Ciclismo e MMA



Não vou comentar o caso específico de Anderson Silva, pego no exame antidoping pela Comissão Atlética de Nevada após a luta do último final de semana, mas algo que é muito comentado nos bastidores do MMA é que é bem complicado chegar ao topo ou perto dele sem recorrer ao uso de substâncias proibidas.

Já escutei atletas em início de carreira dizendo que, para ganhar força e “subir na tabela”, precisavam usar, por exemplo, hormônio de crescimento. E que muitos que estão na elite se não usam agora já utilizaram esteroides anabolizantes ou outros produtos vetados para treinar, lutar e crescer.

O discurso nos bastidores é parecido com o do ciclismo, cuja imagem acabou estraçalhada depois do escândalo de Lance Armstrong, que chegou a ser tido como o maior atleta da história da modalidade e depois acabou descoberto como idealizador de uma grande fraude no esporte. Um esquema sinistro de uso de doping.

Segundo Armstrong, quem não se dopasse nos anos 90 ou na década passada não tinha chance nenhuma na Volta da França, por exemplo. Nenhuma. E o que sua equipe fazia para esconder a operação era coisa de doido, narrada, inclusive, em livro recente de uma jornalista norte-americana.

Anderson Silva diz que vai lutar para limpar seu nome e tem todo o direito de faze-lo. Mas o que está em discussão, pra mim, não é o caso específico dele, que até pode ter razão. Mas o que muito lutador fala por trás e não tem coragem de revelar na frente. Talvez até por falta de provas ou flagrante, não sei. O que sinto é que essa história, não a de Anderson Silva, mas a do mundo do MMA como um todo, parece algo que já vimos. No ciclismo. Muitas negativas, muitas negativas mesmo, até que um dia…

Por enquanto, porém, para boa parte da mídia interessa que haja super-heróis. Eles vendem. E vendem bem. Fora que no mundo o dinheiro continua falando mais alto. E ainda deve continuar por um baita tempo.



  • Marcel Zanini

    Excelente cometário Janca!

    Sem julgamento prévio e o ponto mais importante foi dito apenas no final do post, “dinheiro”.

    Os atletas e principalmente a mídia só pensam em “super atletas” que vendem e vendem bem como foi dito, mas se esquecem que por trás de tudo isso existem crianças que se espelham nesses idiotas que fazem de tudo para se destacarem esquecendo de usar a inteligencia para alcançar tal destaque!

    E o Corinthians ontem contra o Once Caldas, o que achou Janca?
    Abraço e bom final de semana.

    • janca

      Achei que o Corinthians foi bem. E superou a expulsão do Guerrero. O Sheik me surpreendeu positivamente. Gostou do time? Abs. e ainda temos hoje e sexta antes do final de semana, Marcel

  • Mario

    e a natação brasileira que de 2001 ate 2014 teve 30 casos de doping só ficando atras da china q teve 33 sendo q Cielo foi pego e o caso “esquecido” depois da explicação estranha e sem questionamento pelos jornalistas?

    MMA o busca se limpar , mas antes de condenar o Anderson precisamos ver qual sera o resultado da contra prova sem falar do UFC tão criticado por vc não protege seus maiores lutadores mesmo podendo perdendo milhões continua investindo em testes de doping.

    • janca

      O caso Cielo provocou muita discussão. E a natação foi muito bem lembrada por você. Outro esporte na berlinda. E não é o MMA que busca se limpar, como você diz, é o UFC que foi forçado a adotar o antidoping inclusive para poder continuar em alguns estados norte-americanos. Em Nova York há pouco tempo era proibido e acho que continua sendo. Sobre o Anderson ninguém está julgando o que aconteceu e ele disse que vai limpar seu nome. Fora que falta a contraprova. A discussão não é o Anderson. É muito mais ampla.

      • Mario

        mas esta fora de NY por ser considerado um esporte violento sendo que existe um problema com sindicatos que pressionam os politicos p/não tirar a proibição .

        mas o UFC poderia criar uma liga paralela e fugir de varias proibições ou ate procurar esconder seus escândalos , mas é muito mais interessante ser um empresa com credibilidade para ganhar mais mercados .

        • janca

          Há outros esportes violentos permitidos em NY. O futebol americano é um deles. Mas que ganhar credibilidade é importante, claro que é.

          • Mario

            sim existem , mas são esportes tradicionais da cultura americana , MMA é muito novo se comparado a eles sendo q futebol americano passou por serie de mudanças com o passar dos anos ficando bem menos violento .

  • Edgar

    Esportes de alto rendimento , TODOS SE DOPAM!
    Utopia achar que atletas de ciclismo, MMA, atletismo, natação,… , estão puros como água.

  • Gustavo

    UFC é cheio de cancelamentos estranhos de lutas,tratamentos para mascarar substâncias etc… por esses motivos não considero esse evento sério.

    • janca

      É um evento privado comandado por um triunvirato.

      • janca

        Um negócio com dono, digamos assim.

  • Raphael

    Pra mim UFC nem é esporte.

    • janca

      MMA na verdade. Muita gente contesta. O antigo vale-tudo, isso pra mim, era uma aberração. Mas tampouco vejo com bons olhos o MMA.

  • ANTONIO CARLOS

    Das 8:50 até agora só 13 comentários?É visivel que voce como jornalista é realmente muito fraco,só consegue aparecer um pouquinho quando tenta denegrir a imagem do CORINTHIANS de diversas maneiras.NADA COMO VIVER DO CORINTHIANS EHN PSEUDO JORNALISTA!!!!

    • janca

      A quantidade de comentários não tem relação com a qualidade dos mesmos. Nem com o nível de agressividade que diz mais respeito a quem ataca do que a quem é vítima da histeria de terceiros.

    • edison

      mas vc está aqui perdendo seu tempo…. que coisa contraditória.

MaisRecentes

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo

A grana de Nuzman



Continue Lendo