmente torcida única talvez seja uma necessidade. Um mal necessário, digamos assim.

MaisRecentes

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo

Mattos em xeque



Continue Lendo