Allianz Parque



Palmeiras e WTorre estão tendo uma série de problemas em relação à nova arena do clube, mas pelo menos em um ponto convergem. Ambos querem que a mídia passe a chama-la de Allianz Parque, nome dado a ela depois que o grupo Allianz adquiriu os chamados “naming rights”.

Clube e construtora, porém, já viram que não será uma tarefa fácil, pois cada veículo se refere ao estádio de um jeito.

A Globo, principal emissora do país, por exemplo, e o SporTV a têm chamado Arena Palmeiras, enquanto a “Folha” apresentou variações de tratamento. No caderno de “Esporte” já a chamou de Estádio do Palmeiras, na “Ilustrada”, de “Allianz Parque”, segundo levantamento da WTorre, construtora responsável pelas obras.

A dificuldade de alguns veículos de se referir ao estádio como Allianz é justamente fazer publicidade que consideram gratuita para a empresa, que acha que tem direito legítimo sobre o nome, afinal comprou os naming rights para lucrar com eles.

Tempos atrás o Corinthians fez pedido parecido ao que deve ser levado aos grandes barões da mídia por Palmeiras, Allianz e WTorre. O Timão pediu para não se referirem ao estádio em Itaquera como Itaquerão ou qualquer outro apelido e sim por Arena Corinthians com medo de prejudicar as negociações para vender os naming rigths, que se estendem, aliás, desse fins de 2011. Teve sucesso com alguns veículos, com outros não. Depois que os vender, vai apelar para que o nome do comprador seja usado na grande imprensa associado, claro, ao estádio. Se vai conseguir ou não é outra história… A Allianz, aliás, que o diga.



  • Marcel Zanini

    Deve ter notado Janca o quanto é polemico esse lance de “naming rights”, visto ontem o post sobre o estadio do Corinthians o que gerou bastante comentário e ofensas do começo ao fim.

    Nos anos 80 as tvs abertas não mostravam marca nenhuma em novelas, reportagens, séries e filmes e nos tempos atuais elas cobram para fazer merchandising e mostrar a marca, não seria o caso Janca de os clubes pagarem as emissoras e jornais para divulgarem os nomes das Arenas?

    A Tvs e jornais não são bobos, se o clube lucrou em vender o nome do estadio, ela também querer uma fatia desse bolo, afinal eles que vão divulgar o nome. E a discussão que você diz que teve semana passada com especialistas, qual a conclusão?

    Abraço Jnaca.

    • Zico

      Não acho que deveria repassar verbas as tvs . Se elas não querem ´´fazer propaganda“ nas transmissões , coloque em vários setores do campo o nome do estádio . Atrás dos gols , no meio de campo , perto dos bancos , nas arquibancadas ,enfim, em todo lugar que seja filmado pelas câmeras.
      Ou na pior das hipóteses , negociar os valores recebidos anualmente da tv.

      • Marcel Zanini

        É complicado Zico, assim como citou é uma forma válida, mas continua uma posição unilateral dos clubes e que seria “goela abaixo” das emissoras de tv. Já no caso da mídia impressa, o photoshop ia comer solto embaçando o “naming rigths”, não acha?

        O mercado pede que o bolo seja divido, e acho até justo pois é ele quem veicula a informação, minha opinião.

        Abraço.

        • Zico

          Como citou em caso de revistas e jornais seria complicado , assim como no rádio .
          Mas é difícil mesmo , afinal como seriam as negociações? Cada veículo separado? Valew

    • janca

      Sobre os comentários a respeito do post de ontem, sem comentários (risos). De um baixo nível de desanimar, o que mostra que muitos consideram internet terra de ninguém, o que não deixa de refletir a sociedade em que vivemos ou uma parte dela. Em relação à venda do direito de nomear estádio no Brasil os especialistas acham complicado até pela cultura e pelo interesse de grandes grupos da mídia. Que, queiramos ou não, têm sua agenda própria, acredite o povo ou não. Abs.

  • Eduardo Berti

    Janca,
    infelizmente acredito que nao tem como fugir de repassar algo para as emissoras, realmente eles acabam fazendo uma propaganda gratuita da empresa.
    Acho q as questões são as seguintes:
    Allianz pagar uma parte as emissoras?
    Palmeiras e Wtorre repassar do que receberão?? (não concordo com essa não pela redução do valor recebido mas sim pelo fato do time ter cumprido com sua parte do acordo e o estádio visivelmente possui o nome Allianz Parque)
    Vc sabe como funciona na Europa nesse sentido??
    Talvez os clubes tenham que pensar em eles mesmos venderem suas transmissoes em uma operação muito mais abrangente que incluiria ter que citar os nomes dos estádios.
    abs
    Eduardo.

    • janca

      Não tem sentido a Allianz pagar algo à Globo ou à emissora que for. Pagar a rádios, jornais… Na Europa costuma-se respeitar o nome que é dado ao estádio. E o direito de quem adquiriu a possibilidade de lhe dar o nome. Abs.

  • Mario

    em 2012 foi anunciado q a Globo fechou um acordo com clubes para eles pagarem uma quantia e terem seus naming rights divulgados durantes os jogos , agora a WTorre e o Palmeiras não entram em acordo sobre as cadeiras imagina pagar a Globo ?

    bom a Globo/SportTv por pior q sejam compraram o direito de transmitir o BR por isso podem entrar cobrar um grana sobre namings rights , agora outros veiculos de comunicação q não pagam nada aos clubes deveriam ajudar os clubes e divulgaram os naming rigths de graça ou começam a pagar os clubes para cobrirem os jogos , treinos e entrevistas.

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/09/25/apos-acordo-com-clubes-globo-divulgara-naming-rights-de-estadios-no-brasileiro-de-2013.htm

    agora vai ver a Globo esta em duvida se chama o estadio de Annaniaz Park ou Allianz Patric kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • janca

      Continuo dizendo que não vejo sentido nenhum em a Allianz pagar algo à Globo ou ao SporTV para chamar a nova arena com o nome que recebeu: Allianz Parque.

      • Mario

        quem deve pagar é dono do estadio e não Allianz , se os clubes não querem pagar tem q apreender a fazer melhores contratos com a TV , cobrar direitos das radios q transmitem e não pagam nada e etc
        e o no popular vai ser Ananniaz arena kkkkkkkkkkkkkk

  • Victor Dunstan

    Fala Janca…A globo tinha resolvido ajudar quem pagasse,nada mais foi dito a respeito e ta nessa ainda…vai virar o ano e nada do naming do corinthians…vai ser sempre Itaquerão…essa istoria de arabes querendo é pura conversa,enquanto samches não retirar a porcentagem que ele e os parça querem nada vai ter…é o mesmo esquema da petrobras…quer fechar conosco? So liberar grana na mão de pessoas certas e as obras saem…no futebol é a mesma coisa…o dia que a PF deixar preguiça de lado e investir no combate a corrupção e desvios no futebol…vixii a casa ia cair pra muiiitos…sanchez seria um dos primeiros…kkkkk

MaisRecentes

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo

Mattos em xeque



Continue Lendo